1 minute read

PERSPETIVAS

OLIVEIRA DE FRADES, CAPITAL DO FRANGO DO CAMPO

Oliveira de Frades é um concelho com fortes tradições avícolas, este setor de atividade é o responsável pelo seu grande desenvolvimento económico desde há largas décadas.

Advertisement

Foi por volta do ano de 1955, nos seus primórdios que surgiram aqui as primeiras explorações avícolas de produção racional e intensiva.

Na década de 70, o concelho já se afirmava neste ramo, possuindo no seu território a maior empresa avícola do país, a Uniávila (hoje sede da Campoaves). Nesse tempo tinha uma produção semanal de frango cerca de 300 toneladas e era detentora de uma rede comercial que se estendia de norte a sul, com filiais em quase todos os distritos.

Mas em 1988 foi esta terra a pioneira da criação do Frango do Campo em Portugal, nos moldes de exploração extensiva que o caracterizam, através da Campoaves que surge assim, diversificando a produção avícola nacional, introduzindo na fileira este novo produto de excelência, fruto de um intenso trabalho de divulgação e que foi ao encontro de um mercado mais exigente para garantir ao consumidor uma melhor qualidade, através de métodos de produção próximos dos tradicionais.

A carne de frango sempre foi de grande eleição pelo consumidor português, somos o país da Europa de maior consumo per capita, por várias razões faz sentido essa opção, por ser uma das proteínas mais acessíveis, pelo seu apetecível sabor, pelo facto de ser uma carne branca e das mais recomendadas pelos nutricionistas, considerada das mais saudáveis, rica em vitaminas do grupo B e com baixo teor de gorduras.

O Frango do Campo, faz as delicias de

J João Moitas

— Engenheiro Técnico Agrário

This article is from: