2 minute read

Pet Solidário’ é aprovada em 1ª discussão

De volta à pauta, foi aprovado em primeira discussão, com uma emenda, o Projeto de Lei, do Executivo, que e cria o “Rede Pet Solidário”, com o objetivo de promover o bem-estar animal com integração entre o poder público, a sociedade e entidades que queiram contribuir com a causa animal.

Entre esses objetivos estão as ações de coleta, pontos de arrecadação e dis- tribuição de doações de insumos voltados para o bem-estar animal, inclusive por meio de eventos e atuações em rede, bem como a assistência aos protetores e organizações sociais atuantes na causa animal.

Advertisement

Entre os insumos que poderão ser arrecadados e distribuídos estão alimentos, roupas, medicamentos, coleiras, comedouros, bebedouros, casinhas, bolsa de transporte, materiais para uso veterinário, brinquedos, entre outros itens com finalidades correlatas.

Ficará a cargo da Secretaria do Meio Ambiente a coordenação técnica, administrativa, logística e operacional do programa, prevendo-se a parceria com pessoas físicas ou jurídicas. Os insumos recebidos serão distribuídos, em ordem preferencial, para entidades.

A Secretaria da Saúde fará uma ação para a coleta de exame Papanicolau, preventivo ao câncer do colo de útero, neste sábado (24), das 8 às 12 e das 13 às 17 horas, na Unidade Básica de Saúde (UBS) São Bento. Nesta edição, serão feitos atendimentos para pacientes pré-agendadas. O objetivo da iniciativa é permitir o acesso às mulheres que não conseguem realizar seus exames preventivos durante a semana, no horário normal de funcionamento da UBS. Além da coleta do Papanicolau, será feita solicitação de mamografia.

Papanicolau é o exame que deve ser feito por todas as mulheres com vida sexualmente ativa, pelo menos, uma vez por ano. A avaliação não é somente uma maneira de diagnosticar a doença, mas serve, principalmente, para determinar o risco de uma mulher vir a desenvolver o câncer.

Todas as mulheres que são, ou que tenham sido, em algum momento, sexualmente ativas, devem fazer o exame, anualmente. As pacientes devem comparecer com documento com foto (RG), cartão da UBS e cartão do SUS atualizado.

A Prefeitura promove neste sábado (24), das 9 às 13 horas, a feira de adoção de cães do programa “D + uma chance, adote uma vida!”, no Ceagesp, localizado na Rua Terêncio Costa Dias, 300, no Parque Santa Isabel. Todos os animais são castrados, microchipados, vacinados e vermifugados.

A Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal ressalta que adotar um animal de estimação é assumir uma responsabilidade e jamais pode ser uma ação por impulso, pois os tutores precisam garantir o cuidado necessário a esses animaizinhos por toda a vida.

Importante enfatizar, ainda, que a adoção de cães e gatos é benéfica por diversos motivos, inclusive a convivência com animais traz inúmeros benefícios ao ser humano. Estudos indicam que a presença de um ou mais animais promove a melhora do sistema imunológico e mais estabilidade emocional.

As famílias que desejam adotar um animalzinho de estimação ainda podem comparecer diretamente à Unidade de Proteção e Bem-Estar Animal, localizada na Rua Rosa Maria de Oliveira, 345, ao lado do Instituto Humberto de Campos, no Jardim Zulmira.

This article is from: