Page 1


Expediente DIREÇÃO Yumi Okamura REDAÇÃO Yumi Okamura COLUNISTAS CONVIDADOS Alagoas (Belle Accioly) • Curitiba (Ana Cos ta, Emelin Leszczynski, Simone Bello, Tiom Kim, Thirson Silva) • Distrito Federal (Wilma Magalhães) • Flórida (Kelly Batis ta) • Goiás (Fausi Humberto) • Las Vegas (Ciro Batelli) • Nova Iorque (Orlando Kessler) • Paraíba (Rogério Freire) • Piauí (Mauro Veras) • Rio de Janeiro (Claudio Andrade) • Rio Grande do Sul (Luciano Baumgardt) • Rondônia (Zuza Carneiro) • Salvador (Yin Yee Carneiro) • Santa Catarina (Danny Reis) • São Paulo (Ovadia Saadia) • Tocantins (Fátima Fernandes) JORNALISTA RESPONSÁVEL Emelin Lesczynski DRT/PR 6067 | emelinrl@gmail.com DEPARTAMENTO COMERCIAL Yumi Okamura | yumi@revistaautoestima.com.br FOTÓGRAFO Diuly Venson REVISÃO DE TEXTO Ana Costa e Thirson Silva PROFISSIONAIS COLABORADORES Akim Neto, Alessandra Assad, Christian Barbosa, Cibele Nardi, Clínica Lipari, Clínica Nutrocare, Dárcio Cavallini, Dominique Magalhães, Fabiano Brum, Francisco de Paola, Eduardo Shinyashiki, Ernes to Berg, Heloísa Capelas, Jerônimo Mendes, Josué Lemos da Silveira, Kelly Batista, Leide Alberdoni, Lélio Braga Calhau, Marcos Kozlowski, Pâmi Garcia, Sebas tian Koom, Sergio Savian, Shalimar Catramby, Soraia Lima, Thaiane Andretta, Valéria Borges da Silveira, Vivamil e Willian de Freitas Pedroso. A revista Autoestima é uma publicação quadrimestral da Editora Yumi Publicidade Ltda. CNPJ 03.914.568/0001-06. REDAÇÃO, PUBLICIDADE E ADMINISTRAÇÃO Rua Presidente Beaurepaire Rohan, 365 / Cristo Rei Curitiba-PR/ Brasil / 80.050-340 / Fone/Fax: (41) 3319-4559 yumi@revistaautoestima.com.br Assinaturas podem ser obtidas pelo site www.revistaautoestima.com.br RESPONSABILIDADE Os textos assinados ou afirmações contidas nesta revista são de responsabilidade de seus autores, não refletindo necessariamente a opinião política dos editores. É proibida a reprodução total ou parcial de textos e imagens por qualquer meio sem autorização. DIREÇÃO DE ARTE Mel Yzumi Okamura Kumagai mel.yzumi@gmail.com Crédito de imagens: Shutterstock


Editorial Positivismo sempre. Estamos passando por um momento histórico e cheio de expectativas políticas, e não está sendo fácil para ninguém. Com isso, aprendemos a analisar, pensar mais e refletir muito sobre tudo. Principalmente sobre mudança de hábitos e valores. A vida tem seus altos e baixos, nos faz crescer, faz com que aprendamos mais para conseguir, na verdade, driblar a vida. O grande segredo de tudo sempre é a maneira de pensar. É preciso pensar da maneira mais positiva possível e não deixar com que o negativo domine nossos pensamentos, pois é mais fácil desistir do que se manter animado. Tudo que acontece para nós é como se fosse uma provação, algo que precisávamos que acontecesse, para vermos o quanto somos capazes. Veja quantos casos de pessoas piores que nós, e agradeça sua vida. Pessoas que vêm ao mundo para sofrer e que nos corta o coração, e o porque disso tudo? Mas não quero falar de coisas tristes, e sim, da forma que devemos conduzir nossas vidas nesse momento. Pensar nos amigos, lembrar de ligar ou mandar uma mensagem gostosa de saudades, olhar as pessoas da nossa família e dizer o quanto você os ama, abrir um sorriso e cumprimentar mais as pessoas que não conhece, contagiar os outros com palavras doces e de alegria sempre. Todo mundo gosta de estar perto das pessoas positivas e de energia boa; lembre sempre disso, pois isso só faz as pessoas se aproximarem de você. Agradecer a Deus pelas coisas boas que acontecem e que possui, tanto materialmente, como espiritualmente. Você é o que “pensa e demonstra ser”, por isso, mesmo com problemas, lembre que as pessoas não têm nada a ver com os seus, e não descarregue seu emocional em quem está sempre perto, muitas vezes seu parceiro(a) ou filhos. Viemos a essa vida para nos realizar mas, principalmente, para fazer o bem. E a vida nos trará o que merecemos pelas atitudes que tomamos. A vida é uma só e ela está aí, para ser bem vivida, de forma sadia e feliz. Por isso, pratique o bem-querer e a bondade que a vida se encarregará do resto.

Abraço carinhoso,

Yumi Okamura


REVISTA

AUTOESTIMA REVISTA

AUTOESTIMA

Índice Garota da capa

Quando o dom é fazer o outro feliz 6 motivos para deixar a preguiça de lado Pare de inventar desculpas para tudo Síndrome do pânico: o que me espera amanhã? Workaholic X Lovework Gentileza gera transformação Para homens: como vou... ao trabalho Cultivando a empatia 5 principais gafes de casamento Sete razões pelas quais a maioria não consegue sair do lugar 3 coisas que fazem o homem cair de amores por uma mulher Educação financeira Sol: de vilão a mocinho Conheça 5 dicas para começar o ano com o pé direito no amor Coisas pequenas Timidez nunca mais Marketing pessoal: 5 dicas para não cometer gafes nas redes sociais Pai rico, filho nobre e neto pobre Ninho vazio Perdão no casamento Dinheiro traz felicidade? 9 coisas importantes ao administrar conflitos Os anjos de Deus Quando procurar um nutrólogo? Meditação como busca para felicidade Emagrecimento rápido e saudável Adeus às varizes! Kaká: o astro de futebol na terra do Tio Sam O retrato de brasileiros que alcançaram o sucesso nos EUA É possível ser solteiro e feliz?

15 16 19 21 22 25 27 28 31 33

Capa Graziele Thomaz Borges Gavazzoni Empresária

Produção Ione e Debora Camargo

34 37 38 41 42 45 47 48 51 53 54 57 58 61 62 65 67 68 71 73 77

Cabeleireiro Sherlock Palmieri Maquiagem Kailah Yarck Fotógrafa Diuly Venson

Capa AE+ Renan Dalprá Empresário e Modelo Fotógrafo Raul Portugal Produção 7CAMICIE


GAROTA DA CAPA

Empresária

Graziele Gavazzoni vida, por estar em comunhão com Deus, e por ser guerreira como minha mãe, buscando a junção de mulher, mãe, esposa, amiga, profissional e sonhadora. Essas funções femininas parecem árduas e, às vezes, pensamos em desistir. Mas a vida é feita de superações e conquistas e, enquanto houver sopro de vida, estarei lutando pelos meus sonhos!”, diz emocionada.

REVISTA AUTOESTIMA

G

raziele Gavazzoni, 30 anos, mais conhecida como Grazi, é filha única e nasceu em Goiânia, mas foi criada em Curitiba. Estreou na carreira de modelo aos 13 anos, em concursos de beleza e, mais tarde, integrou o Miss Curitiba, onde conquistou o 4º lugar. Formada em Administração de Empresas, atuou no mercado financeiro por 6 anos. Deu uma pausa para dedicar-se ao nascimento da sua filha, Gabriella e, juntamente com seu esposo, Jackson Gavazzoni, empresário do ramo alimentício, ela também é empresária atualmente. Em 2015, inaugurou a loja Space Store, em sociedade com a Academia Space Gym. “Este foi um projeto de Deus pra mim, pois havia tempo que sentia a necessidade de voltar ao mercado de trabalho e, como gosto de moda e de manter a saúde com exercícios físicos, a loja veio para complementar. Adaptamos propostas de “roupas de academia”, para produções que esbanjam personalidade para os dias de hoje. Com carinho, pensamos na moda fitness para transitar com estilo entre a academia e as ruas, mostrando alternativas para transbordar feminilidade, focando em sentir-se bem e não criando regras de beleza. O importante é cuidar da saúde, e o conforto na hora do treino é indispensável!” É sempre possível treinar com grande estilo, comenta Grazi. “Eu, Grazi, nada mais sou do que gratidão”, afirma. “Agradeço constantemente pela

17


Quando o dom é

fazer o outro feliz

REVISTA AUTOESTIMA

VOCÊ CERTAMENTE JÁ OUVIU ALGUÉM CONTAR, OU SENTIU NA PRÓPRIA PELE, A ALEGRIA QUE UM ATO DE ALTRUÍSMO PODE PROPORCIONAR.

18

Fazer alguém sorrir, estender a mão para auxiliar na solução de um problema, servir de ombro para um amigo ... Por que será que nos sentimos afortunados com estas atitudes? Praticar o Dom também está relacionado a proporcionar satisfação ao outro, acredite. Podemos, a partir disso, encontrar alegria em viver. Em meu livro “O que falta para você ser feliz?”, comento que “ajudar” ao próximo é uma das categorias na qual a pessoa pode encontrar seu Dom. Neste quesito, estão inclusos aqueles tipos de profissões em que o foco é essencialmente auxiliar as pessoas a resolverem seus problemas: terapeutas, médicos, líderes espirituais, professores (sim!), etc. Encontramos ainda aqueles que, além de suas atividades remuneradas, encontram tempo para se dedicarem a alguma atividade de caridade. Em retribuição, ganham sorrisos, abraços, carinho... Gratidão. Toda boa ação gera uma reação igualmente boa. O ser humano que faz parte deste grupo, não sofre em deixar-se um pouco de lado para o benefício do próximo, pelo contrário: esta é sua realização. Grandes personalidades da nossa história cumpriram esse papel na religião: é o caso de Madre Teresa de Calcutá, Padre Antônio Vieira, Chico Xavier. A caridade era o Dom deles.

Posso citar duas pessoas na atualidade que apresentam esta característica: Papa Francisco e o médium espírita brasileiro Divaldo Franco. Ambos os líderes religiosos fizeram de suas habilidades próprias muito mais do que uma maneira de viver. Francisco veio para revolucionar muitos dos pensamentos católicos, condenando inclusive, a intolerância para com os homossexuais, assunto ainda considerado tabu para a Igreja Católica. Ambos com suas capacidades de mobilização, fé e espiritualidade semeiam o bem ao semelhante, a tolerância e a paz. Divaldo realiza um projeto social grandioso que transformou e ajudou mais de 160 mil pessoas. A construção, erguida em 1952 por iniciativa do médium, atualmente conta com o auxílio de 400 voluntários, ajudando aos assistidos a saírem da miséria com acesso à escola e desenvolvimento de uma profissão. Divaldo também é responsável pela psicografia de 258 livros que resultaram na venda de dez milhões de exemplares. Toda renda obtida é transferida para as obras de caráter social. Alguns dos seus seguidores afirmam que o maior aprendizado obtido com ele é a percepção de que ajudar o próximo é a maior benção da vida.


COMPORTAMENTO Nem todos precisam ser líderes religiosos ou dedicarem-se integralmente para ajudar outras pessoas, mas o questionamento é válido: Será que para sermos mais felizes, não precisamos ser menos egoístas e pensarmos um pouco mais na felicidade dos outros? “Ajude o companheiro que segue pelo seu caminho. Aproxime-se e ofereça-lhe amizade. Coloque ao alcance dos outros a fonte generosa da sua amizade, oferecendo as águas cantantes da simpatia fraterna. O verdadeiro amor surge na urna da amizade honesta como joia preciosa da verdadeira afeição. Amizade é luz no caminho – clareie sua estrada”.

“Quantos desertos tem o ser humano de atravessar ainda hoje! Sobretudo o deserto que existe dentro dele, quando falta o amor à Deus e ao próximo, quando falta a consciência de ser guardião de tudo o que o Criador nos deu e continua a dar”. Papa Francisco

REVISTA AUTOESTIMA

Divaldo Franco

Por Dominique Magalhães 19


use innit @useinnit

w w w. u s e i n n i t . c o m . b r


SAÚDE

6 motivos para deixar a

preguiça de lado 1 - Meia hora por dia é suficiente para deixar de ser sedentário. Os 30 minutos podem ser contínuos ou divididos, ainda, em três períodos de 10 minutos cada. Encontrar uma atividade que combine com o estilo de vida individual é o que vai diminuir as chances de interrupções da rotina de treinos. 2 - Praticar atividade física regular, na maioria dos dias da semana, diminui o risco de desenvolver doenças no coração, pressão alta, osteoporose, diabetes e obesidade. 3 - Está difícil começar a treinar? As pequenas mudanças de hábitos diários já ajudam muito, como trocar elevadores por escadas, deixar o carro por um dia na semana na garagem, passear com cachorro, cuidar da limpeza da casa ou lavar o carro, entre outros, que já fazem o organismo entender que precisa se movimentar.

4 - Duas horas de atividades anaeróbicas (musculação localizada), por semana, além dos 30 minutos de caminhada ou corrida intensa por dia melhoram significativamente o aparecimento de doenças causadas pelo sedentarismo. 5 - Um minuto de atividade física intensa é compatível com dois minutos de atividade moderada. Caminhada em ritmo acelerado pode ser uma atividade moderada. Já a corrida pode ser considerada uma atividade intensa. 6 - Depois de aderir a todas as dicas acima, é só colher os benefícios como: a diminuição do apetite, a melhora do humor, a perda de gordura (emagrecimento), o enrijecimento dos músculos, a melhora da imunidade e o retardo do envelhecimento. Por Willian de Freitas Pedroso

REVISTA AUTOESTIMA

Entre os inúmeros mitos e verdades sobre a prática de atividades físicas, enumeramos:

21


COMPORTAMENTO

Pare de inventar desculpas

para tudo

S

empre digo que todo mundo tem um lado claro e outro escuro. O claro é aquele que nos faz tomar decisões, é nele que as coisas acontecem. No entanto, no lado escuro, as coisas ficam nebulosas e existe muita insegurança, o que faz com que as pessoas criem desculpas para determinadas situações. Aliás, acredito que todo mundo vai dar desculpas uma hora ou outra, afinal, existem momentos em que, naturalmente, surge uma certa preguiça. O problema é quando isso se torna crônico. No ambiente de trabalho, por exemplo, onde as desculpas estão cada vez mais presentes, a questão fica evidente quando um profissional deixa de ter resultados e as justificativas passam a imperar. Caso você trabalhe em uma empresa ou seja um gestor, uma forma simples de enxergar esse problema é pensar que todo mundo tem uma balança, por isso, avalie a equipe da seguinte forma: quanto tem de desculpa no dia a dia? É preciso ver se isso não está interferindo no resultado ou, até, superando os resultados obtidos. É como diz aquela famosa frase: somos contratados por nossas habilidades técnicas e demitidos por nossas atitudes comportamentais. Ou seja, o excesso de desculpas pode ser o responsável por uma demissão.

Vale destacar também que, em grande parte das vezes, a raiz de tudo está na expressão “eu não tive tempo”. Essa é a pior das desculpas! É preciso entender que o problema não é a falta de tempo e, sim, você que não escolheu priorizar a tarefa que deveria ser feita. É preciso pensar nisso: será que você está dando desculpas demais ou será que está gerando resultados para a sua empresa, vida, equipe e assim por diante? Pessoas que não geram resultados são profissionais que ficam naquele time com quem ninguém quer trabalhar e que, simplesmente, patinam em vez de caminhar na direção daquilo que almejam. É preciso ser mais forte que as desculpas. Um exemplo prático é aquele momento do dia em que você fica em dúvida se deve ir para a academia ou não. Pense da seguinte forma: se for para a academia, vou me sentir bem e ficar mais disposto. Ao visualizar a situação, você fica livre da desculpa interna (como a maioria faz), seu lado escuro começa a ficar mais claro e, com isso, sai do lugar e começa a fazer aquilo que deveria fazer. O mundo está cheio de desculpas, não seja mais um a ficar inventando justificativas para tudo e todos. Em vez disso, crie questionamentos para vencer as desculpas e tornar o seu dia muito mais produtivo.

REVISTA AUTOESTIMA

TODOS NÓS CONHECEMOS PESSOAS QUE ESTÃO CHEIAS DE DESCULPAS E COM POUCO RESULTADO. GERALMENTE, INDIVÍDUOS COM ESSE HÁBITO TÊM JUSTIFICATIVAS PARA TUDO, SEJA NO TRABALHO, NA FAMÍLIA, NA ACADEMIA OU EM QUALQUER SITUAÇÃO.

Por Christian Barbosa 23


Síndrome do pânico:

o que me espera amanhã?

QUANDO NÃO CONSEGUIMOS CONCILIAR O SONO E, DURANTE O DIA, FICAMOS PENSANDO NA SITUAÇÃO QUE PARECE SEM SOLUÇÃO, RUMAMOS PARA O DESESPERO. NÃO ADIANTA ROLAR PELA CAMA, VIRAR DE UM LADO PARA O OUTRO, CONTAR NUVENS OU CARNEIRINHOS; TODAS AS TENTATIVAS PARECEM SER EM VÃO. O SONO ESTÁ MUITO DISTANTE.

REVISTA AUTOESTIMA

P

24

or mais que nos esforcemos em encontrar uma solução, maior fica o problema, que parece criar uma forma incomensurável. O caminho para o trabalho parece longo e interminável. Às vezes, torcemos para não chegar, porque sabemos que, quando atingirmos a porta de entrada do prédio onde trabalhamos, iniciaremos a grande batalha. O coração acelera preparando-se para o ataque do inimigo invisível. Finalmente ocupamos nosso local de trabalho e tentamos iniciar nossa função profissional. A solução ainda não foi encontrada, mas aparentemente o que parecia uma coisa incontrolável não aconteceu e a vida vai acontecendo devagar e monotonamente, como sempre, sem que antes houvéssemos nos apercebido. O fim do dia está próximo, começamos a nos sentir aliviados, no entanto, ainda há uma sensação de insegurança dentro do peito e, cada vez que nos lembramos, o coração ace-

lera o ritmo comandando a respiração, que se torna ofegante. O medo vai tomando conta novamente. A rotina se completa no momento em que nos deitamos novamente atrás do sono; recomeça todo o drama do dia anterior. Queremos encontrar a qualquer preço uma solução e cada vez mais somos vencidos pela impotência de resolver a situação. O dia passa pela noite e nos encontramos de novo no mesmo dilema que só aumenta nosso pavor de despertar, ir para o trabalho, encontrar pessoas. Quando os familiares se dão conta, de uma hora para outra, não temos mais coragem de levantar da cama para enfrentar o dia. O medo tomou conta da mente. Somos impotentes para tomar a simples decisão de ir para qualquer lugar e, ao mesmo, tempo sentimos medo de permanecer no mesmo lugar. Finalmente, alguém nos convence a procurar por ajuda e começamos, então, uma batalha nova. Peregrinamos por consultórios


SAÚDE tamos que é o caminho. Parece que no final do túnel finalmente apareceu uma pequena e tênue luz. A síndrome do pânico é uma doença da alma. E como tal, não é possível encontrar diagnóstico por exames físicos. A apometria é um dos caminhos para encontrar a solução. Os problemas que se acumulam na mente e que são impossíveis de encontrar solução, residem nos registros dos acontecimentos de outras vidas. Estamos repetindo uma situação que em outras encarnações não conseguimos resolver por não compreender ainda as leis universais. Temos um corpo físico e um cérebro capazes de solucionar qualquer situação que a vida nos apresente; somos dotados dessa capacidade. As técnicas apométricas permitem, por desdobramento, ou seja, ir até as encarnações anteriores, em qualquer tempo do passado para desbloquear nossos processos emocionais que nos prendem na repetição de padrões sem solução. A apometria é a medicina da alma e ajuda a fazer com que as pessoas reencontrem o prazer de viver.

REVISTA AUTOESTIMA

médicos atrás de um diagnóstico que explique as dores que já tomaram conta do corpo físico. Por falta de melhor entendimento, somos diagnosticados com síndrome do pânico. A partir desse instante, passamos a depender de alguém que possa tomar as decisões por nós. A situação, em princípio, parece cômoda e aceitamos. Acreditamos que esse alguém possa solucionar o grande problema que nos aflige. Chega um momento em que percebemos que não estamos mais participando da vida; só sobrevivendo. E por mais controlada que esteja a situação, nos sentimos incomodados porque esse não é o nosso perfil. Então, mesmo com o corpo físico sob controle, nossa alma não se cala e continua aquela pergunta que vem de dentro e não para de nos incentivar a buscar a tal solução. Quando desistimos de pensar em obter a resposta e literalmente nos entregamos ao fracasso de nossa própria existência, somos agraciados com a solução. Aparece em nosso caminho alguém ou alguma coisa que nos mostra uma nova possibilidade e vamos atrás com uma esperança que há muito não sentíamos porque acredi-

Por Dárcio Cavallini 25


COMPORTAMENTO

Workaholic X

Lovework VOCÊ CONSEGUE SE VER PARA O RESTO DA VIDA AO LADO DESTA PESSOA SEM QUE A SUA VIDA NÃO TENHA UM VAZIO? comparativo da taxa de sucesso entre ambos no mercado de trabalho. Se você fala com orgulho que é workaholic, comece a pensar que as pessoas, num futuro próximo, poderão começar a olhar para você de uma maneira estranha. Já não é mais orgulho dizer que é viciado em trabalho. Este foi um vício adquirido na década de 90 e, tal qual o cigarro era legal na década de 70, hoje já pode ser considerado algo que poderia ser totalmente desprezível por grande parte da população. Agora que você já sabe a diferença, pode descobrir se está mais para workaholic, lovework, ou nenhum dos dois. Uma coisa é fato, o lovework tem muito mais chance de sucesso do que o workaholic. Lembre-se: o dinheiro não é consequência de horas de trabalho, mas de produtividade efetiva. Por Alessandra Assad

REVISTA AUTOESTIMA

Q

uer fazer um teste? Pergunte para uma mulher se ela ama o seu homem. As que amam, não vão titubear em dizer que sim, sem pensar, porque não passa pela cabeça delas algo diferente. As que não têm certeza vão titubear, ou procurar desculpas infundadas para justificar seus sentimentos. Ainda que as mulheres sejam algumas vezes mais dissimuladas (em geral) que os homens, nesta hora elas conseguem ser os seres mais transparentes do universo. O que não podemos deixar acontecer é que este sentimento o sufoque a ponto de ser destrutivo. Dadas as devidas proporções, o mesmo acontece no trabalho. Os workaholics são pessoas que trabalham muito e são viciadas nisso. Aqueles que transferem tudo o que têm na vida para o trabalho e se afundam nele. Geralmente o realizam como mecanismo de fuga. E há uma infinidade de profissionais workaholics bem-sucedidos, o que é perfeitamente explicável se nos lembrarmos da explicação das dez mil horas de Malcolm Gladwell. Mas, e o quanto isso é saudável? Já os loveworkers são pessoas que amam o trabalho, mas que não sacrificam outras esferas de sua vida em função dele. São amantes do trabalho, mas não escravos dele. É como dizer que é preciso gostar do que faz para poder fazer o que gosta. Os loveworkers são mais leves que os workaholics e, na maioria das vezes, mais felizes também, ainda que não se comprove ou que tenhamos um bom

27


AUTOAJUDA

Gentileza gera

transformação

BUSCAMOS CADA VEZ MAIS A INTERATIVIDADE E PASSAMOS O DIA INTEIRO CONECTADOS A PESSOAS DAS MAIS VARIADAS LOCALIDADES. SOMOS CAPAZES DE ESTABELECER CONTATO COM PRATICAMENTE TODOS OS CANTOS DO PLANETA, A HORA QUE QUISERMOS. alheias. Vivemos na defensiva, temendo que os outros possam nos machucar. Mas há diversas formas de se comprovar que atitudes mais solícitas e gentis só tendem a melhorar a qualidade de vida e as relações interpessoais. Sabemos, também, que só temos a ganhar quando privilegiamos a gentileza, ao invés da brutalidade e ignorância. A grande característica da gentileza é que ela está presente, na maioria das vezes, nas atitudes cotidianas e simples. Ouvir mais, por exemplo, ser paciente, justo e solidário, são atitudes simples, mas importantes para tornar-se uma pessoa mais próxima perante o outro. Estimular a amizade pode ser uma forma de exercer a generosidade e a gentileza. O que nunca devemos esquecer é que o poder de modificar aquilo que nos cerca está dentro de nós. Precisamos ter a consciência de que somente nós mesmos transformaremos nossas vidas em existências mais dignas, verdadeiras e plenas. Por Eduardo Shinyashiki

REVISTA AUTOESTIMA

P

orém, as relações interpessoais próximas parecem cada vez mais superficiais, e, seguindo por este caminho, da distância e indiferença, palavras como cortesia, empatia e amabilidade parecem mais além da nossa realidade, dia após dia. Afinal, será que a vida moderna dificulta relações com gentileza, ou é possível ser uma pessoa ocupada, sem abrir mão da delicadeza no trato com o outro? Como ser gentil enquanto enfrentamos o trânsito caótico das grandes cidades e o dia a dia tão cheio de tarefas e obrigações? São tantos os motivos que podemos facilmente nos convencer de que a falta de cuidado com o próximo não é nossa culpa, assim como a forma como somos tratados. Gentileza significa uma boa educação emocional, aprendida e desenvolvida em todos os ambientes que convivemos. É o bom tratamento, uma qualidade ou caráter de alguém nobre, generoso, que ajuda a manter e fortalecer os laços entre as pessoas. As pesquisas nos mostram que ser gentil tem uma finalidade pessoal e coletiva, é a prova de que quando tomamos atitudes em prol do outro, automaticamente, e muitas vezes sem perceber, recebemos de volta o bem que fizemos. A teoria do professor Sam Bowles pode ser demonstrada por brigas no trânsito, por exemplo, em lugares com uma concentração grande de pessoas, onde vidas se perdem pela simples falta de compreensão com as atitudes

29


Para homens: como vou...

ao trabalho

REVISTA AUTOESTIMA

A IMAGEM E A APRESENTAÇÃO PESSOAL TÊM IMPORTÂNCIA FUNDAMENTAL PARA A CREDIBILIDADE DE TODOS OS PROFISSIONAIS, EM QUALQUER ÁREA DE TRABALHO.

30


VESTUÁRIO

A

higiene, a postura, as atitudes, o comportamento profissional e o vestuário de cada pessoa, transmitem ao interlocutor a credibilidade imprescindível pelo desempenho ou para a concretização dos negócios. Assim, cabelos bem cortados, barba bem raspada ou aparada, dentes cuidados, unhas aparadas e odores agradáveis são itens obrigatórios para assegurar uma imagem correta do profissional competente. No quesito higiene, as empresas detêm a autoridade e a responsabilidade para definir de maneira objetiva, clara e imediata, os perfis dos seus funcionários. Dentes escuros, falhas na dentição, cabelos longos mal cuidados ou mal apresentáveis, piercings ou tatuagens - tudo deve ser observado na entrevista. Quando o problema ocorrer posteriormente, o chefe imediato ou o RH devem conversar o quanto antes com o funcionário a respeito do assunto. Nada de brincadeiras sobre o tema, imaginando que o subordinado irá se ‘mancar’. Duas verdades: primeira, quanto mais o tempo passa mais difícil será a abordagem; segunda, ninguém vai querer perder uma promoção, ficar malvisto ou ser demitido por não querer eliminar algo que incomoda aos demais. Quanto à postura, atitudes e comportamentos, o profissional deve saber atender a um telefonema, cumprimentar, conversar e apresentar pessoas. Deve ter e saber entregar, receber e usar o cartão profissional com os dados dispostos corretamente. Deve também saber se relacionar adequadamente com os demais funcionários e com os clientes. Deve, ainda, saber trajar-se corretamente.

Antes é importante enfatizar que, em princípio, o traje esporte não é recomendado para ser usado no trabalho. Na verdade, o seu uso fica restrito ao descompromisso com as outras pessoas. Assim, usar jeans desbotados, estonados ou detonados pode não ser bem-vindo ou comprometer a imagem do profissional. Geralmente, esse traje fica restrito a empresas da área de comunicação, artes, imprensa, mídia e publicidade. Aliás, mesmo nesses locais, o uso do traje esporte pode não ser o recomendado quando houver contatos com clientes mais formais. Na grande maioria das empresas, normalmente o traje usado é o esporte fino ou casual, composto por calçado casual ou até sapatênis, calças em lã ou em algodão, sarja ou brim nas cores cinzas, pretas ou marinho, com camisas casuais de manga longa, complementadas por suéteres ou blazers, conforme o conforto e a temperatura. Nas instituições e organizações mais formais, como: assembleias legislativas, secretarias de governo, empresas públicas ou de economias mistas, tribunais, delegacias, departamentos de atendimento ou contato com autoridades, bancos, escritórios de profissionais liberais, multinacionais –, o vestuário a ser usado será o traje social, ou seja, o que tem como complemento obrigatório o uso da gravata e do paletó. Tudo isso é básico e não pode ser comprometido, mas se prestar atenção não tem como errar!

REVISTA AUTOESTIMA

Saber trajar-se corretamente: O traje no ambiente de trabalho é determinado pelo nível de formalidade ou informalidade na empresa, órgão, entidade, instituição, escritório ou, ainda, pode ser determinado pela cultura organizacional. Por Josué Lemos da Silveira

31


AUTOAJUDA

Cultivando a

empatia A PALAVRA EMPATIA ORIGINA-SE DO TERMO GREGO EMPÁTHEIA, QUE SIGNIFICA ENTRAR NO SENTIMENTO. “Desejo primeiro que você ame, e que amando, também seja amado. E que se não for, seja breve em esquecer, e que esquecendo, não guarde mágoa. Desejo, pois, que não seja assim, mas se for, saiba ser sem desesperar. Desejo ainda que você seja tolerante, não com os que erram pouco, porque isso é fácil, mas com os que erram muito e irremediavelmente. E que fazendo bom uso dessa tolerância, você sirva de exemplo aos outros.” Amigo leitor, vale a pena ler o poema de Vitor Hugo na íntegra, pois é maravilhoso. Cultive a empatia, seja tolerante, deseje o bem para o seu próximo e afine-se para o sucesso! Por Fabiano Brum

REVISTA AUTOESTIMA

N

o dicionário Aurélio, o significado da palavra empatia aparece como: tendência para sentir o que sentiria caso estivesse na situação e circunstâncias experimentadas por outra pessoa. Mais do que simpatia, que é sentir com o outro, empatia é sentir como se estivéssemos dentro do outro. Ser empático faz parte da natureza humana, por exemplo: quando vemos alguém sofrendo, nos surge espontaneamente o desejo de ajudar, e isso acontece porque, nesse momento, reconhecemos no outro alguém como nós e nos identificamos com ele. Uma forma de ser empático é vibrar com as conquistas das outras pessoas, ter a capacidade do reconhecimento, da humildade. Faz parte da empatia desejar o bem de uma forma pura e verdadeira. Ser tolerante também é uma atitute empática, e um dos significados da palavra “tolerante” aparece no dicionário como: aquele que admite e respeita opiniões contrárias à sua. No refrão da música Amor Para Recomeçar, Frejat canta a seguinte frase: “Desejo que você tenha a quem amar, e quando estiver bem cansado, ainda exista amor para recomeçar”. Mais uma vez percebemos na letra desta música uma situação empática: desejar amor, persistência e prosperidade para o próximo. Segue um trecho do poema Desejo, de Vitor Hugo, onde fica evidente a base de inspiração para Frejat:

33


DICA

5 principais gafes

de casamento TODOS ESTAMOS SUSCETÍVEIS A COMETER GAFES EM CASAMENTOS, INCLUSIVE OS NOIVOS.

1. Atrasos: a tradição da noiva se atrasar já saiu de moda há muitos anos. Pode acontecer dela se atrasar alguns minutos, por conta do trânsito, mas o certo é ser o mais pontual possível. “O ideal é começar a se arrumar cedo, sair de casa com antecedência e chegar ao local da cerimônia na hora correta”, completa. Quanto aos convidados se atrasarem, a situação é constrangedora e deselegante, pois o atraso acaba sendo percebido por todos. 2. Lista de Presentes: esse é um “pecado” ainda cometido por alguns casais desinformados. É muito indelicado anexar pedidos de presentes ou listas de casamento ao convite. Dar um presente de casamento é algo opcional, tanto para os padrinhos quanto para os convidados. Pedir valor em dinheiro a padrinhos ou convidados também deve ser evitado. “Se alguém quiser dar um valor monetário aos noivos, deve simplesmente entregar a eles”, explica a cerimonialista. 3. Cuidado com a bebida: essa é uma boa dica tanto para noivos quanto para convidados. “Quem bebe em excesso corre o risco de passar por inúmeros vexames devido ao exagero”, comenta Shalimar.

4. Etiqueta e elegância: comparecer somente à festa e ignorar a cerimônia é considerada uma grande falta de educação. Além disso, pedir convites extras aos noivos para levar acompanhantes pode ser constrangedor. Os convidados também devem evitar levar salgados, doces e bolo da festa para casa, assim como os arranjos ou centros de mesa. 5. Convidadas empolgadas: essa dica é especial para as mulheres que acabam se empolgando demais na hora do buquê e causam uma confusão desnecessária, às vezes até caindo e derrubando outras pessoas em sua volta. Vale a pena lembrar que, além da noiva, nenhuma mulher deve usar branco, marfim ou off-white no casamento. Por Shalimar Catramby

REVISTA AUTOESTIMA

Por isso, a cerimonialista Shalimar Catramby, que está à frente da Casa de Festas Casuarinas, fala sobre 5 gafes muito comuns em casamentos.

35


Sete razões pelas quais

a maioria não

consegue sair do lugar

IMAGINE UM MUNDO SEM PROFESSORES, POLÍTICOS INESCRUPULOSOS, ECONOMISTAS, CONTABILISTAS E ADMINISTRADORES, UM MUNDO SEM LÍDERES, NEM PSICÓLOGOS, NEM GERENTES DE RH, UM MUNDO SEM NINGUÉM DIZENDO O QUE VOCÊ DEVE OU NÃO DEVE FAZER.

REVISTA AUTOESTIMA

J

36

á pensou nisso? Se existisse algo assim, o que você faria? Por onde começaria a trabalhar a sua ideia, o seu projeto, o seu artigo ou a sua tese de doutorado para defender uma ideia diferente e capaz de influenciar as pessoas para uma vida melhor, um mundo melhor? A maioria está sempre esperando o próximo discurso, o próximo livro ou artigo, a próxima instrução, o próximo e-mail ou a próxima ordem do dia. A maioria não sabe o que dizer, pensar, escrever ou fazer para fugir da escravidão imposta pelos pensamentos alheios. Na prática, a maioria espera. Pensar dá um trabalho danado, é a tarefa mais difícil do mundo, por isso, poucas pessoas se dispõe a fazê-lo. Tudo é difícil: estudar, escrever, vender, liderar e trabalhar em equipe, montar um negócio, fazer a diferença. Amar é difícil, perdoar é mais difícil ainda. É assim nas organizações religiosas, nas empresas públicas, privadas, não-governamentais e, infelizmente, na política, onde a estratégia dos marqueteiros alienados, sustentados a peso de ouro por políticos mal intencionados, não têm a mínima preocupação em iludir os cidadão comum, altamente influenciável. Por que estou dizendo isto? Porque a

grande maioria continua com os mesmos pensamentos de vinte ou trinta anos atrás e, como não evolui, não estuda, não faz o mínimo esforço para pensar por si mesmo nem se compromete a fazer algo diferente, continua refém dos pensamentos alheios. Um exemplo prático pode ser visto todos os dias na Internet. Basta você ler um artigo ou uma posição um pouco mais polêmica de alguém, daquelas que contrariam o senso comum. Dificilmente consegue-se extrair alguma coisa positiva do debate. Alguns retornam ao seu estado mais primitivo. É impressionante como os ânimos acirram e os comentários se multiplicam inutilmente sem qualquer fundamentação. E o que é pior: na tentativa de participar e mostrar sua opinião, você entra na onda, se emociona mais do que o necessário, ofende, se perde e ao mesmo tempo se frustra. Por que a maioria não consegue sair do lugar? Tenho algumas convicções, não por pesquisa, mas por experiência própria. Tive que mudar a mim mesmo inúmeras vezes para encontrar o melhor caminho, pois, como se diz em estratégia, não existe estratégia certa ou errada, existe estratégia que deu certo ou estratégia que deu errado. Embora você possa desenhar um caminho, nunca saberá se é o melhor enquanto não chegar lá.


