
2 minute read
Aprovado projeto que cria Rede Pet Solidário Sábado tem feira de adoção de cães
Objetivo é promover o bem-estar animal através da integração entre o poder público, sociedade e entidades
O projeto de lei, do Executivo, que voltou à pauta e cria o Programa “Rede Pet Solidário”, foi aprovado na sessão desta quinta-feira (29), na Câmara Municipal. O objetivo é promover o bem-estar animal através da integração entre o poder público, sociedade e entidades.
Advertisement
Entre os insumos que poderão ser arrecadados e distribuídos estão alimentos, roupas, medicamentos, coleiras, comedouros, bebedouros, casinhas, bolsa de transporte, materiais para uso veterinário, brinquedos, entre outros itens com finalidades correlatas.
Ficará a cargo da Secretaria do Meio Ambiente a coordenação técnica, administrativa, logística e operacional do programa, prevendo-se a parceria com pessoas físicas ou jurídicas. Os insumos recebidos serão distribuídos, em ordem preferencial, a entidades.
Por sua vez, as pessoas jurídicas que contribuírem com o programa poderão valer-se dessa participação para fortalecer sua marca institucional, por meio de material de divulgação. A propositura também revoga a Lei nº 12.183, que instituiu o Banco de Ração.
O projeto foi aprovado em com a emenda 1, da vereadora Fernanda Garcia (PSOL), estabelecendo que o Poder Executivo manterá inventário dos itens recebidos e distribuídos, divulgando essa relação em sítio eletrônico para consulta popular.
Ao defender a proposta, o líder do Governo anunciou a programação do Executivo para castração. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente foram contratadas cinco mil castrações para este ano, com início em julho, que poderão ser agendadas por meio de um aplicativo.
As pessoas que desejam adotar um animal de estimação podem comparecer neste sábado (1º), das 13 às 17 horas, à feira de adoção de cães adultos e filhotes, que ocorrerá no Pátio Cianê Shopping, no Centro, ao lado do Terminal Santo Antônio.
Promovida pela Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), a iniciativa faz parte do programa “D + uma chance, adote uma vida!”, uma campanha permanente de adoção responsável de animais de estimação.
Todos os cães adultos para adoção responsável estão, hoje, sob a responsabilidade da Seção de Proteção e Bem-Estar Animal da Prefeitura e são castrados, microchipados, vacinados e vermifugados. Já os filhotes estão vacinados e vermifugados e todos sairão com vaga de castração gratuita, para quando atingirem a ida- de mínima necessária para o procedimento.
A Sema ressalta que adotar um animal de estimação é assumir uma responsabilidade e jamais pode ser uma ação por impulso, pois os tutores precisam garantir o cuidado necessário a esses animaizinhos por toda a vida. Um cão, por exemplo, pode viver mais de 15 anos, ou seja, ele vai precisar da atenção do seu tutor por muito tempo, como receber carinho, cuidados veterinários, além da necessidade de brincar e passear.
Os munícipes que desejam adotar um animalzinho de estimação ainda podem comparecer diretamente à Unidade de Proteção e Bem-Estar Animal, localizada na Rua Rosa Maria de Oliveira, 345, ao lado do Instituto Humberto de Campos, no Jardim Zulmira, que funciona de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas.