
3 minute read
MEGAFONE
PEDRO CARDOSO NO BANCO MAIS
O ex-CEO do Banco Nacional Ultramarino, Pedro Cardoso, vai ocupar uma posição-chave de gestão no Banco Mais através da empresa de investimentos de Hong Kong, Bison Capital Financial Holdings. Pedro Cardoso, que liderou o Banco Nacional Ultramarino (BNU) durante sete anos, vai assim ocupar um papel-chave na gestão do banco moçambicano Banco Mais. A Bison Capital Financial Holding adquiriu 48% do capital do banco moçambicano através de uma injecção de 13,9 milhões de dólares. em parceria com o maior accionista da instituição financeira, a empresa com sede em Macau, a Geocapital Holdings Limited SA, que tem como um dos sócios, Stanley Ho Hung-sun, fundador da SJ, e o actual CEO da operadora de jogos Ambrose.
Advertisement
CFM E SASOL VÃO REABILITAR CAIS DE INHAMBANE
Financiar a reparação da Ponte Cais da Baía de Inhambane e de dois navios operados pela Trans-marítima, na travessia Maxixe-Inhambane, foi o objectivo da assinatura do memorando assinado pela Sasol e os Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM). O acordo surge em resultado de uma campanha promovida pelo governo, para mobilização de fundos para reabilitação das infra-estruturas danificadas, na qual a Sasol mostrou a sua prontidão para contribuir para a resolução dos problemas locais.
OLOGA NO ‘TOP 3’ MUNDIAL
Empresa moçambicana foi distinguida num concurso internacional de inovação
o reconhecimento do software desenvolvido pela Ologa Sistemas Informáticos, uma tecnológica moçambicana participada pela Gapi (e parceira do Ministério do Género, Criança e Acção Social, FHI360, USAID, Care, World Vision) aconteceu na 4ª edição do ITU - Telecom World Awards (União Internacional da Telecomunicações). Esta plataforma global para a aceleração de inovação na área das TIC, distinguiu assim o “impacto que os instrumentos desenvolvidos pela Ologa têm tido na área da saúde infantil”. Com sete anos de existência no país, a empresa viu a sua plataforma de saúde infantil ser promovida ao grupo das três PME Global com maior potencial de expansão ao nível mundial (as outras são a Talamus Health dos EUA e a Dropque da Nigéria). O SureTrack - um software de monitoria, avaliação e gestão de casos para projectos relacionados com saúde e impacto social é uma solução virada para crianças órfãs e vulneráveis com principal enfoque para as vítimas do HIV. “Espero, sinceramente, que o reconhecimento global de receber um ITU Telecom World Award, de um painel internacional de especialistas, ajude esses talentosos proprietários de empresas a ampliar e levar os seus negócios para um cenário global” – disse Houlin Zhao, Secretário-Geral da ITU. Para o director da Ologa, Mulweli Rebelo, esta distinção representa “o reconhecimento da contribuição do trabalho desenvolvido para facilitar e melhorar as vidas das pessoas, neste caso particular das crianças vulneráveis.”
A Ologa é uma empresa que actua no ramo das TIC, com o foco em soluções tecnológicas para o desenvolvimento social e económico do país, tendo já vencido o prémio das “100 Melhores PME”, tendo sido também finalista no African African Entrepreneurship Award
GRUPO JAT INAUGURA COMPLEXO EM MAPUTO
Responder às necessidades dos cidadãos que exercem as suas actividades na zona Baixa de Maputo, “tornando o local num ponto de encontro com modernidade, conveniência, excelência, tranquilidade e lazer”, é o objectivo anunciado da construção do JAT Center, inaugurado no final de Setembro na cidade de Maputo. Trata-se de um complexo multi-funcional composto por apartamentos, escritórios, parque de estacionamento, ginásio e hotel. A construção do JAT Center representou um investimento de 130 milhões de dólares.
INCUBADORA DO STANDARD BANK DISTINGUIDA
A distinção do banco liderado pelo administrador delegado, Chuma Nwokocha, foi anunciada no âmbito da Southern Africa Startup Awards (SASA), que visa apoiar startups nacionais a atingirem o seu potencial. Assim, a incubadora de Negócios do Standard foi galardoada como o “Melhor Programa de Aceleração e Incubadora em Moçambique”, em resultado de um trabalho “de ajuda e capacitação de empreendedores e empresas inovadoras, fornecendo ferramentas, recursos e experiência.” Na Gala SASA-Mozambique foram igualmente distinguidas outras 14 startups que irão representar o país na gala regional da SASA, a ter lugar em Novembro próximo, na África do Sul.
