2 minute read

Troféu Honra ao Mérito

Troféu Honra ao Mérito Manifesta LGBT

Advertisement

Preconceito, discriminação e violência fazem parte da rotina de luta diária de pessoas da comunidade LGBTQIA+ onde quer que seja. No Brasil, por exemplo, a situação é alarmante. Além de ser o país que mais mata pessoas da comunidade, os estigmas que rodeiam esse grupo não permitem o avanço em relação às garantias públicas de direitos básicos a essa população.

Diante desta realidade e levando em consideração a importância do apoio à causa, o Prêmio Amazonense de Propaganda e Marketing deste ano, por meio da entrega do Troféu Honra ao Mérito, dedicado ao reconhecimento de organizações e instituições socialmente engajadas, homenageia a Associação Manifesta LGBT+ pelo seu trabalho e contribuição para a sociedade nortista.

Fundada em 2017, com o objetivo de desenvolver ações para a promoção de direitos da população LGBTQIA+, a Associação Manifesta LGBT+ atualmente possui mais de 50 associados, que desenvolvem projetos e iniciativas. Dentre as principais iniciativas desenvolvidas pela equipe, está a Casa Miga, a primeira casa de acolhimento LGBTQIA+ da Região Norte.

Além de acolher, representar e promover, a Casa Miga também desenvolve ações e atividades voltadas para educação e formação dos acolhidos e pessoas da comunidade. Inaugurada em 17 de agosto de 2018, a casa de acolhimento é referência no amparo de refugiados e membros da comunidade que vivem em situação de abandono. Desde o início do projeto, há pouco mais de três anos atrás, até julho de 2021, foram mais de 110 pessoas acolhidas, entre brasileiros, cubanos e venezuelanos.

Apesar da relevância, necessidade e importância do trabalho que é feito, a casa permanece sem ajuda pública e sobrevive apenas do auxílio de parceiros como a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) e outras organizações. Além disso, o auxílio vem por meio de campanhas nacionais e internacionais, amigos e doadores pontuais.

Em entrevista à Mercadizar, Karen Arruda, Presidenta do Manifesta, falou sobre a felicidade de receber a homenagem:

“Estamos muito felizes e honrados de estarmos recebendo um prêmio pelo trabalho que a Associação desempenhou em todos esses anos. Enquanto Presidenta, eu me sinto muito honrada e privilegiada de representar o trabalho de várias pessoas. Durante esse período, ver o número de pessoas que nós já conseguimos ajudar é muito satisfatório, o nosso foco tem sido em ajudar pessoas de uma forma real e é o que temos feito.”

This article is from: