Page 1

MeuSUL Nutrição: os benefícios da ração humana

Teen: a febre chamada narguilé e seus riscos

Arquitetura: projetos adequados garantem o sucesso da obra

Ano 2 | Nº 10 | março 2010

A VISÃO PROFÉTICA, RELIGIOSA E CIENTÍFICA SOBRE O FIM DOS TEMPOS

Distribuição gratuita - Venda proibida

www.meusul.com.br


MeuSUL EDITORIAL

REVISTA

(48) 3658.0091 | 3658.0092

Olá leitores! Um tema muito complexo é o principal assunto da edição de Março. A descoberta do ‘Nibiru’, um corpo celeste que já esteve em contato com a terra e poderá voltar, reacendeu as especulações sobre 2012. Em várias abordagens, sejam proféticas, religiosas ou científicas, a aposta é numa mudança radical, em todos os contextos. O ano é tido como um possível marco na existência humana, ou ainda, o fim de sua existência. Na verdade, as transformações no mundo já ocorrem há muito tempo, no comportamento, valores morais, aceleração na universalização das informações e o CLIMA. Se avaliarmos que as catástrofes naturais chegam frequentemente em pontos nunca antes imaginados da Terra, sim, podemos acreditar que os ataques que fizemos sobre a mãe natureza estejam aproximando o planeta do fim. Porém, raciocine e verá que esta transformação será muito maior e apostamos que trilhões de pessoas estarão aqui para acompanhar todo este processo. Se você leitor não ficar convencido com as informações relatadas aqui, livre sua mente de qualquer crença e faça uma pesquisa aprofundada sobre o tema, você irá se surpreender com a quantidade de informações. Mas, antes de efetuar esta pesquisa, leia com atenção nossa revista, pois o conteúdo nela é dedicado a você. Boa leitura.

NUTRIÇÃO 04 GASTRONOMIA 06

08

SAÚDE

18

ECONOMIA

21

CAPA

Ações de prevenção agora estão voltadas também ao sexo masculino

SAÚDE 09 INFORMATIVO 10 MODA 12 COMPORTAMENTO 14 ARQUITETURA 16 MUNDO ANIMAL 28

Conheça as novas cédulas de real

CIDADE 30 IN FOCO 31 TEEN 32 ACONTECEU 34 TECNOLOGIA 36 ESPORTE 38 WANDO CEOLIN 40 FESTAS 42

2012: será mesmo o fim dos tempos ou apenas um período de mudanças?

Edição anterior

Ivo Machado Coan Editor-Chefe

EXPEDIENTE

• Direção Ivo Machado Coan - ivo@meusul.com.br • Comercial Juliano de Oliveira - juliano@meusul.com.br (Cel. (48) 9957.2265) Tamara S. Daufemback - tamara@ meusul.com.br (Cel. (48) 9945.5525) • Arte e diagramação Suzana Schlickmann - suzana@meusul.com.br • Colaboração Wagner Afonso Floriani da Silva - Jean Carlos Lehmkuhl - Larissa Volpato Schlickmann - Wando Ceolin - Yngrid P. Kulkamp - Alvani Machado Coan - Deus • Revista on-line www.meusul.com.br

Os textos assinados pelos colaboradores são de suas respectivas responsabilidades.

Publicação: Revista MeuSUL Ltda. CNPJ: 11.320.685/0001-70 Endereço: Rua Osvaldo Westphal, 112 Centro . Braço do Norte . SC Contato: www.ivocoan.com.br


por Tamara Niehues

NUTRIÇÃO

RAÇÃO HUMANA

Equilíbrio Natural 3658.7910

e Karine Motta

Ambulatório de Especialidades: 3658.8128 Centro Médico Especializado: 3658.2129

As nutricionistas Karine D. G. Motta e Tamara R. A. Niehues, em parceria com a revista MeuSUL, são agora responsáveis pelas matérias da seção de nutrição, trazendo mais informações sobre uma alimentação saudável para os leitores.

Vamos partir do princípio, que se substituirmos alguma refeição por um alimento de baixa caloria, automaticamente, estaremos favorecendo o emagrecimento. O composto alimentar conhecido como ração humana pode, de fato, trazer vários benefícios para o consumidor como a perda de peso, melhora na disposição e o bom funcionamento do intestino. Os ingredientes usados nas formulações são diversos. Abaixo temos alguns deles e seus benefícios: Fibra de Trigo: As fibras aumentam a saciedade, auxiliam na redução dos níveis de colesterol e estabilizam os níveis de açúcar no sangue. Leite de Soja: A soja é capaz de reduzir o colesterol, regular a formação dos ossos. Rica em proteína e em sais minerais, é de fácil digestão, regulariza pressão e fortalece todo o sistema imunológico. Aveia: Contêm uma espécie de goma que envolve as moléculas de gordura dificultando sua absorção pelo organismo, auxilia na redução do colesterol e contém fibras que aumentam a saciedade. Gérmen de Trigo: Contêm vitaminas do grupo A, B, D, K e, principalmente, E, que regenera os tecidos, combate a menstruação irregular, dificuldade de crescimento e desenvolvimento. Quinua: Cada grão contém 20 tipos de aminoácidos, entre eles a metionina e a lisina, responsáveis pela formação da proteína completa. Cacau em pó: fonte natural de antioxidantes, estimulante, protege o coração e melhora a circulação.

04

Açúcar Mascavo: Rico em cálcio, ferro, potássio, e diversas vitaminas que não são encontradas no açúcar refinado. Não é aconselhável para diabéticos. Linhaça: É rica em proteínas e ferro, protege contra tumores de mama, ovário e próstata. Gergelim: É um alimento repositor de cálcio, tônico dos nervos, combate dores reumáticas, tumores, ácido úrico, memória fraca, alergia, hemorróidas, gastrite, câncer, menopausa, úlcera, prisão de ventre, pressão alta e azia. Levedo de Cerveja: É tônico para os nervos, aumenta a resistência física, embeleza a pele, tem a ação anti-infecciosa e desintoxicante.

Pessoas com algum problema de saúde ou intolerâncias devem estar atentas sobre a composição do produto. Uma pessoa diabética não poderá usar indiscriminadamente uma ração humana que contenha açúcar mascavo em sua composição. Já pessoas intolerantes ou hipersensíveis ao glúten não podem consumir rações humanas que tenham farelos de trigo, aveia e gérmen de trigo. No entanto, não há milagres para quem deseja emagrecer ou ter uma vida mais saudável. O preparo pode auxiliar a perda de peso e o equilíbrio das funções orgânicas, mas não se trata de um pó milagroso. Para emagrecer é preciso inseri-lo, com cautela, em um programa alimentar balanceado aliado à prática de exercícios físicos. Portanto,consulte um profissional nutricionista para esclarecimentos, além do que, esta Ração Humana só terá efeitos efetivos e duradouros com uma reeducação alimentar. A ração humana e outros produtos para cuidar da sua saúde, você encontra na loja Equilíbrio Natural.

Guaraná: Previne a arteriosclerose, favorece a intelectualidade. Eficaz no esgotamento físico e mental.

“Vale ressaltar que nenhum alimento é benéfico para todas as pessoas. Cada um de nós pode ter respostas individuais aos alimentos”.

Revista MeuSUL - março/10


PROFISSÃO

SUGESTÃO DO CHEF A profissão ganhou status através de artistas e milionários. Comum em restaurantes da alta classe, os gastrônomos, possuem a tarefa de definir os ingredientes pratos ou copos que serão apreciados em instantes.

Bem cedo, você sai de casa, passa em uma feira livre e vê por lá, pessoas analisando os produtos, delicada e cuidadosamente. Se você responder que a profissão desta pessoa é ‘Gastrônomo ou Gourmet’, tem grandes chances de acertar, pois ele gosta de escolher desta forma os aromas que seguirão à mesa do cliente mais tarde. Não há como precisar, onde nem quando, nasceu a culinária, conhecemos apenas que o processo milenar tem evoluído, conforme os profissionais de Gourmet descobrem novos ingredientes, novas misturas. No Brasil há 30 anos as cozinhas tinham sotaque estrangeiro, chefs internacionais que encontravam no país nova motivação para inventar pratos. Hoje, o setor alimentício ganho força no Brasil, com o crescimento das cidades e com o corre-corre do dia-a-dia, onde mais pessoas preferem ganhar tempo e almoçar fora, ao chegar em casa e preparar uma refeição. Outro fator é o crescimento econômico, onde o prazer da culinária está entre os itens de maior dispensa de recursos. Para ingressar nesta profissão não é tão simples, pois ela requer responsabilidade, assiduidade, metodologia, muito conhecimento, seja para ingredientes dos pratos ou bebidas para saber explorar cada aroma e combinação, acompanhado de bom senso estético, com objetivo de agradar quem vai apreciá-lo. Também não poderá faltar espírito de liderança. Os pré-requisitos não param por ai. Para se destacar, a profissão requer estudos, pois são necessários, no mínimo, três anos de muitas aulas práticas, com objetivo de aperfeiçoar sua arte na cozinha, seja no manuseio dos pratos ou ingredientes. Além das aulas em meio ao variado número de ingredientes, há espaço para o conhecimento em administração, de organização de eventos e marketing. Mas o prazer da profissão compensa. Com a escolha dos cardápios, a seleção de ingredientes e escolha de pratos e bebidas que farão o acompanhamento do prato principal, o Gastrônomo vê seu esforço recompensado na satisfação exposta no rosto do cliente. Cada profissional procura experiências familiares, da cultura de regiões, tanto dentro de estados como de outros países para elaborar seus pratos. Após adquirir bagagem em grande número, os que se destacam no ramo apostam no próprio negócio, outros preferem o nome de grandes restaurantes para mostrar ‘sua arte’. Entre os nomes daqueles que alcançaram o sucesso, podemos destacar Alex Atala, Flávia Quaresma, Roberta Sudbrak e Paulo Martins. Outros nomes também ganharam o mundo levando consigo as receitas dos melhores pratos típicos de nosso país. Faculdades de Gastronomia no estado Universidade Cidade Informações no site Unisul Florianópolis www.unisul.br Senac Blumenau www.sc.senac.com.br Univali Baln. Camboriú www.univali.br Univille Joinville www.univille.edu.br Unochapecó Chapecó www.unochapeco.edu.br

06

Revista MeuSUL - março/10


SAÚDE

HOMEM TEM MEDO DE MÉDICO?

No mundo da saúde, as atenções sempre estiveram voltadas para os pequenos e as mulheres. Mas no Brasil este quadro está para mudar e os homens são o foco das ações.

Por uma série de fatores, os homens sempre tiveram certa aversão a consultórios médicos, mas um estudo realizado pelo Ministério da Saúde mostra que o sexo masculino precisa receber atenção, um processo longo de conscientização. O estudo feito pelo MS surpreendeu até mesmo os mais otimistas. Para cada nove mortes de adultos, seis delas são do sexo masculino. A pesquisa constatou ainda que os homens vivem cerca de sete anos a menos que as mulheres. O resultado do estudo chamou a atenção do próprio MS que apresentou uma política nacional de saúde do homem. O objetivo é romper a barreira intelectual que afasta o homem do consultório médico. Segundo o ministro, José Gomes Temporão, serão investidos R$ 613,2 milhões, em oito eixos de ação, entre eles de comunicação, promoção à saúde, expansão dos serviços, qualificação de profissionais e investimento na estrutura da rede pública. “Estes investimentos devem ser feitos até o próximo ano”, informa o ministro. Nenhum estudo até hoje mostrou os motivos do afastamento masculino dos consultórios; se por medo de descobrir uma doença, por medo de serem tocados por outro homem (médico), ou vergonha das mulheres (médicas). O porquê destes números pode estar relacionado também à agitação, os compromissos de trabalho e o cansaço do dia-a-dia.

“Mas um alerta deve ser feito: a falta de cuidados leva à doenças e, potencialmente, à morte”.

08

“Entre as principais causas de óbito estão doenças cardíacas, câncer, diabetes, colesterol e pressão arterial elevada”. Todos estes sintomas são reflexos do sedentarismo, dos péssimos hábitos alimentares e do consumo excessivo de álcool. Em grande maioria, estas mortes são reflexo de questões culturais e educacionais, já que os homens são menos receptivos aos aconselhamentos do que as mulheres. A constatação é registrada nos consultórios médicos. Neles é unanimidade entre médicos afirmar que os homens procuram cuidar da saúde apenas quando perderam sua capacidade de trabalho. Apesar da desatenção com a saúde, os médicos abordam a necessidade de exames preventivos, considerados importantes e indispensáveis, tais como exames de sangue, controle da taxa de açúcar, função renal, ácido úrico, função hepática e da tireóide, colesterol e níveis de triglicérides (ou gordura). No caso do médico cardiologista, a recomendação é a execução do teste ergométrico, através do qual podem avaliar as condições cardíacas e a capacidade física dos pacientes, com mais objetividade e precisão. Estes exames devem ser realizados com total atenção a partir dos 40 anos. Nesta idade é indicado realizar o exame a cada dois anos. A partir dos 50, as visitas ao médico devem ser com tempo reduzido, ou seja, anuais.

Reconhecidamente, o mais ‘perverso’ exame direcionado aos homens, porém, o de melhor resultado, é o ‘toque retal’ feito pelo urologista. Pode render longos anos de vida ao paciente. O câncer de próstata, segundo o Instituto Nacional do Câncer possui maior incidência a partir dos 50 anos e as chances aumentam em até 10 vezes, se o histórico familiar apresentar ocorrência do câncer. A boa noticia é que, apesar de matar cada dia mais brasileiros, o avanço tecnológico na detecção no estágio precoce da doença pode elevar em 90% o êxito em tratamentos. A mudança de hábitos, físicos ou alimentares, ajuda qualquer pessoa a ter uma vida mais saudável. Mesmo assim, os exames de rotina devem permanecer na agenda, programados anualmente.

Revista MeuSUL - março/10


O QUE É UROLOGIA? Urologia é a especialidade médica que estuda o aparelho gênito-urinário masculino e urinário feminino e se preocupa com suas doenças. As doenças que envolvem estes órgãos transitam desde a fertilidade masculina, passando pelas más formações congênitas (defeitos de nascimento), infecções urinárias, cálculos, obstruções, neoplasias (cânceres) e sexualidade masculina. É uma especialidade que atende desde o bebê dentro do útero até o senhor ou a senhora na terceira idade, acompanhando o ser humano por todas as fases de sua vida.

Relaciona-se intimamente com outras especialidades como a ginecologia, pediatria, geriatria, cirurgia geral, radiologia, entre outras e, entre as especialidades cirúrgicas é uma das mais completas e dinâmicas. A nefrologia muitas vezes é confundida com a urologia, mas a diferença fundamental reside na realização, pelo urologista, dos atos cirúrgicos, restando a parte clínica das afecções do aparelho urinário em comum com o nefrologista. Por exemplo, no caso do transplante renal quem opera é o urologista e quem prepara o paciente e o acompanha no pós-operatório é o nefrologista.

FATOS E RELATOS

Desde então, exames foram feitos, e a verdade foi revelada. O tumor não se limita mais a próstata. Meu médico disse que este tipo de câncer é mais lento do que outros, como o de pulmão e estômago. O tumor pode ser tratado e terei uma qualidade de vida boa, por certo tempo. E se eu tiver sorte, por muito tempo. Mas o que preocupa meu médico não é o tempo de vida que terei, e sim a qualidade de vida. Como ele disse:

“Ninguém pode prever o destino. O importante agora não é quando, mas como”. Tenho muito por fazer e um tempo incerto pela frente. Mas pelo menos tenho tempo. Tempo para lutar e falar aos amigos que não percam tempo e oportunidades com preconceitos bobos que a mim só tiraram a chance de viver mais e melhor. Vou fazer valer a pena cada segundo que me resta.

“O diagnóstico precoce é fundamental no tratamento de qualquer doença, principalmente do câncer”.

Revista MeuSUL - março/10

09


por Sandro Schlickmann

SORRIR COM SAÚDE Devido a grande evolução que a Odontologia teve, esta nos permite corrigir problemas surgidos ao longo da nossa vida. Perdas dentárias, mau posicionamento de dentes, defeitos estéticos, entre outros, são facilmente recuperados através das reabilitações dentárias. Além dos benefícios estéticos, que interferem principalmente nas relações sociais e de auto estima, há também os benefícios relacionados com a função mastigatória, ou seja, se houver uma adequada mastigação, certamente você sentirá mais o sabor dos alimentos e terá uma melhor digestão; do contrário, a inadequada mastigação provavelmente lhe trará futuros distúrbios gastro-intestinais,

desconfortos variados e uma série de outros problemas que podem ocorrer. Não podermos esquecer que a principal função dos dentes é mastigar os alimentos. Em muitas situações, observamos uma preocupação muito grande com a aparência (estética) e a função mastigatória é deixada em segundo plano. Isso é um erro. Portanto, só haverá saúde bucal completa quando o indivíduo tiver uma boa estética dental, aliada, sobretudo, a uma adequada função mastigatória. É neste momento que as reabilitações estéticas e funcionais podem ajudar e muito na recuperação e manutenção da saúde.

REABILITAÇÕES ESTÉTICAS E FUNCIONAIS O que são as reabilitações estéticas e funcionais? São procedimentos realizados pelos dentistas, objetivando recuperar um ou mais dentes que apresentam algum tipo de problema, seja este estético ou funcional. início

Quais são os problemas mais comuns?

final

A falta de dentes ainda é o principal problema. Porém, fraturas, próteses desgastadas e mal adaptadas, restaurações manchadas e infiltradas, encaixamento inadequado da mordida entre outros, também são comuns e levam as pessoas a apresentarem estes “defeitos” estéticos e funcionais. Como podem ser resolvidos estes “defeitos”? As soluções podem ser muito simples, como uma pequena restauração. Porém, muitos casos exigem uma abordagem mais ampla, onde várias áreas de atuação podem ser combinadas, para uma melhor solução do caso. Os exemplos que seguem, mostram casos clínicos onde as reabilitações estéticas e funcionais foram realizadas.

Reabilitação com implantes e próteses início

final

Reabilitação com resina

10

início

final

Reabilitação com ortodondia, cirurgia gengival, próteses e implantes

Revista MeuSUL - março/10


MODA

por Larissa Volpato Schlickmann

MEIA-CALÇA-INTEIRA Soquetes, meia-calça, 7/8: elas vão ajudar a montar seus looks de inverno.

SUAS MEIAS

TAMBÉM MERECEM

CUIDADOS Se você é daquelas que tem meias descartáveis, usou-rasgou, e ainda leva uma reserva na bolsa, caso rasge saindo do carro, ai vão umas “dicas” pra que elas durem um pouco mais: * O importante é saber vestir e guardar. Tem que tirar os anéis, pulseira e enrolar a meia até a costura e ir subindo. O melhor é sempre seguir as instruções da embalegem. Para lavar, sabão neutro, secar à sombra em um varal que não puxe fio, claro, e guardar em um saco plástico.

O próximo inverno esperamos que o calor passe e que faça um pouco de frio. Mas as meias que apareceram nas temporadas de desfile nacionais e internacionais não vão servir só pra esquentar suas pernocas. Elas serão peça-chave do seu guarda-roupa. A meia opaca preta, que foi a base do guarda roupa do inverno passado, deixa de ser protagonista e dá lugar as meias enfeitadas, com pedrarias, coloridas, com texturas, as clássicas como a arrastão, lurex, soquetes, 7/8 e até as brancas, que andavam sumidas a tempos.

“A proposta é graciosa, mas vale lembrar que colocar em prática não é tarefa fácil”.

12

Soquete, que dá um ar colegial, dá também a impressão de cortar o comprimento da perna, achatando a silhueta. A 7/8 pode destacar as gordurinhas da coxa, tome cuidado com o elástico. E a meia branca, ou aquela que Karl Lagerfeld desenvolveu para a Chanel com efeito madreperola, é capaz de engrossar até a mais fina das pernas. Quem já passou dos 30 ou 40 deve ter mais cuidado com as inovações para não ficar over. Escolha as cores mais sóbrias, as texturas mais discretas ou a risca atrás, que é um clássico, sexy e moderniza o look de festa. Há quem ame, há quem ache cafona e não use nunca. Gostos a parte, é melhor acostumar os olhos e colocar as pernocas, quase, de fora no inverno que vai chegar!

* Aquela historia de colocar a meia no congelador para que ela fique mais resistente, é só historia. Não perca seu tempo e nem gaste energia fazendo isso. * Uma coisa que funciona bem, e que não custa lem-brar, é aquele pinguinho de esmalte (base) quando a meia faz um furinho. Evita que rasgue ainda mais. * Nem todas as meias são baratinhas e podem ser repostas. Por isso tenha cuidado com seus pares mais valiosos, material ou sentimentalmente.

Revista MeuSUL - março/10


COMPORTAMENTO

A INVEJA

por Bia Severino www.biaseverino.com.br biaseverino@biaseverino.com.br Telefone: (11) 3088-9045

VISTA ATRAVÉS DA FÍSICA QUÂNTICA Todas nós aprendemos que a inveja é pecado, que seremos punidas por Deus e iremos diretamente para o inferno. Entretanto, esqueceram de nos dizer que é através da inveja que descobrimos talentos, que somente admirando nos outros podemos identificá-los em nós. Como? É simples.

Ao me deparar com uma qualidade do outro, que admiro chegando até a cobiçá-la, nem paro para pensar que posso tê-la também. Sim! Porque tudo que admiro nos outros, também possuo, já que o outro é um espelho meu. Ao pensarmos nas vibrações (pensamentos) que emitimos, através da física quântica, podemos reconhecer que criamos o que pensamos e somos o que criamos. Desta forma, possuímos 5000 (cinco mil) características latentes ou manifestas.

