Políticas da festa: o entrelaçamento entre os diferentes contextos de articulação política na organi

Page 1

POLÍTICAS DA FESTA: O ENTRELAÇAMENTO ENTRE OS DIFERENTES CONTEXTOS DE ARTICULAÇÃO POLÍTICA NA ORGANIZAÇÃO DO CARNAVAL DO RECIFE ANDRADE, Rafael Moura de1 RESUMO: Neste artigo, pretendo discutir a relação estabelecida entre os diferentes contextos de articulação política que são observados no processo de organização do Carnaval do Recife. Trata-se de um breve relato realizado a partir de observação empreendida entre 2017 e 2019. O Carnaval do Recife, compreendido aqui como o produto de uma política pública de cultura, é formado por processos de relação, tomada de decisão e disputa entre grupos e indivíduos movidos por interesses individuais e/ou coletivos que vão culminar numa festa que será ao mesmo tempo una e múltipla. PALAVRAS-CHAVE: Carnaval do Recife, Cultura popular, Política.

As observações aqui apresentadas são fruto de pesquisa de campo que se desenvolve continuamente desde o início de 2016, mas com maior intensidade a partir do início de 2017. Apesar disso, o foco principal é na experiência vivida entre o fim de 2017 e o início de 2018. Passado o carnaval, já no segundo semestre de 2017, comecei a observar as diferentes manifestações políticas existentes no processo de organização do carnaval do Recife, sobretudo no tocante às relações estabelecidas entre a sociedade civil e o poder público. Para a compreensão das diferentes lógicas políticas estabelecidas a partir dos diferentes contextos sociais – ou seria melhor falar em diferentes lógicas políticas que formam diferentes contextos sociais? – foi preciso acompanhar alguns fatos e questões que foram surgindo no decorrer da pesquisa de campo. Durante o período de organização do Carnaval do Recife 2018, entre os meses de agosto e dezembro de 2017, algumas temáticas passaram a ser centrais no debate público: alterações de data e local do concurso de agremiações; mudança na apresentação que marcava a abertura oficial do carnaval; além de uma mudança ampla na convocatória para os ciclos festivos. Todas as mudanças repercutiram bastante nas redes sociais, na

1

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal de Pernambuco. Bolsista FACEPE. E-mail: rafael.moura.andrade@gmail.com.

1


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.