Issuu on Google+

salvador-ba #5

revista eletrônica maiss

CINEMA POTTER, HARRY POTTER!

A batalha final está começando

AMBIENTE FENG SHUI, A ARTE DA HARMONIA

Os truques da milenar técnica chinesa

ESPECIAL SALÃO DO AUTOMÓVEL SP 2010

As super máquinas que estão chegando

Tendências para 2011

Tecnologia. Gastronomia. Cultura

Militar? Certinha? Neon? Você está livre para criar!

Iasmine Dantas em perfil


SUMÁRIO 3 | EXPEDIENTE 4 | CARTAS DOS LEITORES 6 | CARTA DO EDITOR 10 | VITRINE As novidades do mês 14 | CINEMA Potter, Harry Potter – A Batalha Final está começando! 18 | INFORME PUBLICITÁRIO 1 Contagem de estoque - A contstock oferece rapidez e eficácia na operação 22 | PERFIL Iasmine Dantas 26 | MODA Tendências para 2011 – Militar? Certinha? Neon? Você está livre para criar! 28 | AMBIENTE Feng Shui, a arte da harmonia! – Os truques da milenar técnica chinesa 32 | ESTÉTICA Os grandes eventos da estética- Afinal, não se vive só de Fashion Week 36 | LIVROS Pau Brasil e outros bichos - A consciência ecológica deve crescer com a criança 38 | INFORME PUBLICITÁRIO 2 Tattoo Bahia - A arte corporal ganha expressão na Bahia 40 | SUGESTÕES MAGISTRAIS Sérgio Peixoto – A alma do Spoleto na Bahia 44 | VIDA E SAÚDE A arte da criatividade - De Einstein e Mozart todo mundo tem um pouco 48 | LIVROS Saraiva - Programação da Saraiva Megastore 52 | ESPORTE E AÇÃO Estilo de Vida, Saúde e Comportamento - Vida sã com hábitos saudáveis 56 | MÚSICA Banda Radiola – Radiola + Nancy Viégas dá belos frutos 61 | DO LADO DE CÁ 1 O dia do comerciário - Celebre um dia de grandes conquistas 62 | TECNOLOGIA A rede - Quem se atrapalha com uma rede social? 66 | ESPECIAL Salão do automóvel SP 2010 - As supermáquinas que estão chegando 70 | DO LADO DE CÁ 2 Salvador shopping traz tema inédito na decoração de natal - Renas inusitadas estarão presentes

28

14 2 I SUMÁRIO

40


EXPEDIENTE Editor Wellington Lacerda editor@revistamaiss.com.br

Arte Vitor Pacheco arte@revistamaiss.com.br

Comercial Cleber Castro / Sérgio Barreto comercial@revistamaiss.com.br

Comercial IVAN FIDALGO

contato@soumaissalvador.com.br

 Relações Públicas Vera Raupp relacionamento@revistamaiss.com.br

Articulistas Ita Oliveira / Maria Costa / Wellington Lacerda / Yara Barros

Fale com a gente

cartas@revistamaiss.com.br e contato@soumaissalvador.com.br

maiss revista eletrônica

3 I EXPEDIENTE


ASSIM NÃO RESOLVE! O DIÁLOGO É A MELHOR SOLUÇÃO

4 I CARTAS DOS LEITORES


Envie um e-mail para nós com suas críticas e sugestões.

cartas@revistamaiss.com.br


O E.T. SALVADOR E AS TRAPALHADAS NO TWITTER MENS SANA IN CORPORE SANO, É ISSO AÍ JUVENAL ! POR CLÉO MARQUES

6 I CARTA DO EDITOR


O tema desta edição é Vida e Comportamento. Vamos tratar de cabeça e corpo. Comportamento é um tema controverso. Por exemplo, o que explica o suposto “alienígena” que ganhou notoriedade nos últimos dias anunciando que veio para “salvar” a Terra? O que leva as pessoas a acreditarem nessas histórias? Com o tamanho brutal da biodiversidade da Terra, na ocorrência de uma catástrofe global, não seria mais óbvio para esses seres salvarem o plâncton? O plâncton é a massa de microorganismos que vivem no mar. E esses somam milhões de toneladas para cada ser humano na Terra. As rochas calcárias existentes no planeta são fruto da morte do plâncton no mar. Quem representa mais o planeta Terra: nós ou o plâncton? Nosso comportamento reflete nossa biologia, ou seja, o nosso DNA; reflete também a nossa educação, nossa formação escolar e a nossa experiência de vida. O fenômeno das redes sociais mostra uma faceta mórbida do ser humano: mesmo pessoas preparadas, inteligentes, acostumadas à exposição tem tido grandes dificuldades com elas. Essa é a discussão na coluna Tecnologia. Vivemos numa sociedade desequilibrada, vivendo vidas desequilibra-

das. Precisamos aprender a virtude do equilíbrio. Ita e Maria nos ajudam a refletir sobre como as energias do Universo podem ajudar na conquista desse equilíbrio ao apresentarem o Feng Shui. A técnica milenar chinesa para a harmonização dos ambientes é o tema da coluna Ambiente desta edição. E precisamos viver mais criativamente. Yara de Barros, da coluna Vida e Saúde fala sobre isso. Ela também é a titular da coluna de moda, onde mostra em cores e formas que a grande tendência da moda em 2011 é um convite a viver criativamente, com total liberdade de escolha. Enfim, a revista desse mês faz uma grande reflexão. Venha juntar-se a nós, com as bênçãos da Beata Irmã Dulce. Ah, e se um dia esses alienígenas aparecerem por aí falando em salvação, saiba leitor e leitora, sem medo de errar, que esses deverão ser alienígenas picaretas, alienígenas enrolados, dispostos a aplicar um conto do vigário interplanetário em você, esteja atento. Afinal, eles devem ter lá a sua cota de mal viventes. Até para o mês!


Presépio Ouro Presépio Ouro decorativo marfim com 13 peças. Uma boa dica de decoração para sua sala de estar ou para seu escritório.

Labonni - Shopping Salvador

Caneta Esferográfica Caneta esferografica Lamy AL-star M16M com tinta em preto ou a zul. Alumínio Anodizado/ varias cores. A qualidade mundial das canetas Lamy podem acompanhar o dia a dia dos que sentem prazer em escrever.

Grafitti - Shopping Salvador

Tom Ford Relógio citizen AN4035-56E calibre f510 – caixa 43mm e pulseira em aço inox, calendário, cronógrafo, taquímetro, ponteiro 24h. fecho tipo fcl, WR100. Luxo, qualidade e praticidade é o que te espera em toda linha citzen.

Grafitti - Shopping Salvador

10 I VITRINE


VITRINE

AS NOVIDADES DO MÊS

Chaveiro Sandália Produzidos para dar de staque e e stilo aos mais diversos acessórios, as mini-sandálias Raphaella Booz são a atração no mundo das bijus.

Raphaella Booz - Salvador Shopping

Sandália Infantil Conforto, praticidade e beleza para o publico infantil. As sandálias estilo marine estão em alta neste verão.

Marine - Shopping Salvador

Vestido Infantil O verão chegou e o mundo infantil não pode ficar de fora da moda. A mercado infantil traz para salvador tudo que é conceito na próxima estação.

Tric - Shopping Salvador


14 I CINEMA


POTTER. HARRY POTTER!

A PRIMEIRA PARTE DA SAGA FINAL POR WELLINGTON LACERDA


O tabuleiro está finalmente armado para a batalha derradeira. A GRANDE batalha, para a qual ele e seus amigos foram preparados desde crianças. Novembro é mês de não outro que Harry Potter. O bruxinho vai encontrar Voldemort, ou melhor, foge dele, juntamente com os inseparáveis Hermione e Rony. E dessa vez o jogo de esconde-esconde é nada menos que letal pelos lados de Hogwarts. Potter vai bancar o espião, descobrindo os segredos de seu arquiinimigo. Voldemort, vilão daqueles vilões danados de malvados, encontra mais um expediente genial para acabar com a vida boa do agora adolescente Potter: para se garantir contra a bondade do garoto, o vilão divide a própria alma em várias partes, tornando-se imortal enquanto as partes de sua alma estiverem escondidas. Potter e seus amigos devem reunir essas partes, ao mesmo tempo em que tentam manter a pele bem colada ao próprio corpo. E prepare-se, leitorzinho e leitorazinha mirins: não vai ser moleza. Voldemor t é muito sabido, e os pedaços de sua alma, os horcruxes, estão escondidos nos lugares mais malucos e inesperados. Além disso, dessa vez a aventura não acaba logo. Assim como os icônicos The Matrix Reloaded e The Matrix Revolutions, e os não menos icônicos Kill Bill partes 1 e 2, Potter vai bater-se na derradeira luta em duas partes separadas

16 I CINEMA

por um intervalo de seis meses. Não é a mesma experiência do que nesses filmes. Nem Matrix nem Kill Bill tinham versões impressas. Sabemos como a história vai acabar no caso de Harry, assim como sabíamos em O Senhor dos Anéis. Basta ler os livros. Matrix arrastou esse que vos escreve e que achou a trilogia simplesmente genial, para o furor de vários críticos tradicionais de cinema, e outros milhões de fãs para discussões intermináveis acerca de cada minúsculo gesto visto em tela e seu significado no episódio final. Não fosse a resposta estar já escancarada para todos, Harry Potter teria essa mesma magia. O bruxinho conquistou o seu espaço tanto como série cinematográfica de respeito, com até agora 6 filmes, sendo 8 no total, quanto como série literária. E conquistou corações de adultos e crianças, com suas peripécias para vencer Voldemort, um dos vilões mais persistentes da história do cinema, bem como as peripécias para crescer e preparar-se para a vida. Sofreu a dor da perda, da rejeição, da incriminação, da injustiça, enfim, todas as ma zelas que uma criança e agora adolescente pode passar na vida. E passou por elas construindo uma belíssima história de amizade, lealdade e respeito pelos amigos, pelos mestres e pelas pessoas ao seu redor. Potter é admirável pela lição que passa aos pequenos, ainda que em versão light, de que os valores maiores da vida são construtivos.


Em tempo, os fãs já podem adquirir ingressos para Harry Potter e as As Relíquias da Morte – Parte 1. Os ingressos já podem ser comprados pela internet, no site da Rede (www. c i n e m a r k .c o m.b r ) o u m e s m o n a bilheteria do Cinemark Salvador. O filme estréia dia 19 de novembro. Além do bruxinho, os velhinhos do bando de REDs encabeçados por Bruce Willis, com a maravilhosa companhia de Morgan Freeman, John Malkovitch, Richard Dreyfuss, a sensacional Helen Mirren, as doces Mary Louise Parker e Rebecca Pidgeon, o impressionante Brian Cox e o quase centenário Ernest Borgnine. Não, leitor, eles não são comunistas ultrapassados. RED é um acrônimo que significa: Retired Extremely Dangerous, ou seja, Aposentado Extremamente Perigoso. São velhinhos

simplesmente insanos em situações simplesmente hilárias e alucinantes. Com um elenco desses, o filme já é imperdível, não há falha de direção que esse elenco não supere. Não perca! Não falta representante do cinema nacional nesta relação. Ainda com os mega-sucessos Tropa de Elite 2 e Nosso Lar flutuando em nossas mentes, chega Capitães de Areia, dirigido pela neta Cecília Amado em companhia de Guy Gonçalves. A obra de Jorge Amado desnuda a Bahia. Capitães de Areia foi o precursor dos precursores das histórias de gangues de menores. Ambientado na Bahia dos anos 30, o filme é nostálgico, um desafio para Cecília, uma história potente para nosso deleite.


18 I INFORME PUBLICITÁRIO 1


CONTAGEM DE ESTOQUE A CONTSTOCK OFERECE RAPIDEZ E EFICÁCIA NA OPERAÇÃO

INFORME PUBLICITÁRIO Para melhor atender ao empresariado baiano na gestão e controle do seu estoque buscamos uma parceria com a Inventory, empresa do Rio de Janeiro especializada em auditoria de estoque, com software especialmente desenvolvido para esta atividade. Utiliz a ndo coletore s de última geração, realizamos contagem de estoque através da leitura de códigos de barras, fornecendo ao cliente informações precisas dos seus produtos, quantos são e onde estão. O uso de terceiros especializados apresenta para o cliente isenção nos resultados, segurança e confiabilidade, aliada a agilidade em função da tecnologia utilizada. O tempo de permanência no estabelecimento é o menor possível, para que não haja interferência nos procedimentos cotidianos da empresa, principalmente no seu horário de funcionamento. Os resultados são apresentados logo após a contagem, em vários formatos


e através de relatórios informando o código de barras, a descrição e quantidade de produtos contados, com opções de visualização por totalizador, por grupo e por local de contagem (loja, mezanino, depósito, etc.) podendo também ser importados para o sistema de retaguarda da empresa para geração de divergência, ou ainda para comparar as informações do sistema com a contagem física. Como atividade exclusiva, executamos prevenção de perdas em bares e restaurantes, pesando bebidas abertas e transformando o resultado em “ml” alem de contar os outros produtos, inclusive alimentos porcionados. QUAIS CLIENTES PODEM SER ATENDIDOS PELA CONTSTOCK? Atendemos distribuidores, atacadistas, farmácias, lojas de modas masculina, feminina e infantil, lojas de calçados, joalherias, perfumarias, semi-jóias, adegas, enfim a todos os clientes com produtos com códigos de barras e exclusivamente bares - incluindo shows, eventos, camarotes - e restaurantes. POR QUE O SERVIÇO PODE SER CONSIDERADO COMO FERRAMENTA DE GESTÃO? Pesquisa recente indicou que o Brasil é o 2° país do mundo em prejuízo por furto em lojas, sendo 32,8% por clientes, 43,4% por funcionários, 7,6% por fornecedores e vendedores e 16,2 % por outros erros administrativos. Isso gerou

20 I INFORME PUBLICITÁRIO 1

um prejuízo de R$3,9 bilhões entre junho de 2009 e junho de 2010. Assim sendo, saber qual o seu estoque e onde estão os produtos dentro do estabelecimento é um grande passo para redução de perdas operacionais. QUAL A PERIODICIDADE RECOMENDADA PARA USAR OS SERVIÇOS? Para um retorno real e duradouro, a contagem mensal é mais indicada, porém também entendemos que vários segmentos podem ser avaliados através de contagens bimensais ou trimestrais. EM QUANTO TEMPO O RESULTADO É ENTREGUE AO CLIENTE? Normalmente antes do início da operação do dia seguinte à contagem, principalmente se o cliente usar a contagem como saldo de estoque inicial. QUE PROVIDÊNCIAS O CLIENTE PRECISA TOMAR PARA TER O SERVIÇO? O cliente deve apenas passar o cadastro de produtos e dar condições de acesso aos locais de contagem, nomeando um responsável para o acompanhamento do serviço. COMO O CLIENTE ACOMPANHA O SERVIÇO? Durante a contagem a cada código de barras lido, o cliente visualiza no coletor o nome e a quantidade do objeto contado, não importando se a contagem é unitária ou múltipla.


NO CASO DE BARES E RESTAURANTES, COMO FUNCIONA? Dispomos de uma base dados com mais de 5.000 títulos de bebidas e usando balança de precisão pesamos as bebidas abertas, transformando seu conteúdo em “ml”, registrando portando o conteúdo real de cada garrafa. Também são contados refrigerantes, águas, cervejas, destilados, vinhos, enlatados, conservas, cereais, etc. Já as proteínas (carnes, peixes, aves e frutos do mar) são pesadas. Nesse segmento recomendamos iniciar com contagens semanais e após um ou dois meses mudar para quinzenais.

Vale ressaltar que esse serviço é pioneiro por aqui e que os resultados têm surpreendido os clientes. COMO TEM SIDO A RECEPTIVIDADE? Felizmente temos sensibilizado os clientes sobre a importância da gestão do estoque físico, pois é este quem representa efetivamente o patrimônio da empresa e sua variação influencia diretamente nos resultados. É bom ver o profissionalismo com que os empresários têm conduzido seus negócios, buscando focar na sua atividade fim e sempre interagindo com o mercado para maximizar seus resultados. Sete Cores”?


PERFIL

A EMPREENDEDORA QUE APOSTOU NAS MEIAS

IASMINE DE MAGALHテウS POR EQUIPE MAISS

22 I PERFIL


Nascida num 28 de fevereiro, Iasmine aproveitou toda a primeira infância com status de filha única de um juiz de Direito e de uma assistente social. Pisciana, com algum ascendente que tenta contrabalançar a timidez e sensibilidade tão comuns a este signo, ganhou, aos 6 anos, um irmão e uma nova morada: ela viveu seus primeiros anos na cidade de Itaberaba (BA), na Chapada Diamantina, de onde saiu para retornar à cidade natal Salvador. Fez o primeiro grau na Escola Teresa de Lisieux, hoje existinta, e o segundo grau, no Colégio Anchieta. Foi nessas escolas que conheceu alguns dos seus melhores amigos, que mantém até hoje. Aprendeu a falar Inglês por incentivo do pai, que por sua vez aprendeu o idioma de como autodidata. O estudo do inglês despertou o interesse em morar nos Estados Unidos, para onde seguiu enquanto ainda estava cursando o último ano do segundo grau. Aplicou uma solicitação de intercâmbio, foi aceita por uma família americana, e lá se foi, a morar durante um ano no estado de Michigan. Esta experiência teve para ela um grande significado. Além da troca cultural, o intercâmbio foi muito importante para seu amadurecimento e para reforçar algumas de suas características, como a vontade de conhecer coisas novas, a independência, ela aprendeu a evitar a acomodação. De volta a Salvador, prestou vestibular para Direito por influência familiar, mas depois de apenas dois semestres percebeu que aquela não era a sua real vocação. O jeito foi prestar outro vestibular, dessa vez para Comunicação na UFBA, onde se graduou. Ainda na faculdade, Iasmine adquiriu o interesse pela Comunicação Empresarial e especificamente Marketing, área que na qual procurou atuar logo depois da formatura, em 1998. Recém-formada foi morar em São Paulo acompanhando o marido. Casou-se nova,

aos 24 anos, depois de um namoro que começou em Salvador e continuou via ponte-aérea, pois ele foi fazer Mestrado na Unicamp. Pois bem, recém-formada e sem experiência em SP, uma megalópole inclemente, após muitas entrevistas infrutíferas pela falta de referências conhecidas, além da inexperiência, conseguiu obter o estágio. Ainda em 98 começou um curso de PósGraduação na FAAP (Faculdade Armando Álvares Penteado) e, em 2004, inscreveuse em um MBA de Gestão Empresarial pela FIA-USP. A sua experiência profissional foi sempre em grandes empresas: começou como trainee na Oi e trabalhou na American Express, Grupo Santander e na Atento (empresa do Grupo Telefônica). A vida ofereceu-lhe trabalhar em empresas de menor porte, o fato é que a vida corporativa, Com pouco espaço para o empreendedorismo, o incentivo à autonomia, e a política corporativa que não me pareciam caber neste modelo, acabou se cansando da situação e viu surgir o desejo de ter um negócio próprio. Partiu para um ano sabático. Voltou à ativa e, depois de ter feito o Empretec (programa do Sebrae que ela recomenda), passou a pesquisar muito até optar por começar por uma franquia.A decisão foi devida à falta de experiência no varejo e por ser este um modelo já testado e com menos possibilidade de erro. Na época, o Salvador Shopping estava em construção e a franquia PUKET ainda não tinha se aventurado no Nordeste. Aliando isto à vontade de voltar a morar em Salvador para estar mais próxima da família, ela e o marido voltaram à ponteaérea: ele continua trabalhando em SP. Quando contou à família e aos amigos que abriria uma loja de meias em Salvador, a expressão no rosto de todos era: “Iasmine ficou louca!”. Confirmando


o que tinha pesquisado, mas, acima de tudo, o que o coração dizia, a PUKET foi muito bem aceita pelos baianos, e eu acabou sendo a primeira franqueada do Nordeste. Atualmente, além da loja do Salvador Shopping, ela possui parte em outra, em sociedade com uma amiga, e está se preparando para abrir uma terceira.

que a vida aponta caminhos e ela estava me pedindo que eu olhasse para algo que queria há muito tempo mas até então não tinha criado coragem: ter meu próprio negócio.

RMaiss - Qual é a sua maior qualidade ? Determinação.

RMaiss - Que profissão JAMAIS gostaria de tentar? Engenharia.

RMaiss - E seu maior defeito? Crítica RMaiss - Qual característica julga mais impor tante em uma pessoa? Lealdade. RMaiss - O que você mais aprecia no seu melhor amigo/a? Otimismo RMaiss - Qual é a sua atividade favorita? Viajar, assistir a filmes, descobrir novas comidas. RMaiss - Que eventos em seu passado você aponta como os mais importantes para o seu sucesso? Não consigo apontar eventos que tivessem sido chave neste sentido, mas acredito que ter morado em outro país, na fase de vida em que estava, me permitiu amadurecer em muitos aspectos, acentuando a minha vontade de ser independente, de descobrir o novo, de nunca me acomodar. também acredito que mesmo nas derrotas e nas adversidades, sempre aprendemos. alguns gestores que tive, mesmo que fossem “não-exemplos”, me ensinaram a ser sempre verdadeira comigo e a seguir o meu caminho, definindo o que queria pessoal e profissionalmente. depois de uma demissão que me doeu muito, aprendi

24 I PERFIL

RMaiss - Que profissão exceto a sua gostaria de tentar? Arquiteta ou chef.

RMaiss - Além de Salvador, onde mais no mundo gostaria de viver? Floripa. RMaiss - Qual sua palavra favorita? Descoberta. RMaiss - E qual você mais detesta? injustiça. RMaiss - O que lhe entusiasma? Desafios e novos projetos. RMaiss - E o que lhe desanima? Burocracia. RMaiss - Qual seu estado de espírito mais usual? Anciosa. RMaiss - Qual é o defeito mais fácil perdoar? Ingenuidade. RMaiss - E o mais difícil? Desonestidade. RMaiss - Qual é a melhor das 24 horas do dia? Aquela em que estiver na presença de pessoas interessantes e fazendo o que gosto RMaiss - Qual é o lema da sua vida? tentar, mesmo com o risco da perda, é melhor do que nunca saber o que poderia ter sido.


RMaiss - Se pudesse voltar no tempo e dizer uma única frase a si próprio no inicio, qual seria ela?

‘‘

‘‘

Paciência, o tempo é o melhor professor! Iasmine Dantas, a empreendedora.


TENDÊNCIAS PARA 2011 MILITAR ? CERTINHA ? NEON ? VOCÊ ESTÁ LIVRE PARA CRIAR POR YARA DE BARROS

Há anos que a moda transita entre vários estilos, busca referências em diversas fontes, ultrapassa limites geográficos e costura tudo isso em incríveis looks que cabem per feitamente na vida real. O verão 2011 reafirma essa tendência e permite soltar a imaginação. Todas as tribos encontram seu lugar ao sol. E o so l p e d e luz, br ilhos, c o re s fluorescentes. Pink, azul turquesa, verde cítrico, laranja... O verão 2011 é uma explosão de cores. Cores nos detalhes, cores nas estampas, cores no s ac e s s ó r io s. Pe ns e c o lo r id o, combine descombinando. Seja feliz.

26 I MODA


Para as mais discretas e também para as eternas românticas o estilo ladylike traz a máxima feminilidade. Laços para todos os lados, vestidos acinturados, cinturinhas marcadas, muitos babados. As cores são suaves e os recor tes ultrafemininos. Um resgate à delicadeza e uma homenagem à Christian Dior, o mago que sabia como ninguém vestir uma mulher como mulher. Mas se você é moça combativa e acha que a vida não é feita só de laços e fitas, o estilo militar chegou bombando. Tecidos camuflados invadem o closet. Verde oliva, cáqui, cinza... um exército de cores sóbrias desafiam a imaginação e convidam ao impossível. Desarme a sisudez militar com cor tes ousados, bordados, combinações hi-lo, camisetinhas detonadas. E vá a luta porque no amor e no estilo vale tudo! E para fechar, feche com cintos. Muitos. Cintos largos, sóbrios ou rebuscados. Cintinhos delicados que nem jóias de cinturas. Cintos pesados em vestidinhos românticos podem “causar” em qualquer lugar. Feche ou simplesmente amarre, deixe solto ou apertado. Ponha um, dois ou muitos ao mesmo tempo. Sobreponha estilos. Experimente. Se reinvente. A moda dá carta branca à imaginação, solte a sua.


28 I AMBIENTE


FENG SHUI, A ARTE DA HARMONIA OS TRUQUES DA MILENAR TÉCNICA CHINESA

POR ITA OLIVEIRA E MARIA COSTA

A primeira impressão que se tem ao entrar num ambiente revela a sua energia peculiar, ou seja, se é alegre ou triste, se os móveis estão dispostos em harmonia, se há cheiros e perfumes, agitação ou calma, se há luminosidade, dentre outras informações. Isso traduz a vibração daquele local. Os Chineses descobriram, milênios atrás, quais são exatamente os elementos que podem garantir a boa vibração da casa, trazendo equilíbrio, felicidade e bem-estar aos seus moradores. A esse método milenar de harmonização de energia dos ambientes foi dado o nome de Feng Shui (a pronúncia mais próxima do chinês é fong-shuei). Feng significa “vento” e indica que pela casa circula uma energia poderosa e vital tão invisível quanto ele. Shui significa “água” e mostra que essa energia pode estar circulando na casa como um rio em um local ou parada como um lago em outro. Os chineses antigos acreditavam que o homem, os animais, as plantas, o mundo e tudo que nele havia se interligavam por intermédio do fluxo de energia universal, chamada Ch’i.

O universo inteiro vibra e está interligado pela ação de duas forças ou energias opostas e complementares: o Yin e o Yang. O entrelaçar ininterrupto dessas duas forças irá gerar a Ch’i. O Yin simboliza o feminino, suave e receptivo. O Yang simboliza o masculino, ativo e criativo. Eles se manifestam fisicamente na natureza por meio de cinco elementos: fogo, terra, metal, água e madeira. Onde o Yang predomina o Ch’i corre mais rápido, onde o Yin predomina o Ch’i é mais lento. Para que o ambiente esteja em equilíbrio, o Ch’i deve fluir sinuoso e suave como um rio tranqüilo. Os elementos contribuem para que isso aconteça e os consultores de Feng Shui usam-nos para obter esse equilíbrio. Os cinco elementos fogo, terra, metal, água e madeira devem estar representados em todos os ambientes da casa. Os móveis são escolhidos de acordo com seus materiais, formas e cores e podem representar os cinco elementos. Assim, cores como azul e o vermelho representam a água e o fogo respectivamente. Ambas as cores


podem estar num tampo de mesa, no estofado de uma poltrona, ou em qualquer outra parte do móvel. O metal e a madeira já fazem parte da estrutura de vários móveis e são importantes para completar o ciclo. As cadeiras e o sofá devem estar sempre encostados em alguma parede. De

30 I AMBIENTE

preferência, numa posição da qual se veja quem entra no ambiente. Faça de sua sala um local agradável e alegre, com cadeiras e sofás confortáveis. Em lugares escuros da casa coloque abajures e luminárias. Ambientes mal iluminados geram comportamentos introspectivos. Evite ter móveis em excesso pela casa, e, se os tiver, re-


tire as peças desnecessárias. Deixe que haja liberdade de movimento para quem circula. O excesso de mobília ou decoração, livros e revistas empilhados, ou roupas amontoadas, geram atmosfera generalizada de confusão mental. Arrumação, limpeza e organização são aspectos fundamentais para a boa circulação de energias positivas e impedimento para a presença da energia negativa. As tarefas devem ser divididas e todos os moradores devem estar conscientes da sua participação no todo. Cômodos harmonizados constituem uma casa inteira harmo-

nizada. As crianças, os adolescentes, o casal, os idosos, cada um em sua devida proporção, têm sua atuação na preservação do ambiente saudável. A magia do Feng Shui é que as mudanças feitas e criadas por você em sua morada possibilitam à energia primordial trabalhar dentro de você. Ao criar e mudar os espaços da casa, você começa a intensificar sua energia para o bem-estar físico e emocional. Pôr em ordem o ambiente é um modo de pôr em ordem a si mesmo e os seus relacionamentos. Você tem um coração e sua casa também tem!


32 I ESTÉTICA


OS GRANDE EVENTOS DA ESTÉTICA AFINAL, NÃO SE VIVE SÓ DE FASHION WEEK POR ILA FIDALGO As inovações do mercado cosmético são muitas e em todas as áreas. Uma grande feira aconteceu em São Paulo, no mês passado, onde foram apresentados vários exemplos das novidades, prioritariamente das marcas nacionais, nas áreas de cabelos, unhas, maquiagem, estética e bemestar. A grande repercussão do evento na mídia reflete a tendência – fortalecida pela ascendência econômica de parte da população – de crescimento do consumo de produtos cosméticos, através da captação de novos públicos e da especialização da indústria ao biotipo brasileiro, a exemplo de cosméticos para cabelos cacheados e volumosos, peles oleosas ou mistas e cútis morenas e negras. Assiste-se ao crescimento desse mercado pelos incrementos no segmento de produtos destinados ao público masculino, que se mostra cada vez mais preocupado com a aparência e com o bem-estar. Os homens contam agora com tonalizantes de cabelos; base fosca para unhas; máscaras faciais; lâminas para re-

sultados perfeccionistas; esfoliantes, hidratantes e controladores de brilho para pele; espumas de barbear hidratantes; sabonetes diferenciados e ainda linhas de tratamentos estéticos apropriados. As linhas infantis bem mais incrementadas são também reflexo de investimentos do setor para este nicho do mercado. Vários itens já existentes para o público adulto foram inseridos nas linhas infanto-juvenis – como hidratante, colônia, gloss, gel fixador e leave-in – para que a criançada tenha produtos especificamente formulados para a idade, que normalmente têm embalagem diferenciada e fortemente colorida. As mulheres ainda reinam absolutas quando se trata de beleza. Nas maquiagens, expositores da feira trouxeram produtos em cores neon; ite ns c om for mulaç õ e s min e ra is, como pós, bases, sombras e batons; produtos bem leves, com acabamento ultrafino, com maior fixação e com ativos – para tratar, conservar e hidratar a pele.


Para as unhas, que antes ficavam nas variações básicas de vermelhos e cores clarinhas, as novas coleções são um show à parte. Esmaltes com todos os tipos de tonalidades e cores, novas texturas (várias linhas já conta m com tons foscos e opacos), sem falar no capricho com relação à durabilidade e secagem rápida do produto. Os mais inovadores lançaram esmaltes com acabamento 3D, com reflexos das cores do arco-íris e até com cheiro que fixa nas unhas. Para completar os kits – e trazer tudo que a consumidora pode esperar -, as linhas têm estojos com lixas e polidores à pilha e contam também com hidratantes de unhas e cutículas; removedores livres de acetona, que, além da embalagem tradicional, podem vir em lencinhos individuais (ótimos para levar na bolsa ou em viagens). Desta forma, nota-se a preocupação das marcas nacionais, mais atentas à velocidade das mudanças no mundo fashion, em tentar acompanhar o ritmo frenético das mudanças de um setor tão promissor. A indústria c o s m éti c a b ra s il e ira p ro cu ra implantar, com rapidez, as novidades trazidas pelas pesquisas aplicadas e pela tecnologia na área, de modo a acrescentar novas soluções aos resultados finais dos produtos como atrativo principal dos mesmos. Assim, a maioria dos cosméticos tenta aliar o resultado tradicional às soluções práticas, oferecendo um

34 I ESTÉTICA

valor agregado que deve definir a escolha daquele dentre muitos itens s e m e l h a n te s. D e s o d o r a n te s q u e tratam o escurecimento das axilas; aparelhos de barbear com várias lâminas e fita lubrificante; shampoos que deixam os cabelos mais lisos ou com cachos mais definidos; produtos de cabelo impedem a interferência da umidade climática, prolongando os efeitos pretendidos; tratamentos capilares específicos; maquiagem e tratamento estético que oferecem proteção solar e agentes anti-sinais; esmaltes que nutrem as unhas enquanto colorem e até removedores de esmaltes que hidratam a cutícula são algumas das muitas novidades do mercado que oferecem um plus na sua formulação e/ou no resultado final oferecido aos consumidores. Uma coisa não se pode negar: não há quem resista a uma novidade que parece atender ao seu mais íntimo anseio! Com o forte apelo do culto à vaidade, até aos mais céticos ficarão tentados a experimentar ao menos uma das inúmeras novidades do mercado de cosméticos.


PAU BRASIL E OUTROS BICHOS A CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA DEVE CRESCER COM A CRIANÇA POR EQUIPE MAISS A atriz Regina Casé e o marido Estevão Ciavatta lançaram o primeiro livro de uma coleção que terá sete livros e que serão lançados até 2012. Cada um desses livros tratará de uma espécie dos sete biomas que existem no Brasil. O primeiro deles, Pau-Brasil, fala sobre a importância, a origem, os aspectos botânicos dessa árvore que ainda resiste, apesar de, no século XVI, ter sofrido uma extração predátoria desastrosa para o uso de tin-

36 I LIVROS

turas de tecidos e construção cívil. Na época do descobrimento do Brasil, a Mata Atlântica tinha a extenção de 1,3 milhões de quilometros quadrados no entanto com a exploração dessenfreada a que foi submetida perdeu cerca de 93% dessa faúna e flora maravilhosa,impressionante e extraordinária.O pau-brasil é uma das espécies que ainda ressiste a essa ação predatória. Baseado no programa “Um Pé de Quê?” do Canal Futura, Regina Casé


e Estevão Ci avat ta, fa l a m n e s s e livro sobre os aspectos botânicos e a par ticipação impor tante do PauBrasil, na hitória do país e como ela se tornou a nossa ár vore símbolo. O programa “Um Pé de Que?” fala sobre o meio ambiente e sustentabilidade. Regina e Ciavatta dizem que o intuito do livro é ”que as pessoas descubram o que as árvores têm a ver com suas vidas”. O livro é o primeiro de uma coleção e será seguido de “Mata Atlântica” e biomas diferentes. E revelam que ainda querem escrever muitos livros e plantar muitas árvores”. O texto é voltado para o público infanto-juvenil, na faixa de 9 a 16 anos. O objetivo é reforçar a oferta de material de pesquisa para uso pedagógico em escolas, ampliando o papel da educação ambiental nas vidas desses jovens. Com ilustrações de Eloar Guazelli, o texto foi adaptado por Fabiana Wernec para a casa editora Martins Fontes. Contos da Natureza, da autora inglêsa Dawn Casey é um livro que fala sobre as narrativas populares de diversos países. Apresenta contos “que celebram nossa ligação com a natureza e nos fazem lembrar da importancia de cuidar da terra nosso lar.”-palavras da autora. Este livro leva o leitor a observar o mundo e a natureza ao seu redor e a respeitar, ter amor e a cuidar da natureza.

São ao todo seis narrativas que falam de diferentes países: Áustria, Nigéria, os EUA, Bali, Cazaquistão e País de Gales. Antes de iniciar os contos a autora descreve algumas caracteristicas do folclore do país que descreve, e ao término ensina os leitores a fazerem passo-a-passo algum objeto artesanal relacionado ao país citado tal como: pintura aborígene, boneca de palha de milho, comedouro de passaros.etc. A autora sempre gostou de ler historias tradicionais é professora primária e mora com a família em East Sussex, na Inglaterra. Com ilustrações de Anne Wilson, vem pela editora Martins Fontes.


5ª CONVENÇÃO DE TATUAGEM NA BAHIA

SALVADOR ABRIGARÁ MAIS UMA EDIÇÃO DA CONVENÇÃO DE JÁ FAZ PARTE DO CALENDÁRIO DE EVENTOS DO ESTADO

INFORME PUBLICITÁRIO

38 I INFORME PUBLICITÁRIO 2


A Convenção de Tatuagem da Bahia, que terá a sua quinta edição realizada nos dia 27 e 28 de novembro, no Cais Dourado, no Comércio, é a opor tunidade de, nos seus 50 estandes, que reunirão artistas renomados, nacionais e estrangeiros, romperem-se barreiras, conceitos, valores, tradições e para conhecer um pouco mais a respeito da Body ar t – ar te no próprio corpo. Além dos shows, haverá uma exposição de Motos Harley Davidson, Choppers e de carros antigos, conferindo ainda mais personalidade ao evento. Este ano a Convenção, que homenageia Iemanjá e já faz parte do calendário de eventos do estado, contará, no dia 27 de novembro (sábado), com a participação da banda de Country Core carioca Matanza (RJ). Abrindo o show, a banda de Death Metal Headhunter D.C. fará um apanhado dos seus 20 anos de estrada. No dia 28 de novembro, a veterana Camisa de Vênus reafirma a tradição do rock baiano, apresentando-se depois do Dub da MiniStereo Público. A convenção de tatuagem é uma alternativa de celebração para todos os que gostam de música, tattoos e modificações corporais. Vão marcar presença tatuadores de outros países, como Ryu, do Japão, Darlan, do estúdio La Diabla, de Portugal, além dos profissionais renomados de outros estados brasileiros Ticano, do Espírito Santo, Galo, Urubu, Sérgio da

Tattoo You e Polaco, de São Paulo, e a veterana Medusa, de Brasília, todos mostrando a excelente qualidade dos seus trabalhos. A Bahia será representada pelos artistas Mad, Direita, Mônaco, Caca, JP, Barata, Cell, Ricardo, Chris, Coiote, entre outros. O local tem praça de alimentação, área ampla toda climatizada e ótima estrutura. A produção tomou o cuidado de reservar uma área para as crianças, com brincadeiras e tattoos infantis. Serviços O que: 5ª Convenção de Tatuagem da Bahia Onde: Cais Dourado – Comércio Quando: 27 e 28 de novembro de 2010 Quanto: R$ 15 ingresso antecipado e R$ 20 na bilheteria Contato: 8744-6071 (Nilton Rezende) Pontos de Venda de ingressos: Balcões do Ingresso Rápido – Ticktemix Ta m b é m n o s e s t ú d i o s: M o n a c o Ta t to o (3 49 5 - 3261), J P Ta t to o (3015-0299), C h r is Tat to o (33 6 9 -1121), B a rata Tatuagens (3334-2441) e Cell Tattoo (3013-4886).


SÉRGIO PEIXOTO A ALMA DO ESPOLETO NA BAHIA

POR EQUIPE MAISS

De acordo com a Wikipédia, a empresa foi criada em 1999 no Rio de Janeiro por Eduardo Ourivio e Mário Chady. O objetivo era criar um restaurante que unisse a qualidade do serviço à la carte com a rapidez do fast-food. Em 2001, a empresa adotou o sistema de franquia. Atualmente, a rede Spoleto possui mais de 200 restaurantes situados em todo o Brasil, oito no México e cinco na Espanha. Já conquistou os prêmios Abrasce e Alshop[carece de fontes?], o selo de qualidade da Associação Brasileira de Franquias (ABF), além de ter sido selecionado como empreendedor Endeavor. Em Salvador, Spoleto tem nome: Sérgio Peixoto, o entrevistado desta edição. RMaiss - Qual é a culinária proposta pelo seu restaurante e d e ond e ela veio? O Spoleto nasceu de um histórico de erros e acertos dos empreendedores Mario Chady e Eduardo Ourivio. Os dois eram sócios em uma rede carioca de restaurantes tradicionais, com

40 I SUGESTÕES MAGISTRAIS

serviço de mesa, cardápio elaborados, e ambientes sofisticados. Entretanto, desde o inicio os empreendedores tinham a visão de desenvolver um conceito inovador e que pudesse ser multiplicável por todo o mundo. O Spoleto nasceu de uma mistura do melhor dos dois mundos – Restaurantes Tradicionais e operações de culinária rápida. O conceito do Spoleto, ao trazer a cozinha do restaurante para frente da loja , transformou os clientes em chefs , dando liberdade de escolha de ingredientes, massas e saladas possibilitando a criaçao de receitas customizadas. RMaiss - O que o motivou a trazer essa cozinha para Salvador? O sonho da Umbria (grupo controlador da marca Spoleto) é “Levar nossa experiência de consumo mundo a fora criando o máximo de oportunidades e fazendo as pessoas felizes” Trata se um norte único de todas as pessoas envolvidas com a rede Spoleto. Dentro dessa visão o crescimento dentro do Brasil e, principalmente no Nordeste, é imprescindível para a concretização de nosso sonho. Salvador é a 3ª maior cidade do país e por tanto imprescindível dentro de


nossa visão de crescimento. Alguns dos principais shoppings da cidade, Salvador Shopping, Shopping Iguatemi e Shopping Barra, além do Aeroporto possuem lojas do Spoleto. Em novembro/10, também estaremos no Shopping Salvador Norte. Com presença expressiva no Nordeste, o Spoleto já conta com 16 l o j a s n a s c i d ad e s d o R e c i fe, Fortaleza, Natal, Salvador, Maceió, Campina Grande e São Luís. A previsão para os próximos dois anos é de abrir mais nove unidades e alcançar novas cidades. Em São Luís está prevista a abertura de mais três lojas até o final de 2011.

mesmo. Não usamos er vas sofisticadas, ou aromáticas, nossa comida não permite abuso desses temperos.

RMaiss - Que sabor essa culinária oferece em particular, diferente de todos os outros? Um tempero especial? Um molho? Uma forma de preparo par ticular? Tempero bem tradicional de roça, de fazenda

O cliente escolhe a massa + 8 ingredientes + Molho, com isso são milhares de combinações diferentes que o cliente do Spoleto pode fazer. Uma inovaç ão que pos sibilitou a união da qualidade de um restaurante

RMaiss - Como o menu de opções do Spoleto funciona? O inovador conceito do Spoleto onde o cliente é o chef e, como em casa, tem a liberdade de escolher ingredientes e criar suas próprias receitas. O cardápio Spoleto consiste em massas tradicionais (Penne, Spaghetti, Fettuccine, Farfalle e Fusilli Integralle) re che adas (Cape llet ti, G nocchi e Ravióli), Lasagnas, Risottos, Saladas e Panes Romanos.


com a rapidez de um fast-food. Desta maneira, o conceito Spoleto surgia como excelente opção de alimentação fast-casual. RMaiss - Qual é a combinação mais popular de sabores? Entre as grandes preferências nacionais temos nossas massas secas importadas da Itália feitas com farinha de Grano Duro (com destaque para Penne, Fetuccine e Spaghetti) acompanhada de nosso delicioso molho bolognesa (fabricação própria) com os ingredientes escolhidos pelos nossos clientes espalhados por todo o pais. Alem disso, nossa lasanha, também de fabricação própria é um item de alta preferência nacional. RMaiss - Algum componente do cardápio tem alguma história peculiar e que história é essa? É um clássico? É revolucionário? Sim, temos o Grão Duro. É uma variedade de trigo usada para preparar as massas do Spoleto. O grão duro, “Triticum Durum” é o mais impor tante cereal da alimentação humana. Difere das demais gramináceas de coloração clara por seu grão cor de âmbar rico em carboidratos e glúten, substância, esta ultima altamente protéica. O g r ã o d u ro p re fe re a s re g i õ e s quentes, onde pode ser cultivado mesmo com mínima precipitação at-

42 I SUGESTÕES MAGISTRAIS

mosférica, como ocorre nesta região do sul da Itália. Essas vantagens permitem que a massa produzida com sêmolas de grãos duros seja sem dúvida alguma mais nutritiva e saborosa do que aquela produzida com grão duro não selecionado ou com mistura de grãos duros e tenros. As mas sas de grão duro são as melhores, por várias ra zões: não grudam, não empapam, absor vem melhor o molho e têm cozimento homogêneo. O Grão Duro é um diferencial para as massas do Spoleto. RMaiss - Algum prato do seu c a r d á p i o fo i a d a p t a d o p a r a a nos s a cult u r a d e algum modo criativo? Quais foram os desafios dessa adaptação? Recentemente nos deparamos com um desafio que foi o desenvolvimento de um prato que tivesse ampla aceitação nas diferentes regiões do pais , que fosse familiar de nosso habito de consumo e que apresentação uma relação custo beneficio muito elevado para os nosso s clientes. Junto com o nosso Chef Italiano Gianni Carboni, desenvolvemos um prato que resgata a comida feita por nossos avós, com uma qualidade muito alta e uma preço promocional irrecusável. Lançamos esse prato em março de 2010 em toda a rede Spoleto . O Bolognesa Clássico, vendido a R$ 9,90.


Hoje esse prato é um sucesso no Spoleto que chegando a representar 10 % do mix de vendas. Alem disso, temos adaptações regionais como o queijo coalho e carne de sol no Nordeste como ingredientes a serem adicionados aos nossos pratos. RMaiss - Há algo proibido no S p o l e t o? P o d e - s e p e d i r, p o r exemplo, ketchup/mostarda pra coloc a r no p r a to? A cultura de nossa rede é muito empreendedora e flexível por natureza. Estamos constantemente nos reiventando e acreditamos que o jogo nunca esta ganho. Logo proibido no Spoleto é não ouvir os clientes. Todas as sugestões e criticas coletadas em nossos restaurantes, site, e-mails, redes sociais são levadas para os gestores de cada área de nossa empresa e constantemente buscamos atender as demandas e opor tunidades que surgem diariamente em nossos restaurantes. RMaiss - E o acompanhamento “imperdível”? O acompanhamento imperdível no Spoleto são os tradicionais Polpettones de carne, frango ou peito de peru recheados com queijo. Essa família de proteínas, muito consumida na Itália, é também de fabricação própria. RM a i s s - Q u a l é o s a bor q u e você jamais esquecerá? O delicioso sabor de nossas massas frescas (raviólis, cappelettis, lasagnas) que são cuidadosamente fabricados por nós com matéria prima importada

da Itália e os melhores ingredientes encontrados no Brasil. Essa fusão de qualidade e culinária italiana com a alegria e descontração brasileira são marcas inesquecíveis de nossos restaurantes. RMaiss - E o prato mais esquisito que encontrou? A beleza do nosso modo de atendimento é que os clientes montam suas próprias receitas, ou seja, a percepção do que é esquisito para uns simplesmente pode ser o que outro acha fantástico! RMaiss - De acordo com você, qual é o jantar perfeito? O Jantar perfeito é a combinação de uma de nossas deliciosas opção de massa, acompanhadas de polpettone e uma gostosa garrafa de vinho. Para finalizar essa experiência um Spolate de sobremesa é sempre um fechamento inesquecível para nosso jantar. RMaiss - Durante a primavera se come...? Raviolis verde de ricota com molho quatro queijos é sempre uma boa pedida nessa estação


44 I VIDA E SAÚDE


A ARTE DA CRIATIVIDADE DE EINSTEIN E MOZART TODO MUNDO TEM UM POUCO POR YARA DE BARROS Costumamos achar que criatividade é u m d o m d i v i n o d e s ti n ad o a o s Leonardos, Einteins e Wolfangs da vida, grandes homens que deixaram sua marca eternidade afora. Nada mais errado que isso. A criatividade é democrática, todos os homens nascem criativos e a maior prova disso é a incrível capacidade criadora que as crianças possuem e expressam até serem formatadas pelas regras sociais. Eisntein dizia que a imaginação era m a is i m p o r ta nte q u e o c o n h e c imento, Aristósteles chegou mesmo a afirmar que a imaginação era uma das formas de conhecimento. Gênios de diferentes áreas, como literatura e ciências, foram autodidatas. Para esses, a criatividade era uma força tão avassaladora que comandava a própria vida. Para a maioria dos homens ela fica adormecida até que seja exigida. O a rq u i teto, u r ba nista e e sc r itor Eduardo Yázigi, autor do livro “Deixe sua estrela brilhar – criatividade nas ciências humanas e no planejamento” diz que a idéia da criatividade sempre significa algum rompimento.

Geralmente lançamos mão desse “presente magnífico”, como disse Jean Piaget, quando já tentamos todas as alternativas convencionais e o problema persiste de maneira tão incômoda que nos obriga a romper com nossos paradigmas forçando novos pontos de vista. Outras vezes o que desperta a criatividade não é um problema específico e sim, a necessidade de um sentido maior na vida. A dinâmica da vida moderna é pouco inspiradora uma vez que não deixa espaço para a contemplação. Por outro lado ela exige, cada vez mais, que as pessoas sejam criativas em suas vidas profissionais e pessoais. Na vida pessoal criatividade está ligada à qualidade de vida, pois ela é um recurso capaz de oferecer alternativas ao estresse diário. A grande pegadinha da criatividade é que muitas vezes ela mora no óbvio. Os romanos, na construção do Panteon, cujo prédio não possuía janelas e sim uma grande aber tura no topo, descobriram que para evitar inundações decorrentes da chuva, bastava uma inclinação milimétrica no piso, em direção a um escoadouro central. É assim que a criatividade deve ser inserida na nossa vida: pequenas alterações, grandes resultados. A rotina não precisa ser carrasco da criatividade, a criatividade tem o poder de fazer uma “releitura” de velhos hábitos injetando energia e paixão no dia a dia.


SARAIVA

PROGRAMAÇÃO DE EVENTOS SARAIVA MEGASTORE POR SARAIVA MEGASTORE SALVADOR SHOPPING

4/11, quinta-feira, 19h Lançamento Hermeneutica Juridica Heterorreflexiva de Wálber Araujo, Editora Livraria do Advogado Nesta obra o leitor irá encontrar uma rica e profunda reflexão sobre as possibilidades metodológicas do direito contemporâneo, analisada sob a perspectiva de temas filosóficos como verdade,racionalidade,e alteridade,além de conectada com uma teoria da constituição adequada a sociedades complexas e periféricas. Vale a pena conferir!

16/11, terça-feira, 19h Papos & Ideias sobre investimento com os profissionais da B2 Investimentos. Como investir seu rendimentos? Um bate papo direcionado ao tema com especialista que tirará suas dúvidas e te dará dicas importantes. Participe!

17/11, quarta-feira, 19h Lançamento do livro Andando com a luz de Oberdã Oliveira, All Print. O que você faria se toda sua vida fosse

48 I LIVROS

mudada de uma vez, sem aviso em uma só noite? Como você reagiria se tudo que lhe fosse mais valioso fosse tirado? Acompanhe a trajetória de um homem que tem de conviver com o vazio ao mesmo tempo em que preenche sua existência com uma missão que o levará a conhecimentos muito além de sua compreensão. Ele encontrará um viajante que lhe mostrará o mistério do que fomos, somos e seremos. Quem nós somos? Ande com ele e veja o universo que nos cerca de outra perspectiva.

18/11, quinta-feira, 19h Lançamento do livro O Autor, Escrevo um Conto de Carlos Sampaio Filho, Independente. Os contos deste livro são e não são baseados em verdades, talvez somente ficção, como queiram, já que é por meio dela que as verdades se expressam. Alguns trazem lembranças pretéritas ao lado de lembranças inventadas; outros tratam de ‘causos’ contados por gente do interior; existe uma crônica de sabor amargo. E o resto ficará a critério do leitor.


19/11, sexta-feira, 19h Vernissage da Exposição Meu Brasil, Brasileiro com a Escola Dorilandia. Covidamos para que apreciem a cultura de nossa gente, através do olhar de novos artistas que aliaram criatividade e habilidade para expressar a beleza da Arte, a partir de nossas raízes.

20/11, sábado, 15h Encontro de Fãs para lançamento do livro da série Os Imortais, Editora Intrínseca.

25/11, quinta-feira, 20h Papos & Ideias sobre a Dep e a Educação com Vera Montano. Venha conhecer a visão educacional do Desenvolvimento e Educação Permanente e a aplicabilidade de seus princípios à educação. Tendo como foco a relação entre os princípios do Desenvolvimento e Educação Permanente e a educação

27/11, sábado, 18h Lançamento do livro Fiquei fã do Santos de Renata Prazeres. São contos para rir, num livro para os apaixonados pelo futebol-arte. Feito com palavras ágeis e fulminantes como o ataque santista, Fiquei Fã do Santos presenteia aos leitores momentos de alegria que valem replay certo.

28/11, sábado, 15h Encontro de Fãs para lançamento do livro A pirâmide vermelha, Editora Intrínseca. IGUATEMI

3/11, quarta-feira, 19h

Papos & Ideias sobre o livro “Um Curso em Milagres”. Como criar uma maneira diferente de se realcionar? O curso pretende oferecer uma mudança de percepção para te levar a um sitema de pensamento baseado no Amor. Venha participar você também!

6/11, sábado, 16h Encontro de Fãs para lançamento do livro Cidade dos Ossos, de Cassandra Clare, Record. Um mundo oculto está prestes a ser revelado... Quando Clary decide ir a Nova York se divertir numa discoteca, nunca poderia imaginar que testemunharia um assassinato – muito menos um assassinato cometido por três adolescentes cobertos por tatuagens enigmáticas e brandindo armas bizarras. Venha participar deste encontro e

7/11, domingo, 15h Papos & Ideias sobre A Eigmática Cultura Egípcia com Flávio de Souza Oliveira.


Trata-se de um tema ligado a uma das mais fascinantes culturas da humanidade e faz um breve percurso na história acerca de sua arte, cultura, religião e diversos aspectos ligados aos mistérios do antigo Egito.

9/11, terça-feira, 19h Papos & Ideias sobre investimento com os profissionais da B2 Investimentos. Como investir seu rendimentos? Um bate papo direcionado ao tema com especialista que tirará suas dúvidas e te dará dicas importantes. Participe!

10/11, quarta-feira, 19h Papos & Ideias sobre o livro “Um Curso em Milagres”. Como criar uma maneira diferente de se realcionar? O curso pretende oferecer uma mudança de percepção para te levar a um sitema de pensamento baseado no Amor. Venha participar você também!

11/11, quinta-feira, 19h Lançamento do livro Direto Desportivo de Jaime Barreros Neto. Como um dos mais importantes segmentos culturais da humanidade, o esporte, ao longo dos tempos, se profissionalizou, sendo responsável pela geração de milhões de empregos, diretos e indiretos, e pela movimentação de um substancial volume de capital.

50 I LIVROS

A presente obra vem suprir uma importante lacuna, ao abordar temas de grande relevância, como a Lei Pelé, a relação de emprego do atleta profissional, o Código Brasileiro de Justiça Desportiva e o Estatuto do Torcedor, ainda pouco explorados pela doutrina.

16/11, terça-feira, 19h Papos e ideias sobre Como Utilizar as Ferramentas do Coaching para Conquistar Resultados em 2011 com Joana d´arc. O Coaching é um facilitador dos processos de desenvolvimento, que visa elevar a perfomance de um indivíduo, grupo ou empresa, aumentando os resultados. É uma assessoria e parceria que busca a evolução, crescimento, aperfeiçoamento, realização, bem estar e melhoria da qualidade de vida de cada um de nós.

17/11, quarta-feira, 19h Papos & Ideias sobre o livro “Um Curso em Milagres”. Como criar uma maneira diferente de se realcionar? O curso pretende oferecer uma mudança de percepção para te levar a um sitema de pensamento baseado no Amor. Venha participar você também!

20/11, sábado, 16h30 Grupo Diáologos Contemporêneos apresenta: Zumbi(do) na consciência:


um referencial de identidade. Este grupo, formado por educadores atentos às mutações ocorridas na cultura na contemporaneidade e suas repercussões na educação, além das novas diretrizes do Ministério da Educação para o Enem, promove batepapos mensais abordando os mais variados assuntos dentro de uma perspectiva interdisciplinar, privilegiando a relação dialógica entre os diversos campos do conhecimento.

23/11, terça-feira, 19h Papos & Ideias sobre investimento com os profissionais da B2 Investimentos. Como investir seu rendimentos? Um bate papo direcionado ao tema com especialista que tirará suas dúvidas e te dará dicas importantes. Participe!

24/11, quarta-feira, 19h Papos & Ideias sobre o livro “Um Curso em Milagres”. Como criar uma maneira diferente de se realcionar? O curso pretende oferecer uma mudança de percepção para te levar a um sitema de pensamento baseado no Amor. Venha participar você também!

30/11, terça-feira, 19h Papos & Ideias sobre investimento com os profissionais da B2 Investimentos.

Como investir seu rendimentos? Um bate papo direcionado ao tema com especialista que tirará suas dúvidas e te dará dicas importantes. Participe!

SARAIVA MEGASTORE SHOPPING SALVADOR Endereço: Avenida Tancredo Neves, S/N. Salvador - BA

Tel: (71) 3341-7020 Programação Sujeita a Alterações.

Mais informações pelo e-mail: eventos@livrariasaraiva.com.br ou no nosso site: www.livrariasaraiva. com.br/nossoseventos


52 I ESPORTES E AÇÃO


ESTILO DE VIDA, SAÚDE E COMPORTAMENTO VIDA SÃ COM HÁBITOS SAUDÁVEIS POR LEÔNIDAS GONDIM - EDUCADOR FÍSICO

“O que mais me surpreende é o homem, pois perde a saúde para juntar dinheiro, depois perde o dinheiro para recuperar a saúde. Vive pensando ansiosamente no futuro, de tal forma que acaba por não viver nem o presente, nem o futuro. Vive como se nunca fosse morrer e morre como se nunca tivesse vivido.” Dalai Lama Estava almoçando em um restaurante quando vi um panfleto com esta frase no mural do restaurante. Ao ler esta frase fiquei parado, refletindo. Estava ali em um restaurante, praticamente engolindo a comida, pois tinha horário a cumprir. A que ponto chegamos... não temos tempo para comer, não temos tempo para dormir, não temos tempo para ver os filhos crescendo, não temos tempo para ler. Cada comida engolida, cada estresse no engarrafamento, cada ligação no celular... tudo isso tem um preço: o preço da nossa saúde. Pagamos com nossa saúde para suprirmos as necessidades e expectativas do mundo capitalista. Este mundo que cada vez exige mais tempo, mais dinheiro, mais sacrifício de nós. Oito horas trabalhando, horas nos engarrafamentos, fila em bancos, fila em mercados e o tempo que não colabora e insiste em voar. Quando nos damos conta, o ano foi embora e o projeto de entrar em uma academia, fazer aquela aula de yoga, praticar um determinado esporte ou arte marcial, começar uma reeducação alimentar, frequentar uma determinada religião ou filosofia, ou seja, cuidar de nós, sempre fica por último e sempre “empurrado” para o ano seguinte.


