Page 1

Manual do Franqueado


Copyright © 2012 by More More Todos os direitos Reservados. Direção de Arte: Raul Francisco Rokicki


Introdução Mensagem ao Franqueado: Inovação, praticidade e beleza definem a marca que hoje tem seu crescimento acelerado devido à identificação que o público feminino encontra na More More Esmalteria. Com o eminente sucesso, buscamos expansão da marca para torná-la cada vez mais próxima da mulher que deseja facilidade e rapidez com resultados satisfatórios no ramo de estética e beleza. Este manual propicia a iniciação do franqueado nas principais práticas e definições comerciais, além de esclarecer como é estabelecida a relação com a MORE MORE ESTÉTICA (que também poderá constar neste manual como franqueadora).

3


Filosofia e Princípio da MORE MORE ESTÉTICA: Missão

Visão

Valores

Ser uma grande e conceituada rede de franquias do segmento de esmateria e acessórios para as mãos, atendendo sempre os variados gostos da mulher brasileira.

AONDE QUEREMOS CHEGAR: Ser uma grande e conceituada rede de franquias do segmento de esmateria e acessórios para as mãos, atendendo sempre os variados gostos da mulher brasileira.

O QUE NORTEIA NOSSAS AÇÕES: • Transparência; • Qualidade de vida; • Respeito a integridade das pessoas; • Reconhecimento dos profissionais; • Excelência no atendimento; • Inovação.

Histórico A More More nasceu em 2012, quando um grupo de empreendedores com diferentes conhecimentos em esmalteria e unhas de gel se uniram para transformar em realidade o arrojado projeto de implantação de quiosques em Shopping Centers. 4


O SISTEMA DE FRANQUIA O que é um sistema de franquia: Definição de franchising

Conceito de franchising:

Sistema no qual alguém (franqueador) cede a um terceiro (franqueado) os direitos de uso da marca, os direitos de distribuição exclusiva de produtos e/ou serviços e os direitos de utilização do sistema de operação e gerência de um negócio de sucesso. (Associação Brasileira de Franchising)

União dos interesses de dois parceiros que trabalham sob um único sistema, buscando o sucesso e lucro mútuos.

Definição adotada pela cartilha do SEBRAE: Franquia ou franchising empresarial é o sistema no qual o franqueador cede ao franqueado o direito de uso da marca ou patente, associado ao direito de distribuição exclusiva ou semiexclusiva de produtos ou serviços. Eventualmente, o franqueador também cede ao franqueado o direito de uso da tecnologia de implantação e administração de negócio ou sistemas desenvolvidos ou detidos pelo franqueador, mediante remuneração direta ou indireta, sem ficar caracterizado vínculo empregatício. 5


O sistema de franchising é uma poderosa técnica de crescimento e desenvolvimento de negócios em rede. De acordo com a International Franchise Association (IFA), sediada nos EUA, esse sistema é aplicado praticamente em todo o mundo, e o Brasil está entre os países em que o regime mais encontrou espaço para crescer. Vale salientar que trabalhar com esse sistema não é para qualquer empresa nem para qualquer perfil de empreendedor. Não são somente os resultados que são exponenciados, mas também os problemas

6

que devem ser identificados e corrigidos enquanto a empresa ainda estiver no início e necessitar de ajustes relativamente simples. É difícil dizer se o setor de franchising no Brasil vai bem ou mal. Do ponto de vista macroeconômico, esse setor de atividade vai muito bem, obrigado! Em 2007, com quase de 1% do total de estabelecimentos comerciais, aproximadamente 24% do faturamento

total do varejo brasileiro já era gerado pelas franquias, e essa proporção só tendia a crescer. No mesmo ano, nos EUA, em torno de 42% do faturamento do setor varejista era gerado por redes de franquia. A importância desse segmento para a Economia é inquestionável.


Visão estratégica do sistema de franchising:

É uma estratégia que representa segurança e oportunidade para as empresas que desejam expandir rapidamente seus negócios com o mínimo possível de investimentos. É um casamento de interesses, no qual dois agentes tendem a unir seus esforços e habilidades,

trabalhando unicamente em um único objetivo: o sucesso de ambos. Os norteamericanos usam uma expressão para identificar essa visão: partners for profit, ou parceiros para o lucro.

Faturamento do setor em bilhões de Reais – Setor de Franquias

Citações acima estão contidas no Manual “Como tornar sua Empresa uma Franquia”, elaborado pelo SEBRAE

Evolução do nº de franquias do Setor de Franshising brasileiro

O mercado de cosméticos – Principais Empresas

7

Fonte: Folha de São Paulo, 18, maio,2013 - Mercado

Comparativo entre PIB Brasileiro e PIB do crescimento do Franchising brasileiro Fonte: ABF, Banco Central, IBGE e Credit Suisse.


Vantagens de uma franquia

A escolha do ponto

• O empreendedor não “começa do zero”. O franqueador já possui todo o knowhow do negócio, testado e aprovado.

A escolha do ponto é fundamental para o seu sucesso e talvez seja uma das etapas mais importantes de todo o processo. E é um dos erros mais comuns cometidos por novos franqueados. Os motivos são muitos: escolha de um local com muito movimento, mas fora do público-alvo; escolha de um shopping com infraestrutura inadequada; escolha de um imóvel próprio, mas que não se encontra no melhor local, etc. A More More oferece suporte completo e deve ser ouvida na hora de escolher o melhor ponto.

• O franqueador auxilia no processo de escolha do ponto, um dos fatores determinantes para o sucesso de qualquer negócio. • A marca já é conhecida. • As ações de marketing são realizadas em conjunto, o que traz mais visibilidade para a marca. • O marketing do franqueado é inteiramente realizado pelo franqueador. • O franqueador oferece suporte em todas as áreas do negócio. • O franqueador oferce treinamento gratuito ao franqueado e aos seus funcionários.

8

• O franqueador oferece suporte tecnológico, como sistemas e outros recursos necessários para as operações. • Suporte nos momentos de inauguração e implantação (em geral, nos primeiros 6 meses de funcionamento). • É grande o número de franqueados que, após obter sucesso com a primeira franquia, abrem outras unidades. Boa parte do crescimento das redes acontece pelo chamado “endocrescimento”. Quando o franqueado “já é de casa” pode ganhar incentivos adicionais para a abertura de outras franquias.


Instalação Análise do Local Seguindo a política de expansão comercial da franqueadora, o estabelecimento de quiosques em Shopping Centers e a seleção do ponto comercial acontecerá após avaliação das melhores condições do custo de locação do espaço, bem como a estimativa de público usual no estabelecimento. Esses dados são fornecidos pelos Shoppings no momento em que uma negociação para locação é estabelecida.

• Alvará e documentação necessários; • Concorrência: • Facilidade de Acesso: • Dimensões do Quiosque; • Visibilidade: • Condições naturais; • Estacionamento;

Perfil do Franqueado • Identidade com a marca e conceito do negócio; • Possuir experiência no varejo; • Conhecimento no segmento de cosméticos; • Disponibilidade integral para operação; • Capacidade de investimento; • Estar apto as novas formas de trabalho.

9


Montagem e instalação do Quiosque O Locador / Shopping: Os estabelecimentos comerciais denominados Shopping Centers são projetados e construídos com base em intensos estudos comerciais, os quais avaliam variáveis que contribuem para uma grande escala de usuários. O principal negócio destes grandes centros de lojas é a locação de seus espaços. Quando maior a frequência de pessoas, maior a possibilidade de que seus frequentadores comprem os produtos oferecidos. Os valores que cobram por metro quadrado alugado, tem em consideração

10

Quiosque Padrão essa expectativa de venda que projetaram quando de sua constituição. O valor cobrado por metro quadrado alugado leva em consideração uma série de dados, entre eles, a expectativa de venda projetada para cada espaço. O conjunto destes estabelecimentos foram um elemento aglutinador capaz de formar tendências de consumo e influir na vida da cidade, da comunidade e bairros aonde se situam.

Único e com identidade arrojada, moderna e vibrante, o quiosque se destaca até mesmo dentro dos espaços mais concorridos dos Shopping Centers.

Infra-estrutura necessária: • Telefonia; • Elétrica: • Internet; • Impressora fiscal; • Microcomputador; • Sistemas informatizados digitais de controle.


ABERTURA DA EMPRESA Tipo de Empresa Caso o franqueado não possua empresa constituída para tal fim, deverá providenciar a sua constituição e formalização obedecendo à legislação atual. Os principais tipos recomendados de formatação da constituição social são o micro empreendedor individual (MEI), regime de formatação simples e rápida, e a sociedade. No primeiro caso, a inscrição pode ser feita pelo site www.portaldoempreendedor.

gov.br/empresario-individual, junto ao Ministério do Comércio, Indústria e Comércio. Em caso de sociedade será necessária a abertura de um contrato social, com a descrição de todas as responsabilidades, deveres e obrigações de cada sócio, além da identificação de participação percentual do capital de cada um. O MEI responde ilimitadamente no negócio, inclusive com bens pessoais. Dentro de uma sociedade a

responsabilidade é limitada ao capital investido. A empresa recém criada, deverá ter em sua razão comercial, a expressão Comércio de .................., e, em hipótese alguma deverá conter nessa expressão a marca MORE MORE ESMALTERIA. Este impedimento também é estendido a eventual nome fantasia. Nos documentos de abertura de firma, o nome fantasia permanecerá em branco.

Ramo de Atividade A empresa ou o empreendimento, se caracterizará como: “comercio varejista de produtos e artigos de beleza e estética e seus correlatos.” 11


Responsabilidades Sociais, Fiscais e Tributárias: É necessária a contratação de um profissional Contador (Com registro e inscrição atualizados no seu Conselho Profissional – CRC), que se incumba da orientação, do registro, da emissão dos documentos legais exigidos pelas Autoridades, bem como da orientação sobre Legislação e Tributação de seu empreendimento. A escolha deve recair sobre um profissional competente, que esteja referenciado e se possível, indicado por pessoas conhecidas,

com o devido cuidado de buscar informações do profissional, entre seus clientes ativos e se possível de exclientes. É de bom procedimento, a adoção do pagamento de todas as taxas, impostos e recolhimentos tributários, serem feitos diretamente por intermédio de um dos sócios ou seus empregados, e os pagamentos feitos diretamente em agência bancaria.

12

Este profissional deverá notificá-lo de todas as alterações introduzidas nas Legislações pertinentes, que afetem o seu empreendimento.

O escritório de contabilidade a que esteja

Inscrição Cartão do CNPJ Estadual O Cartão do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, é obtenível junto ao órgão local do Ministério da Fazendo, podendo ser requisitado pelo Contador/ Escritório de Contabilidade, seu autorizado, ou pelo próprio Franqueado. Requer a existência de um contrato social formalizado.

ligado o profissional contratado, deverá fornecer todas as orientações quanto a tributos, obrigações fiscais e legais, que subordinam a empresa constituída, e prestar para as Entidades Governamentais todas as informações e declarações que satisfaçam a Legislação Vigente.

Por se enquadrar como uma atividade comercial, a empresa deverá ser registrada junto a Secretaria da Fazenda do Estado em que esteja sediada, pelo contador/ escritório de contabilidade contratado pelo franqueado.

Inscrição Municipal A Prefeitura Municipal do local da sede e do comercio do Franqueado, poderá exigir a sua inscrição em seu cadastro. Esta informação poderá ser obtida junto a Secretaria de Finanças da Prefeitura do Município. Esta exigência deverá ser prontamente atendida. A recomendação é que se atribua ao Contador/Escritório de Contabilidade esta responsabilidade.


Conta Bancária Uma conta bancária em nome da pessoa jurídica (mesmo que seja MEI - Micro Empreendedor Individual), deverá ser aberta imediatamente após a assinatura do contrato de franquia, junto ao Banco de sua confiança. O franqueador deverá ser notificado com todas as informações bancárias na sequência. É recomendado uma avaliação criteriosa na escolha do estabelecimento bancário no qual será aberta a conta jurídica. Devese considerar a empresa que oferecer as taxas mais baixas e o maior número de benefícios e facilidades de crédito possível. Obs.: De acordo com o contrato, o Franqueado é obrigado a apresentar cópias autenticadas de todos os documentos legais, fiscais, tributários, bem como o Alvará de Funcionamento e Licenças.

Talonário de Notas Fiscais O Franqueado deverá providenciar a confecção de talonário de notas fiscais autorizadas pelo Fisco em gráfica credenciada e autorizada para sua emissão, contendo os requerimentos legais pertinentes, como: Razão Social, endereço, telefone, inscrições fiscais Federal, Estadual e Municipal (se couber), além da impostação da logomarca MORE MORE (autorizada pelo franqueador apenas para este fim). Tal talonário será utilizado eventualmente por ocasião de falha no sistema de controle fiscal eletrônico.

Todo estabelecimento franqueado deverá, obrigatoriamente, estar informatizado, devendo, portanto, adquirir uma impressora de emissão de cupom fiscal.

13


Investimento

Composição do Investimento

Taxa de franquia: R$ 20.000,00; • Quiosque Padrão

Devolução de mercadorias O franqueado deverá também ter impresso talonário especifico, para a devolução de mercadorias com defeitos ou fora das especificações recomendas e adquiridas. Deverão constar no cabeçalho do talonário de Notas Fiscais, as mesmas recomendações constantes do item anterior.

Mobiliário Quiosque: R$ 28.000,00; Estoque inicial: R$ 10.000,00

• Taxa de Franquia • Estoque Inicial

Equipamentos de informática: R$ 4.000,00; Abertura de empresa: R$ 600,00 Outros: R$ 1.400,00; Aluguel variável R$ 4.000,00 a R$ 10.000,00; Royalties: R$ 500,00 Fixo. Playback estimado de 14 a 20 meses.

14

• Sistema completo

• Acessórios, uniformes e marketing inicial


PROMOÇÃO PARA INAUGURAÇÃO O Franqueador, orientará o franqueado na campanha de inauguração, que tem como objetivo divulgar a existência e a localização do novo Quiosque.

e panfletagem nas proximidades do Shopping, subordinada às condições permitidas por esses estabelecimentos, além de releases enviados aos órgãos da imprensa local.

A campanha poderá contar com faixas

A divulgação local com eventuais jingles (em itálico) criados para a ocasião, coquetel de inauguração, anúncios em mídia impressa e outras ações de marketing, são importantes para o processo de abertura e inauguração de um quiosque.

ESTOQUE INICIAL O franqueador MORE MORE ESMALTERIA entregará ao franqueado uma listagem com todos os produtos autorizados para comercialização, bem como fornecedores, fabricantes, distribuidores e fornecedores parceiros. Este documento consta como parte integrante do contrato de franquia. OS produtos comercializados têm duas categorias distintas com relação a marcas, a saber, os de marcas de terceiros – inclusas na lista autorizada de venda, e os de marca própria da MORE MORE ESMALTERIA, que são comercializados diretamente pela Franqueadora. Esta listagem como todos os demais documentos relacionados ao processo

de franquia contém cláusula de sigilo comercial, e não poderá ser divulgada a terceiros, sob a pena de quebra de cláusula contratual. O valor mínimo de compra dos fornecedores parceiros e da franqueadora, é de 90% (noventa por cento), do volume total de itens de compra componentes na listagem aqui referida. O pagamento das aquisições relativas a essas compras é de total responsabilidade do Franqueado. Com relação a aquisição de materiais personalizados com a Logomarca MORE MORE ESMALTERIA, esta pode ser feita

diretamente na sua administração, por telefone ou eletronicamente, encaminhada por e-mail, que contenha aviso de recebimento incluso em sua mensagem. Nesta opção, deverá ser enviado pela Administração da Franqueadora, uma confirmação, também via eletrônica, acusando seu recebimento e detalhando os itens e valores contidos. O pagamento relativo a aquisição do primeiro estoque deve ser feito para liquidação financeira à vista.

15


Interessado? Saiba mais em nosso site ou ligue para nosso departamento de expans達o. 011

5066-7411

www.moremore.com.br


Manual franqueado more more  
Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you