20 minute read

parceria na Nos, na posição na Telecom. P

Sonae desfaz parceria com Isabel dos Santos e passa a deter 33,45% da Nos

A Sonae e a empresária angolana chegaram a um acordo para desfazer a parceria na Nos, na sequência do caso Luanda Leaks. Em simultâneo, o grupo português reforçou a posição na Telecom

Advertisement

ASonae, através da Sonaecom, e Isabel dos Santos chegaram a um acordo para desfazer a parceria na Nos, na sequência do caso Luanda Leaks. Minutos depois de anunciar a separação da empresária angolana, a Sonae comunicou ao mercado a aquisição da posição de 7,38% do BPI na operadora portuguesa, passando a deter uma “participação de controlo” de 33,45% que lhe permite assegurar a estabilidade accionista na Nos.

Em causa está o veículo através do qual a Sonaecom, a operadora angolana Unitel e a Kento Holding, esta última detida a O Instituto de Gestão de Activos e Participações do Estado (IGAPE) celebrou um contrato com o Standard Bank de Angola, S.A (SBA) para a prestação de serviços de intermediação financeira no âmbito da privatização do Banco de Comércio e Indústria (BCI), conforme previsto no Programa de Privatizações (PROPRIV), segundo um comunicado 100% por Isabel dos Santos, controlam 52,15% da Telecom portuguesa, a Zopt.

Em comunicado enviado Quarta-feira, 19, à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Sonaecom informou que a Zopt vai ser dissolvida “de modo a que os respectivos actida referida instituição bancária.

De acordo com a nota, a instituição foi contratada no âmbito de um concurso limitado por convite que visava a aquisição de Serviços de Distribuição de Valores Mobiliários, cumprindo assim com as indicações do Decreto Presidencial n.º 250/19, que cria o Programa de Privatizações.

‘O Standard Bank de Angola será responsável por apoiar o IGAPE na estruturação, avalia

vos, incluindo a participação na Nos, sejam repartidos proporcionalmente pelos accionistas da dita Zopt“.

“Uma vez concretizada a referida partilha, a Nos deixará de estar sob o controlo conjunto da Sonaecom e da Eng.ª Isabel dos Santos (enquanto accionista de ção, divulgação, identificação de investidores e venda das acções do referido Banco’, garante o banco, acrescentando que a selecção ‘teve em consideração o facto de ser a instituição líder em processos de Fusões e Aquisições em África, com vasta experiência em processos de venda, com relações sólidas com o universo relevante de investidores estratégicos e financeiros e a especialização significativa no sector das controlo da Unitel International Holdings, BV e da Kento Holding Limited)”, acrescenta a empresa portuguesa em comunicado.

A Sonaecom detém 50% do capital da Zopt, controlando assim, de forma indirecta, 26,075% do capital da Nos. Seria esta a parinstituições financeiras’.

O Presidente do Conselho Executivo do Standard Bank de Angola, Luís Teles, afirma que se trata de uma grande responsabilidade o banco ter sido selecionado para a privatização do BCI. ‘Temos certeza que faremos um trabalho ao nível da exigência que este tipo de operação merece e porque nos foi confiada essa grande responsabilidade’, disse.

Desde Maio deste ano, o Preticipação com que ficaria após a dissolução da Zopt, mas a Sonae, num outro comunicado divulgados minutos depois, adiantou que adquiriu 7,38% detidos pelo BPI. A preço de mercado, terá investido cerca de 137 milhões de euros para comprar a posição ao banco.

Ou seja, com este reforço, “à data da concretização da dissolução da Zopt, como anunciado ao mercado pela Sonaecom, à Sonae continuará a ser imputada uma participação de controlo na Nos representativa de 33,45%“, segundo esclareceu a Sonae.

Quanto Isabel dos Santos, a empresária angolana detém 100% do capital da Kento Holding (sediada em Malta) e 25% da Unitel, através da Vidatel. Devido à disputa que mantém com o Estado angolano, as suas empresas e contas bancárias em Angola e em Portugal foram arrestadas.

A Zopt foi criada em 2012, agregando os interesses da Sonaecom e de Isabel dos no sentido de promover uma consolidação do sector, com a fusão da Zon e Optimus. Esta separação surge depois da polémica criada em torno de Isabel dos Santos por causa do Luanda Leaks, que expôs os esquemas financeiros da empresária angolana em Portugal e que terão permitido retirar dinheiro do erário público angolano utili

Standard Bank de Angola será intermediário financeiro para a privatização do BCI

zando paraísos fiscais. sidente da República, autorizou a privatização do Banco de Comércio e Industria (BCI) pelo procedimento de leilão em bolsa direcionado a candidatos especialmente qualificados.

Com uma rede comercial composta por 18 Agências, 3 Centros de Empresa, 3 Postos de Atendimento e 2 Suites Private, o Banco encontra-se adequadamente posicionado no território angolano, nomeadamente nas províncias de Cabinda, Luanda, Benguela, Huíla, Huambo e Namibe. Contando deste modo, com uma distribuição de 25 canais físicos espalhados por 6 províncias.

Sputnik e outras agências de notícias desaparecem de resultados de pesquisa do Twitter

DR

Twitter bloqueia agências de notícias da China e da Rússia

Recentemente, a plataforma classificou algumas contas de agências de notícias como “mídia afiliada ao Estado”

Aparentemente, a ferde notícia Sputnik e RT, da Rússia, ramenta de pesquie Xinhua e Global Times, da China, sa do Twitter comenão aparecem mais nos resultados çou a ocultar diversos de pesquisa da rede social, quando grupos mediáticos da Rússia e da os seus nomes são procurados por China. usuários que não as seguem.

As contas no Twitter das agências Tudo indica que a rede social norte-americana não oculta outras mídias estatais que receberam a mesma classificação, entre elas as iranianas IRNA, Press TV e Tasmin News.

Ainda que não esteja claro se esta é uma nova política ou uma mudança nos algoritmos do Twitter, o facto é que esta acção contradiz a política da rede social de não ocultar resultados com base em visões políticas ou ideológicas.

Neste mês, a plataforma classificou como “média afiliada ao Estado” uma série de organizações mediáticas. No entanto, omitiu agências de notícias como BBC, do tabilidade no país.

Reino Unido, e Voice of America e NPR, dos EUA.

Ao anunciar a mudança de política, o Twitter afirmou que não iria “recomendar ou ampliar” o alcance das contas que carregam essa classificação. Ainda assim, a plataforma não mencionou nenhum tipo de remoção dos resultados de pesquisas.

Número de mortos sobe para cinco em deslizamento de terra no Sudoeste da China

Todas as cinco pessoas desaparecidas foram encontradas mortas após um deslizamento de terra na província de Yunnan, sudoeste da China, informaram as autoridades locais na Quinta-feira.

O deslizamento de terra, provocado por fortes chuvas contínuas, ocorreu no distrito de Zhenkang, na manhã de Quarta-feira, destruiu as casas de duas famílias e soterrou cinco pessoas, de acordo com o governo distrital.

Mais de 300 socorristas da Polícia local e o Corpo de Bombeiros estiveram envolvidos na

Junta e oposição do Mali cerram fileiras contra a ameaça de sanções regionais

A coligaçãoda oposição do Mali rejeitou, na Quinta-feira, os esforços das potências regionais para bloquear uma mudança golpista de governo, dizendo que trabalharia com a junta que derrubou o presidente para restaurar a esoperação de resgate.

AComunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), vai reunir os seus pares para resolver a crise, suspendeu o Mali, fechou as fronteiras e interrompeu os fluxos financeiros em resposta à queda do presidente Ibrahim Boubacar Keita, na Terça-feira.

A coalizão M5-RFP de grupos da oposição anti-Keita disse que trabalhava ao lado dos amotinados e rotulou as sanções da CEDEAO como uma reacção exagerada decorrente dos temores de alguns líderes regionais de que o golpe poderia causar agitação política nos seus países.

“(Os líderes) estão empenhados em definir a CEDEAO contra o Mali”, disse o porta-voz do M5- RFP, Nouhoum Togo.

“... M5-RFP e CNSP estão a funcionar. Às 10 horas devem apresentar as conclusões, que serão levadas ao conhecimento da imprensa esta tarde ”.

Togo disse que os bancos abririam normalmente na Quinta-feira. #

A capital, Bamako, estava calma pelo segundo dia consecutivo, disse um repórter da Reuters, enquanto as pessoas pareciam atender aos apelos anteriores do portavoz da junta militar, coronel Ismael Wague, para voltar ao trabalho e cuidar das suas vidas diárias.

O golpe, que abalou um país já dominado pela insurgência jihadista e pela agitação civil, foi recebido com condenação quase universal no exterior.

Isso alimentou preocupações de que poderia interromper uma campanha militar contra os jihadistas ligados à Al Qaeda e ao Estado Islâmico que operam no Norte e Centro do Mali e na região do Sahel, na África Ocidental.

Chefes de estado de todos os 15 membros da CEDEAO devem discutir as consequências do golpe numa sessão virtual na quinta-feira.

Em Julho, uma delegação do bloco não conseguiu intermediar um acordo entre Keita e a oposição, que havia liderado protestos em larga escala contra o governo nos últimos meses.

A navegação no Golfo Pérsico tem sido um exercício arriscado

Teerão afirma ter apreendido embarcação dos Emirados Árabes nas suas águas territoriais

OMinistério das Relações Exteriores do Irão anunciou que os EAU lamentaram o incidente e que estão prontos para arcar com os custos dos danos. Teerão afirmou ter capturado uma embarcação dos Emirados Árabes Unidos e detida a sua tripulação devido a uma alegada violação das suas águas territoriais na Segunda-feira (17), de acordo com a te

levisão estatal do país. A agência de notícias citou o Ministério das Relações Exteriores do Irão, afirmando que os Emirados Árabes lamentaram o incidente e estavam dispostos a compensar os danos. Conforme relatos, uma embarcação da Guarda Costeira do país árabe abriu fogo contra barcos iranianos, matando dois pescadores nesta Segunda-feira (16).

DR

China e EUA realizarão conversas telefónicas nos próximos dias, diz Ministério do Comércio

OMinistério do Comércio fez tais declarações ao comenda China disse, na Quintar as reportagens de que os ta-feira, que a China e os dois países realizarão, em breEstados Unidos concordaram ve, conversações para avaliar o em estabelecer conversas teleprogresso da primeira fase do fónicas nos próximos dias. acordo económico e comercial O porta-voz da pasta, Gao Feng, entre os dois países.

Crítico de Putin, Navalny entra em coma, assessores suspeitam de envenenamento

O políticoda oposição russa Alexei Navalny estava em coma num hospital siberiano na Quinta-feira após beber uma chávena de chá que a sua porta-voz disse acreditar estar envenenada

DR

O opositor russo tomou um chá no aeroporto e sentiu-se muito mal

Crítico feroz do presidente Vladimir Putin, Navalny começou a sentir-se mal ao regressar de avião a Moscovo desde Tomsk, na Sibéria, na manhã de Quarta-feira. Ele foi retirado do avião numa maca, depois de o avião fazer uma escala de emergência em Omsk.

Ele estava em tratamento intensivo e sob ventilação pulmonar artificial num hospital de Omsk, disse a sua porta-voz Kira Yarmysh.

O médico diz que não é certo que o político da oposição russa foi envenenado “Presumimos que Alexei foi envenenado com algo misturado no seu chá. Foi a única coisa que ele bebeu pela manhã. Alexi agora está inconsciente ”, disse Yarmysh.

Os médicos deram informações contraditórias sobre a sua condição, dizendo que havia se estabilizado, mas também que ainda havia uma ameaça à sua vida e eles estavam a trabalhar para salvá-lo.

Há uma longa história de inimigos do Kremlin a serem envenenados ou adoecendo após suspeitas de envenenamento.

Eles incluem Alexander Litvinenko, que morreu em Londres, em 2006, após beber chá misturado com polónio-210, e Sergei Skripal, um ex-agente duplo que foi envenenado com um agente nervoso, em 2018, em Salisbury, Inglaterra.

O Kremlin negou repetidamente o envolvimento nesses e em outros incidentes, chamando-os de provocações anti-russas.

Yarmysh não disse quem ela acredita ter envenenado Navalny, mas disse que a polícia foi chamada ao hospital.

Uma porta-voz do Ministério regional da Saúde, Tatyana Shakirova, confirmou que Navalny foi hospitalizado em Omsk e disse que os médicos avaliaram a sua condição como grave.

“Os médicos estão a fazer todo o possível para estabilizar a condição dele”, disse ela. “A versão do envenenamento é uma das várias que estão a ser consideradas. Não é possível dizer qual foi o motivo. ”

Navalny, advogado e activista anti-corrupção de 44 anos, cumpriu muitas penas na prisão por organizar protestos contra o Kremlin e foi atacado fisicamente na rua por activistas pró-governo.

Ele ajudou nas investigações sobre o que ele disse serem exemplos ultrajantes de corrupção oficial, com os seus vídeos sobre o assunto, obtendo milhões de visualizações.

A Rússia realizará eleições regionais no próximo mês e Navalny e seus aliados têm trabalhado para aumentar o suporte aos candidatos que apoiam.

GRITANDO DE DOR

O passageiro Pavel Lebedev postou um relato do que viu nas redes sociais.

“No início do vôo ele foi ao banheiro e não voltou. Ele começou a sentir-se muito mal. Eles lutaram para trazê-lo de volta e ele gritava de dor. ”

O avião de Navalny mais tarde fez uma aterragem de emergência em Omsk. Imagens postadas nas redes sociais mostraram Navalny imóvel a ser colocado numa ambulância por médicos.

A S7, a companhia aérea com a qual ele viajava, disse que Navalny começou a sentir-se muito mal logo após a decolagem e que o capitão decidiu fazer um pouso de emergência num aeroporto próximo.

Ele não tinha comido ou bebido nada a bordo, dizia.

Navalny tomou uma chávena de chá num café do aeroporto de Tomsk antes de embarcar, disse Yarmysh.

Ela traçou um paralelo com um incidente no ano passado em que Navalny sofreu uma reacção alérgica aguda que um médico disse que poderia ter resultado de envenenamento por um produto químico desconhecido.

“Obviamente, o mesmo foi feito com ele agora”, disse Yarmysh.

O ministro das Relações Exteriores da Lituânia, Linas Linkevicius, disse estar muito preocupado com a possibilidade de Navalny ter sido envenenado. “Se confirmados, os responsáveis devem enfrentar as consequências”, disse ele no Twitter.

actual

Cuba mais perto de ter vacina própria contra a Covid-19

A organização superior de gestão empresarial BioCubaFarma informou a concessão da permissão para iniciar ensaios clínicos, no país, de uma vacina candidata cubana contra a Covid-19, capaz de induzir uma poderosa resposta imunológica à infecção do vírus SARS-COV-2.

Papa Francisco pede aos países ricos sensatez

‘Ricos não devem ter prioridade para vacina contra Covid-19’, alerta Papa Francisco

O Papa Francisco pediu aos países ricos que não acumulem nenhuma vacina contra o novo Coronavírus e pediu-lhes que concedessem resgates relacionados à pandemia apenas para empresas comprometidas com a protecção do meio ambiente e com a ajuda aos mais necessitados.

“S eria triste se os ricos tivessem prioridade para a vacina contra a Covid-19. Seria triste se a vacina se tornasse propriedade desta ou daquela nação, se não fosse universal e para todos”, disse o pontífice durante sua audiência geral semanal na Quarta-feira (19).

O clérigo também afirmou que o mundo não deve retornar à normalidade após a pandemia se “normal” significa injustiça social e degradação do meio ambiente.

“Precisamos sair melhor da pandemia da COVID-19”, observou ele.

Comentando sobre os resgates relacionados ao novo coronavírus, o Papa Francisco declarou que seria um “escândalo” se os governos distribuíssem fundos de apoio apenas para seleccionar sectores e, em vez disso, a ajuda pública deveria ser reservada para empresas que “contribuem para a inclusão de pessoas que normalmente são excluídas [da sociedade], à ajuda aos mais necessitados, ao bem comum e ao cuidado do meio ambiente”.

Mais de 22 milhões de pessoas foram infectadas pelo novo coronavírus desde o início do surto. A corrida para desenvolver uma vacina já começou, com algumas com potencial já na fase final dos testes.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou, na Terça-feira (18), que qualquer nação que acumule possíveis vacinas contra a Covid-19, enquanto exclui outras apenas agravará a pandemia.

Sede da fabricante cubana de medicamentos que produziu o fármaco para a luta contra a Covid-19

No dia 28 de Julho, a va(Cecmed). levantes ». cina candidata cubaA nota explica que, com a licenA BioCubaFarma, reitora da acna foi testada pela priça e o apoio de várias instituições tividade biotecnológica e farmameira vez em humado Ministério da Saúde Pública, cêutica das Grandes Antilhas, nos, justamente em três dos seus “terá início o ensaio clínico fase descreveu o andamento da urpesquisadores que numa avaliaIII, denominado Sovereign, que gente investigação para a obtenção inicial também apresentaserá seguido de outros estudos ção de uma vacina nacional, em ram alta resposta imunológica. clínicos antes de se considerar a homenagem ao Comandante em

O órgão de gestão empresavacina pronta para aplicação”. Chefe Fidel Castro Ruz, fundador rial de topo BioCubaFarma inArgumenta-se ainda que ese promotor do desenvolvimenformou a concessão da permistá a ser desenvolvida uma estrato do sector, e em Saudável exsão para iniciar ensaios clínicos tégia de manufactura industrial pressão de orgulho pelos resulno país de uma vacina candidata que desenvolve capacidades patados anunciados, ele pediu que cubana contra a Covid-19, capaz ra “ter os milhões de doses necesnão varie o rigor no cumprimento de induzir uma poderosa respossárias para proteger a nossa podas medidas sanitárias para conta imunológica à infecção do vípulação após a conclusão bemter a doença, à medida que o parus SARS-COV-2. sucedida” dos exames. ís se aproxima de ter a sua própria

Identificado pela sigla FINLAYPelas informações da BioCuvacina. FR-1, o projecto de vacinas, lidebaFarma, constata-se que a va“Foram semanas de intenso rado pelo Finlay Institute of Vaccina candidata é a 30ª - a primeitrabalho, sacrifício e dias muito cines, do Center for Molecular ra da América Latina e Caribe - a tensos, nos quais contamos com Immunology - ambos pertenreceber autorização para ensaios a inteligência e o empenho desta centes à BioCubaFarma - e com clínicos, entre as mais de 200 que comunidade científica, cuja prioa colaboração do Laboratório de estão a ser realizadas no mundo. ridade é cuidar da saúde e salSíntese Química e Biomolecular Especifica que o requerente do var vidas, e que garante ao povo da Universidade de Havana, conalvará, o Finlay Vaccine Institucubano que não descansará até cluiu com sucesso a fase de dete, tem mais de 30 anos de expeque cada cubano esteja protegisenvolvimento farmacêutico e riência na obtenção de vacinas, do com a vacina contra esta teros estudos pré-clínicos em ani“e o facto de possuir plataformas rível doença, mas neste momento mais; cujas evidências científicas desenvolvidas para outras epideé importante continuar a manter apoiaram a emissão da autorizamias, especificamente para a epias medidas higiênico-sanitárias ção do Centro de Controlo Estatal demia de meningite na década de dirigidas pelo Ministério da Saúde Medicamentos, Equipamentos 1980 do século passado, permide Pública para enfrentar a Coe Dispositivos Médicos de Cuba tiu-lhe obter estes resultados revid-19 “.

Criadores da Sputnik V aplicaram em si a vacina, diz desenvolvedor

A vacina russa Sputnik V cria melhor defesas contra a infecção pelo novo coronavírus do que a imunidade gerada após a doença, afirma cientista russo

Em entrevista concedida à Sputnik, o vice-director do Centro Nacional de Pesquisa de Epidemiologia e Microbiologia Gamaleya, Denis Logunov, explicou a razão pela qual funcionários do centro aplicaram em si mesmos a vacina Sputnik V.

Recentemente, a Associação de Organizações de Pesquisa Clínica (AOKI, na sigla em russo), criticou o Centro Gamaleya, afirmando que tal prática iria contra os padrões internacionais e seria uma violação das regras.

“Os cientistas do centro não violaram nada. Eles teriam cometido uma violação caso tivessem pegado voluntários nas ruas e os inoculado com a vacina sem fazer um contrato assinado e um seguro. Isso, sim, seria o que a AOKI declarou”, afirmou Logunov.

Contudo, o especialista explicou que “uma vez que o desenvolvedor possui o direito de aplicar em si o que ele cria, e isso não está regulamentado de nenhuma forma, nós aplicamos [a vacina], não por querermos nos vangloriar, mas porque [estas] pessoas trabalham numa zona de risco, ou seja, com o vírus”.

É válido ressaltar que todo o plasma dos doentes da Covid-19 em Moscovo era entregue aos cientistas do Centro Gamaleya.

“Nós tínhamos que controlar a actividade do plasma contra o vírus vivo, ou seja, os nossos funcionários estavam o tempo todo em risco. Além disso, parte destas pessoas já não era jovem e outra tinha doenças concomitantes”, acrescentou.

Desta forma, tendo a possibilidade de proteger o grupo de cientistas com a vacina já existente e criada numa plataforma tecnológica muito conhecida, os cientistas, confiando no resultado e honestidade do seu trabalho, decidiram aplicar o medicamento em si mesmos.

“Temos muitas vacinas criadas

DR

nesta plataforma tecnológica, algumas delas registadas, e não esperávamos quaisquer surpresas. Quisemos em primeiro lugar proteger-nos e proteger o nosso círculo próximo”, argumentou Logunov.

Por outro lado, a Declaração de Helsinquia não regulamenta tal questão, mas sim o procedimento de realização da pesquisa clínica.

Logunov ressalta que, na altura da aplicação da vacina nos próprios cientistas, eles não estavam a realizar testes clínicos.

“Ou seja, todas as críticas [da AOKI] teriam fundamento se estivéssemos a fazer pesquisa clínica, tivéssemos juntado o nosso pessoal, os vacinados e colocado isso no dossier sobre os testes clínicos. Isso, é claro, seria uma violação. Mas, na realidade, nada disso aconteceu, portanto é apenas uma forma barata de jogar com os conceitos”.

Testes usados

Comentando a tecnologia usada nos testes da vacina, Logunov salientou alguns aspectos.

“Os ensaios são baseados no sistema de Teste por Quimioluminescência [IFA, na sigla em russo], desenvolvido também no Centro Gamaleya, no laboratório do cientista Dmitry Viktorovich Scheblyakov. O teste é baseado na determinação de anti-corpos do receptor da proteína S do coronavírus. Acontece que a maior parte dos anti-corpos neutralizadores do vírus, ou seja, os anti-corpos que são capazes de desactivar directamente o vírus, são formados exactamente para esse receptor”, afirmou.

Desta forma, com o uso de tal teste é possível determinar com grande probabilidade que o soro sanguíneo possui acção neutralizadora de vírus pela reacção do IFA, sem experimentos com um vírus vivo.

“Isso simplifica muito o processo, uma vez que habitualmente a reacção de neutralização do vírus precisa de cinco dias, mas, com a ajuda deste teste, num dia, ou até em algumas horas, nas condições de screening primário, você pode retirar soro muito activo, ou, se for caso de transfusão, um plasma muito activo. Você pode conservar este plasma rapidamente, ou seja, não perder um doador por cinco dias. Logo em seguida, você pode verificar as amostras na reacção de neutralização de vírus no laboratório, que permite trabalhar com vírus vivo, e determinar que tal plasma ou soro são activos”, declarou.

Vacinados possuem imunidade melhor

Em todo o mundo estão a ser comparados os níveis de actividade do soro de pessoas curadas da doença e dos voluntários que foram imunizados.

Os cientistas verificaram que a imunidade gerada pela vacina é melhor do que a produzida durante a doença, de acordo com Logunov.

“Aqui existe uma diferença bastante considerável a favor dos vacinados pelo facto de que durante a imunização não há intoxicação do organismo, não existe uma doença grave, por isso não é de surpreender que o nível de anti-corpos nos vacinados seja maior do que nos que adoeceram e se curaram. Nós já sabemos que nas pessoas que adoeceram são gerados anti-corpos, mas eles não duram muito tempo. Já com a vacinação, tudo parece muito mais seguro”, acrescentou.

China actualiza protocolo de diagnóstico e tratamento da Covid-19

As autoridades de saúde da China publicaram uma nova versão do Protocolo de Diagnóstico e Tratamento para a Pneumonia do Novo Coronavírus.

O protocolo actualizado, 8ª edição, indicou que os pacientes infectados pelo novo coronavírus e as pessoas infectadas assintomáticas são as principais origens da infecção.

Essas pessoas são infecciosas no período de incubação e se tornam mais infecciosas dentro de cinco dias após o surgimento, diz o protocolo.

O protocolo acrescenta que a exposição a objectos contaminados pelo vírus também pode causar a infecção.

O protocolo foi emitido em conjunto pela Comissão Nacional de Saúde e a Administração Nacional da Medicina Tradicional Chinesa.

“Aprendendo da experiência clínica e optimizando as medidas de diagnóstico e tratamento, queremos fazer do protocolo mais científico, preciso e abrangente para oferecer melhor orientação para combater a doença”, disse Guo Yanhong, funcionária da Comissão Nacional de Saúde.