2 minute read

Figura 5 - Sala com contraste de cores complementares

O capítulo abordará, a partir de buscas na literatura especializada em arquitetura e design de interiores, conceitos que poderão ser utilizados para a tomada de decisão em projetos, quanto à funcionalidade e estética. Dentro do amplo espectro da área, foram selecionados conceitos, aplicações e recomendações mais aplicáveis aos projetos de apartamentos Airbnb, conforme critérios estabelecidos pelo projetista ou pelo próprio espaço. Optou-se, assim, por abordar cores, texturas, iluminação (artificial e natural) e mobiliários.

4.1 FUNCIONALIDADE DE UM APARTAMENTO

Advertisement

De acordo com Gurgel (2013, p.64-70), existem sete princípios para criar um bom design de interiores. Sendo eles:

EQUILÍBRIO: o equilíbrio possui três variações que podem causar três percepções diferentes no usuário. Simétrico (quando se “espelha” o ambiente a partir de um eixo central, trazendo a atenção para o centro do ambiente), Assimétrico (quando se traz um dinamismo ao espaço, permitindo ao observador perceber a composição do ambiente como um todo) e Radial (se faz a partir da utilização de linhas mais curvas e mobiliários arredondados, o que gera uma sensação de feminilidade).

HARMONIA: este princípio é aplicado a partir da utilização de características em comum entre elementos de um mesmo ambiente, como texturas, padronagens, linhas (orgânicas ou retas) etc.

UNIDADE E VARIEDADE: quando se tem elementos diferentes com uma mesma característica se repetindo entre eles. ESCALA E PROPORÇÃO: em um ambiente de interiores, devemos sempre levar em consideração a escala humana ou a escala visual. Já a proporção é relativa, ela deve variar de acordo com o ambiente a ser projetado. Um bom exemplo disso é na hora de escolher uma mesa de jantar, para isso deve se considerar o tamanho da sala de jantar. Ficaria fora de proporção colocar uma mesa de quatro lugares em uma sala com 30m².

Figura 5 - Sala com contraste de cores complementares.

Fonte: Site ArkPad. Acesso em 18 de maio de 2022. CONTRASTE: o contraste é gerado quando se usa cores complementares em um mesmo ambiente, por exemplo, um tapete escuro numa sala com móveis claros.

RITMO: o ritmo se cria quando se tem elementos em repetição, criando uma ligação visual entre dois pontos de um ambiente. Por exemplo, a utilização de boiserie ou focos de iluminação ao longo de um corredor.

ÊNFASE E CENTRO DE INTERESSE: o centro de interesse é obtido quando se traz ênfase para determinado elemento, podendo haver em