amor e muitas histórias
MARCAM OS 97 ANOS DE FUNDAÇÃO DO CLUBE


Com imenso orgulho, no dia 14 de julho iremos celebrar mais um aniversário do nosso magnífico clube. Esta data não é apenas um marco no calendário, mas uma verdadeira homenagem a cada um de vocês que, ao longo dos anos, contribuíram para que nossa história fosse escrita com tantas conquistas, desafios superados e, acima de tudo, muito amor.
Em meu sexto mandato me sinto extremamente honrado em conduzir junto com minha Diretoria, Conselhos Deliberativo e Fiscal um dos bailes mais aguardados pelos nossos associados, que este ano acontecerá no dia 13 de julho. Informações e convites poderão ser adquiridos na secretaria geral do clube. Convidamos a todos para desfrutar desta magnifica noite!
Quero expressar minha profunda gratidão a todos os membros fundadores, cujas visões e esforços iniciais plantaram a semente do que somos hoje. Sua coragem e determinação são os alicerces sobre os quais construímos nossas bases. E uma história tão bela, com tantos acontecimentos não poderia ficar perdida e esquecida no tempo. Por este motivo, retomamos um projeto antigo, de extrema relevância, mas que por inúmeros motivos em outras gestões, e mesmo nas minhas anteriores, fomos engavetando e deixando que outras prioridades tomassem a frente. Mas em uma era tão tecnológica onde as “nuvens” tomam conta, precisamos eternizar e materializar de forma concreta um espaço com toda essa rica trajetória, o qual pretendo entregar até o final de minha gestão. Todo esse minucioso trabalho e sua condução, estão sob os cuidados da Comissão Pró-Memória, que também já existia no clube, e para os que não a conheciam apresentamos nesta edição que também conta um pouco do que está sendo trabalhado para viabilização deste que será com certeza um local de muita lembrança e nostalgia.
Meu agradecimento a todos os diretores que estão trabalhando diariamente e trazendo uma programação rica e variada ao convívio de todos nos mais variados segmentos. Um destaque especial ao 74º Aberto de Golfe Cidade de Curitiba que aconteceu em abril, evento este muito aguardado, não apenas pelos nossos golfistas, mas por golfistas de todo o país.
Por outro lado, lamentavelmente, devemos informar o quadro social que, pela terceira vez, convocamos as empresas construtora e gerenciadora para corrigirem os defeitos de impermeabilização da lage da varanda do Golfe que continuam vazando em frente às portas do bar de passagem.
Esta obra foi executada apressadamente no primeiro semestre de 2023, pela diretoria anterior, e hoje pagamos as consequências.
Saudações Graciosanas,
JOÃO CARLOS RIBEIRO presidenteexpediente
3 EDITORIAL
8 SOCIAL
Programe-se! Está aberta a agenda de Chás da Tarde de 2024.
12 CAPA
Amor e muitas histórias marcam os 97 anos de fundação do Graciosa.
22 BIBLIOTECA
Diretora Renata Barrozzo Bagliole entrevista Juliana Meyer Gottardi –a cônsul honorária da Noruega, o país da energia limpa e do mais alto índice de IDH do mundo.
29 TEATRO
Novidade: Oficina de Teatro em julho. Informações.completas nesta edição.
45 CLUBINHO DA CRIANÇA
Clubinho promove palestra sobre Escotismo. Objetivo é criar um grupo escoteiro.
57 RESPONSABILIDADE SOCIAL
Clube recebe doações dos mais variados itens durante o ano todo.
58 POKER
O Circuito de Poker está só começando e o Clube se prepara para as próximas etapas.
74 CPE
Equipe de Polo Aquático conquista medalha de prata no Mercosul realizado no Rio Grande do Sul.
84 GOLFE
74º Aberto de Golfe Cidade de Curitiba movimentou campo do Graciosa com belas disputas.
114 RAQUETES
Atletas da Equipe de Tênis do Clube seguem conquistando ótimos resultados em torneios pelo país.
JORNALISTA RESPONSÁVEL / Caroline Nogarolli > MTB 5271 PROJETO GRÁFICO E DIAGRAMAÇÃO / Ideale Design FOTO DE CAPA / Arquivo GCC VENDA DE PUBLICIDADE / Saltori Mídia Estratégica > renato@saltori.com.br 41. 99996.9995 / 99265.9995 IMPRESSÃO / Maxigráfica
A Revista Graciosa Country Club não se responsabiliza pelos espaços publicitários comercializados, bem como pelos artigos assinados, sendo as duas formas de promoção de inteira responsabilidade de seus anunciantes e autores.
Dr. Dante Luiz Escuissato
Diretor Técnico Unidade Mercês CRM-PR 8.902 - RQE 3.224
Dr. André Francisco Gomes
Diretor Técnico Unidade Palladium CRM-PR 16.567 - RQE 10.778
Foi uma tarde regada de elegância, estilo e encanto com desfile de moda da Conbase por Iara Siviero e exposição de telas da artista plástica Deyse Carla Maes de Baron no Chá da Tarde que abriu o calendário 2024 na sede social no dia 24 de abril. A agenda deste ano promete, preparem-se para uma experiência inesquecível, onde sabor, arte e moda se misturam a muitas atrações em uma combinação perfeita de sofisticação e glamour.
26 . junho
julho
. agosto 25 . setembro
. outubro
. novembro
celebração de mais um ano é um marco significativo para qualquer instituição, e para nós representa uma jornada rica em histórias, conquistas, desafios e laços afetivos. Um mix de nostalgia e orgulho que preenche nossos corações. O amor pelo clube, passado de geração em geração, o sentimento que transcende a simples adesão. É uma paixão que muitas vezes começa na infância, passada por pais e avós, criando uma tradição familiar. Uma grande família que podemos chamar de Graciosa.
Com tantas décadas, muitas histórias se passaram por aqui, e ainda passam...
Algumas trazidas ao longo dos anos na memória dos que a vão escutando nesta jornada, outras reproduzidas em fotos muito antigas, que são verdadeiras joias, sem falas, mais com muito significado e simbolismo. Artefatos, troféus, quadros, revistas, livros, atas, pequenos e grandes pedaços de papel, amarelados pelo tempo, mas que guardam informações preciosas.
Essas “joias”, esquecidas no tempo despertaram a preocupação com o resgate e a preservação da memória do Clube que surgiu alguns anos atrás, e a necessidade de uma Comissão Pró-Memória para executar o projeto, que foi tomando forma, trazendo como principal objetivo o mapeamento, catalogação e restauro de tudo o que nele existe e que possa contar a sua história quase centenária. A Comissão Pró-Memória tem à frente como Presidente o Conselheiro Marcelo Iwersen, Vice-Presidente o Conselheiro Nato Antonio Alves Araújo Filho, 1ª Secretária: Conselheira Regina Wallbach, 2º Secretário: Conselheiro Agostinho Hauer, e os Membros convidados: Sócia Ana Margarida Leão Taborda e Ex-Conselheiro Carlos Alberto Santos Pinho.
Integrantes da Comissão visitaram toda as áreas e espaços do clube, entrando em salas, arquivos, depósitos e sótãos, identificando tudo o que consideraram relevante para o projeto, dando início ao processo de levantamento e catalogação de todo esse material.
A partir da atual gestão do presidente João Carlos Ribeiro o projeto entrou em uma nova fase, buscando reunir em um só espaço tudo o que for encontrado e devidamente catalogado. O local já está definido, e deverá ser instalado no mezanino da Casa de Festas que passará por adaptações para receber adequadamente todos os itens e os associados com acessos facilitados e adaptados, e funcionará de forma permanente e interativa.
De acordo com o presidente da Comissão, Marcelo Iwersen, o grupo trabalha de forma contínua para que tudo esteja pronto a tempo de celebrarmos em 2027 o centenário do Graciosa Country Club com toda a riqueza da sua história devidamente preservada.
Se você tem algum material, foto, troféu ou história que deseja compartilhar conosco e disponibilizar em nosso espaço, entre em contato com a secretaria geral do clube e deixe seu nome e telefone que retornaremos. Ficaremos felizes em lhe ouvir.
Localizado no tradicional bairro Juvevê, em Curitiba, o Ares Juvevê promete elevar o padrão de qualidade de vida na capital. Com unidades que variam de 55 a 133 m², acabamento premium e plantas inteligentes, o empreendimento oferece elegância em cada detalhe, apresentando o melhor da arquitetura contemporânea a um dos bairros mais desejados da cidade. A região oferece uma gama completa de serviços, comércio e opções de lazer, ideal para quem busca conveniência e praticidade no dia a dia. Além disso, a proximidade com o Centro, Centro Cívico e Universidade Positivo proporciona uma mobilidade eficiente a diversos pontos de interesse na cidade. Com base na arquitetura e urbanismo local, o projeto do Ares Juvevê buscou a otimização de espaços sem perder de vista o conforto, enquanto os interiores foram inspirados em tons neutros e suaves, remetendo à natureza e sua leveza. O apartamento decorado já se encontra disponível e pode ser visitado na Rua Almirante Tamandaré, 1.712.
As áreas comuns incluem academia, coworking, rooftop grill, brinquedoteca e lounge externo. Já os apartamentos dispõem de espaços de conforto e lazer para a família e amigos, com sacada gourmet com churrasqueira a carvão, forro rebaixado de gesso acartonado, manta acústica entre as lajes, entre outros. Cenários ideais para quem busca praticidade onde a vida acontece.
Previsão de entrega: Fevereiro de 2025
Configurações do prédio: 73 Unidades. Plantas de 55 a 133 m² Opções de apartamentos tipo, gardens e coberturas duplex.
Rua Almirante Tamandaré, 1.712. Tel.: (41) 3017-3333 | (41) 98880-0323 @gadensincorporadora
ACESSE O SITE
Sofisticação e elegância estão presentes em cada detalhe O projeto buscou a otimização sem perder de vista o conforto As áreas comuns oferecem estrutura completa para conforto e lazerAbril é o mês de comemorar a literatura: no dia 18 é comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil, em homenagem ao dia de nascimento de Monteiro Lobato (18/04/1882), considerado o pai da literatura infantil brasileira, e, aos 23 de abril, se comemora o Dia Mundial do Livro, tendo a escolha se dado por ser a data de morte de três grandes escritores da história: William Shakespeare, Miguel de Cervantes e Inca Garcilaso de la Vega.
Para comemorar estas datas e incentivar a leitura, a Biblioteca Infantil recebeu, na ensolarada manhã do dia 20 de abril, Reinaldo Vendramini e seu boneco (Paulo Cesar) para apresentar às crianças a arte da ventriloquia. Foi um encontro muito animado em que os pequenos leitores participaram ativamente da contação da história do livro “O Grúfalo”, da autora Julia Donaldson, e puderam levar para casa seu monstrinho preferido colorido pelos artistas.
Vendramini é especialista em literatura infanto-juvenil e diretor administrativo da Casa do Contador de Histórias, ONG que apoia instituições de acolhimento a pessoas com necessidades especiais que estejam em risco social, e recentemente participou de diversos encontros de contadores de histórias no Brasil e na América Latina.
Agradecemos a presença de todos!
Hector Malot
Para Renato, a humilde camponesa que o adotara era uma verdadeira mãe. Maria Barbarino acolhera-o em sua casa e abrira-lhe inteiramente o coração, ao contrário do marido que não hesitou em vender o menino. Daí por diante, Renato peregrinou pela França e Inglaterra, vivendo comoventes e trágicas aventuras, sempre estimulado pelo anseio de encontrar seus verdadeiros pais.
O Livro foi ilustrado pelo artista Paranaense Poty Lazzarotto, que neste ano comemoraria cem anos de vida.
Gabriel García Marquez
CASAIS INTELIGENTES ENRIQUECEM JUNTOS
Gustavo Cerbasi
UM DIA MUITO MAL-HUMORADO
Stella J. Jones OUTRAS AQUISIÇÕES INFANTIS /
Wolfgang Slawski
Desde pequenos, descobrimos que os amigos são um bem precioso. Muitas crianças logo encontram seus pares. Outras têm mais dificuldades em se relacionar e se sentem sós, sem amigos. Artur era um desses. Todos os dias esperava na estação de trem que alguém viesse visitá-lo, mas nunca vinha ninguém. Até o dia em que ele resolveu procurar seus amigos em outras estações.
Ana Castro
PELA ASSOCIADA EMMA LAMBROS CULPI
Alexandre Steinberg
Toda noite preciso ler um pouquinho. E às vezes, pego um livro que já li muitas vezes. De tanto que gosto. Um destes livros é “Alistela, larga essa tela”, do Alexandre Steinberg.
O livro conta a história da Alistela que é uma menina que ama ficar vendo o tablet dela. Até que um dia… Ah! Não vou contar! Ficou curioso? Pega o livro já lá na nossa Biblioteca infantil pra saber a história!”
PELA ASSOCIADA CLÁUDIA ZORGONIOTTI DEDINI
Socorro Acioli
Conheci a autora deste livro na palestra oferecida pelo Clube. Nesse momento já soube que iria gostar.
Realmente é um conto sumamente divertido, leve e por momentos, hilário. A trama está bem costurada e foi me conquistando a cada página. Situada no Nordeste, a história de Samuel descreve os personagens minuciosamente com todas suas características, defeitos e virtudes. Difícil foi parar de ler e quando finalmente acabou fechei o livro com uma lágrima de alegria e um sorriso de gratidão. Maravilhoso!
Gostou? Envie sua dica junto com uma foto para Biblioteca. A próxima pode ser a sua!
a cônsul honorária da Noruega,
Aassociada Juliana G. Meyer Gottardi é advogada e sócia de um escritório focado em grupos nórdicos e alemães que atuam no Brasil e é conselheira do projeto social Beija Flor, que atende 2.500 pessoas diretamente, patrocinado historicamente por empresas nórdicas. Mora em São Paulo desde 2003, mas segue frequentando o Graciosa sempre que está em Curitiba. No ano passado, esteve por diversas vezes aqui na terrinha, pois sua filha mais velha, Ana Helena, foi uma das Debutantes do Graciosa de 2023. Recentemente, Juliana assumiu a prestigiada cadeira de Cônsul Geral Honorária da Noruega em São Paulo com a missão de fomentar as relações bilaterais. Ficamos extremamente contentes em ela ter aceitado nosso convite para conceder uma entrevista, entre um compromisso e outro, sobre essa nova atuação.
O que podemos aprender com os projetos de transição energética da Noruega?
Juliana A Noruega tem cerca de 5,5 milhões de habitantes, os maiores IDH e PIB per capita do mundo e um fundo soberano de US$ 1,4 trilhão. Boa parte dessa riqueza, contudo, vem da exploração de petróleo e gás, atividade que emite um volume grande de gases de efeito estufa, responsáveis pelo aquecimento global.
A “descarbonização” da economia é uma prioridade estratégica do país. A Noruega já é uma produtora de energia renovável, com usinas hidrelétricas, eólicas e solares, e agora investe em novas tecnologias de baixa emissão, como a produção de hidrogênio verde, a captura e o armazenamento de carbono e a geração de energia eólica offshore.
O sucesso da transição energética depende de políticas públicas e incentivos claros. Nesse sentido, a Noruega vai além do discurso político e diplomático. Por exemplo, a maior frota de carros elétricos do mundo está na Noruega porque o governo estabeleceu expressivos benefícios para os donos de veículos desse tipo, como como isenção de impostos, de pedágios, de estacionamentos, o uso de faixas exclusivas e a instalação de centros de recargas pelas cidades.
Em 2016, o país estipulou que, até 2025, todos os novos veículos vendidos deveriam usar tecnologia de emissão zero. Atualmente, 85% da frota do país já se enquadra nessa nova exigência. Movimento semelhante ocorre também no setor de transportes marítimos e hoje já existem diversas balsas e feries elétricos, híbridos e até autônomos operando no país. Você participa de um grupo de empreendedoras que apoia o projeto ESG (Environmental, Social & Governance) Mulheres. Qual o objetivo do projeto e como podemos mudar o nosso entorno?
Juliana A Noruega é certamente um dos países mais evoluídos na meta da Agenda ONU 2030 de alcançar a equidade de gênero. Pioneira na Europa,
a Noruega exige há mais de décadas que os conselhos das empresas estatais e das companhias listadas em bolsa sejam compostos por, no mínimo, 40% de mulheres. As remunerações são iguais entre os gêneros e a licença parental, por exemplo, é mais longa do que a brasileira e pode ser dividida entre os dois responsáveis pela criança. Além disso, todo bebê tem pré-escola garantida no país. Estudos mostram que o avanço econômico da Noruega nos últimos anos se deu após a presença significativa de mulheres no mercado de trabalho, por meio das leis de equidade em empresas.
As empresas norueguesas que atuam no Brasil também seguem estes modelos de equidade e esse movimento gera impactos positivos em todo o seu entorno. Essas ações levam a um maior questionamento dos colaboradores por equidade. Assim, paradigmas se quebram e novas realidades são desenhadas. É um caminho longo a ser pavimentado. Os homens, em geral, já têm esse caminho pronto, enquanto as mulheres ainda têm que batalhar muito mais. Ouvimos muitas vezes que “não existe mulher para tal cargo ou para um determinado painel em evento”. Isso não é verdade. Basta boa vontade em procurar e preparar, se for o caso.
Eu fui a primeira Cônsul-Geral Honorária da Noruega no Brasil, o que dá um sabor especial à conquista. Eu venho de uma família de mulheres fortes e protagonistas das suas vidas. Assim são as minhas irmãs, várias das minhas amigas e espero que também sejam as minhas filhas e que todas que tenham posição de liderança e lugar de fala puxem tantas outras consigo.
A Noruega tem sua economia baseada na exploração de recursos naturais como a energia hidroelétrica, minerais, exportação de peixe e atualmente é o terceiro maior exportador mundial de gás. Como você vê as relações entre Brasil e Noruega? Na sua visão, qual o panorama atual e futuro desta cooperação?
Juliana Tudo começou em 1842 quando o navio norueguês ‘Nordstjernen’ (Estrela do Norte) atracou no porto do Rio de Janeiro carregado com bacalhau e voltou carregado de café.
Em 2023, as exportações brasileiras para a Noruega ultrapassaram US$ 1,37 bilhão. Óxidos de alumínio, válvulas, soja, minerais betuminosos e café foram os principais itens exportados por nós para lá, enquanto as importações de produtos noruegueses foram adubos e fertilizantes, pescados e bacalhau e níquel.
O Brasil é o terceiro maior destino para os investimentos noruegueses, depois da Europa e dos Estados Unidos. Há mais de 200 empresas norueguesas com atividades no Brasil, sendo ampla maioria ligada ao setor marítimo, ao petróleo e gás e as energias renováveis. O setor de energia é o que mais recebe investimentos e esperam-se boas janelas
de oportunidades com a iminente regulamentação do Brasil para a instalação de eólicas em alto mar. O convite do Brasil para a Noruega participar das discussões do G20 deste ano se soma a esse esforço bilateral de os países estreitarem cada vez mais suas relações, sobretudo na área da transição energética.
Conte-nos um pouco sobre suas recentes experiências e aprendizados nas viagens a Noruega, especialmente em relação ao modo de vida e aspectos culturais dos nórdicos.
Juliana De lá gosto da cultura do essencial, da elegância funcional de quase tudo, do minimalismo, das linhas simples, da paleta de cores claras e neutras, sem excessos. Gosto também do salmão e do Gadus Morhua, que é o melhor pescado para se fazer um bom bacalhau. Gosto dos “Gritos” de Edward Munck, da luz do sol refletida nas águas, dos fiordes, do ar gelado puro batendo no rosto, das igrejas de madeiras que inspiraram o filme Frozen da Disney e dos edifícios ultramodernos – a Ópera de Oslo e a sede da gigante Equinor são obras de arte! Não gosto dos dias cinzas com pouca luz e do custo de vida alto. Aprendi que “não existe frio”, mas sim que somos nós que estamos mal agasalhados e que as nossas roupas de inverno daqui não servem para o frio de lá. Admiro o trem expresso excelente que liga o aeroporto de Oslo ao centro da cidade e fico feliz em poder caminhar na rua, a qualquer hora do dia ou da noite, com muita segurança. Conheço a capital e a cidade de Bergen, mas quero ainda fazer trekking na Preikestolen (Pedra do Púlpito), mergulhar na água gelada dos fiordes depois de uma sauna, dirigir na Atlantic Road e ver a aurora boreal com meu marido e filhas.
Sua filha mais velha comemorou quinze anos este ano e ela seguiu a tradição de debutar no clube. Relate um pouco mais sobre o motivo de manter essa tradição e de como foi comemorar essa idade especial em meio a familiares e amigos de infância.
Juliana Penso que rituais de passagem organizam memórias e marcam viradas de ciclos. Esses momentos valorizam o que já foi vivido e dão boasvindas ao que é novo, lembrando-nos que estamos em constante evolução.
Filosofia à parte, o baile e os eventos que o antecederam foram um projeto de mãe e filha numa fase de vida do adolescente em que é preciso fortalecer as conexões familiares.
Foi prazeroso ter vivido todo o programa com ela e emocionante vê-la linda e cheia de luz na passarela. Foi especial para mim a dança dela com o meu pai, que é um avô maravilhoso. Eu me diverti muito no baile, que estava deslumbrante. Foi uma noite feliz e inesquecível que recomendo fortemente a quem tiver o privilégio e a vontade de vivê-la. Tenho certeza de que o baile do Graciosa não tem na Noruega nem em nenhum lugar do mundo! Já quero, aliás, confirmar a participação da minha menor, Marina, para 2027.
Retomando a tradição do Graciosa de sediar mostras de arte e promover a cultura, no dia 16 de abril, o clube recebeu, na sala Juarez Machado, o artista Beto Mallman, formado em Comunicação Social pela UFPR e com longa carreira como publicitário e designer gráfico. Em meio a suas obras da série “Os Flamingos e as Flores”, os associados brindaram a beleza e a alegria, pelas cores da palheta do artista, ao som do violino e piano dos consagrados músicos Guilherme Romanelli e Guilherme Fraco, respectivamente.
Beto reside em Campinas, onde tem seu atelier e faz exposições individuais, sendo agraciado pela crítica no meio artístico, o que lhe rendeu um convite para expor na Bienal de Berlim neste ano.
Neste clima agradável de artes visuais e música, a Diretoria da Biblioteca apresentou a lista de escritores e artistas confirmados para participar do festival “Graciosa Literário”, que será realizado nos dias 14, 15 e 16 de junho, na Casa de Festas, com concertos, muita literatura e artes visuais. Confira a seguir a programação do evento e participe! Os associados terão a chance de presenciar, com exclusividade, a palestra inaugural do renomado escritor Itamar Vieira Junior (indicado ao prêmio britânico International Booker Prize 2024, pela obra “Torto Arado”), realizar a oficina de escrita com João Anzanello Carrascoza, além de participar de diálogos sobre a natureza humana e a inspiração da literatura com os demais não menos ilustres convidados.
É com muita alegria que compartilhamos a programação completa do Graciosa Literário que acontecerá de 14 a 16 de junho de 2024, na Casa de Festas!
Serão 3 dias inesquecíveis com convidados muito especiais, arte, música e uma viagem pelo mundo da literatura e da natureza humana.
Coloque na sua agenda!
DIA 14/06/24
SEXTA - FEIRA
19h
Abertura
Renata Barrozo Baglioli . Diretora da Biblioteca
João Carlos Ribeiro . Presidente
Abertura da exposição Natureza
Fotografias de Mariana Canet
19h30
Palestra / Palco 1
Humanidade: o que nos resta?
Itamar Vieira Jr. (BA)
DIA 15/06/24
SÁBADO
9h às 11h30
Oficina
“Nanocontos”
João Anzanello Carrascoza (SP)
14h30
Roda de Conversa 1 / Palco 1
Literatura e Leitura: caminhos de transformação social?
Sandra Stroparo (PR) & João Almino (RN)
Mediação: Francisco Escorsim (PR)
16h30
Concerto / Palco 1
Oceanus: um ostinato através da vida e do mar
Extempore: música e literatura através dos tempos, com instrumentos antigos e modernos
Direção: Flávio Stein (PR)
18h
Coffee Break
18h30
Roda de Conversa 2 / Palco 1
Dialogar: uma capacidade perdida?
Tenile Vicenzi (PR) & João Anzanello Carrascoza (SP)
Mediação: Carolina Pedrosa (PR)
DIA 16/06/24
10h
Roda de Conversa 3 / Palco 1
Futuro: como podemos ser bons ancestrais para as novas gerações?
Caetano Galindo (PR) & Andrea del Fuego (SP)
Mediação: Renata Barrozo Baglioli (PR)
10h às 12h
Feira do livro dos associados**
12h
Show / Palco 2
Leminskanções: Pocket Show
Estrela Leminski & Téo Ruiz (PR)
Comissão Curadora:
Coordenação Geral: Renata Barrozo Baglioli (Diretora da Biblioteca)
Flávio Stein, Regina Walbach, Carolina Pedrosa
*A oficina literária é exclusiva para associados e tem vagas limitadas. Entre em contato com a Biblioteca e garanta a sua inscrição.
**Os associados poderão expor suas obras literárias no domingo, devendo estar presentes durante a sessão de autógrafos. Mais informações na Biblioteca.
Informações e inscrições: 41. 3025-1335 | 41. 9 9928-2193
EXPERIÊNCIA QUE VAI ALÉM DAS EXPECTATIVAS E TRANSCENDE A ROTINA.
É COM GRANDE ENTUSIASMO QUE ANUNCIAMOS O LANÇAMENTO DE UM NOVO CAPÍTULO EM NOSSA COMUNIDADE
Imagine-se explorando os horizontes da expressão, desvendando os segredos da comunicação autêntica e, ao mesmo tempo, descobrindo novas facetas de si mesmo. É isso que o Teatro proporciona, e é isso que queremos oferecer a vocês.
Conduzido pelo professor Pedro Bonacin e acompanhado pela nossa atriz e associada Rafaela Pedroso, este curso é mais do que uma simples jornada de quatro meses; é uma oportunidade de mergulhar no universo da arte dramática, de desvendar os mistérios da voz, do movimento corporal, da emoção e da improvisação. É uma chance de se libertar das amarras da timidez, de ganhar confiança e de se destacar em qualquer cena da vida.
E o melhor ainda está por vir! Após quatro meses de aprendizado, o Graciosa se transformará em uma vitrine para os talentos recém-descobertos. Uma mostra do processo revelará o progresso alcançado, preparando o terreno para o próximo grande passo: a formação de um grupo de teatro exclusivo do nosso Clube.
E aqui está a cereja do bolo: sob a direção magistral de Enéas Lour, esse grupo terá a oportunidade única de colaborar com atores renomados e profissionais na montagem de uma peça de teatro profissional. Imagine-se, associado do Graciosa, no centro das atenções, iluminando o palco com seu talento recém-descoberto, em uma produção que certamente será digna dos mais altos elogios.
Portanto, não percam esta chance única de se reinventar, de explorar novos horizontes e de fazer parte de algo verdadeiramente especial. Inscrevam-se para a aula experimental gratuita que acontecerá no dia 02 de julho as 19h30 na sala 3 do CPE e preparem-se para uma jornada inesquecível rumo à expressão plena e ao brilho dos holofotes!
