Revista 3S - 13ª Edição

Page 21

CAPACITAÇÃO MULTIDIMENSIONAL EM PROJETOS SOCIAIS DE ENERGIA SOLAR: MUITO ALÉM DE UMA DOAÇÃO Hans Rauschmayer hans@solarize.com.br Solarize Treinamentos Profissionais Hans Rauschmayer é sócio-gerente da empresa Solarize Treinamentos Profissionais Ltda, onde montou a grade de capacitação. Reconhecido especialista em energia solar, ele é convidado para ensinar

e palestrar em universidades, instituições, congressos nacionais e internacionais e vários programas de TV.

Acesse solarize.com.br e saiba mais!

Foto: Alexandre Cerqueira - ComCat.

Resumo Muitos projetos no Brasil procuram levar energia solar às camadas menos favorecidas da população, com o objetivo de aumentar a justiça energética do país. A matéria a seguir abordará caminhos para aumentar a escala desse movimento. Entendemos que a autonomia dos beneficiados é fundamental e que a alavanca principal para alcançá-la é a capacitação multidimensional. Vamos usar como exemplo o projeto inaugurado em setembro de 2023 na ONG AMAC (Mulheres com Atitude e Compromisso Social), sediada em Duque de Caixas, na Baixada Fluminense, Rio de Janeiro. Figura 1 - Nill Santos comemora a conquista do sistema fotovoltaico.

Foto: Alexandre Cerqueira - ComCat.

energia3s.com.br

A Simbologia de um Projeto Social de Energia Solar A fundadora da ONG AMAC, Nill Santos, chegou à comunidade Dique Vila Alzira em 1982. Na época, não havia nem energia nem água encanada naquele território. Hoje, o local é urbanizado, mas continua fora do campo de vista do poder público. Nill criou a ONG em 2010, depois de sofrer violência doméstica, com o objetivo de ajudar mulheres em situação similar e apoiar famílias de uma forma mais ampla. Grupos de conversa entre mulheres, cursos de artesanato, reforço escolar para crianças e jovens e muito mais serviços são oferecidos pela ONG. Serviços precarizados pela falta de verba, mesmo com toda a força de vontade: as aulas de reforço, por exemplo, costumavam ser suspensas nos dias de maior calor. Graças à energia solar, a ONG agora vai instalar um aparelho de ar-condicionado, e os jovens terão aulas prazerosas, até mesmo no verão, numa sala refrigerada. Mas a simbologia vai além da redução da conta, como relatou a jovem Larissa Guerra, moradora da região: "Eu tinha vergonha de morar no Dique. Hoje tenho orgulho, pela modernidade que trouxemos para cá".

21


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.