Issuu on Google+

Pôncio Mazoca lava as mãos Mandato do Bocão nas mãos de Barboza

ANO 15 - Nº 2.240 - MANAUS/AM -31/03/2013 - www.maskate.com.br

A boa nova da simplicidade e da fraternidade universal Meriane Jeffreys

A celebração da Páscoa, portanto, é alegria definitiva que nos anima e encoraja para testemunhar, ainda nesta vida, os valores do Reino de Cristo

FRANCISCO CELEBRA A PÁSCOA DA RENOVAÇÃO

Nejmi Aziz faz doação de ovos de páscoa para instituições sociais Sesc faz audição de calouros

Faquir levita na rua

Artur autoriza auditoria

Constantes quebras de adutoras motivaram decisão do prefeito

Alessandra Ambrósio toda estilosa

FUZILAMENTO

Presidente manda matar assassinos

Graciella Carvalho Coelhinha sexy

A ação solidária vai alcançar milhares de crianças que são atendidas pelas instituições

Tiras evitam assalto em joalheria


maskate.com.br

|02| Maskate

Manaus, 31 de março de 2013

CIDADE DOS MALUCOS

Treze anos depois da mais perversa trama da onda neoliberal de privatização, inventada pelo PSDB, com a venda do sistema de distribuição de água de Manaus para a canalha francesa, o tucano Arthur Neto começa a puxar o couro da reação. É hora do povo reagir e desferir um cotoco e um tabefe para a contravenção. De todo lado, é preciso mobilizar uma reação, que seja organizada e profissional para repor em seu lugar a verdade e a dignidade cívica.

Suspensão da cobrança

A juíza Ida Maria Costa de Andrade acatou, ainda que parcialmente, a ação proposta pelo Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM), contra a Manaus Ambiental, determinando a suspensão de cobrança de débito aos consumidores das zonas Leste e Norte que não possuem regularidade no serviço. É o mínimo que a justiça e o bom senso já poderiam ter feito.

FALA SÉRIO!

Apertando o cerco

N. S. DE FÁTIMA - Calçadas tomadas por comerciantes

O dia 31 de março na História 1822 – A população da ilha grega de Quíos é massacrada pelos turcos após uma tentativa de rebelião. 1146 – Bernardo de Claraval prega seu famoso sermão em um campo de Vézelay, ressaltando a necessidade de empreender uma Segunda Cruzada. Luís VII está presente e se junta aos cruzados.

Além disso, a justiça exigiu levantamento dos locais onde o abastecimento não atingiu a pressão mínima e a apresentação de cronograma apontando locais e horários de fornecimento com carros-pipa. O descumprimento acarretará em multas que, juntas, somam R$ 11,5 mil ao dia.

Pingos nos is

As multas podem ser aplicadas durante até 20 dias seguidos. A decisão está disponível para consulta no site do Tribunal de Justiça do Amazonas. A Manaus Ambiental é a concessionária responsável pelo abastecimento de água e coleta de esgoto na capital, um serviço que não é executado mas é, escandalosamente, cobrado.

redacao@maskate.com.br

Transparência e legalidade

627 - início da Batalha da Trincheira, o cerco a Medina por parte dos inimigos de Maomé.

1849 – Início do Moderno Espiritualismo.

1829 – Francesco Severio Castiglione é eleito Papa e assume com o nome de Pio VIII.

1854 – O comandante Matthew Perry assina o Tratado de Kanagawa com o governo japonês, abrindo os portos de Shimoda e Hakodate ao comércio com os Estados Unidos.

1821 – É extinta a Inquisição em Portugal, por uma sessão das Cortes Gerais, Extraordinárias e Constituintes da Nação Portuguesa.

1889 – A Torre Eiffel é inaugurada por Gustave Eiffel que a projetou.

Carros-pipa

“Ordeno ao réu Manaus Ambiental que indique as áreas das zonas Norte e Leste em que ele vem fornecendo água com utilização de carros-pipa, inclusive que decline os dias e horários de tais abastecimentos, através de cronograma, sob pena de multa diária de R$ 1 mil ao dia, até o limite de 20 dias-multa”.

1839 - Batalha de Pago Largo: travada entre as tropas das províncias argentinas de Entre Ríos e Corrientes.

Santo do Dia - São João Clímaco O Monte Sinai está historicamente ligado ao cristianismo. Foi o lugar indicado por Deus para entregar a Moisés as tábuas gravadas com os Dez Mandamentos. É uma serra rochosa e árida que, não só pela sua ge-

Cidadania, ufa!

Aos poucos, passados dois milênios de expectativa pelo exercício universal da cidadania, alguns dos direitos elementares e inalienáveis da modernidade chegam à periferia, depois de tanta humilhação e desacato. Ufa!

NINGUÉM MERECE!

ografia, mas também pelo significado histórico, foi escolhida pelos cristãos que procuravam a solidão da vida eremítica. Assim, já no século IV, depois das perseguições romanas, vários mosteiros rudimentares foram ali construídos por numerosos monges que se entregavam

à vida de oração e contemplação. Esses mosteiros tornaram-se famosos pela hospitalidade para com os peregrinos e pelas bibliotecas que continham manuscritos preciosos. Foi neste ambiente que viveu e atuou o maior dos monges do Monte Sinai, João Clímaco.

Versículo do Dia E graças a Deus, que sempre nos faz triunfar em Cristo, e por meio de nós manifesta em todo o lugar a fragrância do seu conhecimento.2 Coríntios 2:14 Ótimo - Artur Neto anuncia auditoria ‘minuciosa’ na Manaus Ambiental. Essa será a primeira etapa de possível quebra de contrato, disse prefeito. Bom - MPF pede fim de obras em área de preservação no Rio Amazonas. Supostos descumprimentos do TACA motivaram pedido do MPF/AM.

• À justiça e à polícia, porém, fica o alerta e a cobrança a respeito do dinheiro do contribuinte envolvido e desviado no festival crônico da contravenção.

Péssimo - Mãe e filho são presos suspeitos pelo crime de tráfico de drogas, em Manaus. Dupla foi detida na manhã desta quarta-feira (27) no bairro Grande Vitória.

• Como é que fica o acerto final, legal e institucional dos recursos desviados, das propinas distribuídas que nada mais eram que a grana do cidadão transformada em corrupção?

jornal@maskate.com.br Redação: (092) 3673-6333 | redacao@maskate.com.br Marketing: (092) 3673-9333 | marketing@maskate.com.br Adm.: (092) 3673-7445 | administracao@maskate.com.br

• No caso da Cosama, onde os franceses se debulharam em vantagens e folias em cima da transação obscura, que tanto dano causou.

Rua São João, 13 - São Jorge | CEP: 69.033-240 | Manaus | AM

• Resta saber se o estrago e a distribuição do apurado, seu delegado, ficará por conta do Abreu, ou do hebreu?

Diretor: Miguel Jorge Mourão | diretoria@maskate.com.br Editor executivo: Mário Bakunin | redacao@maskate.com.br Gerente adm.: Joyce Tavares | administracao@maskate.com Coord. de redes sociais: |jornal@maskate.com.br Propriedade da Editora Crata Ltda / CGC-MF: 05.925.020/0001-97

Os artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião deste jornal. O Maskate não aceita matéria redacional em forma de publicidade.


maskate.com.br

Maskate

Manaus, 31 de março de 2013

Com Francisco, a Igreja celebra a Páscoa da Renovação qA boa nova da simplicidade e da fraternidade universal

|03|

A generosidade do Pai

Neste Domingo, a cristandade celebra a Páscoa da renovação, em clima de esperança na mudança na estrutura institucional, como premissa de resgate dos princípios de Fé, Esperança e Amor que descrevem a boa nova de Jesus. Temos o primeiro papa latino-americano, da família jesuíta de Santo Inácio de Loyola, também o primeiro a adotar nome de Francisco, santo italiano que foi chamado por Deus para reparar Igreja em ruínas. Um papa que usa vestimenta sem adornos, o primeiro papa das Américas que emerge da simplicidade e humildade pastoral em uma Igreja Católica desesperada para superar uma era marcada por escândalos sexuais e problemas internos do Vaticano. São motivos especiais a iluminar a celebração da vitória da luz de Jesus sobre a morte.

A doutrina da Igreja nos ensina que a morte corporal, a que teríamos sido subtraídos se não houvesse o pecado, foi vencida e transformada por Jesus Cristo. Assim, cremos que, pela força de sua ressurreição, Deus, na sua misericórdia, há de nos ressuscitar para a vida eterna. Permanece, é verdade, o mistério da

liberdade humana, que pode afastar-nos de Deus. Mas permanece também a confiança na misericórdia divina, que, em Cristo, nos promete os meios para a salvação, o perdão dos pecados, a correção de nossas faltas e a esperança de, após a morte, vivermos para sempre em comunhão de amor com a Santíssima Trindade e entre nós.

É preciso, pois, superar a visão negativa da morte apenas como termo da peregrinação terrestre da pessoa humana, para abrir-se à realidade de quem caminha para a comunhão plena com o Deus da vida, que nos quer fazer para sempre felizes. A “Páscoa da terra para o céu” nos interiorizará numa festa sem fim. Na qual não existirá o ódio, nem a dor, nem a morte. Quem não se alegra pensando que nosso destino é a comunhão com as Pessoas Divinas, com a Mãe de Deus e nossa e todos aos quais se estenda a

salvação de Cristo ? A promessa da felicidade eterna deve, no entanto, ajudar-nos a assumir com ardor o compromisso cotidiano da fraternidade e a superar, com a graça divina, a violência e as injustiças. Em meio à situação trágica do após-guerra no Iraque, dos conflitos na Terra Santa e em outras regiões e da fome e das graves desigualdades sociais, temos de vencer o medo e o desânimo quanto ao futuro da humanidade. A vitória de Cristo ressuscitado continua atuando na história e vencendo o mal com o bem.

Visão afirmativa da Fé

Simplicidade franciscana Francisco, o nome adotado pelo novo papa, refere-se a um adorado santo italiano identificado com a paz, a pobreza e um estilo de vida simples. O cardeal Jorge Bergoglio se tornou o primeiro pontífice da América Latina e o primeiro a adotar o nome de Francisco, o jovem rico de Assis que renunciou à sua vida de luxo e fundou a Ordem Franciscana dos Frades em 1290. Já a própria escolha

do nome vem sinalizar algumas das prioridades do papa, sobretudo a de reinaugurar a serenidade nessa fase tão tumultuada da Igreja. Francisco de Assis foi chamado por Deus para reparar uma Igreja em ruínas. A escolha por Francisco, um dos patronos dos santos italianos, também reforça os laços do atual papa com a Itália, casa de todos os pontífices dos últimos séculos até 1978.

Solidariedade e despojamento Um papa que utiliza o ônibus para trabalhar, cozinha suas próprias refeições e visita com frequência as favelas que circundam a capital argentina tem toda a credencial para focar, priorizar e fazer valer o fator humano e o alcance social do

Evangelho - em vez de batalhas doutrinárias – como premissas essenciais no trabalho da Igreja. O papa Francisco, quando arcebispo de Buenos Ares, acusou líderes da Igreja de hipocrisia e por se esquecerem que Jesus Cristo banhava leprosos e

Páscoa, a vida permanente em Jesus O jesuíta Luciano Mendes de Almeida, professor de Filosofia da PUC-RJ, arcebispo de Mariana-MG e presidente da CNBB, falecido há 10 anos, dizia que na Vigília Pascal, renovamos a profissão de nossa fé em Cristo e pedimos a Deus que nos ajude a viver as promessas de nosso batismo. O

“Credo cristão” inicia com a afirmação da fé em Deus Pai, Filho e Espírito Santo que, por amor, nos cria, salva e santifica. A profissão termina proclamando a ressurreição dos mortos e a vida eterna. É a Páscoa definitiva. Eis a nossa esperança. Jesus Cristo venceu a morte. Vive para sempre.

alimentava-se juntamente com prostitutas. “Jesus nos ensinou de outra forma: Saia. Saia e compartilhe seu testemunho. Vá ás ruas e interaja com seus irmãos. Vá às ruas e compartilhe. E pergunte. Torne-se a Palavra em corpo e também em

espírito”, disse Bergoglio a padres argentinos no ano passado. É este o sentido missionário da Igreja que que tem como objetivo convencer mais fiéis para aumentar o rebanho, uma habilidade essencial para qualquer líder religioso na era moderna.

Páscoa definitiva A celebração da Páscoa, portanto, é alegria definitiva que nos anima e encoraja para testemunhar, ainda nesta vida, os valores do Reino de Cristo: a confiança na misericórdia divina, o amor gratuito a todos, a luta pelos direitos humanos, o serviço aos necessitados e o perdão das ofensas. A escolha de Francisco nos sugere a cooperação universal para o restabelecimento da paz, para o fortalecimento da simplicidade e da fraterni-

dade como valor de vida repartida, para o respeito inalienável da justiça e da igualdade entre os filhos de Deus. À luz da Ressurreição de Cristo, em sua mensagem pascal, Francisco lança o apelo aos crentes de todas as confissões para um frutuoso diálogo e a serem artífices de uma nova era de compreensão, perdão, justiça e concórdia universal, sinal e anúncio da Páscoa definitiva.


maskate.com.br

|04| Maskate

É que ainda ressoam nos becos, alcovas e inferninhos, de Itamaracá a Ilha do Marapatá, passando pela Boca do Emboca, na Ilharga do Escorrega La vai um, sob a batina traquina de Frei José dos Inocentes, as acusações do Procurador-Geral da República, Roberto Gurgel, que papel!, transformadas em ação acatada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), presidido pelo Negão Joaquim Barboza, bom de briga e de pouca

prosa, que resolveu abrir inquérito para investigar denúncia de que Dom Eduardo, o venturoso, cometeu fraude na desapropriação de um terreno em 2003 -imagina o estrago Santa Etelvina - quando era governador do Amazonas. A bomba espocou na noite de quinta-feira, depois que Bocão e Buchada deram muita risada no gabinete de Dona Dilma, em cima da notícia de que o Mazoca estava se postando no páreo da nova eleição.

Cachoeira das almas • O desafio epistemológico, político e existencial, será investigar se Braga cometeu os crimes de peculato, formação de quadrilha e fraude em licitação... • ... uma pergunta veiculada em cadeia global, nos aplicativos do Jornal Nacional, nesta sexta-feira véspera da Semana Santa, e que causou um furdunço geral na opinião federal.

redacao@maskate.com.br

Bocão, Buchada e Negão

JOANA GALANTE

Manaus, 31 de março de 2013

Pôncio Mazoca lava as mãos no sangue injusto do Bocão! q“Em tuas mãos, Barboza, entrego meu mandato” q Mocorongo jura inocência e acusa golpe político contra o modelo ZFM

Dona Joana deu uma parada estratégica no batuque do congá na meia-noite dessa sexta-feira – semelhante aquela paradinha sorrateira da bateria verde-rosa da Mangueira que lhe costuma arrepiar - quando soube da armação contra o parente, o

senador e ex-governador do Amazonas, que jura ser inocente de todas as acusações contidas no dossiê explosivo que teria sido montado por arapongas profissionais, contratado por revanchismo ou razões passionais, ou mero desatino de um ressentido

Madalena arrependida

• A denúncia da PGR é velha e conhecida e demorou 10 anos para virar processo criminal a ser julgado pela Suprema Corte. • O terreno comprado por um considerado no valor de 400 mil reais e devidamente desapropriado três meses depois por 13,1 milhões de reais a mais. • Saravá, Dona Joana, se seu espírito não me engana, pelo critério da escassez habitacional entre outras amenidades, foi tudo a favor de moradias populares. Sem imoralidades...

Menino, cuja responsabilidade ela nega até morrer. E concordou com a manifestação do vizinho, de estar com a consciência tranquila, tadinho, de nunca ter cometido ato ilícito no Amazonas. Acredite se quiser, em Óbidos, Santarém ou Alenquer.

Relembrando a parábola de Madalena arrependida, solidária fraterna à multidão dos

ofendidos, a macumbeira Joana provou porque tem fama de bacana, bacante, companheira

e galante na hora do pega pra capar. “Quem de seus pares nunca beliscou a mamona do erário atire a primeira pedra”, disse aos frequentadores do batuque numa breve alucinação de cumplicidade para amenizar o veneno e a maldade da situação, onde emerge o grave surto de catatonia, atarantada agonia do parente Mocorongo, prestes a ter um ataque de apoplexia diante da quantidade de futrica e baixaria que insistem em lhe impingir e acusar. “Pra cima de muá, Dona Maria, vem mais devagar!”.


maskate.com.br

Governo investe em cadeias produtivas qFinanciar cadeia produtiva é plantar dinheiro na horta do ribeirinho

Maskate

Manaus, 31 de março de 2013

|05|

Repensando o modelo Apesar disso, os privilégios fiscais não eximem o modelo de repensar suas contradições, sobretudo à luz da disparidade econômica injusta e anômala entre capital e interior, seus indicadores socioeconômicos e de desenvolvimento humano. Esse repensar necessariamente se projeta e se remete ao leque

generoso de oportunidades que o interior abriga e que se põe à espera de mecanismos para um racional aproveitamento. A possibilidade efetiva de uso sustentável de sua imensurável riqueza se torna razão de constrangimento na contemplação da paisagem de exclusão e pobreza ora reinante.

Fibras, fruticultura, aquicultura Comparativamente ao volume de recursos envolvidos no faturamento do Polo Industrial, são discretos, apesar de vitais e emergenciais na dinamização da economia, os valores necessários ao estímulo das potenciais cadeias produtivas locais, do guaraná, da fruticultura regional, do extrativismo sustentável (açaí, óleos vegetais, castanha, borracha, piaçava), do

pescado (manejo de recursos pesqueiros). Há uma consciência ambiental saudável, pautada no acatamento ao defeso no sentido que extrapola ao ciclo de repovoação da fauna aquática. O defeso é atitude consciente da defesa atávica dos nativos que se estende ao bioma como um todo, como fator de sobrevivência da natureza e das pessoas que com ela interagem.

Foi observando o cotidiano dos ribeirinhos – nunca é demais lembrar - que o professor Samuel Benchimol, referência maior da socioeconomia regional, apresentou há mais de duas décadas – no fórum da Conferência da ONU sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Rio92, o conceito amazônico de sustentabilidade: um paradigma de desenvolvimento que seja economicamente viável, ecologicamente adequado, politicamente equilibrado e socialmente justo. O acerto da economia da castanha, das

fibras vegetais, a perspectiva de reativação do látex e demais arranjos produtivos comprovadamente bem sucedidos, propiciam um modelo de desenvolvimento, que descreve o conjunto das cadeias produtivas recomendadas e financiadas pela AFEAM: eis um caminho novo, seguro e comprovado de inserção das populações ribeirinhas, num patamar digno e justo de prosperidade, e que só depende de ações arrojadas de aposta e cumplicidade geral, que não permitem mais titubeios nem protelações.

Sustentabilidade e prosperidade

Com investimentos de R$ 23 milhões no Pro-Rural, um programa de preparação e qualificação de recursos humanos para dar suporte técnica e assistência agropastoril para as populações ribeirinhas, o governo do Estado começa uma nova investida na economia do beiradão. “Chega de assistencialismo

e bolsa verde para fazer de conta que está equacionada a economia do interior”, disse o governador quando lançou o programa no mês passado. É preciso levar equipamento, sementes e assistência técnica para as cooperativas do interior, arrematou Muni Lourenço, presidente da Federação da Agricultura do

Estado do Amazonas, um dos mais entusiastas na defesa do Plano B. Na semana passada, por iniciativa da professora Nádia Ferreira, da SDS, secretaria de Desenvolvimento Sustentável, e do economista Pedro Falabella, da AFEAM, a Agência de Fomento regional, o governo estadual retomou o projeto de qualifi-

A convocação da AFEAM é emblemática e estratégica, pois se trata de uma instituição rigorosamente especializada em cadeias, em suas conotações produtivas, bem entendido, aquelas que produzem, libertam e promovem a prosperidade social. E o trabalho

desta agência tem sido alvo de reconhecidos acertos. Dados do próprio governo, do IDAM, órgão de assistência técnica das atividades do setor primário, mostram que em 2010 o número de projetos financiados pela AFEAM na área de crédito rural era 3,4 vezes

maior do que o número de projetos financiados pelo Banco da Amazônia - essa instituição longínqua da expectativa ribeirinha de crédito e mudanças - e mais de 27 vezes maior do que o número de empreendimentos financiado pelo Banco do Brasil.

Como os produtores no Amazonas são, em sua absoluta maioria, de pequena estatura financeira, os projetos com os quais a AFEAM trabalha são de valor médio pra baixo, mas de extrema capilaridade regional e eficácia social. Isso sig-

nifica que 90% (noventa por cento) dos seus recursos dão suporte para micro e pequenos empreendedores / produtores, notadamente do chamado beiradão, as comunidades municipais que vivem às margens dos rios. A média de um crédi-

to da AFEAM em 2012 ficou em torno R$ 15.000, (quinze mil trezentos reais), mas teve operação de crédito a partir de R$ 200, pra financiar, por exemplo, equipamento e combustível para comunidades de pescadores.

Nesta semana, a discussão da Reforma Fiscal trouxe mais um alvoroço à economia do modelo Zona Franca de Manaus e despiu, como de praxe, a fragilidade da estrutura local de negócios e sua absoluta dependência do viés político e sucedâneos eleitorais. A dependência fiscal da caneta. O questionamento do modelo, pra não variar, veio da Fazenda paulista, cujo titular desferiu o ataque fatal, costumeiramente

irônico e cercado de intenções encobertas, sobre o tamanho da isenção fiscal de R$ 20 bilhões/ ano, a segunda maior do país, e dos apenas 100 mil empregos gerados no polo industrial de Manaus. A argumentação é maldosa e falaciosa, posto que é desta economia que sobrevivem as populações ribeirinhas, e muitas das atividades dos municípios que se inserem na Amazônia Ocidental, beneficiários dos incentivos da ZFM.

Cadeias da libertação

Baixinhos, porém invocados Alvoroço na ZFM

cação profissional e inserção das populações carcerárias no processo produtivo, certamente o melhor e mais eficaz mecanismo de reintrodução deste segmento marginalizado no cotidiano proativo da sociedade. Estimular as cadeias produtivas é reduzir cadeia prisional, disse Pedro Falabella.


maskate.com.br

|06| Maskate

As leis da riqueza são leis universais que mostram como ganhar, gastar, economizar e investir. Elas deveriam ser ensinadas no jardim da infância, mas nunca é tarde para aprender. Existe uma roda da abundância que gira impulsionada pela ação dos verbos declarar, solicitar, arriscar e agradecer. Quando você coloca esses verbos em ação, a sua roda da abundância, que é a parte metafísica necessária para quem quer viver bem, com prosperidade e abundância, entra em movimento. Entretanto, para viver bem financeiramente é preciso conhecer e praticar as leis da riqueza, que são quatro: ganhar, gastar, economizar e investir. Essas leis são a parte concreta e objetiva da riqueza e você vai aprender sobre elas neste e nos próximos artigos. Vou lhe transmitir informações de ordem prática, mas, para implementá-las, o seu ser racional e emocional precisam estar de acordo. Antes de prosseguir com a leitura sobre as leis da riqueza, aceite um conselho: reveja suas crenças e seus bloqueios psicológicos. Procure identificar suas travas emocionais, pois se alguma o estiver prendendo, seus planos terão dificuldade em deslanchar ou nem deslancharão. Também sugiro que você avalie seriamente suas intenções financeiras. Vou ajudá-lo a fazer isso! Você está disposto a ser financeiramente independente? A resposta óbvia seria: “É claro que sim! Por isso estou lendo este artigo.” No entanto, se você pensar que tudo no Universo tem um preço, a resposta deixa de ser tão óbvia quanto parece. Depois de avaliar todos os problemas que as pessoas ricas têm e que as pobres não têm, se você ainda quiser ser financeiramente independente, continue lendo! De quanto você precisa para ser financeiramente independente? Não adianta responder “o bastante”. É preciso estabelecer uma cifra para que o seu cérebro possa trabalhar no sentido de obtê-la. Talvez, um treinamento intensivo em riqueza possa ajudá-lo a responder essa pergunta com objetividade. Se estiver disposto a fazê-lo, siga as orientações: Imagine-se participando de um de meus cursos. A cada dia, você receberá uma certa quantia para gastar à vontade, mas só até a meia-noite. À meia-noite, você terá de me devolver o que tiver sobrado do dinheiro recebido no dia. 1º Dia: Você tem mil dólares para gastar até a meia-noite. Em que você gastaria? 2º Dia: Hoje, você tem dois mil dólares para gastar até a meia-noite. Em que você gastaria? 3º Dia: Hoje, vou lhe dar três mil dólares para gastar até a meia-noite. Em que você gastaria? Imagine-se gastando uma quantia progressivamente maior a cada dia, até chegar ao fim do curso, no décimo dia, com 10 mil dólares para gastar até a meia-noite. Como você se sentiu gastando dinheiro durante dez dias seguidos? O “gastar dinheiro” tornou-se mais um problema do que um prazer? É assim que costumam se sentir muitas das pessoas que ganham dinheiro por ganhar. Antes de decidir-se sobre a quantia necessária à sua independência financeira, reflita sobre o exercício que acabou de fazer: •Em que você pensava enquanto procurava modos de gastar todo o dinheiro até a meia-noite? •Você teve algum sentimento de culpa por estar gastando tanto dinheiro? •O que você aprendeu sobre dinheiro com esse exercício? •Imagine o que aconteceria se, em vez de 10 dias, o curso durasse 30 ou 60 dias: gastar se tornaria um hábito ou passaria a ser um pesadelo? Dr. Lair Ribeiro — Palestrante internacional, ex-diretor da Merck Sharp & Dohme e da Ciba-Geigy Corporation, nos Estados Unidos, e autor de vários livros que se tornaram best-sellers no Brasil e em países da América Latina e da Europa. Médico cardiologista, viveu 17 anos nos Estados Unidos, onde realizou treinamentos e pesquisas na Harvard Unversity, Baylor College of Medicine

redacao@maskate.com.br

Leis da riqueza

AMAZONAS

Manaus, 31 de março de 2013

Artur anuncia auditoria na Manaus Ambiental qEssa será a primeira etapa de possível quebra de contrato, disse prefeito. Comissão terá apoio da Arsam e pode provocar multa de R$ 10 milhões

O prefeito de Manaus, Artur Neto (PSDB), anunciou, nesta quarta-feira (27), a realização de uma auditoria minuciosa em contratos, instalações e poços artesianos da concessionária responsável pelo serviço de abastecimento e distribuição de água, Manaus Ambiental. A previsão é que os trabalhos comecem nos próximos 15 dias e serão coordenados pelo engenheiro, Elias Ramos, em parceria com a Agência Reguladora dos Serviços Públicos Concedidos do

Estado do Amazonas (Arsam), do Governo do Amazonas. As multas estimadas pelos órgãos municipais à empresa podem chegar a R$ 10 milhões. Segundo Artur, este será o primeiro passo para que uma futura quebra de contrato seja realizada. “Não é possível terminar o acordo abruptamente, pois, o contrato assinado pela gestão passada estimou o fim do acordo para 2045, algo que eu não faria em hipótese alguma. Isso geraria

um desgaste e problemas financeiros muito grandes para a Prefeitura. Caso essa auditoria comprove o desinteresse da Manaus Ambiental em investir na melhoria do sistema de abastecimento de água na cidade, estaremos respaldados para terminar esta parceria”, disse, afirmando ainda que a empresa não pode negar a entregar dados. A partir do início dos trabalhos da comissão, a previsão é que o relatório seja entregue em 60 dias.


maskate.com.br

Maskate

Manaus, 31 de março de 2013

Presidente manda fuzilar réus confessos

|07|

qFato aconteceu em Cingapura, com a posse do novo presidente. Já pensou esse homem como presidente do Brasil?

Campanha de civilidade

Sr. Lee Kuan Yew assumiu com mão de ferro o comando do país, e, em seis meses, dos cerca de 500 mil presidiários sobraram somente 50. Todos os outros, criminosos confessos, foram fuzilados. Todo homem público (político, policial, etc.) corrupto foi fuzilado, pois existiam muitas provas contra eles. Todos os empresários ladrões foram fuzilados ou fugiram rápido do país. Aquela multidão de drogados que ficava dormindo nas ruas, fugiu desesperadamente para a Malásia, para não ter que trabalhar, ou seria fuzilado. Havia uma mensagem de televisão onde o novo governo avisava que o país estava com câncer e que a única solução era extirpá-lo, tipo “se algum parente seu foi extirpado, compreenda, ele era um câncer para a nação”. Depois de ter feito toda a limpeza no país, reorganizado o sistema político, judiciário e penal, esse militar convocou eleições diretas e se candidatou para presidente.

Guias da Cidade

Nos hotéis, os “Guias da Cidade” tem uma página explicando que a polícia de Cingapura garante a integridade física de qualquer mulher 24 horas por dia (isso porque na antiga Cingapura, sem lei e ordem, as mulheres que saíam sozinhas eram estupradas e ou mortas) O chiclete é proibido em Cingapura, pelo simples fato de que, se jogados no chão, suja as calçadas da cidade. Distribuir panfletos, sem chance. Só em lojas e não devem ser entregues às pessoas, que, se os quiserem, pegam-os em uma gôndola ou suporte. Jogar no chão então... dá multa cara.

civilidade no trânsito. Multando os infratores e dando bônus a quem dirige corretamente. E a Sra., em todo o trajeto da sua casa até aqui, não cometeu nenhuma infração. Parabéns! Aqui está um cheque de 100 dólares cingapurianos (equivalente a cerca de R$ 128,00) e pediria para a Sra. assinar o recibo, por favor. Pelo visto, o Brasil tem Solução...

A cultura de Singapura é conhecida por ter leis mais duras e penas que muitos outros lugares do mundo e pode parecer um pouco dura para alguns visitantes. Coisas como a venda de goma e esquecer de lavar o banheiro são ilegais na cidade e você pode ser punido e multado por essas infrações. Essas leis são nada a temer ea cidade de Cingapura é bem conhecido por seu povo hospitaleiro e baixos índices de criminalidade. Basta usar um pouco de bom senso e você vai longe neste hub da diversidade cultural. A censura é um fato conhe-

cido de vida em Singapura e muitas das residências locais são conhecidos por serem flagrantemente ciente disso. Televisão, rádio, imprensa e alguns meios de comunicação na Internet são cuidadosamente monitoradas para censurar qualquer material que possa provocar racismo e desobediência civil. Nessa frente, reuniões públicas e eventos têm que ser aprovado pelas autoridades de Singapura e fazê-lo sem o consentimento é ilegal. Vestindo roupas ou promoção relacionados à causas e outros itens também é proibida a menos que a causa tenha sido autorizado,

Leis cruéis de Cingapura

Venceu as eleições com 100% dos votos

Hoje, Cingapura é um dos países mais seguros de se morar. E um dos mais desenvolvidos, e mais seguros que os

Ano retrasado, a secretária local de um amigo, que estava fazendo um trabalho por lá, foi seguida pela polícia desde sua casa até o trabalho. Quando chegou no trabalho ligou a seta do carro para entrar no prédio, a polícia deu-lhe sinal para que ela parasse. Um dos policiais veio até a janela do seu carro e disse: “Como a Sra. sabe, estamos fazendo uma campanha de

Estados Unidos, Inglaterra, ou Israel. Já no avião, a ficha de desembarque tem um “DEAD”

(morte) bem grande em vermelho e a explicação da penalidade sobre o porte de drogas. Qualquer droga. Com zero virgula nada de cocaína encontrada, o sujeito ou é sumariamente fuzilado, ou é condenado a prisão perpétua com trabalhos forçados. Um surfista brasileiro tentou entrar em Cingapura com uma prancha de surf recheada de cocaína. Óbvio que ele determinou sua própria morte. E a mãe do jovem traficante apareceu na TV pedindo para o Lula interceder pelo filho. Não adiantou nada. Nem mãe, nem Lula, nem protestos, evitaram o cumprimento da lei.


CARTÃO DA AN NIIEL EL DE OL IVEIRA AS SUNÇÃO CLIENTE DESDE 2009

Quanto mais você compra, mais você ganha.

169006 212 03 020 VÁLIDO A AT TÉ É 10/14

LIQUIDIFICADOR MONDIAL POWER 2I NL-26 BR Cód. 67764-8 À Vista R$ 69,00 ou 1+3x R$ 17,25 s/juros

• Android 2.3 • Processador 600 Mhz • 3G • Wi-Fi • Câmera 2.0MP • Filmadora • Bluetooth 2.1 • MP3 Player e Rádio FM

• Celular Samsung Chat 226 Duos • Dual Chip • MP3 Player • Camera Vga • Radio FM • MP3 Player • viva voz.

MAX

TEL CEL SAMSUNG CHAT226 DUOS DUAL CHIP GTE2262 BR Cód. 67815-8 À Vista R$ 209,00 ou 1+3x R$ 52,25 s/juros

R$

MAX

SMARTPHONE SAMSUNG GALAXY POCKET GTS5300 BR Cód. 67764-7 À Vista R$ 359,00 ou 1+3x R$ 89,75 s/ juros

24,61

1 ANO R$ 30,16

R$

MAX

1 ANO R$ 14,51

• 2 velocidades + pulsar • Copo em PP inquebrável • Faca integrada em aço inoxidável • Trava-cabo patenteado

42,28

1 ANO R$ 45,24

Potência - 300W RMS, USB Rec Play - gravação e reprodução de músicas do CD, para dispositivos com conexão USB, Child lock - bloqueia para que as crianças não aumentem o volume ou mude sua música favorita, RDS*1 - Permite visualizar várias informações sobre a estação de rádio sintonizada, como o nome da rádio e tipo de programação, 1 CD (CD-R / CD-RW / MP3) ,Preset Sound Effect - 7 equalizações que garantem melhor fidelidade, DSGX - Melhor desempenho dos sons graves, Caixas acústicas com woofer de 18cm e tweeter tipo corneta de 4cm, Entradas: 1 USB / 1 áudio analógica, Saídas: 1 fone de ouvido, Dimensões (LxAxP) aprox: 210 x 312 x 375mm, Peso aprox: 3,8 kg, Garantia: 12 mes.

TV PHILIPS 32’ LED 32PFL3507D/78 Cód. 67772-7 À Vista R$ 1.189,00 ou 1+4x R$ 237,80 s/juros

MAX

R$

MAX

• • • •

140,02

Bivolt Full HD 3 Entradas HDMI PMR de 120HZ/USB

1 ANO R$ 301,85

41,10

• Capacidade 5kg • Controle Mecânico • 3 Programas de Lavagem • Acabamento Gabinete Plástico • Peso 7,9kg

1 ANO R$ 43,97

MINI SYSTEM SONY MP3 USB MHCEX88 MHCEX88 300W Cód. 67799-0 À Vista R$ 689,00 ou 1+3x R$ 172,25 s/juros

FOGÃO CONTINENTAL ASTRA 4B FGCT004PASDA3 BR Cód. 67656-2 À Vista R$ 399,00 ou 1+3x R$ 99,75 s/ juros

R$

MAX

R$

MAX

BEBEDOURO ELECTROLUX TURBO ACQUA WD20C / Cód. 67726-0 À Vista 419,00 ou 1+4x 104,75 s/juros

81,14

1 ANO R$ 71,81

RACK MADETEC SILAS COM RODIZIO 385100 IB/PT Cód. 67746-8 À Vista R$ 225,00 ou 1+3x R$ 56,25 s/juros

46,99 1 ANO R$ 44,00

R$

MAX

R$

MAX

49,34

1 ANO R$ 41,65

26,50

1 ANO R$ 29,23

*Não acompanha acessórios.

MÁQUINA LAVAR ROUPA ARNO LAVETE SUPER ML20 Cód. 67597-1 À Vista R$ 349,00 ou 1+3x R$ 87,25 s/ juros

R$

GARANTIA

ESTENDIDA

www.tvlar.com.br | Twitter: @lojastvlar | Facebook: Lojas TV Lar tvl_AN_SUPER BONUS_1pg Maskate_29,5x42cm_270313.indd 1

Preço à vista para pagamento em dinheiro. No plano de 1+3 não haverá acrescimo de juros com entrada de 25%. Para o plano 1+4 a entrada será de 20%. O plano de 1+11 será acrescido de 7% de juros ao mês. Para retirar seu cartão TV Lar dirigir-se às lojas TV Lar, Setor Crediário. O cartão TV Lar está sujeito à análise de crédito. Ofertas válidas de 27/03/2013 a 28/03/2013. Fotos meramente ilustrativas, garantimos um estoque de duas peças por produtos anunciado. Este anúncio é feito com antecedência, podendo em alguns casos faltar produtos anunciados. Para possíveis erros de digitação, erratas estarão disponíveis nas lojas TV Lar. Não jogar este anúncio em via pública. Convênios TV Lar: CÂMERA - ASSALE - ASTC - ASSESI - PRODASA - SESC - SMARJ - SEBRAE - MANAUSTRANS - SMTU (GREMIO) - SEDUC.

27/03/13 12:29


Primeira-dama Nejmi Aziz faz doação de ovos de páscoa ANO 15 - Nº 2.240 - MANAUS/AM - 31/03/2013 - www.maskate.com.br

Na semana em que se celebra a páscoa, a presidente do Fundo de Promoção Social (FPS) e primeira-dama, Nejmi Aziz, realizou a entrega de diversos ovos de páscoa para as entidades sociais da capital e da

Região Metropolitana de Manaus (RMM), que são conveniadas com o Governo do Amazonas. As doações aconteceram na última quarta-feira, dia 27 de março, na sede do Governo, zona oeste de Manaus.

A ação solidária vai alcançar milhares de crianças que são atendidas pelas instituições. Durante a solenidade de entrega, a primeira-dama Nejmi Aziz comentou sobre a importância da prática da solidariedade.

Alegria e felicidade “Eu sempre digo que é importante fazer qualquer doação para uma instituição social ou família humilde, porque é muito bom ver o sorriso em uma criança e uma pessoa feliz. E é maravilhoso quando temos associações comprometidas com o trabalho social em nosso Estado porque conseguimos chegar a milhares de lares e lugares”, enfatizou. Os chocolates devem fazer a alegria de mais de 100 crianças da Associação de Pais e Amigos do Excepcionais (Apae) do município de Rio Preto da Eva (a 60 quilômetros de Manaus). “Esse apoio é fundamental porque mui-

tos jovens nossos são carentes e esses ovos de páscoa vão chegar tanto para os que moram na área urbana e rural”, disse a presidente da instituição, Socorro Maciel.

Dia Mundial de Conscientização do Autismo No próximo dia 2 de abril é comemorado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Na capital amazonense, a ação vai contar com o apoio da presidente do Fundo de Promoção Social (FPS) e primeira-dama do Estado, Nejmi Aziz, que já mobiliza a sociedade para participar de um ato solene nesse mesmo dia, às 19h, na Ponte Rio Negro, onde as luzes ficarão na “cor azul” alusiva à campanha em vários lugares do mundo. O objetivo é sensibilizar a população sobre o autismo que atinge, em média, dois milhões de pessoas no Brasil, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). A presidente do FPS destacou a importância da campanha. “É uma campanha de conscientização para que as pessoas saibam mais sobre o autismo, e estou divulgando nas redes sociais com a ajuda dos seguidores que, no dia 2 de abril, vamos acender as luzes azuis da Ponte Rio Negro

para chamar atenção da população sobre esta causa. Estamos fazendo várias reuniões com todos os segmentos da sociedade para participar”, comentou a primeira-dama.


maskate.com.br

|10| Maskate

Marcelo Augusto Correia

Analia Cristina Enis

Francisco Sales

Elso Correia

Susan @susan_kelly_lf

Isac da silva lima @Isacslima1

REDES SOCIAIS

Manaus, 31 de março de 2013

(∩`-´)⊃━☆゚.*・。゚ @Karanmelo

jornal@maskate.com.br

juciney souza @JucineySouza

Anjinho e Ricochet comemoram aniversário

O humor amazonense celebra 17 anos de alegria. A dupla Anjinho e Ricochet preparam um show de aniversário neste sábado (30), a partir das 20h. O espetáculo acontece no Café Teatro, localizado na Avenida Sete de Setembro, ao lado do Banco da Amazônia. Wellington Mannia e João Bosco se conheceram 1995 e juntos formaram a dupla Anjinho e Ricochet. A comemoração sela

quase duas décadas dedicada ao humor na capital amazonense e municípios vizinhos. De acordo com Wellington, o sentimento é de dever cumprido. “Sempre batemos a tecla que o Amazonas possui bons profissionais. O Ceará pode ser o celeiro dos grandes humoristas, mas o Amazonas não fica atrás. Desenvolvemos o nosso lado cultural para entender a vida dos amazonenses, por

isso o nome do espetáculo é ‘No Amazonas é Assim…’”, contou. Saudosista, o humorista lembra do trabalho desenvolvido pela dupla. “Nossa missão é fazer a população rir. A caminhada não foi fácil, mas graças a Deus conseguimos ultrapassar as dificuldades. Como dupla, por exemplo, já tivemos nossos desentendimentos, afinal qual casal nunca brigou?”, questiona.

Sesc anuncia resultado de audições calouros

O Sesc Amazonas divulga a lista dos selecionados para as eliminatórias da 33ª edição do Festival de Calouros. As eliminatórias serão realizadas nos dias 12 e 19 de abril. No total, 117 pessoas se inscreveram e participaram das audições, realizadas nos dias 20 e 21 de março. Do total de inscritos, 30 calouros foram selecionados. Estes, devem apre-

sentar um CD com a música que irá interpretar para a coordenação do festival, na seção de Cultura do Sesc Centro, no horário de 13h as 20h. Das eliminatórias, 12 candidatos serão selecionados para a final do festival, que ocorrerá no dia 26 de abril. O Sesc Centro está localizado na rua Henrique Martins, 427. O prêmio para o ca-

louro que conquistar o primeiro lugar será de R$ 2.500, para o segundo lugar será R$ 2.000 e o terceiro, R$ 1.500. Após as audições, os candidatos terão que passar por eliminatórias para seguir na final. Podem participar do festival comerciários, dependentes e usuários com idade superior a 16 anos e que estejam a carteira do Sesc atualizada.


Maskate

maskate.com.br

Manaus, 31 de março de 2013

Páscoa é época de... Fazer tratamentos de chocolate!

|11|

Com estilo moleca, Alessandra Ambrósio posa de maria-chiquinha

Alessandra Ambrósio resolveu apostar no look moleca e mostrou o resultado para seus fãs no Instagram nesta quarta-feira, 27. A top fotografou de maria-chiquinha e com fitinhas no cabelo, quase parecendo uma adolescente. “Bom dia galera!!! Tenham um dia maravilhoso”, escreveu.

Que tal trocar os ovos de Páscoa por tratamentos que ajudam a desintoxicar e prevenir o envelhecimento? Calorias a menos e bem-estar a mais

é sempre uma boa pedida. Graças às propriedades remineralizantes que o cacau possui, os rituais que envolvem o chocolate são fontes de rela-

xamento e tem ação antioxidante, hidratante e nutritiva. Nessa época do ano, a vedete da temporada está a serviço da beleza. Experimente!

Geisy Arruda capricha no decote para passeio em shopping

Bia e Branca Feres viram sereias em quadro pintado por cunhada Bia e Branca Feres viraram sereias em um quadro pintado pela cunhada de Branca, Mirele Riffel. O quadro foi inspirado em uma das fotos feitas pelas gêmeas para um ensaio para a revista “VIP” e demorou dois meses para ficar pronto. “Nós entramos no nado porque queríamos ser sereias. Ficamos muito emocionadas. Foi como estar me vendo nos meu sonhos”, diz Bia. “Está uma confusão para ver aonde vamos botar o quadro. Meu pai tentou levar pra casa dele, mas não deixamos. Vai ficar na sala do apartamento em que moramos com a nossa mãe. Para não ter problema (risos)”, completa Branca.

Filho de Fátima Bernardes e William Bonner aparece com visual platinado Vinícius completou 15 anos recentemente e resolveu radicalizar: tingiu os fios de loiro platinado. O filho de Fátima Bernardes e William Bonner foi clicado na tarde desta quarta-feira, 27, no aeroporto Santos Dumont, no Rio, com o novo visual. Além dos pais famosos, o jovem estava acompanhado das irmãs Beatriz e Laura. Na noite de terça-feira, 26, o jornalista já havia comentado sobre a mudança radical do filho no Instagram. “O sujeito trabalha o dia inteiro pra chegar em casa e encontrar isso. Pior é que... Eu gostei”, escreveu.

Geisy Arruda caprichou no decote para a tarde de compras nesta quarta-feira, 27. A loira esteve no Mega Polo, em São Paulo, onde encheu as sacolas com novos modelitos. Recentemente, Geisy gravou como a estrela principal do clipe “Mamãe me Lambuzou”, da dupla Jonatas e Mauricio. Nos bastidores, ela falou ao EGO sobre boa forma, sexo pós-cirurgia e contou que está “conhecendo melhor” um empresário.


maskate.com.br

|12| Maskate

Maria Dulcineia Ribeiro, 53, o filho dela, Nilcelio Fonseca Garcia, 28, e Carlos Augusto de Souza Montenegro, 20, foram presos na manhã de hoje (27), por Policiais Civis durante uma Ação Policia deflagrada por volta das 6h, no bairro Grande Vitória, Zona Leste de Manaus. Participaram da Ação, Policiais Civis lotados na Seccional Leste, 4º, 25º e 29º DIP, e contou com quatro mandados de busca e apreensão expedidos pelo juiz Francisco Pessoa Almada, da 2ª Vara Executiva em Crimes de Uso e Tráfico de Entorpecente (Vecute). Ainda de acordo com o Delegado, Nilcelio já tem passagem pela polícia por homicídio, roubo e tráfico de drogas e ele e mãe, assumiram o comando do tráfico na rua onde moram. Ainda na mesma ação no Grande Vitória, na rua Barreto, os policiais encontraram na casa de uma mulher conhecida como Shirley, material para refino e embalagem da droga, R$ 240 e seis celulares. No momento do cumprimento do mandado, Shirley não estava em casa. De acordo com testemunhas, ela havia saído durante a madrugada, mas ela já está sendo procurada pela equipe de investigações da polícia. Maria Dulcineia, Carlos Augusto, e Nicelio foram autuados em flagrante e encaminhados para Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa.

Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas no Amazonas

O combate ao tráfico de seres humanos no Estado entra em uma nova fase com a realização do Seminário para Consolidação da Rede de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas no Amazonas, promovido pela Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejus). O evento, que será sediado no hotel Taj Mahal, na Avenida Getúlio Vargas, Centro de Manaus, irá reunir representantes das áreas de Direitos Humanos e Segurança Pública, inclusive do Governo Federal, para discutir a ampliação das ações de combate a esse crime. A abertura do seminário terá início às 9h com encerramento previsto para as 18h30. A iniciativa visa principalmente promover o diálogo entre as instituições, para estimular a criação de novas e decisivas ações em benefício da sociedade. A Rede, que em dois anos de atuação já levou à criação de sete postos de vigilância em portos e rodoviárias do Estado, dá agora mais um passo, ao fortalecer a parceria com instituições estaduais e o Governo Federal, para prevenção e repressão desta prática criminosa.

redacao@maskate.com.br

Três presos durante cumprimento de mandados de busca e apreensão

POLÍCIA

Manaus, 31 de março de 2013

Mãe e filho envolvidos no crime agora vão para a cadeia juntos

Uma operação realizada pela Polícia Civil prendeu mãe, Eliziete Mendonça Lemos, de 58 anos, e o filho dela, Raimundo José Gomes Lemos, 28, na Rua Fortaleza, no bairro Grande Vitória, Zona Leste. A ação aconteceu na manhã desta quarta-feira (27) e cumpriu quatro man-

dados de busca e apreensão. Em depoimento na delegacia, a suspeita revelou que praticar crimes era a única forma que tinha para comprar comida e remédios. As investigações duraram todo mês de março e eram baseadas em denúncias da comunidade sobre uma se-

nhora de 58 anos que venderia drogas. O delegado informou que o filho da dona de casa preso possui passagens na polícia pelos crimes de tráfico de drogas, roubo e homicídio. Todos serão levados para a Cadeia Pública Raimundo Vidal Pessoa, no Centro de Manaus.

Polícia agiu rápido e evitou grande assalto na Joalheria

A polícia prendeu cinco homens suspeitos de roubo e que planejavam fazer um assalto a uma joalheria no Centro de Manaus. Eles foram flagrados com motocicletas roubadas. A polícia prendeu o grupo e descobriu o plano após flagrar Daniel Stanley Franco Nery, 29, na rua 234, Núcleo 21, Cidade Nova, zona Norte, portando um revolver calibre 38. Daniel informou aos

policiais que participava de uma quadrilha com mais três integrantes. Foram presos prenderam Elimarcus Pascoal Ribeiro, 24, Fabrício Fabian Nery de Oliveira, 18, que indicaram mais um integrante da quadrilha, Áureo Machado da Silva, 29. Logo após, prenderam Marco Antônio Rodrigues, 36, e apreenderam a namorada de Daniel Stanley, uma adolescente de 15 anos. No lo-

cal, os policiais encontraram duas motocicletas roubadas. Daniel, Áureo, Elimarcus e Fabrício vão responder pelos crimes de formação de quadrilha, porte ilegal de arma e roubo. Já Marco Antônio por receptação. Os cinco foram encaminhados a Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa. A adolescente foi levada à Delegacia de Apuração de Atos Infracionais (DEAAI).

Acusado de assassinato é procurado pela DEHS A Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros já instaurou inquérito e está tentando prender o acusado de matar o motorista profissional, Rodrigo Araújo, 23 anos, com vários tiros, na madrugada do último sábado na Avenida Airão, em frente ao Lanche Energia, na Praça 14 de Janeiro. O acusado é o lutador de artes marciais identificado

até o momento pelo nome de Breno Yuri, que é morador da mesma área, mais precisamente do bairro da Matinha e pelo que a polícia sabe até agora ele está foragido, havendo inclusive informações de que não está mais em Manaus e sim, escondido na casa de familiares no interior do Estado. O motorista profissional foi sepultado no domingo

de manhã no Cemitério de São João Batista, em clima de muita tristeza e ao mesmo tempo, muita revolta dos amigos e dos familiares, que agora clamam por justiça. Segundo depoimentos de testemunhas, o assassinato praticado por Breno Yuri foi premeditado, covarde, frio e calculista, depois de uma discussão que ele teve com Rodrigo Oliveira.


Maskate

maskate.com.br

Manaus, 31 de março de 2013

|13|

FAMÍLIA EM CRISE MONTA BOCA DE FUME E ACABA PRESA

TROCANDO DEUS PELO DIABO Cansado de dizer louvado seja isso, louvado seja Sofrendo as consequências da crise mundial, mas nunca esmorecendo a dona de casa Maria Dulcineia Ribeiro, 53, o filho dela, Nilcelio Fonseca Garcia, 28, resolveram trazer sustento para dentro de casa e montaram um negócio informal de venda de drogas. Tudo ia bem, a família já tinha voltado a poder se alimentar direito, tomar yogurte da Danone e tudo mais até que policiais intrometidos prenderam os dois e mais o Carlos Augusto de Souza Montenegro, 20, na manhã de ontem. As prisões ocorreram durante

o cumprimento de quatro mandadinhos de prisão, na rua Fortaleza, no Grande Vitória, zona leste. Maria Dulcineia como faz o tipo mãezona controladora e tradicional era quem comandava a boca de fumo. Na casa dela foram apreendidas quatro porções de entorpecente, entre pasta-base de cocaína e cocaína pura, mais dois celulares e R$ 60 em espécie. O trio de peças raríssimas já estava sendo investigado há cerca de um mês. Carlos Augusto não era da família, mas atuava como ‘aviãozinho’

para mãe e o filhão. Além dos três, a polícia também cumpriu mandado na casa de uma mulher identificada como ‘Shirley’. No entanto, ela não foi localizada. No imóvel foram encontrados indícios de que também rolava uma boquinha de fumo bacana por ali. Agora, a família unida do crime terá que se dividir, infelizmente, porque cada um vai para o presídio diferente conhecer novos coleguinhas e ser muito feliz, com tudo pago pelo Estado. Um luxo!

aquilo o ex-galeroso, ex-crente e atual presidiário, Levy Costa Machado, 29, não aguentou mais ver que o pastor dele ficava cada vez mais rico e ele cada vez mais lascado, que resolveu abandonar a igreja e se entregar de corpo e alma ao vício da pasta-base de cocaína de novo. O problema é que uma coisa leva à outra e deu também uma vontade danada de assaltar. Ele se juntou com mais dois ungidos pelo Satã e na primeira ação do trio, roubando um mercadinho, os três fugiram, mas foram parados pela PM, no fantástico bairro do São José 2, na zona Leste. Os lindões foram parar no 14º DIP e apenas Levy ficou preso, porque era o único de maior. Os outros foram para a Deaai.

DIFICULTANDO AS PAQUERAS

BUNDA DUPLAMENTE FURADA Ismael Pericles Oliveira da Silva, 20, gostava de pegar táxis armado com revólver, só por diversão, mas ontem acabou preso pelos tiras da Polícia Militar. Ele estava em um táxi com um revólver calibre 38. Para a infelicidade do bichinho, ele caiu em uma blitz, na rua das Pérolas, no Nova Floresta, zona leste, na madrugada de ontem. Os tiras logo viram que ele já havia levado um tiro na bunda e tinha ganhado um buraco extra, só que desse só estava saindo sangue. O bichinho tinha se metido em umas tretas e estava fugindo. Ele foi levado ao Platão Araújo, e em seguida, encaminhado ao xilindró do 14º Distrito Integrado de Polícia (14º DIP), onde se encontra com a bunda toda enfaixada. Quem quiser conferir pode ir lá, que ele ainda não baixou para a penitenciária.

O maridão escabriado Carlos Menezes Ramos, 36, achou que sua mulher andava muito rueira e que possivelmente estava de paquera por aí. Temendo um possível chifre, Carlos teve uma idéia e resolveu deixar a cara da infeliz toda inchada de porrada, para ver se dificultava as paqueras dela. Gislane Monteiro de Castro, 29, deu entrada no Pronto-Socorro João Lúcio. Infelizmente, algo deu errado no plano infalível de Carlos, porque ele conseguiu fazer sua amada parar de sair, mas por outro lado, a Polícia o prendeu em flagrante, porque a bichinha prestou queixa. Agora, ele passa o dia refletindo deitado no limpíssimo chão do xadrez do 14º DIP, onde terá que bolar um outro plano para não bater na penitenciária.

DUPLA ROUBA E SAI DE BOA Dois homens muito vivaldos roubaram, ontem de manhã, cerca de R$ 30 mil em joias da loja Natasha Kinski, localizada no belíssimo Minisshopping da Compensa, na Avenida Brasil, zona oeste, onde ninguém imaginava que circulava uma quantia tão vultuosa de grana. De acordo com testemunhas, a dupla entrou no local, dando aquele velho migué de que eram clientes e tal, e logo renderam uma funcionária. Depois de terem roubado todas as peças em ouro e prata, a dupla saiu vazada. Os tiras ainda realizaram buscas, mas não conseguiram localizar os suspeitos. Segundo testemunhas, esse foi o segundo

MULTIMARCAS

3215-2050 roubo registrado em joalherias do local em menos de uma semana.

Av. Castelo Branco nº 102 - Cachoeirinha


maskate.com.br

|14| Maskate

Manaus, 31 de março de 2013

Uma jovem de 18 anos foi presa no condado de Marathon, no estado de Wisconsin (EUA) após ser vista nua da cintura para baixo em uma esquina, pouco depois de roubar bifes de carne de uma loja próxima. Elizabeth A. Hoen foi avistada por uma pedestre com as calças abaixadas, acompanhada de um homem desconhecido e, com a chegada dos oficiais, a jovem tentou fugir, de acordo com o jornal “Post Crescent”. Após ser pega, a polícia descobriu que Hoen escondia três bifes em sua bolsa, e confirmou com o dono da loja que nenhum daqueles produtos havia sido vendido. Apesar de negar todos os crimes, Elizabeth foi flagrada pelo sistema de câmeras do estabelecimento, e presa por roubo e resistência à prisão. Não há informações sobre a razão pela qual a mulher estava sem as calças no momento do flagrante.

Americano babeado rouba sardinhas de US$ 1,98

O americano Robert Mitchell foi preso por roubar duas latas de sardinha avaliadas em US$ 1,98 (R$ 4) de um supermercado na região de Ocala, no estado da Flórida (EUA). No entanto o que chamou a atenção da polícia foi o fato de Mitchell ter US$ 2.700 (R$ 5.450) em dinheiro no bolso. Mitchell foi levado para a cadeia do condado de Marion.

redacao@maskate.com.br

TABLÓIDE

Americana seminua é presa por roubar bifes

Artistas de rua exibem truque de levitação

Homem parece erguer outro artista apenas com haste de madeira. Foto foi registrada em Roma pelo fotógrafo

Andreas Solar. Vestidos com roupas e turbantes laranjas, artistas de rua simulam levitação nas ruas de Roma, na

Itália. Por meio de truque, artista parece segurar homem com apenas uma haste de madeira.

Coelhos disputam saltos de obstáculos

Coelhos participaram nesta quarta-feira (27) de uma competição de saltos de obstáculos no centro de Praga, na República. Evento foi realizado no centro da capital tcheca.


Maskate

maskate.com.br

CURIOSIDADES 40 frases curiosas

1 - Rouba dos ricos e dá aos pobres. Além de ladrão é gay. 2 - A pior das sextas-feiras ainda é melhor do que a melhor das segundas-feiras. 3 - Seja legal com seus filhos, são eles que vão escolher seu asilo. 4 - Amigos vêm e se vão, inimigos se acumulam. 5 - Quem tem boca vai a Roma. Meu fogão tem 4 e não saiu da cozinha. 6 - Pau que nasce torto, mija fora da privada. 7 - A união faz o açúcar. 8 - É dando que se ganha má fama. 9 - É chato ser bonito. Mas é muito mais chato ser feio. 10 - Diz-me com quem andas e te direi se vou contigo. 11 - A informática chegou para resolver problemas, que antes não existiam. 12 - Para bom bebedor meia garrafa basta. 13 - Vencer não é tudo. É preciso também humilhar o adversário. 14 - Mais vale um pássaro na mão do que bois voando 15 - Nos restaurantes baianos, a pressa é inimiga da refeição. 16 - Se merda fosse dinheiro, todo mundo ia dispensar o troco. 17 - O sonho não acabou. E ainda temos pão doce, maria-mole e queijadinha. 18 - Cautela e caldo de galinha não faz mal à ninguém... exceto à galinha! 19 - Quem dá aos pobres... paga o motel! 20 - Quem tudo quer... fica enchendo o saco pedindo! 21 - Quando um não quer... o outro insiste! 22 - Quem nunca comeu melado... nunca vai ter cárie! 23 - Quem não tem cão... não gasta dinheiro com veterinário! 24 - Beijo é igual ferro elétrico: liga em cima e esquenta embaixo. 25 - Não mando minha sogra pro inferno porque tenho dó do diabo. 26 - Não há melhor momento do que hj para deixar para amanhã o q vc, ñ vai fazer nunca. 27 - Sexo grátis, amor a combinar. 28 - Se o amor é cego o negócio é apalpar. 29 - Se sua mulher pedir mais liberdade, compre uma corda mais comprida... 30 - Quem dá aos pobres, tem que pagar o Motel! 31 - Amigo é igual parafuso a gente só conhece na hora do aperto 32 - O melhor negócio do mundo é abrir um puteiro, se você falir, ainda pode comer o estoque ! 33 - Pinto educado é aquele que se levanta pra você sentar !!! 34 - Estudos comprovam que a posição sexual que os casais mais usam é a de cachorrinho: o marido senta e implora...a mulher rola e finge de morta...” 35 - Passado de mulher é igual a cozinha de restaurante:melhor ñ conhecer senão vc não come 36 - Amnésia é o cara não lembrar o que é o clitóris, depois de ter estado várias vezes com a resposta na ponta da língua! 37 - Justo é o sutiã, que oprime os grandes, levanta os caídos, protege e disfarça os pequenos! 38 - Não beba dirigindo! Você pode derrubar a cerveja. 39 - A preta mas feliz do mundo éa jaboticaba,q nasce agarrada no pau, e morre sndo chupada 40 - Eu sempre me importei com a beleza interior da mulher. Uma vez dentro...beleza!

|15|

Manaus, 31 de março de 2013

ALDEIA GLOBAL

A VERDADE DOS SONHOS

Hinos - Cantar hinos: seus planos terão êxitos. Ouvir: boas notícias nos negócios. Sorte: elefante.

PIADAS Loira e o bebê Duas loiras estavam conversando em um bar quando começaram a falar sobre filhos (já que as duas tinham filhos pequenos)e uma delas falou: - Ai amiga meu filho já ta andando faz 6 meses E a outra loira burra responde: -Nosaaaaaaaa entao ele já deve tá bem longe eim Joãozinho e o padre Preocupada Com a quantide de palavrões que joãozinho Dizia , a mae dele decidiu pedir ajuda ao padre da paroquia. O padre deu o seguinte Conselho. Leve este caderno e anote cade vez que seu filho disser Um palavrão. No final do Mês desconte dez centavos por palavra da mesada do menino e os Doe a Igreja . No final do Mês , O Padre Foi visitar a Família e a Primeira coisa que fez Foi Chamar Joâozinho e Conferir o caderno . contou os palavrôes e Disse : - Meu Filho vc Proferiu 99 palavrões esse Mês ! Isto é terrivel ! sua mãe descontará r$ 9,90 da sua mesada . - vamos acerta Logo isso, Disse o menino , sem esconder a irritaçao , Joâzinho tirou uma nota de r$ 10,00 do bolso e entregou ao padre . - Mais Eu n tenho r$ 0,10 de Troco - Entao O Senhor Vai Tomar no CÚ e fica tudo Certo . Conversa de loiras no céu! Duas loiras estavam no céu e começaram a conversar: Loira1 – Como você morreu? Loira2 – Morri congelada Loira1 – Nossa, que horror. Como é morrer congelada? Loira2 – Bem, primeiro você congela o braço, a perna… e depois morre. E você, como morreu? Loira1 – Eu morri porque tive um infarto. Loira2 – Nossa, como foi? Loira1 – Eu estava desconfiando que meu marido estava me traindo. Aí então eu voltei do trabalho e vi que ele estava sozinho. Continuei desconfiada e fui procurar a amante dele no porão, no quarto, no patio, corri tanto e tive um infarto e morri. Loira2 – Puxa colega, se você tivesse procurado no congelador, nós duas estaríamos vivas! No motel O rapaz leva a namorada para o motel. Chegando lá, ela tira a roupa, deita-se na cama, abre as pernas e sussurra com voz lânguida: - Vem, me faz sentir mulher! O rapaz tira as roupas, joga-as em cima da moça e diz: - Toma, lava!

Horóscopo do Dia

RECEITA

BACALHOADA DE PÁSCOA

Ingredientes 2 colheres (sopa) de alho espremido 1 kg de bacalhau em lascas, dessalgado 3 cebolas médias em rodelas 2 pimentões verdes em tiras 4 batatas médias em rodelas finas 1 envelope de caldo de legumes em pó Azeite à gosto Azeitonas pretas para decorar Modo de preparo Passe o alho no bacalhau e deixe descansar por 20 minutos. Em uma forma, alterne camadas de bacalhau, cebola, pimentão, batata, caldo de legumes e azeite. Finalize com mais azeite e leve ao forno médio por 40 minutos, coberto com papel alumínio. Retire o papel e volte ao forno por mais 10 minutos ou até dourar. Decore com azeitonas e sirva. Dica Se desejar acrescente ovos cozidos para decorar. Rendimento: 6 porções

Áries Vontade de mudar, ousar, inovar e de se libertar de tudo o que o prende. Sol, Marte e Urano seguem em seu signo. A partir de hoje, Vênus também chega para trazer magnetismo, sedução, oportunidades amorosas e financeiras.

Leão Com a Lua em seu signo, é tempo de se divertir. Atividades culturais, como teatro, shows e espetáculos, ficam favorecidas. Sair pra dançar também pode ser ótima pedida. Cresce a inspiração, uma grande ideia pode nascer!

Touro Você está mais receptivo, mas mesmo assim continua provocando movimentos. É tempo de finalizar diversas situações que vêm se arrastando. Para refletir: se acha que o dinheiro é a solução para os problemas, saiba que isso é ilusão.

Virgem Conte com criatividade e energia para encontrar novas soluções e finalizar suas tarefas. Mercúrio segue em Peixes e o convida a expressar emoções, colocar sentimentos para fora, falar sobre eles.

Capricórnio Você está com a corda toda! Agora, com a energia renovada pelo Sol em Áries, concentre-se nas transformações que deseja efetivar e mantenha o foco. O estímulo em excesso pode resultar em ações intempestivas e sem rumo definido.

Libra É preciso gastar a energia acumulada. Evite ficar parado ou a ansiedade pode lhe assaltar. Vênus ingressa no intempestivo Áries, cuidado com atitudes bruscas demais.

Aquário É hora de impulsionar seus objetivos, de ousar, criar e de se libertar de tudo o que está velho e atravanca seu caminho. Mas controle a agressividade para não bater de frente com ninguém, cultive o discernimento.

Escorpião Libertação, autonomia e independência são palavras de ordem. Marte, Urano e Plutão se combinam de forma explosiva. Situações chegam ao clímax para que haja limpeza, cura, transformação e mudanças. O melhor a fazer é dirigir a atenção para si mesmo.

Peixes Período criativo, bom momento para expandir sua renda com novas ideias e soluções. Bom para estudar, ler, aprender algo novo, fazer contatos, trocar informações, circular e interagir. Mercúrio continua em seu signo, ativando sua mente e sua capacidade de expressão.

Gêmeos Energia não lhe falta, o difícil é ficar parado. A Lua segue em Leão e se harmoniza com Sol, Marte e Urano. Bom período para celebrar a vida e cultivar mais prazer, alegria e liberdade. Deixe seu coração falar. Câncer Bom período para cultivar a harmonia, a delicadeza e a capacidade de compreensão. Sempre que o Sol se harmoniza com a Lua, fica mais fácil expressar sentimentos com equilíbrio e despertar a empatia do outro.

Sagitário Vitalidade, criatividade e garra para realizar tudo o que se propuser. É tempo de conquistar espaço, ampliar sua rede de contatos ou angariar colaboradores para o seu projeto.


maskate.com.br

|16| Maskate

Manaus, 31 de março de 2013

Kid Mahall

kidmahall@gmail.com

Legal que só

Rivaldo Pereira de Jesus, completa mais um ano de vida, dia 29 de março de desde o tempo da Geração 90 ele é tá sempre assim , com o sorriso no rosto e braços abertos para receber os amigos e até mesmo os falsos amigos. Parabéns Rivaldo, saiba que muito lhe admiro e por isso me tornei seu fã!

Êita Piula

Janela do Jirau

Quando amigos de verdade se encontram é sempre assim,pura alegria! Mara Lima e Chico da Silva, exibem sorrisos bonitos que só, capaz de deixa com inveja a própria Monalisa de Leonardo da Vinci. E o bom disso tudo é que essa alegria é contagiante. Êita piula, isso contamina mermo. Para noooooosssa alegria!

Olha Já O Deputado Federal Francisco Praciano (PT) declarou, nesta semana, apoio aos Estivadores, na luta pelos ajustes na MP 595, que garante o direito ao trabalho dos portuários em todos os portos brasileiros. Palmas!

Parente! Falando “dos veras” mermo. Eu ja tava com uma saudade danada do “Curral do Garantido” que acontece de 15/15 dias no Sambodromo de Manaus. Dia 30 de março começa a temporada 2013 e eu tô doidinho pra ver a irreverência, em especial, do cantor Carlinhos do Boi, ele é animado que só!

Pra mim já tirar um retrato com o Boi Garantido já era bom demais, Márcia Siqueira, abusou, tirou com o Boi e com o Miolo do Boi. Pense!

Já fiquei sabendo, que as amigas de longa data Samya Feitoza e Francys Duarte, vão reunir um seleto grupo de amigos para o almoço da Páscoa no Domingo. Tem gente que tá no maior “aguneio” querendo que o convite chegue logo.


Edição 2240