
3 minute read
“HumanizAção” intensifica ações de força-tarefa durante as madrugadas
Prefeitura lança Campanha de Inverno 2023
Cobertores e agasalhos novos ou em bom estado já podem ser entregues no Espaço Solidário do Fundo Social de Solidariedade (FSS) ou na própria sede do FSS, localizada no 4º andar do Paço Municipal. Com o objetivo de arrecadar cobertores e agasalhos novos ou em bom estado de conservação, para serem distribuídos a famílias em situação de vulnerabilidade social no município, a Prefeitura de Sorocaba, por meio do Fundo Social de Solidariedade
Advertisement
(FSS), lançou, no último sábado (6), a Campanha de Inverno 2023.
Os itens já podem ser entregues no Espaço Solidário do FSS, que fica localizado na Avenida Rudolf Dafferner, 65, no Alto da Boa Vista, das 8h às 17h, ou, no próprio FSS, localizado no 4º andar do Paço Municipal. Serão disponibilizadas, ainda, a partir do dia 15 de maio, caixas identificadas com o símbolo da campanha em diversos pontos de arrecadação dos donativos espalhados pela cidade.
Com a queda das temperaturas a partir da chegada do outono, a Prefeitura de Sorocaba intensificou as ações de força-tarefa de abordagem social a pessoas em situação de rua, também durante as madrugadas na cidade, como parte das atividades diárias do programa “HumanizAção”.
Na última terça-feira (9), por exemplo, às 22h25, um vento típico das noites de outono soprava na região central de Sorocaba. É, nesse momento, quando a grande maioria dos cidadãos sorocabanos já retornou do trabalho para os seus lares, que uma equipe de profissionais da Prefeitura de Sorocaba e do SOS (Serviço de Obras Sociais), formada por cerca de 20 integrantes, às vezes mais, faz o caminho contrário e começa a percorrer as ruas da cidade, em busca de oferecer acolhimento a pessoas em situação de rua.
Algumas dessas pessoas encontradas apenas perambulam pelas ruas, sem destino certo. Outras se acomodam sobre pedaços de papelão, tentando adormecer e algumas, ainda, vasculham o lixo à procura de algo que tenha valor, como latinhas de alumínio ou restos de comida. O grupo que realiza essas abordagens sociais é formado por profissionais das Secretarias de Governo
(Segov), de Segurança Urbana (Sesu), da Cidadania (Secid), com sua Coordenadoria de Álcool e Outras Drogas junto à Divisão de Política para Pessoas em Situação de Rua, além da Secretaria da Saúde (SES). Também conta com o importante auxílio da Guarda Civil Municipal (GCM), da Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) e da Urbes – Trânsito e Transportes. Eles integram o programa “HumanizAção”, que, há quase dois anos e meio, segue essa mesma rotina, com o propósito de tirar essas pessoas da rua, oferecendo atendimento e um olhar atencioso às suas várias necessidades. Nas últimas noites, as ações têm sido reforçadas, estendendo-se ao longo das madrugadas mais frias.
Outro desafio implícito nesse trabalho é que um número significativo de pessoas abordadas também sofre com dependência química.
E se, no momento da abordagem, estão sob o efeito de álcool ou outras substâncias tóxicas podem estar menos abertas aos argumentos dos agentes sociais ou de saúde, que chegam até elas para oferecer cuidados e acolhimento.
Ao longo de terça-feira, por exemplo, as equipes do “HumanizAção” realizaram 69 abordagens especializa- das a pessoas em situação de rua, em 18 diferentes pontos da cidade, sendo que 24 delas aceitaram receber acolhimento no SOS.
Proporcionar uma revolução na vida de pessoas em situação de rua é a proposta do “HumanizAção” desde que o programa foi criado, em janeiro de 2021. As equipes trabalham para isso de domingo a domingo, 24 horas por dia.
Outra ação relevante das equipes do “HumanizAção” é recolher todos os materiais inservíveis deixados para trás, promovendo a limpeza dessas áreas e prevenindo a presença de pragas transmissoras de doenças, em uma iniciativa que favorece não apenas quem compartilha o espaço público, mas a população como um todo.
COMO AJUDAR - A população pode sempre colaborar com as atividades do programa, informando os locais da cidade onde haja pessoas em situação de rua necessitando de cuidados e acolhimento, assim como doando roupas, cobertores e alimentos. O contato pode ser feito pelo WhatsApp: (15) 99666-2636, que pode ser acessado 24h por dia, ou pelos telefones: (15) 32290777, do SOS; (15) 32126900, da Secretaria da Cidadania (Secid) e 153, da Guarda Civil Municipal (GCM).
Vereadora faz nova denúncia ao MP sobre compra de livros
A vereadora Iara Bernardi (PT), protocolou nova denúncia ao Ministério Público do Estado de São Paulo contra as compras milionárias para a educação, aprovadas pelo então secretário da Educação, Marcio Carrara e pelo Prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga.
Na justificativa da denúncia, a vereadora apresenta que a aquisição de materiais paradidáticos a serem utilizados no projeto de aprendizagem criativa para as escolas municipais de Sorocaba é genérica, sem embasamento pedagógico e objeto definido, e vai contra o que prevê o inciso II, da Lei Federal 10.520/2022, que determina que a definição do objeto deverá ser precisa, suficiente e clara, vedadas especificações que, por excessivas, irrelevantes ou desnecessárias, limitem a competição.
Ainda no documento, ressalta que a monta de R$40.146.981,90 se trata de um projeto vultoso, não sendo uma das ações que devem ser priorizadas pelo Plano Municipal de Educação de Sorocaba. Destaca-se também, que não há documentos ao Processo Licitatório que atestem a real necessidade desses materiais com respaldo de avaliações institucionais e nem pesquisa junto à comunidade escolar.
Diretora-Executiva: Elaine Zala
Editor Responsável: Lucas Machado
Jornal de circulação diária com distribuição gratuita Telefone / WhatsApp: (15) 3357-6512 Publicidade / Contato: comercial@metropolitano.net.br edital@metropolitano.net.br redacao@metropolitano.net.br www.metropolitano.net.br a opinião do jornal