5 minute read

Investimentos

Next Article
Fique por Dentro

Fique por Dentro

Da redação

Guerra entre Rússia e Ucrânia: quais são os impactos nos mercados financeiros?

Advertisement

Confira quais são as análises global e nacional de especialistas

Desde o dia 24 de fevereiro deste ano, com a invasão do território da Ucrânia pela Rússia, a guerra entre essas duas nações é o assunto da vez. No entanto, você já parou para pensar sobre quais são os impactos da guerra entre Rússia e Ucrânia nos mercados financeiros? Se não, nesta edição do +PNews, te convidados a fazer essa reflexão. E, para isso, trazemos as análises global e nacional de dois especialistas: Letícia Ataíde, atual Diretora de Investimentos e Controles Atuariais da Mais Previdência, e Rafael Sampaio, membro do Comitê de Investimentos da entidade, além de sócio da PPS Portfolio Performance, empresa de consultoria financeira credenciada na Comissão de Valores Mobiliários com escopo de prestação de serviços às Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPCs) em conformidade com a legislação.

“Os efeitos negativos da guerra se estendem para além das fronteiras da Ucrânia e da Rússia”, alerta Letícia Ataíde, Diretora de Investimentos e Controles Atuariais da Mais Previdência.

Quais são os efeitos globais da guerra entre Rússia e Ucrânia nos mercados financeiros?

De acordo com Ataíde, “o impacto direto do conflito está no crescimento global e na escalada da inflação. A Rússia é um importante exportador de commodities, tais como o petróleo, grãos e fertilizantes agrícolas. As sanções comerciais impostas à Rússia por grande parte dos países no mundo gerou uma crise de oferta de vários produtos com consequente elevação dos preços. Tanto a Rússia, como a Ucrânia, são grandes produtores de alimentos, já que os dois países respondem por quase 30% das exportações globais de trigo, sendo a Ucrânia o maior produtor mundial de óleo de girassol, com a Rússia em segundo lugar. Dessa forma, a inflação global, que já estava subindo antes da guerra, se agravou ainda mais e os efeitos negativos da guerra se estendem para além das fronteiras da Ucrânia e da Rússia”, afirma.

“A guerra entre Ucrânia e Rússia, além de representar uma tragédia humanitária, traz implicações nefastas em termos de crescimento e inflação globais”, aponta Rafael Sampaio, sócio da PPS Portfolio Performance.

Sampaio sinaliza que, antes da guerra entre Ucrânia e a Rússia, “a pandemia de Covid-19 provocou uma desconstrução global. As relações de trabalho tornaram-se descentralizadas, as cadeias de suprimentos demonstraram as fraturas da produção global e a retomada de crescimento foi muito mais lenta que o esperado em função do ritmo de vacinação. Além disso, os contrastes sociais ficaram mais evidentes, exigindo empenho dos Governos em custosas políticas públicas assistenciais. A despeito de algum alívio nessas condições, hoje, o conflito no Leste europeu retarda a possibilidade de retorno à normalidade. A guerra entre Ucrânia e Rússia, além de representar uma tragédia humanitária, traz implicações nefastas em termos de crescimento e inflação globais, como podemos observar nos gráficos a seguir, que foram produzidos pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OECD) em seu relatório de março de 2022”, partilha.

% 0.0 -0.2 -0.4 -0.6 -0.8 -1.0 -1.2 -1.4 -1.6

A. Impact on GDP in firist full year

Russia domestic demand + financial shocks Commodity prices Total

Euro area OECD United States World

World excluding Russia % 3.0

2.5

2.0 1.5 1.0

0.5 0.0 -0.5

B. Impact on inflation in firist full year

Russia domestic demand + financial shocks Commodity prices Total

Euro area OECD United States World

World excluding Russia

Note: See Technical Appendix for full details the shocks applied. Source: OECD Calculations using the NiGEM global macroeconomic model. Dísponível em: <https://www.europarl.europa.eu/RegData/etudes/BRIE/2020/645716/IPOL_BRI(2020)645716_EN.pdf>.

O sócio da PPS Portfolio Performance complementa que “a Rússia e a Ucrânia são exportadores de primeira importância de alimentos chave, como trigo e milho. Estima-se que a Ucrânia perca cerca de 6 bilhões de dólares pelo bloqueio de seus portos, principal forma de vazão de seus grãos. O solo ucraniano também é rico em recursos naturais, como minério de ferro, carvão, manganês, gás natural e petróleo. Do outro lado, a Rússia, maior exportador de trigo do mundo, terceiro maior exportador de petróleo, que completa o ‘celeiro’ da Europa por concentrar suprimentos de energia e alimentícios em suas dimensões continentais. Os principais impactos para inflação vêm justamente daí. Com as sanções impostas à Rússia e a crise em solo ucraniano, a Europa é atingida em sua dependência energética e no consumo de cereais”, esclarece.

Quais são os efeitos nacionais da guerra entre Rússia e Ucrânia nos mercados financeiros?

Já sobre os efeitos nacionais da guerra entre Rússia e Ucrânia nos mercados financeiros, Ataíde destaca que “uma guerra com tais proporções traz alta volatilidade para os mercados financeiros de forma geral. No caso de países emergentes, como o Brasil, os impactos são ainda maiores, pois os investidores tornam-se mais avessos a riscos e buscam segurança em moedas fortes, como o dólar. E foi exatamente isso que aconteceu com o IBOVESPA, que começou este ano se descolando de seus pares estrangeiros e acumulando altas significativas, enquanto o dólar caía. Mas, com a continuidade da guerra, verificamos uma reversão total de cenário, com o dólar voltando a romper a barreira de R$ 5,00 e o IBOVESPA praticamente zerando todos os ganhos do ano”, explica. Sampaio, por sua vez, acrescenta que, com o conflito entre Rússia e Ucrânia, “o Brasil também perde, pois tem balança comercial com a Ucrânia, exportando amendoins, açúcares, minério de alumínio, café, tabaco, entre outros, além de depender da importação de adubos e fertilizantes químicos mantidos, até o momento, pela Rússia. Além disso, a elevação do preço do petróleo encarece os seus subprodutos, agravando-se a situação inflacionária no Brasil. E, com isso, a atuação dos bancos centrais é unânime: elevar juros e esse movimento encarece o crédito, que é necessário para que as empresas e as famílias consigam se reestruturar, retardando o desenvolvimento econômico. Cabe ainda o destaque de que, em um ano de eleições presidenciais, as atenções, infelizmente, não se voltam às reformas necessárias para aliviar o gasto público. Ao contrário, assistimos à elevação desses nas mais variadas áreas. Dessa maneira, o investidor estrangeiro que, antes olhava para o nosso país como a melhor aposta na América Latina, está indo embora”, lamenta.

Tem outro assunto relacionado à área de Investimentos que quer saber mais? Então, é só enviar e-mail para atendimento@maisprevidencia.com ou mensagem para o número de WhatsApp (31) 987915328!

Para seguir o perfil da +P no LinkedIn, basta CLICAR AQUI!

Em caso de dúvidas e/ou sugestões, por favor, envie e-mail atendimento@maisprevidencia.com ou ligue nos telefones (31) 3284-8407/ (31) 98791-5328, que também é WhatsApp.

This article is from: