1 minute read

associativismo

Next Article
artes e ofícios

artes e ofícios

Associação Portuguesa de Kyudo

AAssociação Portuguesa de Kyudo (APK), também conhecida por Associação Portuguesa de Tiro com Arco Japonês, tem a sua actividade em Sesimbra e é reconhecida nacional e internacionalmente como a única representante desta arte marcial em Portugal.

Advertisement

Tudo começou em 1993 com a construção do primeiro Dojo, local onde se pratica o tiro, na Quintinha, por iniciativa de Luís Paixão, Roque Oliveira e João Santos, sob orientação do mestre japonês residente no concelho, Shirotsugu Yokokoji.

Este espaço passou a acolher as actividades dos membros da então Escola Portuguesa de Kyudo, que em 2001 viria a mudar o nome para APK.

Nesse mesmo ano, a APK participou no XX Seminário da Federação Europeia de Kyudo, em Paris, e também no Festival Anual de Artes Marciais Japonesas, promovido pela Associação Amizade PortugalJapão, em Lisboa.

Para além destes encontros, a associação marcou presença em várias iniciativas relacionadas com a modalidade.

Em Novembro último levou a cabo um treino / demonstração no novo Dojo, construído num terreno cedido pela Câmara Municipal de Sesimbra, na Ribeira da Faúlha, Cotovia.

É aqui que os seus membros vão passar a praticar regularmente esta actividade que se distingue de outras formas de tiro com arco olímpico devido, tanto ao material utilizado, arco, luva, flechas, como ao ritual que lhe é característico segundo a tradição japonesa.

Com uma prática associada à concentração, o Kyudo é indicado para diminuir a ansiedade, restabelecer a autoconfiança e manter o equilíbrio interior.

Informações: www.kyudo.pt E-mail: geral@kyudo.pt | luispaixao-at@mail.telepac.pt

This article is from: