5 minute read

A Minn Kota Está em Grande! Vem aí os ‘Riptide Instinct’ e Muito Mais Para 2024

A Minn Kota anunciou sua nova gama de produtos de motores de pesca para 2024, e é uma lista impressionante que inclui o novíssimo motor de proa de apoio à pesca ‘Riptide Instinct’, motores sem escovas ‘Quest Series’ 24/36v e o “Advanced GPS Trooling System.”

Advertisement

Normalmente, A Minn Kota anunciava os novos produtos e tecnologias em Outubro para chegar às lojas na primavera seguinte.

No entanto, desta vez a MinnKota decidiu que o lançamento da sua nova gama para 2024 era algo suficientemente significativo para romper com a tradição e assim tudo foi revelado na feira i-Cast (Las Vegas) em Julho.

Há muito que abordar, e por isso esta notícia especial pretende resumir o que virá da Minnkota para logo no início de 2024, em soluções avançadas de motores de proa de apoio à pesca em águas salgadas.

A Nautel está já a aceitar encomendas de reserva, aplicando um desconto especial de lançamento.

O todo poderoso Riptide Instinct...

O novo Riptide Instinct da Minn Kota foi projetado para barcos pesca desportiva (até 8m) ao largo (mar) e outras situações com mais exigências de trabalho constante.

Inclui os seguintes:

- Disponível em comprimentos de haste de 60” (152cm), 72” (182cm), 87” (219m) e um de impressionantes 100” (253cm).

- Todos com arrear/içar automático via comando de mão e com ajuste de altura também.

- Usa motores sem escovas (brushless). Ver mais abaixo do que se trata mais esta inovação da Minnkota e suas vantagens.

- Graças à tecnologia QUEST/Brushless os motores tanto funcionam a 24 como

36V, ajustando a sua força de saída em função da tensão que o está a alimentar.

- O motores podem ter opção de pedal, e são também comandados via interligação com um Multifunções HUMMINBIRD (One-Boat Network).

- Aliás, os motores vêm com transdutor integrado de sonda/ sonar, Mega Side Imaging, da Humminbird.

- Haverá uma nova e única App, One-Boat Network App, para controlo dos motores, das Humminbird etc.

- Vêm com o novo comando de mão, universal, sem fios “Advanced Remote GPS”.

- Sensor de rumo/GPS integrado e não à parte como era anteOs motores estão disponíveis em preto ou branco, ambos para operar até nos mais exigentes ambientes de água salgada.

- Assim temos mais um exemplo da capacidade inventora da Minnkota que com o seu vanguardismo determina os padrões que depois o resto da indústria começa a seguir.

Foi assim com os comandos iPilot, Spotlock, os Ulterra, e os Ultrex, este que casam o pedal por cabos com toda a sofisticação eletrónica.

Fim dos i-Pilot e i-Pilot Link e chegada do comando unificado

“Advanced GPS Remote”

O i-Pilot e o i-Pilot Link de Minn Kota serão substituídos pelo “Advanced GPS Trolling System”.

Este novo ícone de sistema avançado de controlo por GPS mantem todos recursos do i-Pilot GPS ajustando as designações de alguma funções: “Spot Lock with Jog” e “Drift Mode”, que funciona essencialmente como uma compensação de deriva.

É responsável por manter uma velocidade definida, seja qual for o vento ou a corrente .

“Dodge”: Digamos que se esteja no modo piloto automático ou talvez seguindo um iTrack e se detete um perigo potencial (como um galho grande).

Pode atuar-se o modo “ Dodge” que mudará rapidamente o motor para direção manual.

Depois de se passar pelo perigo, o motor retomará a navegação automaticamente.

A mudança mais significativa vem com o “Advanced GPS Trolling System” que tem a capacidade de rede com Multifunções Humminbird compatíveis da mesma maneira que se faria com o anterior i-Pilot Link.

Todos os motores com GPS avançado já incluirão agora os cabos adaptadores Ethernet necessários para conectar o motor a uma Humminbird, se tal for desejado.

Resumindo: o i-Pilot e o iPilot Link serão desativados e serão substituídos pelo GPS avançado Sistema de navegação.

