Issuu on Google+

MEROS

Meros pelo Brasil no.10 Pesquisadores do PMB Criam Instituto durante o XX Encontro Brasileiro de Ictiologia O Projeto Meros do Brasil que em 2013 comemora 10 anos de esforços voltados para a pesquisa e conservação do mero (Epinephelus itaraja), escolheu o maior evento de ictiologia do Brasil para dar abertura às festividades.

No dia 31 de janeiro, durante jantar festivo do XX Encontro Brasileiro de Ictiologia o PMB lançou o selo postal comemorativo dos 10 anos. Na mesma ocasião o PMB anunciou a criação do Instituto Meros do Brasil, materializando um sonho antigo

estratégias para a conservação de ambientes costeiros e marinhos do Brasil e dando um importante passo em prol da continuidade das ações de pesquisa e conservação dos ambientes marinhos e costeiros que hoje abarcam sete estados brasileiros e envolvem mais de 40 pessoas entre técnicos, pesquisadores e colaboradores. Com um público de quase 400 pessoas todos foram presenteados com o selo postal e puderam apreciar a interpretação da canção “Itajara”, na voz de Márcio Novaes, músico e integrante da equipe.

Móvel, um grande número de visitantes e interessados nas ações do Projeto Meros do Brasil, na conservação dos meros puderam ter informações, tirar dúvidas, reencontrar e fazer novos contatos através do mesmo.

Nascido em Santa Catarina, mesmo ponto focal que o Projeto Meros do Brasil, o Mero Móvel percorrerá, até o final de 2013, todo litoral brasileiro passando pelos pontos focais do projeto: Santa Catarina, São Paulo, Espírito Santo, Bahia, Pernambuco, O Projeto Meros do Brasil teve sua presença marcada ao longo de todo evento, através de apresentações oral e de painel e também do Mero Móvel: Uma aventura transdisciplinar pelo litoral brasileiro, proposta que visa levar a educação ambiental através da cultura e por meios de comunicação ao público. Durante a passagem do Mero

Patrocínio Oficial:

www.merosdobrasil.org

Pará e Rio de Janeiro. O Mero Móvel terá como missão levar à população brasileira a conscientização da importância da conservação do mero (Epinephelus itajara) e seu habitat. O XX Encontro Brasileiro de Ictiologia, comemorou 30 anos de realização do primeiro EBI juntamente com a fundação Nupélia (Núcleo de Pesquisas em Limnologia, Ictiologia e Aquicultura) e o vigésimo EBI. Mais uma vez o evento promoveu uma intensa troca de conhecimentos, acesso aos maiores estudiosos de peixes do Brasil e do exterior. A equipe do PMB agradece e parabeniza aos organizadores e participantes pelo espetacular evento! Aproveitando a oportunidade, já está em andamento a organização da vigésima primeira edição do EBI que será realizada em 2015 na cidade do Recife (PE) tendo como instituição anfitriã a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Que venha o próximo EBI e novas comemorações! O Projeto Meros do Brasil é patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Ambiental.


Meros pelo Brasil N. 10