
3 minute read
OBJETIVOS
Este estágio tem como principal objetivo consolidar novas aprendizagens adquiridas ao longo da frequência do Curso de Treinadores de Kiteboard (nível 1), desde novas técnicas e métodos na lidação com o aluno, na organização do método de acompanhamento dos atletas, até à organização da escola de kitesurf.A partir do documento Plano Individual de Estágio, criado à priori da realização deste período de estágio, podemos encontrar algumas das atividades e objetivos definidos:
OBJETIVOS E ATIVIDADES (Grandes Tarefas) DO ESTÁGIO Objetivos Individuais do Estágio (Focados apenas no treinador estagiário) 1. Fomentar e dinamizar uma aprendizagem do kiteboard de forma interessante e segura. 2. Motivar futuros atletas e praticantes da modalidade. 3. Participar de forma ativa na dinamização da escola e do seu espaço de ação. 4. Organizar um dossiê de estágio técnico pedagógico em formato digital. Atividades (Grandes tarefas) do Estágio 1. Participar / melhorar na organização de tarefas e planos individuais de trabalho para alunos ou atletas. 2. Dinamizar uma competição de saltos “Big Air” no spot de Cabanas de Tavira. 3. Dinamizar um workshop relacionado com as várias vertentes do “Foil” como motor de desenvolvimento tecnológico aplicado em várias modalidades.
Advertisement
Atividades (Grandes Tarefas) Subtarefas
1. Participar / melhorar na organização de tarefas e planos individuais de 1.1 Levantamento das necessidades relativas ao atleta/aluno, treinador e escola. 1.2 Análise do plano individual de trabalho aplicado na atualidade.

trabalho para alunos ou atletas.
2. Dinamizar uma competição de saltos “Big Air” no spot de Cabanas de Tavira.
3. Dinamizar um workshop relacionado com as várias vertentes do “Foil” como motor de desenvolvimento tecnológico aplicado em várias modalidades. 1.3 Reorganização e aplicação de melhoramentos no plano individual de trabalho. 2.1 Preparação do regulamento; condições de participação, regras e plano de segurança. 2.2 Calendarização e partilha do evento nos vários meios de comunicação. 2.3 Preparação do spot e meios associados à organização do evento. 2.4 Contacto com os atletas e partilha das condições e regulamento do evento. 3.1 Preparação dos vários tópicos a abordar dentro da temática do “Foil”. Organização de conteúdos com vista à apresentação. 3.2 Preparar local para receção do evento. 3.3 Contactar atletas de várias modalidades associadas ao “Foil” para estarem presentes com o seu testemunho sobre a modalidade e o equipamento associado à mesma. 3.3 Convidar e publicitar o evento junto da comunidade.
Em termos de concretização dos objetivos que me propus inicialmente, posso referir que todas as atividades e objetivos foram concretizados na integra. Ressalva-se apenas a não concretização de algumas das grandes atividades nos moldes e datas planificadas inicialmente, devido aos constrangimentos causados pelo confinamento e medidas restritivas derivadas à pandemia do vírus COVID-19. Mesmo assim, com esforço e empenho e muita ajuda da minha equipa na EOLIS e outros colegas da modalidade, tudo se conseguiu concretizar e com elevado grau de sucesso.
Como treinador estagiário, tentei sempre passar para os meus alunos e atletas, a confiança necessária para encarar as dificuldades inerentes à aprendizagem do kitesurf, sempre com respeito por todas as regras de segurança e seguindo as sugestões da minha orientadora Sandra Santos,

treinadora já com muitos anos de experiência e que leva a segurança na aprendizagem desta modalidade ao expoente máximo.Apesar das regras e restrições que o COVID-19 nos trouxe, tentei sempre manter a boa disposição durante as sessões com os meus alunos, para que a experiência destes na aprendizagem fosse o mais positivapossível!
Durante todas as sessões com os meus alunos, tentei sempre dar o melhor feedback, de modo que estes percebessem não só as minhas indicações, bem como o processo de progressão da sua aprendizagem. Para isto planifiquei e registei em todas as sessões, os vários exercícios realizados, condições de vento, equipamento utilizado e partilhei todos estes dados com os atletas em questão, quer no final das sessões, quer no início, para estabelecer alguns objetivos a atingir.Estes Planos de Sessãoestão igualmente disponíveis no Dossier de Estágio Digital.
Após a última sessão realizada na nossa escola, fui responsável por proceder ao registo dos meus alunos na plataforma da International Kiteboard Organization(IKO), onde a partir da mesma estes recebem um cartão virtual com o seu nível certificado, bem como têm a oportunidade de deixar um comentário à sua experiência com a EOLIS, bem como ao meu trabalho como instrutor. Posso congratular-me que desde sempre os nossos comentários, quer da escola, quer como instrutor têm sido sempre muito positivos!