O GPS avançado fornece essencialmente funcionalidade e rede do i-Pilot Link com alguns novos recursos. A chave é o novo controle remoto GPS avançado (descrição abaixo).

Novo comando remoto sem fios

“Advanced GPS Remote “ Como referido acima, substitui os comandos remotos i-Pilot e i-Pilot Link.

O comando remoto i-Pilot padrão e o controle remoto i-Pilot Link com ecrã a côres e táteis, foram agora consolidados num só comando universal, redesenhado e passado a chamar-se “Remoto sem fio de navegação GPS avançado”: MinnKota Advanced GPS Remote.

O novo controle remoto GPS avançado inclui a capacidade de rede com Humminbird compatíveis, como parte da “One Boat Network” de Minn Kota.

Esta App tem também um modo de monitorização da carga das baterias.

Essencialmente, isso significa que todos os novos motores incluirão o que antes era conhecido como iPilot Link, além de algumas novas funções.

O comando remoto também apresenta um novo layout de botões com botões programáveis para seus comandos favoritos, bem como ecrã monocromático.

Novas gamas Riptide Terrova, com uma sub-gama QUEST (sem escovas) e com comando remoto sem fios

“Advanced GPS Remote“

De uma forma simplista, os Riptide Terrova (QUEST/ Brushless) são como os Instinct só que sem o recurso de arrear/içar o motor de forma automática, sem intervenção manual.

Portanto, as novas funcionalidades desta nova linha, são os mesmos que referidos acima para o INSTINCT.

Nesta série TERROVA, Minnkota manterá na mesma uma sub-gama de motores com escovas, por razões de maior economia de preço para o cliente final.

Aqui, o transdutor de sonda incorporado é o DUAL CHIRP da Humminbird e não o MegaSideImaging.

As fotos mostram o aspeto de uma ou a outra subgama.

Tecnologia e sub-gamas QUEST, de motores sem escovas (brushless).

Algumas das novas series como a Riptide Instinct, e uma sub-gama dos Riptide Terrova usam motores sem escovas.

Que temática é esta e o que são a escovas?

O que faz rodar a hélice nos motores da Minnkota são motores elétricos que estão dentro do “torpedo” que vai dentro da água.

Um motor DC (corrente contínua CC), com escovas, possui ímans permanentes dentro do seu corpo externo com uma armadura rotativa interna.

Os ímans permanentes es- tão fixos e são chamados de ‘estator’. A armadura rotativa contém um eletroíman e é chamado de ‘rotor’.

Num motor DC com escovas, o rotor gira 180 graus quando uma corrente elétrica é aplicada à armadura.

Para viajar além dos 180 graus iniciais, os pólos do eletroíman devem inverter-se.

São as escovas de carvão que entram em contato com o estator conforme o rotor gira, invertendo o campo magnético e permitindo que o rotor gire constantemente os 360 graus.

Estes componentes estão assim sujeitos a desgaste, e introduzem diversas pequenas ineficiências, que o motor sem escovas pretende eliminar e assim otimizar o desempenho do motor.

O que é um motor DC sem escovas?

Tal como um motor com escovas, um motor sem escovas funciona alternando a polaridade dos enrolamentos dentro do motor.

É essencialmente um motor escovado de dentro para fora, o que elimina a necessidade de escovas.

Num motor DC sem escovas, os ímans permanentes são montados no rotor, com os eletroímans no estator.

Um controlador eletrónico de velocidade (ESC) regula ou “comuta” a carga para os eletroímans no estator, para permitir que o rotor percorra 360 graus.

Benefícios

Longa vida útil: os motores CC que não possuem escovas, requerem menos manutenção do que os motores com escovas, pois estas desgastam-se.

Eficiência: A falta de escovas significa que nenhuma velocidade é perdida, tornando os motores CC sem escovas um pouco mais eficientes, normalmente 8590% em comparação com suas contrapartes escovadas com uma eficiência típica de 75-80%.

Funcionamento silencioso: Devido à falta de escovas, os motores “brushless” funcionam de forma extremamente silenciosa e têm um funcionamento particularmente suave.

Adaptam-se à alimentação de 24 ou 36VDC automaticamente, adaptando a sua força/binário/potência para mais nos 36VDC. Por isso, não se indicam Lbs/força.

Notícias Iberdrola

This article is from: