Issuu on Google+

AS QUATRO MORTES DE EUTANÁZIO ALBERTO SILVA NETO

ARTE ATOR DATA HORA MEDO ÁGUA FOGO CASA TUDO NADA Princípios 1. Estudo científico: isolar para investigar e conhecer. 2. Considerar depoimentos de ordem pessoal/individual e a fala coletiva. 3. Autonomia para os intérpretes-criadores. 4. Espaço íntimo (proximidade entre ator e espectador) 5. Eixo temático a partir da obra: Vida e morte de Eutanázio. Formato 1. Quatro exercícios cênicos individuais. 2. Quinto exercício com estrutura de prólogo, corpo multifacetado simultâneo e epílogo (em aberto). 3. Adaptabilidade a diferentes espaços, desde que compatíveis com a estrutura proposta de cômodos.


Prólogo melodramático Referências dramatúrgicas: Casa do Seu Cristóvão como núcleo cômico do gênero melodramático (matutos do Cordão de Pássaro). Quatro exercícios individuais

EU BOI Ator – Milton Aires Princípios: Dramaturgia pessoal do ator e abordagem líricopoética da obra. Gênero: Narrativa íntima (1ª pessoa) Abordagem dramatúrgica: Tornar visível o depoimento pessoal do ator em diálogo com a ficção (fonte: solo Alfredo/Gunter). Processo de criação: Histórias de vida relatadas/criação de repertório de ações mimetizadas Abordagem da mímesis corpórea: crianças em Ponta de Pedras/fotos-imagens de memória (árvore genealógica da família, etc) Referências espaciais: Arena/Exercício do tapete de Peter Brook Terreno ermo onde crianças brincam/terreiro de boi. Objetos: Bauzinho.


QUERO VER DALCÍDIO DAR SUA RISADA Atriz – Valéria Andrade Princípios: Experimento do Teatro Épico Gênero: Narrativa pura. Abordagem dramatúrgica: Narrativa que se passa após a morte de Eutanázio e exercite o tempo narrado do romance (dimensão épica da vida de Eutanázio). Processo de criação: Partir da palavra/ Exercícios vocais e corporais visando a potencialização da voz e a imobilidade corporal/ Experimentos de contar histórias a algum público. Abordagem da mímesis corpórea: Buscar corpo ENTRE personagem e narradora-performer, uma construção sutil que não seja puramente nem uma coisa nem outra (Irene ao final). Referências espaciais: Experiência com espaço unitário. Objetos: Mesa e cadeiras (referência do espaço épico)


OS SETE NOIVADOS DE BITA Atriz – Vandiléia Foro Princípios: Teatro dramático com abordagem naturalista. Gênero: Teatro dramático. Abordagem dramatúrgica: Histórias cômicas com personagens ficcionais da obra sensível à matéria resultante dos improvisos da atriz. Processo de criação: Exercícios de improvisação a partir de fragmentos da obra Histórias de vida relatadas/criação de repertório de ações mimetizadas Abordagem da mímesis corpórea: mímesis pura buscando a metamorfose nas personagens ficcionais. Referências espaciais: Palco italiano (platéia frontal). Abordagem visual: cenografia e figurino naturalista Objetos: Pote d’água.


OS CONTOS PROIBIDOS DE FELÍCIA, COM DJ MELODY Atriz – Nani Tavares Princípios: Linguagem da performance, teatro e multimídias, diálogo com a pós-modernidade. Gênero: Narrativa imagético-sonora. Abordagem dramatúrgica: Construção pós-dramática, metáfora imagética da literatura. Processo de criação: Experimentos visuais e sonoros/exploração expressionista ou grotesca de corpo e voz (dissonâncias) e amplificações eletrônica e reprodução de imagens corporais. Abordagem da mímesis corpórea: hiper-mímesis (distorção das matrizes puras para dialogar com novas imagens e sonoridades) Referências espaciais: Pequeno palco de show em casa noturna Objetos: Escada metálica (Mandrágora), refletores, microfone, telas de projeção, caixas de som, aparato tecnológico.


MANGIFERA 2010


As Quatro Mortes de Eutanázio