Issuu on Google+

Ano 4 - edição Set/Out 2011

Ano 3 - edição Novembro/2010

zo smeri n e r Lo a Jo d o Filh

Ana João e Márcia a d s o Filh

li Lara da Jocié Filha

Lucas Nilda a d o h l Fi

riel onas F. b a G do J o h Fil

Gabriel Valent ina a n ia th Filho da Ta Filha d o Balta sar

eus Math a Aline T. d Filho Laís iane l E a d Filha

Carlo s Filho e Gustav o s do Andr é

Felipe Filho da Nice

Shyrl ey Filha da N ic

Kauã o e e l l Kamy o Cristian sd Filho

e

Feliz Dia das Crianças!


Índice

3- Objetivos do Milênio 4- UniQuiz 5- Projeto Conquistando o Futuro 6- Programa 5S 7- Selo de Responsabilidade Social 8- Entrevista 9- Evolution 10- Culinária 11- Seção Piada 12- Dicas Importantes 13- Informática 14- Feliz Aniversário 15- Boas Vindas e Sugestão de Filme 16- Rápidas 17- Rápidas 18- Expediente

2

Visão 2012: Ser excelente nas soluções em saúde, satisfazendo as partes interessadas.


Informação

Compromisso assinado com os objetivos do milênio Unimed Santa Rosa faz sua parte como empresa cidadã A Unimed Santa Rosa firmou um termo de compromisso com a Unimed do Brasil, com o objetivo de abraçar e contribuir permanentemente com o Programa “Unimed Abraça os ODM”. Esse Programa pretende intensificar e orientar as práticas de responsabilidade socioambiental integradas aos Oito Objetivos do Milênio, com ações e projetos que visam à promoção da cultura, solidariedade, cidadania, consumo consciente e preservação ambiental.

3

Missão: Oferecer excelência nas soluções em saúde alinhada ao mercado.


UniQuiz

1- Quantos anos a Unimed Santa Rosa estará completando em 2012? 2- Cite dois princípios cooperativistas: 3- Qual a missão da Unimed Santa Rosa? 4- Quantos e quais são os municípios que compõem a área de ação da Unimed Santa Rosa? 5- Quais os projetos socioambientais desenvolvidos pela Unimed Santa Rosa? 6- Do que trata o 2º princípio do código de conduta? Código de Conduta disponível no canal do colaborador.

Não se esqueçam de enviar as respostas para o e-mail comunica@unimedsantarosa.com.br até o dia 30 de outubro/2011. Sua participação é muito importante! Informativo dos Colaboradores da Unimed Santa Rosa

4


Responsabilidade Socioambiental Projeto Conquistando o Futuro

No dia 17 de setembro, pelo período da manhã foi realizada palestra com

o Sr. Divino sobre o tema religião, ao meio dia foi servido almoço e à tarde realizou-se a Gincana com jogos e dinâmicas. Com parceria da Dinâmica Informática o jovem Gabriel Fortunato foi premiado com um curso completo de Informática.

Seguem depoimentos de alguns jovens do projeto:

*O projeto está nos proporcionando oportunidades únicas.

*Muito bom, tenho certeza que tudo o que aprendi até agora vai servir

muito para o meu futuro. Muito obrigado por tudo Unimed.

São a partir desses depoimentos que temos a convicção do ótimo tra-

balho realizado pelo grupo de colaboradores voluntários e a certeza de que os esforços estão valendo a pena, com força de vontade chegaremos ao nosso objetivo, buscando auxiliar na formação desses jovens para a sociedade, mercado de trabalho e profissionalização, oportunizando a inserção no Programa Jovem Aprendiz.

Parabéns à todos pelo resultado obtido.

5

Informativo dos Colaboradores da Unimed Santa Rosa


Responsabilidade Socioambiental

PROGRAMA 5S – UNIMED SANTA ROSA

Após estes dois meses de auditorias, é com grata satisfação que parabenizamos os setores Financeiro e Contabilidade que obtiveram um resultado destacado, atingindo índice de 100% em todos os 5 Sensos avaliados. Parabéns aos colaboradores André Stroff, Elicéia Liedtke e Jonas Friedrich do Financeiro e Alexsandra Meneguini, Edino Dallago, Josicledson Capeletti e Leandro Schieck da Contabilidade.

6

Informativo dos Colaboradores da Unimed Santa Rosa


Responsabilidade Socioambiental

Selo de Responsabilidade Social Após a análise dos indicadores de Responsabilidade Social enviados para a obtenção do Selo, foram contabilizados pontos no sistema de tabulação. Cada tema possui uma quantidade máxima de pontos a serem alcançados e as notas atribuídas a cada questão podem variar ano a ano, de acordo com o mapeamento dos desafios encontrados.

Pontuação 2011 Tema

Pontos Disponíveis

Média Nacional das Pontos Obtidos Singulares

Valores, Transparência e Governança

28,28

16,11

20,39

Público Interno

24,24

12,94

14,71

Meio Ambiente Fornecedores Clientes Comunidade Governo e Sociedade

12,12 5,05 6,06 8,08 10,1

7,54 2,17 3,67 4,58 4,66

8,27 2,01 3,73 6,05 5,14

6,07 100

6,07 57,74

6,07 66,37

Diversos Performance Final

Pontuação 2010 Tema Valores, Transparência e Governança Público Interno Meio Ambiente Fornecedores Clientes Comunidade Governo e Sociedade Performance Final

Pontos Disponíveis 22,00

Pontos Obtidos 15,60

13,00 13,00 13,00 13,00 13,00 13,00 100,00

9,20 9,40 5,40 7,00 9,10 9,10 64,80

A performance final do Selo 2011 foi de 66,37 pontos, aumento de 1,57 em relação ao ano de 2010. * Os pontos disponíveis variam de um ano para outro.

7

Informativo dos Colaboradores da Unimed Santa Rosa


Integração

Entrevista

Eu sou: Aline de Oliveira Trajano Tenho: 32 anos Nasci em: Esteio/RS Atuo como: Coordenadora de Unidades Estratégicas do Negócio Já fui: Professora em creche, vendedora de motos, sócia de tele-mensagens e locutora de mensagens ao vivo. Ainda pretendo me dedicar: a trabalho voluntário com crianças Meu sonho: Ver meu filho podendo comer de tudo... e não ter mais restrição a produtos com leite. Sou fã número 1: Dos meus pais Um livro que mudou minha cabeça: Não tenho nenhum em específico, a maioria deles trouxe algo de importante e positivo. Minhas palavras preferidas: “Te amo” – temos que viver cada dia como se fosse o último e falar estas palavras de coração para as pessoas que gostamos e que são especiais para nossas vidas. A melhor viagem que fiz: Floripa/SC e Canela/RS Quando estou tenso costumo ficar: Quieta O que me tira do sério: Inveja Há quanto tempo trabalha na Unimed Santa Rosa? 2 anos e 10 meses Quais suas expectativas pessoais e profissionais quanto colaborador da Unimed Santa Rosa? Poder aprender cada vez mais, auxiliar a gestão no que for preciso; desempenhando um bom trabalho, buscando conhecimento e amadurecimento profissional e pessoal. Agradeço a Unimed Santa Rosa, a oportunidade que foi dada, a chance de mostrar meu trabalho e poder contribuir com a organização, além da chance única de aprendizado.

8

Informativo dos Colaboradores da Unimed Santa Rosa


Entretenimento

Em homenagem a nossa colega Aline T.

O Sítio do Picapau Amarelo é uma criação de Monteiro Lobato, escritor brasileiro. O grupo de personagens que vivem histórias mágicas são: Emília, Narizinho, Pedrinho, Marquês de Rabicó, Conselheiro, Quindim, Visconde de Sabugosa, Dona Benta, Tia Nastácia, Tio Barnabé, Cuca e Saci. Os personagens principais moram ou passam boa parte do tempo no sítio pertencente à avó dos garotos, batizado com o nome de Picapau Amarelo, de onde vem o título da série.

Evolution - Aline Trajano

Informativo dos Colaboradores da Unimed Santa Rosa

9


Culinária

CRIOULA DOIDA Ingredientes: 03 ovos 02 xícaras de açúcar 03 xícaras de farinha 01 xícara de chocolate em pó 1/2 xícara de óleo 01 xícara de água quente 01 colher de fermento

MODO DE PREPARO: Junte os ovos e o açúcar e bata, acrescente o chocolate em pó, a farinha, o óleo e a àgua quente batendo com a colher ou batedeira. Coloque o fermento por último. Asse em forno pré-aquecido em forma untada e enfarinhada.

COBERTURA: 04 colheres de açúcar 04 colheres de óleo 04 colheres de leite 04 colheres de chocolate em pó

PREPARO: Ferva todos os ingredientes até engrossar. Despeje sobre o bolo morno e já cortado em fatias.

Bom apetite... Nilda - Ambulatório Canoas

Informativo dos Colaboradores da Unimed Santa Rosa

10


Entretenimento

Seção Piada

Dois bêbados batem um papo muito animado. Um deles que está lendo o jornal, diz ao companheiro: - Luiz! Você viu que coisa mais interessante? - O que é? - Eu estou lendo aqui no jornal que um camelo pode trabalhar oito dias seguidos sem beber. O amigo, então, responde: - É curioso, eu sou exatamente o contrário! - Como assim? - Eu posso beber oito dias seguidos sem trabalhar. O bêbado chegava todo dia no boteco, pedia uma pinga, tapava o nariz e tomava tudo num só gole. Um dia, o balconista não se conteve: - Escuta aqui, ô cara! Por que você tapa o nariz enquanto bebe? E o bêbado: - É que o cheiro da pinga me dá água na boca... e eu gosto dela é pura!

Contribuição: Jonas Bordim

Informativo dos Colaboradores da Unimed Santa Rosa

11


Educação

Dicas Importantes

Dicas Dra. Shirley http://www.drashirleydecampos.com.br Retire os odores desagradáveis da geladeira Embeber um algodão em baunilha e colocar dentro da geladeira . Faça a limpeza de flores artificiais Coloque as flores dentro de um saco de papel, adicione uma colher de sal e sacuda por alguns minutos. Retire manchas de café Se houver manchas de café lave com água morna e glicerina. Retire o mau cheiro das mãos Retire o cheiro de alho, cebola e água sanitária das mãos esfregando uma colher de aço inoxidável em baixo de água corrente. Retire manchas de mofo de tecidos Ferva a roupa em uma solução de água e bicarbonato de sódio na proporção de 2 colheres (chá) para 1 litro de água. Limpe seu microondas Pegue o suco de um limão e coloque na potência alta do micro-ondas por um minuto depois é só limpar com um pano seco. Ferrugem em utensílios domésticos Se o utensílio tiver ferrugem, limpe mergulhando por 24 horas, numa mistura de três partes de azeite e uma de gasolina. Como controlar os mosquitos e moscas de sua casa Corte limões ao meio, espete vários cravos e coloque em vários locais ambiente. Otimize o detergente Para que o detergente seja mais eficiente dissolva algumas gotas de vinagre no recipiente. As panelas brilharão e ficarão sem gordura. Afugentando as formigas Coloque pedaços de limão murchos pela casa. Elas desaparecerão. Manchas de tinta de caneta esferográfica Use spray de cabelo para tirar as manchas de tinta esferográfica de roupas. Para retirar o mau cheiro de carros Para retirar mau cheiro do interior do veículo use duas maçã cortadas ao meio. Coloque duas metades nos assentos dos bancos dianteiros e duas no banco traseiro. Deixe o carro fechado por uma noite e retire as metades no dia seguinte.

12


Informática IBM apresenta primeiros processadores cognitivos Processador cognitivo A IBM apresentou uma nova geração de processadores experimentais “projetados para emular as capacidades do cérebro de percepção, sensação, ação, interação e cognição,” segundo nota da empresa. Em 2009, a IBM havia feito uma simulação por software equivalente ao cérebro de um gato. Mas o esforço em torno da chamada “computação cognitiva” vem ocupando os cientistas da empresa e de seus parceiros universitários há alguns anos. Agora, eles estão colhendo os primeiro frutos de um hardware cognitivo, ainda que a alegada emulação da “percepção, sensação, ação, interação e cognição” do cérebro biológico pareça um tanto exagerada. O projeto chama-se Synapse (Systems of Neuromorphic Adaptive Plastic Scalable Electronics) e o objetivo é criar um sistema - que inclui hardware e software - capaz de analisar informações em paralelo e reconfigurar-se dinamicamente em tempo de execução - vale dizer, aprender com a própria tarefa que está sendo realizada. Computação cognitiva Os computadores cognitivos não terão que ser programados para funcionar como os processadores atuais. Em vez disso, a ideia é que eles aprendam com o uso, encontrando correlações, criando hipóteses, lembrando das experiências passadas e aprendendo com os resultados. Apesar do nome, não há nenhum componente biológico incluído no projeto da IBM e seus parceiros: todos os “neurônios” e “sinapses” são emulações em silício, usando uma combinação de circuitos semicondutores e algoritmos de software incorporados no processador, o chamado firmware. A IBM chama a parte inspirada pela neurociência do novo chip de núcleo neuro-sináptico, que contém a memória (a réplica das sinapses), os circuitos de cálculo (a réplica dos neurônios) e a comunicação (a réplica dos axônios). Contribuição: Maurício Wallau Informativo dos Colaboradores da Unimed Santa Rosa

13


Feliz Aniversário

Rafael R.- 06/09

Laércio- 14/09

Jonas B.- 15/09

Maurício- 18/09

Leandro - 19/09

Geneci - 19/09

Douglas B.- 20/09

Tiago- 22/09

Cláudia- 24/09

Eliane- 24/09

José Emiliano- 12/10

14

Fernanda Z.- 27/09

Andréia- 29/10

Informativo dos Colaboradores da Unimed Santa Rosa


Contemplados Uniquiz

Rápidas

Boas Vindas DARLENE KONZEN- Ambulatório Santa Rosa DUANE KOCHHANN - Laboratório Unimed

Sugestão de Filme A Árvore da Vida A aproximação com o foco na relação entre pai e filho, o que expande a visão desta rica relação, desde o Big Bang até o fim dos tempos. O filme mostra uma fabulosa viagem pela história da vida e seus mistérios que chega ao ponto mais elevado na busca pelo amor altruísta e o perdão.

Ano dos 2—Edição Nº 006 da maio de 2009 Informativo Colaboradores Unimed Santa Rosa

15


RĂĄpidas

Gauchada...

S A L

O R É

P

Informativo dos Colaboradores da Unimed Santa Rosa

16


Rápidas

Festa Anjo e Aniversários Patrocinada pelo Presidente, Diretor e Auditor Médico

Aniversário Geneci Festa oferecida pelos colaboradores

Informativo dos Colaboradores da Unimed Santa Rosa

17


Editorial

Expediente * Nome da publicação: Mais Informação— O jornal do colaborador Unimed; * Ano 4 – Edição Setembro e Outubro/2011; * Nome da empresa: Unimed Santa Rosa; * Nome do diretor da empresa a qual se subordina o editor: Gerente Geral – Geneci R. Weber; * Apoio: Mateus Rigo * Diagramadora: Adrieli Weiss; * Editora: Adrieli Weiss * Periodicidade: Mensal; * Tiragem: 79; * Endereço da redação: Rua Dr. Francisco Timm, 673; * Identificação do público a que se destina: Colaboradores.

Contribua com o

Mais Informação!  - Gostaria de anunciar alguma informação setorial, eventos, dicas, artigos ou crônicas para todos os colaboradores?  - Quer fazer uma homenagem?  - Tem algo para vender, comprar ou trocar?   - Se você registrou algum fIagra com sua máquina fotográfica, seja de utilidade pública ou alguma foto engraçada, torne público enviando sua foto ao Mais Informação com a história da imagem. Mande seu texto para comunica@unimedsantarosa.com.br

Ano 4—Edição Setembro e Outubro/2011

18


Mais informação Set/out