Page 1

Cartaz REBIMAR no 05, publicado em Março de 2012

ATENÇÃO PESCADORES ! Com a colaboração dos pescadores, a equipe do Programa REBIMAR tem buscado sinalizar os recifes artificiais instalados a partir de 2010 na costa de Pontal do Paraná. Confira dicas para se orientar em suas atividades de pesca e veja como você pode contribuir para o bom funcionamento desta sinalização. Mapa de localização dos Recifes Artificiais do Programa REBIMAR

Ilha do Mel

Pontal do Paraná

As bandeiras de sinalização podem ser danificadas ou removidas do local de instalação. Para sua segurança, evite determinados tipos de pesca, como o arrasto e o caceio, nas proximidades do alinhamento dos “Três Morros”.

4,2 Km (2,3 milhas náuticas)

Shangri-lá

- Ao avistar uma embarcação pescando no alinhamento dos “Três Morros”, em situação de risco de engate de redes, alerte os pescadores sobre a existência dos recifes artificiais. - Ao avistar uma bandeira de sinalização de recifes artificiais (veja a foto ao lado) mantenha uma distância segura (pelo menos 150 metros). Aproveite e use seus conhecimentos para fazer a marcação do local ou, caso tenha um GPS disponível, demarque o ponto.

1,2 Km

Lin

ha

dos

“Tr ês Mo rro s”

Ipanema

Praia de Leste

Ilha da Galheta

Atami

Bandeiras de sinalização dos recifes artificiais:

Não prenda sua embarcação nas bandeiras de sinalização! Além de causar danos, isso pode deslocar e afastar o equipamento dos pontos onde estão instalados os recifes artificiais.

Arquipélago dos Currais

- Ao perceber qualquer dano ou desaparecimento dos equipamentos de sinalização, contate a equipe do Programa REBIMAR. Se possível, sinalize provisoriamente os recifes artificiais com bóias, bombonas ou bandeiras de rede. - Ao encontrar equipamentos de sinalização à deriva, ou fora dos pontos de recifes artificiais, leve-os até o seu porto de pesca e contate a equipe do Programa REBIMAR. Confira nas imagens as visadas das marcações do alinhamento “Três Morros”, local onde estão instalados os recifes artificiais do Programa REBIMAR:

Extremidade Norte da linha de recifes artificiais:

Extremidade Sul da linha de recifes artificiais:

Visada do continente (Proximidades do Atami)

Visada do continente

(Proximidades de Canoas e Praia de Leste)

Divulgue a sinalização dos recifes e explique as marcações aos seus companheiros de pesca ! LEMBRE-SE! - Além de contribuir para a sua segurança e para a integridade dos seus apetrechos, essas atitudes são importantes para que os peixes que utilizam os recifes possam se multiplicar e incrementar a pesca local! - O sistema de sinalização foi adquirido com recursos públicos, o furto, atos de vandalismo ou dano intencional ao equipamento terão as responsabilidades apuradas pelas autoridades competentes (Polícias Federal, Civil e Militar). - Se você deseja contribuir para a manutenção do sistema de sinalização dos recifes artificiais, contate a equipe do Programa REBIMAR. Sua ajuda é muito bem vinda!

Contate a equipe do REBIMAR pelos telefones (41) 9233-9742 e (41) 3455-1419 ou acesse www.rebimar.orgidas@rebimar.org,

Cartaz REBIMAR - Bandeiras Pescasdores #1  

Cartaz informativo do REBIMAR para os pescadores artesanais de pontal do Paraná sobre as bandeiras sinalizadoras.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you