
3 minute read
MEMÓRIAS
from Francisco Mancini
by LuMancini
Vô Chico foi um líder para a família e para a comunidade... Ele era observador, falava pouco e muitas vezes se impunha pelo olhar! Tinha respeito e grande admiração por ele.
Fabio Pacheco Fernandes Júnior
Advertisement
Sisudo, calado, no silêncio demarcando o lugar de cada um. Não despertava medo, mas respeito e pertencimento. Benção Vô.
Hebe Mancini Nicolau
Um homem de ação, incrível empreendedor com visão à frente do seu tempo. Homem público atuante, comprometido com o bem de sua cidade, de sua região e do Brasil. Dotado de incríveis habilidades pessoais, conselheiro e mediador. Um italiano que nunca se naturalizou, mas foi um grande brasileiro.
Luciana Mancini O Chico Mancini foi um avô muito estimulante para mim: conversava comigo, propunha questões para eu raciocinar. No mais, entre outras coisas, foi o “pai das viúvas” porque conseguia harmonia entre herdeiros nas partilhas. Cônsul honorário da Itália em São João da Boa Vista! Cidadão exemplar!.
Fernando Mancini Villela
Me lembro dele sentado na varanda conversando, todo poderoso, com seus ternos de linho cinza ou branco, o chapéu há pouco pendurado no móvel art-deco de madeira logo na entrada, enrolando seu cigarro de palha, cortando o fumo, que para mim, menina pequena, tinha um cheiro horroroso. Me lembro de suas mãos, as unhas grandes e firmes, mas bem cortadas.
Beatriz Mancini Villela
Vovô Chico...frase constante: sentado no terraço “vá até a copa, pegue a sopeira, vá até Dona Alice e encha de sorvete”. Ele adorava e eu acabei herdando.....Bom demais!
Marisa Nogueira Greeb
Vô Chico foi dessas pessoas de rara inteligência e visão global. Deixa um legado de sabedoria e obras marcantes. E sua obra prima foi a Néia, minha mãe. Eu o considerava um amigo...
CHICO MANCINI...durão, autoritário com muita meiguice. A calma em pessoa, auto controle descomunal, sensível e delicado, “vivia rouco “de tanto ouvir, pois mais ouvia que falava. Detentor de uma sabedoria impressionante, era um conselheiro de todos. A qualquer questionamento, após minutos em silêncio fazendo seu cigarro de palha, respondia: - “depende”... Aparentemente sisudo, mantinha um bom humor e uma ironia que, longe de ser desdém ao sério, era uma ferramenta de, como a caricatura, servir pra se fazer enxergar o interior das coisas. Líder nato, colecionou respeito acima de tudo pelo seu compromisso com a comunidade.
Nelson Mancini Nicolau
Vô Chico! Homem íntegro e trabalhador! Gostaria de tê-lo aproveitado melhor.
Ana Maria Costa Mancini Francisco Antonio Mancini, meu avô e meu padrinho. Homem de muito apreço, estimado, de conhecimento reconhecido. Sua influência e sua presença marcaram minha vida, renovei os vínculos com suas origens: regressei para viver na Itália, me casei com um italiano e tive um filho italiano.
Liliana Mancini di Egidio
Vô Chico: um homem inteligente, de raciocínio rápido e incansável.
Sergio Mancini Nicolau
O fato que gostaria de lembrar é que quando meu pai pediu a mão da minha mãe, ele respondeu que iria pensar; se passaram muitos dias (mais de 10 dias, talvez...) e meu pai voltou para saber qual seria a resposta. Ele disse que concordava... apesar de ter dado uma canseira.... Acho que isso era uma característica da personalidade dele: patriarca durão, mas o coração era grande...
Lucia Pacheco Fernandes
Meu sogro. Eu o admirava. Era um homem que demonstrava ser muito equilibrado, tranquilo, educado, detentor de um marcante equilíbrio pessoal. Possuía um extraordinário interesse e conhecimento sobre o Brasil.
Thereza do Amaral Rocha Mancini Chico Mancini, figura personalíssima, que angariou respeito e consideração por todos.
João Batista Costa Mancini
Na data aproximada entre os centenários de chegada de Angelina e Francisco, em 1985, toda a família reunida em São João da Boa Vista. Nessa foto, na escadaria da Igreja matriz, todos que estavam presentes.
