4 minute read

Você Conhece a Ordem dos Escudeiros? - Comissão Estadual dos Escudeiros

VOCÊ CONHECE A ORDEM DOS ESCUDEIROS?

Comissão Estadual Dos Escudeiros

Advertisement

DMSC: O que é a Ordem dos Escudeiros?

CEE: A Ordem dos Escudeiros é uma organização juvenil, para meninos com idade entre oito anos completos e doze anos incompletos, patrocinada pela Ordem DeMolay. Tem como seu principal objetivo ensinar os meninos sobre as lições da justiça, verdade e sabedoria, representados pelos malhete, espada e livros escolares, respectivamente. Conta com o patrocínio de outras instâncias da Ordem DeMolay, tais quais Colégios Alumni, Capítulos e Priorados, ressaltando que o corpo patrocinador deve possuir um Conselho Consultivo Próprio.

A Ordem teve seu primeiro “Manor”, traduzido como Solar, reconhecido em 1997, em Vancouver Washington. Tinha essa designação pois no começo não possuía um lugar fixo para encontros, assim se reuniam em uma sala de jogos, em volta de uma mesa redonda. O programa antes disso fora iniciado pelos Tios Ralph Hooper, Lynn Taylor, Michael Senders, e Edgar Trefts foi trazido após os trabalhos iniciados.

Em 2002 o Colégio DeMolay Alumni Juiz de Fora nº 001, fundou o primeiro castelo da America do Sul, e os responsáveis pela introdução da Ordem no Brasil foram os irmãos Luís Fernando Marcelino Alves, Daniel Giotti de Paula e Rogers Ferreira Pereira, que traduziram o ritual e apresentaram ao Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil naquela época.

Até 2017 ainda era conhecida no Brasil como a Ordem dos Escudeiros da Távola Redonda, ligando as histórias do Rei Arthur, porém em 2018 o DeMolay International padronizou a Ordem com algumas outras modificações.

Ao longo dos anos a Ordem foi se aperfeiçoando e se multiplicando pelo país, estando presente hoje em todo território nacional e contando com total incentivo do SCDB.

CEE: O procedimento para a fundação de um castelo é simples, deve ser realizada uma reunião administrativa pelo corpo patrocinador, nesta reunião deve haver uma explanação sobre a Ordem do Escudeiros para todos os presentes, e assim será redigida uma ata de aprovação. Nesta ata deverão ser nomeados o Consultor do Castelo e o Preceptor.

O Corpo Patrocinador, ao aprovar esse ata, esta também deliberando que seu Conselho Consultivo irá supervisionar as atividades desse Castelo. Com isso este irá ratificar em ata a aprovação da fundação. Logo após os documentos devem ser encaminhados ao GCE, que após devidas validações, remeterá toda documentação ao SCDB para homologação e expedição da Carta Constitutiva, autorizando sua instalação.

Para a instalação deve ser convidado outro Castelo da região para realizar a cerimônia, lembrando que caso os membros do novo castelo não sejam iniciados, deve antes ocorrer uma cerimonia de iniciação, e posteriormente a de instalação (As cerimônias podem acontecer no mesmo dia se houver autorização do GCE). Para a primeira administração do castelo, os cargos de Mestre Escudeiro, 1º e 2º Escudeiros devem ser indicados pelo conselho.

DMSC: Como funciona a Ordem dos Escudeiros?

CEE: A Ordem dos Escudeiros tem um formato similar ao da Ordem DeMolay. Um Castelo possuí 7 cargos o Mestre EscudeIro, 1º e 2 º Escudeiros, Escrivão Escudeiro, Tesoureiro Escudeiro, Capelão Escudeiro e Mestre de Cerimônias Escudeiro. Tendo como representação do Conselho um Tio Consultor, e do Capítulo um DeMolay Preceptor (o qual pode ser sênior).

Os paramentos necessários para um Castelo são uma toalha de mesa, três malhetes, uma espada, sete medalhões de Escudeiros, um medalhão de Preceptor e livros escolares.

As suas atividades são diversas, tendo reuniões administrativas, atividades recreativas, atividades conjuntas com o Corpo Patrocinador, atividades filantrópicas, arrecadações de fundos e atividades culturais.

Atualmente o Supremo Conselho possui diversos programas tanto de incentivos à fundação quanto de manutenção de Castelos. Alguns são os projetos de custo zero para fundação - para mais informações basta conversar com o GCE - a Campanha Nacional de Incentivo a Excelência para Castelo e a Campanha Nacional de Referência para Castelos.

DMSC: Quais são as vantagens para um Capítulo patrocinar um Castelo?

CEE: Acreditamos que talvez seja difícil explicar, ou enumerar todas as vantagens da fundação de um Castelo. Além de um impacto direto no Capítulo ou Priorado da região, pois os meninos que participam da Ordem e posteriormente ingressam na Ordem DeMolay, se tornam exemplares.

Mas acredito que a maior vantagem de todas seja para o crescimento de nossa Ordem, inclusive de nosso país, pois com os ensinamentos que o programa oferece, o desenvolvimento individual, como em conjunto, de cada um dos jovens, é surpreendente. A Ordem ainda traz um aspecto muito mais familiar, o que acredito que ressalta nossa primeira vela da Ordem DeMolay, pois todas as atividades são abertas para os pais, então a participação deles torna toda a situação muito mais confortável e acolhedora. Ainda com uma forte participação de Mães e pais, poderia abrir um Clube de Mães. E com toda certeza toda essa agregação torna o Capítulo e a região muito mais forte.

Devido a todos esses fatores, a Comissão Estadual dos Escudeiros se coloca a disposição para auxiliar em qualquer processo, em sanar qualquer dúvida sobre tudo. Nos colocamos a mercê não apenas da Ordem DeMolay, mas também da maravilhosa e grandiosa Ordem dos Escudeiros, que mostra e ensina a todos que conhecem suas incontáveis maravilhas.

This article is from: