
1 minute read
sabores da nossa terra
Pão Caseiro
Éna freguesia do Castelo ou no “campo”, que se faz o pão rural, mais conhecido por Pão Caseiro. Antigamente, era produzido para consumo próprio, de semana a semana, em fornos a lenha existentes nas habitações.
Advertisement
Os aldeãos costumavam guardá-lo em cestos de verga envolvidos em lençóis para permanecer macio por vários dias.
Hoje em dia continua a ser cozido em fornos alimentados a madeira, mas com uma pequena diferença: a fornalha encontra-se dividida do forno para evitar que, durante a cozedura, as cinzas se agarrem ao pão. Com excepção deste pormenor, o resto mantém-se praticamente inalterado, principalmente o sabor e a textura, características que o tornam muito apreciado. Há quem prefira o pão ainda quente e estaladiço, para acompanhar com um bom queijo fresco ou simplesmente com manteiga a derreter. Uma tentação a que muitos não resistem.
Modo de fAbRiCo
O pão caseiro é fabricado com farinha de trigo, sal, água e fermento. O processo inicia--se com a mistura de ingredientes, que depois de amassados formam uma massa que vai a levedar durante aproximadamente três horas. De seguida separam-se pedaços para formar cada pão. São colocados num tabuleiro e tapados com um lençol. Cerca de 30 minutos depois estão prontos a ir ao forno bem quente. No final da cozedura, estão prontos a consumir.
O Pão Caseiro pode ser adquirido junto dos produtores, nos mercados municipais e em vários estabelecimentos comerciais.