As imagens do efêmero no labirinto da ilusão: As representações do popular e da tecnologia nas Comis

Page 1

Anais da VII Semana de História Política | IV Semana Nacional de História: Política e Cultura & Política e Sociedade Rio de Janeiro: UERJ, 2012 (ISSN 2175-831X)

AS IMAGENS DO EFÊMERO NO LABIRINTO DA ILUSÃO: AS REPRESENTAÇÕES DO POPULAR E DA TECNOLOGIA NAS COMISSÕES DE FRENTE DO COREÓGRAFO CARLINHOS DE JESUS (1999-2011) Elizeu de Miranda Corrêa1

RESUMO Este artigo tem como objetivo analisar as tensões as assimilações e as contradições vivenciadas no universo das comissões de frente, do início do século XXI, a partir da intervenções tecnológicas observadas em sua performance. Nessa perspectiva, foram eleitas duas comissões de frente coreografadas por Carlinhos de Jesus, localizadas nos anos de 1999 e 2011. Por constatar que esse coreógrafo buscou inovar seus trabalhos, por meio de recursos oriundos do universo tecnológico. Palavras-chave: Escola de Samba – Comissão de Frente – Tecnologia ABSTRACT This article aims to analyze the tensions and contradictions experienced assimilations in front of a committee of the universe, the beginning of the century, from the technological interventions observed in their performance. From this perspective, two committees were elected opposite choreographed by Carlinhos de Jesus, located in 1999 and 2011. To note that this choreographer sought innovate its work through proceeds from the technological universe. Keywords: Samba School - Front Commission – Technology É um novo tempo é bom pensar. É tempo amor de libertar, o sentimento... Vou viajar nas previsões do homem sonhador. Que pensou voar, cruzar o mar, nas asas da imaginação. Fez o tempo, avançar no tempo. Através da criação, de máquinas sem sentimento. Que impulsiona quando ele põe a mão.2 “Durante o desfile da Estação Primeira de Mangueira naquele Carnaval de 1999 eu e o público presente nos esquecemos de que ali estavam, na verdade, dançarinos usando máscaras de látex que representavam esses personagens ilustres. A semelhança beirava a perfeição. Era como se o Sambódromo estivesse sendo abençoado por Deus. Ele, com Sua imensa bondade, tinha dado permissão para que aqueles catorze anjos retornassem à Terra e nos contemplassem com um momento de pura comunhão entre o passado e o presente do samba. Só podia mesmo ser um presente divino.”3 (Carlinhos de Jesus, 2005)

Inserida num vórtice de novas tecnologias e de experiências estéticas contemporâneas, pergunta-se: qual o lugar da representação do popular nas comissões de frente – CF – das Escolas de Samba do Rio de Janeiro nos dias atuais? A partir dessa inquietação, emergiu a problemática a ser investigada nesse artigo intitulado: As imagens do efêmero no labirinto da ilusão: as representações do popular e da tecnologia nas comissões de frente do coreógrafo Carlinhos de Jesus (1999-2011).

501


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.