Issuu on Google+

CFIC | 2012 Centro de Formação, Investigação e Desenvolvimento

Luís Baptista | 5018

lbaptista@hdfaro.min-saude.pt ext. 11 114


Índice 00_Introdução Geral

5

01_Estrutura

7

02_Introdução | Cursos

9


CFIC 00 Introdução Geral

No contexto do plano formativo do Hospital de Faro do ano de 2012, desenvolvido pelo Centro de Formação, Investigação e Conhecimento (CFIC), o Gabinete de Comunicação prestou auxílio na concepção gráfica dos cartazes de divulgação dos cursos promovidos pelo Centro. De modo a facilitar a concepção dos cartazes referentes aos cursos e a sua divulgação, foi concebido um modelo de cartaz que foi sofrendo alterações mínimas durante o ano de 2012. Estas alterações tratam-se de ajustes na tipografia e na forma como a informação é apresentada e visaram uma maior harmonia do layout. Os cursos desenvolvidos durante o ano de 2012 dirigiram-se a públicos-alvo específicos, sendo os enfermeiros, os médicos e os assistentes operacionais os principais visados. O circuito para a construção destes materiais é simples, sendo as informações enviadas por e-mail pelos responsáveis das formações no CFIC. As informações são inseridas no modelo do cartaz, com a respetiva imagem associada ao curso, e por fim os ficheiros PDF e JPEG dos cartazes são enviados para o CFIC. A impressão e divulgação dos curso são da responsabilidade do CFIC.

5


Estrutura Construído pelo GCRE • Luís Baptista


CFIC 01 Estrutura

Título sobre fundo branco com sombreado. Tamanho de letra variável, dependente do tamanho do título.

| By: Departamento de Relações Exteriores e Apoio aos Utentes | 2012

Assinatura do produtor

Título

Imagem de acordo com o tema proposto. Cor variável, dependente do serviço ou da abordagem emocional do tema. Recuso a gradiantes e blenders.

Curso n.º 00 (Ação n.º 00)

Formadores

Nome do(s) Formador(es)

Informações sobre o curso: Formador; Destinatários; Critérios de Seleção; Objetivos.

Destinatários

Público alvo Critério de Seleção

Consultar o Centro de Formação, Investigação e Conhecimento (CFIC)

Objetivo

Objetivos da formação

Informações complementares: Data do curso (25pt) Data de inscrições (12pt) Horário Local

00 de Mês2011 Inscrição até: 00/00/2000 Duração: 00 horas Horário: 00h00-00h00 Local: a designar Organização: CFIC

Organização

A cor predominante do cartaz é variável, dependendo do tema ou do encadeamento dos cursos por fases.

Tipografia:

Segoe UI (Regular, Itálic, Semibold e Bold)

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUWVXYZ:;,.ªº abcdefghijklmnopqrstuwvxyz:;,.ªº

Logotipos de entidades Cofinanciadoras

Logotipo Institucional | CFIC

7mm altura

Identificação do curso e da ação

7


Cartazes

Formação | Cursos Organização: Centro de Formação, Investigação e Conhecimento

Construídos pelo Gabinete de Comunicação • Luís Baptista

9


CFIC Curso n.º 01 Úlceras de Pressão e Feridas Crónicas - Formação Inicial

Por solicitação da Enf.ª Isabel Basílio a imagem do cartaz deste curso foi revista, de forma, a suavizar um tema sensível do ponto de vista Humano e emotivo, em que o doente que sofre deste tipo de feridas se encontra. O objetivo da imagem foi transmitir a paz de espírito necessária e que muitas vezes os enfermeiros assistem deste tipo de doente e que tentam transmitir. Para este curso, foi direcionado a enfermeiros e foram produzidos cartazes para as ações 1 e 2. Este curso foi co-financiado. A divulgação e distribuição de materiais foi da responsabilidade do CFIC.

11


CFIC Curso n.º 02 Úlceras de Pressão e Feridas Crónicas - Formação Periódica

Por solicitação da enfermeira Isabel Basílio, foram concebidos os cartazes para o curso nº 2, respeitante a Úlceras de Pressão e Feridas Crónicas - Formação Periódica. De forma a criar diferenciação entre este curso e o curso n.º1, foi invertida a imagem e alterada a cor. Decidiu-se manter a imagem por uma questão de coerência e identificação do tema das Úlceras de pressão. Este curso foi destinado a enfermeiros, e foi construido o cartaz para a ação 1. A divulgação e distribuição de materiais foi da responsabilidade do CFIC.

13


CFIC Curso n.º 05 Cuidados em Fim de Vida

Solicitado pela Enf.ª Isabel Basílio, foram concebidos os cartazes de divulgação do curso de n.º 5 com o tema “Cuidados em Fim de Vida”. Este curso foi direcionado a enfermeiros e foram concebidos cartazes para as ações 1 e 2. Este curso foi co-financiado. A divulgação e distribuição de materiais foi da responsabilidade do CFIC.

15


CFIC Curso n.º 06 Ética, legalidade e decisão

Solicitado pela Enf.ª Isabel Basílio, foi concebido o cartaz de divulgação do curso de “Ética, Legalidade e decisão”. A imagem concebida para a divulgação deste curso, assenta na manipulação tipográfica do nome do curso, e a colocação em plano de fundo do significado de ética, segundo a Wikipédia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Etica). Foi construido para este curso um cartaz para Maio, que não se realizou, e um para Novembro (ação 1). A divulgação e distribuição de materiais foi da responsabilidade do CFIC.

17


| By: Departamento de Relações Exteriores e Apoio aos Utentes | 2012

“Prevenção e Controlo de IACS“ Formação Inicial

Formadores

Ana Dora Veiga | Enfermeira Chefe, Especialista em Enfermagem Médico-cirúrgica, Membro Executivo da CCI; Brigitte Viegas | Farmacêutica Especialista em Farmácia Hospitalar, Membro Consultivo da CCI Rita Fonseca | Assistente Hospitalar de Patologia Clínica, Membro Consultivo da CCI; Rita Maia | Enfermeira Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica, Membro Executivo da CCI. Destinatários Enfermeiros da área de prestação de cuidados diretos de saúde (selecionados pela Comissão de Controlo de Infeção). Critérios de Seleção Estipulados pela CCI , de acordo com as orientações da Direção Geral da Saúde.

Objetivo imediato Dotar os formandos com informação necessária ao desenvolvimento de procedimentos que contribuam para a prevenção de IACS (Infeção Associada aos Cuidados de Saúde)- Recomendações da CCI. Objetivo final Que os formandos cumpram as recomendações da CCI no desempenho das atividades inerentes à sua função.

17 a 20 de Setembro2012

Inscrição até: 03/09/2012 Duração: 25 horas Horário: 09h00-13h00/ 14h00-17h00 (17 a 19 de Setembro) 09h00-13h00 (20 de Setembro) Local: CFIC Organização: CFIC

Curso n.º 09 (Ação n.º 02)


CFIC Curso nº 09 Prevenção e Controlo de IACS - Formação Inicial

Solicitado pela Enf.ª Isabel Basílio, foi concebido o cartaz de divulgação do curso de “Prevenção e Controlo de IACS - Formação Inicial”, dirigido a enfermeiros selecionados pela comissão de controlo de infeção (CCI) do Hospital de Faro. Este curso destinou-se a enfermeiros e foram concebidos cartazes para as ações 1 e 2. A divulgação e distribuição de materiais foi da responsabilidade do CFIC.

19


| By: Departamento de Relações Exteriores e Apoio aos Utentes | 2012

Programa de Acolhimento em Saúde Ocupacional

Formadores

Anabela Tapadinhas – Técnica Superior de Segurança e Higiene no Trabalho; Claudina Martins – Enfermeira Chefe; Lúcia Bandeira – Psicóloga. Destinatários

Profissionais de enfermagem do Hospital de Faro, EPE selecionados pelo Serviço de Saúde Ocupacional. Critério de Seleção

Consultar o Centro de Formação, Investigação e Conhecimento (CFIC)

Objetivo geral

Sensibilizar os enfermeiros para a Saúde e Segurança no Trabalho Objetivos especifícos

Pretende-se que os enfermeiros conheçam os riscos profissionais a que estão expostos no exercício profissional e conheçam as medidas de prevenção e proteção bem como a forma como se aplicam. Pretende-se que no final da formação os formandos reflitam criticamente sobre a prevenção dos riscos profissionais relacionados com a sua atividade profissional.

23 de Abril2012 Inscrição até: 10/04/2012 Duração: 04 horas Horário: 09h00-13h00 Local: CFIC Organização: CFIC

Curso n.º 10 (Ação n.º 02)


CFIC Curso nº 10 Programa de Acolhimento em Saúde Ocupacional

Solicitado pela Enf.ª Isabel Basílio, foi concebido o cartaz de divulgação do curso de “Programa de Acolhimento em Saúde Ocupacional”, dirigido a enfermeiros do Hospital de Faro, selecionados pelo serviço de Saúde Ocupacional. A imagem utilizada foi baseada no cartaz de divulgação da circular informativa nº. 57/10, de: 28.04.2010 (29 política de segurança e saúde no trabalho do Hospital de Faro, E.P.E.), sendo atualizada para saúde ocupacional. Para este curso foram construidos cartazes para as ações: 1 e 2. A divulgação e distribuição de materiais foi da responsabilidade do CFIC.

21


CFIC Curso nº 11 Programa de Formação para os Elementos Dinamizadores da Saúde Ocupacional

Articulado através da Enf.ª Isabel Basílio, foi concebido o cartaz de divulgação do curso de “Programa de Formação para os Elementos Dinamizadores da Saúde Ocupacional”, dirigido a enfermeiros, médicos e assistentes operacionais do Hospital de Faro, selecionados pelo serviço de saúde ocupacional do hospital. A imagem utilizada foi a mesma do cartaz de divulgação do curso n.º 10 que se baseia na imagem da circular informativa nº. 57/10, de: 28.04.2010 (29 política de segurança e saúde no trabalho do hospital de faro, e.p.e), sendo atualizada para saúde ocupacional. Este curso teve 2 ações. A divulgação e distribuição de materiais foi da responsabilidade do CFIC.

23


| By: Departamento de Relações Exteriores e Apoio aos Utentes | 2012

Programa de Acolhimento em Saúde Ocupacional

Formadores

Anabela Tapadinhas | Técnica Superior de Segurança e Higiene no Trabalho Conceição Gago | Enfermeira Lúcia Bandeira | Psicóloga Clínica Destinatários Assistentes Operacionais selecionados pelo Serviço de Saúde Ocupacional Critérios de Seleção Consultar o Centro de Formação, Investigação e Conhecimento (CFIC)

Objetivo geral Sensibilizar os Assistentes Operacionais para a saúde e segurança no trabalho. Objetivos especifícos Pretende-se que os Assistentes Operacionais conheçam os riscos profissionais a que estão expostos no exercício da sua atividade profissional e reconheçam as medidas de prevenção e proteção bem como a forma como se aplicam. Pretende-se que no final da formação os formandos reflitam criticamente sobre a prevenção dos riscos profissionais relacionados com a sua atividade profissional.

27 de Agosto2012 Inscrição até: 06/08/2012 Duração: 03h30 /1 dia Horário: 14h00-17h30 Local: CFIC Organização: CFIC

Curso n.º 12 (Ação n.º 06)


CFIC Curso nº 12 Programa de Acolhimento em Saúde Ocupacional

Articulado através da Enf.ª Isabel Basílio, foram concebidos cartazes de divulgação do curso “Programa de Acolhimento em Saúde Ocupacional”, dirigido a assistentes operacionais do Hospital de Faro. A imagem utilizada teve por base o curso 10 que utilizou o tema do cartaz de divulgação da circular informativa nº. 57/10, de: 28.04.2010 (29 política de segurança e saúde no trabalho do hospital de faro, e.p.e), sendo atualizada para saúde ocupacional e utilizando a variante cinza como fundo, de modo a diferenciar-se do curso n.º 10 (fundo vermelho). Para este curso foram concebidos cartazes para as ações 2, 3, 4, 5, 6, 7 e 8. A divulgação e distribuição de materiais foi da responsabilidade do CFIC.

25


CFIC Curso nº 14 Tarefas de limpeza e lesões músculo-esqueléticas: Identificação de perigos e medidas de prevençãopossíveis

Solicitado pela Enf.ª Isabel Basílio, foram concebidos cartazes de divulgação do curso de “Tarefas de limpeza e lesões músculo-esqueléticas: identificação de perigos e medidas de prevenção possíveis”, dirigido a assistentes operacionais com tarefas de limpeza, do Hospital de Faro. A imagem utilizada foi retirada de um banco de imagens gratuito e foca a base de um aparelho de limpeza. Para este curso foram concebidos cartazes para as ações 1, 2 e 3. A divulgação e distribuição de materiais foi da responsabilidade do CFIC.

27


CFIC Curso nº 17 Formação Inicial para Assistentes Operacionais

Solicitado pela Enf.ª Isabel Basílio, construí o cartazes de divulgação do curso de “Formação Inicial para Assistentes Operacionais”, dirigido a assistentes operacionais do Hospital de Faro. A imagem utilizada foi retirada de um banco de imagens gratuito e foca o sorriso de um homem jovem. Para este curso foi concebido um cartaz para a ação n.1. A divulgação e distribuição de materiais foi da responsabilidade do CFIC.

29


| By: Departamento de Relações Exteriores e Apoio aos Utentes | 2012

“Prevenção e Controlo de IACS“ Formação Inicial

Formadora

Rita Maia | Enfermeira Especialista, Membro Executivo da CCI. Destinatários

Assistentes Operacionais (selecionados pela CCI). Critérios de Seleção

Estipulados pela CCI , de acordo com as orientações da Direção Geral da Saúde.

Objetivo imediato

Dotar os formandos da informação necessária ao desenvolvimento de procedimentos que contribuam para a prevenção das IACS (Recomendações da CCI). Objetivo final

Que os formandos cumpram as recomendações da CCI no desempenho das atividades inerentes à sua função.

23 a 24 de Abril2012 Inscrição até: 13/04/2012 Duração: 14 horas Horário: 09h00-13h00/ 14h00-17h00 Local: CFIC Organização: CFIC

Curso n.º 18 (Ação n.º 01)


CFIC Curso nº 18 Prevenção e Controlo de IACS - Formação Inicial

Solicitado pela Enf.ª Isabel Basílio, foi concebido o cartaz de divulgação do curso de “Prevenção e Controlo de IACS - Formação Inicial”, dirigido assistentes operacionais selecionados pela comissão de controlo de infeção do Hospital de Faro. Este curso teve 1 ação e foi co-financiado. A divulgação e distribuição de materiais foi da responsabilidade do CFIC.

31


CFIC Curso nº 20 Antibioterapia na Prática Clínica

Solicitado por Isabel Rodrigues, foi concebido o cartaz de divulgação do curso de “Antibioterapia na Prática Clínica”, dirigido a médicos do Hospital de Faro. A imagem utilizada foi retirada de um banco de imagens gratuito e representa diversos tipos de medicamento, fazendo a analogia com antibóticos. Este curso teve um impulso de divulgação mais acentuado que os restantes cursos promovidos pelo CFIC. Esse impulso de divulgação mais acentuado, aconteceu pela forma como o curso foi enquadrado com o Gabinete de Comunicação. Para este curso, para além do cartaz, foi concebido um banner destinado à área do CFIC na intranet. Por insistência do impulsionador da ação, foram impressos cartazes A3 para a divulgação do curso e feita sair uma mailing list para os e-mails dos profissionais do Hospital pelo Gabinete de Comunicação, para além da divulgação promovida pelo CFIC. Este curso teve 1 ação. A divulgação e distribuição de materiais foi da responsabilidade do CFIC.

33


| By: Departamento de Relações Exteriores e Apoio aos Utentes | 2012

“Prevenção e Controlo de IACS“ Formação Periódica

Formadora

Ana Dora Veiga | Enfermeira Chefe, Membro Executivo da CCI; Destinatários

Enfermeiros e Assistentes Operacionais (selecionados pela CCI). Critérios de Seleção

Estipulados pela CCI , de acordo com as orientações da Direção Geral da Saúde.

Objetivo imediato

Fornecer aos formandos a informação atualizada necessária ao desenvolvimento de procedimentos que contribuam para a prevenção das IACS (Recomendações da CCI). Objetivo final

Que os formandos cumpram as recomendações da CCI no desempenho das atividades inerentes à sua função.

15 de Maio2012

Para esta ação de formação não é necessário o preenchimento e envio de ficha de inscrição Duração: 2 horas Horário: - Enfermeiros: 09H00-11H00 - Assistentes Operacionais: 11H00-13H00 Local: Auditório do Hospital de Faro Organização: CFIC

Curso n.º 42 (Ação n.º 01)


CFIC Curso nº 42 Prevenção e Controlo de IACS - Formação Periódica

Solicitado pela Enf.ª Isabel Basílio, foi concebido o cartaz de divulgação do curso de “Prevenção e Controlo de IACS - Formação Periódica”, dirigido a enfermeiros e assistentes operacionais selecionados pela comissão de controlo de infeção (CCI) do Hospital de Faro. Este curso teve 1 ação. A divulgação e distribuição de materiais foi da responsabilidade do CFIC.

35


| By: Departamento de Relações Exteriores e Apoio aos Utentes | 2012

Prevenção e Controlo de IACS para médicos - Formação Inicial

Formadores

Dr. Rui Pereira (Coordenador da CCI) Enf.ª Ana Dora Veiga (Núcleo Executivo da CCI) Dr.ª Rita Fonseca (Núcleo de Apoio Técnico da CCI)

Destinatários

Médicos

Critérios de Seleção

Consultar o Centro de Formação, Investigação e Conhecimento (CFIC)

Objetivo imediato

Dotar os formandos da informação necessária ao desenvolvimento de procedimentos que contribuam para a prevenção das IACS (Recomendações da CCI). Objetivo final

Que os formandos cumpram as recomendações da CCI no desempenho das atividades inerentes à sua função.

12 de Junho2012 Duração: 04 horas Horário: 09h00-13h00 Local: Sala nº 2 CFIC Organização: CFIC e CCI

Curso n.º 52 (Ação n.º 01)


CFIC Curso nº 52 Prevenção e Controlo de IACS para Enfermeiros - Formação Inicial

Solicitado pela Enf.ª Isabel Basílio, foi concebido o cartaz de divulgação do curso de “Prevenção e Controlo de IACS para Enfermeiros - Formação Inicial”, dirigido a médicos do Hospital de Faro. Este curso teve 1 ação. A divulgação e distribuição de materiais foi da responsabilidade do CFIC.

37


CFIC Curso nº 54 Língua Inglesa - Iniciação

Articulado entre a coordenadora do Centro de Formação, Investigação e Conhecimento (CFIC), Dr.ª Emília Parreira e o Gabinete de Comunicação foram concebidos materiais de divulgação para o curso n.º 52: “Língua Inglesa - Iniciação”. O curso “Língua Inglesa - formação inicial” foi promovido pela entidade externa Qualitividade Consultadoria, Lda., sob um regime de co-financiamento de fundos comunitários e foi direcionado a funcionários com habilitações iguais ou superiores ao 9º ano de escolaridade e inferiores ao bacharelato. Para este curso foi concebido 1 cartaz de divulgação e 1 banner para a intranet, a colocar na área do CFIC. A divulgação e distribuição de materiais foi da responsabilidade do CFIC. Este curso teve 1 ação.

39


CFIC Controlo Sintomático de Cuidados Paliativos

Solicitado por Isabel Rodrigues, foram concebidos 3 cartaz de divulgação do conograma para cursos de Controlo Sintomático de Cuidados Paliativos, impulsionado pela Dr.ª Dagoberta Lima, enquanto responsável da unidade de cuidados paliativos do Hospital de Faro. Como imagem de divulgação do curso foi utilizado o pictograma e a cor que representam os cuidados paliativos no Hospital de Faro. Cada cartaz apresenta diversos temas, dentro da temática dos cuidados paliativos, com diversos oradores. Estes cursos assumem a meu entender o carácter de formação em serviço. A divulgação e distruibuição de materiais foi da responsabilidade do CFIC.

41


| By: Departamento de Relações Exteriores e Apoio aos Utentes | 2012

Cronograma de formação do Serviço de Urgência

Título

Formador

Protocolo de sincope

Dr. Pedro Sousa

Enfarte Agudo do Miocárdio

Dr. Jorge Mimoso

Público-alvo: Médicos

Dia/hora 29 do Maio

Local

11h30-12h15

Sala de Reuniões da UCISU

30 de Maio 11h30-12h15

Sala de Reuniões da UCISU


CFIC Cronograma de formação do Serviço de Urgência

À semelhança do curso de Controlo Sintomático de Cuidados Paliativos, também o Cronograma de formação do Serviço de Urgência, visou dar a conhecer ao medicos a formação em serviço do Serviço de Urgencia. A iniciativa foi impulsionada pela Dr.ª Dagoberta Lima, do Serviço de Urgência Geral e foi articulada através da Isabel Rodrigues, do Centro de Formação, Investigação e Desenvolvimento (CFIC). Este cartaz apresenta diversos temas, dentro da temática do Serviço de Urgência Geral, com diversos oradores. Estes cursos assumem o carácter de formação em serviço. A divulgação e distruibuição de materiais foi da responsabilidade do CFIC.

43


CFIC Mendley - Gestor bibliográfico e de pdf’s

Articulado com o Centro de Documentação, uma seção do Centro de Formação, Investigação e Conhecimento, foi concebido o cartaz para o curso: Mendley - Gestor bibliográfico e de pdf’s. A iniciativa foi impulsionada pela técnica superior Angela Mota, do Centro de Documentação do Hospital de Faro. A imagem representa os ícones do Adobe Acrobat (reader ou profissional) como se fossem diversos ficheiros a convergir para um só pacote. A divulgação e distruibuição de materiais foi da responsabilidade do CFIC.

45



Hospital de Faro - Cfic 2012