02 JULHO terça-feira, das 19h30 às 21h30
As aulas acontecerão as terças-feiras, de julho a outubro, das 19h30 às 21h30, na sala 3 do CPE.
Valor da mensalidade: R$220,00
Informações e inscrições: 41. 99928-1087 com Carla
TEXTO ELIS CABANILHAS
Jornalista especialista em vinhos
Osimples fato de ouvir a expressão “vinho Inglês” deve parecer estranho para um brasileiro, da mesma forma quando é dito “vinho Brasileiro” para um britânico. Há algo de incomum nas duas palavras colocadas juntas. Da mesma forma como acontece com o nosso vinho, o vinho da Inglaterra deu um enorme salto de qualidade nos últimos anos e agora compete com alguns dos melhores vinhos espumantes de clima frio do mundo, conquistando, inclusive, o lugar dos prestigiados champagnes nos banquetes reais do Palácio de Buckingham.
As mudanças climáticas trouxeram novas oportunidades para países que, até então, não possuíam uma cultura vinícola expressiva no universo do vinho. Apesar de existir uma produção tímida em países como a Suécia, Bélgica e a Holanda, alguns exemplos que se encontram fora dos limites de latitude onde tradicionalmente as vinhas são cultivadas para a produção de vinho, o país que mostrou os maiores avanços é o Reino Unido. O clima fresco da Inglaterra e o seu solo rico em calcário – as mesmas características de solo que se estende por Champagne, Chablis, Vale do Loire e pela Borgonha –, faz com que o seu vinho seja fresco, leve e com alto teor de acidez, fatores essenciais para a produção de vinhos espumantes e brancos. Na verdade, são os espumantes do Método Tradicional – o mesmo método de produção da prestigiada região francesa –, que mais sucesso tem
obtido entre os apreciadores de vinhos e especialistas. Suas borbulhas com características semelhantes às do Champagne abriram os olhos de grandes maisons como Taittinger e Pommery, que já adquiriram vinhedos na região para produzir espumantes by England. Uma curiosidade é que as regiões do sul da Inglaterra desfrutam hoje de um clima igual ao clima de Champagne há 10 anos.
As regiões produtoras mais importantes estão localizadas em Kent, Hampshire e West Sussex, todas no sul da Inglaterra, onde o clima é mais quente. As uvas mais plantadas são Chardonnay, Pinot Noir, Pinot Meunier e Bacchus, esta última um cruzamento de Sylvaner e Riesling. É uma uva robusta que se adapta bem ao clima frio da Inglaterra. Seus vinhos apresentam carácter floral com baixa acidez. Apesar de uma produção bem pequena, os tintos são conhecidos por sua elegância e delicadeza, com notas de frutas vermelhas e especiarias sutis.
O Brasil recebeu a sua primeira onda de importações de vinhos ingleses nos últimos meses, mas em quantidades muito pequenas. Recentemente, tive a oportunidade de degustar três, dos quatro rótulos ingleses que chegam ao país. Sua qualidade é realmente admirável, mas esbarra no seu maior empecilho para a sua comercialização: seu preço alto. Este fato, aliado ao baixo volume de produção, torna o mercado de exportação uma proposta desafiadora, mas não impossível!
CONHEÇA OS VINHOS INGLESES DISPONÍVEIS NO BRASIL
REDBROOK BACCHUS
Com origem em Essex, esse branco produzido com a uva Bacchus é um vinho leve e destaca-se pela combinação de técnicas de vinificação ecológicas com a paixão pela viticultura. Oferece um paladar fresco e aromático, repleto de notas de melão, pêra, jasmim e camomila, finalizado com uma textura suave reminiscente do Sauvignon Blanc.
(R$ 445,00)
GUSBOURNE EXCLUSIVE RELEASE
Elaborado na região de West Sussex, com as variedades Chardonnay, Pinot Noir e Pinot Meunier pelo método tradicional, o mesmo que os tradicionais champagnes franceses. A vinícola é reconhecida por ser a oficial do Palácio de Buckingham e estar presente em grandes eventos como a coroação do Rei Charles. Em taça, entrega borbulhas finas e persistentes, já no paladar traz notas cítricas e frutas como maçã verde. Em boca, apresenta acidez refrescante e textura cremosa.
(R$ 499,00)
Da vinícola Ridgeview Wine Estate. Este rosé efervescente de Sussex é o resultado do comprometimento e paixão de Mark e Chris Roberts, produtores que inovaram ao adotar métodos tradicionais de Champagne em solos ingleses. Premiado com 92 pontos pela Decanter, o Ridgeview Fitzrovia Rosé é um espumante de requinte e um verdadeiro estandarte de excelência com seu perfil único que mescla frutas vermelhas e nuances delicadas, entregando complexidade e elegância.
(R$ 1.170,00)
ROEBUCK CLASSIC CUVÉE
Aclamado pela crítica de vinhos britânica, Jancis Robinson, este espumante notável de West Sussex que também levou 92 pontos pela Decanter tem selo de vinho vegano e amadurece por 36 meses sobre as leveduras, proporcionando uma complexidade que rivaliza com os grandes Champagnes, caracterizado por uma cremosidade intensa, efervescência fina e um retrogosto mineral salgado que espelha a influência do mar e do solo calcário.
(R$ 1.280,00)
Aqui você encontra toda programação e o que cada espaço tem de especial!
Com este guia fica fácil programar um jantar com a família, happy hour com amigos, almoço pós-atividades e até mesmo aquele lanche despretensioso do meio da manhã ou da tarde.
RESTAURANTE DO GOLFE
Segunda a sexta das 11h30 às 15 horas
Delicioso Buffet
Sábados das 12 às 16 horas
Tradicional Buffet de Feijoada
Fechado aos domingos
BAR DE PASSAGEM
Fechado às segundas
Terça a sábado das 7 às 21 horas
Domingo das 7 às 19 horas
Terça a domingo das 7 às 10 horas
Café da Manhã
especiais da semana das 18h30 às 20h30
Terça: X-Pernil
Quarta: Pizza, Focaccia e Carpaccio by Pizzaria Carolla
Quinta: Carne de onça
Sexta: Buffet de strogonoff
BAR DA SEDE
Segunda a sábado das 16 às 23 horas
RESTAURANTE DA SEDE
Segunda a sábado das 18 às 23 horas
Terça das 19 às 22 horas
Buffet Japonês
RESTAURANTE DO TÊNIS
Segunda, quarta, quinta e sexta das 11 às 22 horas
Sábado das 10 às 22 horas
Domingo das 10 às 19 horas
Fechado às terças
Todas às quintas
Tratoria Italiana
Última sexta-feira do mês
Happy hour
Sábado e domingo
Parrilla no almoço
BAR DO TÊNIS
Segunda a sábado das 9 às 21 horas
Domingo das 9 às 19 horas
CENTRO POLIESPORTIVO
Oferece uma alimentação valorizando sabores e com ingredientes nutritivos e balanceados.
Segunda a sexta das 7h30 às 20 horas
Sábado das 8 às 18 horas
Fechado aos domingos
Popularizado ao longo dos anos, o termo “sono da beleza” representa o período de descanso que regenera o corpo e renova a pele. Enquanto dormimos ocorrem processos vitais de reparação celular e produção de colágeno, contribuindo para uma aparência radiante e rejuvenescida. No entanto, nem todos conseguem experimentar esse momento tão desejado, especialmente por conta do estresse, ansiedade ou de hábitos de vida agitados.
O sono é um dos pilares fundamentais para uma vida saudável, estando intrinsecamente ligado à beleza e ao bem-estar geral. Um boa noite bem dormida não apenas revitaliza o corpo e a mente, mas também tem um papel crucial na regulação de vários processos corporais, desde a reparação celular até o equilíbrio hormonal. Por outro lado, a falta de sono adequado pode levar a uma série de problemas de saúde e afetar negativamente a saúde da pele, contribuindo para o envelhecimento precoce.
Quando dormimos, nosso corpo aumenta a produção de colágeno, proteína essencial para a elasticidade e firmeza da pele. Portanto, a falta de um período de descanso adequado pode reduzir essa produção, resultando em flacidez, maior propensão ao aparecimento de rugas e linhas de expressão. Além disso, o sono é responsável pelo equilíbrio dos níveis de hidratação e pela eliminação do excesso de água, processo que ajuda a prevenir olheiras e inchaços sob os olhos, melhorando a aparência geral da pele.
Sono adequado e regulação do peso corporal também são dois aspectos intrinsecamente conectados. Em nosso período de descanso, o corpo regula os níveis de hormônios associados à fome e à saciedade, o que pode afetar diretamente os hábitos alimentares e o metabolismo. Portanto, a qualidade do descanso noturno é uma peça-chave para quem busca manter um corpo saudável ou até mesmo perder peso.
É para ajudar a melhorar suas noites e, consequentemente, a beleza e a saúde geral que as terapias naturais entram em cena. As técnicas relaxantes utilizadas em spas, como massagens terapêuticas e tratamentos de aromaterapia, têm o poder de acalmar a mente e o corpo, preparando o cenário perfeito para uma noite restauradora.
Terapias naturais não apenas oferecem um momento de relaxamento e fuga do estresse diário, mas também beneficiam a pele, melhorando a circulação sanguínea e promovendo a desintoxicação. Estes tratamentos podem ajudar a rejuvenescer a pele, dando-lhe um brilho natural e saudável.
A massagem é uma técnica milenar realizada por diversos povos e conhecida por seus múltiplos benefícios para a saúde física e mental. Entre esses benefícios, destaca-se sua capacidade de promover um sono melhor e mais profundo. Este efeito pode ser atribuído a uma combinação de fatores físicos e psicológicos que atuam sinergicamente para relaxar o corpo e a mente, criando condições ideais para uma noite reparadora.
Do ponto de vista físico, a massagem ajuda a aliviar tensões musculares e dores no corpo que podem dificultar o relaxamento ou causar insônia noturna. Ao aplicar técnicas específicas, o terapeuta estimula a circulação sanguínea e o fluxo linfático, contribuindo para a eliminação de toxinas e para a nutrição dos tecidos. A massagem também é capaz de reduzir os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, e aumentar a produção de serotonina e dopamina, neurotransmissores associados ao bem-estar e à sensação de felicidade. Essa alteração no equilíbrio hormonal e neuroquímico facilita o relaxamento e contribui para um descanso pleno.
Do ponto de vista psicológico, a massagem é uma experiência de cuidado e atenção que pode ser extremamente reconfortante, ajudando a liberar tensões emocionais. O toque terapêutico e envolvente promove uma sensação de segurança e conforto, elementos fundamentais para tranquilizar a mente. Em um estado de relaxamento profundo, é mais fácil de se desligar das preocupações e do estresse do dia a dia, permitin-
do que o indivíduo adormeça mais facilmente e desfrute de um sono mais profundo
Portanto, incorporar a massagem como parte da sua rotina de cuidados com a saúde pode ser uma estratégia eficaz para combater a insônia e melhorar a qualidade do sono. Seja através de sessões regulares com um profissional qualificado ou mesmo através de técnicas de automassagem. Os efeitos relaxantes da massagem são um caminho natural para alcançar noites mais tranquilas e revigorantes.
Aliviando as tensões musculares e promovendo a liberação dos hormônios do bem-estar, as massagens terapêuticas induzem ao relaxamento profundo. Isso não apenas facilita o adormecimento, mas também melhora a qualidade do sono, permitindo que o corpo se envolva genuinamente nos processos de regeneração celular.
Da mesma forma, a aromaterapia, técnica terapêutica que envolve o uso de óleos essenciais naturais, pode ser um aliado poderoso para o sono da beleza. A inalação de aromas calmantes, como lavanda e camomila, tem demonstrado bons resultados para redução do estresse e aumento do relaxamento, criando um contexto mais propício para a mente e o corpo entrarem em um estado de descanso revigorante.
Buscar terapias naturais para aprofundar o relaxamento e melhorar a qualidade do sono é um investimento em beleza e bem-estar. Com essas técnicas, é possível desfrutar dos reais benefícios do tão almejado sono da beleza.
ENTENDA O QUE A REPROGRAMAÇÃO EPIGENÉTICA PODE FAZER
A SEU FAVOR PARA MELHORAR SUA QUALIDADE DE VIDA
POR JULIANA TROMBINI NutricionistaUm dos marcos da evolução do conhecimento a respeito do genoma (conjunto de todos os genes) humano, o Projeto Genoma Humano, concluído em 2003, deixou claro que quando se fala em genoma humano não estamos diante de algo estático, e que existe sim a interação entre os genes e o meio ambiente. Através da Nutrigenômica, que explica como os nutrientes são capazes de interagir com o genoma, combinada com a Nutrigenética, que analisa o efeito da variação dos genes (informação contida no DNA) na interação dieta doença, conseguimos chegar no conceito de nutrição personalizada.
Mas não é apenas sobre nutrição que iremos falar, e sim um estilo de vida como um todo que engloba alimentação, prática regular de atividade física, regulação do sono e controle do estresse.
Algo importante para que entendamos a influência do nosso estilo de vida na nossa saúde é entender o conceito de Epigenética. Epi é um prefixo que exprime a noção de sobre, depois, portanto aquilo que esta acima da genética e que pode ser reprogramado através do estilo de vida.
Existem pilares que integram o conceito de nutrição eficiente para uma melhor qualidade de vida e são inegociáveis para quem busca uma vida saudável e longeva.
Temos disponível no mercado o teste nutrigenético, que é um exame não invasivo feito a partir da coleta de saliva que analisa genes com impacto em fatores como inflamação, metabolismo, comportamento alimentar, sono e ganho de peso.
Conhecendo a maneira como esses genes se expressam no individuo em análise a reprogramação consiste em fornecer através de alimentação e suplementação fitoquímicos e compostos bioativos (por exemplo extrato da semente de uva e curcumina presente na raiz de cúrcuma), vitaminas (complexo B, vitamina D, A,C, E), minerais (ferro, zinco, selênio, magnésio), além dos macronutrientes que são as proteínas, carboidratos e gorduras, de forma estratégica e personalizada
visando o aumento da expressão ou “silenciamento” dos genes em que foram encontrados polimorfismos (variações na sequência do DNA). As mudanças epigenéticas envolvem alteração química do DNA e da cromatina, que acontecem principalmente por um fenômeno chamado metilação do DNA, processo diretamente dependente das vitaminas do complexo B (B6, B9, B12), e outros nutrientes como: colina e betaína. Além dos ajustes nutricionais é de suma importância a educação a respeito da prática regular de atividade física, que estimula a biogênese mitocondrial, que é o aumento do número e melhora da qualidade das mitocôndrias, organelas celulares responsáveis pela geração de energia e que quando disfuncionais, pode ser uma das causas de diversas doenças como obesidade e diabetes. Outro aspecto, seria o ajuste relacionado à qualidade do sono e o manejo do estresse que são dois grandes desafios da vida moderna.
Em resumo, genética não é destino, ela pode dificultar o caminho, exigir maior dedicação e comprometimento do indivíduo quanto à adesão ao planejamento e estratégias, mas a modulação da expressão gênica é possível. Para isso o controle da inflamação (com redução do consumo de açúcar e gorduras saturadas), a distribuição adequada das proteínas, carboidratos e gorduras (principalmente as mono e poli-insaturadas presentes no abacate, azeite de oliva e oleaginosas), vitaminas e minerais e um bom aporte de fitoquímicos a cada 3 horas ao longo do dia, redução do consumo de álcool são pilares que integram o conceito de nutrição eficiente para uma melhor qualidade de vida e são inegociáveis para quem busca uma vida saudável e longeva.
Oobjetivo da aula de culinária é proporcionar uma experiência divertida e enriquecedora, onde os participantes terão a oportunidade de aprender sobre alimentos diversos, sabores, desenvolver habilidades culinárias, promover a autoestima e confiança, além de estimular a socialização e criar memórias inesquecíveis.
Na primeira aula nossos alunos aprenderam sobre a pizza, a manipular a massa, a escolha do sabor, misturas e tempo de forno. As aulas podem ser em grupo ou individuais.
Para mais informações entre em contato com a secretaria do Clubinho da Criança.
Dia da Terra reúne nossos pequenos associados para uma tarde de
Comemorado no dia 20 de abril, o Dia da Terra foi celebrado com uma ação conjunta entre as Diretoras do Clubinho e de Sustentabilidade. Comemorada internacionalmente ela existe para lembrar-nos de que o planeta Terra provê os recursos naturais usados no desenvolvimento da civilização e na manutenção da vida no planeta, e que cuidar dele é nosso dever.
O evento começou com a contação da “Grandiosa história do grão de areia” que narra um caminho percorrido por um grão de areia, desde sua formação no interior da Terra, sua aparição na crosta através de vulcanismo e seu trajeto descendente, por rios e vales, até chegar no mar, reforçando que existem diferentes tipos de origem e caminhos para tornar-se um grão de areia na praia, assim como existem diferentes maneiras de se desenvolver como pessoa, pois cada uma tem sua grandiosa história.
As crianças tiveram a oportunidade de conhecer elementos de geodiversidade, dispostos em uma grande mesa com legenda e informações.
Foi lindo ver o interesse deles pela diversidade de rochas e minerais apresentados.
A atividade que mais chamou atenção foi sobre os dinossauros, na qual elas puderam observar de perto o raro Mesossauro, um fóssil verdadeiro com 250 milhões de anos e que habitou o supercontinente Gondwana na região onde hoje é São Mateus do Sul. As ocorrências destes fósseis nos continentes americano e africano são fortes evidências da deriva continental. Para dar maior percepção sobre como os dinossauros são encontrados, foi feita uma atividade de caça aos dinossauros enterrados na areia e que, em meio de muita diversão, foram sendo descobertos com muita alegria.
O evento contou com o apoio da Fundação João José Bigarella, que cedeu o fóssil de Mesossauro assim como as maquetes e outros elementos da exposição. A FunaBi tem como missão a divulgação científica, em especial a Geodiversidade, levando o conhecimento geológico através de atividades de educação ambiental para diversos públicos
No dia 14 de março, o Clubinho da Criança promoveu a palestra “O que é Escotismo”, voltada para todos os sócios com filhos entre 6 e 20 anos de idade. O objetivo do encontro foi trazer informações sobre o Movimento Escoteiro e para chamar voluntários para montar um grupo dentro do Graciosa.
O Escotismo é um movimento educacional de jovens e para jovens, sem vínculo a partidos políticos, voluntário, que conta com a colaboração de adultos e valoriza a participação de pessoas de todas as origens sociais, etnias e credos, de acordo com seu propósito, seus princípios e o Método Escoteiro, concebidos pelo seu fundador, Robert Baden-Powell (conhecido entre os escoteiros como BP), e adotados pelos Escoteiros do Brasil. “Acreditamos que a educação pode transformar a vida das crianças, adolescentes e jovens, e por isso trabalhamos para ser um movimento educativo reconhecido no país, possibilitando a milhares de jovens se tornarem cidadãs e cidadãos ativos, estimulando uma mudança positiva em suas comunidades baseada nos valores compartilhados”, comentou o sócio e chefe Escoteiro Adriano Koehler, responsável pela palestra. Idealizado por Baden Powell em 1907, o Escotismo hoje é o maior movimento juvenil do mundo, reunindo mais de 57 milhões de pessoas em 174 países. Em comum, todos os escoteiros seguem os mesmos valores presentes na Lei e Promessa Escoteira, com um sistema de educação não-formal adaptado às necessidades locais. Os objetivos educacionais do Escotismo são alcançados através do uso de um método que torna o
jovem protagonista de suas aventuras, desde o seu ingresso aos seis anos e meio.
Baden Powell tinha algumas ideias principais que nortearam a organização do escotismo. Em primeiro lugar, ele acreditava que todas as crianças e jovens têm potencial para se desenvolver. Ele também acreditava que a educação é um processo de dentro para fora e que ela depende principalmente das experiências vividas. Para BP, as crianças e os jovens merecem confiança em todos os momentos. Por fim, ele acreditava que atividades ao ar livre produzem um bom resultado na formação moral. O Escotismo é organizado por faixas etárias. Dos 6,5 anos aos 10, as crianças são chamadas de lobinhos e vivem as aventuras do Mowgli, personagem criado por Rudyard Kipling. O objetivo educacional dessa fase é ajudar as crianças no processo de socialização. Dos 11 aos 14 anos, os jovens são chamados de escoteiros e iniciam suas aventuras ao ar livre. A frase tema dessa etapa é “explorar novos territórios com um grupo de amigos”. Dos 15 aos 17 anos, os sêniores e as guias escoteiras são convidados a superar seus próprios desafios, e o método os ajuda na definição de sua identidade pessoal. Por fim, os pioneiros, jovens adultos de 18 a 20 anos, trabalham nas atividades a definição de um projeto de vida pessoal. Todas as faixas contam com o apoio de adultos voluntários para a organização das atividades. O grupo escoteiro no Graciosa está na fase inicial, à procura de jovens interessados e adultos voluntários. Se você tem interesse, entre em contato com a direção do Clubinho para obter mais informações.
No último mês a minicidade localizada na parte interna do Clubinho passou por uma revitalização completa, o piso e a grama sintética foram trocados, as casinhas receberam nova pintura, proporcionando um ambiente mais acolhedor e atrativo.
Estamos nos aproximando da fase final e preparando o cenário para as próximas etapas de melhorias.
A diretoria segue investindo em infraestrutura, comprometida com a segurança e conforto, garantindo que cada visita seja repleta de alegria e diversão nas experiências geradas durante a estadia dos pequenos no clubinho.
@artestilgaleriadearte
artestilgaleriadearte.com.br
aventuras, aprendizado e diversão para toda a família!
No dia 16 de abril, sob o céu ensolarado, nossas crianças e famíliares mergulharam em um mundo de encanto e descobertas, onde cada momento foi marcado por sorrisos e aprendizado. O evento começou com a oficina de chocolates, uma experiência única onde os pequenos chefs puderam colocar a mão na massa (ou melhor, no chocolate), com a orientação dos Nutricionistas Alicia e Gerardo, que explicaram a importância da alimentação equilibrada e no uso criativo de frutas, as crianças não apenas se deliciaram, mas também aprenderam sobre hábitos saudáveis de vida.
Em seguida, o palco foi tomado pela magia do teatro com Cia Neverland. Breninho, Van-Van e a adorável raposa Cacau guiaram nossos pequenos espectadores em uma jornada cativante através das tradições da Páscoa ao redor do mundo. Uma mistura encantadora de diversão e aprendizado, onde as crianças não apenas se divertiram, mas também expandiram seus horizontes culturais.
E então, chegou o momento tão aguardado: a caça aos ovos! Com os personagens da peça liderando o caminho, nossos pequenos aventureiros embarcaram em uma busca repleta de surpresas, desafios e muitas risadas. Uma experiência que certamente ficará gravada em suas memórias por muito tempo. Para encerrar o dia nossos pequenos desfrutaram de deliciosos ovinhos de amendoim com gotas de chocolate saudável. Que tenhamos mais celebrações como esta, repletas de momentos especiais em família!
Como ferramenta essencial para materializar e documentar etapas da vida, a fotografia desempenha um papel crucial, sendo uma poderosa forma de expressão. Ela transcende as barreiras culturais, linguísticas e territoriais, “viajando” na velocidade da luz para qualquer lugar do planeta, compartilhando momentos e inspirando.
E por falar em velocidade, conversamos com o fotógrafo Paranaense de Campo Mourão, José Mário Dias, que nem imaginava que viraria fotógrafo referência em automobilismo quando ia às concessionárias de veículos buscar folhetos publicitários de carros recém lançados, prática comum entre os adolescentes apaixonados por carros na época. Filho de ex-piloto e mecânico, José acredita que a paixão por corrida faça parte da sua genética, embora sequer tenha tido a oportunidade de assistir alguma corrida de seu pai,
Cecílio Irineu Dias, que além de parar de competir antes de Dias nascer, faleceu quando o fotografo tinha apenas 11 anos de idade.
Começou a frequentar as pistas a convite de seu primo em meados de 2005. Nesta época, se aventurava atrás dos computadores criando web sites. Frequentando as competições da Stock Car com a desculpa de fotografar as corridas para gerar conteúdo para um site que desenvolveu, passou a se envolver com automobilismo: “Eu gostava mesmo era de estar nas corridas, não tinha câmera profissional, muito menos conhecimento para me autointitular fotógrafo. Usava a fotografia como desculpa. Conforme ia entendendo, fui sentindo que o ofício era a função que ficava mais próximo do automobilismo do que qualquer outra. O mecânico, por exemplo, fica a maior parte do tempo apenas nos boxes, o assessor de imprensa na
sala de imprensa, até o bandeirinha fica na beira da pista, mas com limitação de locomoção. O fotógrafo pode ir onde quiser”. Com um sorriso no rosto, o fotógrafo complementa: “Em Spa-Francoshamps (Bélgica), na Eau-Rouge, conhecida por ser a curva mais desafiadora do mundo, pude ficar a 1 metro do carro passando por mim a quase 300km/h. Esta sensação é impagável”.
Em 2007, à convite do então assessor de imprensa e jornalista João Otávio Ness (in memoriam), começou a cobrir para o extinto site Cronospeed, a temporada completa do Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade e da Copa Peugeot Rally. “Este convite do João foi o mais importante da minha carreira. Ter tantas corridas durante o ano era a desculpa que eu precisava para deixar de lado a vida de desenvolvedor de sites e cair de cabeça na fotografia, paixão que eu recém havia descoberto”.
Foi então que junto destes dois campeonatos, também começou a fazer aparições em eventos de destaque nacional como a Stock Car e a Fórmula Truck. “Foi um início muito difícil, ninguém me conhecia, eu não tinha contatos, e também ainda não era tão bom na fotografia. Ao mesmo tempo eu precisava pagar meu aluguel e meus gastos, afinal, decidi me mudar para Curitiba, por ser mais fácil o deslocamento até as competições”. Aos risos, lembra dos sufocos que passou no início da sua jornada. Orgulhoso, não queria pedir dinheiro a sua mãe”.
Em 2009, venceu um prêmio de fotografia oferecido pela própria organização da Stock Car, e causou curiosidade entre os que acompanhavam a categoria. Afinal, quem era aquele fotógrafo jovem que vinha do interior que fizera uma foto tão diferente? José tem a foto vencedora do prêmio como uma das mais importantes da sua carreira, a que projetou o seu nome para o mercado do automobilismo.
A vontade de acompanhar de perto capítulos da história do automobilismo mundial sendo escritos, além de ter os mais importantes eventos do esporte no currículo, fez com que José não parasse mais. Além de poder acompanhar os principais pilotos brasileiros em competições pelo Brasil e mundo afora, em 2014, a convite do piloto brasileiro Christian Fittipaldi, pode cobrir pela primeira vez a tradicional 24 Horas de Daytona, corrida que faz parte do calendário do campeonato americano de corridas longas, a IMSA.
“Trabalhar com o Christian (Fittipaldi) me abriu muitas portas. Aliás, em um momento da minha carreira eu trabalhei simultaneamente com o Bruno
Senna, Christian Fittipaldi e Nelson Piquet Jr. Esses dois últimos eu continuo trabalhando até hoje. Foi um marco pessoal estar fotografando para as 3 principais famílias do automobilismo brasileiro.”
Hoje José coleciona credenciais que pendurou no peito durante quase duas décadas. Como parte de seu currículo, já participou de 10 edições do Rally Dakar, o maior e mais difícil rali do mundo, e de 13 edições do Rally dos Sertões, ambos fazendo parte da equipe de fotografia oficial do evento. Outras corridas famosas fizeram e/ou continuam a fazer parte da história do fotógrafo, como: 500 Milhas de Indianápolis, 24 Horas de LeMans, 24 Horas de Nürburgring, etapas do Mundial de Rally/WRC, Fórmula-E, Fórmula 1, entre outras.
Com o tempo dividido entre Brasil e Estados Unidos, Dias não quer parar tão cedo: “Ainda tenho muita gasolina pra queimar. No Brasil, já tenho uma carreira consolidada, sou fotógrafo da Shell Racing na Stock Car desde 2017, e cubro Porsche Cup para alguns pilotos. A meta agora é ficar cada vez mais conhecido nos EUA. Embora já tenha meu espaço na IMSA, quero conquistar meu lugar em outras categorias”, finaliza o paranaense. Com uma visão única, ele consegue capturar a intensidade das corridas, a ação frenética e a velocidade vertiginosa dos carros enquanto rasgam as pistas congelando momentos que passam em frações de segundos. Sem direção de cena, sem ensaio, reproduzindo emoções, dramas, detalhes, de uma atmosfera fascinante e envolvente, preservando o legado do automobilismo nacional e internacional.
As imagens, verdadeiras obras de arte, são fruto de muita dedicação de uma longa trajetória, a qual você pode acompanhar pelo instagram do fotógrafo: @josemariodias.
Quando se trata de fazer a diferença nas vidas dos outros, cada ato, por menor que seja, pode ter um impacto significativo. É por isso que queremos compartilhar com vocês a importância da Responsabilidade Social e como doar e se doar pode ser um ato verdadeiro de amor.
Lembramos que a Responsabilidade Social recebe durante todo ano doações dos mais variados itens, que podem ser efetuadas na portaria funcional do Clube, localizada na Rua Clóvis Bevilaqua, 401.
Seja parte dessa mudança! Contribua você também sendo voluntário ou fazendo doações!
Ações realizadas nos meses de março e abril:
Foram doadas tampinhas e blisteres de medicamentos para este projeto que atende o Lar dos Idosos Recanto do Tarumã. A doação será revertida em produtos de higiene pessoal para os moradores do lar.
Doação de 40 kg de leite em pó Nestogeno para o Instituto que auxilia crianças com AME - Atrofia Muscular Espinhal.
PÁSCOA DOS COLABORADORES DO CLUBE
Foram distribuídas 275 caixas de chocolates para os nossos funcionários alusivo à Comemoração da Páscoa.
No mês de abril foi realizada a primeira edição do ano do nosso tradicional Bazar. O evento disponibilizou para venda artigos doados pelos sócios no primeiro trimestre de 2024 e arrecadou R$ 35.945,00 que serão revertidos em prol dos colaboradores e das instituições amparadas pelo Clube.
É com grande entusiasmo que anunciamos o início do nosso tão aguardado Circuito de Poker, uma jornada emocionante repleta de competição, estratégia e momentos inesquecíveis nas mesas. A primeira etapa aconteceu no dia 24 de março e a segunda etapa teve sua rodada no dia 28 de abril. Ele está só começando, ainda tem muitos pontos para conquistar.
Evento para maiores de 18 anos
SEGUNDA ETAPA
O primeiro torneio de Tranca, de uma série de 5 etapas, aconteceu no dia 23 de março na Casa de Festas e contou com 27 duplas participantes. Uma oportunidade única para os jogadores demonstrarem suas habilidades, competirem com outros entusiastas e desfrutarem de momentos de diversão e desafios.
PRÓXIMAS ETAPAS
26 DE JULHO 28 DE SETEMBRO 22 DE NOVEMBRO
SÓCIOS / R$ 120
CONVIDADOS / R$ 150
Credenciamento às 17 horas e início às 17h30, limitado a 50 duplas.
* A doação de 1kg de alimento não perecível gera a bonificação dos pontos.
* Sorteio de brindes e prêmios até o 5º lugar.
Inscrições na Secretaria do Clube
Hoje contarei um pouco sobre minha história, me chamo Sandra Aparecida de Carvalho Francisco, tenho 52 anos sou separada, tenho um filho de 23 anos de idade, que se chama Rafael, que é minha razão de viver.
Venho de uma família humilde, meus pais eram agricultores no interior do Paraná e vieram tentar a sorte em Curitiba quando eu tinha 9 anos de idade. Meu pai, Zezo Francisco, trabalhou no aqui durante 19 anos como atendente do vestiário masculino do Tênis, onde se aposentou. Também tenho um tio e um primo que trabalharam no Graciosa. Todos meus familiares nutrem um sentimento de gratidão pelo Clube, pois representou muito em suas vidas.
Comecei minha trajetória profissional trabalhando como diarista, depois como autônoma vendendo verduras e frutas, e também atuei como balconista de supermercado.
Quando eu estava com 25 anos de idade, havia acabado de me separar e voltado a morar perto dos meus pais. Meu pai falou que tinha uma oportunidade de Auxiliar de Limpeza no Graciosa e perguntou se eu queria me candidatar a vaga. Não pensei duas vezes, pois sempre o ouvia falar muito bem do Clube. Ele me levou preencher uma ficha no antigo RH, o qual ficava localizado na Sede Social, onde hoje é a sala das telefonistas. Preenchi a ficha na quartafeira e na sexta-feira comecei a trabalhar. A data era 05/07/1996. Naquela época primeiramente a gente entrava numa empresa terceirizada e depois do período de experiência era efetivada pelo Clube. Algo que me marcou muito foi o dia 02/10/1996, quando a Sra. Rosenilda Natividade Luiz (atual Gerente de Golfe), que atuava no RH naquela época, me ligou para que eu fosse até lá assinar meu contrato efetivo, contudo eu estava sozinha no vestiário do Tênis Feminino e não poderia sair. Para minha surpresa logo que desliguei o telefone a Rose veio até o vestiário para que eu pudesse assinar. Assinei o contrato, dentro do meu setor, no qual permaneço até hoje. Iniciei como auxiliar de limpeza trabalhando nesta função por cinco anos. Após fui promovida a atendente de vestiário feminino e atuei por 10 anos. Nesse período de atendente o Sr. Gilmar Cichon (Gerente do Tênis) me incentivou a fazer um curso de liderança e depois um curso de atendimento, os quais me auxiliaram quando assumi o novo cargo. Em 01/06/2011 fui promovida a Encarregada de Vestiário onde me encontro até o presente momento.
Em tudo o que eu faço eu procuro me dedicar, ser caprichosa e respeitar a todos. Acredito que isto me faz ter uma carreira sólida aqui. E, é isso que eu falo sempre para minha equipe: tentem melhorar a cada dia, ninguém é perfeito, mas todo mundo pode melhorar um pouco.
Para meu filho o conselho é: você tem que fazer as coisas com excelência, tratar as pessoas com educação, ser sempre humilde e carinhoso, pois devemos tratar os outros como você gostaria de ser tratado.
Mensagem de vida: nunca desistir dos sonhos, sempre fazer as coisas com muito zelo, disposição e empenho!
Para mim, trabalhar no Clube é maravilhoso! É um prazer estar aqui há tantos anos, me dedicando e trabalhando feliz! Tudo o que eu tenho é graças ao meu trabalho nesta instituição! Com meu trabalho criei meu filho e construí minha vida. O Graciosa é parte importante da minha trajetória!
No mês de abril as equipes do Graciosa/Guritibanos, Guritibanos e AFFA entraram em quadra para uma série de jogos amistosos nas categorias Sub 7, Sub 9, Sub 11 e Sub 13. Os resultados foram impressionantes. Com desenvoltura e determinação, os atletas demonstraram comprometimento e notável evolução ao longo dos confrontos, com destaque especial aos atletas do Graciosa.
Como forma de promover a confraternização entre entusiastas da corrida e caminhada, a Diretoria do Centro Poliesportivo organizou a primeira etapa do Circuito 4 Estações que aconteceu no dia 12 de março. O evento atraiu mais de 130 participantes e se destacou pela escolha do local, o maravilhoso caminho dos golf cart, situado no campo de golfe.
O evento contou com apoio da ProCorrer, que ofereceu atividades como o Teste do Top Ideal, o Teste da Pisada e a personalização de camisetas, além da distribuição de vouchers para os participantes. Na próxima edição você poderá acompanhar como foi a etapa outono, que aconteceu no dia 21 de maio.
PROGRAME-SE E NÃO FIQUE DE FORA DAS PRÓXIMAS EDIÇÕES
17 de setembro (etapa de inverno)
26 de novembro (etapa da primavera)
No dia 18 de abril aconteceu no Restaurante do Golfe o primeiro Graciosa Dançante ao som de Daniel Magliavacca (bandolim), Jô Nunes (voz e percussão) e Daniel Fagundes (voz e violão). Com buffet Italiano associados e convidados puderam desfrutar de uma agradável noite repleta de dança e boa gastronomia.
O evento foi organizado pela Diretora de Dança Marisol Urban Grossi.
ODia Internacional da Mulher foi celebrado de forma especial no Centro Poliesportivo com uma variedade de atividades como bike indoor, pilates, yoga, alinhamento, funcional, HIIT, treinamento suspenso, Soul Ballet, Ritmos e Jazz, que atraíram dezenas de associadas em prol da saúde e bem-estar
Com opções para todos os gostos e níveis de condicionamento físico, o evento além dos exercícios ofereceu uma deliciosa e variada mesa de frutas e promoveu sorteio de brindes oferecidos pela ADCOS Dermocosméticos.
Entre os dias 26 e 28 de abril a equipe adulta de polo aquático participou do Torneio Mercosul, disputado no Grêmio Náutico União, no Rio Grande do Sul. O evento reuniu equipes de destaque como Graciosa, Clube Curitibano, Polosul, União Moinhos, União Petrópole e Floripa, proporcionando confrontos de elevado nível técnico. Com uma performance excepcional, nossa delegação conquistou a medalha de prata. Esse é o segundo Mercosul conquistado pela nossa equipe que em 2019 na Liga Mercosul em Valparaiso no Chile, trouxe o troféu de 3ª colocado.
Qui. e Sex.: 13h às 21h
Sáb. e Dom.: 11h às 21h
Marina Itajaí - SC 04 a 07/07
Para chegada de barco ou helicóptero, entrar em contato previamente através do telefone (47) 99219-0061.
Prepare-se para mais uma edição inesquecível!
Dedicado ao seu desenvolvimento físico e mental aqui oferecemos uma variedade de atividades para todas as idades e níveis de condicionamento, visando atender aos seus objetivos de saúde e fitness de maneira cativante e eficiente.
Para aqueles que buscam refrescar-se e superar limites na água, dispomos de diversas opções em nossas piscinas aquecidas como aulas de natação, hidroginástica, hidroterapia, triathlon e surf. As atividades aquáticas proporcionam um exercício completo, trabalhando todos os grupos musculares, aprimorando a resistência cardiovascular e promovendo a saúde das articulações.
Para quem almeja fortalecimento muscular e definição corporal, nossas áreas de musculação, pilates e funcional oferecem o suporte ideal. Equipadas com tecnologia de ponta e guiadas por professores especializados e personal trainers, essas áreas possibilitam a criação de programas de treinamento personalizados para alcançar seus objetivos individuais.
Se você procura por movimentos dinâmicos e desafiadores, as aulas de ginástica e spinning são a escolha certa. Desde as práticas tradicionais até as funcionais, a ginástica é uma excelente forma de melhorar flexibilidade, força e coordenação.
Para os entusiastas da corrida, oferecemos a Running Class, onde você pode aprimorar técnica e resistência, além de áreas dedicadas para corrida ao ar livre. Correr é uma atividade que mantem e eleva a saúde cardiovascular e promove a perda de peso. Nossas aulas de yoga e alinhamento combinam posturas físicas, técnicas de respiração e meditação, reduzindo o estresse, melhorando a flexibilidade e fortalecendo o corpo de dentro para fora, buscando o equilíbrio físico e mental.
As artes marciais também têm seu espaço em nosso centro, com aulas que incluem judô, muay thai e karatê, proporcionando não apenas técnicas de autodefesa, mas também disciplina, autoconfiança e respeito. Para os amantes dos esportes em equipe, temos quadras para futsal, voleibol e basquetebol, onde você pode competir, treinar e se divertir com amigos e familiares.
Para aqueles que apreciam uma abordagem artística, oferecemos aulas de ballet, jazz e dança de salão, que não apenas visam aprimorar postura, flexibilidade e coordenação motora, mas também celebrar a expressão através da dança. Independentemente de suas preferências ou objetivos, temos certeza que irá achar, no Centro Poliesportivo uma atividade para chamar de sua. Junte-se a nós e comece sua jornada em direção a uma vida mais ativa, saudável e feliz.
No mês de abril aconteceu mais uma etapa da principal competição de natação do Clube, o Tubarões do Graciosa.
Durante o evento os atletas puderam mostrar suas habilidades na piscina semiolímpica nas provas de 50 metros nos quatro estilos (crawl, peito, costas e borboleta), buscando superar seus próprios recordes pessoais e conquistar o pódio.
Para encerrar a competição uma prova especial, o “revezamento família”, que adicionou uma dose extra de competitividade e diversão para os participantes.
Segundo o Diretor de Natação do Clube, Tite Clausi “Este evento não foi apenas uma competição, mas sim um momento marcante de integração e alegria entre os associados graciosanos”.
pelo terceiro ano consecutivo a Tradener cuidou de todos os detalhes e abriu a temporada de golfe
No dia 3 de março os golfistas participaram de dois shot gun e foram recepcionados com delicioso café da manhã seguido de brunch, deixando o espírito de competição para o campo. Com muita concentração as tacadas precisavam ser certeiras para obter
os melhores resultados uma vez que esse torneio é o primeiro do ano que conta pontos para o ranking. A grande campeã foi Leslie Bocchino e o bicampeonato ficou para Gustavo Giacometti. Este ano a capitania incluiu a categoria juvenil e o grande campeão Scratch foi Santiago Pinheiro.
Para comemorar os 74 anos de um dos torneios mais expressivos no cenário nacional a capitania organizou com muita precisão e riqueza de detalhes a etapa de 2024. Foram 3 semanas de disputas intensas e acirradas que aconteceram no período de 16 a 30 de março, contabilizando um total de 210 participantes do Paraná e de outros estados. Durante as partidas os jogadores demonstraram muita garra e dedicação em busca da vitória, de olho na liderança dos rankings.
Os grandes campeões deste ano foram Diego Aragon e Lauren Grinberg, que terão seus nomes gravados no quadro de campeões do “Aberto” localizado no bar do golfe. A galeria, uma verdadeira viagem ao tempo, relembra os golfistas que fizeram história no torneio. Conversamos com os campeões, e Diego com muito entusiasmo nos contou: ”Jogo há muitos anos aqui no Graciosa buscando o melhor resultado para alcançar o título de campeão. Neste ano tudo deu certo! O campo estava maravilhoso, os greens estavam recebendo e meu jogo fluiu.
Um sonho que se tornou realidade e por pouco não consegui quebrar o recorde do campo”. Para Lauren também foi uma etapa com gostinho diferente: “Foi meu segundo ano jogando aqui no Graciosa, e dessa vez tudo conspirava a favor, meu jogo estava perfeito a cada tacada”.
No último dia, antes do pelotão jogar durante a concentração aconteceu em uma ato simbólico, mais muito representativo a homenagem aos ex-capitães Antonio Carlos Tatau Grein e José Pinto Dias Gonçalves. O Capitão Mini fez questão de registrar a importância das gestões anteriores, que a cada ano fizeram o Graciosa chegar ao nível de campo que temos hoje. José, conhecido como Marreco, além da capitania também foi o fundador e o primeiro presidente da Federação Paranaense e Catarinense de Golfe. Este marco histórico ficou registrado com a sua tacada abrindo o campo para o pelotão sair no último dia.
O Aberto contou com o Patrocínio de: Grupo Servopa e Vesta Pisos Aquecidos, e apoio da TMobiliz, NH Hotels, Fuzzo, FPCG, CBGolfe e WAGR.
Resultados 23
Resultados
No sábado dia 20 de abril foi realizada a Taça Mensal em homenagem ao 2° Capitão de Golfe, R. E. Fowler Biênio 1927-1928. A vibração dos participantes estava contagiante com muito foco para iniciar as partidas, além daquele bate papo informal com pares e adversários, como uma cordialidade e “estudada” prévia do perfil do adversário.
O clima ajudou e os primeiros jogadores entraram em campo em busca dos melhores resultados. Concentrados em cada tacada, calculando cada movimento estrategicamente para obter a melhor pontuação para o ranking interno e claro o primeiro lugar. O dia terminou com a entrega de prêmios no Restaurante do Golfe.
No dia 7 foi comemorado a Taça das Aniversariantes do mês de março. Como o nome simboliza, foi um dia muito festivo e com muitas felicitações e paparicos. Após as partidas elas se reuniram para o tradicional bolo na casa da golfista.
Resultados
Em comemoração à Páscoa no dia 04 de abril aconteceu mais uma taça festiva onde as golfistas se conectam e compartilham momentos, trocam experiências, e se divertem jogando.
A Capitã preparou um mimo especial e entregou um coelhinho de chocolate para todas as jogadoras antes de entrarem em campo. A combinação de competição amigável e a atmosfera tranquila do campo de golfe criam uma experiência única para todas as envolvidas. Após a partida aquela passadinha para comemorar com um delicioso lanche na casa das golfistas, completando o dia de alegria e boa companhia.
Dia 11 de abril foi realizada a Taça Âmbar, com um significado mágico, “O âmbar é conhecido como a pedra da sorte. Ele era utilizado como amuleto por reis e magos da antiguidade, e atualmente é visto também como um meio de trazer vitalidade para as pessoas e proteção para as crianças. Dessa forma, a pedra é responsável por atrair apenas energias positivas para quem a utiliza.”
Sorte a nossa de poder dividir momento de lazer e relaxamento em um jogo apaixonante com as amigas, excelente maneira de fortalecer os laços enquanto desfrutam de uma atividade divertida e revigorante. Aqui compartilhamos risadas, histórias e até mesmo algumas dicas de golfe de vez em quando, mais só de vez em quando porque afinal, ou mostramos o santo ou o milagre.
O evento III Tradener Open, trouxe um significado a mais marcando a trajetória do golfista Leonardo Cassi Moro, que no dia 09 de março, no buraco 3, embocou seu segundo Hole in One no campo do Graciosa. A pressão de estar competindo em torneio não foi o suficiente para que Leo perdesse o foco e a calma na tacada do seu segundo feito, que assim como o primeiro, também aconteceu durante um importante torneio, no 72º Aberto em 2022. Parabéns!
No dia 19 de abril, o golfista Tomás Herrera conquistou seu primeiro Hole In One, no buraco 17, batendo com o ferro PW. Na ocasião estava acompanhado dos amigos Ricardo Texeira, Pedro Fuzzo e João Ricardo Almeida que vibraram com sua conquista!
No dia 07 de abril, no buraco 8 o golfista Rodrigo Campelo, emplacou seu primeiro feito inédito, no campo do Graciosa, registrando seu primeiro Hole in One. Ele jogava na companhia do amigo, Felipe Pacheco que além de presenciar, vibrou junto!
Foi realizada no dia 16 de março a 1ª Etapa dos Festivais, que contou com a participação dos pais, familiares e amigos.
Durante o evento os alunos participaram de jogos, exercícios e atividades aplicadas pelos professores nas quadras de tênis onde puderam demonstrar as novas habilidades adquiridas e a evolução no esporte. Como forma de motivação, durante os festivais todos recebem uma medalha para estimular o aprendizado contínuo.
Ao todo participaram 61 alunos das categorias: baby tênis (3 a 5 anos) e kids (5 a 9 anos).
Para os alunos de 10 a 12 anos, a participação se dá através de torneios internos, onde os alunos se confrontam em competição, em chaves nos moldes da Federação Paranaense de Tênis, onde vivenciam sensações de uma competição e aprendem a lidar com sentimentos como o de ganhar e perder. A premiação só acontece para os campeões e finalistas de cada categoria.
A Escolinha de Tênis atende no seu projeto crianças a partir de 3 anos até 12 anos, seguindo a metodologia proposta pela ITF (Federação Internacional de Tênis), com uso de materiais adaptados para cada faixa etária com bolas mais leves e coloridas e raquetes com peso e tamanho proporcional a idade e tamanho do aluno (a), a divisão das turmas é baseada na progressão do aprendizado aplicado, além da divisão da faixa etária proporcional ao desenvolvimento infantil. Como referência temos as munhequeiras coloridas com a progressão das cores das bolinhas da metodologia da ITF, iniciando com bolas de espuma, depois a bola vermelha 75% mais lenta que a bola amarela adulta, depois a bola laranja 50% mais lenta e por último no processo a bola verde 25% mais lenta que a bola amarela.
Durante os meses de março e abril, aconteceu mais uma etapa do Torneio de Páscoa. A edição contou com a participação de 185 atletas, que protagonizaram disputas acirradas.
Com tantos competidores talentosos, os jogos foram intensos, proporcionando muita emoção para os espectadores que puderam torcer das arquibancadas e pelo YouTube. O Beach Tennis vem cada vez mais ganhando adeptos e é sempre uma fonte de alegria e diversão para os participantes e fãs do esporte. Esperamos todos na Copa Graciosa.
Resultados masculino
MASCULINO B
Campeões Eduardo Filipin e Frederico Branco
MASCULINO C
Campeões Gil Santiago e Paulo Maingue
Vice-campeões Luiz Gustavo S. Rebello e Marcelo Scherer
MASCULINO D
Campeões Eduardo Joaquim e Luciano Hollanda
MASCULINO 60+
Campeões Jacirlei Santos e Julio Alvarez
Vice-campeões Darci Gulin e Marcelo Gomm
Resultados feminino
FEMININO A
Campeãs Juliana Ribas e Paula Joaquim
Vice-campeãs Dayana Thá e Larissa Leone
FEMININO B
Campeãs Ana Maria Soares e Isabela Poli
Vice-campeãs Mariana Pedroso e Paula de Lara Bau
FEMININO C
Campeãs Clarissa Demeterco e Beatriz Demeterco
Vice-campeãs Carolina Mendes e Manoela Filipin
FEMININO D
Campeãs Bianca Leone e Flora Atherino Wawryniuk
Vice-campeãs Eduarda P. Leite e Helena Malucelli
FEMININO E
Campeãs Ana Paula Buhrer e Rafaela Kosop
Vice-campeãs Flavia Pacheco e Marcia Brandão
FEMININO 40+
Campeãs Dayana Thá e Larissa Leone
Vice-campeãs Antonella de Macedo e Paula de Lara Bau
FEMININO 50+
Campeãs Andrea Fauth e Denise Soares
Vice-campeãs Giovana Lobo e Gisele Munhoz
FEMININO 60+
Campeãs Claudia Dedini e Cristiane Farhat
Vice-campeãs Claudia Bianco e Mariza Ábila
Fernando Menezes, André Zachary, Erika Reichenbach e Mariana Brofman
Joaquim, Eduarda Leite, Flora Atherino, Yonne Leite, Ana Paula Buhrer e Eduardo Joaquim
SUB-12
Campeões Gabriel Thá e Melissa Thá
MISTA A
Campeões Eduardo Portal e Juliana Ribas
Vice-campeões Eduardo Stephanes e Priscila Garcia
MISTA B
Campeões Luciano Rosa e Antonella de Macedo
Vice-campeões Bernardo Moreschi e Iris Hauer
MISTA C
Campeões Luiz Gustavo S. Rebello e Claudia Dedini
Vice-campeões Enrico Leprevost e Nina Hauer
MISTA D
Campeões Felipe Martinez e Beatriz Cravo
Vice-campeões André Zachary e Erika Reichenbach
Entre os dias 12 de março e 6 de abril aconteceu mais uma etapa do Torneio de Páscoa de Padel. O evento reuniu 154 atletas de diversas categorias que disputaram no formato duplas, e competiram em etapas classificatórias, avançando até chegar às etapas eliminatórias de quartas de final, semifinais e finais. Esta edição contou com a inovação da transmissão ao vivo dos jogos pelo YouTube, ampliando a possibilidade do sócio acompanhar o torneio. A festa de encerramento aconteceu com as finais no dia 06 de abril e premiação dos campeões em um momento de confraternização entre os atletas.
Resultados masculino
1ª CLASSE MASCULINO
Campeões Rafael Zagonel e Pedro Toccafondo
Vice-campeões Bruno Ferreira e Cleiton Brustolin
2ª CLASSE MASCULINO
Campeões André D’Avila e André Veiga
Vice-campeões Edoardo Fischer e Caue Ferreira
3ª CLASSE MASCULINO
Campeões Gabriel Fantim e Mario Castilho
Vice-campeões Luiz Cartaxo Filho e Thiago Barcik Oliveira
4ª CLASSE MASCULINO
Campeões Edoardo Hauer e Guilherme Acosta
Vice-campeões Juliano Scherman e Gilberto Scherman
5ª CLASSE MASCULINO
Campeões Felipe M. Machiavelli e Felipe Cunha
Vice-campeões Thiago Mourão e Felipe Canto
Resultados feminino
1ª CLASSE FEMININO
Campeãs Fabiana Amaral e Larissa Leone
Vice-campeãs Maria Eliza Zagonel e Monica Gulin
3ª CLASSE FEMININO
Campeãs Berenice Ribeiro e Sharlene Schwarz
Vice-campeãs Renata Boscardim e Marilia Rogacheski
4ª CLASSE MFEMININO
Campeãs Camila Almeida e Silvia Wya Poty
Vice-campeãs Miriam Amaral e Jane Carla Frigotto
No sábado dia 13 de abril as quadras de tênis receberam as tenistas do Clube Duque de Caxias para um Intercâmbio. O evento visa proporcionar a troca de experiência e técnicas, aprimorando a forma de jogar. O encontro contou com a participação de 60 atletas e terminou com um delicioso brunch no Bar do Tênis.
No dia 16 de março as areias das quadras de beach tennis foram transformadas em um cenário de energia e movimento durante a aula de HIIT funcional. Sob a orientação da equipe do Centro Poliesportivo, os participantes suaram a camisa e elevaram seu condicionamento físico ao máximo.
O evento foi promovido em parceria entre as diretoras do Beach Tennis e CPE e contou com o apoio da marca de roupas “Body for Sure”. Foi uma experiência revigorante que uniu comunidade, saúde e estilo de vida ativo!
Com fila de espera, o Double Soma 7 é um intercâmbio interno que “mistura” as classes em disputas de curta duração, com dias e horários marcados. Durante as partidas é possível observar e aprender com a troca de técnicas e práticas de jogos, proporcionando grande interação de todos os jogadores.
Com certeza ele veio para ficar!
Campeões Rafael Perry e Eduardo Rezende
Vice-campeões Guilherme Taglianetti e Daniel Amaral
3º colocados Danilo Strapasson e Luiz França
Para celebrar uma data tão importante do calendário, nada melhor do que um torneio, e foi assim que nossas tenistas celebraram o seu dia!
Com muita descontração e amizade elas protagonizaram belas partidas nas quadras cobertas. Após os jogos um delicioso Happy Hour onde tiveram aula de auto maquiagem e de cuidados com a pele, com direito a brindes e sorteios.
Resultados
1ª CLASSE
Campeãs Ana Paula Alvarez e Angela Munhoz da Rocha
Vice-campeãs Jaqueline Dal’Lin e Bianca Virmond
2ª CLASSE
Campeãs Nicole Melhem e Adriana Pansieri
Vice-campeãs Miriam Amaral e Jane Carla Frigotto
3ª CLASSE
Campeãs Sueli Gossling e Tania Bertoli
4/5ª CLASSE
Campeãs Juliana Slaviero e Julyana Egito
Vice-campeãs Adrianne Thomé e Cintia Helm
Nossos atletas da equipe e pré equipe de tênis tem desempenhado um excelente trabalho, demonstrando que através de muito treino, dedicação e comprometimento o resultado vem.
Começamos o ano com excelentes participações em campeonatos diversos pelo Brasil.
Agradecemos aos pais e familiares que estão sempre junto incentivando, apoiando e fazendo o chamado “corre”, para que eles consigam tão jovens dar conta de uma agenda cheia, onde precisam conciliar estudos e atividades extras com os treinos e as vezes abdicar de atividades pertinentes a idade em busca do seu sonho como atleta. A cada edição traremos os destaques do período!
março
FPT - CIRCUITO ONIL 2ª ETAPA
CLASS SERIES 1000 + B
14 a 17 de março de 2024
Santa Monica Clube de Campo- Colombo/PR
CATEGORIA 1FA SIMPLES
Campeã Suzana Faucz
CATEGORIA 8MA SIMPLES
Finalista Mateus Michaelis
FPT JUNIORS SERIES 250 CURITIBAIIDM
21 a 24 de março de 2024
Instituto Icaro DM Tênis - Curitiba/PR
CATEGORIA 8ML MASCULINO
Campeão Miguel Meinerz
CATEGORIA 8MA MASCULINO
Finalista Gabriel Meinerz
abril
04 a 07 de abril de 2024
Instituto Icaro DM Tênis - Curitiba/PR
CATEGORIA 18F
Campeã Júlia Machado
Finalista Suzana Faucz
CATEGORIA 11MV
Finalista Francisco Borges
e Fábio Cavalcante
18 a 21 de abril de 2024
Clube Mercês - Curitiba/PR
CATEGORIA 8ML
Finalista Gabriel Meinerz
Dia 5 de junho foi comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, data em que refletimos sobre o Desenvolvimento Sustentável.
As ideias que dão base a este conceito são encontradas no relatório “Nosso futuro comum” redigido pela Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, liderada pela médica Gro Harlem Brundtland, mestre em saúde pública e Ex-Primeira Ministra da Noruega.
Conheça alguns pontos importantes deste texto:
“O desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento que encontra as necessidades atuais sem comprometer a habilidade das futuras gerações de atender suas próprias necessidades”.
“Um mundo onde a pobreza e a desigualdade são endêmicas estará sempre propenso a crises ecológicas, entre outras…O desenvolvimento sustentável requer que as sociedades atendam às necessidades humanas tanto pelo aumento do potencial produtivo como pela garantia de oportunidades iguais para todos”.
“Muitos de nós vivemos além dos recursos ecológicos, por exemplo, em nossos padrões de consumo de energia… No mínimo, o desenvolvimento sustentável não deve pôr em risco os sistemas naturais que sustentam a vida na Terra: a atmosfera, as águas, os solos e os seres vivos”.
“Na sua essência, o desenvolvimento sustentável é um processo de mudança no qual a exploração dos recursos, o direcionamento dos investimentos, a orientação do desenvolvimento tecnológico e a mudança institucional estão em harmonia e reforçam o atual e futuro potencial para satisfazer as aspirações e necessidades humanas”.
FAÇA VOCÊ A DIFERENÇA POR UM MUNDO MAIS SUSTENTÁVEL, A SUSTENTABILIDADE DEPENDE DE NÓS
Advogado, professor, escritor e consultor na área ambiental, com 30 anos de experiência.
É Mestre e Doutor em Direito Ambiental e atuou por três décadas no Ministério Público do Paraná, destacando-se como Promotor de Justiça de Meio Ambiente. Pesquisador e conferencista na área jurídico ambiental, é autor de inúmeros livros e artigos publicados no Brasil e no exterior.
Há muitos anos, quando passei a atuar como Promotor de Justiça do Meio Ambiente no interior do Paraná, tinha a ilusão típica de um jovem advogado que acha que tudo se resolve ajuizando ações e instaurando processos judiciais.
Essa miopia jurídica e social durou alguns anos, e até alcancei alguns resultados responsabilizando uns e outros infratores, quando então comecei me dar conta que o mais importante para a sociedade não é a punição, mas sim a preservação e a recuperação dos estragos, que tecnicamente chamamos de danos ambientais.
Fui compreendendo que a questão é de educação, antes de mais nada, pois grande parte das infrações e crimes decorrem da ignorância e falta de consciência dos que cometem danos.
Constatei um déficit de cidadania resultante do analfabetismo político e da falta de educação ambiental na infância e adolescência, que se evidencia no egoísmo e ganância que se instalam nas mentes desprotegidas e que se repete num ciclo vicioso.
Não há uma questão ambiental isolada de outras, ao contrário, a poluição é um resultado e não uma causa. A poluição é um pensamento que nasce na mente, e aí deve ser combatida tenazmente, para que não crie raízes que afetem o coração da gente.
Então, o problema não é o meio ambiente, o problema somos nós que ainda não aprendemos que também somos o meio ambiente e que no embate contra a natureza só tem um perdedor: você, eu, nós, todos.
No fundo é uma questão de ética, isto é, de falta de novos valores que se contraponham ao consumismo desenfreado, alimentado por um modelo de produção e mercado guiados em grande parte pelo crescimento infindável e por faturamentos nunca grandes o suficiente. Faz parte dessa máquina insustentável o Estado com sua voracidade fiscal insaciável.
Quem paga essa conta pesada é, por um lado, o consumidor que vê embutido no preço a carga tributária e a margem de lucro e, por outro lado, o meio ambiente que vai se degradando e os recursos naturais que vão se esgotando.
Os consumidores ao menos podem reagir exercendo seus direitos e seu poder escolhendo produtos e serviços oferecidos no mercado por fornecedores comprometidos com o equilíbrio ambiental e a sustentabilidade do planeta. Mas a Natureza parece sofrer calada, sem voz.
Uma vez me perguntaram: o que é ser Promotor de Justiça? E me recordo que respondi na seguinte linha de raciocínio: promover a Justiça é colaborar para que a riqueza do Brasil, que é um país rico sem dúvida alguma, se converta na riqueza da Nação, que ainda é pobre quando pensamos na qualidade dos serviços públicos e na deficiente e defasada infraestrutura oferecidos pelo Estado brasileiro.
Observando as desigualdades e os contrastes sociais e econômicos no Brasil, não é difícil perceber a relação cruzada de causa e efeito entre poluição e pobreza, o que permite deduzir que a pobreza continua sendo nosso maior problema ambiental.
Assim, a questão também é de Justiça social, na medida em que as riquezas naturais pertencem a todos e à sociedade e, por vezes, são apropriadas e geram lucros para uma minoria que reúne capital e condições de explorar os recursos, e que quando inconscientes da sua responsabilidade social, sequer pagam salários dignos para manutenção básica das famílias menos privilegiadas, tão pouco pagam impostos regularmente para garantir os serviços públicos essenciais.
E se trata também de uma ética geracional, pois se por um prisma herdamos o planeta, o conhecimento, as invenções e toda a tecnologia desenvolvida por nossos antepassados, por outro viés somos responsáveis por garantir condições de vida para as gerações futuras.
Não se pode negar a natureza política da questão ambiental, seja no sentido grego de administrar os interesses públicos, seja no sentido moderno de permitir a participação da sociedade nas decisões importantes sobre como usar os recursos naturais e como se relacionar economicamente com a natureza, seja na partilha isonômica dos benefícios gerados pelos tantos serviços ecossistêmicos. Cabe a nós, brasileiros, por exemplo, decidir o que deve ser feito ou não na região amazônica ou como devem ser explorados nossos recursos minerais.
Devemos agir politicamente, seja na vida individual, decidindo o que compramos e como consumimos e o que fazemos com nosso lixo, seja na vida coletiva, apoiando iniciativas e projetos ambientais, e escolhendo governantes e exigindo que administrem com inteligência e sustentabilidade nosso patrimônio e valores ambientais. Só por último é que devemos tratar os problemas ambientais como uma questão de lei, de fiscalização e de polícia, quando nada mais resolve e só resta o caminho da responsabilização e punição. Essa é a pior resposta que o Estado pode dar, a menos eficaz, pois não devolve nada à sociedade e geralmente não ressocializa e nem educa o infrator ambiental, que segue sem compreender o valor da vida.
Então vale perguntar: qual é mesmo a questão ambiental?
“Ao contrário de Funes, o Memorioso, o personagem de Borges que não esquecia nada e se lembrava de tudo, vou atravessar o meu Rio Lethes para esquecer tudo, para ter a liberdade de pensar e escrever espontaneamente guiada só pelo desejo. Quero captar o instante, começar do zero. Condensar minha vida no instante, viver exclusivamente nele, dele, feito meu cachorro Rodolfo, aqui a meus pés. Às vezes é melhor ter coragem de recomeçar, de jogar fora. Até mesmo amores. Não sou de preservar o que me atormenta. Por isso preciso me desfazer completa e definitivamente de Eduardo.
A fumaça do cigarro sobe do cinzeiro, como uma chaminé. Rodolfo me espia com o rabo do olho, desconfiado das minhocas na minha cabeça. Baixa sua própria cabeça sobre as patas, franze as sobrancelhas e deixa seu olhar triste perder-se no infinito, um infinito mais concreto que o meu e à altura do chão.
Ligo o som, ouço o CD animado que Jeremias me deu de presente e até danço sozinha, como uma louca, para comemorar um não-sei-bem-o-quê que desbloqueia minha mente e minha alma. Por sorte, apenas Rodolfo testemunha este meu estado de exaltação. Até gosta de presenciar meus movimentos.
A memória é um arquivo de gavetas fechadas. Várias das chaves das gavetas são feitas de pessoas, objetos, coisas que nos cercam, das cartas, fotografias e livros. Cada carta, cada uma delas, abre uma enorme gaveta de recordações, que talvez ficasse fechada para sempre se a carta não estivesse ali, exibindo fisicamente suas frases. Ao destruir cada carta, abro uma destas gavetas. Multiplico, assim, as possibilidades de registro no meu relato de despedida.
— A senhora está fazendo besteira, olhe o que lhe digo.
— Então deixe ali naquela pilha. Depois decido.
É melhor mesmo ir fazendo uma enorme pilha de papel. Posso, por exemplo, deixar separado num canto, por uns tempos, tudo o que diga respeito ao amor, que, apesar de me ter tratado tão mal, merece, afinal de contas, minha consideração, pois nele cabem todas as virtudes.
Vou limpar minhas prateleiras, esvaziar a casa, começando pelo quarto a ser alugado, talvez ao próprio Norberto, meu antigo namorado que, depois da operação, virou Berta. Ainda não sei como será nossa convivência.
Os papéis que me incomodam são a tal ponto parte de minha vida, que a única maneira de me desfazer deles é transformá-los na farinha de palavras que mencionei, farinha pouca e densa, socada a ponto de virar um livro de pedra.
Será minha versão do Livro absoluto que Mallarmé quis escrever no fim da vida e acabou destruindo antes de morrer.
Vou à luta, então. E desde o começo esta é minha odisseia de ondas e correntes, em que enfrento ventos e tempestades num mar infinito, mar de muitos encontros, onde viajo sozinha. Sozinha com meus papéis e minha caneta.”
Vendo minha arrumação, Berenice reclama:
— A senhora me desculpe, Dona Ana, mas a senhora está fazendo loucura de se desfazer dos papéis.
— Pode jogar no lixo, Berenice.
(*) Prêmio Casa de las Américas, o terceiro de uma série de oito romances, foi originalmente publicado em 2001, teve mais de uma edição e deverá ter mais uma em breve pela Editora Record. Os romances mais recentes do autor, membro da Academia Brasileira de Letras e da Academia de Letras do Paraná, são “Entre facas, algodão” e “Homem de Papel” (um dos 10 romances do Prêmio São Paulo de Literatura e do Jabuti de 2023).
Alphaville Tênis Clube
Barueri – SP
Assembléia Paraense
Belém – PA
Associação Leopoldina Juvenil
Porto Alegre – RS
Belém Novo Golf Club
Porto Alegre – RS
Caxangá Golf & Country Club
Recife – PE
Clube de Golfe de Brasília Brasília – DF Clube de Natação e Regatas Cabral Vitória – ES
Clube Internacional de Tênis do Brasil
São Paulo – SP
Clube Internacional do Recife
Recife – PE
Fluminense Football Club
Rio de Janeiro – RJ
Gávea Golf and Country Club
Rio de Janeiro – RJ
Iate Clube de Brasília
Brasília – DF
Itanhangá Golf Club
Rio de Janeiro – RJ
Joinville Country Club
Joinville – SC
Marina Barra Clube
Rio de Janeiro – RJ
Teresópolis – RJ
Morro do Chapéu Golfe Clube
Nova Lima – MG
Náutico Atlético Cearense
Fortaleza – CE
Pampulha Iate Clube
Belo Horizonte – MG
Porto Alegre Country Club
Porto Alegre – RS
Quinta da Baroneza Golfe Clube
Bragança Paulista – SP
Santos São Vicente Golf Club
São Vicente – SP
São Fernando Golfe Club
São Paulo – SP
Sociedade Harmonia de Tênis
São Paulo – SP
Tabajara Tênis Club
Blumenau – SC
Teresópolis Golf Club
Teresópolis – RJ
O Graciosa possui intercâmbio social com clubes aqui no Brasil e no exterior. Recentemente incorporamos mais uma parceria, desta vez com o Alphaville Tênis Clube em Barueri – SP. Veja onde desfrutar de momentos de lazer e esportes, quando estiver em viagens.
O procedimento permanece o mesmo: o associado deverá informar previamente a Secretaria Geral de sua viagem e interesse por frequentar determinado clube conveniado.
Asunción Golf Club
Asunción – Paraguay
Club Centenário
Asunción – Paraguay
Paraná Country Club
Ciudad del Este – Paraguay
Yacht y Golf Club Paraguayo
Asunción – Paraguay
Country Club La Planicie
Lima – Peru
Clube de Viseu
Viseu - Portugal
Union International Club
Frankfurt am Main – Germany
Durban Club
KwaZulu-Natal – South Africa
A Secretaria, por sua vez, emitirá uma carta de apresentação e também informará o clube sobre a ida do associado visitante.
Para mais informações, consulte nosso site em www.graciosa.com.br/serviços/ convenios e nos acompanhe pelo Instagram. Nossas parcerias estão no destaque Clubes Amigos.
SECRETARIA GERAL
De segunda a sexta, das 9 às 19 horas.
Sábados e domingos fechado
RAMAIS. 1325, 1385 e 1367
CLUBINHO DA CRIANÇA
Segunda das 8h40 às 12h50.
De terça a sábado das 8h40 às 18h20.
Domingos e feriados das 9 às 17h20.
RAMAIS. 1383 e 1423
SECRETARIA DO TÊNIS
De segunda a sexta, das 8 às 21 horas.
Sábado, das 8 às 14 horas.
Domingos e feriados das 8 às 14 horas.
RAMAIS. 1337 e 1348
SECRETARIA DO GOLFE
De segunda a sexta, das 9 às 19 horas.
Sábado, das 8 às 16 horas.
Domingos fechado.
RAMAIS. 1361, 1380 e 1387
STARTER
Segunda-feira fechado.
De terça a domingo, das 6h40 às 18 horas.
RAMAIS. 1360 e 1329
SEC. DO CENTRO POLIESPORTIVO
De segunda a sexta, das 7 às 20 horas.
Sábado, das 9 às 13 horas.
Domingos e feriados, fechado.
RAMAIS. 1352, 1338, 1404 e 1427
RAVI CAFÉ
De segunda a sexta-feira, das 7h30 às 20 horas.
Sábado das 8 às 13 horas.
Domingos e feriados, fechado.
RAMAL. 1354
SAUNA MASCULINA
De segunda a sexta, das 14 às 22 horas.
Sábado das 14 às 22 horas.
Domingos e feriados das 9 às 14 horas.
RAMAIS. 1353 e 1375
BARBEARIA
De segunda a sábado, das 14 às 22 horas.
Domingos e feriados fechado.
RAMAL. 1324
CASA DE FESTAS
De segunda a sexta, das 8h30 às 17h20.
Sábado e domingo das 6h40 às 15 horas.
RAMAIS. 1333 e 1340
SAUNA FEMININA
Segunda, das 11 às 21 horas.
De terça a sábado, das 9 às 21 horas.
Domingos das 10 às 16 horas.
RAMAL. 1457
ACQUA SPA E SALÃO DE BELEZA
Segunda das 13 às 19 horas.
De terça a sábado das 9 às 19 horas.
Domingos das 10 às 16 horas.
RAMAIS. 1378 e 1406
BIBLIOTECA DA SEDE
De segunda a sexta, das 8h30 às 18h30. Sábado das 9 às 13 horas.
Domingos, fechado.
RAMAL. 1335
BIBLIOTECA INFANTIL
De segunda a sexta, das 8h30 às 18 horas. Sábado das 9 às 13 horas.
Domingos, fechado.
RAMAL. 1411
RESTAURANTE DA SEDE
De segunda a sábado, das 16 às 23 horas.
Terça-feira das 19 às 22 horas.
Domingos, das 12 às 16 horas.
RAMAL. 1351
BAR DA SEDE
Segunda a sábado, das 16 às 23 horas.
RAMAL. 1351
RESTAURANTE DO GOLFE
De segunda a sexta-feira, das 11h30. às 15 horas. Sábado, das 12 às 16 horas.
Domingos fechado.
RAMAIS. 1330
BAR DE PASSAGEM
Segunda-feira fechado.
De terça a sábado, das 7 às 21 horas.
Domingos e feriados das 7 às 19 horas.
RAMAL. 1347
RESTAURANTE DO TÊNIS
Segunda-feira das 11 às 22 horas.
Terça-feira fechado.
Quarta a sexta, das 11 às 22 horas.
Sábado das 10 às 22 horas.
Domingos das 10 às 19 horas.
RAMAIS. 1373 e 1425
BAR DO TÊNIS
Segunda a sábado das 9 às 21 horas.
Domingos das 9 às 19 horas.
RAMAIS. 1373 e 1425
PRESIDENTE João Carlos Ribeiro
VICE-PRESIDENTE Laura Dias Dalcanale Pereira Alves
VICE-PRESIDENTE FINANCEIRO Alexei Affonso Schrappe Antoniuk
VICE-PRESIDENTE ADMINISTRATIVO Gustavo Vieira Tacla
DIRETOR ESP. ASSIST. A PRESIDÊNCIA Daniel Bório do Rosário
CAPITÃ DE GOLFE Leslie de Oliveira Bocchino
CAPITÃ DO GOLFE ADJUNTA Neusa Teresinha Moro
CAPITÃO DE GOLFE João Carlos Boscardin
CAPITÃO DE GOLFE ADJUNTO Arlindo T. Brun Júnior
DIRETORA DE ATLETISMO Marise Meyer Jamur
DIRETOR DE ATLETISMO Raphael Augusto de Leão Brown
DIRETOR DE BEACH TENNIS Robson Antonio Guzatti
DIRETORA DE BEACH TENNIS Mariana Ribeiro Brofman Guzatti
DIRETORA DE BIBLIOTECA Renata Barrozo Baglioli
DIRETORA DE COMUNICAÇÃO Roberta Hauer
DIRETORA CLUBINHO DA CRIANÇA Kelly Fernanda Jazar Weibel
DIRETORA DE CPE Paula Carneiro Bettega
DIRETORA DO CPE ADJUNTA Paula Hobi Weiss Cunha de Castilho
DIRETOR DO CPE Thomaz Coccioli
DIRETOR DO CPE ADJUNTO Rafael de Castilho Junqueira Carneiro Ribeiro
DIRETORA DE DANÇA Marisol de Abreu Urban Grossi
DIRETORA DE CULTURA Paula Foletto Abbas
DIRETOR DE FUTEBOL José Fernando Menegotto Filho
DIRETOR GERAL Ricardo Luiz Loures Canto
DIRETOR DA GERAÇÃO GRACIOSA Giuliano Aguirra Pilagallo
DIRETOR DA GERAÇÃO GRACIOSA ADJUNTO Andre Slaviero Abrão Filho
DIRETORA DE INCLUSÃO E DIVERSIDADE Nicole Leite Atherino
DIRETOR DE INFORMÁTICA José Henrique Ramires Jamur
DIRETOR JURÍDICO André Luiz Bettega D’ávila
DIRETOR JURÍDICO ADJUNTO Adriano Nery Kuster
DIRETOR DE MARKETING Luiz Alberto Honczaryk P. L. César
DIRETOR MÉDICO Odin Ferreira do Amaral Neto
DIRETOR DE NATAÇÃO Roberto Mario Clausi Junior
DIRETOR DE OBRAS Paulo Henrique Tacla Curi
DIRETOR DE OPERAÇÕES Guilherme Fortes Mendes
DIRETOR DE OUVIDORIA Benedicto Kubrusly Junior
DIRETOR DE PADEL Bruno Gaensly de Lacerda Ferreira
DIRETORA DE PADEL Ana Carolina Pereira Alves Faraco
DIRETOR DE PATRIMÔNIO Rodrigo Gravina de Castilho
DIRETOR DE PLANEJAMENTO Marcelo Meister de Seixas Pinto
DIRETORA PLATINUM Eliana Fadel Farracha de Castro
DIRETOR DE POKER Carlos Cesar Schaedler
DIRETOR DE PÓLO AQUÁTICO Sacha Gulin Crivellaro
DIRETORA DE QUALIDADE TOTAL Gracia Maria de M. Iatauro Céspedes
DIRETOR DE RAQUETES Willy Vieira Pires Neto
DIRETORA DE RECURSOS HUMANOS Carla Virmond Mello
DIRETORA DE RELAÇÕES PÚBLICAS Angelica de Souza Fenley Belich
DIRETORA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL Maria Cecilia Michelotto Centa
DIRETOR DE SAUNA Edson Milani de Holanda
DIRETORA DE SAUNA FEMININA Ana Paula do Rego Barros
DIRETORA DE PISCINA Laura Maria de Leão Brown Findlay
DIRETORA DE SEGURANÇA Deborah Negrão Torres
DIRETOR DE SINUCA Joaquim Afonso Guimarães
DIRETORA SOCIAL Isabela Almeida
DIRETORA SOCIAL ADJUNTA Cintia Vieira Peixoto
DIRETOR DE SQUASH Veriano Pereira Junior
DIRETOR DE SUSTENTABILIDADE Kim Gurtensten Fabri
DIRETORA DE SUSTENTABILIDADE ADJUNTA Maria Carolina Stellfeld
DIRETORA DE TEATRO Rafaela Volpi Pedroso Gomes
DIRETOR DE TÊNIS Silvio Luhm
DIRETORA DE TÊNIS FEMININO Marisa Grein Moniz de Aragão
DIRETORA DE VÔLEI Maria Helena Giacomazzo Meyer
PRESIDENTE GRÊMIO FLAMINGO Félix Macedo de Almeida
DIRETOR GRÊMIO FLAMINGO Mario José Gonzaga Petrelli Neto
CONSELHEIROS NATOS
Geroldo Augusto Hauer, Rubens Pinho, Nelson Menicucci Rezende, João Manoel de Oliveira Franco, Glaucio Fernando Bley Filho, Gustavo Mussi Milani, Tobias de Macedo, Antonio Alves de Araújo Filho, Gerson de Sá Tavares Filho, Jorge Nacli Neto, Antonio Luiz C. Teixeira de Freitas, Cleverson Marinho Teixeira, José Candido Muricy, Nelson Luiz Velloso Filho, Paulo Henrique Rocha Loures Demchuk, Guilherme Jacques Teixeira de Freitas
CONSELHEIROS ELEITOS
Agostinho Afonso Hauer, Alexandre Blasi Pereira de Oliveira, Alexandre Leprevost, Angela Beatriz Grein Loures Bueno, Antonio Carlos Buffara Farah, Antonio Paulo Mallmann, Cristiane Canet Mocellin, Enrico Milani, Everson Silmar Piegel, Gisah Amaral de Carvalho, Guilherme Silva Yared, João Candido da Cunha Pereira Filho, Joaquim Miró, Joel Malucelli, Jonel Chede Filho, Josafá Antonio Lemes, Luigi Antonio Cini Muffone, Marcelo Iwersen, Marco Antonio Beirão, Marco Antônio Simões, Mauricio Artigas Grillo, Oscar Martinez Neto, Oswaldo Guimarães Neto, Peregrino Dias Rosa Neto, Regina Wallbach, Reinhold Stephanes Junior, Ricardo Rosa Reis, Ricardo Tacla, Roberta de Oliveira Franco Busato, Rodrigo Maranhão Khury
CONSELHO FISCAL
Antonio Carlos de Oliveira Dias Filho, David Abdalla Rassi, Romeu Friedlaender Junior
CONSELHO FISCAL SUPLENTE
Bruno Ribeiro Evangelista de Macedo, Luis Emiliano Zagonel Ciruelos, Renato Jacques Teixeira de Freitas
DO JAPÃO PARA OS MERCADOS MAIS EXIGENTES DO MUNDO. VENHA FAZER UM TEST-DRIVE.
RX 500h UX 250h ES 300h
NX 350h
• TODA LINHA HÍBRIDA NON PLUG-IN | SEM NECESSIDADE DE CARREGAMENTO NA REDE ELÉTRICA.
• BAIXO CUSTO DE MANUTENÇÃO, VENHA E COMPARE.
• AS MAIORES GARANTIAS DO SEGMENTO LUXO | 5 ANOS PARA O CARRO E 8 ANOS PARA O SISTEMA HÍBRIDO.
• ATENDIMENTO PERSONALIZADO E EXCLUSIVO.
PAZ NO TRÂNSITO COMEÇA POR VOCÊ. A Lexus oferece 5 anos de garantia sem limite de quilometragem para veículos de uso particular e 5 anos de garantia de fábrica ou 100.000 km – o que ocorrer primeiro – para uso comercial. ainda garantia estendida por mais 36 (trinta e seis) meses, contra defeitos de fabricação e montagem para alguns componentes do sistema híbrido (Bateria Híbrida, Módulo de controle da bateria híbrida, Módulo de controle de energia, Inversor/conversor). O período total dessa cobertura é de 8 (oito) anos ou 200 mil (duzentos mil) quilômetros, o que primeiro ocorrer, para uso particular ou comercial. Consulte o manual do proprietário ou www.lexus.com.br para mais informações. WWW.LEXUSBARIGUI.COM.BR