De uma forma geral o estilo de vida é a forma pela qual uma pessoa ou um grupo de pessoas vivenciam o mundo e, em consequência, se comportam e fazem escolhas. “Estilo de Vida” é um conceito amplo que inclui a pessoa como um todo, e que tem muitos aspectos. Os aspectos do estilo de vida se combinam para influenciar a saúde individual em todas as áreas: Física, Mental, Espiritual e Social.O estilo de vida inclui relações de trabalho, recreativas e familiares. Mas vejamos, passamos oito horas no trabalho, três horas no trânsito, oito horas dormindo ( feliz aquele que consegue) sobram cinco horas para alime ntação, cursos ex tras, assistir televisão, utilizar responder os emails, acessar as redes sociais, brincar com os filhos, levar o cachorro para passear, entre outros. Será que estas cinco horas são suficientes para tudo isso? É claro que não. Então estabelecemos algumas prioridas e sacrificamos outras que “achamos” menos importantes. Infelizmente descobri que as pessoas mais próximas e até nós mesmos são sacrificadas em prol do nosso trabalho, do nosso cargo e salários, bens materiais e manutenção do “estilo de vida capitalista”. Será que só isso basta? Chegar aos quarenta anos com problemas de pressão, no coração, estômago, ar ticulares e posturais... separação de casais, distanciamento dos f ilhos.... será que vale realmente a pena sustentar este estilo de vida que somos condi-

54 I ESPORTES E AÇÃO

cionados a seguir. E pior! Seguimos sem reclamar e sem pensar. Vivemos como “cachorros correndo atrás do próprio rabo”. Terminei o almoço e anotei a frase em um guardanapo. Meu dia já não foi o mesmo. Parei e pensei nos últimos anos de minha vida desde que me formei e percebi que estava numa corrida infinita por acumular bens. É lógico que fazer isso por um tempo e por um objetivo é aceitável, mas quando a lista de necessidades materiais se torna inesgotável é onde mora o perigo. Já tinha uma casa, um carro, comia bem, tinha uma casa arrumada e confortável e queria mais uma casa na praia, trocar o carro todo ano, uma casa maior, uma decoração melhor. Percebi que a lista de nossas necessidades materiais devem ser finitas para que não fiquemos aprisionados a essa relação patológica de mais trabalho, mais salário. O lazer no mundo capitalista está ligado a gastar e não descansar, pois o descanso no estilo de vida capitalista está relacionado ao pecado à preguiça. Prestar atenção ao que come, dormir bem, ter relações sociais e familiares saudáveis, cuidar do corpo não pela estética, mas pela saúde, ter seu momento de descanso diário e não um mês por ano e um dia na semana, prestar atenção no sol se pondo, no filho crescendo, nas necessidades de seu companheiro (a), são mo-


Comedimento e moderação são as palavras que precisamos para transformar um estilo de vida doente em

‘‘

um estilo de vida saudável. Precisamos viver o nosso presente sem estar apegado ao passado e nem viver em função de um futuro que nunca chega. Escrito por Leônidas Gondim, educador físico. Out/Nov/2010

‘‘

mentos e sensações que dinheiro nenhum paga e que estão aí para serem desfrutadas diariamente.

Só exitem 2 dias no ano em que não podemos fazer nada. Um se chama ontem e o outro amanhã.” DALAI LAMA


BANDA RADIOLA RADIOLA + NANCY VIÉGAS DÁ BELOS FRUTOS POR UZEDA / LALI SOUZA

Limpa o vinil com carinho. Ajeita a agulha. Depois, é só relaxar e deixar a Radiola tocar. O ritual parece antigo, mas vive na cabeça, nas mãos e nas vozes destes oito baianos conectados. De um lado seguram, com todo orgulho e respeito, a memória musical brasileira e mundial. Do outro, os dedos digitam, pulsam e, virtualmente, respiram o novo. Tudo segue pelas veias e se junta, se complementa e se mistura nos instrumentos.

56 I MÚSICA

Aos nove anos de idade, a Radiola vive hoje um dos melhores momentos de sua carreira. Não apenas pelos frutos colhidos com seu último álbum e pela parceria de sucesso com a cantora Nancy Viégas, mas, também, pela retrospectiva de conquistas alcançadas durante a sua trajetória nos circuitos musicais baiano, brasileiro e internacional. Em 2005, em meio a tantos outros nomes da música independente baiana, a Radiola foi se-


lecionada para se apresentar no Festival de Verão Salvador, um dos maiores eventos musicais do Brasil, através de um concurso realizado pelo site oficial do evento, em que o público escolhe quem quer assistir no palco do festival. O show foi teve uma repercussão bastante positiva e, segundo Luciano Matos, do jornal A Tarde, a Radiola apresentou “uma mistura bem azeitada de funk, rock e ritmos regionais, como ijexá, e mostrou, de cara, a qualidade e competência das bandas locais” (A Tarde 21/01/05 pág.8). O ano de 2007 foi recheado de grandes conquistas para a Radiola. Foi neste ano que a banda realizou a sua primeira turnê pelo interior da Bahia. O projeto, intitulado “Radiola na Estrada”, levou o show da Radiola para cidades como Alagoinhas, Ilhéus, Jequié e Vitória da Conquista, além de Salvador, onde o show contou com a participação do músico pernambucano Otto, que gravou com a banda um programa para a MTV do Brasil. Ainda neste ano, a Radiola participou da Feira da Música (Fortaleza-CE), onde tocou para o maior público registrado nos cinco dias de realização do evento. Além disso, foi em 2007 que a Radiola ficou entre os três finalistas (num universo de mais de 600 artistas) do Festival Mente Aberta de Música Brasileira, promovido pela Revista Época em parceria com a TRAMA Virtual. A partir daí, chegou a hora da Radiola dar partida à sua intervenção no circuito internacional. Em janeiro de 2008 a banda foi selecionada para o Festival

BrasilNoar, que acontece em Barcelona, na Espanha. Em novembro, de volta à Europa, a Radiola fez apresentações, novamente, em Barcelona e ,também, em Madri. As apresentações da Radiola na Europa renderam ótimos comentários da crítica e do público e a banda aproveitou a viagem para divulgar no exterior seu segundo disco “Gelo Liso é Paraíso Pra Quem Sabe Dançar”, posteriormente lançado no Brasil em show histórico no Parque da Cidade de Salvador. “Gelo Liso é Paraíso Pra Quem Sabe Dançar” recebeu o apoio do Governo da Bahia para sua produção e contou com as participações dos artistas Otto, Mestre Lourimbau e Marcela Bellas. O disco é um reflexo do momento de maturidade que a banda vive. Há sete anos, a banda Radiola realiza, nos verões soteropolitanos, um projeto conhecido como Festa do Vinil. O evento consiste num concurso de discos de vinil e sempre conta com a presença de importantes convidados musicais. A última edição, em 2009, contou com as par ticipações dos DJs Tudo-SP, Mauro Telefunksoul, Mangaio, Bandido e DJ Marky. Durante o Carnaval do mesmo ano, a Radiola, pela primeira vez, esteve em cima de um trio elétrico. A banda participou - ao lado do cantor Lobão, da banda Cascadura e do DJ Bandido - do trio independente Rock in Trio Salvador, que foi bastante elogiado pela mídia por levar um pouco da


diversidade musical brasileira para a avenida, através do bom e velho rock´n roll. Ainda em 2009, a Radiola participou do projeto realizado por Pe d r o A r a n te s , e m h o m e n a g e m aos 30 anos dos discos “A Cara e a Coragem” e “Coração Paulista” de seu pai, Guilherme Arantes. No fim do ano, a banda também marcou presença no Festival Triboipeba, ao lado do baiano Edson Gomes e dos DJs Nazca e Xcamas, no concorrido réveillon da Ilha de Boipeba/BA. 2009 também foi o ano que marcou a nova fase da banda Radiola; ano em que deu início à atual parceria de sucesso com a cantora Nancy Viégas. Já na estréia desse novo projeto, os artistas se apresentaram na Espanha, no festival “Dia de Brasil”. A

58 I MÚSICA

parceria com Nancy, que se estende até hoje, ainda rendeu shows no projeto “Pelô de Vanguarda” e no festival “Big Bands”, ambos em Salvador. Para a Radiola, o ano de 2010 chegou junto com o Carnaval de Salvador e mais um ótimo projeto encabeçado pela parceria Radiola-Nancy: o trio elétrico independente CARNIVALHA, que teve a cantora Pitty e sua banda como convidados especiais. Antes da folia ainda houve tempo para um ensaio aberto do Carnivalha na Praça Pedro Arcanjo - Pelourinho, que ficou lotada pra ver de perto a mistura musical mais comentada do último verão. O tempo não para e, com a Radiola, não poderia ser diferente. Com as ideias fer vilhando, os músicos en-


contram-se em pré-produção dos próximos dois trabalhos: a gravação de um disco em parceria com a cantora Nancy Viégas e o terceiro álbum de carreira da banda.

Nancy e Radiola no CARNIVALHA, por Agnes Cajaíba


PROPAGANDA


O DIA DO COMERCIÁRIO CELEBRE UM DIA DE GRANDES CONQUISTAS POR EQUIPE MAISS / AGÊNCIA DE TEXTOS / SALVADOR SHOPPING

As pessoas do comércio, no Brasil, sempre estiveram na vanguarda dos mov ime ntos libe r tár ios da nos s a sociedade, da formação da nossa identidade nacional e nossa cultura. Enquanto o dia do comerciante comemora a ação do Visconde de Cayru pela abertura dos portos às nações amigas, um século depois os comerciários protagonizaram um momento não menos importante na nossa história. O Dia do Comerciário comemorou, no último 29 de outubro, a data da m e m o r áve l p a s s e at a q u e re u n i u milhares e milhares de trabalhadores do comércio ao redor do Palácio do Catete, no Rio de Janeiro, em 1932, para que pudessem ser atendidos

pelo então ditador Getúlio Vargas. A passeata visava entregar a Getúlio uma c ar ta de re ivindic açõe s por melhore s condiçõe s de trabalho. Naquela época o comerciário tinha jornada de trabalho de 12 horas, sem direito ao repouso aos domingos. O ditador acolheu os manifestantes, a c e i to u a s re i v i n d i c a ç õ e s e d e u bases ao que depois se transformaria em direito de todos os trabalhadores, a CLT, uma das maiores obras deixadas por Getúlio. Sim, comerciário. Parabéns pelo seu dia. A categoria foi a grande precursora da instauração dos direitos de todos os trabalhadores desse país. Parabéns pelo seu papel na nossa história.

61 I DO LADO DE CÁ


A REDE

QUEM SE ATRAPALHA COM UMA REDE SOCIAL ? POR WELLINGTON LACERDA

62 I TECNOLOGIA


Não leitor, você não se enganou, esta não é a coluna de cinema, o Facebook, LITERALMENTE, virou filme. Um belo filme, com uma bela bilheteria. O fenômeno das redes sociais como o Facebook e o Twitter não é mais novidade. Ao menos não como lançamento tecnológico. Realidades consolidadas, essas redes atuam mais na fronteira entre relacionamentos pessoais e entretenimento. Algumas pessoas as colocam no centro de suas vidas. A maioria de nós não sabe realmente o que fazer delas. Mas elas fazem notícia, agora, pelo aspecto mais negativo. Os seres h u m a n o s j á f i ze r a m l i te r a l m e n te de tudo através das redes sociais: venderam-se ideologicamente, venderam o próprio corpo aos pedaços e por atacado, venderam virgindades, espaços para publicidade sobre a pele, o suicídio, venderam idéias tresloucadas, absurdas e sinistras. Enfim, o lado sombra de nossa espécie encontrou sua forma primaz de expressão. Erra quem pensa que a conclusão óbvia é de que somos intrinsecamente maus. Não somos. Na verdade não sabemos lidar com a nossa própria necessidade primária de socialização. O ser humano, isolado de convívio humano, se bestializa. O homem é um animal social. As redes sociais deveriam ser locais de grande regozijo intelectual e espiritual para nós. Mas nada disso. Pisamos na bola quando os outros

estão olhando. Talvez os casos mais emblemáticos do que fazemos das redes sociais venham dos desportistas. Os casos mais recentes são o de Neymar, do Santos, e agora de Souza, do Grêmio de Porto Alegre. Neymar é jovem, adapta-se rápido. Seria de se e sperar que Neymar tivesse já desenvolvido um sex tosentido para os temas polêmicos, para as declarações complicadas, e tivesse desenvoltura em se relacionar com os mais diversos grupos sociais através de suas diversas ferramentas de comunicação, mas isso não aconteceu. O rapaz se enrolou em todas elas, do YouTube ao Twitter. Não porque ele seja menos inteligente. Vamos adiante por um momento. Souza é um veterano, um atleta que conviveu em grandes equipes com a fama e com a derrota em medidas de dramaticidade iguais. Viveu grandes momentos e grandes decepções. Aprendeu a lidar com a imprensa, com o assédio das torcidas mais apaixonadas e dos adversários mais complicados. Mas se enrolou todo ao tentar responder a um torcedor chato através do Twitter. Acabou perdendo as estribeiras e acabou no constrangimento. O Grêmio, então, colocou Souza de castigo: proibiu o atleta de utilizar a rede social. Nem Neymar é um desmiolado nem Souza um tapado. O ser humano não sabe ainda utilizar a rede. A sociedade em rede é um modelo social previsto pelos analistas desde os anos noventa do último século. A


internet apontava o caminho com muita segurança, e muitas etapas das tantas profecias de como seria o mundo, como seriam as relações comerciais e pessoais, até afetivas no mundo conectado pela rede, se concretizaram. Mas nem todas. Não sabemos como nos comportar em comunidade. Ao invés de reforçarmos o conceito de respeito mútuo, acabamos expressando nossas ego manias. A comunidade em rede se oferece como um exercício social, mas acaba acontecendo como um exercício de autopromoção pessoal. Ao ser seguido, o twitternauta não desenvolve um senso de responsabilidade sobre o que diz e, a não ser que seja muito bem assessorado, desenvolve um estrelismo quase patológico, certamente ilógico. Mesmo as pessoas calejadas em lidar com situações de estrelato caem na armadilha dessa confusão e acabam protagonizando trapalhadas. As pessoas extravasam sua falta de medidas, seu despreparo, no Twitter e imediatamente isso ganha repercussão. Outro caso emblemático do momento é o da declaração de morte ao nordeste emitida por uma obscura paulistana Mayara Petruso, que, frustrada com a derrota de seu candidato favorito às eleições presidenciais, sentenciou uma Jihad Paulistana contra o Nordeste. O caso é que, ao invés de aprender com a repercussão das absurdas mancadas, a repercussão retro-alimenta o ego dessas pessoas, que se catapultam

64 I TECNOLOGIA

para a celebridade instantânea e se regozijam com isso. É o eterno “falem mal, mas falem de mim!” Perdemos a vir tude da discrição. Os jovens e adolescentes confundem comunidade, a integração em grupo, a ação social conjunta, com a conformidade. Nem essa é tão ruim. Ser conforme também é ser par te de algo maior que si, e dela nasce a identidade. O jovem busca o exclusivismo, o estrelato, a singularidade. Cada perfil na rede social é sempre o perfil de uma estrela em ascensão. Perde-se a força mais extraordinária que uma rede social pode oferecer: a sociedade que a compõe. Ganha-se o que geralmente o exclusivismo absoluto acarreta: a solidão absoluta. a sociedade que a compõe.


66 I ESPECIAL


SALÃO DO AUTOMÓVEL O MAIS IMPORTANTE EVENTO AUTOMOTIVO DA AMÉRICA LATINA CHEGA A SÃO PAULO NA SUA 26ª EDIÇÃO EM PLENA SEMANA DO GP BRASIL DE FÓRMULA 1. POR IVAN FIDALGO

O 26 º S A L ÃO I N T E R N AC I O N A L DO AUTOMÓVEL está acontecendo desde 27 de outubro até 7 de novembro de 2010, no Pavilhão de Exposições do Anhembi e chegou acelerando ainda mais os negócios e os batimentos cardíacos dos seus visitantes, apaixonados ou não por carros. Organizado e promovido pela Reed Exhibitons Alcântara Machado, o evento que comemora este ano o seu cinqüentenário comemora também a marca que o Brasil alcança: quar to maior produtor mundial de automóveis. Associado a um mercado automotivo em expansão, o Salão deste ano espera receber 600 mil visitantes, que terão a oportunidade de ver de perto

42 diferentes marcas, entre nacionais e impor tadas. Ao todo, estão expostos no evento 450 modelos de veículos de todos os estilos e preços. D e a c o r d o c o m J u a n Pa b l o D e Vera, presidente da Reed E xhibitions Alcântara Machado, 40% dos modelos apresentados no SAL ÃO DO AUTOMÓVEL são inéditos. “Além do show de novidades, o Salão é a opor tunidade para se examinar os avanços e as tendências futuras da indústria de automóveis quanto a tecnologia, design e carros-conceito, tão ansiosamente aguardados pelo público”, ressalta o dirigente da organizadora do evento. Veja alguns dos destaques do Salão:


Aston Martin Rapide

Inspirado no carro conceito New Compact Coupe, o sedã de luxo, novo Jetta vem equipado com um propulsor 2.0 flex de 120cv. Este modelo será produzido no México e contará também com uma versão top de 200cv.

Uno Cabrio 1.4 T-Jet

A Principal atração da Aston Martin em SP é o Rapide, primeiro veículo quatro portas lançado pela marca. Plataforma VH em aluminio, 1.950kg, motor V12 de 6,0 litros, 477 cv de potencia e câmbio manual de 6 velocidades são apenas alguns dos motivos de fazer você babar.

Novo Jetta

68 I ESPECIAL

A Fiat apresentará no Salão do Auto m óve l o U n o C a b r i o C o n c e pt. Ainda que somente para estudos, é o primeiro que experimenta a carroceria duas por tas do novo Uno, que em breve estará à disposição do mercado. O motor escolhido para impulsionar o conversível é o mesmo do PuntoT-Jet, o Turbo 1.4, 16V, de 152 cv de potência, que é capaz de leválo a uma velocidade máxima próxima dos 200 km/h.


O modelo recebeu rodas com aro de 17 polegadas e pneus de perfil 40 e um ajuste de suspensão diferenciado para atender ao motor mais potente e pelo o conjunto de rodas e pneus de carro de altas prestações.

BugattiVeyronGrand Sport

Maserati Quattroporte

A “grande” estrela do Salão do Automóvel, esta maquina equipada com o motor W16 com quatro turbos de 1.001 cavalos de potência que associado ao câmbio de sete velocidadese tração integral nas quatro rodas, alcança velocidade má xima de 407 km/h. A aceleração de 0 a 10 0 k m /h é inimaginável: apenas 2,7 segundos.

A Maserati chega ao salão com a edição especial do Quattroporte. O modelo tem pintura na cor pérola, carroceria com detalhes cromados, rodas aro 20 e motor 4.7 litros de 439 cavalos de potência.


SALVADOR SHOPPING TRAZ TEMA INÉDITO NA DECORAÇÃO DE NATAL RENAS INUSITADAS ESTARÃO PRESENTES

SALVADOR SHOPPING / AGÊNCIA DE TEXTOS

O Natal está chegando e o mundo encantando de Papai Noel vai tomar conta do Salvador Shopping, que traz ações inéditas para adultos e crianças se divertirem e fazerem suas compras. Para começar, no dia 10 de novembro, às 18h, será inaugurada a decoração natalina do empreendimento, que este ano surge com um tema inédito na Bahia, “A rena do nariz vermelho”. Criada pela empresa Cipolatti, a ornamentação presente na Praça Central (piso L1) será repleta de personagens animatrônicos, gnomos, bonecos de neve, árvores e guirlandas, reproduzindo o cenário lúdico do Pólo Norte, a terra do Papai Noel, que vai estar presente para ouvir os pedidos e tirar fotos com o público infantil. Na decoração, um toque especial será dado pelos

70 I DO LADO DE CÁ 2

elementos e cores vibrantes que estarão espalhados por todo o shopping, com a utilização de 17 árvores, iluminação aérea com milhares de micro lâmpadas, bolas e enfeites decorados com festão. Além disso, vai ser inaugurado juntamente com a decoração natalina, o Simulador Play Show. Um equipamento em formato de cabine com uma tela exibindo filmes que utiliza o sistema de som 5.1 surround semelhante ao utilizado nos cinemas. Durante a exibição simula movimentos similares aos exibidos nas imagens. Localizado na Praça Central (piso L1), o brinquedo tem capacidade para seis pessoas por sessão, que dura entre 3 e 4 minutos e ao custo de R$ 8, apresenta filmes com temas natalinos.


AGUARDEM!


Sou mais

Salvador


REVISTA MAISS 5