Issuu on Google+


Singular e plural

O Universo feminino Singular e Plural é uma mostra fotográ ca voltada a retratar a mulher sob diversos pontos de vista. O evento acontece no mês de março em vários espaços públicos situados em Camaçari. Em sua segunda edição, o concurso busca estimular a re exão sobre a mulher como protagonista na sociedade, mostrar a importância deste papel de destaque e expressar essa atuação através da fotogra a. Na edição 2014, recebemos 384 fotogra as de 120 fotógrafos, de 64 cidades de 18 estados brasileiros e 06 países. Com predominância masculina, o concurso teve 40 mulheres concorrendo com 80 homens que completaram o total de participantes. A curadoria cou a cargo de um time feminino, com pro ssionais experientes no assunto; a atual diretora da Cidade do saber, Elisangela Sena, a santista, Berenice Kau mann, a baiana radicada em São Paulo, Luana Werb, e a artista plástica, Valeria Simões. Da análise desta banca examinadora foram selecionadas 28 fotogra as, oriundas de 22 cidades diferentes, 12 estados. Tivemos ainda uma fotogra a de Portugal. Dentre os autores das imagens estão nove fotógrafas e 19 fotógrafos, parte deles sócios de algum dos dez fotoclubes com membros selecionados. O Dia Internacional da Mulher, um evento mundial, é também um momento de grande relevância para Camaçari. O Clube de Arte Fotográ ca, atento a importância da data, se incorporara as atividades relativas a esta justa homenagem, trazendo belas imagens de vários cantos do Brasil. CAFC- Clube de Arte Fotográ ca Camaçari


Singular e plural


coutinho.aj@gmail.com http://joocoutinho.re exosonline.com

1º Lugar

Singular e plural

João Coutinho

A espera

Participante de cursos como prático de fotogra a e iniciação a fotogra a ales de workshops como o de portfoilio de fotogra a e o FATAL (Festival Academico de Teatro Amador de Lisboa.

Concebida a 22 de dezembro de 2012, na estação de me trô do Marquês Pombal, em Lisboa

Rio de Mouro Rinchoa - Portugal.

3


2º Lugar

Singular e plural

Re exo Marcus Oliveira marcusnoliveira@hotmail.com https://www.facebook.com/marcus.oliveira.583

3º Lugar

Sopro no feijão José Bezerra jb_segundo@hotmail.com https://www.facebook.com/jose. bezerra.129

4


Menção Honrosa

Singular e plural

Mater gaia Estefânia Dália

Menção Honrosa

daliaterra@gmail.com https://www.facebook.com/estefania.dalia

Afro Re exões no Altíssimo Fernando Naiberg fnaiberg@gmail.com https://www.facebook.com/fernando.naiberg

5


Menção Honrosa

Sebastiana

Singular e plural

Karina Kontenta

Menção Honrosa

karinabogada@yahoo.es https://www.facebook.com/kuki.kontenta

Pensamentos dissolutos Maila Alves

Menção Honrosa

maylaalves@hotmail.com https://www.facebook.com/mailaalves.syfotogra a

Fé Ana Taemi

anataemi@gmail.com https://www.facebook.com/anataemi

6


Menção Honrosa

Singular e plural

Mulher Centenária - Uma História de Vida Antonio Siqueira

Menção Honrosa

aasiqueira17@hotmail.com https://www.facebook.com/antoniosiqueira.siqueira.7

Marcas do Tempo 2 Leandro Souza niquinho747@hotmail.com https://www.facebook.com/NIQUINHOSD

7


Menção Honrosa

Mulheres que sustentam nosso mundo)

Singular e plural

Marcio Braz

Menção Honrosa

mrbraz@gmail.com https://www.facebook.com/mrbraz.br

Curtindo um bom cubano Sedenir Aristides Taufer searta@gmail.com

Menção Honrosa

lei-lane-carine@hotmail.com

Simpatia Giancarlo Giannelli

foto@giannelli.com.br https://www.facebook.com/giancarlo.giannelli.5

8


Axeitações

Singular e plural

Expressões Africanas Careca Roots

Axeitações

elcimar_ba@hotmail.com https://www.facebook.com/elcimarrocha

Todas as mães são lutadoras Carolina Pierre

carolina.p.alonso@gmail.com https://www.facebook.com/carolinapierre

9


Axeitações

Chronos

Singular e plural

Norman Neumaier

Aceitação

normann@sercomtel.com.br https://www.facebook.com/norman.neumaier

Equilibrio Marco Estrella

Aceitação

estrella.marco@gmail.com https://www.facebook.com/marco.estrella.33

Oráculo Maksuel Martins

amatribo@hotmail.com https://www.facebook.com/maksuel.martinssouza

10


Aceitação

Singular e plural

Enlace Amanda Fortes

Axeitações

amandafernandes_@ig.com.br https://www.facebook.com/AmandaFFortes

Amazona Neto Macedo

netomacedo@gmail.com https://www.facebook.com/neto.macedo

11


Aceitação

Vida que prepara vida

Singular e plural

Magali Abreu

Aceitação

magabreu@yahoo.com.br https://www.facebook.com/magali.abreu.77

61 - Leitura Lúcio Pereira

Axeitações

lvpereira@hotmail.com https://www.facebook.com/luciovpereira

Fluidez Marilia Cacho

marilia.cacho@gmail.com https://www.facebook.com/marilia.cacho

12


Aceitação

Beleza Brasileira Rita Barreto

Singular e plural

Aceitação

barreto.rita@gmail.com https://www.facebook.com/barreto.rita

Fotógrafa Leonardo Régnier

Aceitação

leonardo@regnier.adv.br https://www.facebook.com/regnierphotoart

Colorindo a vida 2 Ney Marcondes neymarcondesfoto@gmail.com https://www.facebook.com/ney.marcondes.1

13


Participações especiais Singular e plural

Radical Marilton Trabuco

mariltontrabuco@hotmail.com https://www.facebook.com/mariltontrabuco

Monalisa Michel Dória trakinodesign@gmail.com https://www.facebook.com/micheldoria

14


Nascido em 29 de março de 2012, o Clube de Arte Fotográ ca de Camaçari (CAFC) foi criado com o objetivo de disseminar o gosto pela fotogra a enquanto forma de arte. A partir desse princípio, emana uma série de outros propósitos, a exemplo da descoberta de novos talentos e a constituição de um grande acervo sobre Camaçari, o que terá enorme importância para as futuras gerações. A entidade não deseja transformar-se em um grupo de notáveis no qual é necessário atingir critérios quase inalcansáveis para fazer parte. Pelo contrário, se propõe a ser ponto de aglutinação de pessoas com objetivos comuns.

Singular e plural

O aprimoramento técnico permanente dos seus membros e colaboradores é também uma preocupação permanente. É a busca da simbiose entre teoria e prática. Desde o primeiro momento, o CAFC nasceu com o propósito de ser um agente realizador, que não deixa de atentar para a teoria, mas que possui preocupação intensiva a prática. Com poucos meses de atuação, organizou 1ª Mostra Fotográ ca sobre Camaçari, cujo resultado foi um mix com diversos pontos de vista sobre a cidade sede do Polo Petroquímico. Em 2014 a segunda versão do concurso teve inscrições de diversas partes do Brasil e também do exterior. Agora, a mais recente empreitada do Clube é a exposição Universo Feminino, na qual as vertentes perceptivas do ser mais maravilhoso do planeta, a mulher, são observadas. Aos participantes e simpatizantes do CAFC ca o nosso mais singelo recado. Seja sempre um Amador, no sentido mais lato possível, da fotogra a.

15


Curadoria Singular e plural

Berenice Kau mann Abud Nasceu na cidade de Santos, litoral de São Paulo, Brasil, onde reside até hoje. Sempre conviveu com a fotogra a, pois foi muito estimulada pelo pai, o fotógrafo Boris Kau mann, com quem aprendeu as primeiras técnicas desta bela arte. Em 2004, recebeu o título AFIAP, da Fédération Internationale de l´Art Photographique (FIAP), por ter seus trabalhos fotográ cos reconhecidos na Europa. Já participou de exposições individuais e coletivas no Brasil, Argentina, Portugal, Espanha, Itália, China, Estados Unidos, França e Rússia. Recebeu prêmios em vários concursos e salões fotográ cos do Brasil, Portugal, Argentina, China, -Aus trália, França, Itália e Estados Unidos.

Elisângela Sena É Gestora Cultural, Produtora, atriz, consultora, também, atua na área de empreendimentos culturais. Atualmente é Con selheira no Setorial de Circo do Estado da Bahia e Diretora do Teatro Cidade do Saber, no Instituto Professor Raimundo Pinheiro em Camaçari.

Luana Werb Nasceu em Salvador, Bahia, em 1987. Desde cedo, interessou-se por fotogra a, fazendo cursos livres e divertindo-se com suas analógicas. Sua grande paixão é a fotogra a de pessoas, o registro de suas personalidades em imagens apaixonadas e evocativas. Em 2013, obteve o segundo lugar no concurso fotográ co O Universo Feminino Singular e Plural .

Valéria Simões É fotógrafa desde início dos anos 90, formada em Artes Plásticas pela Escola de Belas Artes da UFBA. Tem expressiva participação no circuito de exposições tanto na Bahia como em boa parte do país. Destacando-se suas duas últimas exposições individuais, Varre Estrada, vencedora do Edital Caixa Cultural 2007, e Lugar de Ausência, patrocinada pelo Fundo de Cultura e exibida no Museu de Arte Moderna da Bahia em abril/maio de 2009. Fotógrafa de cena de 6 lmes, dentre eles os longas Memórias Póstumas de Braz Cubas e Trampolim do Forte.

16


Singular e plural

Singular e plural Premiados João Coutinho Marcus Oliveira José Bezerra Presidente Marilton Trabuco Diretores Fábio Matos Fredson Rocha Geraldo Honorato Heitor Oliveira Sérgio Cedraz Jeiel Carneiro Michel Dória Assessoria de imprensa Taís Araújo

Menção Honrosa Estefânia Dália Fernando Naiberg Karina Kontenta Maila Alves Ana Taemi Antonio Siqueira Leandro Souza Marcio Braz Sedenir Aristides Taufer Giancarlo Giannelli

Aceitações Careca Roots Carolina Pierre Norman Neumaier Maksuel Martins. Marcos Ribeiro Amanda Fortes Neto Macedo Marilia Cacho Magali Abreu Lúcio Pereira Ney Marcondes Rita Barreto Leonardo Régnier Participação Especial Marilton Trabuco Michel Dória

17


Singular e plural


Catalogo "Universo Feminino - Singular e Plural" 2014