Issuu on Google+

Exercícios sobre período composto - 1 1. Classifique os períodos abaixo de acordo com o seguinte critério: I - período simples – oração absoluta; II - período composto por coordenação; III - período composto por subordinação; IV - período composto por coordenação e subordinação.

a. b. c. d. e.

“ O sábio cala, o mediano fala, o ignorante grita. “(provérbio árabe)” “ Quando o dinheiro fala, tudo cala. “(Barão de Itararé)” “ O tambor faz muito barulho, mas é vazio por dentro.” (Barão de Itararé)” “ O invejoso emagrece com a gordura alheia.” (Homero) “ O trabalho nobilita o homem, mas, depois que o homem se sente nobre, não quer mais o trabalho.” (Barão de Itararé).

2. Classifique as orações coordenadas destacadas em assindéticas ou sindéticas: a. O orador falou bem, mas ninguém o entendeu. b. Na festa todos riam, cantavam e dançavam. c. Foi ao supermercado e comprou pouca coisa. d. Concorreu, contudo não foi aprovado. e. Ou te esforças no estudo ou ficarás na mesma série. f. O poeta amava a palavra, amava a vida. g. Entrou em combate, lutou heroicamente e morreu. h. Procuraste ajudá-lo e valeu a pena. i. Já é tarde, por isso partirei. j. Quer chova, quer faça sol, precisamos trabalhar. 3. Determine a idéia que expressam as orações alternância, explicação, conclusão):

a. b. c. d. e.

destacadas (adição, adversidade,

Não desista, pois haverá nova chance. Ele trabalha de dia e estuda à noite. Alguns ora trabalham, ora conversam. Não consegui o empréstimo, logo não poderei comprar o carro. A campanha foi boa, mas alguns candidatos se houveram muito mal.

4. Classifique as orações coordenadas destacadas em aditiva, adversativa, alternativa, conclusiva ou explicativa:

a. Acriança caiu, mas não se machucou. b. Não foram à reunião, nem se fizeram representar. c. A estrada ora passava por montes e vales, ora se alongava pela extensa planície.


Exercícios Período Composto