Page 1

MANUAL DE IDENTIDA DE VISUAL


2017 MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL


Este é um documento técnico, concebido pelos designers gráficos Rafael Ferreira e Monik Inada, contendo um conjunto de recomendações, especificações e normas essenciais para a utilização da marca, com o objetivo de preservar suas propriedades visuais e facilitar a correta propagação, percepção, identificação e memorização da mesma. Este manual pretende explicar a lógica construtiva da marca, estabelecer as variações formais, explicar a organização dos elementos que compõem a marca em cada variação formal, estabelecer as dimensões mínimas de reprodução para preservar a legibilidade em função de cada um dos diversos meios de reprodução gráfica, assim como nas diversas mídias disponíveis no mercado, indicar as especificações técnicas das cores utilizadas na marca, para garantir a fidelidade da cor em cada um dos diversos meios de reprodução gráfica, regulamentar a aplicação da marca em diferentes condições de impressão e fundos de cor, explicar aspectos particulares da marca no contexto e complexidade onde esta vai funcionar e demonstrar algumas situações de aplicação da marca a serem reproduzidas.


RAFAEL FERREIRA

Designer Gráfico

Arrisquei meus primeiros rabiscos na infancia, onde já me destacava pela criatividade. Sou Mineiro, me formei em São Paulo onde trabalhei com grandes e pequenas marcas, vasculhei a Nova Zelandia de ponta a ponta em busca de novas influencias. Fundei o Estúdio Matuto Design & Criação onde faço freelas e experimento, colocando em prática todo o conhecimento adquirido até agora. Tenho paixão por desenvolver identidades visuais e logos, o que me despertou um crescente interesse por Lettering. Arrisco alguns acordes na guitarra mas sempre acabo arranhando no violãozinho. Estou em busca de um estilo na ilustração e nas horas vagas escrevo alguns rascunhos do que um dia será um livro sobre um ano incrível em que morei no exterior.


ÍN DI CE


A MAR CA


02


A IDEIA Trazer a tona as influências que possuo, cartoon, grafite... elementos como giz de cera e o celebro representando a arte e a criativeidade.

+ CEREBRO

O Giz atravessando o celebro e retirando lá de dentro as ídeias. É no celebro que tudo inicia, coordenação motora, inspiração e criatividade. O elemento celebro se posiciona da forma que uma mão à rascungar, eliminando assim todos os outros menbros e processos, indo direto do inicio, a faisca criativa, até a execução do giz no papel.

03

=

GIZ DE CERA


OS ÍCONES Os desenhos dos elementos simplificados, são utilizados como suporte para a ideia inicial. Os ícones são representações de paixões, hoobies, passa tempos e pequenos prazeres que possuo. Sua utilização como apoio da marca é de muita importancia e ajuda a compor a representação pessoal como um todo.

04


05


06


MA LHA


Logo Completo

08


SĂ­mbolo

09


DIMENSÕES MÍNIMAS 20mm 60px

DIMENSÕES MÍNIMAS 10mm 35px

10


TIPO GRA FIA


FONTE PRIMÁRIA A fonte escolhida para uso primário foi a Charlatan, pois se encaixa perfeitamente no conceito da marca, sendo uma continuação da mesma. De traços livres e despreocupados, preza pela ideia e não pela elegancia da fonte.

FONTE SECUNDÁRIA A fonte escolhida para uso secundário foi a Sunn Line, visando manter o padrão despreocupado porem com uma leitura facil e menos cansativa para textos longos e de apoio.

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z Charlatan A F K P

B G L Q

C D E H I J M N O R S T U V W X Y Z Sunn Line 12


CO RES


64ADB2 78 0 34 0

B2356A 12 95 34 0

ECC42A 0 26 95 0

484054 79 83 53 18

474647 77 73 64 27

BDB1A4 28 29 34 0

14


BOAS PRÁTI CAS


REPRODUÇÃO A reprodução indevida do logo pode causar sérios danos à marca, por isso estão destacados a seguir as formas corretas e os erros mais comuns que devem ser evitados. Não só a reprodução incorreta do logotipo pode causar danos à marca. Também a reprodução incorreta das cores pode causar danos e a perda da identidade estabelecida. A correta aplicação da marca e sua manutenção devem ser processos de extrema importancia para ser alcançar e preservar uma marca concisa, forte e presente na vida de seus consumidores.

22


CONBINAÇÃO CORRETA

As combinações ao lado são possibilidades que devem ser evitadas pois sua combinação afeta a reprodução e o fácil reconhecimento da marca.

23


CONBINAÇÃO

X

X

X

X

X

X

ERRADA

O logo pode ser usado na sua versão duas cores em fundos claros e em fundos compostos por imagens desde que a imagem possua certo tom de contraste como imagens preto e branco ou “duotone”. O uso do quadrado branco dentro dos limites da margem deve ser levado em conta para um maior destaque da marca.

24


APLI CA ÇÕES


17


19


Rafael Ferreira - Manual de Identidade Visual  

Manual de Identidade Visual da marca Rafael Ferreira Designer Gráfico.

Rafael Ferreira - Manual de Identidade Visual  

Manual de Identidade Visual da marca Rafael Ferreira Designer Gráfico.

Advertisement