21 minute read

DE ENCONTRO A / AO ENCONTRO DE

A forma de encontro a está ligada à ideia de “choque, colisão, divergência, oposição”. A segunda forma (ao encontro de) está relacionada à ideia de “algo favorável, aproximação positiva, pensamento convergente”.

Exemplo: - Nunca fui de encontro às ideias dele, pois são ótimas.

Advertisement

- Resolvi ir ao encontro dela, uma vez que valia a pena.

- Seu plano é excelente, pois vem ao encontro do que pensamos.

- O carro atravessou a pista e foi de encontro à mureta.

Exercícios

Complete as lacunas com forma adequada: a) Durante a competição, o atleta tropeçou e foi _________________ chão. b) Estamos indo ________________ Maria. c) O trabalho infantil vai __________________ estatuto da criança e do adolescente. d) Esse pacote de viagem é perfeito, pois vai _______________ do que planejamos para nossas férias. e) A criança foi _______________ de sua mãe. f) O caminhão foi _______________ ao muro. g) As propostas vão _______________ aos meus princípios. h) As vontades da mulher vão _______________ as do marido.

Anotações

ISBN: 978-65-00-62864-7

De mais é uma locução adjetiva; normalmente essa expressão se liga a um substantivo. Indicando uma “quantificação”.

Já demais é um advérbio de intensidade ou um pronome indefinido, indicando um “exagero” ou “excesso”.

Exemplo:

- Eles têm dinheiro de mais.

- Você colocou pimenta de mais no nosso jantar!

- O professor fala demais

- Precisamos explicar os demais assuntos.

Exercícios

Complete as lacunas com forma adequada: a) Ele grita _______________ assistindo a qualquer jogo. b) A minha filha é inteligente _______________ c) Essa cidade fica longe _______________ daqui d) Juntou os primeiros documentos para o processo. Os _______________ ficariam para amanhã. e) Dispensaram as candidatas que chegaram atrasadas, mas as _________________ conseguiram fazer o exame. f) Ele sabia o que fazer, mas os _______________, não. g) Não tinha dúvidas _______________, nem de menos. h) Essa culinária se origina _______________ de um continente.

Anotações

EM BAIXO / EMBAIXO

Embaixo é um advérbio de lugar e significa que algo está em uma posição inferior. Sinônimo de “debaixo”. Isso quer dizer que pode ser substituído pelo seu oposto, o advérbio “em cima”, que sempre é escrito separado

A expressão em baixo é formada pela preposição em e pelo adjetivo baixo. Atua como um adjetivo e fica atrelada a um substantivo. Como baixo é um adjetivo, pode variar em gênero (masculino/feminino) e número (singular/plural) para concordar com o substantivo. É fácil perceber se está sendo usada corretamente se puder ser trocada pelos seus opostos: em alto/em alta (exemplo: em alto padrão/ em alta resolução).

Exemplo: - Estão nos esperando lá embaixo

- Durmo com o celular embaixo do travesseiro.

- A imagem ficou em baixo contraste.

- Esse livro possui várias passagens escritas em baixo calão.

Exercícios

Complete as lacunas com forma adequada: a) Os livros estão _______________ da mesa. b) Encontrei estas chaves _______________ do sofá. c) _______________ da escada, há uma porta que nos leva até o porão. d) Pedro estacionou o carro _______________ da árvore. e) Esta parede está decorada _______________ relevo. f) Falarei _______________ tom de voz. g) Pretendo investir _______________ risco. h) Esse livro possui várias passagens escritas _______________ calão.

EM VEZ DE / AO INVÉS DE

A forma ao invés de é usada com termos antônimos. Perspectiva de “oposição, inverso, lado oposto ou avesso”.

Já em vez de equivale a “no lugar de”. Ideia de substituição

Exemplo: - Em vez de estudar para a prova do TSE, estudou para a do AFT.

- Ao invés de ser elogiado pelo que disse, foi vaiado efusivamente.

Observação:

“Em invés” de pode ser empregado também na mesma perspectiva de “ao invés de”, “ao contrário de”. Ou seja, a expressão de “em vez de” poderá ser utilizada em múltiplas circunstâncias, desde que seus significados sejam mantidos. Contudo, “ao invés de” é aplicada somente quando há termos que indicam oposição na frase, significando “ao inverso de”.

Exercícios

Complete as lacunas com forma adequada: a) _______________ de ficar contando histórias, irei direto ao ponto! b) Ele mediu em gramas _______________ de medir em litros. c) _______________ de celebração, fizeram um funeral. d) Ele disse que virou à esquerda _______________ de virar à direita. e) Faça sua parte, __________ ___ de ficar me cobrando que faça a minha! f) Fiz a minha parte _______________ de ficar reclamando. g) Ele mediu em gramas _______________ de medir em litros. h) Ele foi ao shopping _______________ de ir à aula. i) Aumentamos os lucros, _______________ a crise.

A forma verbal “há” , é usada como indicadora de tempo passado ou um tempo decorrido. Desta forma, pode-se substituir por “faz” para facilitar.

Além disso, há, pode ter o sentido de “existir”, sendo inflexível em sua conjugação.

A preposição “a”, por sua vez, possui a sua utilização versátil. Ou seja, o termo “a” pode ser um artigo definido, do gênero feminino. Também, pode ser uma preposição que conecta uma palavra a outra, gerando sentido e estabelecendo uma relação de dependência entre elas. Neste caso, essa dependência gera uma necessidade de uma preposição para que o enunciado tenha sentido.

Além disso, preposição “a” aparece em locuções, que são duas ou mais palavras com a mesma função, cujo sentido surge a partir da junção desses termos, e não da palavra isolada, indicando um tempo futuro ou distância.

Exemplo: - A meteorologista disse que há muita probabilidade de chuva amanhã. (Sentido de existir)

- Há vários livros no meu quarto. (sentido de existir)

- Há meses venho fazendo provas de concurso. (Tempo decorrido)

- Estivemos em consulta com a pediatra. (Artigo)

- Eu disse a ela que estava tudo bem. (Preposição)

- É por isso que você está a anos luz de mim. (Locução adverbial)

- Daqui a pouco vai chover. (Locução adverbial)

Exercícios

Complete as lacunas com forma adequada: a) ___ quanto tempo você está aí? b) ___ duas semanas eles partiram para a Europa. c) As eleições foram__________ ___ dois dias. d) Daqui __________ ___ quanto tempo sairemos? e) Daqui __________ ___ duas semanas eles partirão para a Europa. f) Estamos __________ ___ dois dias das eleições. g) Vou ao supermercado daqui __________ ___ pouco. h) O avião chegará daqui __________ ___ uma hora.

Anotações

MAIS / MAS

A forma mais, que tem o sentido de “normalmente advérbio ou pronome indefinido”, está ligada à ideia de quantidade, intensidade ou tempo.

Mas é uma conjunção coordenativa adversativa, com ideia de oposição à ação passada. Pode ser o sinônimo de “porém, contudo, não obstante, todavia”.

Outra situação de uso do mas é como uma conjunção coordenativa aditiva, com a utilização do adjunto “também” do termo “mas”. As vezes ocorre de ser utilizado quando antes vêm as expressões “não só/não apenas/não somente” na oração anterior.

Curiosidade: a pronúncia é a mesma.

Exemplo: - Sou mais feliz quando estou com você, mas você nunca está aqui. (advérbio de intensidade, conjunção coordenativa adversativa)

- Dedique mais tempo a sua esposa, e ela não vai mais cobrar nada de você. (pronome indefinido – quantidade –, advérbio de tempo)

- Não só fiquei mais contente, mas também extremamente realizado. (advérbio de intensidade / conjunção coordenativa aditiva)

Exercícios

Complete as lacunas com forma adequada: a) Ele saiu cedo de casa, __________ ___ o congestionamento o atrasou. b) Sem ___ nem menos, decidiu viajar para a Europa. c) Giovana era a aluna __________ ___ inteligente de sua turma. d) Eles estavam felizes, __________ ___ a chuva atrapalhou a cerimônia de casamento ao ar livre. e) O Ministro é presunçoso a não__________ ___ poder f) Ele foi, __________ ___ a filha ficou. g) Sou apaixonado por uma garota, __________ ___ ela não me dá bola. h) Estude __________ ___ e passará no vestibular.

Anotações

ISBN: 978-65-00-62864-7

A forma mal pode ser um substantivo, um advérbio (antônimo de “bem”) ou uma conjunção subordinativa temporal (equivalendo a “logo que, assim que”).

Já mau pode ser um substantivo ou um adjetivo (equivalendo a “bom”).

Exemplo: - O mal de Parkinson é uma doença incômoda. (substantivo)

- A pessoa anda mal, fala mal etc. (advérbio, advérbio)

- Engraçado, mal toquei no assunto, eu me lembrei de uma coisa: os maus da humanidade sofreram disso, sabia? (conjunção subordinativa temporal, substantivo)

- Tenho um amigo que é muito mau, será que...? (adjetivo)

Exercícios

Complete as lacunas com forma adequada: a) O jogador caiu de _ __ jeito. b) Hoje me levantei ___ -humorado. c) Ele é __ -educado e _ -criado. d) O mundo ruiu, porque foi _ __ construído. e) Ela é um garoto muito ____. f) Os chefes estavam de ____ humor naquela segunda-feira. g) Márcia passou ____ e foi levada para casa. h) O motor do carro apresentou ____ desempenho durante os testes na fábrica.

ISBN: 978-65-00-62864-7

MALGRADO / (DE) MAU GRADO

A forma “malgrado” pode assumir o papel de:

- Substantivo, com o sentido de “desagrado, desprazer”;

- Preposição acidental, geralmente utilizada antes de verbo no infinitivo;

- Conjunção subordinativa concessiva, com o sentido de contrária, de oposição, geralmente antes de verbo no subjuntivo. Equivale a “apesar de, embora”

A forma “(de) mau grado” é uma expressão formada por “(preposição) + adjetivo + substantivo” e indica “má vontade, contra a vontade” .

Exemplo: - Malgrado não ter estudado suficientemente, passei em terceiro lugar.

- Malgrado não tenha estudado suficientemente, passei em terceiro lugar.

- O advogado fez as tarefas diárias de mau grado.

- Mau grado meu, trouxe o amigo consigo.

Exercícios

Complete as lacunas com forma adequada: a) ___ várias derrotas, o camarada consegui a sonhada aprovação. b) ___ meu, ela me acompanhou naquele dia. c) ___ a confusão, o chefe conseguiu paz na equipe. d) Já não era o mesmo jogador, __________ ___ a idade. e) O amigo aceitou de__________ ___ o reinício da conversa f) Ele ajudou o pai de __________ . g) De __________ , ele respondeu a minha pergunta.

ISBN: 978-65-00-62864-7

NEM UM / NENHUM

Nem um é uma conjunção associada a um numeral. Equivale normalmente a “nem sequer um”, “nem mesmo um” ou “nem um único” .

Já nenhum(a) é um pronome indefinido variável Pode ser substituído por “algum (a)”, “ninguém” ou “nada”.

Exemplo: - Ela não me deixou expor nem um pensamento. - Nenhum homem será capaz de me dissuadir.

Exercícios

Complete as lacunas com forma adequada: a) ___ pessoa viria a uma festa como esta! b) ___ pessoa apareceu na festa! c) Não vou te entregar coisa __________ ___. d) Ela não derramou __________ ___ lágrima sequer. e) Não havia __________ ___ carro parado na frente da empresa. f) Não tínhamos __________ ___ moeda para comprar biscoitos. g) Ela não disse __________ ___ palavra.

ONDE / AONDE / DONDE

As formas onde, aonde e de onde (donde) são um advérbio de lugar ou pronome relativo (quando retoma um termo anterior) referente a “lugar” . A distinção de uso ocorre dentro dos seguintes sentidos:

- Onde: ideia de um lugar fixo.

- Aonde: ideia de um algo ou alguém em movimento para lugares diferentes.

- De onde (donde): local de origem.

Exemplo: - Estou onde quero na empresa. (Advérbio de lugar, que indica um lugar fixo na empresa.)

- O Exército, para onde fui, é minha casa. (Pronome relativo. Quem vai (no sentido de ir e permanecer), vai para algum lugar.)

- De onde você saiu para chegar aonde se encontra?

(Advérbios de lugar, que indica a origem. / E, quem chega, chega a algum lugar, indicando algo ou alguém que está se movimentando para chegar em algum lugar.)

- A cidade de onde venho é muito pequena. (Pronome relativo, que indica a origem.)

- Passei pelo supermercado, onde comprei as fruta e verduras. (Pronome relativo, que indica um lugar fixo de compra.)

- A mulher pergunta: aonde você anda, marido?

(Advérbios de lugar, que indica algo ou que está se movimentando para chegar em algum lugar.Neste contexto, a mulher não sabe o local exato do marido, este podendo ter passado em outro lugares antes.)

Exercícios

Complete as lacunas com forma adequada: a) ___ você quer ir? b) Fui visitar a cidade __________ ___ morei durante três anos. c) Nunca sei ___ te achar. d) ___ mora o Sol, é lá que eu vou estar. e) ___ che!aremos com tamanha rou"alheira? f) O acidente aconteceu na raia __________ ___ estivemos no ano passado. g) Tenho certeza de que ela mora aqui, mas não sei __________ . h) ___ você ficou durante a cerimônia?

ISBN: 978-65-00-62864-7

POR ORA / POR HORA

A expressão por ora significa “por enquanto, por agora, até então, até agora”. Já por hora é o mesmo que “a cada sessenta minutos”, relativo a tempo.

Exemplo:

- Por ora, não acredito nos políticos brasileiros.

- Não dispomos de policiais eficientes e honestos, por ora

- Os cientistas, por ora, não conseguiram chegar à cura definitiva da AIDS.

- O professor particular de Português me cobrava R$111 por hora

- Você viu que o carro passou a duzentos quilômetros por hora?

Exercícios

Complete as lacunas com forma adequada: a) O carro passou a 100 quilômetros __________ b) O dentista atende pacientes __________ . c) O funcionário recebe vinte reais __________ ___ trabalhada. d) A situação, __________ , vai ficar como está. e) Este cidadão, que__________ ___ vos fala, não acredita em milagres. f) , já não há nada que podemos fazer. g) Esta situação, , não será resolvida. h) , sabemos que não será fácil.

ISBN: 978-65-00-62864-7

POR QUANTO / PORQUANTO

Por quanto refere-se à quantidade, valor Porquanto é uma conjunção explicativa ou causal e equivale o mesmo que “pois” .

Exemplo: - Por quanto vocês me venderiam este livro?

- Estudo cinco horas por dia, porquanto me é suficiente.

Exercícios

Complete as lacunas com forma adequada: a) ___ dinheiro você vende seu apartamento? b) ___ você vende seu apartamento? c) Ele não sabia __________ ___ tempo ainda esperaria pelo médico. d) Ele não se moveu, __________ ___ a conversa não era com ele. e) Ele venceu o concurso, porquanto não apareceu nenhum outro candidato. f) Ela comprou o sapato naquela loja__________ g) Não pude comparecer à festa __________ ___ tive de trabalhar até tarde. h) ___ não produzissem efeitos, as políticas do governo precisaram ser revistas.

Os termos relacionados aos “porquês” apresentam diferentes contexto e, por isso, é muito comum as dúvidas quanto ao seu uso. Vejamos quais são:

Por que pode ser uma locução adverbial interrogativa de causa quando equivale a “por qual razão/motivo’ ou ‘a razão pela qual”. Usado para introduzir uma pergunta Aparecer em frases interrogativas diretas, com a pontuação “?”

Exemplo:

- Por que você fez isso?

- Por que você não foi dormir?

- Por que não posso sair com meus amigos?

Também, por que pode ser um pronome relativo, para estabelecer uma relação entre duas orações, podendo ser substituído por “pelo qual, pela qual, pelos quais, pelas quais, por qual, por quais. Aparece em frases interrogativas indiretas, com a pontuação (.).

Exemplo: - Não achei o caminho por que passei.

- As razões por que fui embora são pessoais.

- Juro que eu não sei por que eu fiz isso.

A forma porque pode ser uma conjunção explicativa ou causal. É usado principalmente em respostas e em explicações. Indica a causa ou a explicação de alguma coisa. Pode equivaler a “pois, visto que, já que, uma vez que, etc” .

Exemplo: - Você fez isso porque (pois) queria dinheiro, não é?

- Só fiz isso porque (para que) conseguisse dar-me bem, até porque (pois, ignore o “até”) sou merecedor.

- Choro porque machuquei o pé.

A forma por quê é usada em interrogações. Aparece sempre no final da frase, seguido de ponto de interrogação ou de um ponto final

Exemplo: - Agora você soube por quê, certo?

- Sem seu esclarecimento, nunca entenderia por quê.

- Você comeu toda a minha comida. Por quê?

A forma porquê é usada para indicar o motivo, a causa ou a razão de algo. Apresenta-se quase sempre junto de um artigo definido (o, os) ou indefinido (um, uns), podendo também vir junto de um pronome ou numeral. Ou, ainda, pode vir como um substantivo masculino, podendo sofrer flexão em gênero - exemplo: o porquê, os porquês

Exemplo: - Preciso que você me explique pelo menos mais dois porquês, ok?

- Só vou dar este porquê a você; já o porquê de verdade não lhe cabe saber.

- Todos riam muito e ninguém me dizia o porquê.

ISBN: 978-65-00-62864-7

Exercícios

Complete as lacunas com forma adequada: a) Não sei o ___ de tanta euforia. b) Você não compareceu à reunião ? c) Os caminhos _ ___ percorremos são tortuosos. d) ___ não desiste dessa aventura maluca? e) Voltamos _ ___ estávamos com muita saudade. f) Não fiz a pesquisa ___ estava doente. g) ___ Marcela não conta toda a verdade? h) Nem imagino o ___ dessa alegria.

Anotações

POR TANTO / PORTANTO

Por tanto indica causa e quantidade

Portanto é uma conjunção coordenativa conclusiva. Tem o sentido de conclusão. Equivale a “então, por isso, logo, etc”

Exemplo: - Você pode ficar com estes apontamentos da matéria por tanto tempo que você precisar.

- Por tanto incentivo que me foi dado por minha família, hoje sou uma pessoa segura.

- Aquele atleta tem ficado sempre em segundo lugar. Portanto, terá de treinar mais para ser campeão.

- Voltei a estudar como antes, portanto vou passar.

Exercícios

Complete as lacunas com forma adequada: a) Já fizemos todo o trabalho. Você já pode, __________ ___, ir embora. b) Este livro é muito caro e, __________ ___, não o poderei comprar. c) Aquele atleta tem ficado sempre em segundo lugar ___ , terá de treinar mais para ser campeão. d) Você pode ficar com estes apontamentos da matéria __________ ___ tempo que você precisar. e) ___ incentivo que me foi dado por minha família, hoje sou uma pessoa segura. f) Você não atende aos pré-requisitos para cursar esta disciplina, ___ não foi matriculado. g) Fiquei muito feliz __________ ___ presentes que recebi. h) Pode ficar com o meu livro __________ ___ tempo que precisar.

ISBN: 978-65-00-62864-7

PORVENTURA / POR VENTURA

A forma porventura é um advérbio de dúvida e tem os sentido de “por acaso”. Por ventura tem o sentido de “por sorte” .

Exemplo: (Diálogo)

A: “Porventura já fui desonesto com você ou com qualquer outro amigo nosso?”

B: “Por ventura ainda não, pois, se fosse, iria arrepender-se amargamente.”

Exercícios

Complete as lacunas com forma adequada: a) Se __________ ___ ela chegar, avise-me imediatamente. b) ___ encontrei uma gramática mais simplificada. c) Você __________ ___ acreditou nas promessas de seu candidato? d) Foi __________ ___ que consegui comprar este imóvel. e) ___ você percebeu que o professor já está dando aula? f) Se __________ ___ vocês mudarem de ideias, por favor avisem o mais rapidamente possível. (por acaso) g) Você acredita que ele foi sincero e falou a verdade? (conotação depreciativa) h) ___ minha, não foi preciso refazer o exame.

SE NÃO / SENÃO

O termo “se não” é constituído de conjunção condicional “se” + o advérbio de negação “não”, geralmente iniciando orações subordinadas adverbiais condicionais. Normalmente, os verbos dessa oração estão no modo subjuntivo, indicando hipótese.

Exemplo: - Se não estudar, não passará.

(Se estudar, passará. / Caso não estude, não passará.)

Além disso, o termo “se não” é constituído de pronome oblíquo átono se (reflexivo, apassivador ou indeterminador do sujeito) + o advérbio de negação “não”. Tal caso ocorre em apossínclise, ou seja, quando o pronome fica, normalmente, entre o “que” e o “não” antes do verbo, configurando como um caso é raro na língua portuguesa. Normalmente encontrado em escritos literários.

Exemplo: - Existem pessoas que se não penteiam.

(Normalmente dizemos: ... que não se penteiam; pronome reflexivo.)

- Há coisas que se não dizem.

(Normalmente dizemos: ... que não se dizem; pronome apassivador.)

- Ele só mora em lugares onde se não vive tranquilamente.

(Normalmente dizemos: ...onde não se vive tranquilamente; pronome indeterminador do sujeito.)

O termo senão é usado nos seguintes casos:

- Preposição acidental indicando exceção. Pode ser substituído por afora, exceto, salvo, a não ser)

- Conjunção adversativa pode ser substituído por “mas”, mas sim Normalmente, a oração introduzida por esta forma apresenta verbo implícito.

- Conjunção aditiva vem depois de “não só/não apenas/não somente”, equivalendo a mas também.

- Substantivo, com sentido de “problema, falha, erro”. Quando vem depois de verbo no imperativo ou verbo indicando “opinião, sugestão, recomendação”. Neste caso, o “senão” pode ser interpretado de duas maneiras: conjunção condicional “se” aglutinada ao advérbio de negação “não”, seguido de verbo da oração anterior implícito + outro verbo, equivalendo a “do contrário”, ou conjunção alternativa seguido de verbo da oração anterior implícito, mas sem verbo algum depois, equivalendo a “ou” .

Exemplos: - Nada pode derrubar minha confiança senão as palavras de minha amada, pois que coisa sou eu senão seu escravo? (= exceto, salvo, a não ser)

- Não quero seu amor, senão sua amizade. (= mas sim)

- Meu amigo, não só estudo, senão trabalho; não tenho esta vida fácil (= mas também)

- Ele apontou não só um senão, mas vários senões na tramitação do processo. (= problema, falha)

- Estude, senão será reprovado! (= do contrário; Estude, se não estudar, ser á reprovado

- Fala três línguas, senão quatro. (= ou; Fala três línguas, se não falar quatro)

Exercícios

Complete as lacunas com forma adequada: a) _______________ estudar, não será aprovada. b) Estude, ____________ será reprovada. c) Ande logo, __________você vai se atrasar. d) Iremos à praia _____________ chover. e) ___________ forem à praia, avise-me. f) ____________ sair, fico com você essa tarde. g) Haverá reunião ______________ atrasar meu voo. h) Não vieram ____________ os advogados das partes.

Anotações

SEQUER / SE QUER

Sobre sequer, é uma palavra que significa “ao menos, pelo menos”. Muito usada em contextos negativos, mas não substitui o “não” ou “nem”, que devem aparecer antes de “sequer” em frases negativas; às vezes é precedida pela preposição “sem”.

Exemplo: - Não havia sequer um aluno em sala de aula.

- O homem nem sequer se dignou de responder a minha solicitação.

- Tudo se arranjaria se ambos tivessem sequer um pouco de boa vontade.

- Não deixou cair uma lágrima sequer.

- Sem sequer ter atravessado a rua direito, foi atropelado.

- Sequer um carro de polícia funcionava naquela maldita cidade. (errado!) / Nem

- Sequer um carro de polícia funcionava naquela maldita cidade. (agora sim!)

- O pseudomédico sequer possuía diploma de ensino médio. (errado!)

- O pseudomédico nem sequer possuía diploma de ensino médio. (agora sim!)

Já se quer é a união da conjunção subordinativa condicional se + quer (3a pessoa do singular do presente do indicativo do verbo querer), equivalendo a “se desejar” ou “se pretende”

Exemplo: - Se quer tanto aquela sonhada vaga, empenhe-se... e gaste dinheiro.

- Eu comprei aquele suco de que você falou Se quer, basta me avisar.

Exercícios

Complete as lacunas com forma adequada: a) Ele ______________ se ofereceu para pagar parte da conta. b) Fui ao casamento e não comi ______________ um doce. c) ______________ ver esse programa, é só mudar de canal. d) Então, ______________ viajar, precisa ter recursos para isso. e) ______________ que eu te visite, é só me convidar. f) No espetáculo, ______________ uma pessoa o aplaudiu. g) Você foi ao aniversário e não comeu um doce ______________ h) Ele ______________ me disse adeus.

Anotações

ISBN: 978-65-00-62864-7

SOBRE TUDO / SOBRETUDO

O termo “sobre tudo” tem o sentido de “a respeito de tudo”

O termo “sobretudo” tem o sentido de “importância, especialmente, principalmente”. Além disso, pode ser um substantivo que se refere a vestimenta (casacão).

Exemplo: - Eles conversam sobre tudo de que gostam.

- Estudamos muito nesta Gramática, sobretudo porque aspiramos à excelência.

- Comprei um sobretudo sensacional para a viagem de fim de ano à Europa.

Exercícios

Complete as lacunas com forma adequada: a) Quero ______________ uma vida calma e feliz! b) Comprei um lindo ______________ preto! c) Vou me informar ______________ o que aconteceu naquele dia. d) Quero visitar a Europa, ______________ Roma. e) Gosto muito de ler, ______________ romances. f) Vou vestir um ______________ porque está muito frio. g) Gosto de ler ______________ Adoro saber informações diversificadas. h) Posso falar com minha mãe ______________

ISBN: 978-65-00-62864-7

TAMPOUCO / TÃO POUCO

Tampouco é, tradicionalmente, um advérbio e equivale a “também não, nem” Tão pouco é uma expressão formada por advérbio de intensidade + advérbio de intensidade/pronome indefinido, indicando quantidade, normalmente.

Exemplo: - O que você fez não foi certo, tampouco justo.

- Estudei tão pouco, mesmo assim, por sorte, me classifiquei.

- Seu aluno faz tão pouco exercício por quê

Exercícios

Complete as lacunas com forma adequada: a) Como você chegou aqui em ______________ tempo? b) Não queria ir ao cinema, ______________ você! c) Tinha ______________ interesse em ir à aula! d) Não gostei do espetáculo, ______________ das interpretações. e) Estudei ______________ que não sei se consigo fazer a prova! f) Sua atitude não me agradou, nem ______________ a do seu irmão. g) Estou aqui há ______________ que ainda não vi sua mãe! h) Não há ______________ pessoa na rua.

Anotações

ISBN:

Formas Hom Nimas

São palavras iguais na pronúncia e/ou na grafia, mas com significados diferentes:

Acender (iluminar, pôr fogo em) Ascender (subir, elevar)

Caçar (perseguir, capturar a caça)

Cela (aposento de religiosos ou de prisioneiros)

Censo (recenseamento – estatística)

Cerrar (fechar)

Concerto (apresentação musical)

Espectador (aquele que vê)

Espiar (espreitar, olhar)

Esperto (atento, perspicaz, ativo)

Estrato (camada social)

Cassar (anular, revogar, proibir)

Sela (arreio de cavalo)

Senso (juízo claro, percepção)

Serrar (cortar)

Conserto (ato ou efeito de consertar, reparar)

Expectador (o que está à espera de; expectativa)

Expiar (redimir-se, pagar uma dívida)

Experto (especialista, perito)

Extrato (extração, resumo)

Incipiente (principiante, iniciante) Insipiente (ignorante, imprudente)

Seção (parte, divisão, departamento)

Cessão (doação, ato de ceder)

Sessão (reunião de pessoas para um determinado fim)

Saldar (pagar o saldo de, liquidar contas)

Tachar (censurar, acusar, botar defeito em (ideia depreciativa))

Saudar (cumprimentar, aclamar)

Taxar (estabelecer uma taxa; avaliar positiva ou negativamente)

Trás (atrás, detrás; após, depois de) Traz (forma do verbo trazer)

Exercícios

Complete as lacunas com as formas adequadas:

1) Precisamos __________ a lareira. (acender/ascender)

2) Busco __________ profissionalmente. (acender/ascender)

3) O prefeito teve seu mandato __________. (caçado/cassado)

4) Iremos __________ no próximo final de semana. (caçar/cassar)

5) Os trabalhadores estão __________ a madeira. (cerrando/serrando)

6) O mecânico disse que o carro não tem mais __________. (concerto/conserto)

7) Nesta noite assistiremos ao __________ de ópera. (concerto/conserto)

8) Somente o carcereiro tem as chaves das __________. (celas/selas)

9) Sempre fui __________ de pão-duro. (tachado/taxado)

10)Você precisa ir à __________ de alimentos. (seção/sessão/cessão)

11)O filme passará na __________ das 20h. (seção/sessão/cessão)

12)Todos os anos a população paga altas __________ de impostos. (tachas/taxas)

13)Os investimentos alcançarão todos os __________ sociais. (estratos/extratos)

14)Precisamos __________ essa dívida hoje. (saldar/saudar)

15)Tomado de raiva, ele __________ os punhos e os dentes. (cerrou/serrou)

16)Às vezes lhe falta bom __________. (censo/senso)

17)Hoje estarei na plateia como __________. (espectador/expectador)

18)Aquele erro aconteceu quando eu ainda era ___________. (incipiente/insipiente)

19)A __________ de terras compete ao Estado. (seção/sessão/cessão)

20)Escondeu-se por ___________ da porta. (detrás/detraz)

Formas Par Nimas

Normalmente, são pares de palavras parecidas tanto na grafia quanto na pronúncia, mas com sentidos diferentes:

Abjeção (baixeza, degradação)

Absolver (absolvição)

Acidente (ocorrência casual grave)

Aferir (conferir)

Amoral (descaso com as regras de moral)

Arrear (colocar arreios em)

Cível (relativo ao Direito Civil)

Comprimento (uma das medidas de extensão – largura e altura)

Cavaleiro (homem a cavalo)

Conjetura (suposição)

Deferimento (concessão, atendimento)

Delatar (denunciar)

Descrição (ato de descrever)

Descriminar (inocentar, absolver)

Destratar (insultar)

Defeso /ê/ (proibido)

Desidioso (em que há desídia, preguiçoso, negligente)

Despercebido (desatento, distraído)

Objeção (contestação, obstáculo)

Absorver (absorção)

Incidente (episódio casual sem gravidade, sem importância)

Auferir (colher, obter)

Imoral (contrário à moral)

Arriar (abaixar)

Civil (cortês, civilizado, polido; referente às relações dos cidadãos entre si)

Cumprimento (ato de cumprimentar alguém, ou cumprir algo)

Cavalheiro (homem gentil)

Conjuntura (momento)

Diferimento (adiamento, demora, discordância, distinção)

Dilatar (adiar, alargar)

Discrição (qualidade de quem é discreto)

Discriminar (distinguir, especificar, segregar)

Distratar (romper um trato, desfazer um contrato)

Defesso /é/ (fatigado, cansado)

Dissidioso (em que há dissídio, divisão; conflituoso, desarmonioso)

Desapercebido (despreparado, desprevenido, desprovido)

Elidir (suprimir, excluir, eliminar) Ilidir (rebater, contestar, refutar)

Eludir (evitar ou esquivar-se com astúcia ou com artifício)

Emenda (correção de falta ou defeito, alteração)

Emergir (vir à tona, surgir, manifestar-se)

Emigrar (emigrante) (sair de um país para ir viver em outro)

Eminente (que se destaca, notável)

Flagrante (fato percebido no ato de uma ocorrência)

Fluir (transcorrer, passar)

Iludir (causar ilusão em, enganar, burlar)

Ementa (resumo, síntese – de lei, decisão judicial etc.)

Imergir (fazer submergir, mergulhar, afundar)

Imigrar (imigrante) (entrar em outro país para nele viver)

Iminente (que está prestes a ocorrer, pendente)

Fragrante (que exala cheiro agradável)

Fruir (usufruir, desfrutar, gozar)

ISBN:

Inflação (ato de inflar, aumento de preços)

Infligir (aplicar ou determinar uma punição)

Mandado (incumbência, ordem, missão)

Pleito (questão em juízo, discussão, eleição; pleitear: demandar em juízo; falar a favor de)

Preceder (anteceder, vir antes)

Preeminente (que ocupa lugar mais elevado, superior)

Prescrever (prescrição) (preceituar, receitar)

Relegar (pôr em segundo plano; deixar de lado)

Reincidir (reincidência) (tornar a incidir, recair em, repetir)

Remição (ato ou efeito de remir “tornar a obter, resgatar”, liberação de pena ou dívida)

Repreensão (censura, advertência)

Infração (violação, transgressão)

Infringir (desobedecer, violar, transgredir)

Mandato (procuração, poder recebido para representar outrem)

Preito (homenagem, respeito)

Proceder (vir, provir, originar-se)

Proeminente (que sobressai, que vem à frente)

Proscrever (proscrição) (banir, expulsar, vetar, proibir)

Renegar (renunciar, rejeitar, negar)

Rescindir (rescisão) (tornar nulo –um contrato –, cancelar)

Remissão (perdão; ação ou efeito de remeter)

Repressão (ação de reprimir, contenção, impedimento)

Retificar (alterar, corrigir) Sesta /é/ (período de descanso) Cesta /ê/ (compartimento)

Ratificar (confirmar, corroborar)

Soar (emitir som)

Sortir (abastecer, prover)

Sobrescrever ou sobrescritar (pôr nome e endereço do destinatário)

Tráfego (movimento ou fluxo, trânsito)

Vultoso (de grande vulto, nobre, volumoso)

Usuário (o que usa alguma coisa)

Exercícios

Suar (transpirar)

Surtir (ter como consequência, produzir, acarretar)

Subscrever ou subscritar (assinar)

Tráfico (negócio, comércio ilegal)

Vultuoso (inchaço especialmente na face e nos lábios)

Usurário (o que pratica a usura ou agiotagem)

Complete as lacunas com as formas adequadas:

1) O caso foi encerrado sem nenhum __________. (abjeção/objeção)

2) O réu foi __________ de todas as acusações. (absolvido/absorvido)

3) Ele é fiel no __________ de suas promessas. (comprimento/cumprimento)

4) A polícia procura por uma __________ do suspeito. (discrição/descrição)

5) Você precisará agir com muito __________. (discrição/descrição)

6) Houve _________ para a sua solicitação. (deferimento/diferimento)

7) Tudo passou __________ por mim. (despercebido/desapercebido)

8) Ele foi preso em __________. (flagrante/fragrante)

9) Estamos diante de um perigo __________. (eminente/iminente)

ISBN: 978-65-00-62864-7

10)A cada dia novos __________ chegam ao país. (emigrantes/imigrantes)

11)O guarda aplicou uma multa por __________ grave. (inflação/infração)

12)A crise econômica tem gerado essa _________. (inflação/infração)

13)O documento precisou ser __________. (ratificado/retificado)

14)O juiz __________ pena máxima. (infligiu/infringiu)

15)A polícia executou um __________ de busca e apreensão. (mandado/mandato)

16)Todos ouviram o _________ da cirene. (soar/suar)

17)Quando corro, acabou __________ bastante. soando/suando)

18)Em breve suas ações _________ efeito. (sortirão/surtirão)

19)O __________ de veículos está normal na avenida. (tráfego/tráfico)

20)O __________ de animais silvestres é um crime contra a natureza. (tráfego/tráfico)