Page 1

Outubro 2010

Boletim Informativo B E C R E

D

A

E S

M

A

12ºE P INTA dA BEC BUS RE dia 26/1 0 às 10.2 0 Venha a ssistir!

Outubro: mês das bibliotecas escolares

PONTOS DE INTERESSE ESPECIAIS:

Bibliotecas escolares em ação

ESTAMOS NA WEB HTTP:// COORCREBE.WORDPRESS.COM

N E S T A E D I Ç Ã O :

LER É UM NEGÓCIO DA CHINA

1

DIVULGAR OS LIVROS DA BECRE

2

SEMANA DOS LIVROS PROIBIDOS

2

NOVIDADES DOCUMENTAIS NA BECRE

3

RECEPÇÃO AOS ALUNOS

4

SUGESTÕES DE LEITURA

4

Ler é um negócio da China! LER faz bem : 1. À pele 2. Ao cérebro 3. À imaginação

4. Ao pensamento 8. Ao planeta crítico 9. Às bibliotecas 5. À alma 10. Aos povos em geral 6. Ao país e ao indivíduo em parti7. Ao mundo cular

Tributo às bibliotecas itinerantes...na itinerantes BECRE!


Divulgar os livros da BECRE A BECRE, através dos professores colaboradores e de outros professores interessados, passará a divulgar neste espaço, os livros existentes na Biblioteca. No mês de Outubro, a profesA destacar neste livro: sora Ana Neto dá destaque à Arte. Movimentos em Portugal durante o Séc. XX: Futurismo-1910; Neoclassicismo 1918; AbstracEsta divulgação servirá, por um lado, para apoiar o desenvolcionismo 1935; Neo-realismo, (surrealismo) vimento curricular nas disciplinas artísticas do 3ª Ciclo e 1945; Pop Art- 1960 e Individualismo – 1974 Secundário e levar os títulos desta casa do saber aos utilizado(25 Abril). res da BE. No mês de Outubro, a escolha recai sobre o livro, Arte Portuguesa 1992 [ estante 13 ], que se relaciona com os conteúdos curriculares das disciplinas de História, História de Arte, Desenho, Oficina de Artes e todas as disciplinas que se relacionam com o curso de Artes, recomendando-se a sua consulta no âmbito da evolução dos artistas portugueses ao longo do século XX, Para o utilizador/leitor da BE, em geral, o título divulgado tem várias valências, nomeadamente a forma de pensar destes artistas, as novas tendências artísticas, a forma de estar em sociedade , a quebra e o desafio das normas vigentes.

2 5

Artistas portugueses a salientar: Amadeu Sousa Cardoso; Almada Negreiros; Viera da Silva; Graça Morais; Paula Rego; Júlio Pomar e tantos outros menos conhecidos mas igualmente importantes . É um livro bem estruturado no que diz respeito à organização dos movimentos, datas e criadores. Perante cada movimento, destaca um pouco da sociedade e a sua importância para os artistas , muitas vezes condicionados por determinados preconceitos da sociedade que, rompidos, tiveram consequências importantes para a arte portuguesa durante o século XX.

S E M A N A D O S L I V R O S b a n i d O S d e S e t e m b r o a 2 O u t u b r o 2 0 1 0

Imagine que se dirige a uma livraria e pede os seguintes livros: Cor Púrpura, Ulisses, Gossip Girl... Respondem-lhe que não, de modo algum, porque esses livros estão banidos! Pensando nesta situação que já foi real e continua ser, nomeadamente nos Estados Unidos, a ALA ( American Librarian Association ) assinalando a importância da Primeira Emenda da Constituição norte-americana e celebrando «a liberdade de ler» instituiu a Semana dos Livros Banidos.

A série de livros Gossip Girl, de Cecily von Ziegesar, pertence à lista de livros banidos das escolas dos Estados Unidos por se considerar conter sexo explícito e linguagem ofensiva. O livro infantil And Tango Makes Three, dos americanos Justin Richardson and Peter Parnell, conta a história de um casal de pinguins gays que adotam um ovo num zoológico e foi banido das escolas públicas do país, depois de ter sido, nos EUA, o campeão nacional de reclamações consideradas formais (ou seja, escritas à mão), entregues em bibliotecas e livrarias. Muitas reclamações alegavam que o livro ajudava "a propagar o homossexualismo". And Tango Makes Three ganhou prémios de literatura e foi, por muitos, considerado o melhor livro infantil do ano de 2009. O Index Librorum Prohibitorum "Lista dos Livros Proibidos", de 1559, apresentava uma lista de publicações proibidas pela Inquisição. Por questionaram a autoridade da Igreja Católica foram considerados “livros perniciosos".


BECRELENDO: O BLOGUE DA BECRE Quer colaborar no Boletim Informativo da BECRE? Partilhar o que está a ler? Dar a conhecer os trabalhos dos seus alunos? Destacar as suas actividades e os seus projetos com interesse para toda a escola? Contacte com a profbibliotecária no seguinte endereço de correio:

coorcrebe-esma@iol.pt E, claro, faça-nos chegar as suas sugestões e procure informar-se do que está a mudar na BECRE!

N O V I D A D E S

JÁ LEU HOJE O QUADRO MÁGICO NO CORREDOR DA ESCOLA?

Lembra-se que a ESMA está a implementar as regras do Novo Acordo Ortográfico?

D O C U M E N T A I S O u t u b r o

N A

AGUIAR, João, A cauda do Diabo. CIDADE, Hernani - 1ª ed. - Queluz de Baixo : Enciclopédia geral de culPresença, 2002. - 180 p. ; tura. - 1ª ed. - [s.l.] : Circulo de Leitores, 1974. AGUIAR, João - 476 p. ; 20 cm A poça das feiticeiras. - 1ª ed. - Queluz de Baixo : Presen- CINTRA, Luis Filipe Lindley ça, 2002. - 160 p. O ritmo na poesia de António Nobre. - 1ª ed. - Lis0LBUQUERQUE, Martim de boa : Imprensa Nacional Estudos de cultura portuguesa. Casa da Moeda, 2002. - 144 - 1ª ed. - Lisboa : Imprensa p. ; 24 cm. - (Temas PortuNacional-Casa da Moeda, 2000. - gueses) 496 p. ; 24 cm. - (Temas Portugueses) CLÁUDIO, Mário Guilhermina. - 1ª ed. ALVAREZ, Mercedes Lisboa : Imprensa Nacional O céu gira. - Lisboa : Atalan- - Casa da Moeda, 1986. ta, 2007. - 1 disco óptico (dvd 126 p. ; 24 cm. video) (106 min.) ; 19 cm Aquisição com o jornal Público CRAMPTON, William O mundo das bandeiras. - 1ª ed. - Lisboa : Replicação, BANAT, Sukkar 1997. - 46 p. : il., Caramel. - Lisboa : Clap, 2008. mapas ; 30 cm - 1 disco óptico (dvd video) (91 min.) ; 19 cm Aquisição com o jornal Público

B E C R E /

FORMAN, Milos Valmont. - Cruz Quebrada : LNK, 2004. 1 disco óptico (dvd video) (131 min.) GAGO, José Mariano Ciência em Portugal / José Mariano Gago. 1ª ed. - Lisboa : Imprensa NacionalCasa da Moeda, 1991.168 p SERRÃO, Joel O essencial sobre Cesário Verde. - 1ª ed. - Lisboa : Imprensa NacionalCasa da Moeda, 1986. WWF Relatório planeta vivo 2008. - 1ª ed. [s.l.] : WWF, 2008. 44 p. : il., quadros, tabelas, gráficos,


A recepção, na BECRE, aos alunos ( e alguns Leia as sugestões semanais de leitura/música/filme dos profesencarregados de educação) das 14 novas turmas sores e da equipa BECRE! Um livro ou um CD ou um DVD chegadas à ESMA teve a intenção de, logo no recomendados semana a semana... início do ano letivo, suscitar o interesse dos - Onde estão expostas essas sugestões ? docentes e dos discentes pela biblioteca, dando a conhecer os espaços e recursos que esta oferece - No expositor azul à entrada da Biblioteca... e facilitando, assim, o acesso aos serviços e Porque escolhi esta obra? materiais.Foi explicado o novo RI da BE e apresentado um folheto com as novas regras dos “Por tratar – se de uma obra de “peso” (muito peso) sobre as pequenas granserviços. des coisas da vida.

CONSULTE NA PÁGINA DA ESCOLA O NOVO REGIMENTO DA BECRE! A BECRE vai instituir , a partir de Outubro, o Leitor do mês, distinguindo, assim, o utilizador com mais requisições domiciliárias. Professores e alunos serão contemplados com esta distinção e terão direito a… Descubra no próximo boletim!

No Mês das Bibliotecas Escolares, já foram realizadas 2 sessões de Literacia da Informação “ Ler sem doer...dominar a pesquisar”, 3 animações de leitura a partir da obra Pipas de Massa, de Madonna, e, dia 28/10, para o professor que inscrever a sua turma, será servido um chá com livros. Serão ainda realizadas este mês sessões de formação para utilizadores na BE Também na BECRE foram projetados, em contexto de aula, os filmes Pedro e o Lobo e a Ilha.

De todas as personagens que integram este “mega” volume, irei falar sobre a Mafalda, personagem que dá nome ao livro. A Mafalda representa a pergunta em pessoa: Mafalda questiona, Mafalda questiona-se, Mafalda indigna-se, mas Mafalda nunca fica indiferente ! Mafalda dá-nos a dimensão de que as perguntas mais curtas podem ser as mais importantes e embaraçosas …. Mafalda coloca o dedo nas feridas... Mas, quais feridas?! Terão de ir ver… Mafalda consegue que os adultos façam figuras tristes… Mas, nesta obra, não nos devemos concentrar apenas no que é dito… o não dito é muito importante. Também a expressão das personagens é curiosa: um olhar (“aquele olhar”) pode valer por muitas palavras e a expressão de um rosto ou a postura do próprio corpo consegue transmitir, por vezes o que a palavra não alcança… Mafalda pode ler-se “aos bocados”, a qualquer hora, só ou acompanhado (a). Sugestão de leitura: não sigam a ordem das páginas, abram uma página ao acaso…. AVISO: a Mafalda não é “uma miúda” fácil…” Laura Espírito Santo Sugestões de leituras/ livros publicadas este mês: Garfield - Ângela Vidal

** Fernão Capelo Gaivota - Miguel Mónica

Toda a Mafalda - Laura Espírito Santo

BOM OUTONO!

Professora-bibliotecária: Ana Salema Equipa responsável: Profs:Cristina Heitor, Luís Miguel, Teresa B. Lopes A.O:Ana Sequeira, Francisca Inácio, Ricardo Lucas Colaboradores:Ana Neto, Ângela Vidal, Fernanda Barata, Inês Venturinha, Horário: 8.30-18.30; 20.25-23.25 Contactos:coorcrebe-esma@iol.pt ESCOLA SECUNDÁRIA MARQUESA DE ALORNA

Boletim informativo da BECRE  

Boletim do mês de Outubro de 2010

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you