Page 1

3


4


5


6


7


8


9


Expediente DIREÇÃO Yumi Okamura REDAÇÃO Yumi Okamura COLUNISTAS CONVIDADOS Alagoas (Isabelle Accioly) • Distrito Federal (Wilma Magalhães) • Curitiba (Tiom Kim, Bruna Núñez, João Nunes, Leandro Karam, Marco Felipak) • Goiás (Fausi Humberto) • Paraíba (Rogério Freire) • Rio de Janeiro (Fabiano Niederauer) • Rio Grande do Norte (Rodrigo Loureiro) • Rio Grande do Sul (Luciano Baumgardt) • Santa Catarina (Rosiley Souza) • São Paulo (Antônio Salani) • Tocantins (Fátima Fernandes) • Mato Grosso do Sul (Djalma Loubert) • Nova Iorque (Orlando Kessler) • Las Vegas (Ciro Batelli) JORNALISTA RESPONSÁVEL E ASSESSORA DE IMPRENSA Bruna Núñez | bruna@revistaautoestima.com.br DEPARTAMENTO COMERCIAL Yumi Okamura | yumi@revistaautoestima.com.br Danielli Prestes | danielli@revistaautoestima.com.br Netto Felippe | netto@revistaautoestima.com.br Tina Selbach | tina@revistaautoestima.com.br FOTÓGRAFO Beto Cabral REVISÃO DE TEXTO Maria Fernanda Takahashi, Yannih Tsushima e Taisa Pivetta Tissiani PROFISSIONAIS COLABORADORES Akim Rohula Neto, Alexandre Baer, Anacleto Basso, Claudia Piasecki, Cleiton Basso, Contardo Calligaris, Dalmir Sant’Anna, Fabiano Brum, Gilclér Regina, Josué Lemos da Silveira, Lair Ribeiro, Maria Rafart, Margareth Signorelli, Marlene Heuser, Sérgio Savian, Rosana Braga, Rui Ventura, Sebastian Koom, Sérgio Moro Harger, Sérgio Savian, Sheila Rigler, Tatiana Ades, Victor Feijó, Myrian Durante, Edenilson Carletti. A revista Autoestima é uma publicação quadrimestral da Editora Yumi Publicidade Ltda. CNPJ 03.914.568/0001-06. REDAÇÃO, PUBLICIDADE E ADMINISTRAÇÃO Rua Presidente Beaurepaire Rohan, 365 / Cristo Rei Curitiba-PR/ Brasil / 80.050-340 / Fone/Fax: (41) 3319-4559 yumi@revistaautoestima.com.br Assinaturas podem ser obtidas pelo site www.revistaautoestima.com.br RESPONSABILIDADE Os textos assinados ou afirmações contidas nesta revista são de responsabilidade de seus autores, não refletindo necessariamente a opinião política dos editores. É proibida a reprodução total ou parcial de textos e imagens por qualquer meio sem autorização. DIREÇÃO DE ARTE Mel Yzumi Okamura Kumagai mel.yzumi@gmail.com Crédito de imagens: Shutterstock

10

Errata: Na matéria da edição passada sobre o coquetel de lançamento da 36ª edição da revista Autoestima, página 86, o ano não é 2010 e sim 2011, pedimos desculpa.


Editorial Missão

Voce já parou para pensar que tudo que acontece na sua vida tem um por quê? Por que será que muitas coisas acontecem, sejam elas boas ou más, justas ou injustas? Questionamos às vezes um emprego que acabamos perdendo, mas no final acaba aparecendo um bem melhor. Ou por que um relacionamento não deu certo, e às vezes reclamamos por que perdemos tempo com “tal” pessoa, e esquecemos que isso também tinha um motivo. Temos missões nessa vida e tudo é um resgate de vidas passadas, para quem acredita ou não. Eu acredito que você vem para essa vida com um só propósito: ser feliz. Da maneira que convir ou achar melhor. Temos que nos esforçar para obtermos coisas nessa vida, para sermos quem queremos ser, para estarmos com quem o coração decidir ficar, pois ninguém consegue mandar no seu próprio coração. Devemos agradecer para merecer o que Deus nos mandou. Mesmo que coisas ruins aconteçam em sua vida, existe realmente um porquê. Muitas vezes até para aprender, valorizar e transformar em experiência de vida, pois só dessa forma é que conseguimos melhorar e crescer espiritualmente. Precisamos cuidar sempre da parte espiritual, não esquecendo que a vida será mais leve cada dia que passar. Por isso, tudo que você fizer nessa vida pense na missão que tem e prossiga de forma a praticar o bem. O bem sempre vence o mal, e nada adianta todo esforço se você amanhã mudar e fizer o contrário, pois terá retorno com certeza. Lembrem-se, pratiquem sempre o bem e queiram a felicidade dos outros, garanto que assim a sua felicidade virá em dobro!

Um beijo carinhoso a todos,

Yumi Okamura 11


12


REVISTA

AUTOESTIMA

Índice

15 A difícil arte de emagrecer 16 Ilusões 19 Você possui planejamento em sua vida? 21 Educar frustrando? 22 Vida sexual 25 Você pode! 27 Garota da capa

Capa Isabelle Milla Tambara Fotógrafo Beto Cabral

Maquiagem Thiago Straub Cabeleireiro Clayton Bruz VIMAX Art Hair Beauty Produção Eder Fernandes

Mulheres preferem boas maneiras à inteligência no homem 28

31 E depois da separação? 33 A ação vence o medo 34 Errado, segundo quem? 37 Do divórcio e do inventário diretamente em cartório 38 Traição virtual 41 Cumprimentando, apresentando e conversando 42 Não deixe seu ralacionando morrer na praia 45 Papel do pai na família 47 Ouse 48 Quem conduzia o automóvel? 51 Planejamento estratégica de vida e carreira 53 O outro não é como eu imaginava... E agora? 54 Como evitar três erros da separação 57 Por que perdemos as pessoas que amamos 59 Cuide bem do seu instrumento 61 10 regras sobre como agir com os homens 62 Ulisses Viganó Jr. 64 Mito ou verdade? 67 Falência motivacional 68 OHM Urban Spa 70 Sinta na pele a diferença 72 A odontologia vista de uma forma diferenciada 74 Existe um homem perfeito?

Fotógrafo Beto Cabral VIMO Video Foto Vicente Dezgeniski

Capa AE+ Leandro Bordignon

Produção Kadu Molitelli

Fotógrafa Angelita Muxfeldt

13


14


GAROTA DA CAPA tariana há 13 anos e pratica meditação. Como atividade física, corre diariamente, antes de ir para o escritório. Acredita no aprimoramento da vida pela fidelidade aos princípios e, para tanto, o desenvolvimento das virtudes humanas é primordial.

Isabelle Milla Tambara, curitibana, é filha única dos médicos Renato Tambara Filho e Elizabeth Milla Tambara. A paixão pela leitura e a busca pelo conhecimento acabaram por levá-la a frequentar grupos de estudos e discussões filosóficas, hábito este que inspirou de forma determinante na sua vida profissional. A advogada, formada pela Unicuritiba e inscrita na OAB/PR, está prestes

O homem deve ter a coragem necessária para lutar por seus ideais e exercer a sua liberdade. Só quem é livre tem condições de buscar a verdade, alcançar a justiça e, por fim, conquistar a paz.

a concluir sua Pós Graduação LLM em Direito Empresarial na Fundação Getúlio Vargas, porém, acredita que este é apenas o início do seu aperfeiçoamento profissional, que planeja ser contínuo. A inquietude intelectual permitiu que assumisse o desafio de ingressar em um dos mais tradicionais escritórios de advocacia do país. Em busca do equilíbrio entre mente, corpo e espírito, Isabelle adota a dieta vege-

15


A DIFÍCIL ARTE DE

EMAGRECER A CADA DIA SURGE UMA NOVA TÉCNICA “MILAGROSA” PARA EMAGRECER: FÓRMULAS QUASE NATURAIS, ACUPUNTURA, REMÉDIOS, PENSAMENTO POSITIVO, REGIMES DE TODOS OS TIPOS...

16

Eu mesma tomei remédio por muitos

Quem já tomou remédio de regime

anos. Nunca fiz regime, mas tomava remédio

sabe: comemos muito pouco e já estamos sa-

para emagrecer e controlar a ansiedade, fiz

tisfeitos. A maioria das comidas nos dá enjoo,

acupuntura, ginástica, mesoterapia e massa-

por isso, até uma pessoa que geralmente não

gem, mas nada disso adiantava muito.

come verdura e legumes, como eu, consegue


ficar satisfeita só com um prato de filé e uma

e por isso, como sem exageros. Não sinto

saladinha (achando que assim está mudando

mais culpa por comer determinada comida,

sua maneira de se alimentar).

não acho que comer o que estou com vonta-

O grande problema é quando paramos com o medicamento. Eu conseguia ficar bem por alguns meses, mas de repente ia do manequim 38 para o 44. O ganho de peso e a falta do remédio fazem com que a ansiedade aumente e, mais uma vez, já não conseguimos mais parar no primeiro doce. Aquele prato de filé com salada na época do remédio se torna agora praticamente impossível.

de me engorda.

Eu realmente acredito que podemos comer de tudo sem engordar.

Se você não quer ou não pode tratar a sua ansiedade com um terapeuta, comece de-

Eu adoro comer arroz, feijão, fritura,

vagar. Pratique relaxamentos, converse mais

massas e doces, mas não gosto de me ver

com você mesmo, se conheça e descubra o

gorda e fora de peso. Por ser baixa, quando

porquê de sua ansiedade. Feito isso, coloque-

eu engordo aparento muito mais. Uma vez

a no seu devido lugar. Acredito de verdade

fui à uma endocrinologista que estava bem

que você vai encontrar as respostas e o cami-

acima do peso e ficava a todo momento me

nho certo para você. Boa sorte!

dizendo que eu tinha que ter força de vontade e precisa fazer isso ou aquilo. Escutei tudo e não fiz nada, pois achava um absurdo ela dar esses conselhos se nem ela mesmo os seguia. Foi aí que a palavra coerência se tornou muito forte para mim. Eu atendia as pessoas ansiosas, mas não me tratava. Pensando nisso, resolvi tomar do meu próprio remédio. Investi cada vez mais fundo no autoconhecimento, tratando a minha ansiedade. Com o auxílio da hipnose, mudei vários condicionamentos negativos e errados que eu tinha, e há mais ou menos quatro anos eu não engordo mais e me sinto muito bem. Hoje eu até gosto de rúcula, mas no geral não sou de comer saladas. Continuo com a alimentação que fiz a vida inteira, mas hoje tenho a ansiedade controlada (sem remédios)

Por Myriam Durante

17


18


ILUSÕES A maioria das pessoas diz assim: “quando eu me sentir bem comigo mesma eu vou fazer isso, vou fazer aquilo, etc.”.

Ilusão do pensamento Esse tipo de ilusão nos leva a pensar que as coisas são como são e que nada as

O caminho não é esse. Comece logo a

pode modificar. Devagar. Não tenha tanta cer-

fazer, que as coisas começam a mudar dentro

teza disso. Pessoas e coisas se modificam,

e fora de você. Intenção sem ação só tem

inclusive você. Hoje, você certamente é uma

um nome: ilusão. Ouse fazer e o poder

pessoa bem diferente do que era há cinco ou

lhe será dado.

dez anos e, em consequência, mudaram seus

Vivemos num mundo de ilusões. Pensamos que os órgãos dos sentidos nos mostram a realidade, mas na verdade eles nos enganam.

pontos de vista. Se mantiver pensando dessa forma, o principal prejudicado será você. Ilusão dos padrões de julgamento É correto dizer “uma vez balconista,

Ilusão dos sentidos

sempre balconista”, à jovem empresária que

Pensamos que a Terra está parada,

acabou de abrir a sua própria loja de perfu-

quando na verdade ela gira a uma velocidade

mes? As pessoas mudam. Elas vão incorpo-

incrível. Temos a sensação de que a Terra é

rando novos atributos ao longo da vida. A

chata, quando na verdade ela é redonda. O

dona da loja, que já foi balconista, deve ter

Sol parece girar em torno da Terra, quando o

sido, antes, estudante, telefonista, estagiária,

que acontece é o contrário. Se nos iludimos

e muitas outras coisas.

com coisas em proporções gigantescas, como a Terra e o Sol, imagine com as sutilezas do cotidiano! Muitas vezes, pensamos que as coisas são como as vemos, mas isso acontece porque uma mesma realidade pode ser vista de diferentes modos, dependendo do que cada um traz dentro de si.

Você provavelmente já fez algumas coisas diferentes na vida, então acha correto que as pessoas julguem que você é apenas uma das coisas que já fez? Claro que não! Esta leitura é mais uma das incorporações positivas na sua vida. Então, cuidado, porque o que sempre é não é tudo o que é. Por Dr. Lair Ribeiro

19


20


VOCÊ POSSUI PLANEJAMENTO EM SUA VIDA? “Não há bons ventos para uma nau

pois ajudam a antecipar novas tendências,

que não sabe para onde ir”. A frase de Sê-

prever cenários e observar possíveis riscos

neca é um importante princípio a ser aplicado

de desempenho. Não deixe suas metas ape-

para construir um planejamento e definir pon-

nas na mente, visualize-as escrevendo, de-

tuais objetivos. Interessante é perceber que

senhando ou fotografando. Dessa maneira,

algumas pessoas demonstram incertezas de

estimulará seu desejo de realização e elevará

onde desejam chegar. Você caminha na di-

o grau de comprometimento. Ao identificar

reção certa de sua meta? Quando de ma-

sua meta, uma força intrínseca contribuirá

neira sucessiva a resposta é “não sei”, além

para transformar desafios em oportunidades,

de demonstrar falta de propósito, mostra

principalmente pela definição de um ponto de

também insegurança. Observe abaixo como

chegada. Vamos tentar colocar em prática?

tornar seu planejamento mais eficaz e doravante, com resultados mais visíveis.

Planejamento é uma ferramenta para atingir novos patamares de desenvolvimento

Meta é onde eu preciso chegar

pessoal e ascensão de sua carreira profissio-

– Meta não é mais onde quero chegar, mas

nal, exigindo a compreensão de que deter-

onde eu preciso chegar. Nesse sentido, é

minação é o caminho para conquistar êxito

essencial confiar mais no seu potencial, nas

em suas metas. Persistência é o veículo

competências individuais e na vontade de su-

no qual se chega a um objetivo. Autoesti-

perar desafios. A primeira pessoa a acreditar

ma é o combustível desse veículo para seguir

nas suas habilidades precisa ser você! Defina

ao resultado almejado. Jamais esqueça que

onde quer chegar e sinta o gostinho mágico

uma meta sem direção pode ser representa-

da vitória.

da como a flecha de um arqueiro, disparada

Escreva, desenhe ou fotografe suas

sem um alvo específico. Agora responda: Há

metas – Como disse George Howell, “pesso-

quanto tempo não faz a revisão de seus

as que falham em planejar estão plane-

planos? Como está a direção da sua vida

jando falhar”. Permanecer atento e perce-

para alcançar sua meta?

ber as mudanças que acontecem no mercado são fatores essenciais de um planejamento,

Por Dalmir Sant’Anna

21


EDUCAR FRUSTRANDO? Em 14 de novembro de 2010, na Avenida Paulista, um grupo de cinco jovens agrediu outros jovens sem razão aparente. Não se sabe se o ato foi uma expressão de raiva homofóbica ou apenas a estupidez habitual de um grupinho de adolescentes soltos pelas ruas. Em entrevistas, os pais de dois dos

proibir, ou seja, frustrar os desejos dos jovens seria um ato formador do caráter. Aqueles a quem tudo seria dado não teriam noção da lei e dos limites; escravos de sua própria ânsia de satisfação imediata, eles não saberiam lidar com os contratempos da vida.

agressores se colocaram a eterna questão

Nessa linha, como me lembrou uma

dos adultos quando os filhos aprontam além

leitora, Ana Lamanna, o psicanalista Winfred

da conta: “onde foi que a gente errou?”.

Bion (em “The Theory of Thinking”, teoria do

Em geral, muito mais do que nos erros dos

pensamento, 1962) supunha que as frustra-

pais, a origem da conduta criminosa (ou sim-

ções fossem um requisito do pensamento.

plesmente estúpida) de um adolescente está

Ao longo do desenvolvimento, inteligên-

no grupo ao qual ele pertence ou ambiciona

cia e criatividade apareceriam à condição de

pertencer.

que as vontades não fossem todas satisfeitas.

Mas o que me importa hoje é que os pais, ao interrogar-se sobre o que fizeram de

22

Essa ideia é hoje um chavão: recusar,

Vulgo: a satisfação emburrece e as frustrações têm valor pedagógico.

errado, concluíram que talvez eles tivessem

Segundo J. Bowlby e D.W. Winnicott, a

colocado poucos limites nos filhos. Os jovens

privação na infância estaria na origem da de-

teriam se extraviado porque “faltou pulso”.

linquência adulta.


Para a psicanálise, privação e frustração não são bem a mesma coisa, mas, para o lei-

cê-las à força de satisfação. 2) Também justificamos nossa decisão

go, surge uma certa contradição:

suposta (e duvidosa) capacidade de embrute-

de recusar e proibir com a ideia de que isso

Afinal, ser frustrado ou privado estraga ou forma o caráter de nossos rebentos?

Outra leitora, Maria Chantal Amarante, antevendo essa contradição, propôs uma so-

estabeleceria, nas crianças, uma sólida e benéfica ideia de autoridade. Cá entre nós, é preciso que a autoridade em geral e a nossa em particular sejam bem decadentes para que, a fim de serem levadas a sério, elas precisem privar as crianças de balas, cinema ou TV.

lução: “Frustrar as necessidades básicas dei-

Mais importante: o que estabelece a au-

xa feridas imensas” (e pode, portanto e por

toridade e forma o caráter é mesmo o ato de

exemplo, levar à delinquência), mas não por

recusar o proibir?

isso seria menos necessário “frustrar os de-

Ao procurarmos nossas falhas edu-

sejos e vontades ilimitados das crianças de

cativas (que sempre existem), seria bom

hoje”, para que elas não “cresçam achando

não buscá-las só na falta de proibições e

que podem tudo”.

limites, mas também na falta de autori-

Como Maria Chantal, acho que muitas

zações.

coisas devem ser recusadas às crianças, des-

Pois, ao educar, o mais difícil talvez não

de as que não são adaptadas à idade que elas

seja impor limites e interdições. O mais difí-

têm até as que pediriam aos pais um sacrifício

cil talvez seja transmitir às nossas crianças (e

excessivo. No entanto, duas observações:

aos jovens também) a coragem de desejar.

1) Podemos frustrar nossos filhos de

Proibir as saídas noturnas e o uso pro-

pipoca e videogames, sobretudo quando eles

longado de computador é ótimo e necessário,

parecem acreditar que tudo lhes é devido,

mas a autoridade que forma o caráter de um

mas imaginar que, com isso, a gente esteja

jovem não é só a que diz não às suas vonta-

lhes formando o caráter ou lhes ensinando a

des; é também a que o autoriza a dizer sim

viver é puro melodrama.

na hora daquelas escolhas de vida que são

Funciona assim: nós imaginamos que seríamos capazes de mimar as crianças a pon-

custosas e decisivas e diante das quais é fácil amarelar.

to de elas nunca aprenderem que a insatisfação é o regime normal do desejo. Será que alguém tem tamanho poder? Não acredito, mas, aparentemente, fortes dessa ilusão, decidimos frustrá-las de nossa Por Contardo Calligaris

23


Revenda RG STILO Sheila Ronkoski (42) 3027.7940 (41) 8848.0152

24


VIDA SEXUAL

O povo brasileiro tem muita energia se-

Uma vida sexual bem realizada é motivo

xual. Mas nem por isso vivenciamos tranqui-

de bom humor e disposição também para vi-

lamente com essa questão. Com nossa edu-

ver tudo a que se tem direito. Por isso, é mui-

cação bastante preconceituosa em relação ao

to importante que esse assunto esteja bem

sexo, formamos uma mentalidade machista e

resolvido. A partir daí podemos criar ânimo

contrária à sexualidade saudável e natural. O

para as demais áreas da vida. As pessoas que

sexo pode ser feito de várias formas, com o

têm vida sexual saudável são coradas, alegres

coração aberto ou não, mas para que o sexo

e criativas. Já aquelas que suprimem o sexo

seja cada vez melhor precisamos sair da re-

não têm muita vitalidade.

pressão das nossas mentes e principalmente dos nossos corpos. Ao fazer um sexo mais consciente do seu corpo, das suas emoções e do seu fluxo de energia, você resolve muitos dos seus problemas, como a ejaculação precoce ou mesmo a dificuldade de atingir o orgasmo, além do quê, evolui para um grau de prazer que não imaginava.

As pessoas que têm vida sexual saudável são coradas, alegres e criativas. Já aquelas que suprimem o sexo não têm muita vitalidade.

E você, está satisfeito com sua?

Por Sérgio Savian

25


26


VOCÊ PODE!

Se você já traçou o seu projeto de vida

- Como você conseguiu salvar o seu

não se deixe influenciar por pessoas que não

amigo? É impossível um menino nesta idade

aceitam o crescimento dos outros.

ter nadado essa distância, contra a corrente-

Abra os olhos, muitas vezes deve-

za, sem se afogar para salvar seu amigo!

mos selecionar melhor os “amigos”.

Naquele instante apareceu um homem

Abaixo uma breve história para ilustrar.

que tinha visto toda a situação de longe e dis-

Conta-se que, numa tarde de sol, duas

se:

crianças nadavam em um grande lago com

- Eu sei como ele conseguiu...

uma forte correnteza.

Todos perguntaram: Como, como?

De repente, uma das crianças começou a se afogar. A outra, vendo seu amiguinho naquela

E o homem respondeu: Não havia ninguém por perto para lhe dizer que não conseguiria fazer!

situação, começou a nadar com toda a sua força contra a correnteza para salvá-lo. Quando os bombeiros chegaram e viram o que havia acontecido, perguntaram ao menino:

Por Prof. Osmar Coutinho

27


MULHERES PREFEREM

BOAS MANEIRAS À INTELIGÊNCIA NO HOMEM

Beleza não é fundamental para se tornar o homem dos sonhos das mulheres, segundo uma pesquisa que diz que boas maneiras são o que mais importa De acordo com o levantamento re-

com 52% dizendo que a falta de educação

alizado pela empresa britânica de etique-

ocorria em um ambiente social e quase um

ta Debrett’s com 1000 homens e mulheres,

quarto (23%) identificando comportamento

63% das entrevistadas disseram que

inadequado no trabalho.

as boas maneiras são a qualidade mais

Já os homens que participaram da pes-

importante no homem ideal, enquanto

quisa disseram ter consciência do gosto fe-

29% optaram por inteligência e apenas

minino pela etiqueta masculina, mas justifica-

2% privilegiaram a aparência.

ram seus atos com a confusão causada pela

O levantamento também revela que

28

cortesania moderna.

87% das mulheres rejeitam a ideia de que

Estou aproveitando a pesquisa divulga-

ter boas maneiras é uma atitude antiquada,

da pela BBC para abordar um assunto recor-

mas 80% acreditam que os homens precisam

rente no meu dia a dia: como adequar as boas

de ajuda para se tornarem mais finos.

maneiras ao mundo moderno.

Na opinião delas, o sexo oposto está

O ser humano tem por hábito avaliar o

perdendo cada vez mais as boas maneiras,

outro por si mesmo esquecendo que somos


seres únicos. Ele toma a si mesmo como refe-

marido começou a esquecer datas importan-

rência de virtude e perfeição e, baseado, mui-

tes, deixou de puxar a cadeira, largar a toalha

tas vezes, em falsas crenças comete terríveis

molhada no chão, exagerar na bebida, falar

erros de avaliação.

alto e o pior olhar para todas as mulheres que

Costumo dizer que muita gente exige do

passam.

outro aquilo que nem sempre tem a oferecer.

Em contrapartida continua sendo um

Nosso código de valores é formado pelo que

homem generoso, honesto, trabalhador, pre-

sentimos e vivenciamos desde o nascimento.

sente, mas com o fogo da paixão adormeci-

A história de cada um – alegrias e tristezas

do. A iniciativa para manter acesa a chama

– expectativas e experiências ajudam a de-

do casamento sempre tem partido dela. Um

terminar as vivências pessoais e a vontade de

jantar à luz de velas, uma nova lingerie, uma

encontrar alguém com características seme-

fugida ao motel. Marisa não pensa em sepa-

lhantes, que pense de forma muito parecida.

ração, mas se ressente quando se lembra das

Mas transformações do mundo moderno têm,

mudanças de Carlos.

também, modificado a forma de se relacionar. Relações menos românticas e mais igualitárias. O comportamento dele A etiqueta moderna funciona como um código de ética universal. Saber se apresentar e se comportar bem é uma arte. Nada de regras rígidas e ultrapassadas. Devem prevalecer alguns princípios básicos: elegância, bom senso, naturalidade, ética, e a afetividade. Mas quem nunca cometeu alguma gafe ou se deparou com alguma dúvida na hora de participar de um evento social, no dia a dia do casamento ou num primeiro encontro? Marisa e Carlos estão casados há oito anos. Segundo ela, enquanto namorados, ele era um expert na arte da sedução e da conquista. Abria a porta do carro, puxava a cadeira no restaurante, O seu modo de agir, a forma de olhar, o senso de humor, enfim sua forma de se comportar e o seu poder de atra-

Toda mulher gosta de ser paparicada, tratada com carinho e não aos berros. A rotina e o excesso de intimidade destroem a paixão entre o casal.

Todos nós sabemos exatamente o que

queremos e o que não queremos na nossa vida afetiva. Vida é movimento. Muitas mudanças ocorrem alheias à nossa vontade e outras não. É preciso ter cuidado na avaliação. Já vi muitas mulheres desclassificarem homens por comportamentos que as outras teriam julgado perfeitamente normal. Como perfeição não existe, é preciso tomar cuidado com a rigidez e certificar-se de que os padrões estão dentro da normalidade social. Vale lembrar que as pessoas fazem conosco aquilo que permitimos.

ção foram infalíveis. A partir do terceiro ano o Por Marlene Heuser

29


30


EXISTE UM HOMEM

PERFEITO? Quando um romance fica mais sério é

das as suas características, mas sim que você

inevitável começar a planejar o futuro ao lado

consegue ser autêntica quando está junto

do parceiro, mas como saber que encontrou o

dele, sem se preocupar com julgamentos.

homem certo? Um site americano fez uma lis-

- Você confia nele: muito mais do que

ta com algumas qualidades que se encaixam

saber que ele não é capaz de trair, confiar

no chamado perfil para casar. Lembrando que

envolve compartilhar pensamentos, sonhos e

nem todos precisam ter todas as caracterís-

objetivos, mesmo que em voz alta eles pare-

ticas listadas, mas a existência delas torna a

çam impossíveis. Além disso, você deve estar

convivência e o relacionamento mais praze-

aberta a fazer isso por ele também.

rosos.

- Ele é o seu melhor amigo: peque-

- Suas palavras correspondem a

nos momentos e atitudes demonstram que o

suas ações: além de transmitir mais confian-

seu parceiro é o seu melhor amigo. Quando

ça, os homens que mantêm e cumprem suas

você não consegue esperar para contar uma

promessas tendem a assumir compromissos

novidade a ele ou quando qualquer situação,

maiores e viver relacionamentos mais longos.

por mais simples que seja, se torna melhor ao

- Ele sabe expressar seus senti-

lado da pessoa.

mentos diretamente: esse homem se sen-

- Ele se encaixa na lista: sabe aquela

te seguro ao dizer que precisa trabalhar ou

lista de qualidades em um homem que algu-

passar um tempo com os amigos. Ele também

mas mulheres fazem? É claro que ninguém é

não pensa duas vezes para conversar sobre

capaz de cumprir todas as exigências, mas al-

algo que deseja ou o está incomodando.

guns detalhes são importantes para garantir o

- Ele te aceita como você é: isso não significa que ele sabe lidar facilmente com to-

sucesso da relação, como planos para o futuro e hábitos diários. Por Sheila Rigler

31


32


E DEPOIS DA SEPARAÇÃO? Conheça algumas dicas que podem ajudar a superar o término de um relacionamento Quando um relacionamento termina,

so ser adulta e seguir adiante, de nada

além da tristeza invadir os pensamentos, as

adiantará atitudes que nos machucam”.

dúvidas que surgem são o que fazer com os

E como esquecer?

pertences do ex-parceiro, com páginas pes-

Quando se quer curar de um término

soais nas mídias sociais e como conseguir es-

o importante é ter os amigos por perto. Sair

quecer o sentimento.

com amigos, dar risada, paquerar e ser pa-

O melhor é devolver, mas nunca se isso

querado é ótimo para que a autoestima se re-

for uma desculpa para voltar a ver o ex-par-

nove, mas não aconselho o sexo casual muito

ceiro, e o ideal é entregar para um conhecido

rápido após um término porque no dia seguin-

em comum, pois esse ato de devolução pode

te a pessoa se sentirá muito mais carente e

significar querer se reencontrar.

lembrará do ex com muito mais intensidade,

Hoje em dia, com o fácil acesso às mí-

é preciso dar tempo ao tempo.

dias sociais, a investigação pós namoro acon-

O reencontro pode ser inevitável, e

tece instantaneamente e diariamente, pois

quando isso acontecer é necessário tentar

mesmo com o fim do relacionamento há uma

manter a calma porque barracos só prejudi-

constante necessidade de saber como está o

cam e fazem com que o outro fique cada vez

outro. Acho importantíssimo que tanto a mu-

mais distante, o adulto inteligente diz o que

lher como o homem esqueçam que existe fa-

precisa ser dito de forma calma. Use o diálogo

cebook, orkut, etc, na fase do luto, pois ficar

e não a briga, não perca a razão e não deixe

bisbilhotando só irá aumentar a dor e uma

o ex-parceiro inverter o jogo.

possível paranoia. “Respeitar o espaço do outro também é importante, é preci-

Por Tatiana Ades

33


A AÇÃO VENCE

O MEDO Vivemos sempre assombrados pelas

Com muita frequência surgem questões

dúvidas do cotidiano, pelas escolhas que de-

como: “será que estou indo pelo caminho cor-

vemos fazer, decisões importantes que vão

reto?”. “Será que isso vai dar certo?”. “Será

ser cruciais para o nosso futuro e que nos

que tenho capacidade para tanto?”. “Será que

deixam ansiosos e preocupados da mesma

vou dar conta?”. “Até quando isso vai durar?”.

forma.

Será que preciso mesmo aguentar?”. “O que

Cada fase do ciclo vital exige mais e mais responsabilidades, atitudes assertivas, amadurecimento, discernimento, ação.

34

será que vão pensar de mim?”. Na verdade são questões que fazem parte do imaginário de qualquer pessoa. O

Vivemos numa sociedade que exige es-

medo é um sentimento que nos acompanha

colhas o tempo todo, mas nem sempre es-

sempre, e é positivo, pois nos faz pensar e

tamos bem preparados para fazê-las. E ine-

criar estratégias de proteção e de aperfeiçoa-

vitavelmente somos tomados pelo medo e

mento. O medo deixa de ser positivo no mo-

insegurança.

mento em que permitimos que ele nos parali-


se a ponto de abandonarmos nossos sonhos,

guém, que para eu me sentir aceito preciso

ideais e desejos.

fazer exatamente o que os outros fazem, ou

Na verdade, renunciar a um desejo an-

me comportar dessa, ou daquela maneira que

tes mesmo de fazer uma pequena tentativa é

sabe-se lá quem estabeleceu. Como cons-

abrir mão de uma possibilidade, por mais re-

truir uma identidade dentro de um siste-

mota que nos pareça a realização. Se renun-

ma tão massacrante? E quando se conse-

cio, abro mão. Se tento, posso estar abrindo

gue viver uma vida mais autêntica e saudável,

um leque de possibilidades, ou no mínimo

percebemos que estamos envelhecendo...

evito criar uma fantasia em relação ao que poderia ter sido.

Talvez seja importante refletirmos sobre a finitude. A realidade é cruel. Todos vamos

morrer um dia. Não sabemos quando, mas

A ação vai fazer toda a diferença. Se ficarmos com medo de eventual frustração ou de estarmos nos expondo de alguma maneira e parecermos ridículos aos olhos dos outros, certamente estaremos matando em nós a chama que nos mantém vivos, a esperança.

Percebo que muitas pessoas vivem uma vida de simulação, sem autenticidade, eu diria quase artificial, pois se dedicam a coisas ou

essa é a nossa maior certeza. Não podemos escolher quanto tempo vamos viver, mas podemos escolher como viver. Nenhum problema ou sofrimento é pequeno. Sempre que estamos passando por uma situação difícil, ou de escolha, nos sentimos pressionados, ansiosos, inseguros, com muito medo. Mas se não partirmos para a ação ou no mínimo tentarmos enfrentar a adversidade ou quem sabe fazer uma escolha, nossa vida certamente será muito menos excitante, interessante e criativa, ou alegre. O que faz a vida valer a pena para você, caro leitor?

atividades mecânicas que geralmente são geradas por uma necessidade que vem do outro e não de si mesmo. Claro que temos nosso papel social que é muito importante, mas é necessário que nos questionemos sempre se estamos satisfeitos com o caminho que estamos percorrendo. Se criássemos um espaço maior para a reflexão e não apenas vivêssemos voltados para essa “coisificação social” de que tenho que ser igual a todo mundo, tenho que possuir coisas para me tornar alPor Cláudia Piasecki

35


36


“ERRADO SEGUNDO

QUEM?”

E em várias dessas ocasiões não esta-

- Eu sei que isso que eu faço está erra-

mos julgando de acordo com nossos precei-

do. - Como assim errado?

tos, mas sim com ideias que não são nossas,

- Você sabe, não se faz isso.

mas de amigos ou familiares.

- Eu? Particularmente não vejo proble-

É importante entender se o comporta-

ma algum nisso que você está falando. Quem

mento que estamos julgando está sendo jul-

vê isso como errado?

gado de acordo com nossos critérios ou com

- Eu, eu acho. Na verdade sempre fui

os de terceiros. Se for com os de terceiros, reflita no-

criado vendo isso dessa maneira. - Até aí, tudo bem, mas vamos atualizar: o que você acha hoje sobre esse tema?

vamente; o que você, hoje, pensa sobre isso?

- Hum... Tenho que pensar... Muitas vezes julgamos nossos comportamentos como errados, inaceitáveis. Por Akim Rohula Neto

37


DO DIVÓRCIO E DO INVENTÁRIO

DIRETAMENTE EM CARTÓRIO São requisitos básicos para o Divórcio: a) O casal não pode ter filhos menores de 18 (dezoito) anos ou incapazes b) A escritura pública lavrada por tabelião de notas expressando a livre decisão do casal sobre: b1) O pagamento dos alimentos, ou a A Lei 11441, de 4 de janeiro de 2007,

dispensa destes, b2) a descrição e a partilha dos bens

alterou dispositivos da Lei 5.869, de 11 janeiro de 1973 - Código de Processo Civil, possibilitando a realização de inventário, partilha,

b3) a decisão da manutenção ou não

separação consensual e divórcio consensual

do sobrenome do cônjuge, se assim foi ado-

através de via administrativa, ou seja, pelo

tado.

cartório. 38

adquiridos na constância do casamento,


Após definidas essas questões, e orienta-

É preciso salientar que haverá a inci-

dos pelo advogado, este elabora um documen-

dência do Imposto de Transmissão Causa

to contendo a manifestação de vontade das

Mortis sobre o valor da herança.

partes para ser levado ao cartório onde será designada a data de homologação. Comparecerão as partes e o advogado na referida data, e será realizado o Divórcio Consensual nos termos acordados pelas partes.

A avaliação será de acordo com os valores estipulados pela Fazenda Pública Estadual. Após elaborada a minuta de partilha e requerido o inventário junto ao cartório através de um advogado, os herdeiros rece-

Em relação ao procedimento do In-

berão a sua parte na herança.

ventário através do cartório, é preciso que as condições a seguir sejam preenchidas: - Falecimento da pessoa, deixando ou não bens; - Que o falecido não tenha deixado testamento; - Todos os herdeiros devem ser maiores e capazes; - Que haja um acordo comum quanto à divisão dos bens. Na sequência, e atendidas às condições acima, o advogado irá elaborar a minuta e assistir à família. Se faz necessário os seguintes documentos: - Certidão de casamento, se o “de cujos” fosse casado; - Carteira de Identidade e CPF do falecido; - Carteira de Identidade do marido ou esposa do falecido; - Certidão de Nascimento ou RG e CPF dos filhos ou outros herdeiros; - Documentos de propriedade dos bens móveis e imóveis deixados pelo falecido.

Victor Feijó Filho & Advogados Associados Rua Carlos de Carvalho 75 - 92 - Curitiba/PR (41) 3233.8515 | 9974.0339 vffadvogados@terra.com.br

39


www.wtur.com.br

Deixe o stress e leve nossa experiência na bagagem.

Seja a negócios ou a lazer, com a Wtur Corporativo você tem assessoria completa, das reservas até seu retorno. É mais tranquilidade, segurança e comodidade para ser uma viagem de sucesso. 40

Rua Silveira Peixoto, 549 . Água Verde . Curitiba . PR . 41 3022 8900


TRAIÇÃO VIRTUAL

É possível nem pensar em trair?

É a famosa traição das PARTES ALTAS

Muitos motivos para a traição são elen-

- do cérebro, da mente, do coração, do sen-

cados em vários textos na internet, como se

timento, da afetividade! A traição das PAR-

fosse uma lista de justificativas para permitir

TES BAIXAS é aquela de cunho sexual, física

trair...

mesmo. Uma razão bastante plausível para a

De qualquer forma, é muito difícil digerir

traição seria a insatisfação com a vida em co-

o fato de ser traído, seja do alto, de baixo ou

mum com o parceiro(a), e aí teríamos a trai-

de onde for. Longe de qualquer teoria filoge-

ção como uma maneira de substituir, de forma

nética pró ou contra a traição, o que existe

idealizada, uma relação que se encontra de

muitas vezes é a sensação de ter sido comple-

certa maneira desgastada.

tamente enganado, justamente pela pessoa

É tão bom imaginar alguém perfeito, em contraposição ao barrigudo que ronca ao nosso lado!

em quem mais se confiava. Contrato rompido. E isso é difícil de engolir.

A internet está aí, fornecendo uma razão bastante limpinha para que a traição ocorra em casa mesmo. Sexo virtual é limpo! (é mesmo?).

Por Maria Rafart

41


CUMPRIMENTANDO, APRESENTANDO E CONVERSANDO Gafe

Mesmo que essas ações façam parte das rotinas diárias, algumas vezes as pessoas cometem deslizes que frustram e até ofendem seus interlocutores. CUMPRIMENTANDO Ao cumprimentar com aperto de mãos, mesmo informalmente, existe uma ordem de

Evita-se qualquer empolgação. Não se

precedência que indica a quem cabe esten-

deve apertar demais as mãos e dedos das

der a mão ou tomar a iniciativa da forma de

pessoas, principalmente as mãos das mulhe-

cumprimentar. Socialmente, o que define a

res que usam vários anéis. Quando isso acon-

forma é o grau de importância das pessoas,

tece, algumas quase gritam de dor. Para evi-

pela ordem: idade (o mais idoso), o sexo (a

tar, o correto é apenas abraçar a outra mão

mulher é mais importante que o homem) e,

sem tentar imprimir força. Sim, o aperto de

por último, o cargo (protocolarmente mais

mãos é um abraço de mãos!

alto). Profissionalmente, o cargo, a idade e, por último, o sexo. Quando o cumprimento for com aperto de mãos, obrigatoriamente, ambas as pesso42

as devem estar em pé.

Não se deve sacudir as outras pessoas com movimentos fortes e repetidos. Agir assim incomoda e é gafe!


APRESENTANDO

de boca rotatórios, intensos e indiscretos. É

Para apresentar é simples: olha-se para

gafe e irrita!

a mais importante e de maneira clara, objeti-

É proibido interromper uma conversa,

va, direta e simples, diz: “apresento-lhe fula-

mesmo que seja com um subordinado, para

no ou sicrano”. Agindo dessa forma, estimula-

atender um telefone. Quando isso acontecer

-se a ação. Evita-se dizer “este é o fulano ou

(e não deveria) alega-se que é uma situação

beltrano”, pois dá a impressão que se está

importante e grave, pedindo-se as devidas

falando ou descrevendo uma estátua ou um

desculpas.

objeto. Com pessoas, apresenta-se!

Repetir o atendimento ao telefone du-

Não é sensato ou educado abraçar ou

rante o mesmo contato pessoal pode dar mar-

dar beijinho em quem está sendo apresenta-

gem a que a outra pessoa peça licença e se

do. Além de vulgar e da possível inconveniên-

retire.

cia, deprecia os amigos que merecem e rece-

Igualmente, numa roda de amigos, ob-

bem esse tratamento mais afetuoso e íntimo.

servar alguém mexendo o tempo todo no ce-

Evita-se falar “prazer” pelo simples fato

lular, deprecia as pessoas presentes. Afinal, se

de que na apresentação ainda não se avaliou

os assuntos ou as pessoas não interessam,

se aquele contato será prazeroso ou não. Na

é melhor se retirar. É menos desagradável!

despedida pode-se falar que foi um prazer ou

Essa cena tão mal educada não é incomum.

simplesmente um até logo é o suficiente.

Há pessoas que já passaram pela situação até

Evita-se chamar de amigo, indiscrimina-

num atendimento à saúde, onde um paciente

damente, a quem não se conhece, a quem

relata os seus sintomas e se obriga a se inter-

acabou de se conhecer ou a quem pouco se

romper, pois o seu médico atende a uma liga-

conhece.

ção telefônica. Tal fato transforma o paciente em impaciente. Quem já se viu envolvido em

CONVERSANDO

situação semelhante, sabe o quanto isso inco-

Conversar, trocar ideias e conhecimen-

moda e é gafe!

tos, saber pontos de vista de outras pessoas e aprender é útil e muito agradável. Assim, para começar, é bom lembrar que para ser agradável não se fala o tempo todo. Não se interrompe a conversa de pessoas. Também tem que saber ouvir. Expor as próprias ideias não significa ter razão. É inconveniente se colocar como o herói das suas próprias histórias. É proibido dialogar ou conversar com alguém mascando chicletes com movimentos

Josué Lemos da Silveira Autor do livro Etiqueta Social Pronta para Usar

www.josuelemos.com

43


44


NÃO DEIXE SEU

RELACIONAMENTO MORRER NA PRAIA Ao longo de 25 anos, Mary e John cons-

você persista mais um pouco. Esteja pronto

truíram o que todos podem chamar de uma

para conversas e diálogos, mantendo o equi-

vida matrimonial feliz. Filhos lindos, jovens,

líbrio e disposto ou disposta a puxar seu côn-

inteligentes e equilibrados. Os maiores de-

juge para o centro quando este se perder. O

safios dos primeiros anos do relacionamento

objetivo não pode ser achar culpados, proble-

foram superados. As gigantescas montanhas

mas, frustrações, isso ou aquilo. Mas apenas

a escalar foram alcançadas, e as dificuldades

uma coisa: felicidade.

para se chegar ao pico, derrubadas, uma a

No momento que o relacionamento

uma. Um casal gigante na superação. Um ca-

mais precisa que cada jogador esteja disposto

sal bonito que enfrentou duras tempestades

a construir a vitória, é a hora de um olhar para

em alto mar, mas finalmente chegou a uma

o outro e dizer: eu te perdoo, eu aceito mu-

linda praia. Será? Infelizmente, boa parte dos

dar, me perdoa, eu cedo, EU QUERO. Uma

relacionamentos desmorona justamente nes-

viagem a dois, um passeio diferente, resolver

te momento: a hora da contemplação. Ou em

problemas e conflitos, onde um ajuda o outro

outras palavras: na hora de apenas ser feliz.

a ser melhor, enfim, por pior que esteja a ima-

É como lutar e vencer todos os jogos de uma

gem da pessoa que um dia foi a sua grande

competição mundial de vôlei ou futebol, mas

companhia, talvez em você esteja a resposta

chegar à final sem nenhuma vontade de viver

para a mudança e para a reconstrução da fe-

o mais importante da história: a vitória. Se

licidade dos dois. E que tal começar com um

é isso que você tem sentido em seu relacio-

beijo, para transformar o sapo em príncipe ou

namento, saiba que a responsabilidade para

princesa de novo?

mudar a história é tanto sua quanto de seu cônjuge. A praia é para ser feliz e não para morrer. Não deixe uma linda história se afogar em plena areia. Puxa! Tiveram e venceram tantos momentos terríveis e desafiadores para o casamento. Seria uma pena deixar sem um final feliz um livro tão bem escrito por você e por seu amor. Meu incentivo é que

Na praia, dê a mão para seu cônjuge, e caminhando juntos, olhem para frente, pois lá, acima do horizonte, há um lindo sol nascendo e um novo dia chegando.

Por Cleiton Basso

45


46


O PAPEL DO PAI NA FAMÍLIA A história dos hebreus revela que o pai

A responsabilidade de um pai na cria-

deveria ser diligente em instruir seus filhos

ção de seus filhos está em expressar uma

nos caminhos e palavras do Senhor, para seu

orientação compreensiva, ensinando o que

próprio desenvolvimento e bem-estar espi-

é ético, moral, ter boa conduta em todas as

ritual. O pai que era obediente aos manda-

suas ações, sendo uma pessoa de bom cará-

mentos das Escrituras, fazia justamente isto.

ter, desta forma a criança crescerá com co-

A importância primária desta passagem é que

nhecimento, autocontrole e obediência. O pai

os filhos devem ser criados na “disciplina e

também precisa cuidar para não ser severo,

admoestação do Senhor”, a responsabilidade

injusto, exercer sua autoridade de forma ir-

de um pai na casa.

racional. Isso poderá causar rancores, raiva e

Numa passagem do Livro de Provérbios

insegurança no filho.

capitulo 22:6-1, no verso 6, diz: “Educa a

Um pai sábio ensina seus filhos a se-

criança no caminho em que deve andar;

guirem o caminho de DEUS mediante amor,

e até quando envelhecer (quando cres-

carinho, atenção, ensinamentos e gentileza.

cer) não se desviará dele.”

E o que a criança aprender com o pai (como

seu modelo de pessoa) e sobre DEUS perma-

Educar é a primeira lição que um pai e uma mãe têm como prioridade na criação de seus filhos.

necerá por toda a sua vida em suas escolhas e atitudes. Deus abençoe você, pai!

Por Sebastian Koom

47


OUSE

48

Poucos são aqueles que se arriscam a

Nós não nascemos para nos misturar-

uma vida de sucesso total, negando a média

mos à lama. Nascemos para brilhar, para

e a mediocridade. A grande maioria das pes-

ter êxito na vida. Então, se você está preso

soas acomoda-se e vive trancafiada em sua

nesta penumbra sem cor, onde não há nada

“tão adorada” zona de conforto. Estas pesso-

de emocionante, nem de novo, eu o desafio!

as levam uma vida insossa e sem aventuras,

Eu o desafio a ousar.

sem dúvidas, sem riscos. É impossível negar

Desafio você a enfrentar seus medos,

que por vezes chega a ser agradável sentir

a fazer aquele investimento, a tentar aquela

um calafrio na espinha, um frio no estôma-

nova carreira. Eu te desafio a ser mais do que

go ou até mesmo um lapso de dúvida. Estes

você é hoje, a fazer mais pela sua vida do

sentimentos fazem parte de nossa vida, de

que você tem feito até então, eu o desafio

nossa natureza. Cada vez que nos privamos

a abrir aquela porta no fundo da sua mente,

de uma destas sensações, nos encrostamos

aquela que sempre te deu medo, que sempre

mais e mais em nossa tão protegida carapaça

te assustou. Eu o desafio a enfrentar de ca-

de conforto.

beça erguida todos os monstros que estão lá


dentro, quero ver você derrubá-los um a um.

capaz de fazer a diferença, você é único e per-

Eu desafio você a enfrentar seus medos mais

feito, e isso nunca ninguém vai poder negar.

profundos, e mirar alto como uma águia, e

Ouse viver além da média, ouse levar uma

não mais escarafunchar no chão em busca de

vida plena, onde não há pedras no caminho

alimento como uma galinha. Te desafio a de-

ou obstáculos, somente desafios. Desafios

sengavetar seu sonho mais absurdo, aquele

que para você são apenas divertimento, pois

que todo mundo te disse que era impossível.

você foi ousado, você é mais do que a média,

Tenho novidades para você, eles mentiram.

muito mais do que a média. Você é simples-

mente FAN-TÁS-TI-CO!

Seu sonho é totalmente possível, ele só se enterrou porque você decidiu ouvir os “ladrões” de sonhos, os medíocres que não confiam em nada. Ouse desenterrar seus sonhos. É exatamente ali que está a alegria da vida. Sonhe alto, não há nada pior do que um sonho pequeno que se torna realidade.

Lembre-se da máxima de Wilfred Petterson: “Pouco resta a fazer, além de enterrar um homem, quando o último de seus sonhos está morto”. Eu acredito em você! Você é um vencedor nato, e o sucesso é seu por direito! Tome atitudes perante sua vida. E seja bem vindo ao primeiro dia de uma vida de sucesso. A passagem para entrar nesta vida fantástica é: OUSADIA. Sucesso a todos vocês!

Te desafio a voar tão alto que não possas ser visto pela multidão. Vamos lá! OUSE! Tenha um diferencial, seja “o” diferencial. Eu estou te desafiando a tornar-se você mesmo, a ser reconhecido pelo seu nome e não mais como o filho de Fulano; a mãe de Beltrano; o irmão do Sicrano... Assuma sua identidade perante a vida! Nada como uma vida plena e independente, onde todos te chamam pelo nome, onde você não é “o cara legal”, onde você é simplesmente “o cara”. Eu desafio você a não dar ouvidos àquela voz que te diz “deixa pra lá, todo mundo é igual!”. MENTIRA! O fato de você estar lendo este texto me prova que você é diferente, você é Por Coach Rui Ventura

49


50


QUEM CONDUZIA

O AUTOMÓVEL? Era mais uma noite de sábado, trânsi-

Foi assim que o menino Junior acabou

to tranquilo, tempo bom, fim de semana de

exposto ao tiroteio. Ele foi ferido com mais

descanso para as pessoas que transitavam

gravidade, chegou a correr risco de morte,

na avenida principal da cidade. Nada poderia

mas agora está melhor.

atrapalhar o passeio do casal Marcos e Ana

Como ficaria a cabeça deste pai se per-

com o filho Junior, de 12 anos. Entretanto, de

desse o filho por um gesto destemperado

repente, o tempo fechou. Uma discussão no

causado por uma banalidade? E o condutor

trânsito gerada por um fato banal (uma su-

do outro automóvel? Quem é? Fácil e rápido

posta “fechada”) gerou pânico e dois balea-

responder: O condutor do automóvel pode ser

dos. O condutor de um automóvel cinza, que

eu, pode ser você, pode ser o sujeito aparen-

se evadiu do local sem ser identificado, atirou

temente tranquilo, que até alguns segundos

em Marcos e no filho que foi em seu socorro.

antes da ocorrência cantarolava sozinho den-

Uma bobagem, que por muito pouco não vi-

tro do carro acompanhando o ritmo de uma

rou tragédia. Aqui observamos duas constata-

música da FM local. Como o trânsito é ca-

ções bem básicas, porém rotineiras:

paz de tirar as pessoas deste estado de

a) As pessoas enxergam seus carros como extensão de seus corpos. Um risco ba-

tranquilidade e no minuto seguinte as transformarem em monstros?

nal na lataria é como se cortasse da própria carne do dono. b) As pessoas, principalmente aquelas do sexo masculino, tendem a ficar “valentes” quando na presença de familiares e amigos. Precisam mostrar força, destemor.

Por Anacleto Basso

51


52


PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE VIDA E CARREIRA Planejar é preciso! Identificar, estar

Bem como desenvolver estratégias de

preparado e aproveitar as oportunidades e

expansão de mercado, liderança em diferen-

se defender das ameaças! Planejamento es-

ciação, custos e foco, para serem únicos no

tratégico pode ser o grande diferencial para

seu mercado (dentro e fora das empresas)!

o profissional que deseja obter mais sucesso em 2012, 2013 e 2014.

Ou seja, se preparar e estar preparado, para aproveitar o hoje e o amanhã!

Os profissionais precisam hoje funda-

O segredo do sucesso é o planejamen-

mentalmente ter um rumo, uma visão de fu-

to estratégico de vida e carreira. Quando for

turo para que possam assim buscar e alcançar

estabelecer os planos para sua marca, o pro-

todos os resultados almejados.

fissional precisa pensar a curto, médio e longo

A análise do ambiente externo (cenários, oportunidades e ameaças) deve ser altamente conhecida, bem como a análise do ambiente interno (forças/pontos fortes e fraquezas/pontos fracos), para que os profissionais possam estar preparados para aproveitar as oportunidades e se defender das ameaças (concorrentes, por exemplo).

prazo.

Quando se planeja é possível estar mais preparado e com muito mais foco!

Alexander Baer

Palestrante, Professor convidado do MBA da FGV Management e FGV Corporativa e Coach Estratégico

www.alexanderbaer.com.br alexanderbaer@alexanderbaer.com.br

53


O OUTRO NÃO É COMO EU IMAGINAVA...

E AGORA? Toda vez que alguém desperta em nós

A partir daí até o momento em que real-

um sentimento de atração ou encantamen-

mente começamos a reconhecer esse alguém

to, tendemos a algumas reações bastante

– com todas as suas qualidades e limitações,

peculiares e características. Olhos brilhando,

muitas máscaras e simulações vão rolar. Não

coração palpitando, ansiedade aguçada, pen-

que as pessoas sejam falsas, de modo algum.

samentos recorrentes das inúmeras possibili-

Não é de caráter que estou falando agora,

dades de encontro, entre outros que podem

mas de dinâmica de relacionamento, algo que

nos enredar nas teias da paixão. O fato é

poderíamos chamar de “a dança do enamo-

que a arena das expectativas é imedia-

ramento”.

tamente armada!

54

Acontece que quando queremos con-

Isto é, independente de o contato ter

quistar alguém, tendemos a – tal qual um pa-

sido pessoalmente, por telefone ou pela In-

vão – exibir o que temos de melhor, de mais

ternet, quando o “sininho toca”, todo nosso

bonito e atraente. Afinal, a ideia é fazer com

corpo reage e toda nossa mente se prepara

que o outro não tenha olhos para mais nada

para o que pode estar por vir. E, mais do que

nem ninguém. E para corroborar com essa

isso, todo nosso ser se preenche com fanta-

intenção, o outro também faz questão de ali-

sias sobre quem é esta pessoa capaz de nos

nhar seu senso crítico a fim de que o “exibido”

tirar do eixo e nos levar às nuvens.

seja mesmo tudo o que ele espera.


E que bom que funcionamos assim: na

rente demais e, por isso, tem se encantado

maioria das vezes, um quer ser gostado e o

com todo mundo, sempre na esperança de

outro quer gostar, e vice-versa. É justamente

ter finalmente encontrado seu grande amor,

essa congruência de desejos que abre espaço

comece a ter consciência do que realmente

para que o amor surja... ou não! Porque o que

quer. Senão, vai se apaixonar e desapaixonar

vai se tornar cada vez mais evidente é o que

indefinidamente, cavando um poço de frustra-

cada um realmente é, com todos os seus mé-

ções cada vez mais fundo.

ritos e débitos. E não há nada de mal nisso.

Na dança do amor, a sintonia é bem

Pelo contrário: é somente com essa realidade

maior quando cada um sabe reconhecer seus

que podemos nos relacionar de fato!

talentos, bem como admitir o que ainda preci-

O problema é quando um ou outro

sa aprender. E se o outro não é como você

exagera na exibição e, na impossibilidade de

imaginava, talvez você também não seja

sustentar tamanha idealização, termina por

como ele imaginava... e que ótimo, porque

decepcionar; ou ainda quando um ou outro

agora resta apenas a oportunidade incrível de

exagera nas expectativas e, na primeira cons-

serem quem verdadeiramente são e ficarem

tatação de limitação, termina decepcionado.

disponíveis para alguém que se encante por

essa realidade!

Sendo assim, mais do que tentar ser perfeito ou esperar a perfeição do outro, procure se relacionar da forma mais espontânea e autêntica possível. Se o outro não é como você imaginava, tente perceber em que momento aconteceu o desencontro entre expectativa e realidade.

Se descobrir que está exigente demais e, por isso, tem se decepcionado facilmente, fique mais atento às suas próprias limitações e, certamente, vai se tornar mais complacente com o outro. E se descobrir que está caPor Dra. Rosana Braga

55


56


COMO EVITAR TRÊS ERROS DA

SEPARAÇÃO Terminar um relacionamento muitas

Em uma separação temos a tendência

vezes pode ser uma experiência traumática,

de apontar tudo o que o outro fez de errado.

com reflexos que poderão nos acompanhar

Isso é fácil, pois as coisas que o outro fez pro-

durante muito tempo, comprometendo nossa

vavelmente nos machucaram e foram imatu-

autoestima, o equilíbrio físico e emocional e

ras e destrutivas. Não que estejamos fingindo

também a nossa capacidade de voltar a amar

ou exagerando, mas até que possamos nos

e ter novos relacionamentos gratificantes.

responsabilizar por termos criado parte do

1. Começar a odiar a pessoa que um dia você amou

conflito, não seremos capazes de acionar as forças que precisamos para criar uma experi-

Às vezes, para se desconectar da pes-

ência diferente ou de quebrar velhos modelos

soa que um dia amamos, passamos de amor

no amor. Quero deixar bem claro que não é se

para ódio, desvalorizando e destruindo sua

culpar, mas sim se responsabilizar.

imagem. Temos que aprender a nos desconectar de modo saudável, senão podemos

3. Acreditar no mito de que o tempo cura tudo

acabar com uma tremenda destruição de nós

Assumir e acreditar que um dia, sem

mesmos e dos que nos cercam, além de sa-

que você tenha que se esforçar muito, estará

botar a habilidade de recuperar nossas forças

bem e curada é um erro. O tempo não cura

e reinventar nossa vida. Quando colocamos

nada, nós é que curamos. No final, o coração

algo positivo como negativo, cavamos um bu-

partido roubou sua felicidade, contraiu o seu

raco para nós mesmos e nos tornamos escra-

coração e diminuiu as suas chances de amar

vos do lado obscuro do amor, incapazes de

no futuro, se você achar que tudo passa e que

recuperar a vibração do nosso espírito e a do-

o “tempo coloca tudo em seu devido lugar”.

çura desse sentimento.

Temos que trabalhar em nós mesmos e curar

2. Não conseguir se responsabilizar pelos seus erros que levaram ao final do relacionamento

cada ferida do passado para não permitir que se repitam no tão desejado futuro amor. Por Margareth Signorelli

57


58


POR QUE PERDEMOS AS PESSOAS QUE AMAMOS Muitas vezes deixamos pessoas espe-

promissos e passear de mãos dadas... O que

ciais, insubstituíveis, partirem de nossas vidas

importa se estão casados há vinte anos? Faça!

porque não percebemos sua partida. Quando

Generosidade, oferecer primeiro, este é

elas partem, quando o rompimento é eviden-

o segredo para pintar lindas cores no coração

te, ficamos atônitos, pois não conseguimos

de quem você ama. Praticando-a, amamos

desvendar seus motivos, tudo parece irre-

mais, perdoamos mais, olhamos a vida e aos

al, refletimos, conjecturamos, porque e por

outros sem preconceitos, apoiamos, dividi-

que… Será que o amor acabou tão instanta-

mos, ensinamos, aprendemos...

neamente, ainda ontem trocamos beijos, há

Quando conseguimos olhar alguém fo-

poucos dias juras de amor eterno. Dividimos

cado em suas necessidades, nós cedemos e

e compartilhamos planos, a casa nova, aquela

ganhamos com isso.

viagem no fim do ano, planos e planos, para quando o tempo nos permitisse mais...

Palavras doces abrem as trancas do coração, aquietam, acalentam. Entregue sem-

A receita é simples: o recheio é o que dá

pre suas melhores palavras aos seus ama-

sabor à vida; este pode ser doce ou amargo,

dos, sem medos, arrisque, fique vulnerável.

depende dos ingredientes que adiciona à re-

O amor não pode ser visto ou sentido por trás

ceita, então vamos escolher alguns que você

de armaduras, livre-se dela!

tem em abundância.

Olhe, apenas olhe mais com atenção e

O primeiro é o tempo, nosso maior ini-

cuidado, perceba os detalhes, pois eles são

migo, nunca acreditamos ter tempo suficien-

muito importantes. Sorria antes do beijo, bei-

te... Nosso dia é tão curto para tantos afaze-

je durante o amor, sinta o perfume, a textura

res. Despender mais tempo ao amor traz vida

e diga o que sente, sempre.

ao relacionamento, um telefonema ou uma

Mantenha seu amor multicolorido, com

mensagem no celular com um curto poema

frescor de namorados, intenso, com vida!

narrando sua paixão. Ligar para apenas dizer

Mais tempo, generosidade e doçura.

“você é muito importante”, enche completa-

Proteger seus tesouros é fácil!

mente o coração! Desmarcar todos os comPor Edenilson Carletti

59


60


CUIDE BEM DO SEU

INSTRUMENTO Fazendo uma analogia entre a profissão

materiais para prospecção, pasta de trabalho,

de músico com outras profissões, podemos

etc. Então mantenha tudo em perfeitas condi-

tirar várias lições, entre elas o cuidado e o ca-

ções de uso. Se seu instrumento de trabalho

rinho com que o músico cuida do seu instru-

é um computador, uma determinada máquina

mento de trabalho, seja um violão, um piano,

ou até mesmo uma simples caneta. Tudo deve

uma flauta, uma guitarra ou outro.

estar funcionando para que você desempenhe

Ser músico profissional ou mesmo ter a música como um hobby, além de ser algo

seu trabalho com qualidade e sem desperdícios.

muito saudável para a mente, requer dedica-

Nosso corpo também é nosso instru-

ção e cuidado. E não é apenas ser aplicado ao

mento de trabalho, cuide-se, alimente-se com

aprender novas canções, treinar diariamente,

qualidade, pratique exercícios físicos.

mas também cuidar bem do seu instrumento. Mas assim como um músico cuida bem do seu instrumento, todos os profissionais precisam manter o mesmo cuidado. Mas afinal qual é o seu instrumento? Se você é um radialista, ator, cantor, professor, provavelmente seu instrumento principal seja a sua voz. Se você trabalha com vendas, é provável que utilize o seu carro,

Algumas vezes, o nosso instrumento de trabalho é o nosso tempo. Então ocupe seu tempo com coisas úteis e que te levarão rumo ao sucesso! Afine-se!

Por Fabiano Brum

61


10 REGRAS SOBRE

COMO AGIR COM

OS HOMENS Regra 1: todo Homem é atraído pelo visual

62

Regra 2: seja simpaticamente indiferente

Nenhum homem olha para o amigo e

Homem seguro só faz besteira, homem

fala “nossa que cara de inteligente que ela

inseguro não faz nada porque tem medo até

tem, vou chegar nela”, certamente será o seu

de fazer besteira. Lembre-se, você sabe o que

visual que irá chamar a atenção e gerar a pos-

ele busca, mas ele não sabe o que vai rece-

sibilidade dele ficar para conhecer suas outras

ber. Dê os sinais certos, sem essa de se doar

qualidades.

100% na primeira ligação.


Regra 3: saiba rir pra o que ele disser

que fazer e pode até vir a pedir desculpas por algo que nem fez.

Fale tudo ou não fale nada, mas use um bom sorriso. Ele nunca vai saber o que seu sorriso falou e isso faz com que ele perca tempo tentando descobrir, enquanto ele se distrai na curiosidade você o conduz para a sua realidade. Regra 4: não discuta a relação Pode ter certeza que escutando ou não, se importando ou não, eles preferem fingir que sim, por acharem ser o caminho mais curto para chegarem ao objetivo chamado paz ou sexo. Regra 5: tenha certeza sobre a hora do sexo, mas não deixe ele ter certeza A grande dúvida de transar ou não na primeira noite, o que é certo ou errado? O certo é você fazer o que tem vontade, pois se for certo ou errado, você terá apenas feito o que teve vontade e as suas atitudes são as únicas que você pode se arrepender. Das dele, apenas sorrir ou lamentar. Regra 6: dê importância ao que ele

Regra 8: nunca critique A melhor maneira de criticar é fazer com que não soe como uma crítica, ou seja, tente apenas inserir uma nova ideia para ele. Prefira conduzir uma boa colocação a ouvir que você nunca o entende, ou nunca o apoia, lembre da criança que existe em todo homem. Regra 9: nunca tente controlá-lo Todo homem é controlável sim. Basta ele não perceber. Pois o grande problema é ele ter essa certeza, afinal ele pode até ser controlado mesmo que saiba disso, mas é o mesmo que uma bomba relógio armada para explodir. Com jeitinho coloque regras, aprovações e desaprovações. Regra 10: sempre alerta, mas sem deixar de viver o relacionamento Homem não se muda e nem se entende, se “adestra”. Se bem “adestrado” da até pra se criar solto. Lembre-se, se ele fizer xixi fora do jornal a primeira vez, é erro dele, mas se fizer a segunda... A culpa é sua.

contar e o elogie Todo homem é uma criança e toda mulher sabe como cuidar de uma criança. Mesmo não sendo a “Unicef” cuide do ego da sua criança e certamente fará um homem feliz. Regra 7: reconheça um erro Surpreenda por pontos que os homens já nascem programados de que nunca vão acontecer. Principalmente uma mulher reconhecer que errou, acredite, ele não saberá o Por Sérgio Moro Harger

63


ULISSES VIGANÓ JR.

64

Engenheiro por formação, Ulisses pas-

Tendo que selecionar melhor seu car-

sou boa parte da vida sem se preocupar com

dápio, Ulisses começou a assistir programas

a alimentação, até que por conta de obesida-

culinários, e com o interesse crescente por

de adquirida passou por uma cirurgia de re-

receitas e preparos, descobriu temperos e

dução de estômago, e esse foi o estopim para

muitas novidades em sabores e combinações,

um novo universo que se abriria na vida do

conclusão: o engenheiro largou tudo e trocou

futuro chef.

de profissão, entrou para o comando da cozi-


nha com muita paixão e vigor. Buscando maior aprofundamento e profissionalização, Ulisses estuda gastronomia na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, e em paralelo cursa pós-graduação na mesma especialidade na Universidade Positivo. No trabalho atua como personal chef para eventos particulares e sociais. Sua linha é centrada em finger foods e desconstruções de receitas de toda parte do mundo. Para o chef, ingredientes de alta qualidade são fundamentais em todos os seus preparos, trabalha sempre com produtos que escolhe e busca pessoalmente, de fornecedores de confiança em Curitiba, Santa Catarina e São Paulo. Ulisses também cultiva uma horta de temperos naturais em sua casa, com ervas de todo tipo e algumas mais raras de se encontrar na cidade, como o cerefólio fresco. Para o futuro, o chef projeta montar uma cozinha especializada em saúde gourmet. Ulisses pretende levar sabor com saúde para todos, assim promover a reeducação alimentar, incentivando os bons hábitos na hora de comer. O chef também prospecta investir na sua própria empresa de eventos.

Ulisses Viganó Junior (41) 3362.3732 uvigano@terra.com.br 65


66


MITO OU VERDADE? Ameixa preta para acabar com a

Ameixa japonesa para melhorar a

prisão de ventre - VERDADE Madalena

artrite - VERDADE A fruta concentra subs-

Vallinoti, nutricionista do Personal Diet e dire-

tâncias anti-inflamatórias, como o ômega 3,

tora do Sindicato de Nutricionistas (SINESP),

que podem acarretar na melhora da artrite.

explica que por ter maior concentração de

“Não é um alimento que previne a doença,

fibras e ácidos orgânicos, a fruta estimula o

pois existem questões genéticas que determi-

intestino e melhora eventuais constipações.

nam se a pessoa irá desenvolver essa patolo-

“As enzimas facilitam a expulsão das fezes

gia, mas por ter essas substâncias ela pode

porque aceleram os movimentos intestinais”,

sim contribuir para uma melhora do paciente”,

completa Vanderlí Marchiori, nutricionista e

explica Madalena, que ainda destaca que, por

secretária geral da Associação Brasileira de

mais que a fruta tenha boas propriedades, ela

Nutrição Esportiva (ABNE).

sozinha não é capaz de tratar ninguém.

Suco de batata inglesa para curar

Suco de beterraba para curar ane-

úlcera - MITO O suco de batata contém um

mia - MITO Por ser vermelho, muitas pesso-

fator antinutricional e não é recomendado

as acreditam que o vegetal tem ferro e que

por Vanderlí . “Esse composto é prejudicial à

por isso teria a capacidade de acabar com a

saúde porque inibe a absorção de vitaminas e

anemia. A nutricionista Madalena explica que

minerais, além de irritar a mucosa do intesti-

o ferro contido no vegetal é pouco e que para

no”, comenta. Quem sofre de úlcera também

que ele possa ser absorvido pelo organismo

deve evitar verduras e frutas cruas com cas-

precisa estar aliado a outro alimento que con-

ca, frituras, refrigerantes, bebidas alcoólicas

tenha vitamina C. “O ideal para quem está

e leite de vaca. “O ideal é que a pessoa tam-

com anemia é comer lentilha e feijão, que tem

bém não consuma nada muito quente nem

maior quantidade de ferro”, destaca.

muito gelado, pois a temperatura queima a mucosa do estômago”, completa Vanderlí.

Internet

67


FALÊNCIA MOTIVACIONAL “O que motivava ontem já não motiva hoje. Motivação é coisa séria, é ciência, é estudo do comportamento humano.” Gilclér Regina

68

As empresas buscam motivar os colabo-

O problema fica concentrado na falsa

radores e chegam a gastar cifras elevadas em

expectativa, ou seja, enquanto alguns espe-

programas que culminam no fracasso. Onde

ram ganhar uma viagem e recebem um bônus

estas organizações erram? Eu acredito

financeiro, outros que esperavam receber o

que o erro número um é não perguntar o que

bônus financeiro acabam ganhando uma via-

é que motiva.

gem.


Uma empresa nunca quebra hoje, que-

E o ser humano nesse contexto tem no-

bra cinco anos antes e isso não é falência fi-

vas motivações para um perfil completamente

nanceira é falência motivacional. A ideia de

novo de trabalho. Ser humano é sempre ser

futuro no mundo que vivemos não é uma

humano, está sempre em adaptação. É 10%

repetição do passado. Motivação não é cesta

vocação e 90% adaptação, e com isso vai

básica. As pessoas tratam a motivação como

quebrando paradigmas.

se ela fosse uma festa de final de ano, uma

Einstein dizia: “Traga o interesse para as coisas que você faz e elas acon-

confraternização.

tecem”.

Não!

Motivação é coisa séria, é ciência, é estudo do comportamento humano e quanto mais competitividade, quanto mais feroz for uma economia, mais ousadas serão as ações de marketing, as ferramentas de gestão, ganhando muita importância na motivação humana.

A motivação no campo organizacional está em constante processo de mudanças. Por que isso? Porque o mundo muda constantemente e por consequência as pessoas mudam, as empresas mudam, os produtos mudam, os serviços mudam, as expectativas mudam... O que motivava ontem já não motiva hoje. As expectativas mudaram e o perfil das pessoas que trabalham hoje em relação aos trabalhadores de dez ou vinte anos atrás é muito diferente, a tecnologia entrou com força total, a revolução digital, a cibernética... Não tem volta. Por Gilclér Regina

69


OHM URBAN SPA Um REFÚGIO para chamar de SEU.

essa tendência de sentir-se bem e entregue-

No meio da agitação do cotidiano, en-

se…

contramos em Curitiba um novo conceito para

Ao contrário dos laser tradicionais, este

harmonizar alma, espírito e beleza, o Ohm

é o sucesso de tratamento de todas as textu-

Urban Spa.

ras e tons pele.

Um verdadeiro refúgio no centro da ci-

Trata-se de um tratamento à base de

dade, onde podemos passar algumas horas

luz, não evasivo, com superior desempenho e

ou um dia inteiro realizando terapias para pu-

conforto para o paciente.

rificar corpo e mente, sem deixar de lado a

Esta ponteira reorganiza o colágeno e

beleza. Desde sauna a massagens no jardim,

estimula a sua produção. O estímulo do co-

até os mais sofisticados tratamentos de bele-

lágeno pode ser feito no rosto, contorno de

za, ou um simples suco no refúgio, tudo isso

queixo, colo e inclusive nas mãos.

nós podemos encontrar no Ohm. Aproveite

70

A aplicação promove um estiramento na


Pele nova, de novo musculatura, capaz de equilibrar assimetrias no rosto (como olho mais baixo ou boca caída), refazer o contorno facial e o mais usado, levantar o olhar, redesenhando o contorno da sobrancelha. Por isso é um tratamento inovador, que considera a face como um todo, em vez de atuar isoladamente. A pele fica esticada no momento da aplicação, o efeito não é “ cinderela”, mas os resultados a longo prazo aparecem depois de um mês após a última aplicação. Por isso, o protocolo sugere entre 5 a 8 aplicações, uma a cada mês.

Av. Vicente Machado, 1794 - Batel (41) 3022.4880 www.ohmspa.com.br

71


SINTA NA PELE A DIFERENÇA O sol, a poluição e maus hábitos de vida

Hoje, o CO2 fracionado é considerado

podem causar graves danos em nossa pele.

um dos melhores e mais avançados métodos

Com o passar dos anos, as manchas, rugas

de rejuvenescimento da pele.

e cicatrizes passam a fazer parte da nossa fisionomia.

72

O uso do laser de CO2 para estética não é algo novo. A novidade está no fato do fei-

O tratamento com laser de CO2 fracio-

xe do laser ser fracionado, ou seja, ser dividi-

nado tem proporcionado resultados muito

do em vários micro feixes de luz, como uma

promissores nessas situações, renovando as

”pequena ducha”. Essas áreas não atingidas

esperanças de diversos pacientes.

ajudarão o restante da pele a se recuperar ra-


pidamente, sem complicações, possibilitando que o paciente volte às suas atividades habituais num menor espaço de tempo. O laser de CO2 fracionado pode ser indicado para o rejuvenescimento de várias partes do corpo, com o rosto, pescoço, colo e mãos. Entre outras indicações de tratamento, podemos citar: no envelhecimento cutâneo, manchas, cicatrizes de acne, outras cicatrizes, estrias, vermelhidão, flacidez da pele, rugas finas, olheiras. Os primeiros sinais de melhora aparecem em torno de 5 a 7 dias, quando a pele começar a descamar. Em 15 dias tem-se o resultado total da aplicação. A pele estará viçosa, tornando-se firme e luminosa. O resultado final dependerá do número de sessões realizadas e seus efeitos são cumulativos. O número de sessões indicadas dependerá do tipo de pele e do grau da lesão. Geralmente indica-se em torno de três sessões com intervalos de 30 a 40 dias. A partir de uma única sessão já se pode observar uma melhora significativa da pele. O procedimento é muito rápido, em média 20 minutos por região. O tratamento pode ser feito por todo tipo de pessoa, não havendo restrições de idade. Pode ser feito tanto em pessoas de pele clara ou morena. O laser fracionado de CO2 pode ser realizado em qualquer estação, não havendo necessidade de evitar o período do verão. Por se tratar de um tratamento extremamente seguro com resultados surpreendentes, o CO2 fracionado pode ser considerado uma ótima ferramenta contra o envelhecimento.

Centro Médico Reviver Dra. Carolina Feres Busato | CRM 19903 (41) 3244.4664 / 3372.3665

73


A ODONTOLOGIA vista de uma forma diferenciada A nossa maior preocupação é cuidar do

em trocar as restaurações prateadas por res-

que você tem de mais precioso, o seu sorriso.

taurações da cor do dente. Os dentistas que

Além da preocupação estética, manter

sempre se mantêm atualizados sabem o mal

os dentes limpos, livres de resíduos alimen-

que a continuidade do amálgama pode cau-

tares, mastigar corretamente os alimentos e

sar. Escultura e anatomia ideal são outros as-

ter um hálito puro, ficou mais fácil com os

pectos de suma importância, pois se o dente

avanços nos tratamentos odontológicos. Para

restaurado não exercer a função específica

melhor atendê-lo concentramos em um só lo-

(anatomia deficiente), o paciente pode apre-

cal todas as áreas da odontologia: reabilitação

sentar problemas na mastigação, e como

oral, estética odontológica, odontopediatria,

consequência, problemas estomacais poderão

implantodontia, endodontia e cirurgia buco-

aparecer.

maxilofacial. RESTAURAÇÕES ESTÉTICAS

Restaurações posteriores indiretas A área em que um dente encontra o seu vizinho se chama ponto de contato, e o seu posicionamento correto é fundamental para ter saúde e principalmente conforto após as refeições. Quando a cárie surge nessa região, devido ao difícil acesso e o insucesso com as restaurações de resinas diretas, as ONLAYS e INLAYS resolvem esse problema. Elas são

Restaurações estéticas posteriores

feitas em laboratórios protéticos, para que

Nos dentes posteriores, não podemos

supram a necessidade do ponto de contato

somente pensar em estética quando falamos 74

correto.


Facetas Laminadas

riais, dependendo do caso, em poucos meses já se atinge o resultado desejado. PRÓTESE ODONTOLÓGICA

A faceta é uma alternativa para recuperar a estética e a função de dentes anteriores com cor e formas alteradas. Elas podem ser

Coroas Protéticas

de porcelana (feitas em laboratório), ou em

Elas são realizadas quando a parte da

resina feitas diretamente na boca. As mais

coroa do dente está comprometida por um

utilizadas são as de porcelana. É um mate-

grande acúmulo de restaurações. As mais

rial bastante resistente ao desgaste e à des-

usadas nos dias de hoje são: coroas meta-

coloração. A técnica das facetas de porcelana

locerâmicas e a coroa metal free (porcela-

exige uma fase laboratorial e precisa de duas

na pura), que reproduz o dente natural com

a três visitas ao consultório para se obter um

maior exatidão, deixando a passagem de luz

novo sorriso.

(translucidez), e a anatomia perfeita.

ORTODONTIA

CLAREAMENTO DENTAL

Hoje usar aparelho dentário não é mais

Hoje existem basicamente dois tipos

somente para adolescentes. Cada vez mais

de clareamento: o caseiro, feito pelo próprio

pessoas na fase adulta procuram tratamento

paciente em casa (moldeira), e o feito com

ortodôntico, não somente como fator estéti-

laser pelo dentista no consultório. Ambas as

co, mas pelos problemas de saúde que dentes

técnicas dão resultados satisfatórios. Cabe ao

tortos podem causar, como: enxaquecas, pro-

profissional avaliar cada caso e eleger o trata-

blemas posturais, doenças periodontais pela

mento mais adequado, podendo também uti-

difícil higienização, dentre outros.

lizar as duas técnicas simultaneamente.

Atualmente existem diversos tipos de aparelhos, menos visíveis, esteticamente mais agradáveis e confortáveis, tanto fixos como móveis. Com as novas tecnologias e mate-

ODONTOGRUPO | Dr. Alexandre Telles Av. Vicente Machado, 1955, Batel, Curitiba/PR (41) 3019.9997 contato@odontogrupo.com.br www.odontogrupo.com.br

75


76


77


COQUETEL DE LANÇAMENTO coquetel; já os doces ficaram por conta da Brigadeiros e Aromas e do Ateliê de Cupcake. O ator Rodrigo Veronese foi o convidado especial do evento, marcando presença No dia 25 de abril foi lançada a 37ª

com seu carisma e simpatia. Elvis Cover foi

edição da Revista Autoestima no Yankee

a atração dançante. Os shows de humor de

American Bar, com a presença de mais de

Wan Grega e Nega Brechó deram um toque

700 pessoas, entre imprensa, amigos e con-

divertido à festa, assim como os Caricaturis-

vidados.

tas que desenharam os convidados.

A nova edição lançou também um caderno especial com o tema Mulher, destacando 10 perfis de mulheres influentes de Curitiba: Mirian da Fonseca, Clemilda Thomé, Roberta Maia, Fernanda Richa, Dinalva Krasowski, Maria Inês da Silveira, Simone Campos, Rose Ronconi, Mara Lima e Andréa Jamur, que foram homenageadas na festa com um troféu por seus excelentes trabalhos perante a sociedade. A 37ª edição tem como capa feminina Daniele El Charif, proprietária do Buffet Collors, e como capa masculina o personal trainer Sávio Henrique. A marca feminina Amoreco desfilou a coleção de outono-inverno 2012. Ulisses Viganó Jr. e Vininha assinaram os salgados do 78

Fotos: Orlando Cordeiro


Revista AUTOESTIMA 37ª EDIÇÃO - Curitiba

79


ANIVERSÁRIO NA FLÓRIDA Yumi Okamura esteve na Flórida no mês de maio para comemorar seu aniversário, a viagem aconteceu na companhia da amiga Ana Rosa Souza e seu sobrinho de 14 anos Leonardo Gimenez. Foram sete dias curtindo os parques da Disney em Orlando, como Magic Kingdom, Epcot Center e Island of Adventure. Muitas compras nos badalados shoppings e outlets como Millenia, Florida Mall e Premium Outlet, além de também passearem por Miami e Palm Beach. O aniversário foi comemorado no Blue Martini Lounge, em Orlando, e contou com a presença de seu amigo Felipe, gerente do Resort West Gate Lakes, onde Yumi sempre se hospeda. Também encontrou os amigos Gustavo e seu amigo de São Paulo, que estavam por lá e comemoraram juntos. Em Palm Beach Yumi ganhou um jantar de presente do amigo Marcelo Junchen e onde encontrou a amiga Valdete Bristow, que mora em Dearfield Beach e sempre aparece com seu automóvel conversível para passearem e se divertirem muito pela Flórida.

80


Yumi Okamura

81


FESTA À FANTASIA do Tite Mario Deluca, Jeje x Stephan, LFerrari x Paulo Moraes, Daniel Costa x Biel, Felipe Desiderati x Diego Lima, Michel Godoy x Luka e Rogerio Animal x Alex Dias e o Vj Toshiro, que comandaram as pistas até o amanhecer.

Duendes, fadas, princesas, bruxas, palhaços, anjos e outros seres estiveram reunidos no dia 26 de maio, no Trésor Eventos, para conferir o debut da festa à fantasia mais badalada de Curitiba. Em sua 15ª edição, a Festa à Fantasia do Tite trouxe muitas surpresas e inovações, entre elas, transportou o público para um espaço futurista. Muita gente bonita marcou presença, garantindo, mais uma vez, o sucesso do evento que teve assinatura da Clown Eventos e Prime, apresentação do energético Burn e patrocínios da Coca-Cola e Heineken. O line-up das duas pistas foi formado por grandes destaques da e-music nacional e internacional, entre eles, o duo britânico Hoxton Whores, a diva das pick-ups Ale Rauen, Fabiano Tamburus, o projeto Baldmen, que tem à frente Tite Clausi e 82


ESCOLA DE MULHERES Do original roteiro de L’école des Fem-

mes, do francês Molière, de 1662, a readaptação brasileira da peça Escola de Mulheres foi apresentada no Teatro Regina Vogue, em duas sessões no primeiro fim de semana de junho. Arnolfo, homem maduro, achando-se um exímio conhecedor dos adultérios e dos motivos de os homens serem complacentes com suas mulheres, principalmente as mulheres alfabetizadas, talentosas e belas, que desenvolviam artimanhas para enganar os maridos com muita destreza e malícia para não sofrerem do mal que as ridicularizava. Dentre os atores, Carlos Machado e Carol Macedo, que fizeram parte do elenco da novela

Fina Estampa, da TV Globo.

83


PATRIZIO BUANNE no Brasil Patrizio Buanne, cantor italiano, esteve no Brasil no mês de junho, no Rio, São Paulo, e em Curitiba, onde foi entrevistado por Yumi Okamura no Programa Brasil Japão, contando sobre sua ida ao Japão durante sua carreira. A estrela internacional aproveitou para lançar seu novo álbum, “Patrizio”, pela Universal Records. Após vender milhões de álbuns em todo o mundo nos últimos seis anos, Patrizio atualmente assina com a gravadora “Concord Jazz”. Conhecido por suas performances espetaculares, Buanne está em turnê no lançamento recente de “Patrizio”. O cantor bonitão já conquistou uma legião de fãs com seus dois álbuns anteriores, inspirados pelas canções pop italianas, que foram lançados internacionalmente. Buanne se apresentou para grandes celebridades como o Papa, a família real Britânica, o ex-presidente americano George W. Bush, entre outros.

Maria de Fátima Barbosa | Português / English (Brasil) mafabar@hotmail.com Andrea Leone | English/ Italiano/Deutsch piazzabuanne@yahoo.com

84


ELETROFUNK Brasil-Angola Sérgio Moro Harger, da Agência Boxx lança projeto ELETROFUNK BRASIL-ANGOLA em Curitiba com DJ Falcão (Música Kuduro) e DJ Caio Bucker (Malhação e Dj dAS Celebridades NO RIO DE JANEIRO) Tudo começou em 2010 na festa WALLPAPER, na boate The Week/RJ. O residente DJ Falcão recebeu um dos convidados do dia, o DJ Caio Bucker e começaram a fazer diversos experimentos, dando origem ao Eletrofunk. O projeto ELETROFUNK BRASIL-ANGOLA é uma mistura do eletrônico com o funk, de uma maneira que nunca fizeram. O show foi lançado oficialmente em julho na cidade de Curitiba, pelo produtor Sérgio Moro, da agência Boxx. O show aconteceu na balada Plock Bar, com abertura do Dj Sershes, e contou com a presença de pessoas importantes como Ethiene Kfaszeniak (Colchões Ortobom), Equipe da escola Britsh and Amercian, Leandro (WR Modelos), Pedro Mainardes, Gabriel Delecca (cantor sertanejo), Junior Salles (Del Salles Moda Íntima), João Paulo Missiatto (Loja Molotov), entre outros.

85


IN MEMORIAM Juril Carnasciali

A Revista AUTOESTIMA registrou o último aniversário de uma das grandes jornalistas do Paraná, prestamos aqui uma homenagem à Juril Carnasciali, uma das mais expressivas profissionais da comunicação do nosso estado, que nos deixou grande lição de vida e um legado inestimável de nossa cultura. Grande personalidade do jornalismo paranaense, manteve durante 60 anos coluna no jornal Gazeta do Povo. Com humildade e sabedoria cativou leitores, colegas de trabalho e amigos. Confira nas imagens os momentos marcantes do aniversário de Juril nos espaços do Castelo do Batel.

86


6 ANOS da Liqüe A esperada comemoração de 6 anos da casa noturna Liqüe aconteceu no dia 10 de agosto, no Espaço Torres. O espaço para eventos foi ambientado com tecnologias de som e iluminação de última geração, e contou com pista lotada durante toda a madrugada. A noite reuniu ainda grandes nomes da música eletrônica. O internacional Alex Armes, Juliana Barbosa, Edo Krause e Pic Schmitz comandaram as pick ups da festa.

87


COQUETEL DE Lançamento Apaixonada por moda desde pequena e amante das coisas boas da vida, a it girl Yannih Tsushima, lançou um blog que promete ser a sensação das telinhas online do momento. O evento aconteceu no 28 de junho, na Liqüe. O blog aborda assuntos como dicas de beleza, gastronomia, viagens e claro, tudo ligado a moda, tendências, lançamentos e looks do dia! O termo “it girl”, como nos referimos à mulheres como Yannih Tsushima, é utilizado para pessoas que criam tendências e despertam o interesse público em relação ao seu modo de vestir, andar, pensar ou ser. Formada em Publicidade e Propaganda, Yannih trabalha com venda de roupas e sapatos, e oferece o que há de melhor e mais atual na moda para as suas clientes. Realizado pela Air Promo, a festa contou com atrações como Cabine de fotos Fun Click, maquiagem em parceria com a Vimax e Hot Makeup, e caricaturista Natan. Os convites foram personalizados pela Arroz de Festa Personaliza, chegada de limousine Limox, coquetel feito pelo chef Ulisses Viganó Jr., e doces pela Cook e Designers, Fantástica Cascata de Chocolate, Fatoria di Eventos. Decoração Zaf Eventos. Parceria com as lojas, Bazaar Fashion, Constance, Gappy, Louise Alves, Marreh, Mercearia, My Shoes, Nova Imagem, Shoes4U, Victor Hugo. 88


BLOG DA Yannih Tsushima

89


FEIJOADA do Batelli A 1ª Feijoada do Batelli aconteceu dia 30 de junho no restaurante Jaú, localizado na capital de São Paulo, e foi um enorme sucesso. Mais de 180 convidados se reuniram para prestigiar o evento e aproveitar a boa gastronomia, com muita música e animação, ao lado de Ciro Batelli, idealizador da feijoada, amigos e celebridades do Brasil. Ciro, além de ser colunista de Las Vegas desta publicação, é empresário, produtor, e também proprietário de um portal de notícias sobre cultura e variedades na internet. Representando o Paraná, Yumi Okamura, diretora da revista Autoestima, e Marco Felipak, colunista do portal Batelli Unique Style, compareceram à feijoada. O evento teve uma repercussão tão positiva que Ciro, a pedidos, repetiu a feijoada nos três finais de semana seguintes de julho.

90


FEIJOADA do Batelli

91


NOITE DE Autógrafos

O apresentador Amaury Jr realizou uma noite de autógrafos do seu novo livro, “The Best Restaurants São Paulo”, produzido pela editora Boccato e selo Luxx, dia 6 de agosto, no Club A. O lançamento reuniu várias celebridades, como Beth Zafir, Morena Leite, Fábio Arruda, Chiquinho Scarpa, Val Marchiori, Solange Frazão, Agnaldo Rayol, Caio Fisher, Roberta Miranda, entre outros convidados. De Curitiba, Yumi Okamura esteve presente com seus amigos, os empresários Leandro Bordignon e Zauri Junior, a advogada Lorena Schwartz, a estilista Louise Alves, a empresária Maria Cecília e sua filha Giulia, e sua grande amiga Sílvia Magnani e seu amigo Tuniko. Foi uma noite de glamour, e Amaury Jr foi prestigiado por muita gente que o respeita e admira. 92


Amaury Jr “The Best Restaurants São Paulo”

93


RESORT COMEMORA SUCESSO DO No mês de julho, semana dedicada às tradições do oriente foi a que teve a melhor ocupação no resort. Consolidado com um dos principais eventos do mês de julho, o 7º Costão Matsuri foi o evento temático das férias que teve a melhor ocupação, de acordo com o Costão do Santinho. A semana é dedicada às tradições do oriente com uma programação especial, com destaque aos shows musicais e de magia, à gastronomia típica e à mostra de filmes. Neste ano, o Costão Matsuri, que aconteceu entre 15 e 22 de julho, e contou com shows musicais do Duo Sciotti com o Derico do Programa do Jô, Joe Hirata, Karen Ito, Cintia Nishimura e Jane Ashihara, apresentação dos tambores japoneses (Taikô) e do mágico Issao Imamura, um dos mais prestigiados ilusionistas do Brasil. Além disso, os hóspedes puderam prestigiar exposições culturais, além de participar de oficinas diversas, como origami, ikebana, bonsai e mangá. A programação ainda contou com concurso de karaokê, artes marciais, torneio de gateball e golf e festival de gastronomia japonesa. 0800 48 1000 www.costao.com.br 94


COSTテグ DO SANTINHO

95


CAMPANHA AGOSTO AZUL MARA LIMA LANÇA CAMPANHA AGOSTO AZUL A manhã do dia 8 de agosto foi marcada pelo lançamento oficial da campanha Agosto Azul no Paraná, de autoria da deputada estadual cantora Mara Lima (PSDB), através da lei estadual nº 17.099, em uma audiência pública que aconteceu no Plenarinho da Assembleia Legislativa, “Sabemos a importância da prevenção, desta forma acontecerá uma série de eventos que se estenderão até o final do mês com o objetivo de promover ações educativas e preventivas para proteção da saúde do homem”, justificou a parlamentar, acrescentando que a campanha tem ênfase para as áreas de cardiologia, saúde mental, gastroenterologia, pneumologia e urologia, aqui incluída a prevenção do câncer de próstata. A audiência contou com a presença de várias lideranças dos estados de Santa Catarina, Paraíba, São Paulo e outros que vieram conhecer melhor a campanha Agosto Azul no Paraná. A cantora Suellen Lima também compareceu, abrilhantando a audiência com seu belo hino e deixando seu apoio à campanha Agosto Azul.

96


Mara Lima Selo

O “Agosto Azul”

A programação teve continuidade no

O “Agosto Azul” foi instituído pela Lei

período da tarde quando os Correios promo-

estadual nº 17.099, de 23 de março deste

veram o lançamento oficial de um selo e de

ano, resultante de um projeto de lei apre-

um carimbo alusivos à campanha.

sentado pela deputada Cantora Mara Lima.

Passeata

O prédio da Assembleia, no Centro Cívico de

No dia 18, às 9h teve Passeata e/ou

Curitiba, ostenta desde o último dia 1º uma

Carreata Prevenção ao Câncer de Próstata –

iluminação especial, emprestando um tom

Tema: “HOMEM QUE É HOMEM SE CUIDA”.

azul a detalhes da edificação. No dia 29, tam-

Culto Especial

bém durante uma sessão plenária especial

No dia 25 foi realizado CULTO ESPECIAL

do Legislativo, foram entregues certificados a

PARA AS COMEMORAÇÕES DO AGOSTO AZUL

personalidades que se destacaram em vários

– Tema HOMEM QUE É HOMEM SE CUIDA,

setores, em especial no campo da promoção

na 1ª IEAD – Igreja Evangélica Assembleia de

da saúde humana.

Deus (Sede) – Centro Cívico, às 19h. Missa Especial No dia 26 aconteceu a MISSA ESPECIAL PARA AS COMEMORAÇÕES DO AGOSTO AZUL – Tema HOMEM QUE É HOMEM SE CUIDA, na CATEDRAL METROPOLITANA DE CURITIBA, às 10 h. Sessão Especial Para encerrar a programação do Agosto Azul, no dia 29, na Assembleia Legislativa do Paraná, às 14h, SESSÃO ESPECIAL – Homenagens aos HOMENS DE DESTAQUE DA SOCIEDADE PARANAENSE (Medicina, Contabilidade, Invenção, Jornalismo, Indústria, Comércio, Agricultura e Agricultura Familiar) indicados pelos Deputados Estaduais. 97


1

Luiz Maganhoto e Daniel Casagrande em evento junto na H STERN.

2

Os gerentes Rodrigo Camargo e Edilson Ferreira que fazem a diferença no TAJ Bar.

3

Naila e Reah Valente em gravação no Programa Brasil Japão.

4

Márcio Malfati e Elia Moreira em evento social.

5

Flores, João Nunes e Vanessa Malucelli em evento social.

6

A assessora de imprensa Marialda Pereira, Yannih Tsushima e colunista Waldo Rafael em evento na Casa Cor.

7

Isadora Ribeiro e Kátia Maraschi no Taj Balneário Camboriú.

8

Adriana Izumi, Leandro Moura e Bebel Ritzmann em evento na HStern.

1

2

3

4

6

98

5

7

8


9

Empresário Zauri Junior e o colunista Edson Sirigatti na inauguração da Citröen Provence.

10

Junior Durski e Marcos Felipak na inauguração do Madero Champagnat.

11

Leandro Bordignon, Thiago Machado e Rafael Jordan na inauguração da KASH Bar.

12

Luciano Elias e o colunista Reinaldo Bessa, do Programa Jet Set, em evento da Ton Sur Ton.

13

Lorena Schwartz, Tiom Kim e Teka Braga Cortes em evento no Castelo do Batel.

14

Patricia Obregon e Sheila Ronkoski.

15

Marcos França e Alexandre Tetto em evento no Castelo do Batel.

16

Márcio do Espaço Gourmet, Yannih Tsushima e Jefferson Kulig no Paraná Business Collection.

10

11

12

13

14

9

15

16

99


100


Curitiba Tiom coKlunim ista 1

Lorena Schwartz, Esther Masria Braga Cortes, Ana Italia Paraná e Maria Angela Tassi na festa de Wilson Araujo Bueno, no Castelo do Batel.

2

Yumi Okamura, Netto Felippe e Fabiana Karam, participantes da mostra fotográfica La Dolce Vita.

3

Maria Ines Borges da Silveira recebeu Título de Cidadã Benemérita na Lapa. Em cena com a filha Valéria.

4

Belas no Castelo do Batel, Marcia Toccafondo e Isabel Nogueira.

5

O mestre das artes plásticas Celso Izidoro (criador das esculturas de luz) e sua irmã, a escritora Marisol Isidoro, no Castelo do Batel.

6

O produtor audiovisual Gilberto Mendes inaugurou sua Galeria Perverts. Na foto com a jornalista Laura Fagundes.

7

A dançarina Patricia Mewes Dias de Siqueira e amigas na Semana da Moda de Curitiba, no MON.

8

Os irmãos Kenny e Yannih Tsushima, exemplos da nova geração talentosa e criativa.

1

2

4

7

3

5

6

8

101


102


Curitiba MarccoolunFistela ipak 1

O governador Beto Richa recebeu cumprimentos em 30/07/2012, pelo seu aniversário, café da manhã em seu gabinete.

2

Julio Rocha e seu pai, Eduardo C. Porto, dois grandes amigos.

3

Fernanda Richa recebeu a visita do Delegado Rafael Vianna, que a presenteou com seu livro recém-lançado “A Melhor Maneira de Viver: inquietações da razão humana”.

4

A arquiteta do restaurante, Kethlen Ribas Durski, e o chef Junior Durski, comemoram a abertura de ser 15º restaurante em Joinville.

5

No restaurante Kharina Batel, Leila Cury, Beto Richa e Rachid Cury Filho.

6

Dizem que avô é pai duas vezes. O empresário Loivo Kohler, com a filha Michelle Kohler Guimaraes e a primeira neta Pietra Kohler Guimarães.

7

Secretária da Família e Desenvolvimento Social e primeira-dama do Estado do Paraná, Fernanda Richa e Marco Felipak.

1 2

4

3

5

6

7

103


104


Curitiba nes João Ncoulun ista 1

Dra. Vanessa Malucelli Andersen e seus primos queridos, Ricardo Trombini, Marco Antônio, Ítalo Trombini e Lenomir Trombini “Leno”.

2

Empresário Aníbal Tacla no lançamento do Verão 2012/13 em Punta del Este.

3

O estilista Valério Araújo recebeu este jornalista na inauguração da Loja Bellíssima Calçados, na Galeria Ritz.

4

Sempre querida, simpática e belíssima Dirce Keppern.

5

Os empresários Hermes e Felipe na abertura da Moss para Casa. Um luxo de qualidade e bom gosto.

6

As empresárias Crys Angélica Ulrich e Silmara Silva inauguraram a Loja Silmara Silva, em Matinhos.

7

O lançamento do livro “Marca de Chef”, idealizado pelo chef Junior Durski, lançado na Feira Mundo Gastronômico, é um sucesso.

8

Os empresários Sandro Cantele e Sidney Almeida, franqueados da Bellíssima Calçados, emolduram o estilista Valério Araújo.

1

2

3

4

5

6

7

8

105


106


Curitiba úñez Bruna N colunista

1

A colunista, Yannih Tsushima e Tina Selbach no lançamento do Blog da Yannih.

2

A colunista e a assessora de imprensa Alana Rauber na festa da Taj Mag, no Bar Santa Marta.

3

Fábio Garcia, Mariana Costa e Alexandre Gurtat na inauguração da iSolut!on.

4

A dupla sertaneja William e Renan na festa da Taj Mag, no Bar Santa Marta.

5

A colunista e Yumi Okamura na inauguração da Club!

6

Diego Domingos, Maureen Miranda e André Machado na iSolut!on.

7

Paulo Cavalcante, Leonardo Alvez e Allan Ponciando no coquetel da iSolut!on.

8

Leandro Bordignon e Thiago Machado na inauguração da Club!

1

2

1

2

3

4

5

7

6

8

107


Em seu programa, o empresário e apresentador Beto Ferreira aborda de maneira dinâmica temas variados de diferentes áreas, levando aos seus telespectadores requinte e bom gosto. As matérias são gravadas no Brasil e exterior, evidenciando a cultura e as belezas turísticas de cada região, além disso, o apresentador dá dicas de arquitetura, etiqueta, vinhos e culinária.

Tradicional programa de entrevistas (talk show) da TV brasileira, comandado pelo apresentador e jornalista João Doria Jr, Show Business está há 19 anos no ar e é feito de grandes entrevistas de peso com autoridades, empresários de vários segmentos econômicos, dirigentes de associações e personalidades.

O Saladanet é um programa de entrevistas, no comando de Maura Roth, que recebe convidados de diversas áreas de atuação, sendo: esportistas, músicos publicitários, escritores e políticos. O programa leva informação e entretenimento para toda geração moderna e antena, com um bate papo descontraído e dinâmico.

Essas e outras atrações você confere na éTV. GVTtv - canal 16

e1tv.com.br

Esse é o canal! 108


Curitiba am Leandro Kacorlun ista 1

Paula Trombini, Maria Santos e Barbara Dunin curtindo a festa de 6 anos da Liqüe.

2

Alessandro Reis, proprietário do Crossroads, e o cantor Zé Rodrigo, na Festa do Dia Mundial do Rock.

3

Tatiana Belinati no Winter Play em Floripa.

4

Ex-jogador Romário aproveitando o Winter Play 2012.

5

Dj Pic Schmitz e Letícia Milani no Winter Play.

6

Juliano Rawski de Paula, proprietário da Aramis - Curitiba, acompanhando Neguinho da Beija-Flor no Carnaval de Inverno do Bar aos Democratas.

7

Leandro Teixeira, proprietário do bar Aos Democratas, com o cantor Arlindo Neto.

8

Ingressos esgotados na festa do Crossroads, comemorando o Dia Mundial do Rock.

1

2

3

5

4

7

6

8

109


110


São Paulo dia Ovadia Sacoalun ista 1

Aniversário do personal trainer das ricas e famosas Rodrigo Sangion, almoço nos Jardins.

2

Cris Botelho e Luis Gustavo.

3

Claudio Izidio, Chris Bueno e José Luiz Piloto na Feijoada à la Française SP no Le Poème de Petrit Spahija e Maria Fernanda Cândido.

4

Marlene Scarpa.

Tuffi

5

Rosemary e o DJ Betinho Britto.

6

Cantor Maurício Manieri e sua esposa Izabelle Stein Manieri em Punta Del Leste no Hotel CONRAD.

e

2

3

4

5

7

8

Chiquinho

7

Marly Mansur e Jacob Zucchi.

8

Malcolm Montgomery.

6

1

111


112


Santa Catarina ino Jefferson Sever lun co ista Festa do Champagne 1

Adriana Piazza, Adriana Althof e Natรกlia Casassola.

2

Evelyn Vasconcelos, Isabela Torresan e Clarissa Torresam.

3

Grabrielle Damasio.

4

Grabriellea Jummes (Ford Models).

5

Luiza Gutierrez.

6

Rosiley Souza e Leia Lohn.

7

Cristina Rabelo.

8

Mayhe Dotto.

6

1

2

3

7

5

4

8

113


114


Alagoas ly Belle Acocluncio ista 2 1

Belle Accioly com o bolo by Cleide Bolos e sua Boneca de Biscuit, uma criação de Ana Carol Rêgo.

2

Os amigos Jeff Severino e Belle Accioly em noite de celebração.

3

Na hora do “Parabéns”, Belle com seus pais Gigi Accioly e Vasconcellos De Matteo e sua irmã Brunna De Matteo.

4

Belle Accioly e a Chef Gourmet Marcia Vasconcelos.

5

Talia Toledo, Belle Accioly e Roberta Arruda.

6

As amigas Catarina Barros, Belle Accioly e Fabianne Tenório.

7

Larissa Perdigão, o fotógrafo Hugo Taques e a fotógrafa-publicitária Brunna De Matteo.

8

Julinhos Casares, Belle Accioly com seus pais Gigi Accioly e J. P. Vasconcellos De Matteo.

9

DJ Alexandre Araújo fez os convidados dançarem até altas horas na Belle´s Party.

1

4

6

8

3

5

7

9

115


116


Goiás to Fausi Humcober lunista 1

Lourival Louza Júnior, o cantor Seu Jorge e Isadora Louza no Flamboyant in Concert.

2

Anselmo Troncoso prestigiando a gravação do DVD de Gusttavo Lima.

3

Adriana Cecílio, Jaciara e Sérgio Câmara na inauguração da Cevel.

4

Alessandra Câmara e Célia Fonseca conferindo a nova coleção de joias do designer Fabricio Giannone.

5

Dirce Guizzo e a arquiteta Cláudia Oliveira no restaurante Assoluto.

6

Os ex-bbbs Fael e João Maurício na churrascaria Montana Grill.

7

Lucilene Caetano e Rafael Cortez do CQC jantando no Assoluto.

8

João Ricardo Gusmão e Pedro Jatobá em evento beneficente do Flamboyant Shopping.

1

2

4

7

3

5

6

8

117


PROGRAMA

&

FESTAS SONHOS Acesse e confira:

www.programafestasesonhos.com.br Os horários de exibição do melhor programa de festas na TV e seus reprises na internet Dicas e Notícias quentinhas em nosso Blog, para fazer da sua festa um sucesso Como ter a sua festa na TV Promoções espetaculares Os fornecedores de festas vencedores do

2º Wedding Party Awards suas fichas técnicas e as novidades do prêmio Acesse também: facebook.com/FestaseSonhos twitter.com/festas_e_sonhos

118

Domingo às 17:30h Canal 20 - NET


Rio de Janeiro 1

Fabiano Niederauer colunista

1

Daniele Papinnie, Abel Mendes e Rodrigo Mangaravite.

2

André Ramos e Bruno Chateaubrian.

3

Daniela Siani e Tássia Mercante.

4

Nelson e Cristine Lamartine.

5

Sylvia de Castro e Roberto Cohen.

6

Flavia Cavaliere.

7

Ana Lúcia Coutinho e Marcia Veríssimo.

8

Eliana Lipiani.

6

7

2

3

4

5

8

119


120


Rio Grande do Sul rdt Luciano Baumgcoalun ista 1

A odontopediatra Ana Paula Mainardi une competência com elegância.

2

A consultora de estilo Eliete da Silva foi a anfitriã da inauguração da loja Happy End no Bourbon Shopping, em Passo Fundo.

3

Miriana Scolari e Marquinho Santos durante o café da manhã que marcou a inauguração de seu novo empreendimento.

4

Karine Thomas é hair stylist do momento no Rio Grande do Sul.

5

É sucesso total o curso de culinária e nutrição infantil da nutricionista funcional Ana Júlia De La Canal Canfild.

6

Liara Giaretta abriu as portas da sua Parafernália para apresentar as novas coleções de papéis de parede.

7

A arquiteta Gabriela Zanol conferindo as novas tendências em papéis de parede.

1

2

3

5

4

6

7

121


122


Tocantins 1

Fátima Fernandesa colunist

1

Hugo de Carvalho e Maria Tereza Carvalho.

2

Juliana Arraes e Melck Aquino.

3

Carlos Humberto Duarte de Lima e Silva bem acompanhado no evento.

4

Regina Azevedo e Rogério Silva.

5

Senadora Kátia Abreu e Moisés Gomes.

6

Gideon Pitaluga e Fernanda Hallun.

7

Leila Kátia e Luiz Junior.

8

Paulo Massuia e Liliana Massuia.

6

7

2

3

4

5

8

123


124


Paraíba Rogério Frcoeilunristea 1

Rogério Freire, Rômulo Gouveia, Beatriz, Paulino Teixeira, Tota Carneiro e Joelma na Feijoada do Rogério 2012.

2

Elba Ramalho e a primeira dama de Campina Grande, Ana Claudia Veneziano no Maior São João do Mundo.

3

Caju Oliveira, Raymara Lira e Rycaom Araújo em Festa VIP no Boulevard Shopping.

4

Marcelo e Thaysinha Ribeiro na City Shoes e Morana.

5

O jogador Hulk, a atriz Paloma Bernnardi e o empresário Rodolfo Lira no lançamento do Palm Shopping.

6

Os empresários Alessandro Queiroz e Severino Cartaxo no Restaurante IS Risto.

7

O vice-governador Rômulo Gouveia, o governador Ricardo Coutinho e o ministro Agnaldo Ribeiro em evento importante na Serra da Borborema.

8

O senador Lauro Antônio, a esposa Hulda, o filho Gustavo e Vilalba Vital no São João de Campina Grande.

1

2

3

4

5

6

7

8

125


126


Distrito Federal ãesa Wilma Magalh lun co ist 1

Empresários do Distrito Federal prestigiando o evento TOP DF 2012, idealizado pelo Jornal do DF.

2

Ana Maria, a empresária Marcia Albuquerque e o dermatologista Ricardo Fenellon.

3

O vice presidente do JORNAL DO DF e idealizador do prêmio TOP DF, Alisson Magalhães, o secretário de esporte do DF Celio Renne e Wilma.

4

Hélio, Presidente do Grupo Alô de Comunicação e Wilma Magalhães, Presidente do Grupo W de Comunicação.

5

Os empresários culturais Auro Carvalho, Flávio e Quivia.

6

O diretor da Petrobrás Samuel Magalhães, Wilma e Rose Fernandes.

7

A Jornalista Marlene Galeazzi com a aniversariante.

1

2

3

4

5

6

7

127


128


Rondônia Zuza Carncoeilunristoa 1

A modelo Kyrllyan Pinati é um dos valores de Rondônia.

2

Zuza Carneiro brindando a visita da carioca Kelly Guerreiro à capital rondoniense.

3

Cleide Balansin e Eliane Fogaça no coquetel de lançamento da Carmen Steffens.

4

Kelly Guerreiro esteve em Porto Velho prestigiando Cleide Balansin.

5

Cleide Balansin, Zuza Carneiro, Kelly Guerreiro e Dorinha Castro.

6

No coquetel de lançamento na Carmen Steffens, Jannyce Vacaro e Jaqueline Suzano.

7

Jaqueline Cassol brilha com a loja Dudalina Double, fincada no Porto Velho Shopping.

8

Denise Cassol, Cleide, Kelly, Jannyce Vacaro, Val Meireles e Dorinha.

1

2

3

4

5

6

7

8

129


130


Mato Grosso do Sul 1

Djalma Locoulunbet ista 1

Maestro Alexandre Takahama em regência da Banda Sinfônica da Universidade Federal de MS.

2

Mirna e Pierre Adri, ele assumindo a presidência da Abrajet.

3

A amazonas Magali Coelho da Rosa na Hípica do Circulo Militar de Campo Grande.

4

Kinha e Luiz Carlos Feitosa.

5

Em família: Regina e Fernando Caneppele com o primogênito Renan.

6

O cônsul geral de Portugal, Fernando Gonçalves e a consulesa Licinia.

7

O campeão Fael em visita ao governador do Estado André Puccinelli.

8

Natalia e Danilo Bachega.

6

7

2

3

4

5

8

131


132


Canadá Soraya Rcooluncisthaa 1

Franco Fargiorgio no Festival de Jazz em Montréal.

2

Ana Claudia Bourquin em Soiarrée Vip no L’ Opera de Montréal. O simpático casal Fredy e Marie Cloude no Upstairs Jazz bar e grill em Montréal.

3

4

Mohammad e Erica Fargiorgio no Loft Club Night em Montréal.

5

O romântico casal Soraya e Franco no famoso bar Maurice’s na Ville de Quebec.

6

DJ Mark Rocha dando show na badalada casa Opera Club Night em Montréal.

7

Cristine, Marie Cloude, Jucelaine e Soraya no show de Elton John na Ville de Quebec.

8

Mohammad, Rad e Joseph no I Night Club em Montréal. 7

1

2

3

4

5

6

8

133


134


Las Vegas Ciro Bacotelunllistia 1

Elaine Mickely e Celso Moraes.

2

Eu e minha cachorrinha Goldenretriever, Kayla.

3

Eu e minha querida esposa, Cristina Batelli.

4

Minha linda filha, Flรกvia Batelli.

5

Grandes pessoas, Aramis Maia, Waldemar Kogos e Ligia Kogos.

6

Minha querida amiga Hebe Camargo.

7

Os casais queridos, Cesar Filho e Elaine Mickely, Celso Portiolli e Suzana.

8

Minha grande amiga, a cantora Joanna entre sua agente, Andrea e Lilia Klabin. 7

1

2

3

4

5

6

8

135


stauinauguração do Re re o, lh ju de 10 No dia io leva a tel. O novo cardáp Ba a in ar Kh e nt ra Cury de Cuisine Rachid s ef Ch s do ra tu assina Bressaneli. Neto e Alexandre

Inauguração do Madero Burger & Grill do Champagnat. A nova casa tem um amplo espaço e loja própria de vinhos.

a No dia 14 de julho inaugurou a badalad ! casa noturna de música eletrônica Club com a presença dos Djs suecos Ticon.

Aniversário de um ano da loja Simmetria Ambienti.

136


A Citroën inaugurou no dia 05 de junho a sua mais nova loja em Cu ritiba, a Citröen Provence, no Centro Cív ico.

a Inauguração da Novit Light Design, nov loja de iluminação, que chega com mar s cas exclusivas, algumas só encontrada antes fora da país.

iness Jantar de lançamento do 6º Paraná Bus o. Collection no Full Jazz, dia 20 de junh

No dia 05 de julho a Vidri lançou exclusiva Linha Perolizada de pastilhas, em evento para um seleto grupo de convidados, na Casa Cor Paraná.

137


unicao o grupo de com No dia 29 de junh igos cebeu clientes, am re ia íd M as ei Id ção to do festa de lançamen e parceiros para xo. Portal Clube de Lu

Lançamento da coleção Burle Marx da H. Stern, na loja do ParkSho ppingBarigui.

No dia 22 de junho comemoração do aniversário do Zauri Júnior. A house party teve temática cigana.

Nos dias 29 e 30 de ma io a marca Johnnie Walker, líder mundial em venda de whisky, realizou degustação da bebida com o especialista escocês Colin Pr itchard.

138


Aniversário do jornalis ta Wilson Bueno, dia 04 de junho no Ca stelo do Batel.

O chef e proprietário da franquia comemorou o jantar de abertura do novo Madero Burger & Grill no Champagnat.

do Tarde exclusiva na Via Volare. O evento o. grupo DT1P ocorreu no dia 13 de julh

Encontro para convidados especiais nos espaços Bistrot e Café PicNic, na Casa Cor Paraná, onde foi selada a parceria BPW Curitiba e Casa Cor Paraná.

139


MILA CURTI Mila Curti nasceu em Campinas (SP), mas sua carreira se iniciou na Europa cantando com Fred Bongusto e fazendo turnê em diversos países. A trajetória dessa artista versátil inclui shows e apresentações em diversas cidades do país, em eventos empresariais, festas particulares, aniversários, casamentos e lançamento de produtos. Com italiano e inglês fluentes, possui um repertório bastante eclético, que vai da bossa nova, ao pop nacional, axé, passando por músicas italianas e americanas, incluindo big band, pop e dance. Já participou dos programas de Hebe Camargo, Raul Gil, Otávio Mesquita, Jô Soares. O carisma de Mila e a sonoridade de sua voz, com um registro de graves cheios e agudos marcantes, encantam a todos. Sua performance é contagiante, pois ela interage com os convidados de forma descontraída, tornando o evento diferenciado.

Evelyn Lobo | Assessora de Eventos (19) 9233.6489 evelyn.lobo@uol.com.br milacurti@terra.com.br

140


DJ RICKA Ricka começou sua carreira como dj

Party, Om Records Party, Hed Kandi, El divi-

em 1997. Em 99 começou a tocar profissio-

no Lounge (Florianópolis - SC), Global Under-

nalmente no Plattea Café, onde ficou cinco

ground Party, Fierce Angel Party, Lique, Maze

anos como residente. Em 2004 foi residente

(Joinvile - SC), Coyote Club (Cidad Del Este

durante três anos do lendário Taboo Lounge

- Paraguay), Viracopos (Três Lagoas - MS),

onde consolidou de vez a sua carreira e o seu

Empório Guimarães (Londrina - PR), Na Sala

nome. Em 2007 foi residente da Wyn Lounge,

(Belo Horizonte - MG).

por mais três anos, também do Yankee Bar e da Awake Club. Com mais de 12 anos de carreira, Ricka dividiu a cabine com renomados djs interna-

Com um set requintado que vai do House ao Progressive House, com grooves e vocais marcantes temperado com bootlegs e remixes, ele abrilhanta qualquer pista.

cionais e nacionais como Eric Kupper (Hed

Atualmente Ricka vem se dedicando à

Kandi), Mark Doyle (Hed Kandi), Dean Cole-

produção musical, criando seus proprios boo-

man, Ravin (Budda Bar), Johnny Fiasco, The

tlegs, mashups e remixes, e é o dj residente

Shapeshifters, Hatty Loveheart, Adam K, John

da glamurosa Zouk Club.

Didgweed, Andy Redanka, Syke N Sugarstarr, Ricky Ryan, Hernan Carbello, Gui Boratto e Carlo Dallanese. Tocou em várias festas e casas noturnas conceituadas de Curitiba como Opium Garden, Castelo do Batel, House Music Festival (CWB), Deseo (Camboriu - SC), Confraria das Artes (Florianópolis - SC), Buddha Bar Party, Cool Magazine Party, Ministry of 141


TRI CHEF GASTRONOMIA A empresa surgiu da ideia de transfor-

Opção ideal para jantares exclusivos,

mar a alimentação em algo que surpreendes-

temáticos/regionais, coquetéis, happy hours,

se o público, tanto aos olhos, como, princi-

café da manhã ou colonial, churrascos, festas

palmente, ao paladar. Por isso nossa equipe

e eventos em geral, pessoais ou empresariais.

desenvolveu um cardápio farto e diversificado, utilizando preparos do cotidiano com um toque contemporâneo e uma maneira completamente diferente de serviço, 100% personalizado, desde o atendimento até o cardápio. É neste contexto que traz à mesa diferentes sistemas de serviço; do tradicional, ao moderno FINGER FOOD, prático e servido em pequenas porções dentro de tacinhas, copinhos, mini-pratos, bowls e palitinhos de bambu. A equipe TRI CHEF, completando 1 ano de casa, também oferece serviços personalizados de Cake Designer e Pâtisserie, com doces contemporâneos, pães, bolos e cupcakes. Além dos eventos e serviços externos,

Chef Jú Ribeiro | Chef de cozinha

a TRI CHEF GASTRONOMIA possui um es-

chefjuribeiro@trichef.com.br - (41) 9969.4956

paço próprio, exclusivo e aconchegante para eventos com até 80 pessoas. 142

Karin Hoffmann | Patissier e Cake Designer karinhoffmann@trichef.com.br - (41) 9991-3338 www.trichef.com.br


DEIVERSON DE LARA BOLOS Desde criança, Deiverson de Lara

unidas às inovações em produção, decoração,

acompanhava as receitas de sua mãe, Neu-

montagem e apresentação, tornando cada

sa de Lara, doceira tradicional de Curitiba

festa, cada bolo, uma exclusividade.

há 28 anos. Entre bolos e tortas, cresceu o encanto do chef pâtisserie pelo preparo de doces. Ao elaborar festas para receber a família e amigos em casa, surgiu o interesse de transformar todo esse divertido universo em profissão. Buscando especialização, Deiverson frequentou diversos cursos de confeitaria e pâtisserie com profissionais do Brasil e do mundo, trabalhou em redes de franchising nacionais e confeitarias de renome locais. Em 2009 foi premiado com o segundo lugar no congresso de confeitaria MS Trophy, na categoria bolo de casamento. O júri era composto por experts internacionais, vindos em sua maioria da Inglaterra, como Elaine MacGregor, presidente da British Sugarcraft Guild. Atualmente, com sua empresa própria, produz os mais diversos doces, bolos e tortas para todos os tipos de eventos, mantendo a qualidade das receitas tradicionais de família,

Rua Alcidio Cubas nº251 - Novo Mundo (41) 3246-0765 deiverson@deiversondelara.com.br www.deiversondelara.com.br

143


144


SITES

curitiba

www.agitocuritiba.com.br

Moda Tendência Gastronomia Viagens Decoração Beleza Eventos Sorteios WWW.YANNIH.COM.BR 145


146


Acesse www.costao.com.br e confira pacotes e condiçþes. consulte seu agente de viagens | central de vendas 0800 48 1000 147


148

Revista Autoestima 38ªEdição  

A sua melhor companhia.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you