2 minute read

Setembro Amarelo é marcado por lives sobre suicídio Protocolos covid-19 da SMCC são utilizados por outras entidades

SMCC ACONTECE Setembro Amarelo é marcado por lives de prevenção ao suicídio

Transmissões virtuais foram abertas à população com o objetivo de conscientizar sobre os temas

Advertisement

Departamento de Psiquiatria e o Comitê

OPermanente de Prevenção ao Suicídio da SMCC promoveram três encontros virtuais, gratuitos e abertos à população, para discutir temas relacionados ao suicídio. A programação fez parte do Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio. As transmissões, feitas pelo ZOOM, ainda podem ser conferidas no canal da SMCC no Youtube.

Os temas abordaram públicos específicos, considerados os mais vulneráveis: crianças, adolescentes, idosos e médicos e demais profissionais da saúde, devido à sobrecarga de trabalho na pandemia.

No dia 14 de setembro, o tema foi “Conexão Brasil-Chile na compreensão do risco emocional em crianças e adolescentes” com a participação da psicóloga Cibele Passos que atua no Chile. No dia 15, o foco foram os profissionais de saúde, com o tema “Efeitos da pandemia na saúde mental dos profissionais da saúde: o sofrimento inevitável”. No encerramento, que aconteceu em 16 de setembro, foi a vez de falar sobre os idosos, com o tema “Ao avançar da idade, a pulsão de vida está comprometida? Como cuidar da vitalidade no aspecto emocional?” A SMCC também conta com um grupo de acolhimento para familiares de vítimas de suicídio, coordenado pelas psicólogas Jéssica Silveira, Iva Siqueira e Ana Luiza Cassiani. As

Acesse as lives em inscrições são gratuitas e podem ser nosso canal do Youtube feitas pelo WhatsApp (11) 96035-7707.

Protocolos covid-19 da SMCC são adotados por outras entidades

Os protocolos de prevenção à covid-19 elaborados pela SMCC foram reconhecidos pela APM (Associação Paulista de Medicina) pela sua qualidade e importância da iniciativa. A entidade estadual solicitou permissão e distribuiu o material às regionais de todo o Estado de São Paulo para ampliar a divulgação das medidas que precisam ser adotadas pela população.

Os protocolos, redigidos com o apoio do Núcleo Médico Covid-19, criado pela SMCC e com a participação de várias instituições de saúde, explicam quais cuidados as pessoas devem ter em cinco situações diferentes: 1) sair de casa, 2) entrar em casa, 3) utilizar o transporte público, 4) na suspeita ou confirmação de covid-19 e 5) como conviver com uma pessoa contaminada dentro de casa.

Todos os protocolos estão em formato PDF e podem ser impressos para serem colocados em locais de grande circulação de pessoas, como ônibus, escolas, comércios, prédios, elevadores.

Confira e baixe os protocolos

SMCC recebe Moção de Aplausos

A Câmara Municipal de Vinhedo aprovou uma Moção de Aplausos para a SMCC. A homenagem foi o reconhecimento de uma importante ação da Sociedade: a Carta Aberta à População, divulgada em março deste ano, em um dos piores momentos da pandemia, como apelo para que as pessoas cumprissem as medidas de prevenção à covid-19.

Na ocasião, além da SMCC, outros 18 serviços de saúde públicos e privados assinaram o documento, que foi resultado do trabalho do Núcleo Médico Covid-19 criado pela SMCC e que, dias antes, havia se reunido para discutir o colapso da saúde na XIX edição do Fórum sobre o assunto.

This article is from: