Especial
MANAUS, SÁBADO, 1º DE MARÇO DE 2014
diadia@emtempo.com.br
Campeã de 2013, a escola de Samba Mocidade Independente de Aparecida entrará no Sambodrómo às 1h20 de domingo, em busca do bicampeonato, com 3,8 mil componentes
Um espetáculo pelo título
H
oje acontece o ponto máximo do Carnaval amazonense, quando as oito escolas do Grupo Especial – Mocidade Independente de Aparecida, Reino Unido da Liberdade, Vitória Régia, Andanças de Ciganos, Balaku Blaku, Unidos do Alvorada, Sem Compromisso e A Grande Família – entrarão na passarela do samba para disputar o título de 2014. A disputa acontece a partir das 20h e prossegue até o amanhecer de domingo. Cada agremiação está preparada para lutar com suas comissões de frente, alegorias, alas e a alegria de milhares de brincantes para conquistar o público e os jurados. A apuração acontecerá na Quarta-feira de Cinzas (5).
Andanças de Ciganos Localizada no centro comercial de Manaus, a rua Marechal Deodoro será o enredo da escola Andanças de Ciganos, que abrirá as apresentações do Grupo Especial, com o enredo “Vou às compras, que legal, meu destino é a Marechal”. “Falar da rua Marechal Deodoro, fazer homenagem ao coração do comércio popular em nossa cidade, falar do povo, da simplicidade, da alegria, das festas, do sentimento de presentear, da superação de quem viveu muitas dificuldades como grandes incêndios e mostrar a criatividade de uma rua que cada ano supera as grandes dificuldades com o apoio popular. Esse é nosso objetivo”, comenta o presidente da escola, Vilson Benayon Filho. Fundada em 1975 na Cachoeirinha por um grupo de amigos, a escola teve seu primeiro título no Grupo Especial em 1984 e possui 20 títulos de campeã e oito de vice-campeã. Na passarela do samba, a escola levará para o sambódromo quatro carros alegóricos, 3,3 mil brincantes em 22 alas, 60 baianas, 200 ritmistas e 14 bailarinos na comissão de frente, que representarão os comerciantes do mundo chegando à nossa cidade.
Unidos da Alvorada “José Aldo: prata da casa, ouro do mundo” é o enredo que a Unidos do Alvorada levará para a passarela do samba neste sábado, a partir das 21h20. Em busca do seu primeiro titulo, a escola fará uma homenagem ao filho ilustre do bairro Alvorada, o lutador da categoria dos Penas do UFC, José Aldo Júnior. O lutador nascido em Manaus cresceu no bairro Alvorada, partindo aos 16 anos para o Rio de Janeiro, onde morou por algum tempo na própria academia onde treinava. Com ajuda de amigos também lutadores, foi dando os passos na carreira, chegando em 2010 a ser considerado o melhor lutador de MMA do mundo dentre todas as categorias. A Unidos do Alvorada aposta na riqueza do enredo e na história de vida do lutador amazonense com quatro carros alegóricos, três tripés, 3,2 mil brincantes divididos em oito alas, 300 ritmistas, 100 baianas e quatro casais de mestre sala e porta bandeira. “Entraremos no sambódromo para surpreender, com vontade de ganhar. Levaremos a história de um guerreiro, de um ídolo mundial ”, comenta o presidente da escola, Haroldo Linhares. Fundada em 15 de maio de 1995, a escola teve sua estreia na passarela no samba em 1998, no grupo de acesso, e em 1999 já estava participando do Grupo Especial. Desde então, vem lutando para conseguir o tão sonhado campeonato, ficando em segundo lugar em 2013 com o enredo “A beleza está nos olhos de quem vê”.