“Tudo que vemos no outro de bom ou ruim, também é nosso”. Assim, não posso acusar ninguém de nada e tão pouco me punir de alguma coisa. Pois, tudo é dual e não há nada absoluto, a não ser o que unifico através do equilíbrio das polaridades. Se eu encontrar algo muito bom, é preciso saber que a contra-parte está presente e vice-versa. Desta feita, ao invejar a beleza de uma outra mulher, sugiro que para equilibrar a sua percepção, comece a pensar: Aonde aparece a beleza em mim? Na minha intelectualidade? No meu corpo? No meu rosto? Na minha maneira de falar? Na minha forma de vestir? Nas minhas jóias? Na minha forma de agir? No meu lado profissional? Na minha alegria? Na minha inteligência? Na minha espiritualidade? Há inúmeras formas da beleza se manifestar. Ao fazer este exercício, podemos perceber que a inveja não é pecado, nem destrutiva, mas sim, um alerta para enxergar que também possuo a beleza em alguma parte minha ou em muitas e que não é preciso invejar nada de ninguém, por que tudo que admiro no outro é meu também . Ao compreender que jamais verá algo em alguém, que não exista em você, saberá que a inveja é apenas um sinal para que você se volte para si e descubra todas as qualidades que possui a partir do bom que até então só enxergava no outro. Neste momento então, abrace a inveja, fazendo dela o seu guia para

14

descobrir-se e amar-se, aceitando-se e honrando-se como ser humano que é, exatamente do jeito que é.

“Lembre-se que você é única na sua essência e que todos somos feitos de qualidades positivas e negativas”. Aprenda que apenas se amando é que jamais desistirá de você.

Revista MeuSUL - março/10


ARQUITETURA

por Mari Werner e Priscila Volpato

VAMOS CONSTRUIR

PRECISAMOS DE UM PROJETO ARQUITETÔNICO Quando pensamos em construção e reforma para muitos é um frio na espinha. Com a contratação de um bom profissinal, a obra pode sair mais fácil e mais econômica para o proprietário.

Para iniciar uma obra precisamos contratar um arquiteto, que deverá ser de confiança dos proprietários. Ele deverá esclarecer todas as possíveis dúvidas do cliente do começo ao fim da obra. O Terreno Quando se tem o terreno, ou precisa definir, o profissional já pode lhe ajudar, pois algumas alternativas de utilização do lote, podem ser sugeridas para esclarecer e melhor utilizar o mesmo. Precisa ser considerado a existência de desníveis, a orientação geográfica (norte), e o entorno (o que existe nos terrenos vizinhos e a vista que podemos usufruir).

Definir o Projeto Arquitetônico Tudo inicia com uma boa conversa. O arquiteto precisa saber como funciona a vida de seu cliente, para melhor definir as prioridades do mesmo. Com uma lista de necessidades do cliente, suas preferências e gostos, juntamente com os dados do terreno, começam a surgir os primeiros esboços de um projeto, onde entra toda a parte técnica de medidas e padrões que são exigidos por normas técnicas.

Projetos Complementares Com o projeto arquitetônico definido, partimos para os projetos complementares, que seriam o projeto estrutural, hidráulico, elétrico, paisagístico e de interior (móveis):

- Projeto estrutural - são cálculos que definem o conjunto de pilares, vigas e lajes, que sustentarão uma edificação. - Projeto hidráulico - é a veia de uma construção, onde são definidos toda a parte de água e esgoto. - Projeto elétrico - é a definição de fios, redes e circuitos elétricos que existirão. - Projeto paisagístico - seria tudo que fica por fora da casa, os calçamentos externos, passeios, canteiros, árvores. - Projeto de interior - é a definição dos móveis, acabamentos, cores. Tudo que engloba a parte interna de uma edificação.

A Execução da Obra Com todos os projetos definidos, partimos então para a execução da obra. Precisamos regularizá-la junto aos órgãos competentes, que no caso seriam a prefeitura municipal de cada cidade e ao CREA (que é o conselho que fiscaliza os profissionais envolvidos e competentes dentro de uma obra).

“Toda obra precisa de um profissional, que seja reconhecido junto ao CREA para fiscalizar e garantir a segurança de uma obra”. O arquiteto, então, pode ter a responsabilidade de coordenar os profissinais que estarão no canteiro de obra (mestre de obra, pedreiro, servente, carpinteiro, encanador, eletrecista, pintor), bem como comprar os materiais que vão sendo necessários na obra. Um profissinal estando presente em todas as etapas da obra garante que o projeto planejado seja concretizado com sucesso.

Todos os projetos complementares podem ficar sobre a responsabilidade de um único profissinal. É bom ressaltar que quando uma obra tem tamanho maior a 740m² e/ou utilização especial (ex.: posto de combustível) são exigidos alguns projetos mais específicos.

“É importante definir um bom projeto, pois a edificação irá para sempre interferir na vida de seus habitantes”. Então, um grande entrosamento entre arquiteto e cliente será o êxito do projeto.

16

Revista MeuSUL - março/10


ECONOMIA

BEM-VINDAS, NOVAS CÉDULAS

Em busca de um novo status para a moeda nacional, para acompanhar a importância que o Brasil ganha no contexto mundial, o Banco Central realiza a substituição nas cédulas de real e prevê uma universalização como ocorre com o dólar.

O momento positivo da economia brasileira e seu contraste com o aumento na falsificação, trará mudanças a partir de abril nas cédulas de real que passarão a ser substituídas, gradativamente, nos próximos três anos. A medida, a primeira na história sem mudanças no padrão monetário - sem corte de zeros ou no nome da moeda - é a proposta apresentada pelo presidente do Banco Central (BC), Henrique Meirelles, e o ministro da Fazenda, Guido Mantega, que oficializaram o novo perfil das cédulas.

“As novas cédulas terão tamanhos diferentes, como ocorre em mais de 80% dos países”. A menor será a de R$ 2,00 e terá 12,1 cm de largura por 6,5 cm de altura. As notas serão maiores conforme o valor de face, chegando até a de R$ 100,00 que terá 15,6 cm de largura por 7 cm de altura. Para as notas de menor valor a estimativa é de ganho entorno de 30% em sua vida útil, devido a um verniz aplicado sobre o papel. As primeiras a serem lançadas, ainda este ano, serão as de R$ 50,00 e R$ 100,00 porque, segundo o governo, são mais suscetíveis à falsificação. As cédulas de R$ 10,00 e R$ 20,00 serão lançadas no 1º semestre de 2011. As novas cédulas também devem beneficiar deficientes visuais.

“A previsão é que todas as novas cédulas estejam em circulação em um período de dois anos”. As cédulas já existentes continuarão valendo até a substituição integral. Além da mudança que deve custar cerca de R$ 1,15 bilhão aos bolsos dos brasileiros, a diversidade de tamanhos das novas cédulas, forçarão os bancos a realizar alterações em seus caixas. Meirelles afirma que o processo é apenas uma continuidade, como ocorre com o dólar americano que permanece há séculos como moeda do país e é utilizada

18

como padrão de negociação. “Desta vez no Brasil a mudança na família de moedas veio dentro de um critério de continuidade, de estabilização, e não de uma mudança no padrão da moeda. Isso é muito importante”, disse. Para os catarinenses a mudança é positiva O presidente da Federação Catarinense de Dirigentes Lojistas (FCDL), Sergio Alexandre Medeiros, concorda com a colocação do presidente do BC e avalia que as medidas devem beneficiar o comércio. “Hoje, geralmente, quem absorve o prejuízo é o comerciante. Com as cédulas diferenciadas uma das outras, dificultará falsificação”, aponta. No caso da extinção da cédula de um real, substituída pela moeda do mesmo valor é um processo que ocorre há algum tempo e possui resultados satisfatórios, ainda mais com a criação do modelo de R$ 2,00 e sem inflacionar o mercado, analisa o presidente. “Não haverá problemas, pois ambas circulam muito bem. As moedas pequenas também têm uma grande utilização e os varejistas na grande maioria estão preparados para atender a clientela muito bem em relação a troco em um mercado competitivo, que não permite aumentos sem justificativas”, complementa. O governo também pretende universalizar a moeda. Como ocorre com o dólar, a ideia visualizada é ver mais brasileiros guardando o real em casa, como reserva de valor.

OPINIÕES SOBRE O ASSUNTO

Para a auxiliar de escritório, Fabiani Oliveira Cesário, a mudança deve beneficiar quem trabalha diretamente com dinheiro. “Achei super legal a ideia da mudança das notas. Além de ficarem mais legíveis e bonitas, a nova cédula ganha,

pois tem identificação mais fácil, isso agilizará o atendimento no comércio”, destaca. A projetista de móveis, Mari Kestering, concorda com a opinião e acrescenta que a diferença de tamanho, apesar de novo trará benefícios. “A troca de notas mostra que nosso dinheiro esta sendo valorizado, como ocorre com o euro que também utiliza o sistema de diferentes tamanhos das cédulas. É também uma alternativa interessante, além de dificultar a falsificação, contribuirá para maior independência de deficientes visuais”, justifica. O advogado, Rômulo Barreto Volpato, aborda o impacto econômico da mudança como fator para análise. “Com o desgaste das cédulas atualmente em circulação, elas naturalmente seriam substituídas, o que torna a ação economicamente viável. Acredito que a mudança seja válida e necessária e acompanha a tendência de países desenvolvidos”, afirma. Revista MeuSUL - março/10


UMA HISTÓRIA DE SUCESSO São Paulo Magazine - o início Em 1957 o jovem imigrante Azmi Ibrahim Muhammad Ahmad, partiu de Beitur, na Palestina, cidade onde nasceu, em direção ao Brasil. A bordo de um navio francês, saiu do porto de Beirut, no Líbano, com destino a Santos, em São Paulo. Passou 3 anos no Rio Grande do Sul, chegando após em Tubarão, Santa Catarina. Trabalhou como vendedor ambulante e mascate, viajava de trem conhecendo as cidades da região sul. Instalou a primeira “lojinha“, de nome Casa São Paulo, em Lauro Müller em 22/04/1963, com a colaboração de sua companheira, Maria Solange, com quem teve 3 filhos. E foi no comércio, trabalhando com amor e dedicação, dia-a-dia, numa luta contínua, por vários anos, que a Casa São Paulo expandiu e passou a se chamar São Paulo Magazine. Após 20 anos, foram inauguradas mais duas lojas, uma em São Ludgero e outra em Braço do Norte, e no ano 2000, a loja de Urussanga. Nos últimos 2 anos também foram inauguradas as lojas de Tubarão e Laguna. Hoje graças a Deus nossas lojas são destaque na região, contando sempre com a dedicação da família e dos colaboradores. Essa é uma história de competência, determinação e muita honestidade, que traz muito orgulho e exemplo para filhos e netos, e para qualquer pessoa que sonha em ter seu próprio negócio.

Sr. Azmi, em frente a antiga Casa São Paulo

LAURO MÜLLER (48) 3464.3033

BRAÇO DO NORTE (48) 3658.2154

TUBARÃO (48) 3626.8461

SÃO LUDGERO (48) 3657.1090

URUSSANGA (48) 3465.3444

LAGUNA (48) 3644.0993


CAPA

2012

Como no filme 2012, onde a ficção é modelada para parecer muito pior que a realidade, a humanidade passa hoje por um momento de reflexão. Será que a chegada desta data, deve realmente ser tratada como um marco na mudança? Será que entramos em uma ‘Era’ de conscientização, onde passaremos a dar mais valor aos seres que habitam esta Terra e menos ao que eles fabricam? A especulação sobre 2012 gira em torno disso. Tire suas conclusões.

Estas previsões catastróficas são perguntas ainda não respondidas, com contextos diretos com as profecias. As palavras escritas por Nostradamus e os segredos de Nossa Senhora de Fátima, seriam fatos, visões verdadeiras vistas por profetas há séculos atrás? Ou apenas interpretações descritas por pessoas que viam o mundo de outras e variadas formas? Para entender o significado da especulação sobre 2012, o mais importante é procurar afastar da história os fatos científicos das crenças religiosas e espirituais. Somente assim, a análise dos fatos poderá deixar de ter a ligação com o fim da existência. Historiadores, como o linguista Zecharias Sitschin, perito em escrita cuneiforme e defensor da teoria da evolução humana, considerava apenas encantamento os ensinamentos bíblicos e acreditava que os deuses referenciados pelos humanos, vieram de outro planeta. Baseado em escritos e quadros antigos, ele afirmava que há milhões de anos, a civilização Suméria, com grande conhecimento astronômico, descrevera o sistema solar. Nele, eram apontados não nove, mas sim 12 planetas que incluíam o sol e a lua. Entre estes corpos celestes estava NIBIRU. O grupo expõe a ideia de que o planeta lento, que em órbita elíptica, passa junto ao cinturão de asteróides, que fica entre Marte e Júpiter, a cada 3600 anos, o que corresponde a um ano na Terra. Ele teria colidido com Tiamat, outro planeta que até o momento é considerado imaginário, localizado por Sitchin, entre Júpiter e Marte. Esta colisão supostamente teria formado o planeta Terra, o cinturão de asteróides, e os cometas. Na realidade, o planeta deu origem a um povo descrito pelos antigos como “raça de deuses”.

“Os nativos do planeta Nibiru visitaram a Terra no passado influenciando, decisivamente a cultura humana”. Artefatos e tabuletas cuneiformes de argila e pedra, encontradas no Iraque, referem-se claramente a um planeta de onde vieram viajantes cósmicos. Estas informações, sobre artefatos milenares e corpos celestes, auxiliam os cientistas na busca por este planeta. Mas, como Nibiru pode estar tão presente e não é visto? A primeira alternativa envolve a órbita elíptica dele. Mais oval ela estaria longe do sol o suficiente para não ser visto.

Revista MeuSUL - março/10

21


Nibiru e civilização Maia Ao corpo celeste chamado Nibiru é creditada a criação do povo Maia. Historiadores e pesquisadores descrevem os Maia como civilização que aparece em várias partes do globo, mas, sem registros de evolução, apesar da incrível habilidade para construção e planejamento urbano. Exemplo deste desenvolvimento são as pirâmides do Egito e as gigantescas esculturas de pedra.

“Uma marca que deixa incertezas no ar, já que é sabido por todos que homem primitivo não possuía a tecnologia requerida”. Chama a atenção ainda, o fato da civilização desaparecer nos vários pontos do mundo e em um ponto da história como um piscar de olhos. Nos descritos, os Maias também eram evoluídos na contagem de tempo. Sua passagem pelo planeta Terra teria relação se analisados alguns pontos, como os dois calendários criados por eles, Tzolkin, com ciclo de 260 dias, e Haabs, de 365 dias, usado na maioria dos paises até hoje. Pelo calendário Tzolkin, o ano base para a ‘Longa Contagem’ começa em “0.0.0.0.0”. Cada zero vai de 0-19 e cada um representa uma contagem

A civilização maia possuía grandes habilidades em planejamentos e construções.

22

de dias maia. Assim, por exemplo, o primeiro dia na contagem longa é escrito da seguinte forma: 0.0.0.0.1, enquanto no dia 19 seria apresentado 0.0.0.0.19. A mudança ocorre no dia 20, quando ele sobe um nível , 0.0.0.1.0. Essa contagem continua até 0.0.1.0.0 (aproximadamente um ano), 0.1.0.0.0 (cerca de 20 anos) e 1.0.0.0.0 (cerca de 400 anos). Portanto, se pegarmos uma data arbitrária de 2.10.12.7.1, esta representa a data Maia de aproximadamente 1012 anos, sete meses e um dia. Para os acostumados com o calendário Haab, de 365 dias, também criado por esta civilização, o fato é muito interessante. Mas o que isso tem a ver com o fim do mundo? A Profecia Maia é inteiramente baseada na premissa de que algo ruim vai acontecer quando a Longa Contagem do calendário esgote. Especialistas se dividem quanto ao momento da contagem longa termina. Porém, como os maias usaram os números de 13 e 20 na raiz do seu sistema numérico, o último dia poderia ocorrer em 13.0.0.0.0? Quando isso acontece? Bem, 13.0.0.0.0 representa 5.126 anos e a longa contagem iniciou-se em 0.0.0.0.0, que corresponde à data moderna de 11 de agosto do ano 3114 a.C. Você já viu o problema? Os Maias seguiam estes dois calendários sagrados como uma engrenagem e, em um momento da história, eles acabariam coincidindo o que levava a crer que a data era o fim de um ciclo. Pela ‘Longa Contagem’ os dois calendários terminavam 5.126 anos mais tarde, em 21 de dezembro de 2012.

Apesar de parecer loucura acreditar em fontes de uma civilização que fez parte deste mundo cerca de 250-900 d.C., a ligação com a data marcada para um episódio final é surpreendente. A data é conhecida por cientistas. Ela marca o alinhamento do Sol com o equador da Via Láctea.

“A união destas informações chama a atenção, mas não quer dizer que seja o fim dos tempos para a humanidade”. Mudanças históricas A mudança brusca no curso dos acontecimentos humanos, que ocorreram cerca do ano 11.000 a.C. no Oriente Médio (e uns 2.000 anos mais tarde na Europa), levou os estudiosos há descreverem esse tempo como o fim nítido da Antiga Idade da Pedra (o Paleolítico) e o começo de uma nova era cultural, a Média Idade da Pedra (o Mesolítico). Então esta explicação da evolução humana, remeteria a uma possível nova mudança? A data seria o início de um novo tempo? É possível, se analisarmos que realmente houve um processo de extinção. Outra questão interessante seria ligada às profecias. Como uma visão poderia estar relacionada a fatos que ainda podem ocorrer?

“Então, se por um lado, acreditássemos na possibilidade de colisão entre o Nibiru e a Terra, por outro, batalhas que ‘ainda’ não ocorreram, podem, possivelmente, mudar o rumo da civilização”.

Revista MeuSUL - março/10


Nostradamus A aproximação da data atrai os místicos que aceleram suas pesquisas atrás de pistas deixadas por civilizações e profetas do passado explicando como será o fim dos tempos. Entre as informações consideradas mais relevantes, todos os sinais das civilizações antigas estariam respaldados pelas declarações deixadas pelo maior profeta já conhecido, Nostradamus. Segundo os estudiosos os acontecimentos mostrados pelo profeta, no dia 21 de dezembro de 2012 o sol nascerá alinhado com o centro da Via Láctea, um acontecimento astronômico único que só se repete a cada 26 mil anos. que, quando o sol passa de uma consEle seria acompanhado por violen- telação para outra, inicia-se um novo tas transformações no planeta, que ano cósmico de dois mil anos de durapoderia levar à extinção da vida na ção. Neste contexto, 2009 foi marca‘Terra’ ou ao início de uma nova era do por uma destas mudanças cósmipara a humanidade, dependendo da cas e passamos a era de aquário. Tal fato provaria que já estamos vivendo interpretação. A tese do alinhamento galáctico esse período de grandes transformanão é nenhuma novidade, pois é re- ções, marcado pelo fim de um ciclo e forçada pelas previsões do calendário o início de outro. As séries de acontecimentos, por maia. Esta seria a suposta sincronia dos fatos entre as escritas dessa civi- exemplo, o aumento no número de lização pré-colombiana e as profecias tragédias naturais como terremotos, tufões, excesso de chuvas, sede Nostradamus. Esta convergência é apresentada cas, aquecimentos e outras causadas através de sete desenhos que ilus- pelo homem, como a crise financeira tram as previsões dos maias e do mundial, multiplicação de guerras reprofeta francês, presentes em um dos gistrados nos últimos anos em locais distintos de todo o planeta, podem livros de Nostradamus. não ser uma coincidência, mas sim, um novo passo de provação para a “Pesquisadores vida no planeta.

afirmam que tais ilustrações são claras referências ao alinhamento galáctico previsto pela antiga civilização”.

Segredos de Fátima A religião trata o fato de outra forma segundo informações de uma história recente. Chamado Terceiro Segredo de Fátima é a terceira parte do segredo, alegadamente, revelado pela Virgem Maria a três crianças portuguesas, Lúcia de Jesus dos Santos (10 anos), Francisco Marto (9 anos) e Jacinta Marto (7 anos), ‘Os três pastorinhos’, no dia 13 de julho de 1917, no “Santuário de Fátima” ou Cova da Iria. As três crianças afirmaram ter testemunhado a aparição de ‘uma Senhora mais brilhante do que o Sol’ (hoje popularmente conhecida como Nossa Senhora de Fátima). Após ser guardado a ‘sete chaves’, a igreja católica prometeu revelar os segredo, somente após a data de cada acontecimento. O primeiro segredo “O três Pastorinhos” que tiveram os três segredos de Fátima revelados.

Apesar da revelação ser um episódio negativo para boa parte dos amantes das profecias, as referências ao ano de 2012, mantêm sua importância dado o momento histórico em que vivemos. Com informações mais claras, percebemos que o planeta passa por um amplo processo de grandes mudanças que não se resume a data pré estabelecida. Explica-se Revista MeuSUL - março/10

23


remete a perda das almas, período relacionado à primeira guerra mundial, ocorrida entre 1914 e 1918. O saldo de mortos neste episódio foi de 19 milhões de pessoas, entre civis e soldados. Esta revelação foi feita em 1941, juntamente com o segundo segredo, direcionado ao convívio entre as nações. Nele, Fátima relata que somente a união poderia salvar o homem de sua tragédia. Mas isso não poderia mais ocorrer já que a segunda guerra mundial havia iniciado em 1939 e perdurou por longo seis anos. As investidas dos países envolvidos com ela deixaram mais de 70 milhões de mortos.

“O terceiro e último segredo de Fátima foi revelado após mais de 80 anos”. A interpretação do texto leva a crer que se trata de uma profecia, uma visão. Nos escritos, Fátima mostra o que ocorrerá se os mandamentos de Deus não forem postos em prática e revela que seu principal inimigo (Satã) passará a semear o ódio e discórdia por todo o mundo. Ela descreveria a fabricação de armas com poder de dizimar o mundo e conflitos religiosos estariam presentes. Pela interpretação também estaria presente nos relatos os fenômenos naturais, como a fumaça, o granizo, o frio, a água, o fogo, as inundações, os terremotos, o tempo incle-

24

Revista MeuSUL - março/10


mente, desastres terríveis e invernos extremamente frios, que acabariam pouco a pouco com a Terra. Estes fatos, em relação ao clima, o ataque humano a camada de ozônio, através da poluição e desmatamento, por exemplo, ocorrem naturalmente nos dias de hoje. O distanciamento entre as pessoas, a falta da prática da caridade e da compaixão com o próximo também. Desde a década de 20, vários alertas sobre as profecias se cumprirem, após a morte da Irmã Lucia, ocorrida em 2005, foram emitidos. A apresentação pública dos segredos remete ainda a uma nova mudança da razão para o plano com dimensões mais espirituais, onde sinais sobrenaturais poderão influenciar os acontecimentos terrenos. Fátima é, sem dúvida, a mais profética das aparições modernas. A relação dos fatos com as últimas ocorrências Sejam mitos, presságios ou profecias, as mudanças como se pode ver já são perceptíveis. Em lugares ermos do planeta, onde poucas ou nenhuma ocorrência natural era registrada, hoje fazem parte das tragédias cobertas pelos noticiários.

Revista MeuSUL - março/10

“Não se sabe ainda se há relação com os fatos, o que se pode afirmar é que algumas questões podem afetar o andamento do planeta”.

A mudança do pólo magnético da Terra em relação ao Sol é uma delas. Apesar de parecer algo incerto e raro, a afirmação é completamente real, apenas não se sabe como ou quando ela ocorre. Ao mesmo tempo em que o pólo norte se torna mais quente, com o derretimento das geleiras e a morte de animais em seu habitat, o pólo sul registra temperatura cada vez mais baixas. Esta alteração magnética afeta não só o mundo ao nosso redor, mas também traz alterações ao nosso cérebro. Estudos demonstram que, na terra, onde o campo magnético é mais profundo, há maior influência das tradições e crenças. Nas áreas mais baixas, as pessoas estão mais sucintas a mudanças.

Apesar dos esforços dos cientistas para tranquilizar as pessoas, a desinformação continua e a febre é quase geral. A NASA tem recebido milhares de chamadas de gente que quer esclarecimentos. Mas por incrível que pareça, foi criado um site “pirata” da NASA que suporta a ideia do fim do mundo em 2012 e por outro lado, a NASA é muitas vezes acusada de sonegar informação. No fundo, toda a inquietação em torno do fim do mundo tem a ver com a fantasiosa profecia de Nostradamus que possui a virtude de chacoalhar e alertar os seres humanos, ou com os relatos de Fátima, que também demonstram ligação com a realidade. No caso de os cientistas estarem errados e as profecia certas, ainda falta “muito tempo” para 21 de Dezembro de 2012. Em todos os casos as informações remetem a uma encruzilhada e nela a humanidade será obrigada a fazer uma escolha: buscar a extinção ou começar a estabelecer desde já outra relação mais harmônica com a natureza, com seus semelhantes e com o planeta em geral. “Talvez, nos depararemos com um mundo totalmente novo, que exigirá novas teorias, novas descobertas”.

25


Os últimos acontecimentos, como terremotos no Chile e Haiti, poderiam estar relacionados com 2012, mas na verdade não passam de fatos naturais. A explicação é simples. A terra é formada por diversas camadas, entre elas estão as sete placas tectônicas. São estas placas que separam a crosta térrea do meio ambiente onde vivemos. A liberação de energia é feita de forma rápida. Através de ondas sísmicas desta área com atividade vulcânica constante e temperaturas muito elevadas, as placas se movimentam e, consequentemente, causam os abalos sísmicos, também chamados de terremoto. Estes abalos são classificados em escalas. A escala Richter, que varia entre 0 e 9, foi formulada a partir de uma progressão logarítmica com base na amplitude dos registros, ou seja, a partir da energia liberada pelo centro da terra. Os tremores podem alcançar intensidades que variam entre o balançar de um luminária até a abertura de fendas na terra e a derrubada instantânea de edificações. Os mais leves são praticamente imperceptíveis, mas sua incidência é constante. Nos Estados Unidos são registrados em

26

média 12 mil abalos como este por ano. No Brasil este número é bem menor. No país os tremores possuem escalas até 4 graus, mas há registro da década de 50 em que a amplitude foi superior a 6 graus.

“No Haiti e Chile, estes eventos possuem características diferentes, em função do hipocentro, ponto inicial”. No primeiro caso, o hipocentro foi há sete quilômetros de profundidade da cidade de Porto Príncipe. O deslizamento das placas alcançou 7,0 graus na escala Richter, causando a morte de mais de 200 mil pessoas. Uma explicação para o caos instaurado no país é que ele não estava preparado para a ocorrência, já que tremores com intensidade maiores não ocorreram há aproximadamente 240 anos. Já o Chile está localizado sobre duas placas em um dos pontos de maior incidência de tremores do mundo. No país os abalos são mais fortes. Provocam tremores de oito graus a cada 10 anos. Porém, no terremoto registrado no dia 27 de fevereiro, que alcançou 8,8 graus na escala

Richter, o hipocentro foi no mar, há 35 quilômetros da superfície. O resultado da tragédia até o momento é de pouco mais de 800 vítimas fatais. Mas a intensidade do tremor foi tão forte, que cientistas de epicentro da Agência Espacial Americana (Nasa) afirmam ter alterado o eixo (imaginário) da terra em cerca de sete centímetros. A Nasa explica que a alteração modificou o tempo de duração do dia que ficará menor em 1,26 microssegundo – milionésima parte de um segundo/ dia. A modificação segundo o geofísico da agência, Richard Gross, não causará grande alteração. “A Terra está se movendo mais depressa, isso quer dizer que a Terra ficou um pouco menor. Mas como digo, é um efeito tão pequeno que eu duvido que possa perceber-se isso no GPS”, enfatiza. Apesar de não se tratar de um fenômeno que faça encurtar a semana de trabalho, esta diferença ligeira acumula-se com o passar do tempo. O efeito disso é o reajustar obrigatório em sistemas como o GPS ou nos satélites de telecomunicações que dependem de um posicionamento exato.

Revista MeuSUL - março/10


MUNDO ANIMAL

SENTIDO ANIMAL Não há como evitar o afeto aos animais domésticos, em função de várias características, entre elas de reconhecer, farejar, prever o perigo, antes mesmo da situação se concretizar. Como cães e gatos entendem estes acontecimentos é a pergunta que muitos esperam resposta.

Há alguns meses um cachorro salvou a vida de várias pessoas ao anunciar um terremoto. Mas, não há confirmações científicas que ele tenha algo como instinto perceptível para sentir as vibrações segundos antes da maioria das pessoas. Em outro local e tempo, um cão conseguiu salvar a vida de seu dono ao chamar a atenção de um vizinho. Histórias como estas não são novidades, pois os feitos destes animais são incríveis. Com base técnica, acredita-se que a inteligência animal evoluiu nos últimos 50 mil anos de relação. Os cães geralmente eram considerados auxiliares de seus donos nas atividades. Hoje isto continua ocorrendo principalmente no campo, onde ele permanece sendo utilizado para ajudar nas caçadas ou na vigilância. Do outro lado os gatos ganharam status de ‘os queridinhos’ das mulheres, pois adoravam e adoram caçar ratos e insetos, algo que o sexo feminino detesta.

“Os animais ‘sentem’ as pessoas e o mundo ao seu redor”. Mas de lá para cá o contexto emocional passou a mudar a relação entre homem e bicho. Ele evoluiu, deixou de ser um animal de utilidade serviçal para se tornar parceiro e companheiro. Acredita-se que o comportamento, a capacidade sensorial de associação a gestos, palavras e ações, sejam fatores preponderantes desta união, cada animal com suas características.

os felinos passaram de mocinhos à vilões, sem lendas e fantasias, eles são apenas ‘do bem’, ainda que não convivam em harmonia com répteis e insetos. Exímios caçadores, como já dito anteriormente, as 250 raças de felinos procuram a independência, a liberdade, sem deixarem de ser dóceis ou amistosos em alguns casos. Considerados os mais sensitivos dos mamíferos, os gatos perdem para o cão no olfato, por outro lado, sua audição combinada com a visão apurada, aliado ainda ao paladar e sensores táteis altamente desenvolvidos, fazem do gato um mestre nos sentidos. Com tantas impressões exteriores, apesar de adorarem leite e ração no prato, os felinos preferem os passeios noturnos, quando eles colocam em prática seus maiores atributos. Sua visão mais eficaz e sua audição - supera a humana e até mesmo dos cães, o que o torna mais certeiro em sua investidas contra predadores, característica erdada de seus ‘irmãos maiores’, os tigres, leões, leopardos e onças. Ele também é beneficiado em fugas, por seus longos bigodes que funcionam como radares e por contarem com o rabo para manter o centro de equilíbrio em quedas que o fazem cair sempre em pé. Na relação com o ‘suposto’ dono, que apesar de preferir a independência, os gatos podem ter efeitos benéficos a medida em que atuam como animais de companhia.

GATOS: independentes, mas necessários

“Os felinos auxiliam no tratamento da depressão em seres humanos”.

Há quem diga que gatos não gostam das pessoas, mas sim da casa e que ele não interage com seus humanos. Claro que toda regra possui exceções. Há casos de raças mais ariscas, mas todos utilizam técnicas mais sutis para demonstrar afeição às pessoas. No desenrolar histórico,

Estudos da American Stroker Association (ASA) demonstraram que existe uma redução de 30% no risco de ocorrências de infarto nas pessoas que têm gatos como animais de estimação. Este convívio reduz ainda o nível de estresse, um dos principais responsáveis por problemas cardiovasculares. Cão: o melhor amigo do homem No mundo há cerca de 800 raças de cães registradas, grande maioria domesticada,

28

mas sua história iniciou de forma diferente. Utilizados para vigília e embalado pelo seu forte apego aos humanos, o cão passou a ser considerado o ‘melhor amigo do homem’. Domesticado ou adestrado o cachorro possui várias características que o tornam de grande utilidade para o ser humano em especial aceitar o dono como ‘chefe’. Entre outros aspectos, é bom caçador e corredor vigoroso, inteligente, relativamente dócil e obediente e com boa capacidade de aprendizagem. Apesar destes traços na personalidade, o cão não é facil de adestrar, requer paciência, com objetivo de executar tarefas úteis ao homem. Seu vigor fisico e seus sensores o tornam aptos a ser direcionados para atividades no campo ou na zona rural como caçar, pastorear rebanhos, vigiar propriedades ou proteger pessoas.

“Entre os instintos, o mais perceptível é a capacidade de farejar: 40 vezes melhor do que um ser humano”. Com faro aguçado ele consegue separar os odores e identificar cada um deles, o que o torna um grande auxiliar em ações policiais, ou ainda, no resgate a vítimas de afogamento ou soterramento. A raça mais requisitada nesta situação é o Pastor Alemão. Sua percepção ao cheiro chega a uma área de 150 centímetros, enquanto de uma pessoa comum não ultrapassa os 5 centímetros. Porém, na área urbana, a relação entre humanos e cães deixou de ser material e deu lugar ao aspecto emocional. Neste contexto, os cães passaram a ser adestrados, para contribuir com a sociedade, na utilização de seus atributos para o uso no deslocamento de deficientes visuais, tratamento de deficientes mentais ou simplesmente como companhia. Outra grande percepção canina é o som. Ele é capaz de ouvir em frequências quatro vezes mais que um ser humano por exemplo. Isto, inclusive, tornam verídicas as histórias de salvamento, como a contada no início desta matéria.

Revista MeuSUL - março/10


CIDADE

IMARUÍ Ao entrar no município de Imaruí o visitante percebe seus traços e identifica suas características. Colonizada por açorianos, vindos principalmente de Laguna a partir de 1800, o município de Imaruí ainda conserva muitos traços desta época, através da arquitetura, cultura econômica e manifestações religiosas. Com mais de 11 mil habitantes, a principal atividade do município esta diretamente ligada à natureza. Da pesca, as famílias extraem a principal renda, mas a agricultura, rizicultura e o cultivo de mandioca também são atividades fortes no município.

“Apesar de pouco explorado, o turismo religioso é uma das alternativas que podem colocar o município em diversos mapas”.

Culturalmente, as religiosas famílias de Imaruí investem suas esperanças de crescimento na comunidade de São Luiz, onde está localizada a Capela da Beata Albertina Berkenbrock, mas não deixam de lado as festas em honra ao padroeiro São João Batista e a Festa de Nosso Senhor dos Passos.

anualmente cerca de 50 mil pessoas. A bela paisagem da lagoa de Imaruí diretamente ligada às lagoas do Mirim e Santo Antônio e que acompanha o territorio do município permite o lazer como a pesca artesanal, passeios de caiaque e jet ski. Mas a proximidade com a natureza traz outros atrativos, como passeios em trilhas ecológicas e a cavalo e saltos de parapentes, devido a altitude de alguns morros da região. A cultura e ventos podem ser acompanhados por visitantes que são perfeitamente atendidos por uma rede hoteleira e gastronômica. A hospitalidade do povo é outra característica que faz o forasteiro se sentir em casa. Apesar de cidade pequena, Imaruí possui estas riquezas, cultura e povo. É conhecer para confirmar.

Com o trabalho feito na comunidade de São Luiz, onde esta localizada a Capela em honra a beata Albertina Berkenbrock, a expectativa é de crescimento. Ainda que o mundo tenha evoluído, Imaruí preserva algumas características culturais açorianas, como as brincadeiras da ratoeira, boi-de-mamão, pau de fitas, quadrilhas e ternos de reis. As festas em honra ao padroeiro São João Batista e ao Nosso Senhor dos Passos também não ficam de fora e atraem

30

Revista MeuSUL - março/10


IN FOCO

CONHEÇA LAGUNA NOSSA HISTÓRIA, NOSSA GENTE Venha conhecer a cidade que lhe proporciona um dos melhores cenário para seus estudos, pesquisas acadêmicas e lazer.

Tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN) em 1986, Laguna possui diversos pontos turísticos além de suas praias, sua história e belezas naturais. Tudo começou com os índios Carijós/ Tupi-guarani na pré-história. A prova de sua existência é determinada pelos 22 sambaquis (cemitérios indígenas com conchas, restos de cozinha, esqueletos e armas indígenas) existentes no município. Em 07 de junho de 1494, mesmo antes de o Brasil ser descoberto, Laguna já entrava na história através do Tratado Tordesilhas celebrado entre as coroas Portuguesa e Espanhola.

“A cidade conta com 600 monumentos, entre casas e edificações diversas, construídas a partir de sua fundação em 1676, por Domingos de Brito Peixoto”. Ainda encontramos o Farol de Santa Marta, construído pelos franceses, a Igreja de Santo Antônio, a Ponte da Estrada de Ferro construída pelos ingleses, a Fonte da Carioca construída pelos es-

Revista MeuSUL - março/10

“Laguna pode ser considerada uma sala de aula ao ar livre”. cravos, a Sede da República Juliana, onde hoje é o Museu Anita Garibaldi, a Guerra dos Farrapos, Anita e Giuseppe Garibaldi e a casa de Ana Maria de Jesus Ribeiro. A Geografia de Laguna é farta em informações visuais. Temos a foz do rio Tubarão, diversos Lagos, Oceano e Mata Atlântica, Cabo de Santa Marta, Ilhas, Montanhas, Dunas, os Molhes da Barra e a cultura açoriana que nos deixou a renda de bilro, tarrafas, redes, artesanato em conchas, a culinária portuguesa, o carnaval e a pesca artesanal com auxílio dos golfinhos.

Você quer saber mais sobre Laguna?

ACESSE O SITE www.LAGUNAINFOCO.com.br

31


TEEN

ONDE TEM FUMAÇA No Brasil, tudo começou com a exibição na televisão de uma novela. Em seguida, bares e restaurantes aderiram à onda para agradar aos clientes. Assim, de boca em boca, o que era moda tornou-se uma febre.

Narguilé é um cachimbo de água utilizado para fumar. Além desse nome, de origem árabe, também é chamado de hookah (na Índia e outros países que falam inglês), shisha ou goza (nos países do norte da África), narguilê, narguila, nakla, maguila, arguile, naguilé etc. Em virtude da mistura de inúmeras essências, o narguilé tem aromas variados. É feito com um fumo especial (um melaço, subproduto do açúcar). Os sabores mais conhecidos são: pêssego, maçã-verde, coco, flores e mel. Há diferenças regionais no formato e no funcionamento, mas o princípio comum é o fato de a fumaça passar pela água antes de chegar ao fumante. O narguilé é formado por uma peça central, que parece um vaso, onde se coloca a água. Conectada à base está uma peça cilíndrica que sustenta o fornilho, onde se coloca o tabaco, e em cima do tabaco, o carvão. A mangueira, por onde se aspira a fumaça, resfriada pela água, se encaixa na parte superior do narguilé e termina numa piteira. Pode haver mais de uma mangueira para várias pessoas fumarem juntas. Ele funciona quando é aspirado por um tubo que reduz a pressão no interior do aparelho, fazendo com que o ar aquecido pelo carvão passe pelo fumo, produzindo a fumaça. Essa fumaça desce até a base, onde é resfriada e filtrada pela água, que retém algumas partículas sólidas. A fumaça segue pelo tubo até ser consumida pelo usuário com o sabor da essência escolhida. É tradicionalmente utilizado em muitos países do mundo, em especial no Norte da África, Oriente Médio e Sul da Ásia. PERIGOS DO NARGUILÉ Especialistas em doenças respiratórias advertem que 50 tragadas são suficientes para viciar. Isso ocorre devido à nicotina, que causa a chamada sensação de bem-estar.

“Uma pesquisa britânica afirma que o narguilé é muito mais prejudicial à saúde do que o cigarro”.

32

O estudo do Tobacco Control Collaborating Centre afirmou que as pessoas que fumam narguilé podem sofrer com os altos níveis de monóxido de carbono (CO). Descobriu-se que uma sessão fumando o narguilé - isto é, 10 miligramas (de tabaco) por 30 minutos - resulta em níveis de monóxido de carbono quatro ou cinco vezes mais altos do que fumar um cigarro.

“Mas, na pior das hipóteses, o narguilé é 400 a 450 vezes mais perigoso do que fumar um cigarro. ”. O Departamento Britânico de Saúde afirmou que é difícil saber exatamente o quanto de monóxido de carbono um cigarro produz, devido à diferença na inalação dos fumantes. A medida do monóxido de carbono no hálito exalado mostrou que o nível normal medido em: - Um não fumante foi de três partes de CO por um milhão de partes de ar (ppm) - o que afetou menos de 1% de seu sangue; - Um fumante que consome menos cigarros teve 10-20 ppm - 2% a 4% do sangue afetado; - Um fumante com alto consumo de cigarros teve 30-40 ppm - entre 5% e 7% do sangue afetado. O estudo descobriu que a pessoa que fuma o narguilé tinha 40-70 ppm de monóxido de carbono, o que afeta entre 8% e 12% do sangue e é um nível ainda maior do que os fumantes que consomem muito cigarro. Além do mais, a Organização Mundial de Saúde alerta que a fumaça do narguilé contém inúmeras toxinas que podem causar câncer de pulmão, doenças cardíacas entre outras. E que, em uma sessão de narguilé - que pode durar de vinte minutos a uma hora – a quantidade de fumaça inalada corresponde a mesma inalada ao se fumar 100 cigarros comuns. Um estudo no Egito comparando o fumante típico de cigarros, ao fumante de narguilé afirma que há mais a toxinas como nicotina e monóxido de carbono. Revista MeuSUL - março/10


PODE TER NARGUILÉ QUESTÃO DE SAÚDE Paul Hooper, gerente regional do Departamento de Saúde, afirma que estas descobertas fazem com que o narguilé se transforme em uma “grande questão” de saúde. De acordo com Hooper, muitos afirmam até que narguilé “não é o mesmo que fumar”. Mas a pesquisa sugere que esta é uma ideia errada, e a descoberta de altos níveis de monóxido de carbono em mulheres grávidas que pararam de consumir cigarros, mas continuaram a fumar narguilé, levou à realização da pesquisa. O fumo utilizado no narguilé contém as mesmas substâncias tóxicas do tabaco (nicotina, alcatrão, monóxido de carbono, que tira o oxigênio das células) e sua fumaça contém também os aditivos aromatizantes e substâncias nocivas do carvão. Causa, portanto, dependência, perda de dente, câncer de boca e todos os riscos do tabaco à saúde: doenças respiratórias, câncer e doenças cardiovasculares.

INFECÇÕES BUCAIS Mas não é apenas o nível de monóxido de carbono que gera preocupação em relação ao narguilé.

“Dividir o cachimbo de narguilé pode transmitir infecções”. O risco é maior de contrair tuberculose, herpes e outras infecções. E agora, com a gripe suína estando mais evidente, mesmo que ainda não haja nenhuma correlação direta, mas num momento em que aumentamos a higiene, esta não é o melhor tipo de atividade para participar. Hilary Wareing afirmou que os resultados do estudo atual são chocantes, mas serão necessárias mais pesquisas para mostrar exatamente como o narguilé é perigoso. Há estudos que afirmam o uso do narguilé é comparável ao cigarro, em relação aos riscos de doenças da gengiva. PREVENÇÃO Deveríamos incentivar a participação em festas, sem drogas. Deveríamos motivar jovens a promoverem festas, sem bebida, sem cigarro ou outras drogas, com o objetivo de reunir os amigos para se conhecerem, conversarem, compartilharem companhia. O narguile é o objeto onde se usa droga, que vicia. Em São Paulo a venda é proibida para menores de 18 anos, mas o produto pode ser encontrado com muita facilidade nas ruas populares.

Revista MeuSUL - março/10

33


ACONTECEU

VACINA O ministro da saúde, José Gomes Temporão, anunciou nesta quinta-feira a ampliação da faixa etária que será vacinada contra a gripe suína. Com isso, cerca de 91 milhões de pessoas devem ser imunizadas. Anteriormente, o público-alvo incluía apenas trabalhadores da área da saúde, indígenas, gestantes, crianças de seis meses a dois anos incompletos, a população de 20 a 29 anos e doentes crônicos. Pessoas acima de 60 anos saudáveis serão vacinados apenas contra a gripe sazonal. Já os que tiverem alguma doença crônica receberão as duas vacinas. A primeira etapa da vacinação começou no dia 8 de março e vai até o dia 19 deste mês. Nesse período serão vacinados os trabalhadores da área de saúde e indígenas. Entre os dias 22 de março e 2 de abril, serão vacinados portadores de doenças crônicas, gestantes, e crianças de seis meses a dois anos incompletos. No período de 5 a 23 de abril, a campanha imunizará a população de 20 a 29 anos. De 24 de abril a 7 de maio, idosos com doenças crônicas serão vacinados. A população 30 a 39 anos, recém incluída na campanha de vacinação, será imunizada na última etapa da campanha, entre os dias 10 e 21 de maio. Fonte: Site Terra

DOS CORREIOS À ZILDA ARNS

DA PESADA

No próximo dia 24 de março, será lançado, na Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz, em Curitiba (PR), um selo com a imagem da sanitarista morta no terremoto que atingiu o Haiti no último dia 12 de janeiro. O selo, desenvolvido pela artista Thereza Regina Barja Fidalgo, traz a imagem de Zilda e as logomarcas da Pastoral da Criança e do Mercosul. A tiragem é de 600 mil exemplares e valor facial é de R$ 1,45.

A menina chinesa de 2 anos, Pang Ya, nasceu com 4 kg, mas desde então começou a engordar numa velocidade alarmante. Aos 8 meses, ela tinha 20 kg, e hoje tem 41,5 kg. Os médicos não conseguiram descobrir o motivo da doença. Segundo seus pais, Pang Ya come bastante, em comparação com seus colegas.

Fonte: Site Época

Fonte: G1.com

MENOS TEMPO Segunda a Nasa, o terremoto que atingiu o Chile no último mês, encurtou os dias na Terra em cerca de 1,26 microssegundos (um microssegundo é a milionésima parte de um segundo). Os responsáveis pelo estudo realizaram um cálculo por meio de complexo modelo computadorizado sobre como o abalo teria modificado a rotação do nosso planeta. Os cientistas afirmam, porém, que devem aguardar maior refinamento dos dados para que ter resultados definitivos. Fonte: Terra

34

Revista MeuSUL - março/10


GAUCHÃO!

SAQUE SEM

Jonas Sulzbach, da Ilha dos Lobos, no Rio Grande do Sul, foi o vencedor do concurso Mister Brasil Mundo 2010, realizado na noite de quinta (4), em São Paulo. Agora, o rapaz de 24 anos irá representar o país no Mister Mundo, cuja final será realizada no dia 27 de março na Coreia do Sul. Em segundo lugar, ficou o representante da Ilha dos Marinheiros, Marlon de Gregori, de 23 anos. A terceira colocação foi do Mister Paraná, Rodrigo Gomes Simoni, de 21 anos. O Brasil venceu uma vez, em 2003, quando Gustavo Narciso Gianetti recebeu o título de homem mais belo do mundo.

O Banco do Brasil lançou na última segunda-feira (8) um serviço que vai permitir que os clientes saquem até R$ 100 por dia sem usar o cartão, mas sim o celular. Após se cadastrar no sistema, chamado Saque Sem, o usuário vai poder enviar uma mensagem de SMS para um número de telefone do banco (4004-0001) e vai receber de volta um código que dá o direito de tirar a quantia em um caixa eletrônico da instituição. Essa senha vale até a meia-noite do dia em que ela foi enviada. Antes de ter acesso à plataforma é preciso fazer o cadastro do celular nos terminais de atendimento do banco. O uso do celular como meio para aplicativo para movimentações financeiras é apontado como tendência mundial, principalmente em países pobres, mas esse tipo de recurso ainda engatinha no Brasil.

Fonte: Portal R7

Fonte: Portal R7

E O “OSCAR” DO TWITTER VAI PARA... A cantora Ivete Sangalo (@ivetesangalo) e o jornalista William Bonner (@ realwbonner) ganharam, cada um, um “Oscar” do Twitter, em cerimônia que foi transmitida ao vivo pela internet, e que premiou os mais populares do microblog em 26 categorias. Ela ganhou prêmio na categoria Música e ele, em Jornalismo. Fonte: Portal R7

PULSEIRINHAS DO SEXO As pulseirinhas coloridas feitas de silicone são febre na Inglaterra. Chegaram ao Brasil, neste ano, onde também fazem a cabeça de milhares de jovens. Ao contrário da sua aparente inocência, cada cor representa uma experiência sexual. A cor da o grau de intimidade, que vai desde um abraço até o sexo, propriamente dito. O jogo funciona assim: a garota está com uma pulseira de uma determida cor e o garoto a “quebra”. Ele, então, passa a ter o “direito” de fazer com a garota aquilo implicito pela cor da pulseira. Caso a garota se negue, quem quebrou a pulseira pode forçar a barra e obriga-la a fazer o que a pulseira prevê. Em Santa Catarina, essas pulseira já estão sendo proibidas. Em Navegantes o prefeito sancionou uma lei que proíbe o uso das “coloridas” nas escolas da rede municipal de educação. As escolas também vão fazer um trabalho com crianças, adolescentes e família sobre a sexualidade de forma correta. Fonte: ClickRBS

Revista MeuSUL - março/10

35


TECNOLOGIA

FUTURO NÃO

MUITO DISTANTE... ...É ASSIM QUE VOCÊ VAI LER REVISTAS E JORNAIS. O mercado das novas tecnologias cresce rapidamente e algumas dessas invenções, quase inacreditáveis, já passam a fazer parte do nosso cotidiano, caso do recém apresentado iPad, da Apple, um gadget que, entre outras funções, chegou para concorrer com o Kindle, da Amazon, lançado em 2007.

Nos anos 40, o mundo conheceu o Eletrical Numerical Integral And Calculator, o Eniac, o pai de todos os computadores. Com suas 30 toneladas, 5,5 metros de altura e que ocupava 180 metros quadrados de área ele foi o ponto de partida para uma nova tendência em rapidez na informação e comunicação. Desde então, entramos em um processo de evolução e revolução diária com pesquisas tecnológicas. Telefones sem fio, computadores, internet, notebooks e celulares acompanham esta transformação. A última novidade deste mercado é o iPad, um tablet, espécie de prancheta digital em que os recursos são selecionados com o toque. Para facilitar o entendimento, o sistema é muito parecido ao utilizado no iPhone. Pode-se dizer que, o iPad é um iPhone de Itú, como preferem dizer os geeks* de plantão. O aparelho é parecido com um notebook, mas há meio caminho de ser um smartphone. Sem pretensão de substituir nenhum deles, o novo aparelho não se limita a ser um computador comum e nem mesmo um celular. O iPad é uma forma moderna, especifica, prática e útil de explorar a web, escrever e-mails, ver fotos e assistir vídeos.

“Há espaço para uma categoria entre os smartphone e o notebook. E precisávamos criar algo melhor do que um netbook”, justificou Steve Jobs, o criador do iPad. Com peso de 680 gramas e espessura de 1,27 centímetros, ele possui bateria para 10 horas de vídeo e um mês de standby. Entre outras características, o iPad inclui rede sem fio Wi-Fi, Bluetooth 2.1, tela de 9,7 polegadas e espaço de armazenamento variáveis, com capacidade entre 16 e 64 GB, além de contar com a possibilidade de dispor de 140 mil aplicativos, através do sistema iTunes para compra de produtos digitais. Em sites da internet, as opiniões se dividem. Alguns aficionados, donos de iPhone, dizem estar descontentes e acreditavam em um lançamento revolucionário, o que não ocorreu em sua opinião. Houve ainda críticas à falta de multitarefa e câmera. Outros acreditam que o produto possui grande utilidade e poderá substituir o também recém Kindle.

Recursos parecidos com o Kindle O lançamento do iPad, com a possibilidade de dispor do sistema eBook, torna o mercado mais competitivo e poderá atrapalhar as vendas do Kindle, o livro virtual da Amazon, que passou a ser comercializado em 2007 e hoje está em sua terceira geração. Apesar dos anos a frente no mercado, o eBook da Amazon possui tecnologia ultrapassada se comparado ao sistema multi touch-screen junto com a tecnologia Wi-Fi e 3G que fizeram do iPad o melhor leitor de eBooks da atualidade. Além disso, o acordo com várias editoras facilita o acesso aos mais diversos títulos. Ainda assim há quem prefira a leitura no Kindle pela forma mais parecida com os livros. O iPad chega às lojas dos Estados Unidos em abril com custo a partir de US$ 500, cerca de R$ 920, na versão mais barata - sem conexão celular e com 16 GB para armazenamento. A versão mais cara, com conexão 3G e 64 GB, custará US$ 829, ou aproximadamente R$ 1,5 mil. É provável que o iPad chegue ao Brasil no segundo semestre. O fato é que o lançamento colocou a Apple novamente em evidência. Empresas como HP e HTC estão desenvolvendo aparelhos semelhantes e lançando concorrentes do iPad, mas com Windows 7, porém muitos adiantam que estes irão se enquadrar na categoria de notebooks ou netbooks.

* Geek é uma expressão idiomática da língua inglesa, uma gíria que define pessoas obcecadas com tecnologia, eletrônica, jogos eletrônicos ou de tabuleiro etc.

36

Revista MeuSUL - março/10


Fabiano de Oliveira Viana, formou-se em Direito pela Unisul no dia 27/02. Ao lado da sua namorada Karoline Mendes da Silva, sua família e seus amigos, comemorou sua formatura em uma calorosa recepção no mesanino do clube 29, em Tubarão, ao som de Evandro Rodrigues. mais fotos em www.ivocoan.com.br


ESPORTE

A MILENAR ARTE Criada para ser utilizada na defesa em confrontos em guerras, as artes marciais foram aperfeiçoadas, cruzaram os tempos e conquistam adeptos no mundo todo, até se tornarem uma prática esportiva.

Para muitos que desconhecem a verdadeira essência das ‘artes marciais’, ela pode parecer brutal, uma forma de se impor contra o inimigo e também prejudicar uma sociedade em função do uso desvirtuado para brigas de ruas. Mas, há muito mais por trás desta prática vista por esportistas que a tornaram modalidade olímpica. Apesar de não haver registros, os primeiros manuscritos levam a crer que há mais de dois mil anos convivemos com as artes marciais. Em grande parte eram utilizadas por militares como forma de defender seu território ou suas comunidades. Mas, também há relatos de que seus movimentos serviam a princípio, para amenização da agressividade dos Môo-Sas e Samurais, ao término das longas campanhas bélicas, como forma de meditação espiritual e para fortalecer o corpo físico. A partir de 520 a.C, as práticas de lutas ganharam força no ocidente, mais especificamente da Índia. Símbolo máximo de tudo o que é marcial e tradicional, as artes marciais sofreram uma explosão de popularidade recentemente. De forma mais significativa, o gênero se tornou uma espécie de queridinho da mídia nos últimos 30 anos. Popularizadas em livros, histórias em quadrinhos e, especialmente, filmes, as artes marciais, antes domínio exclusivo de monges guerreiros e peregrinos espiritualistas, hoje são aceitas como parte da cultura popular.

“Pode-se atribuir esse sucesso ao ressurgimento do interesse pelo gênero como forma de exercício e auto-defesa”. Hoje, as artes marciais orientais provenientes da China, Japão, Coréia, Tailândia e Índia, estão mais presentes e com isso o surgimento de características e modalidades como Karatê, Jiu Jitsu, Muay Tai, Kung fu, Taekwondo, Tai Chi, Judô, Krav Magá, Boxe, Vale Tudo, luta Greco-romana, entre outras. Na realidade, os golpes eram enfaticamente voltadas à auto-defesa e também na defesa da justiça. Neste processo, porém, as mudanças foram ocorrendo e à medida que isso ocorre novas atitudes são incorporadas, como o fato do respeito aos oponentes, sem menosprezá-los ou usar de artifícios para vencer um desafio. O tri-campeão sul-americano de Kickboxing categoria 72,3 quilos (2005 a 2007) e atual campeão catarinense de Muay Tai, Sidney Blasius, de 28 anos, pratica arte marcial há 18 anos e explica que aos movimentos estão relacionados a disciplina intelectual, seu equilíbrio emocional e sua força física. Apesar da sua diversidade de golpes, todas elas prezam pela disciplina e pela tradição. “As artes marciais são uma espécie de exibição que reúne beleza, educação e postura. Somente na luta há um vencedor, na rua ela deve criar um laço de amizade entre as pessoas que praticam as artes marciais”, explica. É unânime dizer ainda que em todas as escolas de lutas têm suas disciplinas e cobram muito este aspecto na vida dos seus praticantes. Por exemplo, não pode beber excessivamente, não exagerar em sexo, não pode ser briguento, não se pode correr atrás da fama, nem ser arrogante e impulsivo, não mentir, nem praticar fraude, deve-se respeitar os professores e os idosos, não pode usar as artes marciais para infernizar a vida

38

“Disciplina e concentração são exigências para quem quer ser um lutador”.

de outras pessoas. Ufa! É uma grande lista, mas em função desta disciplina, fala-se que as artes marciais são um modo de viver e um auto-aperfeiçoamento. “Desde jovem os lutadores aprendem a seguir estes ensinamentos. No caso dos adultos, é feito uma entrevista, para saber quais as reais intenções. Se houver a quebra de uma das regras ele é imediatamente expulso das aulas e instruções”, afirma. Em relação ao condicionamento físico, as artes marciais trabalham diretamente o glúteo, bíceps, tríceps, panturrilha e abdômen. Além destas características, o praticante explora sua agilidade, o auto-controle, a coordenação motora, o desempenho e vigor físico. Vale destacar que, mesmo em treinamento, acidentes podem ocorrer. Trombadas e lesões também são constantes, mas não são motivos para derrubar o entusiasta na arte marcial. Apesar de parecer pesado, o dia-a-dia de treinamento é tranquilo, uma média de duas horas diárias. Mas, quando o objetivo passa a ser a competição o praticante necessita de um plano e esta tranquilidade pode mudar. Neste caso o período de treinamento poderá chegar a oito horas diárias. “Aqueles que tem suporte financeiro, patrocínios, conseguem viver apenas para o treinamento. Eles estarão sempre preparados para as competições”, acrescenta Sidney. Revista MeuSUL - março/10


GERAL

por Wando Ceolin Juventude

EM DESTAQUE

A galinhada mais tradicional do Sul do Estado acontecerá no dia 02 de abril, no Clube de Campo (antigo CDL), de Braço do Norte, a partir das 23:30 horas. A 4ª edição da Fuga das Galinhas terá como atrações os DJ’s Rod BN e Rubinho, a revelação do Pop Universitário Andrey Lagos e banda, e o super pagode do Grupo Jeito Louco.

Dia 30 de março comemora-se o dia mundial da juventude, ser jovem é muito bom e esta época da vida deve ser aproveitada da melhor maneira possível, pois se estragarmos a nossa juventude com o uso de drogas, envolvimento com pessoas desonestas, brigas, assaltos, malandragem, entre outros, com certeza iremos ter um futuro muito negativo influenciado por uma juventude mal vivida. É claro que a idade vem e o que se planta na juventude, colhe-se na velhice, por este motivo, plante coisas boas. Aqueles que não envelhecem tiveram suas vidas interrompidas por algum motivo. O desejo de todos nós é vivermos muitos anos e para isto precisamos chegar na velhice, e o que importa, é vivermos bem na juventude e colher bons frutos mais tarde! Imposto de renda 2010

A nutricionista Lagunense Francine Amboni, duplamente embelezando nossa coluna.

Fabiano, de Gravatal, em sua formatura em Direito, pela Unisul.

Está aberta a temporada de Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda da Pessoa Física. Desta segunda-feira, 1º de março, até o dia 30 de abril, a Receita Federal espera receber cerca de 24 milhões de declarações. Estarão disponíveis para download, na página da Receita Federal, os programas para preenchimento e transmissão da declaração. O prazo final da entrega da declaração é dia 30 de abril. Bancos e Correios recebem o documento no horário de expediente. Pelo computador, o contribuinte tem até 23h59min59seg do último dia para enviar a declaração. A própria Receita alerta que documentos entregues a partir de 00h00 são considerados com atraso. Em caso de atraso, a multa é de 1% sobre o imposto devido, com valor mínimo de R$ 165,74 e máximo de 20% do imposto a pagar.

Juventude x Política A imagem que os brasileiros têm dos políticos não é das melhores, principalmente pelos recorrentes escândalos e pela avalanche de denúncias diárias reproduzidas pelos meios de comunicação. Por isso, é comum que a maioria da população opte pela apatia e a minoria pela organização com o intuito de tentar mudar o que está errado. A situação é preocupante, ainda mais se analisarmos como os jovens enxergam a política. Afinal, a juventude de hoje é a peça-chave para criar uma sociedade melhor no futuro. A minha preocupação é que a juventude deixe de participar da vida política do País, ou seja, abdique de potencializar energias para a participação cidadã e do seu papel transformador. É importante que os jovens tenham a consciência de que se tornando apáticos e céticos em relação à política, esta nunca será renovada e não teremos condições de limpar o que está errado. É necessário que o poder público valorize a participação dos jovens na construção de seu futuro, ajudando a prepará-los para lidar com problemas específicos em áreas como a educação, a saúde, o meio ambiente, o emprego e o lazer, inserindo-os em todas as etapas do processo de tomada de decisões sobre o futuro. Afinal, os jovens são um dos mais importantes recursos humanos para o desenvolvimento e podem ser agentes essenciais de inovação e de mudanças sociais positivas. Os escândalos políticos não podem produzir uma juventude apática e cética. Os jovens devem perceber que a política pode ser aperfeiçoada pela participação efetiva e que os valores éticos e morais devem ser repassados para todas as gerações. Somente assim conseguiremos mudar o rumo do nosso país chamado Brasil.

Bebeu água?

A jovem Gisela, de Criciúma, formada em Engenharia Ambiental pela UNESC. “O segredo da felicidade não é fazer sempre o que se quer, mas querer sempre o que se faz”. (Leon Tolstoi)

40

Água Mineral Gravatal inova no Carnaval 2010, em parceria com Bloko Rosa, através da personalização das garrafas de 510ml durante todo verão em Laguna. Além disso, no dia do evento foram distribuídos leques personalizados para os 4.000 fuliões do Bloko Rosa. É através de parcerias que se faz grandes eventos. Parabéns a todo o pessoal e ao idealizador Renato Braz. Revista MeuSUL - março/10


FESTAS

2010 NO HANGAR VÁCUO LIVRE

A abertura da temporada acontece no dia 12 de março, sexta-feira, com Open House com Vácuo Livre, formado pelo casal da música eletrônica Edu Pizatto e Fernanda Mateus. A dupla tem em seu histórico apresentações em grandes eventos musicais no Brasil e no exterior, entre eles: Music On Board (MOB), Festival Planeta Atlântida, House Beach, Festa da Ferrari e a festa do selo Ministry of Sound na Bolívia. Além do show nacional, a noite contará ainda com o agito dos DJs Marcos Soratto e Jean Gonçalves. Os ingressos antecipados para a pista e para a área vip podem ser adquiridos no Canário Café e Ativa Esportes, em Tubarão, Gloss Cosméticos, em Braço do Norte, Mormaii, em Laguna e Ativa Esportes, em Criciúma. O primeiro lote custa R$20,00, para o ingresso feminino e R$30,00, para o ingresso masculino. Já os ingressos (primeiro lote) para a área vip custam R$30,00 (feminino) e R$40,00 (masculino).

FESTA DASANTIGAS Com um repertório que fez a cabeça de muita gente, a Festa Dasantigas atrai um público que curte melodias que tiveram seu auge nos anos 50, 60, 70 e 80 e que marcaram décadas. A festa, que já faz parte do calendário da Hangar Eventos, promete ser mais um sucesso em sua primeira edição de 2010, que será realizada no dia 13 de março, sábado, ao trazer como atração principal o show nacional com Kid Vinil. Kid Vinil ficou famoso na década de 80 como vocalista do grupo Magazine, com as famosas canções “Tic Tic Nervoso”, “A Gata Comeu”, “Sou Boy” e “Glub Glub no Clube”. A noite ainda terá como atrações a Banda Funkzilla e o DJ Jacko. Os ingressos antecipados podem ser adquiridos no Canário Café, Anildo Escapamentos e Hangar Eventos, em Tubarão, e na Gloss Cosméticos, em Braço do Norte e custam R$20,00. Também estão sendo vendidas mesas com seis lugares.

42

Oferecer opções de qualidade em eventos para o público, bem como ser a opção das pessoas na hora de promover um evento. Esse é o objetivo da Hangar Eventos, que, seguindo essa filosofia, abre sua temporada com festas de ótima qualidade, para agradar a todos os públicos.

CALOUROS E NATIRUTS

A tradicional festa de boas-vindas aos novos alunos já tem data marcada: o Baile dos Calouros de Tubarão acontece no dia 19 de março, sexta-feira. A noite tem como atração principal o show nacional com Natiruts, que promete agitar a noite com muito reggae. O grupo Fissura também promete animar a noite com o pagode de qualidade já conhecido por toda a região. Na cabine, DJ Murad. Ingressos antecipados podem ser adquiridos no Canário Café, DCE e Hangar Eventos, em Tubarão e na Gloss Cosméticos, em Braço do Norte. O primeiro lote de ingressos custa R$20,00 (pista) e R$30,00 (área vip).

NOVO SITE DO HANGAR

Mais informações sobre essas e outras atrações podem ser obtidas no novo site da Hangar Eventos: www.hangareventos.com.br . A nova página deve ser publicada na web em breve e contará com informações como agenda, galeria de fotos, notícias, além de tudo sobre a casa e a sua estrutura para os mais diversos tipos de eventos: formaturas, aniversários, casamentos, festas e eventos corporativos.

Revista MeuSUL - março/10


MeuSUL ed. 10 - março de 2010  

2012: A visão profética, religiosa e científica sobre o fim dos tempos

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you