18 minute read

Salvaterra de Magos

Next Article
Madeira

Madeira

No coração do Ribatejo vai encontrar uma fonte de relaxamento e descontração.

Salvaterra de Magos tem a localização perfeita para uma paragem a meio caminho entre o Norte e o Algarve, perto das principais autoestradas e acerca de 35 minutos de Lisboa e Santarém.

Advertisement

Esta vila, em plena lezíria Ribatejana, era o destino de férias da corte e poderá agora ser o seu…

Em 1542, Salvaterra de Magos foi cedida ao Infante D. Luís, responsável pela construção do Palácio Real, do Teatro de Ópera e da Arena de Touradas. Aqui realizavam-se grandes caçadas ao javali, corridas de touros e espetáculos de ópera. No entanto, dessa época restam apenas a Capela Real e as instalações da Falcoaria que merecem, sem qualquer dúvida, uma visita. A falcoaria foi eleita em 2016 património

imaterial da humanidade. Além da exposição, pode ver o treino de uma ave, assistindo à sua demonstração de voo em liberdade, onde mostra a sua perícia na tentativa de captura de uma “falsa presa”. Outro ponto de interesse é a Aldeia Aviera de Escapourim. Durante anos, os pescadores de Vieira de Leiria passavam o inverno em Salvaterra de Magos. Esta aldeia, formada em meados dos anos 30,

é o testemunho destes pescadores sazonais, que aqui se foram fi xando e formando pequenas povoações. As suas tradicionais casas de madeira são pintadas com cores vivas e assentes em estacaria, para estarem protegidas das cheias.

Aproveite o momento, e uma vez estando em Escapourim, embarque à aventura no cruzeiro de passeio da Rio a Dentro, empresa local especializada em natureza, fauna e fl ora no rio Tejo.

Conhecem como ninguém este rio, tendo as embarcações e o conhecimento que lhes permite navegar pelos canais secundários. Além disso, têm a formação e a paixão que lhes permite identifi car aves e plantas pelos verdadeiros nomes.

Passe pelas Ilhas dos Cavalos, dos Amores e das Garças, entre outras, e usufrua de um passeio de 2h30 ou se preferir o de 1h30.

É-lhe também possível usufruir de um passeio de barco, promovido pela empresa Promartur. As embarcações têm capacidade para 12 ou 16 pessoas.

O percurso tem saída na Aldeia do Escaroupim ou de Valada do Ribatejo, passando pela Ilha dos Cavalos, Ilha dos Amores e Ilha das Garças. Para além do Escaroupim e de Valada do Ribatejo, é feita a passagem pela Aldeia da Palhota, outra aldeia Avieira, onde ao longo do percurso é referida a importância, as construções e as tradições da Cultura Avieira, assim como é explicada a pesca, as aves e a natureza no meio envolvente. No percurso de duas horas, além desta rota acima referida, é feita a entrada em alguns canais do rio, caso a maré permita, fi cando envolvidos pela natureza. As saídas são de hora a hora, geralmente entre as 10 horas e as 12 horas da parte da manhã, e das 14.30 horas e as 19 horas para ver o pôr do sol. Um passeio lindíssimo a acompanhar o sol e o regresso das aves à Ilha das Garças. Os restaurantes preparam vários pratos tradicionais como ensopado, caldeirada ou enguia frita com arroz de feijão, mas também torricado de enguias, à lagareiro, cataplana, massada, escabeche ou molhata. No entanto, encontramos também a gastronomia típica dos campinos que levavam consigo para o campo, como o torricado de bacalhau, pão torrado regado com azeite e alho, acompanhado de bacalhau assado lascado, a furjoca (carne de porco) confecionada na altura da matança do porco, sarrabulho, tripa e bucho.

E, como em qualquer outro destino em Portugal, não nos podemos esquecer da doçaria tradicional, barretes (queijada), enguias de salvaterra (biscoito), D. Dinis (queijada), bolos de erva doce e esturreca, pudim de ovos ou até mesmo o típico arroz doce. Para provar todas estas iguarias sugerimos alguns restaurantes típicos como o Restaurante «O Escaroupim”, que se situa mesmo junto ao cais de embarque e tem uma vista fantástica, a Quinta do Parque Real e o Restaurante o Zé do Moinho. Para lanchar e saborear os barretes pode sempre ir à conceituada Cabana dos Parodiantes.

Para poder desfrutar de todas estas experiências, nada melhor que fi car alojado no Salvaterra Coutry House! Um espaço que nos faz viajar para locais mais tropicais, mas com uma decoração contemporânea. Esta casa de campo de luxo é envolvida pelo jardim tropical e permite-nos relaxar em comunhão com a natureza.

Acorde com o som dos passarinhos, numa suite que transmite tranquilidade com as suas janelas panorâmicas podendo ver, logo pela manhã, o jardim e o terraço privado. Tudo é preparado a pensar no conforto dos seus hóspedes. As 4 suites contemplam casa de banho, lareira, entrada privada, kitchenettes totalmente equipadas e um pequeno-almoço que vem até si numa cesta, entregue na suite a qualquer hora.

Termine o dia a relaxar na piscina cercada pelo jardim tropical, medite junto ao lago com carpas japonesas, aproveite a sauna, o banho turco ou a banheira holandesa aquecida a lenha no jardim. Ficou curioso?

Para reservar o passeio de barco e o alojamento no Salvaterra Country House contacte uma das nossas agências. Temos preços especiais para si!

VALE A PENA CONHECER

ALGARVE

Quem é o Eng.º João Pedro Ferreira Caldas Fernandes?

João Pedro Ferreira Caldas Fernandes nasceu no Porto (1974), cresceu em Lisboa e tornouse “Algarvio” logo que atingiu a maioridade. Vive em Faro desde então, é licenciado em Engenharia do Ambiente e pós-graduado em Gestão Empresarial pela Universidade do Algarve. Tem apostado em formação avançada nas áreas da Gestão, Marketing, Turismo, Recursos Humanos e Ambiente, pelas universidades: ISCTE; Hospitality Management Institute, Ecole Hôtelière de Lausanne, Novaforum - Universidade Nova de Lisboa. É, atualmente, presidente da Região de Turismo do Algarve (RTA) e da Associação Turismo do Algarve (ATA). Entre outras funções, foi diretor das Escolas de Hotelaria e Turismo do Algarve, coordenador do Núcleo de Planeamento, Avaliação e Certificação do IEFP e docente na Unidade de Ciências Tecnologia Recursos Aquáticos da Universidade do Algarve.

O que o levou a abraçar este desafi o da presidência da RTA? A minha ligação à Região de Turismo do Algarve já existia tendo em conta que fui

Entrevista com Engº João Fernandes

Presidente RT Algarve

membro da Assembleia Geral e, antes de ser eleito Presidente, exercia a função de VicePresidente desta entidade.

Foi, portanto, a possibilidade de continuar a contribuir para um projeto que defende o desenvolvimento turístico, económico e social da região, bem como de implementar novas ideias para projetar ainda mais aquele que é o principal destino turístico de Portugal. A diversifi cação da oferta turística e dos mercados emissores de visitantes para a região, bem como a geração de novas motivações de visita mais prolongadas ao ano, considerando a sazonalidade do destino; o desenvolvimento sustentável do Algarve; a captação e retenção de talentos, mas também a formação dos recursos humanos; a captação de investimentos e a modernização tecnológica fazem parte do programa que apresentei e que hoje continuam a ser eixos prioritários da atuação da RTA. Por outro lado, o apoio manifestado pelas principais associações do setor do turismo na região à minha candidatura, reforçou a vontade de assumir essa responsabilidade. De que forma a RTA participa da dinamização do turismo do Algarve? O Turismo do Algarve colabora, de perto e ativamente, com o tecido empresarial da região, com os órgãos da administração central e local e demais entidades que possam apoiar à prossecução dos objetivos que temos defi nidos para o destino. Delineámos um novo Plano de Marketing Estratégico, em março do ano passado, que refl ete as nossas decisões e que já teria sido apresentado publicamente não fosse a atual situação pandémica. Diria, de forma ampla que, para além do que mencionei anteriormente, a nossa atuação tem-se centrado na promoção do destino e

na retoma da acessibilidade aérea à região. O contexto atual levou-nos a reforçar a nossa participação para apoiar a recuperação da atividade turística e, consequentemente, das empresas. Não obstante e no que diz respeito à dinamização do turismo do Algarve, destaco o trabalho que tem sido desenvolvido, em contexto de proximidade, com as autarquias e os demais promotores de eventos para, em conjunto, conseguirmos dar mais escala às iniciativas que acontecem na região, ao longo do ano.

Sob a chancela do Turismo do Algarve, editamos publicações próprias assentes em produtos turísticos que estão a ganhar maior expressão junto dos visitantes, como acontece com o Turismo de Natureza, e criamos campanhas de comunicação próprias que veiculamos em multiplataforma e são direcionadas para públicos-alvo não residentes na região, seja nos chamados mercados de proximidade (como são Portugal e Espanha) ou noutros grandes emissores de turistas para o Algarve como são o Reino Unido, Alemanha, Irlanda, Holanda ou França. A Região de Turismo dispõe também de uma rede de 20 Postos de Turismo, que estão temporariamente a servir de apoio e a prestar informações úteis aos empresários do setor afetados pela pandemia, mas que em condições normais asseguram a disponibilização de informação turística, a comercialização de produtos regionais e a promoção do Algarve. De salientar ainda que, sendo a RTA associada fundadora da Agência Regional de Promoção Turística (ATA) e acumulando eu a presidência da RTA com a da ATA, temos intervenção na defi nição da promoção internacional do destino.

Há uma ideia generalizada de que o Algarve está muito ligado a praias e vida noturna. O que mais o Algarve tem para oferecer, fora da caixa?

O Algarve é um destino multifacetado, que vai muito além do tradicional “sol e mar”. Este é um dos principais atrativos turísticos e, ainda o ano passado, a região voltou a ser distinguida como “Melhor Destino de Praia do Mundo em 2020” nos World Travel Awards, os Óscares do turismo mundial. Contudo, existe uma oferta diversifi cada que atrai cada vez mais visitantes. No golfe, por exemplo, o destino preserva os seus atributos reconhecidos internacionalmente e nos anos mais recentes o país e a região foram por diversas vezes eleitos “Melhor Destino de Golfe do Mundo”. A par desta oferta mais consolidada, a região tem igualmente crescido no Turismo de Natureza, Turismo Náutico, Desportivo, Autocaravanismo, Turismo de Negócios, Turismo Residencial e mesmo enquanto opção, para muitos, como um território com especiais aptidões para o trabalho à distância.

A região do Algarve terá sido das mais afetadas no setor turismo em Portugal, com a pandemia de covid19. De que forma se adaptaram a esta fase? Recordo que o Turismo do Algarve trabalhou desde a primeira hora com a Administração Regional de Saúde, por exemplo, na implementação de protocolos sanitários nas empresas do setor. O Algarve foi das primeiras regiões do mundo a apresentar um “Manual de Boas Práticas – COVID-19” e o Turismo de Portugal foi igualmente pioneiro no “Selo Clean&Safe”.

Por exemplo, as regras sanitárias criadas no ano passado pela Agência Portuguesa do Ambiente para a abertura da época balnear foram construídas com base numa proposta que o Turismo do Algarve apresentou e que havíamos solicitado previamente a um concecionário do Algarve (Vilamoura). Também desde o primeiro momento que acompanhamos de perto a realidade local e sabemos que os diferentes agentes do setor nunca baixaram os braços tendo-se verifi cado um incrível esforço de resiliência e de constante adaptação, face aos sucessivos desafi os. Mas a verdade é que o Turismo está a viver praticamente em contexto de “estado de emergência” e é urgente retomarmos a

atividade, pois existe um desgaste acumulado. É necessário garantir a sobrevivência das empresas e dos postos de trabalho, sem os quais não há capacidade para abraçar a retoma! Mantemo-nos como a região de Portugal continental que tem apresentado os melhores indicadores epidemiológicos e temos condições para receber turistas de diferentes origens. As últimas informações apontam para que apenas após a Páscoa seja possível equacionar atividade turística. Por isso, até lá, o grande desafi o, para o qual todos estamos convocados, é o de conseguirmos debelar defi nitivamente esta recente vaga pandémica. Durante estes meses, o empenho do Turismo do Algarve tem sido direcionado para recuperar a perceção de destino seguro nos mercados externos, assegurar ligações aéreas e comunicar a disponibilidade e as condições para acolher turistas. Estando garantido que o destino é seguro, comunicamos essa realidade e geramos motivos de interesse para a visita. Neste sentido, a realização de grandes eventos entre abril e maio, como o Portugal Masters de golfe e as etapas do Grande Prémio de Moto GP e do Grande Prémio da Fórmula 1, mas também a Volta a Portugal em bicicleta e quatro competições internacionais de Vela – sendo • 36 •

que, para julho, está também já marcado mais um campeonato desta modalidade -, são excelentes oportunidades para comunicarmos ao mundo um destino seguro e pronto a receber.

Acresce que antecipámos com as principais companhias aéreas que servem a região a realização de campanhas conjuntas de destino. Por outro lado, o facto de se ter conseguido a manutenção da base da Ryanair, em Faro, e de se ter assegurado uma nova base da EasyJet, cuja inauguração está prevista acontecer ainda em março (as mais representativas para o Algarve com mais de 60% dos passageiros desembarcados no aeroporto), dá-nos uma vantagem fundamental, numa altura em que

é fundamental continuarmos a comunicar, nomeadamente nos mercados externos, a segurança no destino e as boas condições para acolher turistas, assegurar ligações aéreas e gerar motivos de interesse para a visita à região, num calendário de iniciativas que se prolongue no tempo. É claro que estamos dependentes da volatilidade da evolução da situação, da aplicação faseada do programa de desconfi namento e do plano de vacinação, sabendo que, na região do Algarve, estamos prontos para receber assim que exista luz verde para o fazermos. todas as companhias aéreas estão a reduzir frotas e tripulações, com as expectáveis consequências ao nível das rotas a estabelecer. Ou seja, também o Turismo do Algarve nunca baixou os braços e encontramo-nos preparados para voltar a acolher visitantes nacionais e estrangeiros, assim as condições o permitam.

O que a RTA pretende fazer para dinamizar o turismo, tendo em conta as novas limitações que se preveem existir neste verão, período forte na região? Devemos prosseguir com o trabalho que temos vindo a fazer e que mencionei anteriormente:

Que mensagem gostaria de transmitir aos leitores da nossa revista, sendo eles um público fi el às viagens? Deixo uma mensagem de otimismo, com a confi ança de que o Algarve continuará a fazer parte das suas escolhas. Sabemos que os últimos meses mostraram a necessidade de se encontrar um novo equilíbrio nos comportamentos individuais e em grupo e esta transformação está a gerar novas tendências no Turismo, mas também sabemos que o Algarve tem uma panóplia enorme de soluções e experiências que permitem continuar a viajar em segurança, com a qualidade da experiência que tanto nos caracteriza. Estamos todos a precisar de nos sentirmos livres e seguros, outra vez!

O ALGARVE

Localizado no extremo sul de Portugal, oferece uma paisagem diversifi cada, um clima extremamente agradável, durante todo o ano, e uma lista interminável de atividades e experiências para realizar. Ao longo da costa algarvia pode encontrar praias e locais que se adaptam a todo o tipo de turistas, desde os que procuram a animada vida noturna da maravilhosa e vibrante Lagos até aos que desejam a tranquilidade de Sagres.

Lagos é o nosso destino, cidade algarvia conhecida pela sua velha muralha, pelos penhascos e praias. A não perder o Farol da Ponta da Piedade, a Praia do Camilo, a Meia Praia, a Praia de Porto de Mós, a Praia Dona Ana, a Praia dos Estudantes, a Praia do Pinhão, a Praia do Canavial, a Igreja de Santo António e a rua da Barroca.

Se é amante de golfe, Lagos é o lugar perfeito para si, com campos que permitem a prática desportiva, durante todo o ano, como é o caso do Boavista Golf, Espiche Golf e Palmares Golf. Para os amantes dos desportos náuticos, em Lagos também pode desfrutar de inúmeras atividades aquáticas como paddle, jet ski e canoagem, assim como deve também experimentar o Wake Salinas, que é um Cable Park onde pode praticar wakeboard e wakeskate. Em terra pode explorar a Barragem da Bravura e a Mata de Barão de São João, esta última com

infraestruturas lúdico-desportivas – circuito de manutenção com obstáculos pré-construídos e 6 percursos pedestres/ BTT. Quando chegar à hora do descanso, o Mercado das Viagens aconselha-o a fi car no Hotel Iberostar Selection Lagos Algarve. É um hotel 5 estrelas, situado na extensa Meia Praia, a apenas 4 minutos da histórica cidade de Lagos e é um impressionante miradouro oceânico com serviços de luxo, que lhe permite contemplar um magnífi co pôr-do-sol. Neste hotel pode desfrutar de 4 piscinas, sendo uma delas aquecida, ou relaxar no completo spa com um ambiente futurista e intimista. O serviço “Tudo Incluído” aproxima-o da conceituada gastronomia portuguesa. Este alojamento compreende ainda uma vasta seleção de serviços, sempre focados no conforto dos seus hóspedes, nomeadamente, atividades para crianças e internet de alta velocidade grátis, bar/lounge com música ao vivo, um centro de fi tness com ginásio/sala de exercícios, aluguer de automóveis, serviço de receção durante 24 horas e serviço de lavandaria.

Se a sua estadia se englobar num contexto empresarial, poderá usufruir das salas de reuniões e centro de negócios, com acesso à internet. O grupo Iberostar continua a trabalhar numa série de ações de higiene, segurança e saúde nos seus diferentes destinos e no seu compromisso de cuidar do cliente, do colaborador, do fornecedor, dos parceiros comerciais e, além disso, do meio ambiente. Em tempos de COVID, fortalecemos e enriquecemos os nossos procedimentos e protocolos. Essa nova forma de cuidado coletivo está presente em todas as atividades, espaços e

Escapadinhas

protocolos do hotel, permitindo uma experiência mais personalizada e consolidando a nossa liderança em turismo responsável. Seguindo as recomendações das autoridades públicas e das instituições de saúde, desenvolvemos medidas orientadas a cuidar dos funcionários e garantir a experiência do cliente, implementando novos procedimentos nos restaurantes e nas receções (check-in), entre outros. O objetivo é fazer com que o cliente se sinta mais seguro do que nunca, para que possa deixar de lado as preocupações e se sentir tão confortável como sempre.

Algarve

Mercado das Viagens

(+351) 910 427 248 geral@mercadodasviagens.pt RNAVT: 6134 Mercado das Viagens – Almada

Rua Fernão Lopes Nº1 R/C 2800-171 Almada (+351) 210 862 418 | (+351) 928 050 054 almada@mercadodasviagens.pt RNAVT: 7512 http://www.almada.mercadodasviagens.pt Mercado das Viagens – Aveiro

E.N. 109, Galeria C. Pingo Doce, Loja 14 3800-042 Aveiro (+351 ) 234 304 234 |(+351) 966 572 630 aveiro@mercadodasviagens.pt RNAVT: 7532 http://www.aveiro.mercadodasviagens.pt

Mercado das Viagens – Barcelos

Av. Alcaides de Faria 131 Arcozelo 4750-106 Barcelos (+351) 253 067 302 | (+351)914 566 736 barcelos@mercadodasviagens.pt RNAVT: 4130 http://www.barcelos.mercadodasviagens.pt

Mercado das Viagens - Campo Pequeno

Avenida João XXI, 72 Lj 3 | Galerias Via Veneto 1000-304 Lisboa campopequeno@mercadodasviagens.pt RNAVT 7611 Mercado das Viagens – Braga

CC Minho Center Av Robert Smith Fraião 4715-249 Braga (+351) 253 088 554 | (+351) 910 022 508 braga@mercadodasviagens.pt RNAVT: 4130 http://www.braga.mercadodasviagens.pt

Mercado das Viagens - Castelo Branco

Rua Nova da Fonte lt 17 - n4 6000-461 Castelo Branco castelobranco@mercadodasviagens.pt RNAVT: 7703 http://www.castelobranco.mercadodasviagens.pt Mercado das Viagens - Caldas da Rainha

R. Dr. Leonel Sotto Mayor 46, lj50 2500-227 Caldas da Raínha (+351) 262 144 897 |(+351) 916 373 370 caldasdarainha@mercadodasviagens.pt RNAVT: 8065 http://www.caldasdarainha.mercadodasviagens.pt

Mercado das Viagens – Famalicão

Praça 9 de Abril, 40 4760-109 Vila Nova de Famalicão famalicao@mercadodasviagens.pt RNAVT: 4126 http://www.famalicao.mercadodasviagens.pt

Mercado das Viagens – Gondomar

Rua 5 de Outubro, 37 4420-086 Gondomar gondomar@mercadodasviagens.pt RNAVT: 6763 http://www.gondomar.mercadodasviagens.pt

Mercado das Viagens – Maia

Loja Online maia@mercadodasviagens.pt RNAVT: 8113 http://www.maia.mercadodasviagens.pt Mercado das Viagens – Guimarães

Centro Comercial Triângulo lj 3 Av. De São Gonçalo 4810-525 Guimarães guimaraes@mercadodasviagens.pt RNAVT: 6592 http://www.guimaraes.mercadodasviagens.pt

Mercado das Viagens – Montijo

Largo da Caldeira nr. 268 2870-186 Montijo montijo@mercadodasviagens.pt RNAVT: 7412 http://www.montijo.mercadodasviagens.pt Mercado das Viagens – Mafra

Rua José Gomes Salvador, 8 2655-468 Ericeira mafra@mercadodasviagens.pt RNAVT: 7394 http://www.mafra.mercadodasviagens.pt

Mercado das Viagens - Paços de Ferreira

Praça Dr. Luís, nº 78 4590-529 Paços de Ferreira pacosdeferreira@mercadodasviagens.pt RNAVT: 6100 http://www.pacosdeferreira.mercadodasviagens.pt

Mercado das Viagens – Sines

Rua da Alegria 2B 7520-180 Sines sines@mercadodasviagens.pt RNAVT: 7614 http://www.sines.mercadodasviagens.pt Mercado das Viagens - Vila Verde

Loja Online vilaverde@mercadodasviagens.pt RNAVT: 4126 http://www.vilaverde.mercadodasviagens.pt Mercado das Viagens – Viseu

Rua Quinta da Alagoa, lote 202 - Fracção B 3500-606 Viseu viseu@mercadodasviagens.pt RNAVT: 8678 http://www.viseu.mercadodasviagens.pt

This article is from: