
3 minute read
Tradicional Desfile dos Tropeiros é no domingo
Neste sábado (27), comitivas farão pouso no Recreativo Campestre
O tradicional Desfile dos Tropeiros e a 3ª Cavalgada Solidária ocorrem neste domingo (28), dentro da programação da 56ª Semana do Tropeiro de Sorocaba. Na ocasião, diversos cavaleiros vão se juntar à tropeada. Antes, neste sábado (27), comitivas farão pouso no Recreativo Campestre.
Advertisement
A concentração será a partir das 8h30, no Clube União Recreativo Campestre, no Jardim Guadalajara. Às 9 horas, está marcada a saída do grupo, com destino ao Parque das Águas, no Jardim Abaeté, onde o evento será concluído com uma grande festa, com exposição de artesanato e artigos tropeiros, além de várias atrações culturais.

Os cavaleiros e muladeiros sairão do Clube União Re-
Tropeiros partiram de Itararé rumo à Cidade
A Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal promove neste sábado (27), das 9 às 12 horas, uma programação especial do projeto “Pinte no Parque e Faça Arte”, no Parque da Biquinha, em comemoração ao Dia Municipal da Floresta Atlântica (27 de maio). O tema escolhido é a “Polinização e as abelhas”.
A iniciativa de Educação Ambiental ocorre sempre no último sábado do mês, no Parque da Biquinha, oferecendo gratuitamente oficinas, exposições e dinâmicas, voltadas a pais, responsáveis e filhos, além da oportunidade de passarem, juntos, uma manhã agradável e em contato com a natureza.
Para celebrar a data, a Sema promoverá uma exposição, com materiais biológicos e didáticos, apresentando diferentes espécies de abelhas, inclusive as nativas sem ferrão. As crianças, ainda, terão a oportunidade de participar de uma oficina de abelhinhas, utilizando materiais reutilizados.
Objetivo é resgatar a cultura tropeira do município creativo Campestre e percorrerão um trajeto de mais de 12km: Rua Francisco Paulo Braion, Avenida Dr. Armando Pannunzio, Avenida General Carneiro, Praça 9 de Julho, Avenida Moreira César, Rua Cesário Mota, Rua São Bento, Rua XV de Novembro e Ponte Francisco Delosso. Na Avenida São Pau- lo, em frente ao Monumento ao Tropeiro, receberão a tradicional benção. A seguir, o grupo prosseguirá pela Rua Padre Madureira, Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, Rua Mário Thame, Ponte Salomão Pavlovsky, Avenida Dom Aguirre, chegando ao Parque das Águas, no Jardim Abaeté.
Começa pavimentação da Estrada Luiz Carlos Guerra

A pavimentação de trecho da Estrada Luiz Carlos Guerra foi anunciada nesta quarta-feira (25) pela Secretaria de Serviços Públicos e Obras. A via situa-se no Jardim dos Pássaros, na região do Éden, na zona leste. O prazo de entrega é até dezembro deste ano.
Os trabalhos de pavimentação contemplam o trecho do Jardim das Azaléias até a Avenida Pirelli. Ao todo, serão 5.137 m² de pavimentação,
1.500 m de guias e sarjetas, 2.000 m² de calçadas e 1.205 m de rede de drenagem de águas pluviais. Morador da região do Éden há 18 anos, o comerciante Moisés Aguiar Macário comemorou a nova conquista para os moradores do bairro. “Essa intervenção irá nos ajudar muito, pois, em dias de chuva, a estrada se torna impossível de transitar, tanto para pedestres, quanto para motoristas”, concluiu.
As cavaleiras Juliana Teodoro Dias, acompanhada de seu pai, Romilton Andrade Dias, e Ester Geovana Ramalho Francisco, que estão representando a cidade de Sorocaba na Tropeada Itararé-Sorocaba 2023, estão na comitiva que saiu de Itararé, na sexta-feira (19), após o café da manhã e a tradicional bênção aos tropeiros. Com 17 anos de idade, elas percorrerão com o grupo cerca de 350 quilômetros de estradas que compõem a Rota Sul do Caminho das Tropas, passando pelos municípios de Itaberá, Itapeva, Taquarivaí, Buri, Itapetininga, Capela do Alto, Araçoiaba da Serra, finalizando em Sorocaba, onde farão pouso no Recreativo Campestre.
“É uma experiência incrível e uma grande honra representar a nossa cidade”, destacou Juliana, ao lado da amiga Ester, moradoras do Bairro Brigadeiro Tobias. São nove dias de viagem. Esse mesmo caminho era feito pelos tropeiros que saíam de Viamão (RS), com destino à Feira de Muares, em Sorocaba.
O início do Tropeirismo na cidade ocorreu por volta de 1.750, com o registro de animais no município, que transformou Sorocaba em passagem de tropas xucras ou arreadas. Como consequência desse evento, eram realizadas na cidade as famosas Feiras de Muares, que, normalmente, tinham duração de dois meses.

Ceagesp recebe feira de adoção de cães e gatos
Neste sábado (27), a Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal faz, das 9 às 13 horas, a feira de adoção de cães e gatos, no Ceagesp, localizado na Rua Terêncio Costa Dias, 300, no Parque Santa Isabel. A iniciativa faz parte do programa “D + uma chance, adote uma vida!”, uma campanha permanente de adoção responsável.
Todos os cães e gatos disponibilizados para adoção responsável estão, hoje, sob a responsabilidade da Seção de Proteção e Bem-Es- tar Animal da Prefeitura de Sorocaba e são castrados, microchipados, vacinados e vermifugados. A Sema ressalta que adotar um animal de estimação é assumir uma responsabilidade.

As famílias que desejam adotar um animalzinho de estimação ainda podem comparecer diretamente à Unidade de Proteção e Bem-Estar Animal, localizada na Rua Rosa Maria de Oliveira, 345, ao lado do Instituto Humberto de Campos, no Jardim Zulmira, que funciona de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas.