
4 minute read
ORIGENS EUROPÉIAS
from Arte Barroca
Antes de olharmos a arte barroca brasileira, temos de voltar à Europa do nal de 1500 e inicio de 1600.
O barroco nasceu em Roma, na Itália, mas logo se espalhou por toda a Europa.
Advertisement
À Europa, nessa época, era um lugar maravilhoso de se viver. O intenso comércio e a colonização do Novo Mundo propiciaram aos europeus contatos com novos lugares e com povos exóticos.
O microscópio, o telescópio e o calendário, que usamos hoje, foram inventados nes. se periodo.
William Shakespeare escrevia suas peças teatrais. As primeiras óperas eram apresentadas nos teatros. A nobreza e o clero se interessaram pela construção e pela decoração de palácios, igrejas e prédios públicos.
Estudiosos de história da arte decidiram usar o termo "barroco" para nomear o estilo que esteve em voga na Europa entre os anos 1600 e 1750.
O que signi ca a palavra barroco? De onde surgiu?
As origens da palavra não são claras Ela pode ter surgido do espanhol barruecó para indicar uma pérola de formato irregular. A palavra, porem, não esclarece o signi cado do estilo ao qual ela se refere.
Os historiadores, no nal do século XVIII, usavam o termo barroco para falar da arte do século XVII, considerada bizarra ou estranha demais para merecer um estudo sério.


O barroco diz respeito a um estilo encontrado na música, literatura, escultura, pin-tura/e arquitetura. Vamos nos concentrar nas trés últimas formas de arte
O barroco se opõe à arte que surgiu antes, chamada renascentista. Para compreender a arte renascentista, as pessoas usavam mais o raciocinio do que a emoção. Voltada para o intelecto, essa arte era produzida para a minoria, a elite aristocrática.
A arte barroca, ao contrário, apelava para a imaginação, para os sentidos e emoções. Por esse motivo, esse estilo de arte estava mais próximo do povo.
A religião determinou muitos aspectos da arte barroca. Como a Igreja Católica Romana queria combater a propagação do protestantismo, incentivou a arte dramáti ca, realista e emocional, para seduzir os éis a continuar no catolicismo.
A situação política também in uenciou o mundo da arte. Os reis da Espanha e da França apoiaram a criação de obras de arte grandiosas para mostrar a magni cência de seus reinos.
Preste atenção às seguintes características que o ajudarão a reconhecer a arte barroca:
Movimento
OrnamentaçãO EMOCÕES
tEmAs RELigioSOs
A Pintura Barroca
Os artistas barrocos queriam despertar as emoções do observador e envolvé-lo com sua arte. As pinturas, com os contrastes de luz e sombra, assemelhavam-se a cenas teatrais As guras retratadas emocionavam e atraiam o espectador. Em vez de modelos idealiza. dos de beleza, os artistas usavam pessoas reais. O estilo barroco se iniciou na Itália e um dos primeiros e melhores artistas foi Caravaggio.


Caravaggio tomava emprestada a imagem de pessoas comuns das ruas de Roma para retratar Maria e os apóstolos. A sua inspiração estava entre comerciantes, prostitutas, marinheiros, todo o tipo de pessoas que não eram de nobre estirpe e que tivessem grande expressão, como as suas obras retratam. Talvez tenha sido um dos primeiros artistas a saber conciliar a arte com o "ministério de Jesus", que teria acontecido entre pescadores, camponeses e prostitutas.

O artista levou este princípio estético às últimas consequências, a ponto de ter sido acusado de usar o corpo de uma prostituta sgada morta do rio Tibre para pintar A Morte da Virgem. Esta foi uma das duas mais importantes características das suas pinturas: retratar o aspecto mundano dos eventos bíblicos, usando o povo comum das ruas de Roma.
A outra característica marcante foi a dimensão e impacto realista que ele deu aos seus quadros, ao usar um fundo sempre raso, obscuro, muitas vezes totalmente negro, e agrupar a cena em primeiro plano com focos intenso de luz sobre os detalhes, geralmente os rostos.
uso de sombra e luz é marcante em seus quadros e atrai o observador para dentro da cenacomo ca bem demonstrado em A ceia de Emaús.Os efeitos de iluminação que Caravaggio criou receberam um nome especí co: tenebrismo.

No m do Renascimento, os grandes mestres caminhavam para uma visão mais obscura e realista das escrituras sagradas, como se vê principalmente em A Conversão de São Paulo e no Martírio de São Pedro - afrescos de Michelangelo Buonarroti, realizados na Cappella
Paolina, no Palácio Vaticano. Caravaggio pintou versões próprias desses temas - A conversão de São Paulo, a caminho de Damasco e Cruci cação de São Pedro - que ilustram bem como foi capaz de igualar, senão de superar seus mestres.






Os artistas utilizavam truques óticos que davam ilusão de movimento. Tanto as guras como os desenhos arquitetônicos eram pintados de forma a dar ilusão de perspectiva, isto é, a impressão de que os objetos e as pessoas estavam em movimento.
Características
Religiosidade
Realismo
A busca da fé por meio dos sentidos
Grandeza
Sensualidade
Forte conteúdo emocional
Teatralidade
Representação do Infinito
Efeito unificado
Representação do espaço em movimento
Valorização das luzes e sombras




Na escultura barroca a ilusão de movimento era obtida por meio das curvas, dobras das roupas e poses dramáticas. Os escultores apelavam para as emoções do observador. cupas a re as duas estátuas de "Davi, personagem biblico que extermina o gigante Golias com uma funda.
Características
Onipresença e dinamismo
Intensidade sem limites
Evidência da violência e do drama
Combinação da escultura com a arquitetura
Criação de uma linguagem artística única inaugural na maneira de esculpir
Sistematização da linha horizontal nas estátuas para complementar as partes superiores dos edifícios
Efeitos extravagantes, com fortes curvas e decoração luxuosa
Barroco no Brasil
As manifestações do barroco chegam ao Brasil um século depois do início na Europa. Entre os séculos XVIII e XIX, a escultura é uma mistura da in uência portuguesa, italiana, francesa e espanhola.
O principal representante da escultura barroca no Brasil é Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho (1730-1814).
O escultor de Ouro Preto (MG) é situado em um período de transição entre o barroco e o rococó. Há estudiosos que o classi cam como representante do barroco mineiro.
Além de Ouro Preto, os traços barrocos também são encontrados em esculturas na Igreja e Mosteiro de São Bento, no Rio de Janeiro. A obra foi edi cada entre 1633 e 1691 e exibe anjos e pássaros talhados ao estilo do barroco português.


Gregório de Matos demonstrou, na vida e na arte, a aura con ituosa barroca. Essa áurea era marcada pelos embates religiosos entre a Reforma Luterana e Contrarreforma católica. Assim, seus poemas vão facilmente do sacro ao profano. De um eu poético arrependido pelos pecados cometidos a um sátiro que dispara críticas para todos os lados. Às vezes usava, inclusive, palavrões, que conferiram ao poeta o apelido de “Boca do Inferno”.