AUTOAJUDA bre o assunto, não basta ser mais um na multidão. Os discursos de Gandhi, Madre Teresa de Calcutá e Martin Luther King nunca mudaram. Sem consistência, a mensagem se perde, sua integridade também. Não existe nada pior do que ensinar e não praticar. Quem vai acreditar em alguém que muda de ideia e opinião o tempo todo? 7. Falta de confiança em si mesmo: se você fica o tempo todo se comparando a alguém que parece estar melhor do que você, o sofrimento triplica; pare de fazer comparações inúteis, cada um tem a sua própria história e faz o seu próprio caminho; é como abrir a Revisa Você S/A ou a Boa Forma e constatar que todo mundo está bem, menos você. Em resumo, pare de sofrer, acredite mais em si mesmo. Sendo mais prático, não espere ser escolhido, escolha você mesmo. Saia do lugar, pague o preço, seja um iniciador por natureza. Esperar por um investidor, uma oportunidade para falar, uma promoção, um aumento ou o reconhecimento do chefe pode ser uma péssima escolha. Se não escolheram você, azar deles. Como dizia Oliver W. Holmes, escritor e médico norte-americano, o mais importante da vida não é onde estamos, mas em que direção estamos nos movendo. Pense nisso e empreenda mais e melhor! Por Jerônimo Mendes

REVISTA AUTOESTIMA

1. Falta de consciência: dos seus pontos fracos, das suas limitações, do que você ainda não domina, do que precisa ser melhorado, das oportunidades que aparecem, de quem você é, do quanto ainda falta para caminhar, do que já conseguiu, do seu papel na sociedade, do que o mundo espera de você. 2. Falta de educação: para entender o que acontece à sua volta, para ser mais racional e menos emotivo, para discutir com mais propriedade e discernimento, para não sair disparando bobagens a qualquer preço, para contribuir mais e destruir menos, para não ser refém dos pensamentos alheios, para sofrer menos. 3. Falta de coragem: na maioria das vezes, o desafio não é aperfeiçoar a capacidade de realizar, e sim, o desafio de começar e continuar caminhando. Em qualquer lugar do mundo, feito será sempre melhor do que perfeito. Você é capaz de transformar iniciativa em paixão e prática? Se não consegue, pare de reclamar do chefe, do salário e da empresa onde trabalha, isto é o melhor caminho para a depressão. 4. Falta de foco: você nunca vai conseguir agradar a todos, portanto, quanto mais você pensa, quanto mais você espera, quanto mais você muda e quanto mais você empurra com a barriga, baseado no que outros estão querendo ou dizendo, mais se distancia do seu objetivo. Quem quer ser tudo para todos acaba não sendo nada. 5. Falta de regularidade: quando você está trabalhando duro num determinado projeto, escrevendo um artigo, um plano de negócio, um livro ou qualquer coisa que o faça sair do lugar, a coisa mais contraproducente do mundo é parar para ler um e-mail idiota que acabou de chegar, entrar no Facebook ou correr para o YouTube a fim de curtir o vídeo que o amigo mandou pelo whatsapp. Sem regularidade, sua ideia morre no papel. 6. Falta de consistência: sustentar uma ideia ou uma posição requer conhecimento so-

37


No Lady&Lord do Ecoville, você realiza sua descoloração dos fios com o sistema FIBREPLEX da Schwarzkopf diretamente com o embaixador da Marca no Brasil, Scherlock Palmiere.

não compromete os fios durante a ação da loção ativadora de clareamento.

Agende o seu horário pelo telefone: Sherlock Palmiere Embaixador da Marca Schawrzkopf no Brasil.

(41)

3335-0012


RELACIONAMENTO

3 coisas que fazem um homem

cair deporamores uma mulher

É DITO QUE QUANDO UMA MULHER SE APAIXONA ELA FICA CEGA, JÁ O HOMEM QUANDO SE APAIXONA PERDE TODOS SEUS SENTIDOS, PODE ACREDITAR! AUTOESTIMA: Aquela mulher que é mais ela em qualquer situação é outra qualidade que eles se amarram! Uma mulher confiante, que se gosta e sem neuras é um afrodisíaco para eles, pois sabem que mulher insegura vai com certeza ser ciumenta, e isso os homens não suportam. Homens se sentem extremamente atraídos por esse tipo de mulher! INTELIGENTE: Os homens têm orgulho de sua mulher quando ela é inteligente, a ponto de exibir ela aos outros com direito a elogios intermináveis. Eles admiram mulheres que sabem dominar uma conversa e têm opiniões forte e firmes, sem perder o charme, e que impressionam por sua inteligência. Internet

REVISTA AUTOESTIMA

Eles são muito mais intensos que as mulheres quando se rendem ao amor. Pensando nisso, trouxemos alguns exemplos que pode deixar um homem caidinho de amor! DIVERTIDA: Homens amam mulheres com senso de humor, aquelas que sempre enxergam o lado bom da coisa e conseguem resolver tudo com aquele bom humor de dar inveja! Isso porque eles se sentem à vontade ao lado delas e não têm vontade de sair nunca do lado de uma mulher assim. Gostam da energia positiva, do sorriso e do jeito que levam a vida. Isso torna fácil a convivência entre eles, e o fato deles poderem se divertir em todas as situações é que faz com que eles fiquem malucos por essas mulheres.

39


Educação

Financeira

O QUE FAZER PARA ARRUMAR DINHEIRO COM URGÊNCIA?

REVISTA AUTOESTIMA

C

40

omentar com outras pessoas sobre o aperto financeiro não é uma experiência agradável. Dói compartilhar as angústias de ter contas chegando e não haver dinheiro em caixa para quitá-las. Quem conhece o “trauma” de ter um cheque devolvido por falta de fundos? A sensação de tristeza nos avassala nessas situações. É um sentimento de impotência, uma frustração enorme e dolorosa, com o resultado de decisões financeiras anteriores precipitadas ou feitas, em alguns casos, com indicações de pessoas mal intencionadas e que se revelaram, após meses ou anos, desastrosas. Isso pode afetar a todos nós. Basta uma compra mal avaliada, como um financiamento de veículo, ou um comportamento compulsivo de compras à médio prazo, para se instalar uma pandemônio na vida do devedor e de toda sua família. Temos, então, que nos “policiar” sempre para que nosso equilíbrio financeiro seja mantido. E se temos família para tomar conta, esse cuidado não deve ser só redobrado: deve ser muito mais intenso. Eu sempre ouvia pessoas próximas comentando casos assim. Todos nós conhecemos algumas, seja amigos, familiares ou até nós mesmos. Ultimamente está acontecendo algo mais doloroso comigo: pelo fato de di-

vulgar a educação financeira e os direitos dos consumidores, tenho sido abordado por pessoas na minha cidade, nos fóruns e em eventos do meio jurídico, que se encontram muito endividadas. Há gente endividada com todo o tipo de renda. Para muitos, a queda surgiu por conta do elevado padrão de consumo, para outros, com nomes mais diversos e motivos mais confusos, como a ostentação, a “curtição” e o compromisso único com o presente, em detrimento do futuro. Esses são apenas alguns dos exemplos. Lancho numa pequena padaria perto da minha casa. É um “pastel de vento” de queijo e um refrigerante. Sei que a combinação não é saudável, mas é simples e remete à minha infância. Eu estou ali sentado e quase sempre é do mesmo jeito. As pessoas se aproximam e pedem conselhos financeiros. Vejo nos olhos delas a frustração e a dor de terem colocado a família em uma situação de grave endividamento. É triste ver isso nos olhos das pessoas. Alguns estão marejados, outros escondem a dor e a vergonha de estarem com dívidas não honradas. Ao contrário do que se ventila, há muita gente honrada neste mundo e há pessoas em desespero por conta de estarem quase “quebradas”. Como promotor de justiça, posso fazer muito pouco, já que o Ministério Público não atua judicialmente nesses casos,


mas como ser humano, ouço e recomendo que as pessoas procurem advogados, contadores (ajudam muito a calcular novas possibilidades) ou defensores públicos. Pense muito antes de fazer um gasto fora da sua realidade. Juventude passa, dinheiro voa e os “amigos” somem. Muita gente que ostentava há 20 anos, ou até menos, está hoje na rua da amargura. Sozinho. Se você foi colhido nessa situação de forte endividamento, não se entregue. Levante a cabeça. Vai dar trabalho, mas procure especialistas e renegocie. Troque dívidas por outros empréstimos mais baratos. Analise as taxas de juros e opte sempre pelas mais baixas. Quite ou amortize as dívidas. Como? De várias formas. Uma delas é vender coisas que já não lhe são mais úteis. Tenho certeza que você tem roupas, um celular, computador ou até uma TV que já não usa mais. Que tal vender esses itens e levantar um dinheiro com o que você já não precisa mais? Há famílias que organizam bazares na garagem para se livrarem do que não usam. Ganham dinheiro e mais espaço em casa. Outra sugestão é fazer bicos. Encontrar uma atividade paralela fora do horário de trabalho pode dar aquela folga no orçamento. Possibilidades existem milhares. Você pode ser ajudante de pedreiro, de pintor, diarista ou até mesmo fazer artesanatos ou chocolates para complementar a renda. O mais importante é não se abater, nem desanimar diante das dificuldades. Os chineses dizem que crise abre portas para oportunidades. Toda crise em que me envolvi na vida, de algum modo me serviu para crescimento e amadurecimento. Saí muito mais forte depois de eventos financeiros negativos do passado. Não desanime e respeite o ditado popular de que “o dinheiro não aceita desaforo”. Sua família vai lhe agradecer sempre!

REVISTA AUTOESTIMA

AUTOAJUDA

Por Lélio Braga Calhau 41


SAÚDE

Sol: de vilão

a mocinho ELE SEMPRE TEVE FAMA DE MAU. POR ISSO, APRENDEMOS A FUGIR DELE. organismo (77% das curitibanas acima de 50 anos sofrem com a carência de vitamina D). Durante o outono - com a predominância de dias cinzas e nublados - é preciso ficar ainda mais atento aos níveis do pré-hormônio no organismo. Alguns alimentos podem fornecer a vitamina D, como peixes oleosos (salmão, atum, sardinha), cogumelos, gema de ovo, sucos e cereais enriquecidos artificialmente. Mas a exposição ao sol continua sendo a melhor forma de se obter vitamina D. “É claro que não podemos esquecer que as radiações solares provocam manchas e apressam o envelhecimento, além de constituírem a principal causa do câncer de pele. Mas ficar exposto ao sol, sem protetor solar, durante 15 minutos, já é capaz de garantir uma boa dose de vitamina D”, recomenda o bioquímico. Por Marcos Kozlowski

REVISTA AUTOESTIMA

A

lém disso, o estilo de vida moderno, no qual passamos a maior parte do tempo em ambientes fechados, contribui para nos manter longe do sol. Mas o que antes era visto como benéfico, agora pode ser a causa de uma série de doenças. Isso porque a carência de vitamina D - produzida pela pele em resposta à exposição aos raios ultravioleta - já é considerada uma epidemia e atinge mais de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo. “Vivemos uma época de super proteção ao sol. A maioria não sabe, mas alguns hábitos modernos, como dirigir sempre com os vidros fechados, evitar o sol ao máximo e até mesmo passar protetor solar em excesso, prejudicam a síntese da vitamina D”, explica o bioquímico Marcos Kozlowski. Os benefícios do pré-hormônio na prevenção de doenças ligadas aos ossos, como raquitismo infantil e osteoporose, já são conhecidos e comprovados, mas agora, novas pesquisas relacionam os baixos níveis de vitamina D com o aumento dos casos de câncer, depressão, diabetes e outros distúrbios. “O exame que mede a concentração da vitamina D no organismo, antes deixado de lado por muitos, já teve aumento de 50% nas solicitações no último ano”, revela Kozlowski. Uma pesquisa divulgada pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia pode servir de alerta. O estudo revelou que as mulheres do sul do Brasil são as que apresentam maior deficiência da substância no

43


Conheça 5 dicas para

começar o ano com o pé direito no amor

MAIS DE DUAS MIL PESSOAS JÁ MELHORARAM A VIDA AMOROSA COM OS CONSELHOS DE PÂMI GARCIA

REVISTA AUTOESTIMA

T

44

er sucesso no amor depende muito mais de você do que do acaso ou da sorte. É o que orienta a consultora de relacionamentos Pâmi Garcia, que já atendeu em torno de 2.200 pessoas e passou cerca de 570 horas falando sobre o tema em palestras e aulas. Segundo ela, uma boa relação não cai do céu e exige que os amantes tenham as mesmas posturas que são adotadas na vida profissional, por exemplo: proatividade, dedicação, criatividade, bom humor, resiliência. “Nada de realmente bom nesse mundo é conseguido sem esforço e com o amor não é diferente”, afirma Pâmi. Especialista em melhorar relacionamentos e em ajudar a estar pronto para um novo amor, Pâmi dá cinco dicas valiosas para renovar o coração nessa virada de ano, entrando 2016 com a vida amorosa plena e feliz – seja ela acompanhada ou não.

1. Atitude primeiro, amor depois: O amor se desenvolve a partir de atitudes como as listadas anteriormente (dedicação, criatividade), não é ele que vem em primeiro lugar. “O amor é consequência, é fruto de uma postura aberta a ele. A pessoa não deve ficar esperando sentir algo para agir, mas sim, o contrário”, orienta Pâmi. 2. Nem tudo como se quer: Para aumentar as chances de encontrar um parceiro, não é preciso baixar o nível de exigência, mas sim, ampliar a capacidade de tolerar frustrações. “É um direito buscar o melhor, mas é preciso saber se adaptar à realidade da relação quando nem tudo sai como o esperado”, diz ela. 3. Um por vez: A especialista recomenda fazer exatamente o contrário do que se tem vontade ao sair de uma relação ruim. Ou seja:


RELACIONAMENTO

4. O lado bom da vida: “Aprender a enxergar o saldo positivo das situações se torna um hábito que é levado também para a vida amorosa. Assim, é muito mais fácil evitar conflitos desnecessários”, fala a consultora. Por exemplo, quando o parceiro deixa de atender

algumas ligações, a dica é não esquentar a cabeça com isso e conversar quando ele voltar, sem ficar especulando coisas ruins que, por vezes, nunca existiram. 5. Se espelhar sim, comparar não: Comparar a vida amorosa com a de outros nunca é bom, mas tomar como exemplo é. “São coisas bem diferentes”, aponta Pâmi. “O espelhamento é ativo e positivo, é uma inspiração; a comparação é passiva e negativa”. Cada relacionamento é único, por isso evite olhar demais para o alheio.

REVISTA AUTOESTIMA

enfrentar a situação ao invés de fugir dela, como indica Pâmi: “Somente mergulhando e refletindo sobre o que terminou é que é possível colocar um ponto final e não levar traumas para os próximos relacionamentos. Um amor se cura com outro sim, como se diz, mas este é o amor próprio”.

Por Pâmi Garcia 45


COMPORTAMENTO

Coisas

pequenas COMPORTAMENTOS DIFICILMENTE SÃO APENAS COMPORTAMENTOS. NADA ESTÁ FORA DE CONTEXTO, PORTANTO, CADA COMPORTAMENTO QUE TEMOS ASSUME UM SIGNIFICADO PRÓPRIO. O que dizer, então, dos milhares de comportamentos que vivemos em nossas relações cotidianas? Desde acordar e dar um beijo de “oi” no cônjugue, jogar toalhas molhadas em cima da cama, divisão de tarefas, lidar com finanças, criar filhos, pagar a conta, abrir a porta do carro, frequência sexual, enfim, muitos e muitos comportamentos que possuem, cada um, um significado próprio para cada um do casal e dentro da própria relação. Quando um comportamento passa a incomodar é importante se perguntar o que ele significa para você e o que esse comportamento pode estar significando para a relação. Apreender o significado do comportamento é fundamental. E você, está dando muito valor para coisas pequenas? Por Akim Neto

REVISTA AUTOESTIMA

C

ada um de nós dá aos comportamentos um significado e cada relação também dá ao comportamento algum significado, e é aí que começam os desentendimentos. Cada pessoa pode ter um valor específico para um determinado comportamento, porém, dentro da relação esse comportamento não é apenas “de um ou de outro”, ele tem um significado específico para aquelas pessoas envolvidas naquela relação. Um exemplo simples: beijar na boca como um gesto de cumprimentar alguém. O brasileiro entende que beijo na boca não é um comportamento para cumprimentar, porém, os russos entendem que sim. Como meu pai é russo, aprendi que um homem beijar outro na boca é válido como um sinal de “oi”. No entanto, quando estou nos meus relacionamentos com amigos, não os beijo na boca para dar “oi” porque para eles este comportamento tem outro significado.

47


COMPORTAMENTO

Timidez

nunca mais COMO FAZER ESSE PROBLEMA TÃO COMUM DEIXAR DE SER UM EMPECILHO AO SUCESSO

Alguns exercícios podem ser feitos diariamente, como se desafiar. “Se uma pessoa tem pavor de ir a uma festa onde terá poucos conhecidos, o interessante é que ela vá a este evento e converse ao máximo com pessoas desconhecidas”, exemplifica. A solução, portanto, é uma só: confrontar medos e situações que nos bloqueiam.

REVISTA AUTOESTIMA

I

nibição ou desconforto em situações, ambientes ou grupos que não lhe são familiares ou corriqueiros, isso é a timidez. Seja qual for seu conceito de timidez, todos concordam que esse embaraço pode ser muito prejudicial aos relacionamentos. A boa notícia, no entanto, é que ela pode ser alterada com ações diárias, contanto que a pessoa saia da zona de conforto. Existe uma diferença entre pessoa reservada e tímida. “Pessoas reservadas ou introvertidas não gostam de se expor, porém, não se bloqueiam frente a novas situações. A timidez, no entanto, impede a realização do que se deseja”, explica a coach Cibele Nardi. É importante também observar que existem quadros de timidez, isto é, a pessoa pode se sentir constrangida em determinada situação e segura de si em outras. A timidez se torna um problema quando impede o indivíduo de realizar objetivos, estabelecer bons relacionamentos, ter novos aprendizados e até mesmo ser feliz. “Ela está relacionada com estar à vontade consigo mesmo. A questão é como o indivíduo se sente neste lugar com estas pessoas. Por algum motivo, elas não estão se aceitando, ou se permitindo viver aquele momento como poderiam”, define a coach.

Por Cibele Nardi 49


Marketing pessoal:

5 dicas para não

cometer gafes nas redes sociais AS REDES SOCIAIS SÃO UM IMPORTANTE INSTRUMENTO DE RELACIONAMENTO NOS DIAS DE HOJE, E ESTAR PRESENTE NELAS NOS AUXILIA NÃO APENAS EM ASPECTOS PESSOAIS DE NOSSAS VIDAS, COMO TAMBÉM EM ASPECTOS PROFISSIONAIS.

REVISTA AUTOESTIMA

O

50

que poucas pessoas entendem é que nosso comportamento nestas mídias digitais pode se estender para o mundo real, causando problemas e desconfortos, inclusive para empresas. Não acredita? Vamos a um exemplo: em julho deste ano, um funcionário da Apple, Doug Betts, entregou um dos projetos secretos da empresa ao fazer uma simples atualização de status em seu perfil no LinkedIn, uma rede social voltada para o mercado de trabalho. Isso porque ele era do departamento de produção da Fiat Chrysler e teria um cargo semelhante na Apple. Logo, os usuários começaram a associar que a empresa norte-americana teria um projeto na área automotiva. Se uma simples mudança de status já causa tamanho impacto no mercado, imagina o que fotos inapropriadas, vídeos preconceituosos e comentários descabidos podem fazer para a sua imagem pessoal nas redes (e, consequentemente, fora delas). Assim, vamos a algumas dicas de como fugir de enrascadas e manter-se com um bom posicionamento dentro e fora do ambiente digital.

Dica #1 – Não se exponha além do necessário As atualizações de status são frequentes e as mídias sociais nos incitam a mostrar a nossa vida em tempo real. No entanto, não precisamos informar a toda a nossa rede que estamos no banheiro ou informar que estamos com aquela ressaca. Embora os registros sejam feitos em tempo real, lembre-se que hoje vivemos a era dos buscadores, ou seja, qualquer informação é passível de ser encontrada, em qualquer lugar e a qualquer momento. Dessa forma, basta uma busca na internet para encontrar aquele depoimento vexatório ou aquele blog seu que você até tinha esquecido que havia começado há dez anos. Portanto, cuidado. Dica #2 – Evite certas imagens Fotos e vídeos seus com trajes de banho ou em estado de embriaguez devem ser evitadas a todo custo. Claro que ninguém é santo. No entanto, ninguém precisa necessariamente saber quantas cervejas você tomou na noite anterior ou constatar sua forma física na internet. Caso seja imprescindível mostrar como estão suas férias em Punta Cana, utilize informações pessoais com moderação.


DICA Dica #3 – Palavrões não são bemvindos Temos o costume de nos manifestar de maneira ainda mais espontânea no ambiente digital. Porém, podemos estender o manual de boas maneiras também para as redes sociais. Assim, procure não xingar ou utilizar palavras de baixo calão com frequência. Dica #4 – Respeite o outro Do mesmo modo que não é interessante expor a sua imagem de maneira constrangedora na internet, o mesmo padrão deve ser seguido ao publicar conteúdos relacionados a terceiros, principalmente colegas de trabalho.

Essas dicas servem, sobretudo, para alertar sobre possíveis problemas que poderá ter em um processo seletivo para uma vaga de emprego, por exemplo. De acordo com uma pesquisa realizada pelo portal de recrutamento CareerBuilder, 51% das empresas que pesquisaram sobre informações dos candidatos nas redes sociais desistiram da contratação como consequência dos conteúdos relacionados a eles no ambiente digital. Portanto, cuide da sua imagem nas redes sociais.

REVISTA AUTOESTIMA

Dica #5 – Não fale mal de colegas de trabalho e de empresas Muitas vezes, as pessoas utilizam as redes sociais como um muro de lamentações, postando sua opinião sobre colegas e empresas. Esse pode ser um terreno muito perigoso, pois esses colaboradores e companhias podem ser seus recrutadores de amanhã, o que lhe deixaria em uma situação delicada.

Por Soraia Lima 51


REALIDADE

Pai rico, filho nobre

neto pobre gam a ter uma diminuição de até 90% do seu “padrão de vida”. Gente que era rica até vinte anos atrás, hoje está correndo atrás de um salário mínimo para sobreviver ou vivendo de favor de parentes e amigos próximos. Você já parou para refletir como estará financeiramente daqui a vinte anos? O momento de pensar (e começar a se preparar) é agora. O dinheiro não aceita desaforo. Por Lélio Braga Calhau

REVISTA AUTOESTIMA

R

epercutiu intensamente nas mídias sociais a matéria publicada pela Folha de São Paulo, em outubro de 2015, sobre a situação financeira dos netos e bisnetos de Oscar Niemeyer, que trabalhou até os 104 anos como arquiteto. Segundo a matéria, seus netos e bisnetos estariam hoje sem fonte de renda e disputando uma herança minguada. A situação acima me lembrou uma expressão popular, bem antiga: “Pai rico, filho nobre, neto pobre”. Embora a matéria se refira a um caso específico, que talvez tenha chamado a atenção pelas quantias envolvidas, essa situação ocorre mais perto de nós do que imaginamos. Conheço diversos casos de pessoas que, mesmo em idade avançada, sustentam adultos que podem trabalhar, mas preferem viver de mesadas irreais que os avós ou bisavós proporcionam. É um padrão de consumo, que se retirada a ajuda financeira do provedor, não é sustentável nem no curto prazo. Bem, todo mundo sabe o que acontece nesses casos após o falecimento do provedor: a fonte se esgota e a pessoa não possui as habilidades financeiras para reorganizar a sua vida. Na maioria dos casos, viveram padrões de consumo insustentáveis durante longos períodos e acabam por ter uma queda abrupta de rendimentos, e como não se prepararam, che-

53


PORTAL DE IMÓVEIS As melhores opções de imóveis no mercado estão aqui

Acessem www.moreondequiser.com.br

Fone: 3077-5110


EDUCAÇÃO

Ninho

vazio FILHOS NÃO NASCEM COM UM MANUAL PARA INSTRUIR OS PAIS SOBRE O MOMENTO IDEAL PARA DEIXÁ-LOS SER INDEPENDENTES. E NEM HÁ REGRA PARA ISSO. é preciso conceder independência, a fim de que os filhos façam certas escolhas sozinhos, baseando-se em princípios e hábitos passados para eles durante as fases da infância e adolescência. No fim das contas, ser bons pais não é uma questão de controlar, mas de ensinar e incutir valores corretos, sendo o principal exemplo na vida deles. A partir de um determinado momento, há necessidade de conceder liberdade de ações, demonstrando confiança nos filhos, deixando que eles expressem seus sentimentos antes de opinar ou corrigir quaisquer ações.

REVISTA AUTOESTIMA

Não há idade certa para os filhos optarem sobre o que é ideal para a sua vida. Cabe à família avaliar a capacidade que os mesmos têm para tomar qualquer decisão. Mas sempre é preciso considerar o estágio de desenvolvimento para dar liberdade a eles, e a liberdade sempre deve estar acompanhada da responsabilidade. Quando os pais não permitem a independência crescente de seus filhos, podem sufocar seu progresso e sucesso. Filhos adultos são responsáveis por suas vidas, por suas decisões e as consequências delas. Porém, a relutância em dar liberdade aos filhos tem muitas motivações, sendo a mais comum as necessidades inconscientes dos pais. É uma das tarefas mais desafiadoras para os pais aceitar que “o filho cresceu” e quer sua independência. Quando os filhos chegam à juventude e a “porta se abre” para o mundo exterior, é um período difícil para os pais e a tendência é querer manter o controle. Encontrar o equilíbrio é um verdadeiro desafio. Os pais talvez precisem enfrentar os próprios receios pelo fato dos filhos terem crescido e pretenderem sair de casa, instruindo-os e apoiando-os. Os pais devem ser amorosos, mas firmes, ao garantir que as regras familiares sejam cumpridas. Ao mesmo tempo,

Por Valéria Borges da Silveira 55


Perdão no

casamento

NUM RELACIONAMENTO, É MAIS FÁCIL O SENTIMENTO DE VINGANÇA DO QUE O DO PERDÃO. NO ENTANTO, O PERDÃO É QUE SALVA AS RELAÇÕES.

REVISTA AUTOESTIMA

O

56

perdão pode sim ser uma das chaves para um casamento duradouro. Saber promover uma renovação constante na relação é um dos maiores desafios dos casamentos e, com o perdão, é possível zerar as cotas emocionais e viver essa renovação. “Quando acumulamos mágoas, raivas e ressentimentos também acumulamos impossibilidades de mudança. Nós defenderemos a ideia de que o outro é que tem que mudar, que não tem jeito esse relacionamento. O perdão só é possível quando nos responsabilizamos por nós e pelo que estamos sentindo. Quando sinto raiva, ela é minha, assim como o perdão, a compreensão e o amor. No relacionamento amoroso devemos escolher o amor e, para que ele sobreviva, é fundamental a compreensão e o perdão. Mudança que vem de dentro promove um relacionamento fora duradouro e estável”, explica a especialista em autoconhecimento e inteligência comportamental, Heloísa Capelas. No entanto, o grande erro é que sempre acreditamos que o outro é que precisa mudar

na relação. Afinal, ele nos magoou, feriu, abandonou, desprezou, etc. “Olhar para o perdão é um exercício profundo de autoconhecimento. O que acontece é que, muitas vezes, dizemos perdoar para em seguida cobrar, exigir e nos sentir credores de diferentes comportamentos do outro porque o perdoamos. Isto é: o outro fez, eu o perdôo, mas ele tem que pagar. Num relacionamento é mais fácil o sentimento de vingança do que o do perdão. No entanto, o perdão é que salva as relações”, afirma a especialista. Segundo Heloísa, nosso grande paradoxo está em sermos capazes de grandes gestos de solidariedade e doação a pessoas que nem conhecemos (como nas redes sociais, por exemplo) e, ao mesmo tempo, sermos incapazes de compreender e perdoar um mau dia daqueles que convivem conosco. “Somente existimos e nos desenvolvemos por meio de e com o outro. Contudo, nos falta sustentabilidade interior para lidar com tantos diferentes tipos de personalidade e com as adversidades geradas por elas. Sem contar que, para nós, estamos sempre certos, e o modo como o outro age é que precisa ser mudado. Se você fizer uma


RELACIONAMENTO nejamento de futuro de médio e longo prazo está muito prejudicado. ‘Quero ser feliz agora! Se ele não faz o que quero, eu vou embora’. A comunicação sempre foi deficitária nos relacionamentos amorosos por muitos motivos que construímos socialmente. E, hoje, o que vivemos é o agora. Não fez o que eu quis, ou fez o que eu não aprovo, dificilmente tem a segunda chance e, quando tem, o outro amarga muitos momentos de vingança. Estamos mais individualistas, apesar da globalização. Temos mais medo de nos machucar”, diz Heloísa. No momento em que você começar a enxergar o outro como semelhante, sujeito a falhas e também vítima em algumas situações, é possível sentir compaixão por ele. “E, quando existe a compaixão, há também igualdade. Em outras palavras, quando pensamos na história do outro a partir desse novo ponto de vista, ganhamos a chance de compreendê-lo, perdoá-lo e, ainda, perdoar a nós mesmos por nossos próprios erros”, finaliza.

Por Heloísa Capelas

REVISTA AUTOESTIMA

reflexão sincera, perceberá que as pessoas a quem mais ama e com as quais convive são também as grandes prejudicadas. É amor que você quer dar e receber, e muitas vezes essas relações são de cobrança e desrespeito. Almejamos um mundo de paz e fazemos guerra em nossa própria casa”, reflete. A ação de perdoar é tão sua quanto a raiva que você sente e as mágoas que você guarda. Logo, não é possível seguir em frente sem praticar o perdão verdadeiro e honesto, que será a principal chave para a conquista de uma revolução pessoal. Da mesma forma, não há como saber se receberemos o perdão da outra pessoa, pois isso depende dela. E muitas vezes o outro não está preparado para nos perdoar; então, paciência, temos de seguir em frente, mas vamos sem culpa, sem autodestruição e com o coração leve porque sabemos que fizemos a nossa parte. Infelizmente, hoje as pessoas estão menos dispostas a perdoar seus cônjuges. “Hoje vivemos o imediatismo como regra. Nosso pla-

57


Lizon Curitiba Hotel uma 贸tima surpresa a cada momento!

Telefone: (41) 2104.9494 | Toll Free 0800.414503

E-mail: casamentos@lizon.com.br Site: www.lizon.com.br


CURIOSIDADE

Dinheiro traz

ngus Deaton, professor da Universidade de Princeton, foi agraciado com o último Prêmio Nobel de Economia por seus estudos sobre consumo, poupança e desenvolvimento econômico. Com extensos estudos sobre o comportamento dos indivíduos, os trabalhos de Deaton trouxeram mudança na forma como os estudos sobre pobreza e desigualdade podem ser conduzidos, já que demonstraram que o nível de consumo, poupança e percepção de bem estar são diferentes de acordo com o nível de renda, idade e país. O professor estudou a percepção de felicidade e bem estar dos indivíduos em relação à renda: embora com níveis de renda muito destoantes, a sensação de felicidade do brasileiro está na mesma faixa dos Estados Unidos, Canadá e alguns países europeus. Então dinheiro não traz felicidade? Quando se analisa as diferenças em um país, a felicidade está sim relacionada com o nível de renda, o que significa que um brasileiro rico é mais feliz que um brasileiro pobre. Porém, a felicidade aumenta somente até certo nível de renda, permanecendo estável a partir de então. No caso dos EUA o autor conseguiu chegar a um valor: US$75 mil, mas, para países em desenvolvimento, como o Brasil, seria em torno de US$30 mil.

Pelos trabalhos de Deaton também notase que o padrão de satisfação é fortemente influenciado pelas expectativas sobre o futuro. Ele mostra que, embora os chineses sejam insatisfeitos atualmente, são otimistas em relação ao futuro dos filhos, enquanto que os europeus estão satisfeitos, mas pessimistas. Esse otimismo está relacionado com as taxas de crescimento do PIB, isto é, qual é o potencial de melhora do padrão de vida. A crise atual nos faz refletir sobre essa relação: embora nosso padrão de vida esteja melhor do que há 10 anos, talvez nossa satisfação com a vida não esteja no mesmo nível, já que naquele período as perspectivas sobre a economia brasileira eram melhores do que as atuais. Os trabalhos de Deaton trazem mais perguntas que respostas, mas uma leitura geral nos indica que, apesar do crescimento econômico ser fundamental para a melhoria de qualidade de vida da população, a sensação de bem estar e felicidade dos indivíduos pode ser influenciada pelas expectativas sobre o futuro do país, o que em nosso contexto atual exige definições políticas e econômicas para reduzir as incertezas sobre os rumos do país. Por Leide Albergoni

REVISTA AUTOESTIMA

A

felicidade?

59


9 coisas importantes ao

administrar conflitos

SEJA VOCÊ GESTOR OU NÃO, GERENCIAR A MANEIRA COMO EXPRESSAMOS OS SENTIMENTOS DE RAIVA É FUNDAMENTAL PARA CONVIVERMOS PACIFICAMENTE COM OS OUTROS, E TAMBÉM ESSENCIAL PARA ADMINISTRAR CONFLITOS.

S

REVISTA AUTOESTIMA

e formos incapazes de expressar calma e racionalmente nossos argumentos e sentimentos, as pessoas irão adotar atitudes de afastamento ou de agressividade, conforme o caso. A ira não é necessariamente ruim em níveis controláveis quando, por exemplo, nos colocamos contra uma situação inadequada e prejudicial. O perigo é a intensidade e a escalada dela que, quando intensa, pode atingir o ponto de descontrole emocional e, consequentemente, levar a situações desastrosas. Veja 9 coisas importantes que podemos fazer ao administrar conflitos:

60

Não varra os problemas para debaixo do tapete Se houver um conflito enfrente-o, usando para isso a abordagem que melhor se coadune com o momento. Não ignore a situação, nem contemporize achando que o tempo sanará o desentendimento. O tempo quase sempre só agravará a discórdia. É comum não querermos enfrentar os problemas porque eles se tornaram difíceis; mas eles se tornaram difíceis exatamente por não querermos enfrentá-los.

Mas, em certas situações... Pode, no entanto, haver situações especiais em que é mais vantajoso não encarar o conflito do que enfrentá-lo, pois a relação custo-benefício é desfavorável. Nesse caso, use o método afastamento ou acomodação de gerenciamento de conflito. Evite impor soluções Não se deixe levar pela ilusão do poder e da autoridade para enfrentar um conflito e impor soluções. Eles só vigoram enquanto você tiver crédito na empresa, e crédito é uma coisa muito volátil no mundo atual, onde as coisas mudam rapidamente. Evite confrontos desnecessários Tratando-se de coisas periféricas e de pouca importância, não discuta, a menos que esteja preparado para aborrecer-se e perder tempo. Não deixe o conflito definir suas prioridades Dê o tempo necessário ao conflito, mas não permita que ele defina suas prioridades ou interfira em suas outras atividades.


COMPORTAMENTO

Evite o uso de linguagem negativa num confronto Elimine a linguagem negativa. Ela, por si só, é provocadora de discórdias e confrontos totalmente desnecessários. Palavras ou frases como: “Nunca”, “Impossível”, É proibido”, “Jamais”, “Está tudo errado”, “Discordo”, “É perda de tempo”, “Não vejo saída”, “É sempre assim”, “Não sei o que fazer”, são termos de reprovação, censura, desânimo ou complacência. O vocabulário negativo destaca o que não pode ser feito, em detrimento das soluções e ações positivas. Substitua palavras negativas pelas positivas, enfocando o que pode ser feito, quais as opções, ganhos e benefícios.

Deixe sempre uma saída honrosa Não pressione alguém até o limite de ele não ter saída, mesmo que você tenha todos os trunfos. Qualquer solução que seja adotada nessa situação será uma solução pobre e de alcance limitado, pois o oponente foi humilhado. Deixe sempre um rota de escape; proponha alternativas para ele escolher, ou solicite sugestões à outra pessoa, mas dê a ela a chance de uma saída honrosa para “livrar a cara”. Não piore a situação É fácil piorar a situação quando as coisas já estão ruins, porque as pessoas perdem a lucidez e a capacidade de avaliar a intensidade do conflito. Reverta a situação por meio de atitudes e ações positivas, analisando objetivamente os fatos, e estabelecendo um plano de ação claro e específico que elimine ou, pelo menos, minimize o problema. Lembre-se: Ou administramos os conflitos, ou os conflitos nos administram. Depende só de você.

REVISTA AUTOESTIMA

Mas também não encare o conflito com descaso O senso de perspectiva é essencial. Muitos gestores não querem perder tempo com o conflito e procuram soluções profiláticas, que a médio ou longo prazo não irão resolver a contenda e que mais adiante ressuscitará.

Por Ernesto Berg 61


AUTOAJUDA

Os anjos

de Deus Nosso Anjo guardião leva nossa mensagem de fé e amor. Como é importante lembrar que temos um anjo ao nosso lado em todos os momentos de nossa vida. Mas Deus é que sabe o que é melhor para nosso crescimento uma vez que as graças que recebemos nos são dadas por Deus. Por isso, lembre-se de fazer suas orações com fé e esperança, acreditando que o melhor acontecerá em sua vida. Talvez você não será atendido como desejava. Mas será o melhor para seu crescimento e aprendizado na evolução para eternidade. Por Sebastian Koom

REVISTA AUTOESTIMA

O

mensageiro de Deus chega de mansinho como o sereno da noite. Suavemente ele pacifica, aconselha, mostra o caminho a seguir e nos dá a oportunidade de acertar, de compreender os obstáculos a serem enfrentados, de perdoar o próximo e de se perdoar, amar e seguir aprendendo. Tem a função de nos amparar e nos defender de todos os perigos. Os anjos sustentam-nos em suas mãos e nos ajudam a contornar as pedras que aparecem no caminho. São Francisco de Sales, em seus textos, diz que “a tarefa dos anjos é levar as nossas orações à bondade misericordiosa do Altíssimo e de informar-nos se elas foram atendidas”.

63


Quando procurar

um nutrólogo?

REVISTA AUTOESTIMA

A AJUDA DO PROFISSIONAL É ESSENCIAL PARA ENTENDER A AÇÃO DOS ALIMENTOS NO ORGANISMO, IDENTIFICAR DOENÇAS E EMAGRECER COM SAÚDE.

64

Para aqueles que estão com dificuldades de emagrecimento, não conseguem adequar a alimentação às necessidade diárias ou sentem-se cansados e indispostos, a ajuda pode estar no médico nutrólogo. O papel do nutrólogo é mais do que investigar somente os sintomas, mas também buscar a fundo as causas do problema, recomendando então o tratamento adequado. A médica nutróloga Debora Froehner, diretora da clínica Nutrocare, explica que a avaliação da necessidade orgânica de cada pessoa é a base da nutrologia. “O objetivo é garantir a manutenção da saúde e redução de doenças, além disso, também ocorre o tratamento das manifestações corporais de nutrientes em excesso (sobrepeso e obesidade) ou em falta (desnutrição)”, explica a especialista. Para garantir que a escolha dos nutrientes na alimentação seja correta e a perda de peso, gordura e medidas eficazes, a busca pelo pro-

fissional da nutrologia se faz indispensável. “Saber como os nutrientes são aproveitados pelo corpo é o ponto chave para o tratamento de doenças nutricionais e emagrecimento. É importante ressaltar que é necessária a busca de um profissional para avaliação, exames diagnósticos e definição da melhor ação para o paciente”, ressalta Dra. Debora. Benefícios do acompanhamento nutrológico A médica Debora listou alguns dos pontos de destaque provenientes da atuação da nutrologia no cotidiano de um paciente: • Possibilidade de identificação de falhas alimentares, hábitos prejudiciais ou estados do organismo que podem contribuir para o quadro nutricional defasado; • Explicação do melhor comportamento alimentar a seguir, como a distribuição dos mesmos durante o dia e o tempo ideal entre as refeições;


SAÚDE O que trata o nutrólogo: - Avaliação metabólica - Disbiose intestinal - Doenças instestinais - Intolerências alimentares - Transtornos alimentares

Clínica Nutrocare www.clinicanutrocare.com.br R. Bruno Filgueira, 369, cj 402 - Batell 3618-7004 / 3618-7005

REVISTA AUTOESTIMA

• Acompanhamento do estado nutricional graças a check ups recorrentes. Diferenciais do tratamento A médica Debora listou alguns dos pontos de destaque provenientes da atuação da nutrologia no cotidiano de um paciente: • Possibilidade de identificação de falhas alimentares, hábitos prejudiciais ou estados do organismo que podem contribuir para o quadro nutricional defasado; • Explicação do melhor comportamento alimentar a seguir, como a distribuição dos mesmos durante o dia e o tempo ideal entre as refeições; • Acompanhamento do estado nutricional graças a check ups recorrentes.

65


AUTOAJUDA

Meditação como busca

para felicidade S

ão raras as discussões em família sobre as verdadeiras causas da felicidade. Vejo meus amigos sempre dedicados às suas carreiras, estudando e se aprimorando, mas, afinal, isso vai levar à felicidade? Tenho certeza que a maioria deles nunca se fez essa pergunta e, por isso, acham que meditar ou mesmo estudar sobre a felicidade é uma enorme perda de tempo. Mas a vida vai passando muito rápido, e nós sempre muito atarefados, correndo daqui para lá, não percebemos que nosso tempo está se esgotando, que estamos envelhecendo e que, inevitavelmente, iremos algum dia morrer. Por isso, deveríamos buscar a felicidade agora, nesse momento, nesse instante e não postergar para o futuro. Mas será difícil conseguirmos sermos felizes se estamos sempre estressados, ansiosos, com excessivos planejamentos e uma enorme auto cobrança. Achamos que ser eficiente é conseguir realizar várias coisas ao mesmo tempo, então, estamos respondendo um email, falando ao telefone e revisando uma planilha, tudo ao mesmo tempo. Quando estamos resolvendo várias coisas ao mesmo tempo, nossa mente não está focada em nenhuma delas e, nesse instante, é impossível ser feliz

pois, segundo alguns estudos, as pessoas só estão felizes quando sua mente está presente naquilo que elas estão fazendo. Então, é importante pararmos um pouco e nos acalmarmos, a fim de conseguir olhar para dentro de nós mesmos e aprender melhor sobre nossa mente. A meditação nos ajuda a trazer de volta para o momento presente essa mente que está sempre lembrando do passado ou planejando o futuro. Todos nós podemos fazer pequenas pausas durante o dia, ao parar em um semáforo, ao esperar em uma fila, dentro do elevador, etc. Basta, nesses instantes, respirar profundamente utilizando todo o pulmão e manter um único foco, que pode ser a respiração mesmo. São pequenos instantes durante o dia que vão nos ajudando a nos reequilibrar. É um método simples, que todos temos tempo, habilidade e ainda por cima é de graça! Também podemos realizar pausas mais longas ao longo do dia. Isso nos ajudará a aprender melhor sobre nossa mente e a controlar emoções perturbadoras. Neste caso, eu indico que você assista o video no youtube “Para começar a meditar”, do Lama Padma Samten. Por Francisco de Paola

REVISTA AUTOESTIMA

TODOS NÓS ASPIRAMOS SERMOS FELIZES E NOS LIVRARMOS DO SOFRIMENTO. ESSE É O PONTO MAIS IMPORTANTE DAS NOSSAS VIDAS E, MESMO ASSIM, NUNCA TIVEMOS NEM UMA ÚNICA MATÉRIA NA ESCOLA SOBRE ESSE TEMA.

67


SAÚDE

Emagrecimento

rápido e saudável

É UM REVOLUCIONÁRIO PROGRAMA DE EMAGRECIMENTO RÁPIDO, SAUDÁVEL E DURADOURO, BASEADO 100% NA FISIOLOGIA DO ORGANISMO, ASSOCIANDO CINCO ESTRATÉGIAS MULTIDISCIPLINARES CUIDADOSAMENTE ARQUITETADAS PARA PERDA DE PESO.

V

Agende sua avaliação: (41) 8829-9129/9659-8079 Rua Itupava, 1299 - Sala 211 - Alto da XV www.thaianeandretta.com.br

REVISTA AUTOESTIMA

isa, principalmente, a reprogramação do hipotálamo (região do cérebro responsável pela sensação de fome e saciedade). Qualquer indivíduo acima do peso ou com qualquer grau de obesidade está com seu hipotálamo comprometido e, desta forma, a comunicação entre o hipotálamo e o estômago não acontece, fazendo com que o indivíduo coma muito mais, pois não terá a sensação de saciedade ao comer. Este método é fruto de 14 anos de estudos e pesquisas na área de obesidade e emagrecimento. Embora utilize fórmulas nutracêuticas para repor nutrientes e vitaminas ao organismo, não está aí o segredo, e sim, na associação das cinco técnicas para o sucesso na perda de 5 a 15kg no mês.

69


Adeus às

varizes!

SAIAS E VESTIDOS SÃO ALGUNS DOS GRANDES QUERIDINHOS DAS MULHERES. PORÉM, DEIXAR AS PERNAS À MOSTRA PODE REPRESENTAR UM GRANDE DESCONFORTO PARA AS PESSOAS QUE SOFREM COM AS VARIZES E VARICOSES.

REVISTA AUTOESTIMA

P

70

ara quem não tem esse problema, as veias dilatadas podem ser insignificantes, mas, no dia a dia, as manchas e o desconforto causado por esse mal podem influenciar na decisão de que roupa vestir, locais que irá frequentar e, principalmente, na autoestima. Estima-se que, no Brasil, existe mais de 20 milhões de pessoas que sofrem com essa patologia – o que a torna uma das grandes vilãs, tanto dos homens, quanto das mulheres. E a questão estética não é a única culpada do desconforto causado pelas varizes e varicoses. Elas são responsáveis, também, pela sensação de queimação, cansaço, ardência, inchaço e câimbras. Mas, graças ao avanço da tecnologia, dar adeus a esse problema se tornou muito mais rápido e simples. Uma das grandes novidades da área é a ponteira ND YAG, da plataforma Cutera Xeo, especializada em eliminar varizes e varicoses de menores calibres. Disponível nas Clínicas Lipari, esse poderoso equipamento apresenta as mais moder-

nas e eficazes soluções para o tratamento de diversas condições vasculares. E esses não são os únicos benefícios trazidos por esse tratamento inovador. Outras vantagens do ND YAG é que o seu resultado pode ser notado em poucas sessões e, o que é melhor: comparado a outros procedimentos com a mesma finalidade, o tratamento realizado pela ponteira do Cutera Xeo requer um tempo menor de recuperação, além de não deixar marcas e causar pouca dor. Considerado o laser mais eficaz para os tratamentos de lesões vasculares, a ponteira ND YAG é indicada para qualquer tipo de pele e é uma das grandes novidades trazidas pela Clínica Lipari. Localizada no bairro do Batel, em Curitiba, a clínica está presente também em outros dois endereços – em São Paulo e Brasília – e é referência em diversos tipos de procedimentos cirúrgicos e estéticos. Entre eles, a vibrolipoaspiração, uma especialidade de Adriano Bittencourt, médico e diretor técnico das Clínicas Lipari.


Clínica LIPARI Rua Desembargador Motta, 1848 - Batel 41 3323.1609 Horário de Atendimento Segunda a sexta: 08h às 20h Sábados: 08h às 12h

REVISTA AUTOESTIMA

SAÚDE

71 71


PROFISSÃO

Kaká: o astro do futebol na

terra do Tio Sam

A CIDADE DO MICKEY E DA MINNIE AGORA É, TAMBÉM, A RESIDÊNCIA OFICIAL DO ASTRO DE FUTEBOL BRASILEIRO, RICARDO DOS SANTOS LEITE, O KAKÁ, COMO É CONHECIDO MUNDIALMENTE. família e os quais tem prazer em passar para os dois filhos e fãs. E, para relaxar, uma partida de golfe e a leitura de bons livros, são seus hobbies preferidos. Quando questionado sobre os planos para o futuro, ele é enfático ao afirmar que seu foco no momento é a Liga Americana de Futebol, e no contrato de mais dois anos que tem com o Orlando City pela frente. Onde, sem dúvidas, ele dará o melhor de si e mostrará o que sabe fazer: jogar e dar muita alegria para os amantes de futebol.

REVISTA AUTOESTIMA

D

ono de um currículo invejado, um carisma e um sorriso cativante, ele concedeu uma entrevista exclusiva para a jornalista e fotógrafa Kelly Batista, e contou, entre outras coisas, sobre a adaptação no Orlando City, time que veste a camisa 10 atualmente. Quando questionado sobre o porquê da mudança para os Estados Unidos, Kaká ressalta o desejo de participar desse momento de crescimento e desenvolvimento da liga americana de futebol. “Quando a oportunidade real apareceu para mim através do Orlando City, entendi que era o momento. E estou muito feliz com a minha decisão”, afirmou. Desde cedo, Kaká trilhou uma carreira de muito profissionalismo e sucesso, colocando em seu currículo vários títulos mundiais. Ser o melhor jogador do mundo foi apenas um deles. Kaká já jogou em três clubes de grande tradição no futebol: São Paulo, Milan e Real Madrid, todos em países onde o futebol é o esporte mais popular. Ser jogador nos EUA, onde essa não é a realidade para o futebol, tem sido, segundo ele, desafiador, mas de grande aprendizado em sua carreira. Além das qualidades profissionais, o jogador não abre mão de ser um excelente pai. Ele leva uma vida calma, muito ligada a Deus e nos valores espirituais, fundamentados pela

Por Kelly Batista 73


O seu evento é um momento muito especial onde todos os detalhes devem estar em boas mãos.

CHAMPAGNES

ESPUMANTES

VINHOS

WHISKY

VODKAS

RUM

CONHAQUES

LICORES

Há mais de 10 anos no mercado, a AGIN Bebidas leva os melhores produtos e ofertas a clientes de todo o Brasil. São mais de 350 itens no portfólio de bebidas premium, um dos maiores do País. São mais de 1.500 clientes atendidos. Hoje atuamos em diversos segmentos do mercado, tais como, a venda para o comércio varejista, particular e atendimento a grandes eventos e consignações, oferecendo aos nossos clientes os produtos com a qualidade e rapidez que você merece, aliando bom preço, ótima estrutura de materiais e mão de obra especializada.

www.aginbebidas.com.br Agin Bebidas Nacionais e Importadas - Rua Professor Assis Gonçalves, n° 775 - Água Verde - Curitiba/PR Contatos: ariel@aginbebidas.com.br - (41) 3343.4624 - 7815.9813 - 9933.8850


CURIOSIDADE

O retrato de brasileiros que alcançaram

o sucesso nos EUA TER A EXPERIÊNCIA DE MORAR FORA DO BRASIL É UM SONHO PARA MUITA GENTE.

C

ada um com suas expectativas, sonhos, medos e questionamentos, mas sempre com a esperança interior de mudar e alcançar o tão sonhado sucesso pessoal e profissional. A Revista Autoestima, por meio de nossa correspondente internacional, a fotógrafa Kelly Batista, conheceu algumas pessoas que fizeram o sonho virar realidade e agora vivem nos EUA e, no decorrer dos anos, conseguiram com muito trabalho vencer naquele país. É com prazer que mostramos aos nossos leitores essas histórias de vida e superação, e que certamente irão lhes inspirar em suas trajetórias.

Juliana Cadiz – Disney World Ter uma experiência internacional sempre foi o sonho da paulistana Juliana Cadiz. Formada em Administração de Empresas pela FAAP-São Paulo, ela começou desde cedo a trilhar esse caminho em sua carreira. No ano de 2000, o sonho saiu do papel e ela fez a aplicação para um estágio nos parques da Disney World em Orlando, mudando-se posteriormente para os Estados Unidos. São 16 anos morando no país. Além de ter a oportunidade de tra-

balhar em organizações mundialmente conhecidas como a Disney, Planet Hollywood e Louis Vuitton, Juliana casou e construiu uma história nos EUA. Atualmente trabalha na Disney Destinations, onde é a responsável direta por negociar e gerenciar produções de TV para o mercado latino-americano que reside no país. Uma dica para os leitores: “é preciso ter humildade para recomeçar, pois aqui sempre seremos imigrantes, não importando a condição financeira”, enfatiza Juliana.

Marcília Luzbet chegou a América em 2000, após conhecer e casar com um nova-iorquino. Mulher encantadora, cheia de garra para o trabalho, nos EUA Marcília foi proprietária de uma transportadora e de uma loja de granito. Negócios que foram grandemente atingidos com a crise americana de 2008. Como ela não é de se entregar facilmente, teve a ideia de trabalhar com algo que gostasse. Assim, com uma visão diferenciada, surge o restaurante Costela Grill. Marcília conseguiu fugir do padrão de restaurante convencional, agregando uma pequena casa de eventos, onde faz casamentos, aniversários, eventos corporativos e, com isso, acabou fazendo shows de cantores brasileiros. Pela Costela Grill já passaram nomes como Zezé di Camargo e Luciano, Leonardo, Paula Fernandes, Fernando e Sorocaba, Daniel, entre outros artistas famosos. Hoje, além do restaurante, ela faz toda a produção de shows e se tornou a Luzbet Productions. Sua dica: “ninguém deve desistir do sonho, porém fazer com calma, cuidado e ter muita coragem é essencial”, ressaltou.

REVISTA AUTOESTIMA

Marcília Luzbet – Luzbet Productions

75


Oz Silva – Got Chosen Dono de uma inteligência acima da média, o paranaense Oz Silva, chegou aos EUA em 2000 e, nesses 16 anos, construiu um legado profissional de deixar qualquer um de boca aberta. No Brasil, ele era proprietário de uma importadora de produtos médicos/odontológicos. Ao se mudar para os Estados Unidos, Oz incorporou sua empresa na Florida e se tornou um agente do FDA, passando a fazer liberação dos produtos neste órgão e viabilizando as vendas nos EUA e Porto Rico. Mas o visionário não parou por aí. Em 2011 fundou a empresa GotChosen, uma start up em tecnologia que de forma inovadora atua na indústria de publicidade digital e E-Commerce através de plataformas de rede sociais, classificados e marketplace. Oz ainda enfatiza que “trabalhar com seriedade, perseverança e fé em Deus, poderão ajudar muito qualquer um vencer no país”.

A.L.Frank – Revista Orlando Brazil/USA Se pudéssemos resumir a vida de A.L.Frank, uma única palavra seria suficiente para descrevê-lo: Aviação. Foram 35 anos dedicados aos estudos e à profissão de piloto comercial. O gaúcho de Porto Alegre reside atualmente com a família em Orlando e sempre foi apaixonado pelo país e sua cultura. Em 2008, adquiriu uma casa no Estado da Florida, e devido ao agravamento da situação da segurança no Brasil, priorizando o bem-estar da família, Frank tomou a decisão de

se mudar definitivamente para a América. Da mesma forma que na profissão, na vida ele também tem alçado grandes vôos. No ano de 2013 adquiriu os direitos de utilização da marca BrazilUsa e iniciou o projeto de tornar essa importante revista a mais conceituada publicação brasileira a circular no centro da Florida. Segundo Frank, “planejamento é primordial para todos aqueles que sonham em mudar de vida e residir nos EUA”.

REVISTA AUTOESTIMA

Elisiane Ramos – Rotary Club Brasil Orlando / New York Life

76

Elisiane Ramos pode ser descrita como uma mulher guerreira que sabe correr em busca dos seus objetivos. Em 1990, ao perceber a necessidade de aperfeiçoar o inglês para melhorar o desenvolvimento no trabalho, ela tomou a decisão de fazer um curso de seis meses em Nova York. Se identificou tanto com a cultura americana que prorrogou até hoje a sua estadia no país. Atualmente ela trabalha numa conhecida empresa de seguros, previdência e proteção patrimonial, especializada em clientes transnacionais, bem como é Presidente do Rotary Club Brasil Orlando. “As pessoas precisam entender que os Estados Unidos pode ser a terra da oportunidade, mas para quem vem preparado. O jeitinho brasileiro não vai longe. Pesquise, prepare-se financeiramente. Converse com um bom profissional na área de imigração, e o mais importante, uma vez que chegou nos Estados Unidos, aprenda o inglês o mais rápido possível”, finaliza.


Vanessa Caetano – Vanessa Caetano Photography / Jornal Nossa Gente O trabalho corre nas veias dessa curitibana que, desde cedo, começou a trilhar o sucesso profissional e nunca mais parou. No Brasil, trabalhava com turismo e design gráfico, e em Orlando há quase 14 anos, onde veio para conhecer mais sobre a cultura americana, e aqui ficou, ela já foi dona de revista e há muitos anos escreve para o Jornal Nossa Gente. Depois de muito estudo, Vanessa deu seus primeiros passos como fotógrafa profissional há mais de 12 anos. Além da fotografia, outra grande e intensa paixão de Vanessa é a de se doar ao próximo. Assim, ela oferece sua arte cobrindo eventos da comunidade, cujo objetivo é arrecadar fundos para pessoas que sofreram algum problema grave. De todas as qualidades de viver nos EUA, a tranquilidade e a diversidade de culturas, que especificamente Orlando possui, são grandes atrativos para sua permanência no país.

Mauricio Piccoli- Kart Tech O porto-alegrense Mauricio Piccoli adora o que faz. Instruído, determinado e correto, ele tem feito história na área da mecânica, nos Estados Unidos. No Brasil trabalhou em grandes empresas como a Varig e Petrobrás, mas de uma vinda aos Estados Unidos a passeio, em 1999, nunca mais retornou. Após sua chegada, abriu uma oficina mecânica, loja de carros e, desde então, vem preparando motores para as corridas de kart em todo o país. Mauricio alcançou tudo o que um jovem empresário poderia sonhar:

tem suas empresas funcionando perfeitamente nos EUA, corre de kart desde 2004, foi campeão na etapa Rok Cup Okc em 2013, no ano de 2014 fechou parceria com a Vortex Engines e com a Rok Cup, e ainda trabalha com grandes empresas como a BH Motors, AK raincin Time e TB Kart USA. Apesar do tamanho sucesso profissional, ele entende que dinheiro não é o mais importante quando se mora em um outro país. Trabalhar duro, fazendo o que é correto, não importa onde se more, é para ele o mais essencial.

Elisiane Ramos pode ser descrita como uma mulher de Pastor há 36 anos. Esse paulistano conquista o coração de qualquer um com sua simpatia. Homem íntegro, generoso e que possui muita experiência de vida para transmitir. A mudança para os Estados Unidos aconteceu 14 anos atrás, a convite de uma Igreja Batista Brasileira na cidade de Boston-Massachusetts. Em Orlando, ele chegou junto com a família para pastorear os brasileiros da First Baptist Church of Orlando, há três anos. Com uma vasta bagagem, já implantou igrejas em São Paulo, no Uruguai e nos Estados Unidos. Diversificada também é a sua experiência em atividades de cunho social/ religioso. Em Boston, começou igrejas entre brasileiros, hispanos, coreanos e nepaleses, além de cuidado terapêutico de crianças, adolescentes e famílias com comportamento disfuncional, área que domina e que tem no currículo um PhD em Aconselhamento Clínico. A valorização da vida é o que mais o admira nos EUA. Falando em conselhos, pastor Nassif é enfático ao declarar que se alguém deseja morar em qualquer lugar do mundo, precisa cuidar das relações interpessoais antes de mudar de nação. “Se as relações consigo mesmo e com outras pessoas não são algo bem resolvido, tenderão a se agravar em outra cultura. Também diria, “MUDE O CHIP”, não tente ser Brasil nos Estados Unidos. Venha aberto a aprender outra cultura, língua, outra maneira de ver e valorizar a vida. E, por favor, busque orientação legal/jurídica antes”, enfatizou.

REVISTA AUTOESTIMA

Pastor Nivaldo Nassiff – First Baptist Church of Orlando

Por Kelly Batista 77


RELACIONAMENTO

É possível ser

solteiro e feliz? EXISTEM PESSOAS QUE NÃO TÊM MUITO TALENTO PARA NAMORAR, TAMPOUCO PARA CASAR. ELAS PREFEREM CAMINHAR SOZINHAS NA VIDA, SEM PACIÊNCIA OU HABILIDADE PARA APROFUNDAR-SE EM RELACIONAMENTOS. gam pelas noites e pela internet sem jamais encontrar o príncipe ou a princesa encantada. No geral, são pessoas que cobram tanto de si como dos outros. Se você está a fim de um solteiro convicto, saiba que as chances de mudar o ponto de vista dele são mínimas. De toda forma, se quiser persistir, você deve funcionar como um educador emocional, provando que o envolvimento é algo que vale muito a pena e que namorar é mais agradável que desagradável. Acredito que é completamente possível ser um solteiro feliz. Aliás, felicidade ou infelicidade podem ocorrer estando ou não acompanhado de alguém. Tudo é uma questão de como você encaminha sua vida, com mais ou menos otimismo. Não faltam boas opções para você transitar pelas cidades, mesmo sendo solteiro. Cinemas, teatros, programações culturais, bares, boates. Você pode ter bons amigos, sair para paquerar, pode participar de cursos ou desenvolver hobbies. Saiba mais o que Sergio Savian pensa sobre este assunto, convidando-o para uma entrevista. Por Sergio Savian REVISTA AUTOESTIMA

O

s tempos atuais beneficiam estas pessoas na medida em que hoje se pode ter encontros efêmeros, sexo avulso, salas de bate papo e sites de relacionamento na Internet, enfim, toda uma cultura que dá suporte aos solteiros. A melhor coisa de ser solteiro é a liberdade, a autonomia para ir e vir sem ter que dar satisfação para os outros. Você faz tudo na hora que quer, escolhe seu próprio ritmo. Tem mais tempo para si, para se cuidar, ler um bom livro, para meditar. Você pode sair com quem quiser sem ter que prestar contas. Existem vários tipos de solteiros buscando por um relacionamento. Tem aqueles com os pés no chão que buscam um amor possível. Isto significa que compreenderam que ninguém é perfeito e que o próprio relacionamento é imperfeito. Estes têm mais chances de encontrar um par. Mas, existem também aqueles que são muito idealistas e procuram um par perfeito e não se dão conta de que a relação deve ser construída passo a passo e, para tanto há que ter muita habilidade. Estes, va-

79


desmistificando o

Estresse no trabalho

Apresenta:

causas:

O estresse no trabalho é uma reação física e emocional dolorosa, relacionada à falha na combinação de demandas, capacidades, recursos ou necessidades de um empregado. Além disso, evidências mostram também que o estresse é a maior causa de rotatividade de funcionários dentro das organizações.

#1

4

Existem principais reações fisiológicas ao estresse:

O sangue é desviado do cérebro e grandes grupos de músculos, para as extremidades, pele e órgãos que não estão funcionando corretamente;

Uma área perto do tronco cerebral, conhecido como o sistema de ativação reticular, trabalhará causando um estado de alerta, tão forte quanto incomodo à audição e visão;

Insuficientes cargas de trabalho, fazendo com que as pessoas sintam que suas habilidades estão sendo subestimadas; Um péssimo ambiente físico de trabalho. Ex.: Calor, frio, barulho excessivo, mau funcionamento de equipamentos, etc. Assédio moral, péssimos relacionamentos no ambiente de trabalho ou discriminação, que levam a um sentimento de isolamento; Pessoas sendo questionadas a fazer um trabalho que elas não têm experiência suficiente ou treinamento; A falta de controle sobre as atividades de trabalho.

#2 #3 Compostos de energia de glicose e ácidos graxos são lançados na corrente sanguínea.

Excessivas cargas de trabalho, com prazos de entregas irreais, fazem com que as pessoas se sintam apressadas, sob pressão e sobrecarregadas;

Os sistemas digestivos e imunológicos são inativados temporariamente;

#4

Sinais de estresse: Cansaço e irritabilidade;

Redução na qualidade de trabalho;

Indecisão e maus julgamentos;

Mau humor;

Parecer nervoso ou admitir dormir mal;

Dores de cabeça e náuseas;

Mudanças nos padrões de trabalho: Ficar até mais tarde ou levar trabalho para casa;

Aumento de ausência por doença.

soluções: Se você perceber que fez a escolha de carreira errada ou que o seu trabalho não é satisfatório, este pode ser um bom momento para mudar; Se você está tendo conflitos com o seu chefe ou com seus colegas de trabalho, tente conversar com eles. Embora possa ser difícil resolver problemas de personalidade, você pode tentar descobrir um caminho para melhorar essa situação; Se o excesso de trabalho é o seu problema, tire férias, deixe o trabalho o mais rápido possível e evite falar do seu trabalho em casa; Se você está preocupado sobre demissões, tudo o que você pode fazer é certificar-se de que está preparado, caso realmente aconteça.

cafeína = +produtividade A falta de energia pode ter várias causas e prejudica a sua vida em diferentes áreas. Por isso, é importante manter-se alerta durante as horas de trabalho. Com Vivamil®, o 1º shot e 1º comprimido de cafeína pura do Brasil, você consegue adquirir até 5 horas extras de energia pura para realizar as tarefas diárias. Experimente Vivamil®, não é remédio, é 100% cafeína pura e concentrada.

Fontes: www.businesslink.gov.uk // careerplanning.about.com/workrelated/a/stress.html

1

Vivamil® ou Comprimido

1

= 2½

Vivamil® Shot

latas de energético


Coquetel de Lançamento

Revista Autoestima N

REVISTA AUTOESTIMA

a noite de 2 de dezembro foi lançada a 48ª edição da Revista Autoestima, junto aos 15 anos da revista, no Buffet du Batel, e contou com a presença de quase 1.100 pessoas, entre imprensa, amigos e convidados. Na capa feminina, a psicóloga Jaqueline Vicelli. Na capa masculina, o empresário Peterson Nunes. Entre as atrações, a presença especial do famoso cantor sertanejo Rodrigo Marim e a animação ficou por conta do Dj Marcelo da banda Èmphase e o projeto Fun Station Live. A gastronomia doce da festa foi assinada pelas parceiras Sonia Bacelar, Marcela Fornasari, Cassia Caldeira e A Saborosa; no menu dos salgados, Sra. Strogonoff, Chef Chic, Mariah Eventos e Zapata Mexican Bar. A Dança Para Noivos ensaiou Yumi e mais três capas femininas e três capas masculinas, e o grupo deu um show de dança na festa. Como sempre, o evento inovou com novos parceiros e atrações, e foi o maior sucesso.

82


EVENTO

REVISTA AUTOESTIMA

48ª Edição - Curitiba

83


EVENTO

Natal 2015 no

Dot Club

Y

REVISTA AUTOESTIMA

umi esteve, após a ceia de Natal, no Dot Club que preparou a última festa do ano e com o tema “Papai Noel Never Sleeps. Music Never Ends!”. Encontrou com seus amigos Gustavo Arruda, Andressa Marques, Patrícia Barreto e seu amigo. Quem comandou a festa foram vários DJs, entre eles o amigo Du Hauer & Gutto Serta, e outros. Cada Natal que passa é diferente do outro na energia e diversão.

84


EVENTO

Reveillon 2016 na

Cervejaria Devassa Y

REVISTA AUTOESTIMA

umi esteve na virada do ano com seus amigos Carla, Pedro e David Morlotti, Vitor Ribeiro, Patrícia Barreto e Sandro Sassaki, que desfrutaram de uma deliciosa ceia de Ano Novo com comidas típicas de fim de ano na Cervejaria DEVASSA, da Praça da Espanha. Junto ao Restaurante Pata Negra, seu vizinho, proporcionaram a queima de fogos de artifício na praça e foi lindo. Nessa noite, o DEVASSA contou com uma banda de pagode, que divertiu e animou a noite. Mais um ano que se passa e Yumi deseja um ótimo ano de 2016 a todos, cheio de saúde, paz, harmonia, alegrias, amor e prosperidade!

85


Cruzeiro MSC Splendida

para Salvador Y

REVISTA AUTOESTIMA

umi esteve, no dia 30 de janeiro, fazendo mais um cruzeiro com sua querida mãe. Dessa vez foi no MSC Splendida, que veio pela 1ª vez ao Brasil e a surpreendeu muito pelo luxo, requinte e beleza. Todos os navios possuem seu glamour, mas esse principalmente chamou a atenção, não só pelo tamanho, mas principalmente pelo brilho que existia dentro dele, se destacando os degraus, do 5º ao 7º andares, que eram todos de cristais Swarovski. Até o piano de cauda do navio tinha cristais colocados manualmente, um a um, tornando-o mais lindo ainda. Mesmo percorrendo o mesmo roteiro - Búzios, Salvador, Ilhéus e Ilha Grande -, descobriu novidades, afinal, cada vez é um navio diferente. Como sempre, fez novos amigos conquistados no navio, fazendo o círculo de amizades de Yumi ser cada vez maior. Mais uma viagem que fica guardada no coração para sempre.

86


REVISTA AUTOESTIMA

EVENTO

87


EVENTO

Inauguração da

Clínica KI

O

REVISTA AUTOESTIMA

Dr. Ronaldo Hirata há muito tempo já é uma das referências da odontologia brasileira e mundial, principalmente quando assunto é estética dental. Revezando-se entre Curitiba e Nova York, no dia 19 de dezembro de 2015, ao lado de outro artista do sorriso, o Dr. Cristian Higashi, inaugurou a Ki – Clínica Conceito em Odontologia by Hirata & Higashi. Imaginem um lugar lindo onde você não se sente dentro de uma clínica odontológica? Com decoração moderna e arrojada, repleta de vida e de peças de decoração de designers, a clínica KI, que em japonês significa “sopro de vida”, oferece todos os serviços odontológicos necessários para a transformação do sorriso de curitibanos e de pessoas exigentes de todo o Brasil. Por possuir uma equipe de profissionais do mais alto gabarito e de tecnologia digna das melhores clínicas do mundo, eu sugiro que se resolver fazer um upgrade de seu sorriso, visite a KI.

88


EVENTO

Casamento

Juliano & Mariana N

REVISTA AUTOESTIMA

o dia 6 de dezembro de 2015, foi realizado o casamento do nosso amigo empresário, Juliano Sorgatto Correa com a advogada Mariana Singer, cuja cerimônia religiosa aconteceu na Igreja Santa Terezinha e a recepção no Castelo do Batel. A recepção estava simplesmente maravilhosa, com muito luxo e sofisticação. Os noivos tiveram muito bom gosto na escolha de cada detalhe, e tudo ficará na memória de todos os convidados. Mariana e Juliano se divertiram muito esse dia, junto a familiares e amigos. Um casamento perfeito, em que todos se curtiram com muita alegria, desejando toda felicidade do mundo aos noivos!

89


EVENTO

Aniversário da

Cris Chantal C

REVISTA AUTOESTIMA

ris Chantal, uma das empresárias do ramo de móveis para eventos que cresceu muito no mercado com sua dedicação, profissionalismo e bom gosto, resolveu fazer uma bela festa de aniversário junto com sua irmã gêmea Tania, cheia de glamour e beleza em sua residência maravilhosa. Muitas amigas estiveram prestigiando e muitas surpresas e alegria contagiaram por horas os convidados. O evento foi regado por muita bebida, comida, coquetel, sushi, e muita champagne. A decoração ficou por conta do talentoso profissional Zauri Junior, da Zaf Produções, que foi impecável em todos os detalhes, com seu tremendo bom gosto e sofisticação. Uma festa deliciosa, perfeita em todos os detalhes, que só essa garota sabe fazer. Arrasou, Cris!

90


EVENTO

Aniversário do

N

Erick Camargo

REVISTA AUTOESTIMA

o dia 27 de fevereiro de 2016, foi realizado o aniversário de Erick Camargo na Mona Lisa Veículos Exclusivos, onde alugam carros exóticos e existe um espaço de eventos, todo bem decorado. Erick e sua namorada convidaram amigos do trabalho, pois ambos trabalham na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná. Além de seus pais que vieram de sua cidade Sergés, amigos mais chegados receberam o convite, além de contarem com a ilustre presença da Presidente do Provopar, Carlise Kwiatkowski, e a pessoa mais famosa do momento da Operação Lava Jato, o japonês Newton Ishii. Uma festa super gostosa, com animação da dupla sertaneja de Sergés. O menu ficou por conta da Bull Prime, que deu as carnes, assadas por uma equipe especializada. O bolo foi da Priscila Santos, os brigadeiros gourmet da Silmara Okamura, da Céu de Brigadeiro e os cupcakes de Fabi Moreira. Um aniversário que o Erick levará no coração para sempre!

91


Viagem para

Orlando

REVISTA AUTOESTIMA

Y

92

umi esteve, de 6 a 13 de março de 2016, junto ao amigo de muitos anos, Ricardo Borrasca, e sua mais nova amiga Andressa Marques, em Orlando. Toda vez que vai, não deixa de ir ver seu personagem preferido, Mickey. Mas, desta vez, acabou não o encontrando, porque optou em fazer outros passeios. Foi até Busch Garden, Disney Spring, antigo Downtown Disney, Cocoa Beach, Porto Canaveral, Orlando Downtown e Universal Orlando Resort. As compras sempre são ótimas no Orlando International Premium Outlets, Flórida Mall e Shopping Milênia. Teve a oportunidade de dirigir por minutos uma Lamborguini e uma Ferrari, da empresa OXXY Rent a car, e ficou encantada! Curtiu e se divertiu muito, afinal, Orlando é uma cidade que nunca para, com mais de 7 mil pessoas do mundo todo chegando diariamente por lá. É uma cidade que o mundo todo vem visitar, por ter a melhor Disney, depois de Disneyland em Los Angeles, Euro Disney em Paris, a Tokyo Disney no Japão e a 5ª e última em Hong Kong. Com certeza, mais uma “viagem inesquecivel” e que ficará guardada na memória de momentos mágicos que só a Disney tem.


REVISTA AUTOESTIMA

EVENTO

93


Coluna Autoestima 1

1

2

3 2 4

Noite “It’s a match” no DOT Bar, com meus amigos Fernando Marcelo Gonçalves, Adriana Aguiar e Sione Simacoski.

5

Na degustação realizada no HARD ROCK Café com meus amigos Simone Bello e Peterson Nunes. Com minha filha Yannih Tsushima e minha querida amiga Carlise Kwiatkowski em festa de aniversário na MONALISA.

6

3

7

REVISTA AUTOESTIMA

8

94

4

5

6

7

Assistindo ao show de Rodrigo Marim com o modelo Charles Douglas de SP e com Abdel Hamed Abdel Qader, em SHED Western Bar. Jantando com meus parceiros de viagem Ricardo Borrasca e Vitor Ribeiro, em TAJ Bar. Com Simone Bello, Ana Costa, Jaqueline Vicelli, Valquiria Melnik, Loraine Landgraf e Emelin Leszczynski em festa de confraternização no CAPITÃO FRANGO.

Com os atores Roberto Pirillo e Edwin Luisi, na peça “Cinco homens e um segredo”, no teatro do Rio de Janeiro. No domingo do TAJ Bar, com o Dr. Felipe Weiber e minha amiga Adriana Aguiar.

8


COLUNISTA YUMI OKAMURA

9

Com os atores da peça, Iran Malfitano, Andresa Marques, Carlos Bonow, Cláudio Andrade e Oscar Magrini.

10

No LOOP 360 com meus amigos Filipe Socoloski e Helena Cristini, e meu parceiro do Programa BOM TeVer, Gustavo Arruda.

11

Com um dos sócios do CITRA Bar, Angel Gil Jerosch e seu amigo Rodrigo Belicanta Lamim.

12

No Bazar MODA DO BEM, no Buffet du Batel, com as amigas Dalie Felberg, Patrícia Giacomini e Jadynha Garcia.

13

Minhas queridas amigas Loraine Landgraf e Linda Bruder, em jantar delicioso no Restaurante ALMA LUSA.

14

Em niver de amiga com meus queridos Maicon Victor Rosa e Ricardo Borrasca, no TAJ Bar.

15

Meus parceiros Vitor Imoto, André Cunha, Leonel Pisani e Thirson Silva, em jantar de confraternização no CAPITÃO FRANGO.

16

Divertindo no TAJ Bar Balneário Camboriú com meus amigos Dj Alexandre Scolari, Vitor Ribeiro e André Cunha.

13

10

11

12

15

16 REVISTA AUTOESTIMA

14

9

95


COLUNA

Curitiba COLUNISTA TIOM KIM

A publisher Yumi Okamura celebrou, em alto estilo, a festa dos 15 anos da Revista Autoestima.

2

Simone Bello, Ale Maya e Lorena Pelanda no Bar Quermesse.

3

Lylian Vargas e Vera Lupion no Sheraton Four Points.

4

Sheila Rigler homenageada com o Prêmio “Mulher Simplesmente Mulher”, pela ACP.

5

Nereide Michel, Iza Zilli e Viviane Kaled no Sheraton Four Points.

6

Yasmini Rabelo e Hilda Machado brilham na badalada festa dos 15 anos da Revista Autoestima

7

Leandro Gabriel, Cla Ribeiro e Josué Lemos da Silveira, no Buffet do Batel, prestigiando Yumi Okamura.

8

Gustavo Zielonka, Tatiana Nasser, Elaine e Willy Schumann comemorando os 15 anos da Revista Autoestima.

1

2

3

4

5

6

7

8

REVISTA AUTOESTIMA

1

97


COLUNA

Curitiba COLUNISTA EMELIN LESZCZYNSKI

Gabriel Massa, da Massa Play, com a dupla Victor & Léo, que lotou a Ópera de Arame, em recente show na capital paranaense.

2

A pequena Beatriz Fabri comemorou seu aniversário ao lado de amigos, familiares e do papai Marcio Fabri.

3

Patrícia Castro e Alisson Darosci esbanjando alegria durante seu noivado, em fevereiro, no restaurante A Landerna. Felicidades ao casal.

4

O hair stylist Eudes Santos e sua equipe integram a equipe do Torriton Beauty & Hair, da Alameda Presidente Taunay, desde abril.

5

O consultor do Disney Institute, Mike Donnelly, recebido pela coordenadora do Laboratório de Serviços da Escola de Comunicação e Negócios da Universidade Positivo, Carolina Parolin, durante encontro com empresários paranaenses.

6

Tania Vicenzi recebeu o colunista Nemecio Mueller durante a inauguração de sua nova loja, no Pátio Batel.

7

O jornalista Eliseu Tisato comemorou nova idade no mês de março, ao lado da esposa Fran Lima.

8

Os franqueados da loja Deltaexpresso, Márcio Gomes e Luciene Miahira, acompanhados do diretor da rede, João Barbosa, comemoram a inauguração do espaço em Curitiba.

1

2

3

4

5

6

7

8

REVISTA AUTOESTIMA

1

99


COLUNA

Curitiba COLUNISTA SIMONE BELLO

O empresário Anderson Lorenzatto comemora os 20 anos da Corpus Academia.

2

O Sócio-Proprietário do MIA Trattoria Criativa, Diogo Araújo, recebeu a bailarina Ana Botafogo em seu restaurante.

3

O empresário Guilherme Schneider e o Diretor da Forum School, Junior Kenupp, na inauguração da nova escola de Artes.

4

A jornalista Daniele Machado Dumas com Renato Mosca no Curso de Cerimonial e Protocolo Nacional e Internacional, em Brasília.

5

Os sócios José Araujo Netto e Vinicius Sampaio brindam a inauguração do Mr. Hoppy Beer & Burger.

6

O Presidente da Federação Paranaense de Motociclismo Gilberto Rosa, a filha Jaqueline Rosa e a esposa Debora Rosa na Festa “Melhores do Ano” no Restaurante Madalosso.

7

O Organizador da 500 Milhas de Motovelocidade Terlange Souza e o primeiro vencedor da Prova (1970), Paolo Tognocchi, no 3º Encontro Motostory.

8

O Chef Eudemar Cavalcanti da Zafferano Eventos Gastronômicos no Institute Paul Bocuse, na França.

1

2

3

4

5

6

7

8

REVISTA AUTOESTIMA

1

101


COLUNA

Curitiba COLUNISTA ANA COSTA

O “sim” de Patricia Santiago Tosin e Felipe Bonato Tosin aconteceu no dia 4 de março. No flash, o casal com as belas irmãs do noivo, Letícia Bonato Tosin e Milena Bonato Tosin.

2

A Boiler Galeria recebeu a exposição do curitibano Felipe Scandelari. Na foto, a curadora da galeria, Livia Fontana, com uma das obras do pintor.

3

Nai Fachini, proprietária do blog “Vou Casar, e agora?”, se tornou a senhora Nicolás Ramirez Torres em uma cerimônia tão doce quanto a noiva.

4

Nicole de Zorzi, fundadora e designer da marca House of Jack, que tem como forte inspiração a música eletrônica.

5

Eloísa Machado, Cristiane Machado e Silvia Serighelli, as proprietárias da Pet Gourmet Natural, um novo conceito em alimentação natural para pets.

6

A fotógrafa e designer Sara Colin, sempre com espírito criativo e vontade de eternizar os melhores momentos.

7

Na Suíça, Bruno Barreto e Leticia Mueller, do Trip de Casal, um canal no Youtube sobre viagens.

8

Rafa Gomes, do The Voice Kids, deu uma palhinha no show da banda Denorex 80 durante a temporada no Iate Clube de Caiobá.

1

2

3

4

5

6

7

8

REVISTA AUTOESTIMA

1

103


COLUNA

Curitiba COLUNISTA THIRSON SILVA

2

Adam Menegazzo, Afro Martins Jr. e Almiro Neto, sócios do restaurante Veg e Lev, que completou um ano no mês de março.

3

As arquitetas Laryssa e Andreia comemoram a amizade e o sucesso da parceria no escritório Milani e Queiroz.

4

O jornalista Eduardo Yokomizo, conhecido pelas suas palestras de 6 segundos, batizadas de “Papo Ninja”, disponíveis no Facebook, Instagram e Vine.

5

As varandeiras Lua Garcia e Bruna Gonçalves fazem sucesso com o Varanda Café.

6

Ivo Lessa Filho, José Luiz Chong e Pedro Adriano durante a inauguração da nova sede do Curso Acesso.

7

Os faixas preta Iraci Silva, professora e bi-campeã mundial de Judô, com os filhos Paulo e Cesar Grube, competidores e professores da Academia Templo Marcial.

8

A banda RPM e os produtores Liliane Franciele e Julio Oliveira, da Multi Eventos Promoções, durante o show no dia 29 de fevereiro, no Teatro Positivo.

1

2

3

4

5

6

7

8 Crédito: Sans Michel Campestrini

REVISTA AUTOESTIMA

O jornalista Ronnie Oyama e o personal trainer Val Mota na Rota 1, entre San Francisco e Los Angeles.

Crédito: Gustavo Garrett

1

105


COLUNA

São Paulo 1

Mick Jagger e sua banda Rolling Stones abalaram o início do ano, em São Paulo.

2

Enjoy Conrad Punta Del Este recebe Glória Pires para coletiva de imprensa na qual apresentou NISE, o coração da loucura.

3

Beth Szafir comemorando o seu aniversário.

4

Chico Buarque e Maria Bethânia no Show de Verão da Mangueira, que reuniu duas mil pessoas no Tom Brasil SP.

5

A cantora Rosemary se apresenta no show de verão da Mangueira, no Rio de Janeiro.

6

João de Matos, idealizador do Brazilian Day de NYC e dono da Plataforma de Manhattan, no programa do Jô Soares.

7

A designer de joias Kristhel Byancco junto a Newton Rique Neto, modelo profissional e filho da designer, que apresentou as peças da Coleção Copacabana de joias masculinas.

8

Claudia Raia brilhou intensamente na avenida do samba nesse Carnaval, em momentos de puro glamour.

1

2

3

4

5

6

7

8

REVISTA AUTOESTIMA

COLUNISTA OVADIA SAADIA

107


Santa Catarina COLUNISTA DANNY REIS

A apresentadora de TV e Diretora da Revista Autoestima de Curitiba-PR, Yumi Okamura, reuniu uma turma animada durante a gravação do seu Programa Bom Te Ver, na Praia do Caixa D´aço, em Porto Belo.

2

O empresário do ramo imobiliário Isaías Itamar Mazzotti recepcionou o cantor sertanejo Chitãozinho, que se encantou com as belezas do litoral catarinense.

3

A jornalista Ariane Gonçalves e a conceituada fotógrafa Dani Bonifácio, durante o lançamento do Diário da Noiva.

4

A cantora e compositora de MPB, Ela Manô, durante os preparativos da gravação do seu DVD “Metades”.

5

A empresária e personal stylist Marly Recalcatti, do Espaço Relu Hair.

6

A renomada fisioterapeuta e empresária do ITAFF Bia Togni e a nutricionista Luíza Pradella, durante o “Desafio do Emagrecimento ITAFF”.

7

Eduardo Bittencourt, Bruna Devegili, Dra. Janesca do Carmo e Neide Engster, celebraram 1 ano de Estética Onodera e salão de beleza Rayon de Soleil.

8

Os queridos empresários Cintia e Marquinhos Malaquias, com o casal Valdécio Bombonatto e Roberta Morais no evento Tropical Party, que movimentou o Taj Bar.

1

2

4

3

5

6

7

8

REVISTA AUTOESTIMA

1

109


O restaurante de frutos do mar que conquistou os curi banos Horários: Terça a sexta: jantar sábado: almoco e jantar domingo: almoço

Servimos: Peixes, camarões, pes cos, pratos completos para 2 pessoas, pratos especiais e o famoso combinado Donnas a. Além claro, de ter o melhor bolinho de camarão da cidade. Serviço: A La Carte.

Tel.: 3016-7010 Rua Dr. João de Oliveira Passos, 562, Bom Re ro facebook:/donnas a www.donnas a.com.br


COLUNA

Alagoas COLUNISTA BELLE ACCIOLY

Claudia Métne, produtora de moda e imagem; Christina Rocha e Luciana Gimenez, apresentadoras de programa na TV, SBT e Rede TV!.

2

Virginia Alves, Anna Dennz, jornalista e colunista social, e a primeira-dama do Estado de Alagoas, Renata Pires Calheiros.

3

Michelle Barros, jornalista e apresentadora do SPTV (TV Globo SP).

4

A musa baiana Ivete Sangalo e a campeã olímpica Maurren Maggi, nos bastidores da TV Globo (RJ).

5

Beleza tal mãe, tal filha: a advogada Mariah Hora e sua mãe, a empresária Ana Hora, sempre nos eventos pela elegância e beleza.

6

A bela Thayanne Maritza, empresária fashionista em New York conferindo as novidades para sua loja Maritza.

7

A empresária Roberta Leona fazendo muito sucesso em São Paulo com seu programa de tv “O Salto da Leoa” e Dra. Emmanuella Oliveira, médica cirurgiã plástica, sempre em busca do que há de melhor para o Instituto de Cirurgia Plástica de Alagoas.

8

Dra. Marta Braga (Endoscopy), Professora Dra. Karol Andrade, dentista e Dra. Gilva Ramos, médica oftalmologista do HOSL.

1

2

4

3

5

6

7

8

REVISTA AUTOESTIMA

1

111


COLUNA

Goiás COLUNISTA FAUSI HUMBERTO

Yuri Fernandes, Karla Lima, Priscila Áquila, Cláudia Vobeto e Pricylla Pedrosa brindaram a nova marca da Posé Beleza.

2

A cantora Joelma com os empresários Linda Rose, Ivan Gonçalves e Ivan Filho na churrascaria Favo de Mel.

3

O jornalista e colunista social Arthur Rezende comemorou seu aniversário ao lado de sua esposa, Sônia Rezende, na Maison Florency.

4

A arquiteta Claudia Oliveira (à esq.) foi prestigiar a empresária Silvia Umbelino no lançamento da nova coleção da Manga Rosa.

5

Flávia Popov, Helena Ribeiro e Sheyla Costa durante o Talk Show realizado pela Dermage.

6

A nutricionista Dani Sousa e o jornalista John William foram recebidos pela modelo Isadora Melo vestida de gueixa durante jantar no restaurante Jin Jin Wok.

7

Ciça Carvello, Flávia Torres e Flávia Teles receberam com carinho o profissional Jesus Lopes no Salomeh Beauty Club, no Setor Marista.

8

O jornalista e empresário Marcelo Albuquerque (o terceiro da esq. para a dir.) recebeu o título Cidadão Goianiense das mãos dos vereadores Anselmo Pereira, Geovani Antônio e Dra. Cristina Lopes, na Câmara Municipal de Goiânia.

1

2

3

4

5

6

7

8

REVISTA AUTOESTIMA

1

113


COLUNA

Rio de Janeiro COLUNISTA CLAUDIO ANDRADE

2

Estreia da peça 5 homens e um segredo, que tem no elenco Edwin Luisi, Oscar Magrini, Iran Malfitano, Carlos Bonow e Roberto Pirillo, recebe amigos para uma fotografia. Também na foto está a atriz Erika Januza e a dra. das estrelas Gisele Barros, bem como o ator Jone Bravo e eu, Claudio Andrade. Ivete Sangalo e Alexandre Pires no Camarote Guanabara, Carnaval 2016.

3

Ivete Sangalo e Dudu Nobre no Sambódromo.

4

Com vestido azul, Carolina Dieckmann chama atenção em lançamento da C&A.

5

Os atores Luiz Guilherme, Nando Cunha e Rafael Viana.

6

Rafael Viana e Nanda Costa, em evento global.

7

Bárbara Ervans e seu namorado, na saída do cinema.

8

Na pré-estreia vip para convidados do filme “Apaixonados” o destaque ficou para Rafael Viana e Nanda Costa.

1

2

3

4

5

6

7

8

REVISTA AUTOESTIMA

1

115


COLUNA

Rio Grande do Sul COLUNISTA LUCIANO BAUMGARDT

Eduard Bins Ely, presidente da Associação dos Colunistas Sociais do Rio Grande do Sul Acors, com Sérgio e Cristiano Bertti, na Villa Sérgio Bertti.

2

Carlos Marín gerente do Wish Serrano, Fabiana Costa relações públicas do Serrano e Pablo Torres coordenador de Comunicação - GJP Hotels & Resorts.

3

O presidente da Expodireto Cotrijal Nei César Mânica, maior feira de agronegócio do sul do Brasil, e a presidente da Assembleia Legislativa, Silvana Covatti.

4

O governador do Rio Grande do Sul José Ivo Sartori e a primeira dama Maria Helana Sartori.

5

O senador Lasier Martins e a prefeita de Não-Me-Toque, Teodora Lütkemeyer.

6

As realizadoras da Festejar Gramado, Verônica Sella e Tati Noel.

7

O médico Dr. Jorge Benetti e a cosmetóloga Patrícia Paz na inauguração da sua nova Personalité Medicina & Estética.

8

Os colunistas Flávio Mansur e João Pulita com a relações públicas Lala Aranha, durante a Jornada da Acors.

1

2

3

4

5

6

7

8

REVISTA AUTOESTIMA

1

117


COLUNA

Tocantins 1

Um registro das empresárias Lara Patrícia e Rosana Amorim, by Laliques.

2

O presidente da Fecomércio, Itelvino Pisoni, ao lado de sua esposa Jurema Pisoni.

3

As empresárias do ramo da construção, Cláudia Costa e Maria Moura.

4

O prefeito Carlos Amastha ao lado de sua esposa, Glô Amastha.

5

O presidente da Assembleia, Osires Damásio, e sua esposa Glória Carrilho.

6

As amigas Aurielly Painkow e Lili Bezerra.

7

O presidente do Sinduscon, Bartolomé Alba Garcia, e sua esposa, Shirley em recente evento da Capital.

8

Sempre elegante, a primeira dama do estado do Tocantins, Marcela Cardoso.

1

2

3

4

5

6

7

8

REVISTA AUTOESTIMA

COLUNISTA FÁTIMA FERNANDES

119


HAPPY DAY HAPPY LUNCH HAPPY NIGHT

TODA HORA É HORA

DE HAPPY HOUR NO HAPPY BURGUER CHOPE

300 ML

6,90

Venha saborear nossos pratos, petiscos e buffet, em um espaço super agradável, perfeito para momentos descontraídos.

22,90 ESTACIONAMENTO PRÓPRIO

| ABERTO 11:30 - 01h

Retire no caixa seu cartão HappyBurger Lyoness e ganhe mais benefícios na hora de pagar!


COLUNA

Paraíba 1

O prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, com a primeira dama Micheline e seus filhos Victor e Victória.

2

A empresária Nelma Pires e a Chef Karla Souza, sempre atualizadas com a moda.

3

Vice-Prefeito de Campina Grande, Ronaldinho Cunha Lima, e sua esposa Roberta festejam nova gravidez.

4

O cantor Wesley Safadão e Thyane Dantas em festa chic na Paraíba.

5

Márcia Borba arrasando com novo look.

6

Ministro do Turismo Henrique Alves e o Deputado Federal Wilson Filho.

7

Ana Flávia Nogueira, sempre impecável.

8

Lincoln Maia e Gabriele Diniz em festa vipada.

1

2

3

4

5

6

7

8

REVISTA AUTOESTIMA

COLUNISTA ROGÉRIO FREIRE

121


COLUNA

Distrito Federal 1

Os proprietários do Limoncello Ristorante, Fabi e Eduardo Maceo lançaram novo cardápio.

2

Isadora Campos prestigia a inauguração do El Negro, dos proprietários Lia e João Clerot.

3

O embaixador da Irlanda, Sr. Brian Glynn, recebeu 300 convidados na embaixada da Irlanda para comemorar a data nacional do seu país.

4

Designer carioca Zanini de Zanine ministra palestra na capital.

5

O jornalista Marcelo Chabes recebe convidados para o lançamento da Teresa Perez.

6

A colunista de etiqueta Rose Saboya, do Jornal do DF, faz festa.

7

O Embaixador do Kuaite Sr. Aydah M. Alsaid fez uma linda festa nacional.

8

Os idealizadores do Sparking Wine Fair Cesar Santos e Roberta Doelinger.

1

2

3

4

5

6

7

8

REVISTA AUTOESTIMA

COLUNISTA WILMA MAGALHÃES

123


COLUNA

Piauí COLUNISTA MAURO VERAS

Nailza Menezes, Elizabete Lima, Dolores Gonçalves, Teresinha Machado, Valdenê Albino e Marlúcia Costa.

2

Florentino Filho e Murilo Celso em noite de posse da Federação Nacional dos Engenheiros.

3

Bebeto Melo com os filhos Tiago e Roberta na comemoração de seus 50 anos.

4

1

2

3

4

5

6

7

Socorro e Adão Rodrigues, com Vânia Guerra, em festa deste colunista.

5

Umbelina Carvalho e Geni Moura no Gran Hotel Arrey, em Teresina.

6

Márcia e Ubirajara Soares na festa da revista Top News.

7

Zuíta e Gilson Vasconcelos em noite de Iate Clube de Teresina.

8

Neide Medeiros, Gracinha Monteiro, Socorro Santos e Ducarmo Veloso em baile à fantasia.

8

REVISTA AUTOESTIMA

1

125


COLUNA

Rondônia 1

Queliane Louveira (Griff. com), que espera seu primeiro filho, sempre promovendo excelentes eventos de moda em sua loja.

2

Médico veterinário, Leonathan Munhoz, neste flagra com a noiva Ivana Ferreira, é orgulho dos pais, Vieira e Helena.

3

O Secretário de Saúde de Rondônia, Williames Pimentel, é unanimidade na administração pública com seu trabalho.

4

Eliane Fogaça brilha como produtora de eventos e com seu Quadro Atual Fashion, no programa Atual, na Redetv!

5

Gianni Mazutti, ao lado da família, feliz com o sucesso de sua festa de entrega do prêmio “Ellas-RO”, em Cacoal.

6

Maurício Carvalho (Zuuk) e Mariana Carvalho (deputada federal), ao lado de Zuza no prêmio Ellas, em Cacoal.

7

Um trio de mulheres elegantes no prêmio Ellas – RO. Bruna Lira (Intimamente), Tânia Noko, Sara Lira (Hotel BR 364).

8

Mila Soeiro, ao lado do esposo, está se tornando uma da referência da moda da capital rondoniense.

1

2

3

4

5

6

7

8

REVISTA AUTOESTIMA

COLUNISTA ZUZA CARNEIRO

127


a cada

a cada

um grande

um grande


COLUNA

Salvador COLUNISTA YIN YEE CARNEIRO

Domingos Leonelli, Sílvio Pessoa e Sun Sun na Feijoada Victória Marina.

2

Felipe Ng Carneiro e Antônio Carlos Magalhães Neto, no evento Requalificação do Rio Vermelho.

3

Paula Gavazza no seu aniversário de 15 Anos.

4

Regina Weckerle e Buba Weckerle, no Zank Hotel.

5

Leilane Loureiro, Reynaldo Loureiro e Lícia Loureiro no Aperitivo Azimut 2016.

6

Thiago Correia, na Requalificação do Rio Vermelho.

7

Yara Chaves e Juca Chaves, no Camarote Expresso 2222.

8

Gilberto Gil, Yin Yee Carneiro e Magno Carneiro, no Camarote Expresso 2222.

1

2

3

4

5

6

7

8

REVISTA AUTOESTIMA

1

129


COLUNA

Las Vegas 1

Vitor Lozetti e Lilian Gonçalves, filha de Nelson Gonçalves, em clima de festa.

2

Os amigos campeões de Poker, André Akkari e Fernando Batelli.

3

Piloto Emerson Fittipaldi e seu amigo.

4

José Luis Gandini, presidente da KIA, e sua esposa, a atriz Leila Schuster e esse colunista.

5

Encontro dos amigos, Supla com Cristina Batelli.

6

O casal Leo Von e Alice Camargo.

7

O apresentador Amaury Jr. e sua querida esposa, Celina, em clima de Natal.

8

Encontro desse colunista com Datena.

1

2

3

4

5

6

7

8

REVISTA AUTOESTIMA

COLUNISTA CIRO BATELLI

131


COLUNA

Nova Iorque COLUNISTA ORLANDO KESSLER

A linda família Lima, com Fabianne, Isabella, Clarisse e Roberto.

2

Casal João Rosa de Lima e a sra. Giness Rosa de Lima de Arapongas-PR.

3

Adroaldo Guerra Filho, o comentarista nº 1 da Imprensa Gaúcha.

4

A linda gaúcha Eduarda Peixoto, a Duda.

5

Doroteo Fagundes, uma enciclopédia do Tradicionalismo gaúcho.

6

Empresário sr. Edgar Behne e esposa sra. Olga, de Francisco Beltrão, comemorando os 30 anos de casados.

7

Dra. Gracemia Picanço, de Fortaleza, com o belo presente que ganhou do marido, Dr. Paulo, no dia do aniversário.

8

A gaúcha Denise Bampi, de Caxias do Sul, com o filho Pedro.

1

2

3

4

5

6

7

7 8

REVISTA AUTOESTIMA

1

133


COLUNA

Orlando COLUNISTA KELLY BATISTA

Show da famosa dupla Chitãozinho e Xororó que ocorreu em janeiro, aqui em Orlando.

2

Show dos super queridos Fernando e Sorocaba, que foi realizado no mês de fevereiro, em New York.

3

Os empresários Paulo e Jô Pinheiro, com o amigo Pelé, em visita à Orlando.

4

A famosa produtora musical Marcilia Luzbet, com a proprietária do Salão Leila House, em Newark.

5

A brasileira Fran Magalhães com o cantor Luciano, da dupla Zezé Di Camargo e Luciano, em visita à cidade de Orlando.

6

A empresária Patricia Curcovesky, com o amigo, o cantor Latino, jantando no restaurante Gilson’s, em Orlando.

7

A produtora de eventos, Pamela Tello e Marcilia Luzbet, no show da dupla Chitãozinho e Xororó.

8

O casal de brasileiros Joana Prado e o lutador Vitor Belford, dando entrevista para o programa TV Costa Brasil.

1

2

3

4

5

6

7

8

REVISTA AUTOESTIMA

1

135


Notinhas Yumi Okamura esteve no lançamento da Revista de Clau Ribeiro que está junto ao seu namorado, o modelo Leandro Gabriel, comemorado no espaço de eventos do “CHEF SOU EU “.

Na mansão Avalon, jantar de negócios entre Francieli Gouveia Santos, Cloris Adriana Rojo, seu marido Antonio Alejandro Denedri e Marceli Machado.

Mariana Sobral Gonzalez e Bruna Esmanhotto, juntamente com Yumi Okamura, no lançamento primavera-verão da DUMOND.

Arlete Prestes lança seu livro “Fórmula Slim”. Na foto, posa com as amigas Jaqueline Vicelli, Andressa Marques, Adriana Aguiar, Yumi Okamura e Priscila Rempel.

No CITRA Bar, Yumi Okamura esteve comemorando junto ao assessor de imprensa Fabiano Camargo e um dos sócios da casa, Diego Galléas, os seis anos da casa .


Show da banda americana MAGIC, realizado no TRÉSOR Eventos. Na foto, Yumi Okamura e seus amigos, Vito Ribeiro, Adriana Aguiar e Francisley Souza.

No dia do lançamento do famoso filme “Os 10 Mandamentos”, oferecido à imprensa pela RIC TV, no Cinema do Shopping Cidade, Gustavo Arruda, Vanessa Malucelli, Alcely Flores, Yumi Okamura, João Batista e Mirella Pasqual.

Marcos França, Yumi Okamura, Patrícia Barreto e Francisley Souza estiveram na Feijoada da Fundação, realizada no Café Curaçao, em Guaratuba.

No Brunch de Natal que a Ton Sur Ton oferece sempre aos clientes e amigos, Luciano e seu pai, Wilson Elias.

REVISTA AUTOESTIMA

Ana Zattar, Josué Lemos da Silveira, Yumi Okamura e Abdel Hamed Abdel Qader no Show de Rodrigo Marim, na SHED Western Bar.

137


Notinhas Yumi Okamura e Gustavo Arruda estiveram gravando o Programa BOM TeVer no LOOP 360, quando foi gravado o DVD de Fernando e Sorocaba, na ARENA da BAIXADA.

Ale Maya, Yumi Okamura e Josemar Schupel no famoso e tradicional Natal Encantado, realizado todos os anos no Hotel RADISSON, na Praça do Japão.

Yumi Okamura com as responsáveis do Projeto “It’s a match” no DOT Bar, Selma Araújo e Neila Nelleh, que realizaram seu 1º evento para quem quer encontrar alguém especial.

REVISTA AUTOESTIMA

TAJ bar lança uma nova versão de drinks com pitadas de ingredientes excêntricos e, para o lançamento, os garçons estavam vestidos com jalecos farmacêuticos. Yumi Okamura conferiu com seus amigos da imprensa.

138

No evento da LYCONET, Yumi Okamura esteve com o empresário Marcelo Pereira, Luis Fernando Menucci e sua esposa Bernadete e algumas pessoas que fazem parte desse novo marketing de rede em nossa cidade.


Marcia e seu marido Arrigo, donos da 7 Camicie, presenteiam com suas camisas o cantor sertanejo Rodrigo Marim, em sua loja no Shopping Curitiba.

No Restaurante ALMA LUSA, da Dona Marli, a presença das amigas de Yumi Okamura: Linda Bruder, Vera Lupion, Rosana Lazzarotto e Loraine Landgraf, que foram degustar uma comida portuguesa deliciosa.

Proprietárias da Loja de presentes MADRE PÉROLA.

Yumi Okamura no show de comédia de Max Porto BBB9, e dos humoristas Emerson Ceará e Thiago Souza, no COMEDY CLUB.

REVISTA AUTOESTIMA

Aniversário de Marcela Vicentin, no TAJ Bar, junto ao seu marido Emerson Elias; no flash ainda Yumi Okamura e seus amigos Maicon Victor Rosa e Ricardo Borrasca.

139


Notinhas Lançamento da coleção LIVE, na loja JAQUELINE BORGES, com a presença de Yumi Okamura, a proprietária Jaqueline Borges e a amiga Élida Pondeli.

Reinaldo Bessa e Vilma Schmidt no PARTY AT THE MALL, no Park Shopping BARIGUI.

Abdel Hamed Abdel Qader, Marcelo e Simone Donato, Marco e Fernanda Lopes, na Confraria Reserva Ecoville.

REVISTA AUTOESTIMA

Churras de Aleluia, promovido pelos empresários Francisco De Paola e Fernando Gibran. Na foto, com Ricardo Borrasca, André Cunha, Andressa Marques e suas amigas.

140

Páscoa Solidária do AURORA Bar. Na foto, Sr. Akram com seus filhos Jihad Edgar Zraik Kansou e Jihanne Zraik Zahoui.


No Restaurante ALMA LUSA, com a Dona Marli e amigos como Élida Pondeli, Andreessa Marques e sua mãe Vera Lúcia, além de Eni Zandoná Pitty, Ivanise de Oliveira e Eduarda Oliveira.

Inauguração da SPOT LIGHTING, com a proprietária Vanessa Giacometti, seu marido Marcel e seus pais Feliciano e Sonia Giacometti.

FASION WALK no PÁTIO Batel, com Adriana Izumi e Nikolas Kinoshita.

O empresário Gianni Cocchieri Junior com a cantora Sofia Oliveira, no coquetel de lançamento da loja.

REVISTA AUTOESTIMA

No RECANTO TARUMÃ, com Hilbert Gomes Barros e sua amigas parceiras.

141


Produção: Douglas Ranzolin

Rua Bispo Dom José, n° 2812 - Batel - Curitiba-PR Fone (41) 3244-4279 www.floraentreverdes.com.br contato@floraentreverdes.com.br


CERIMONIAL

Cerimonial Especializado

Amanda Cidral TODO MUNDO SABE QUE CONTRATAR UMA PESSOA ESPECIALIZADA EM CERIMONIAL É A MELHOR MANEIRA DE FAZER COM QUE SEU MOMENTO SEJA INESQUECÍVEL.

(41) 8821 5252 cerimonial@amandacidral.com.br www. amandacidral.com.br

REVISTA AUTOESTIMA

S

endo assim, Curitiba pode contar com este novo conceito em Assessoria e Cerimonial para o evento. Movida por uma paixão de infância e envolvida com esse mundo de sonhos e realizações, a administradora de empresas Amanda Cidral se tornou Cerimonialista de Eventos e especializada em Casamentos. Com o passar do tempo, se viu envolvida com todos os tipos de Eventos Socias e Corporativos. Ela resume seu trabalho como de uma fada madrinha que tem como objetivo ajudar a desenrolar os detalhes, encontrar os fornecedores e administrar, de forma correta, todos os preparativos dos eventos, principalmente resolver os imprevistos, de modo que os clientes possam desfrutar de cada momento sem grandes preocupações.

143


144

REVISTA AUTOESTIMA


CARREIRA

Angela

Bismarchi ANGELA BISMARCHI, ATRIZ, MODELO, EMPRESÁRIA E ESCRITORA.

Por Wagner de Moraes, Médico Cirurgião (seu marido)

REVISTA AUTOESTIMA

U

ma das mulheres mais lindas do Brasil, de quase 1,80 metro, com uma alma e uma visão proporcional ao seu tamanho e à sua simpatia. Carismática, verdadeira e polêmica. Uma guerreira que tudo enfrenta e tudo vence. Autora dos 10 Mandamentos do Amor (Escritos no Monte de Vênus), um romance que, por meio da autoajuda, vem aproximando muitos casais pelos ensinamentos sobre dez novas maneiras de se amar e permanecer amando. Don Juan e Seus Tons de Pink, seu mais recente lançamento literário, é o novo salto para o estrelato. Um romance que não fica devendo nada aos 50 Tons de Cinza; pelo contrário, é 100 vezes melhor! Protagonizou A Fazenda 5, da Rede Record e outro Reality Show com Jéssica Simpson, para os EUA. Angela Bismarchi já ultrapassou fronteiras e é famosa, há 16 carnavais, no eixo das passarelas do samba Rio-São Paulo como Rainha de Bateria e Musa das melhores Escolas de Samba do país.

145


146

REVISTA AUTOESTIMA


MÚSICA

Big Time

Depois do sucesso no programa Superstar (Rede Globo), onde alcançou o Top 9 com cinco apresentações arrebatadoras, a Big Time Orchestra apresenta o novo show e CD “Vem Quente que Eu Estou Fervendo”, releitura do sucesso de Erasmo Carlos, que alcançou com a Banda cerca de 9 milhões de votos dos telespectadores e causou grande repercussão junto ao público e à crítica. Com uma trajetória que já rendeu mais de 800 shows em todo o Brasil e países da América do Sul, além de turnês no Japão e EUA, a Big Time é considerada hoje a principal “big band” do país. O repertório rico, que apresenta releituras de clássicos do swing, pop, rock e soul, registrado em 5 CDs e 2 DVDs, faz do show um verdadeiro espetáculo e tem na irreverência e descontração dos músicos sua marca registrada. Original de Curitba/PR, a “big band” está completando 10 anos de carreira e, hoje, é formada por Franco Calgaro (vocal), Fabiano Cordoni (baixo e backing vocal), Alexandre Fagundes (guitarra), Lucas (bateria), Marcio Rangel (sax tenor), Raule Alves (trombone), Cléber Bittencourt (trompete) e Henrique (trompete). Outro destaque importante da Banda são os Projetos Especiais que a Big Time desenvolveu e desenvolve com artistas como Tiago Abravanel, Nelson Freitas, Marisa Orth e Trio Altas Horas, entre outros. www.bigtime.com.br

REVISTA AUTOESTIMA

Orchestra

147


SALGADOS

O Chef Sou Eu

Buffet & Eventos

I

REVISTA AUTOESTIMA

magine um lugar mágico que pode corresponder a todos os seus anseios. Imagine um lugar que pode ser perfeitamente adaptado às necessidades de seu evento. Imagine um lugar que pode levar você, a todos os cantos do mundo, através da culinária. Este é lugar é, O CHEF SOU EU BUFFET & EVENTOS, há dez anos no mercado tornando-se sinônimo de sucesso e satisfação. Com capacidade para 150 pessoas em banquetes e 250 pessoas em coquetéis, proporciona uma estrutura intimista e confortável. Toda esta expertise e estrutura pode também ser levada até você, em qualquer lugar de Curitiba e região, garantindo o sucesso e perfeição seu evento.

148

(41) 3014.6720 Rua: Camões, 1122 – Alto da XV www.ochefsoueu.com.br atendimento@ochefsoueu.com.br


GASTRONOMIA

Capri

Gastronomia & Eventos A CAPRI GASTRONOMIA E EVENTOS NASCEU EM 2006, DO DESEJO DE DISPONIBILIZAR PARA O MERCADO O QUE HÁ DE MELHOR E MAIS MODERNO EM SERVIÇO DE CATERING.

A

(41) 3081.7900 / (41) 8418.8923 (tim/whats) Dr. Claudino dos Santos, 510 - São José dos Pinhais www.facebook.com/caprigastronomiaeeventos

REVISTA AUTOESTIMA

produção é comandada pela chef Mirckles Costa. É uma empresa especialista em catering, que satisfaz pela versatilidade e flexibilidade dos serviços. Atende em seu espaço, que acolhe até 130 convidados, na casa de seus clientes, em empresa ou em lugares sem estrutura alguma, levando tudo o que for necessário para realizar um evento. Disponibiliza todos os materiais e equipamentos necessários para realização do seu evento, independentemente do local e número de convidados. O cardápio da Capri Gastronomia e Eventos contém bases clássicas, receitas atuais e criativas, que podem ser adaptadas conforme a preferência, desde um simples coquetel a um jantar grandioso. Nosso objetivo é promover e realizar sonhos, compartilhar conquistas e servir bem. Confira nosso portfólio de eventos.

149


DOCES

A Saborosa

Doces de Luxo A

empresária Larissa Sieradzki já atua no mercado de organização de feiras e eventos há mais de 11

REVISTA AUTOESTIMA

anos. Há 2 anos, decidiu profissionalizar o amor que tem por doces, abrindo a empresa A Saborosa Doces Finos e se especializou em doces de luxo para casamentos. Formada em Cake Design pela escola americana Wilton, Larissa transformou seu hobby em realização de sonhos para as noivas que tem o privilégio de ter um bolo feito por ela. Dentre inúmeros serviços, hoje a empresa conta em seu cardápio com doces finos, doces tradicionais, doces brasileiros de luxo, mesas de fechamento, bem casados e bolos artísticos. As noivas que tiveram seu casamento realizado pela A Saborosa Doces Finos garantem que os ingredientes são selecionados, o sabor uma experiência única e o atendimento personalizado.

150

Larissa Sieradzki (41) 3205.7473 | 9836.5281 a.saborosa@hotmail.com Facebook/ASaborosa


DOCES

Duo

Cacao

A DUO CACAO UNIU O QUE HÁ DE MELHOR EM CHOCOLATES, FRUTAS E ACOMPANHAMENTOS, E OS TRANSFORMOU EM SABOROSAS CASCATAS.

C

Av. República Argentina, 665 Sala 701, 7º andar - Água Verde (41) 3022-3388 / (41) 9281-5535 facebook.com.br/duocacaocascatadechocolate www.duocacao.com.br contato@duocacao.com.br

REVISTA AUTOESTIMA

om sofisticação e bom gosto, a Duo Cacao criou mesas exclusivas, com iluminação em LED, e totalmente adaptáveis ao seu evento. São quatro opções de cardápios prontos, ou ainda você pode montá-lo como quiser! Outro diferencial para sua festa é a exclusiva Cascata de Doce de Leite Argentino Havanna, além dos deliciosos chocolates da Callebaut, Nestlé e Garoto. Fechando seu evento com a Duo Cacao, você ainda ganha um presente surpresa. Venha nos fazer uma visita e torne seu evento ainda mais especial.

151


Revista Autoestima 49ª Edição  

A sua melhor companhia.