Page 1

6º Edição 2010/2011

O Camaleão Agrupamento de Escolas de Montenegro Jornal Escolar Online


Editorial É com enorme prazer que lhe dou as boas-vindas, à sexta edição do nosso jornal escolar online, “O Camaleão”. E chegámos ao Verão!! Mais um ano letivo se passou e eis que chega a época mais desejada por todos os alunos… as férias! Espero que este ano tenha sido para todos, um ano cheio de sucesso e que os vossos objetivos tenham sido atingidos. Deste modo, chega ao fim mais um ciclo de trabalho com esta equipa, que para todos vós, fez estas três últimas edições do nosso jornal escolar online. E para o ano? Bem para o ano, ainda não sei… avizinham-se muitas mudanças no nosso agrupamento e na nossa escola... mas no que me diz até à data, a experiência com este jornal foi muito motivadora e interessante, espero que o tenham gostado de o ler, tal como nós temos gostado de o fazer! É com alegria, mas também com um traço de tristeza que fecho esta poucas linhas desta editorial, pois alegrou-me esta experiência, que foi a realização do jornal escolar online, mas ao mesmo tempo, gostaria de ter tido um maior feedback do nosso trabalho ou um maior envolvimento da comunidade com o mesmo! Não poderia uma vez mais deixar de agradecer a esta equipa fantástica, que produziu mais uma edição do nosso jornal. Por isso, a todos o meu Muito Obrigado! Bom Trabalho! Ricardo Raposo

Equipa: - Coordenação Prof. Ricardo Raposo - Montagem Gráfica Prof. Ricardo Raposo - Capa Mohcine Nader - Artigos Turma 9ºC G.Disciplinar Matemática - Colaboração Equipa BE

Índice 

Os Animais Mais Estranhos do Mundo, por Lucas Sá e David Franck, páginas 5 a 7.

A Camada de Ozono, por Ângelo Sousa e David Sousa, páginas 8 e 9.

Como Ganhar Dinheiro nas Férias de Verão, por Adriana Pereira, páginas 10 e 11.


Criticas à Nossa Escola, por Bárbara Alves e Suzana Alves, páginas 12 e 13.

Depois do 9º ano..., por João Formigo e Leonardo Louro, páginas 14 a 16.

Entrevista com Patrícia Galvão, por Alexandre Faustino, páginas 17 a 19.

DELF SCOLAIRE, por Pedro Conceição e Mohcine Nader, páginas 20 e 21.

Invenções Estranhas, por João Rosário e Mário Reis, páginas 22 e 23.

Vida Selvagem, por Beatriz Faísca e Tiago Careira, páginas 24 a 26.

Moda Primavera Verão 2010/2011, por Jéssica Silva e Inês Santos, páginas 28 e 29.

Faro 2011 por Beatriz Faísca e Tiago Careira, páginas 30 a 32.

Rugby, por Ângelo e David Sousa, páginas 34 e 35.

Redes Sociais, por Bárbara Alves e Suzana Alves, páginas 36 a 38.

Passatempos de Verão, por Daniela Romão, páginas 39 e 40.

Visita de Estudo ao Parque da Ria Formosa, por alunos do 8C e 8D, páginas 41 a 45.


http://becre.agrupamontenegro.com

Veja o vídeo de apresentação da nossa biblioteca no nosso canal de vídeos.


E

m todo o lado, existem milhões de animais. Uns mais bonitos, outros maiores, outros mais ferozes. Existem mil e um tipos de animais, possíveis de enquadrar nas mais diversas categorias. Iremos então fazer uma lista dos animais mais estranho dos mundo.

LAGARTO DE GOLA: No deserto australiano habita um dos mais peculiares animais do mundo. É o Chlamydosaurus Kingii, também conhecido por lagarto de gola ou lagarto-dragãoaustraliano. Este lagarto tem uma grande quantidade de pele suportada por cartilagem por trás do seu pescoço. Para assustar os predadores, este animal levanta essa pele e abre-a, criando um efeito bastante espetacular .

TÁRSIOS: Os társios são pequenos primatas que vivem no sudoeste da Ásia e na China. Outrora habitantes bastante habituais da Terra, hoje já não são muito comuns. Estes animais possuem olhos gigantescos, para desenvolverem as suas atividades noturnas. Devem o seu nome ao osso tarso no pé que é bastante desenvolvido nos társios.

AIE-AIE: Nas profundezas das florestas do Madagáscar, vive o Aie-Aie, um primata nativo, em perigo de extinção. O Aie-Aie é noturno e arborícola, o seu pelo é negro e tem um dedo muito maior que os outros. Utiliza este dedo para tirar larvas dos buracos da árvores. Tem uns olhos grandes e possui uma boa visão noturna.


MACACO NARIGUDO: O Bornéu é o último lugar onde os mangues são as casas destes macacos. Extintos em todo o mundo, excepto nesta ilha, o macaco narigudo deve o seu nome a um enorme e flexível nariz, “instrumento” muito importante no acasalamento. Segundo os povos da Indonésia, este animal é um guia espiritual e um exemplo para os humanos, e tem como missão iluminar o caminho ao Homem.

AXOLOTLE: Muito popular como animal de estimação nos Estados Unidos, o axolotle é a classe mais conhecida de salamandras mexicanas, que vive no meio aquático. O axolotle não evolui da sua fase de larva, crescendo em apenas em tamanho sem se desenvolver. Pode medir de 15 cm a 45 cm, possui uma cauda e barbatanas que vão da cabeça até ao fim do corpo. É muito utilizado em laboratório devido à sua capacidade de regeneração.

UACARI: Estes macacos carecas habitam na floresta Amazónica, estando ameaçados de extinção. Além da sua cara extraordinariamente feia, os uacaris distinguem-se por terem uma cauda muito curta. São uma espécie muito barulhenta e agitada capaz de saltar mais de 6 m.


TOUPEIRA-NARIZ-DE-ESTRELA: Este animal vive nos túneis que escava na América do Norte. O seu focinho é constituído por pequenos tentáculos em forma de estrela. A toupeira utiliza estes tentáculos como órgãos sensoriais, para procurar comida e guiar-se pelo o escuro dos túneis. É cega, tem 15 a 20 cm e é tão boa nadadora quanto escavadora.

PICHICIEGO-MENOR: O Pichiciego-Menor é o menor animal da família dos tatus. Tem 10 cm é um dos mamíferos mais raros do mundo. Vive nos túneis subterrâneos debaixo das planícies da Argentina Central. Tem uma carapaça e pelo branco e macio e passa a vida nas suas tocas subterrâneas. Raramente é visto pelos humanos e tem a capacidade de “nadar na areia” (deslocase muito depressa sobre a areia).

BLOBFISH: Nas profundas água da Tasmânia e da Austrália vive este horrível peixe. Tem constituição esponjosa e gelatina, tornando-se menos denso que a água profunda, “flutuando no fundo”, não se cansando a nadar. Por viver em zonas onde a pressão é dezenas de vezes superior à do nível do mar, raramente é visto por humanos. Encontra-se em vias de extinção.

Por David Franck e Lucas Sá


Atualmente este é o tamanho do buraco existente na camada do ozono. Se a população mundial continuar a aumentar e a emitir cada vez mais poluição para a atmosfera este buraco vai aumentar!

•Os raios UV, altamente energéticos vão conseguir chegar à superfície terrestre e vão destruir as proteínas e o ADN, provocando cancro da pele, cataratas, alterações no sistema imunitário, danos nas colheitas, morte de vários animais e de plantas. •Em todo o mundo, as massas de ar circulam, sendo que um poluente lançado em Portugal pode atingir a América facilmente devido a correntes de convecção. Na Antárctida por sua vez, devido ao rigoroso Inverno de seis meses, essa circulação de ar não ocorre e, assim, formam-se círculos de convecção exclusivos daquela área.


Qual pode ser o teu contributo para diminuir a emissão de CFC's para a atmosfera? Quando comprares aerossóis, artigos de

refrigeração ou espumas, certifica-te que não têm CFC’s; Em vez dos “sprays”, opta por produtos

“roll-on” ou “stick”, desodorizantes que sejam amigos do ambiente; Preferir produtos que respeitem o

ambiente.


Queres ter o teu próprio ordenado durante as férias de Verão? De certeza que não terás paciência de pedir dinheiro aos teus pais e ouvires um redondo “Não!”, principalmente naqueles dias que queres sair à noite e não tens nenhum dinheiro porque já o gastas-te todo! Estás disposto(a)? Então espreita aqui… não te arrependerás!!

Pontos Positivos do teu primeiro emprego  Uma boa qualificação/experiência;  Possuíres um bom currículo ;  Saberes como serás entrevistado(a); As várias questões que te farão na tua 1ªEntrevista de emprego  Falares sobre ti. Isso irá permitir ,que a pessoa que te está a entrevistar, crie um perfil psicológico inicial sobre ti;  Irão fazer-te perguntas que terão armadilhas;  Terás de ser objectivo nas tuas respostas, sem rodeios;  As tuas melhores qualidades e defeitos. Cuidado! Não exageres.  Os teus interesses pessoais. As tuas atividades fora do trabalho e até que ponto estas envolvido(a) e se as mesmas poderão prejudicar o emprego;

Vários empregos Ama (Baby siter)

Ajudante de cozinha

Nadador(a) salvador(a)

Lojista

Barman

Animadores de Festas

Monitores para colónias

Assistentes de Callcenter

Bailarinas

Recepcionista

Web designer

Empregado(a) de Mesa

Massagista


Ajudante de cozinha Têm como função ajudar o chefe ou o cozinheiro cortando legumes, frutas, carnes entre outras. Também nas suas funções está incluído lavar loiça, pratos, panelas entre outras mais.

Lojista Têm como função a venda de produtos, tais como lembranças, vestuário entre outras. Um lojista para ter clientes terá de “chama -los”. E de que maneira? Por exemplo, numa loja de lembranças há beira-mar ou mesmo num espaço campestre terá de expor todos os produtos mais vendidos ou apelativos; Numa loja de vestuário terá de fazer a montra de maneira apelativa, a que os clientes entrem para consumirem/ comprarem os produtos expostos para venda.

Nadador(a) Salvador(a) Têm como função vigiar atentamente a sua área de responsabilidade, prestando redobrada vigilância ao grupos de risco: Crianças, idosos e banhistas. Também tem como função armar e desarmar o posto de praia, manter o corredor de salvamento desimpedido e livre, içar a bandeira verde, amarela ou vermelha conforme o estado do mar e ainda alertar os banhistas para os perigos que poderão correr. (Não poderá realizar esta atividade se não tiver um curso profissional do mesmo) http://www.sueste-ahnsf.com/index.php? option=com content&view=article&id=265&itemid=124

Barman Têm como função dirigir e orientar todas as atividades relacionadas com o serviço de bebidas, o que inclui a preparação e explicações quanto ao seu “espírito”, paladar, aroma e cor das mesmas.

Animadores de Festas infantis Têm como função entreter as crianças presentes nas festas, fazendo variados jogos tradicionais(jogo das cadeiras, macaquinho do chinês etc.), pinturas na face e arte com balões (espadas, cães, etc.). Também poderá vestir-se de palhaço ou de um desenho animado preferido pelas crianças.

Recepcionista Têm como uma função controlar a entrada e saída de clientes e equipamentos, ser responsável pela guarda e controle das chaves, atender chamas telefónicas dando informações ou procurando autorização para a entrada de visitantes.


Escola E.B.I/ JI de Montenegro- 2010/ 2011

Criticas à nossa escola : Nesta rubrica, tentamos dar a conhecer a opinião de vários alunos sobre o que está a funcionar mal na nossa escola.

A cortiça do tecto está a cair, e chove no corredor para a Biblioteca.

O mínimo para carregar o cartão, deveria de ser 0.50€. António , 5ºB

Inês Santos, 9ºC

Não há autorização para trazer bolas de casa. Afonso Cortesão , 7ºC

Não há papel higiénico e sabonete nas casas de banho. Jorge Fonseca , 8ºA

A papelaria está fechada na hora de almoço. Eugénio , 6ºD

Um banco partido à saída do Buffet. Pedro Torrado, 7ºC


O horário da Biblioteca, nem sempre coincide com os necessidades dos alunos. Bruno Martins, 7ºC

Não há controlo nas filas do buffet e do refeitório. Laura Castro , 7ºC

O campo exterior está em mau-estado. Miguel Santos, 9ºD

O primeiro intervalo da manha devia de ser maior. (30 minutos) Rafael Loch. 7ºC

Existe buling verbal na escola, e o assunto não é muito tratado. Inês Ramos. 5ºB

Acabar com as aulas de substituição. Alexandre Faustino, 9ºC

A Biblioteca está um pouco desorganizada. Carlos Sousa, CEF

As mesas estão riscadas. Anónimo, CEF


Um aluno depois de concluir o 9ºAno, poderá prosseguir com os estudos para uma área mais especifica. Nesta publicação, vamos mostrar os possíveis cursos em Faro.

O que é o ensino secundário? O ensino secundário é o ensino ministrado a adolescentes dos 14/15 aos 18 anos em Portugal, mas diferencia-se de país em país consoante o seu sistema educativo.

Tomas Cabreira: -Cursos científicos-humanísticos -Curso de Ensino artístico especializado -Cursos Profissionais -Cursos de Educação e Formação -Educação e Formação de Adultos -Português para Estrangeiros

Pinheira e Rosa: -Cursos científicos-humanísticos -Curso de Ensino artístico especializado -Cursos Profissionais -Cursos de Educação e Formação -Educação e Formação de Adultos -Português para Estrangeiros -Unidades de Formação de Curta Duração TIC Depois de concluir o 3º ciclo, pode-se continuar com os estudos indo para a escola secundária, que tem como duração de 3 anos letivos (10º ano, 11ºano e 12º ano) que se pode escolher um curso específico que a escola secundária proporciona para os alunos que pretendem continuar a estudar.


Liceu: -Curso Científico Humanístico -Línguas e Humanidades -Ciências Socioeconómicos -Profissional | Técnico apoio Psicossocial -Curso profissional de técnico de Óptica ocular

Conforme o sistema educativo, o ensino secundário pode ser ministrado em estabelecimentos com diversas designações. As mais frequentes são "escola secundária", "liceu", "ginásio" e "colégio". O ensino secundário encontra-se organizado em diferentes vias de educação e formação, que incluem: Cursos científico-humanísticos. Contemplam quatro áreas: Ciências e Tecnologias, Ciências Socioeconómicas, Línguas e Humanidades e Artes Visuais. Visam preferencialmente o prosseguimento de estudos.

Cursos profissionais, tecnológicos e do ensino artístico especializado.

Visam uma orientação mais direta para a vida ativa, que permite também o prosseguimento de estudos.

Os cursos científico-humanísticos estão organizados para permitir o prosseguimento de estudos de nível superior. Têm a duração de três anos. Destinam-se a alunos que tenham concluído o ensino básico. A oferta formativa compreende quatro cursos científico-humanísticos: 

Ciências e Tecnologias;

Ciências Socioeconómicas;

Línguas e Humanidades;

Artes Visuais


Os cursos tecnológicos são orientados na dupla perspectiva da inserção no mundo do trabalho e do prosseguimento de estudos de nível superior. Têm uma duração de 3 anos.

Os cursos profissionais são destinados a jovens que tenham concluído o 3.º ciclo do ensino básico e que pretendam um ensino prático e mais orientado para o mundo do trabalho. As aprendizagens são organizadas em módulos que permitem uma maior flexibilidade ao longo do percurso escolar que corresponde a três anos. Além da aquisição de conhecimentos e de competências que preparam para o exercício de uma profissão, incluem um estágio e terminam com uma Prova de Aptidão Profissional. Esta prova consiste na demonstração das competências e conhecimentos desenvolvidos ao longo da formação. Após a conclusão de um curso profissional, obtém-se o ensino secundário e a certificação profissional.

O ensino artístico especializado de nível secundário inclui as ofertas educativas de Artes Visuais, Audiovisuais, Dança e de Música. Opções:  Artes Visuais: Design Gráfico, Cerâmica, Equipamento, Ourivesaria, Têxteis, Realização Plástica do Espetáculo;  Audiovisuais: Cinema e Vídeo, Fotografia, Luz, Multimédia e Som;  Dança: Dança Clássica, Moderna e Contemporânea;  Música: Execução Instrumental, Canto e Canto Gregoriano.


P

atrícia Galvão, é uma dançarina de Hip Hop, ex-aluna do Instituto D. Afonso III

(INUAF), e atualmente piloto de Ralis e Professora de Educação Física. Esta jovem dançarina que pertence à Academia de Dança do Algarve, tem um futuro promissor. Descobriu o gosto pelo Hip Hop há pouco tempo e atualmente,

dá aulas deste género de

dança a jovens e participa em convenções a nível nacional.


Patrícia Galvão Alexandre Faustino (AF) - Como e quando surgiu o gosto pela dança? Patrícia Galvão (AF) - O verdadeiro gosto pela dança surgiu por volta dos meus 10 anos. Iniciei aos meus 7 anos por incentivo a minha tia materna na dança clássica, mas inicialmente não foi fácil a adaptação pois achava demasiado complicado e exigente. Depois comecei por frequentar aulas de dança moderna e finalmente aos meus 16 anos encontrei o estilo que mais se adequava aos meus ideais, o hip hop. AF - Atualmente, participas em competições de Hip Hop? PG - Atualmente dedico me apenas a grupos de exibição mas acompanho o grupo de competição da minha Academia em todos os momentos e sempre que posso ajudo no que for preciso. A minha última participação em competições foi o ano passado, mas infelizmente tive que optar e optei por ser apenas instrutora e deixar as competições como bailarina. AF - Pretendes fazer da dança a tua atividade profissional? PG - Sim. Felizmente abriram se algumas portas e aproveitei a oportunidade para me dedicar a tempo inteiro à minha Academia, onde sou instrutora de 4 grupos diferentes e faço parte da Direção (Academia de Dança do Algarve). AF - Como te sentes quando danças Hip Hop? PG - Uiiiii…. Isso é quase indescritível, mas sentir a música e transmiti-la em forma de movimentos é como se conseguíssemos voar. Pode parecer exagero mas é como me sinto; muitas vezes, quando estou a dançar, sinto-me arrepiada ao mesmo tempo. É uma sensação única que só quem ama a dança a pode sentir. AF - Com que dançarinos gostarias de competir ou trabalhar? PG - Existem vários bailarinos com que gostava de trabalhar, competir nem tanto porque acho as competições de hip hop muito injustas em Portugal. Mas existe uma escola de hip hop que admiro em particularmente “All About Dance” - onde um dos coreógrafos e bailarino é o magnifico Marco Ferreira (vencedor do programa “Achas que Sabes Dançar”). Já há alguns anos que frequento workshops dele assim como já competi contra a sua crew. É uma bailarino fenomenal. Admiro bastante o seu estilo pois identifico-me com a sua maneira de dançar, uma fusão de hip hop e de dança contemporânea.


AF - Gostarias de um dia, fazer as coreografias para os videoclips de músicos famosos? PG - Sim gostava bastante, mas não é algo que ambiciono particularmente. AF - Tens perspectivas a nível nacional ou até mesmo internacional no mundo do Hip Hop? PG - Sim, já tive a oportunidade de competir fora do pais (Barcelona) mas como disse anteriormente já me deixei dessas andanças. As minhas perspectivas é continuar a desenvolver um bom trabalho dentro da minha Academia e contribuir para que o Algarve cresça a nível do hip hop, pois aqui no sul do pais, o hip hop ainda é muito pouco desenvolvido. AF - Achas que o Hip Hop é uma dança pouco divulgada? PG - Aqui no Algarve, no Alentejo e mais para o interior do Pais, penso que sim, mas em Lisboa, na margem Sul, Centro e Norte, as coisas funcionam muito melhor, O que não acontece aqui e às vezes a divulgação que é feita não é mais adequada e as pessoas ainda têm uma ideia muito errada do verdadeiro conceito hip hop. AF - Além do Hip Hop, sabes dançar algum género artístico? PG - Um verdadeiro bailarino de hip hop tem que ter formação em qualquer área da dança, desde o clássico ao latino. Estamos sempre em constante formação, pois os tempos vão mudando e as tendências também se alteram, mesmo na própria dança isso acontece e nós, como bons profissionais temos que estar sempre atualizados. AF - Quais são as tua perspectivas para o futuro? PG - Como já disse anteriormente, é continuar na Academia de Dança do Algarve e ajudar na sua dinamização e no seu crescimento com a excelente equipa que me acompanha.

Ver vídeo anexo a este artigo...


No passado dia 12 e 13 de Maio, alguns alunos da escola EBI/JI de Montenegro realizaram o exame de conhecimentos DELF SCOLAIRE (Diploma Escolar de Estudos em Língua Francesa), níveis A2 e B1, que decorreram na Direção Regional de Educação do Algarve. Os alunos: - Ângelo Sousa, nº 3; (turma 9ºC) - Mickael Morgado, nº18 (turma 9ºD); - Pedro Conceição, nº 18 (turma 9ºC) Foram os próprios alunos que se inscreveram para realizar o exame B1.

O que é o Delf Scolaire e a quem se destina? É um diploma oficial emitido pelo Ministério Francês da Educação, para certificar as competências dos alunos dos Ensinos Básico e Secundário, ao nível da compreensões oral e escrita e produções oral e escrita, de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas, da União Europeia. Este diploma corresponde aos 4 primeiros níveis de dificuldade da Língua – A1, A2, B1 e B2 . Os alunos realizam uma prova escrita colectiva e uma prova oral individual, de acordo com o nível a que o aluno se pretende candidatar.

Qual o interesse deste diploma? A certificação DELF é uma mais-valia para o Curriculum Vitae dos alunos, que pretendam candidatar-se a um estágio ou a um emprego, em que a língua francesa seja requerida, pois é um diploma reconhecido internacionalmente, nomeadamente pelas Universidades Francesas (são reconhecidos apenas os níveis B1 e B2).

Entrega dos diplomas: Os diplomas serão posteriormente entregues aos alunos numa cerimónia oficial, cuja data ainda não é conhecida.


Condições necessárias para ter sucesso no exame DELF A1 Neste nível são avaliados os primeiros conhecimentos da língua. Espera-se que o estudante saiba manter interações simples, podendo falar de si e do seu ambiente imediato. DELF A2 No DELF A2, o candidato é ainda avaliado no nível elementar, considerado como uma personagem social. Deve ser capaz de realizar tarefas simples do quotidiano. Ele pode usar as formas de intercâmbio mais comuns. DELF B1 Neste ponto, o candidato deve ser capaz de interagir, discutindo e dando a sua opinião lidando com situações imprevistas do quotidiano. DELF B2 No DELF B2, o candidato já deve ser suficientemente independente para defender sua opinião através de argumentos, desenvolver seu ponto de vista e negociar. O candidato deve ter um domínio da língua que lhe permita corrigir seus próprios erros.


Invenções Estranhas Com o passar dos anos, foram desenvolvidas diversas invenções curiosas, divertidas e bastante estranhas. Em homenagem ao empreendedorismo, dos inventores, apresentamos este artigo sobre várias invenções estranhas.

Aspirador USB! Pelo menos agora já pode limpar as migalhas de pão e o pó acumulado junto ao seu teclado. Alguém muito inteligente lançou um mini e leve aspirador de pó USB, de design retro, que se conecta à porta USB do computador para uma limpeza completa do mesmo. Tão completa que vem com um cabo extensível para que possa limpar cada canto da sua mesa!

Guarda-chuva para casais! O "Dualbrella" é um guarda-chuva desenvolvido para abrigar duas pessoas da chuva com a incrível vantagem que apenas uma das pessoas segura o guarda-chuva. A empresa norte-americana Hammacher Schlemmer decidiu apostar no curioso guarda-chuvas para casais e está a comercializa-lo via internet por US$ 39,95 (cerca de 36 euros)

Camas automáticas! Acreditem… a humanidade finalmente atingiu um ponto sem retorno de preguiça. Podem não acreditar, mas esta cama que é perfeitamente capaz de se arrumar sozinha. Porém, a invenção não deixa de ser interessante; além de trazer as camas para um novo nível de automatização, combina totalmente com aquelas pessoas que acham que a cama se arruma sozinha.


Despertador que foge de si! Gauri Nanda dos EUA inventou o "Clocky", um rádio despertador que foge de si e se esconde, se não se levantar da cama à hora indicada. Quando o alarme toca pode apertar o botão “snooze” apenas uma vez. Se mesmo assim não se levantar, o Clocky saltará da sua mesa-decabeceira e sairá correndo desesperadamente enquanto toca o seu alarme, batendo em qualquer objecto até encontrar um local para descansar. Então ai, terá de se levantar para o desligar, ou seja, é obrigado a acordar. O Clocky encontrará locais diferentes para se esconder a cada dia, como se fosse uma brincadeira.

Guardadores para frutas! Ideal para pôr na sua mochila, mala ou no bolso sem o risco de se sujar. Só é preciso ter o cuidado de comprar frutos do tamanho ideal para que seja compatível com o seu “Guardador”.

Repelente de adolescentes! Howard Stapleton criou um repelente de adolescentes electromecânico. O equipamento emite um irritante ruído de alta frequência projetado para ser ouvido por adolescentes, mas não por adultos. O "Mosquito", "impedidor" de adolescentes ultrassónico é direcionado para resolver o problema de aglomerações de crianças e adolescentes em festas, discotecas, centros comerciais, lojas ou em qualquer lugar em que eles estejam a causar problemas, alegando ser "a ferramenta mais eficiente na sua luta contra comportamento antissocial". O inventor utilizou a mesma tecnologia para criar toques de telemóvel audíveis para adolescentes, mas não para os seus professores.


Vida Selvagem

Nome: Lince Ibérico Nome científico: Lynx pardinus Família: Felidae Espécie: Lince pardinus Habitat: Mediterrâneo Características físicas: Pelagem castanho-avermelhada coberto de manchas pretas o peso médio de um macho é de 12kg e as fêmeas de 9kg. O tamanho é semelhante ao de um gato . Alimentação: O coelho bravo constitui 80 a 90% da sua alimentação Tempo de gestação: O tempo de gestação é de cerca 2 meses Curiosidades: É um animal essencialmente noturno, é muito bom trepador e por dia pode deslocar-se certo de 7 km. O lince tem 28 dentes.


Nome: Foca Nome científico: Phoca vitelina Família: Focídeos, Pinípedes Espécie: Mamífero Habitat: Polo Norte Onde vive: Nas zonas frias, geladas e polares Características físicas: Ela tem uma camada grossa de gordura, o que a protege do frio; A cor do pelo é branco ou cinzento, dependendo da família a que pertencem; Ela tem os membros posteriores e anteriores em forma de barbatana, o que a torna numa excelente nadadora; A foca pesa entre 80 e 100kg e pode medir até 1,8 m; Ela não tem orelhas. Alimentação: Carnívora, comem peixes e cefalópodes (lulas); Tempo de gestação: O seu tempo fértil é entre Fevereiro e Maio e permanece grávida entre 9 a 11 meses; Curiosidades: A foca vive entre 20 e 25 anos; Para comunicar com outras focas faz uns grunhidos e guinchos muito agudos de vários tipos; A foca pode nadar até 100m de profundidade.


Nome: Camaleão Nome científico: Chamaeleo chamaeleon Família: Chamaeleonidae Espécie: Réptil Habitat: montanhas, florestas pluviais, savanas, desertos e estepes. Características físicas: Os camaleões têm até 60 centímetros de comprimento, com uma língua muito grande para apanhar as suas presas, como e patas fortes. Tempo de gestação: Não encontrado. Alimentação: essencialmente moscas e insetos. Curiosidades: Consegue estender a língua quase um metro de distância e mutação de pigmentação da pele..


Escolas e d o t n ame na O Agrup ntenegro estรก Web! de Mo ro.com

neg amonte p u r g a . www


Moda Primavera/Verão 2010/2011 http://www.portaisdamoda.com.br/noticiaInt~id~19715~n~moda+primavera+verao+2010+2011.htm

Estampados Vibrantes :  Os estampados na Primavera e verão, tem um impacto devido

a vida das

cores e do brilho! Os estilistas optaram por misturar varias cores e temas ao desenvolverem as roupas para a temporada. Os estampados podem ter a forma geométrica e romântica referenciando etnias .

 Um estilista muito famoso - Marc Jacobs – trouxe para as passarelas da semana da moda em Nova York, estampados com geometria i florais românticos, que relembrou a década de 70.

Transparências :

Na semana da moda em Nova York estiveram presentes vários

estilistas que optaram por roupas com transparências.

Para quem quiser utilizar transparências em vestidos, blusas, cal-

ças ou saias para uma produção muito feminina, basta compensar com peças mais discretas ( anéis, brincos, pulseiras, etc. ) . Com esta dica irão fazer sucesso nestas estações, um pouco mais calorentas.

Tecidos metálicos :

 Há algumas estações, o tecido metalizado tem vindo a aparecer nas passarelas, por isso já há um espaço reservado no roupeiro. Este tecido pode aparecer em vestidos, sais, calças e casacos.

Ombros marcados :

 Nos anos 80 os ombros marcados eram centro das atenções , que continua a ser uma forte tendência nas passarelas.


Dobras e drapeados:

Algumas formas pregas e dobras criaram efeitos interessantes, enquanto

os drapeados foram utilizados com originalidade para decorar vestidos de festa em comprimentos variados.

Quadris arredondados:

 Em calças, saias e, principalmente, vestidos os quadris tiveram destaque, resultante de pregas , que caracteriza a silhueta proposta por muitas passarelas durante os desfiles internacionais.

Macacões:

 Os macacões continuaram a marcar presença nas passarelas, com

cores

vibrantes, comprimentos e decotes variados eles trazem uma estética sofisticada, mas com muito conforto para o público feminino.

Preto básico:

 Os vestidos com preto básico chegam ainda mais curtos nesta estação, podem vir com mangas ou sob a forma cai-cai.

O visual pode ganhar um espírito mais clássico ou tradicional, dependendo dos acessórios que o completam.

Cintura marcada:

 Uma tendência que promete conquistar em 2011 é a cintura marcada que traz faixas, lenços e cintos para definir bem a cintura feminina!

 Seja com simples cordões, grandes fivelas ou simplesmente com peças de cós mais alto, a cintura da mulher aparecerá frequentemente marcada nessa estação!

Boudoir: A sensualidade feminina esteve bastante presente em coleções que exploraram a estética boudoir para o desenvolvimento de peças delicadas e sexy. Com muita renda, cetim, fitas e transparências ira arrasar nesta estação.


14/15/16/17 Julho 2011


Em 1982, promove-se um acontecimento marcante para toda a região e especialmente para a cidade de Faro, a 1ª Concentração de Motos de Faro, que fez deslocar ao terreno Vale das Almas, perto do Aeroporto de Faro e da praia da Faro, cerca de duzentos motociclistas, sendo somente quatro portugueses, à exceção dos elementos da organização. Desde essa data nunca foi interrompida a organização da concentração, havendo sempre a registar um aumento significativo de presenças, e maior diversidade de países representados. Todo o esforço desenvolvido em cada ano tem sido recompensado com a participação maciça de motociclistas e com o reconhecimento unânime da qualidade da organização, pela imprensa Nacional e Estrangeira. A importância do Moto Clube de Faro e da sua Concentração traduzem-se na passagem a "Concentração Internacional de Motos" em 1991, a única em Portugal a ser incluída no Calendário Internacional de Concentrações da Federação Internacional de Motociclismo (FIM).

Por ser um local onde não existem quaisquer infraestruturas, a organização tem que manter as estruturas básicas antes e durante os dias da concentração, com o mais alto grau de profissionalismo, todas as imensas e indispensáveis estruturas à Concentração são cuidadosamente montadas com bastante antecedência, envolvendo atualmente cerca de 1000 pessoas.


45,00euros por pessoa

Inscrições à entrada a partir de 13 de Julho de 2011

A inscrição dá acesso a: - Saco de inscrição contendo a T-shirt oficial, medalha, autocolante, uma surpresa diferente todos os anos, senhas de refeição, possibilidade de ganhar uma moto nova e uma semana em Daytona. - Acampamento - música ao vivo todas as noites - Shows surpresa todas as noites - Bares 24 horas por dia - Bike Show - Stands profissionais Feira Biker - Stands Tatuagem - Concurso de tatuagens - Miss T-shirt molhada - Centro médico - e muito mais! - Autocarro gratuito (para inscritos) da concentração para Faro e de Faro para a concentração a partir das 11 horas de quinta-feira até às 8 horas de Domingo. - O melhor ambiente possível de encontrar durante o Verão, um "caldo de culturas" que reúne o que há de melhor na Europa: Os Motociclistas de espírito livre! Tudo isto sob o sol algarvio. - Ser um dos que podem dizer "eu estive em Faro", a Meca europeia do motociclismo!


Para mais informações: http://www.motoclubefaro.pt/Actividades/Saloes/Bilbao/ _Imprensa_Bilbao/Home_PT/body_home_pt.html


O Rugby apareceu pela primeira vez na região de Warwickshire em 1823, quando o jovem aluno de 16 anos William Webb Ellis, pegou na bola com as mãos e correu direito à baliza adversária, numa gritante expressão de desacordo com as já estipuladas regras do “Football Association”. Posteriormente os Clubes Ingleses criaram a RFU (Rugby Footbal Union), Federação Inglesa da modalidade, que se encontra filiada no IRB (International Rugby Board), Federação Mundial da modalidade que conta atualmente com mais de 100 Federações suas filiadas nos 5 Continentes. Onde se encontra Portugal através da Federação Europeia FIRA-AER, que foi seu membro fundador em 1934.

Regras Básicas de Rugby 1-O jogo ocorre num campo de relva, de dimensões semelhantes às de um campo de futebol, que é igual ao da figura em baixo. 2- A bola é de couro e de formato oval (maior e mais pesada que uma bola de futebol americano e sem costura). 3- Cada equipa é constituída por 15 jogadores, podendo tomar as posições avançados e/ ou três quartos ("3/4"). 4- O objectivo é colocar a bola no in goal adversário. O in goal é a área localizada imediatamente após a linha de fundo. É sempre necessário colocar a bola no chão, não serve apenas entrar com a bola na mão ou atira-la ao solo. 5- São infracções: Passar a bola para a frente, derrubar um jogador que não esteja em posse da bola, segurar a bola se o jogador em questão estiver deitado no chão, dentre outras.


Nova Zelândia Equipamento O equipamento da Nova Zelândia é inteiramente preto, produzido pela marca adidas com o logótipo da marca à direita e o símbolo da confederação à esquerda do jogador. A primeira vez em que a seleção fez um torneio no exterior, foi na Austrália, em 1884. Quando a confederação neozelandesa foi fundada, em 1893, eles estipularam um equipamento totalmente preto. Mas só em 1901 é que os All Blacks adoptaram a atual versão, que é hoje em dia considerada o equipamento de rugby mais conhecido do mundo.

Bibliografia http://pt.wikibooks.org/wiki/Guia_do_Rugby/ Introdu%C3%A7%C3%A3o www.fpr.pt/ficheiros_site_fpr/documentos/ formacao/rugby_nivel_I.pd

A Seleção Neozelandesa de Rugby é a melhor equipa de Rugby do mundo. Mais conhecidos como All Blacks , a seleção teve este apelido dado devido a um artigo britânico que se referia ao movimento de avanço sistemático da equipa como all backs (todos na retaguarda). Esta expressão foi mal entendida e tornou-se All Blacks, que hoje em dia tem a ver com a cor do equipamento. O rugby é o desporto principal da Nova Zelândia, e ser escolhido para compor a seleção dos All Blacks é uma grande honra para os jogadores do país. Os neozelandeses são considerados os melhores “rugbistas” no mundo atualmente, devido a terem ganho a primeira Copa do Mundo em 1987, pelas dez vezes que foram campeões da Tri-Nations (Taça das 3 Nações) e pelos Grands Slams de 1978 e 2005 em que venceram as seleções da Inglaterra, Irlanda, País de Gales e Escócia. Atualmente, os All Blacks são titulares da Copa Bledisloe, um troféu anual que disputam com a sua maior rival, a Austrália. Os All Blacks ocupam a primeira posição do ranking da Federação Internacional de Rugby.


O que são redes sociais? As Redes Sociais Virtuais são grupos ou espaços específicos na Internet, que permitem partilhar dados e informações, sendo estas de carácter geral ou específico, das mais diversas formas . Há também a formação de grupos por afinidade, formando comunidades virtuais, com ou sem autorização, e de espaços abertos ou não para discussões, debates e apresentação de temas variados.

Vantagens: 1°Partilha de informação 2°Comunicação com amigos 3°Fazer amizades

Desvantagens: 1°Vulnaribilidade de informação 2°Pode ser feito copia das suas fotos, ou notas pessoais 3°Roubo de identidade


Para obter este conclusão., realizámos um trabalho estatístico, perguntando aos alunos, qual/ quais as redes que mais utilizam.

Facebook é uma rede social lançada em 4 de fevereiro de 2004. Foi fundado por Mark Zuckerberg ex-estudante da Universidade Harvard. Inicialmente, a adesão ao Facebook era restrita apenas aos estudantes da Universidade Harvard.

O YouTube é um site que permite que os seus utilizadores carreguem e compartilhem vídeos em formato digital. Foi fundado em fevereiro de 2005 por três pioneiros do PayPal.

MSN é um portal e uma rede de serviços oferecidos pela Microsoft envolvendo tecnologias de Internet. O logótipo representa uma borboleta, que "captura a imaginação e a liberdade" de conversar no MSN.


         

Praia Piscina Viajar Acampar Concertos Festas de praia Discotecas Bares Cafés Centos comerciais

Praia: Para além de particularmente adequadas para certas práticas piscatórias, as praias são local de eleição para atividades recreativas relacionadas a banhos de mar e sol e à natação, devido à facilidade e risco relativamente baixo de acesso ao mar, sendo geralmente locais de grande importância turística.

A praia serve também para:     

Uma piscina :     

É um tanque de água próprio para natação, mergulhos saltos ornamentais Outras práticas desportivas: como polo aquático hidroginástica

Descansar Bronzear Relaxar Apreciar as paisagens Colocar a leitura ou a conversa em dia


 

 

Viagens: Uma viagem é mais frequentemente realizada com fins recreativos turismo, para visitar amigos ou família, para realizar negócios ou para trabalhar (diariamente fazendo o percurso). A viagem pode ser local, regional, nacional (doméstica) ou internacional. Quando realizada a nível internacional, normalmente, as autoridades exigem um passaporte ou visto.

O campismo

 

Prática itinerante com alta proximidade com a natureza, onde o indivíduo carrega seu abrigo de forma a atender a principal necessidade de um ser humano: a proteção. O campismo nasceu da exigência do homem, em questão do abrigo e da proteção contra clima, tempo e animais.

Concerto:      

Ouvir música Dançar Meter a conversa em dia Fazer coisas que no dia a dia não se faz normalmente Apreciar a paisagem Apreciar o ambiente

Discotecas & Bares:  Ouvir boa música  Dançar com os amigos  Divertir-se  Conviver


VISITA DE ESTUDO AO PARQUE DA RIA FORMOSA No passado dia 9 de Maio, visitámos o Parque Natural da Ria Formosa. Alunos do 8º C e 8º D e os professores de Ciências Naturais, Carlos Carreira, e de Educação Física, Ricardo Roncon, acompanhados das suas bicicletas fizeram-se ao caminho. Depois da visita, os alunos construíram um relatório/reportagem dos temas principais abordados.

Percurso O Tomás do 8º C traçou o nosso percurso (ida e volta).

O que é um Parque Natural? Um parque natural é uma área de conservação, fora de uma área urbana, protegida por lei com o objectivo de preservar a flora e a fauna (animais e plantas) local e proporcionar um ambiente de lazer.

O Parque Natural da Ria Formosa O Parque da Ria Formosa é uma das mais bonitas riquezas naturais do Algarve, tanto pela variedade dos seus ecossistemas como pela sua singular localização. Este incrível paraíso natural estende-se ao longo de 60 km, desde a zona do Ancão (que pertence ao concelho de Loulé) até à da Manta Rota (no concelho de Vila Real de Santo António) e funciona como abrigo para aves migratórias e espécies muito raras. Só existem dois rios a alimentar a lagoa durante todo o ano. Os restantes cursos de água e ribeiras são sazonais e secam durante o Verão. As áreas que se encontram expostas nas lagoas podem ficar completamente submersas devido à influência das marés. As ilhas que se situam nesta zona são instáveis e as suas áreas variam entre os 500 metros e os 2 quilómetros. Atualmente usada como viveiro de mexilhão e ostras, esta zona foi em tempos aproveitada pelas salinas e até pela agricultura. Os objectivos do parque são preservar e desenvolver os recursos naturais. Isto contribui para a preservação dos habitats naturais da vida selvagem. Apesar de haver atividade humana no parque, a mesma não altera o equilíbrio do ecossistema, uma vez que tudo é feito de acordo com os métodos tradicionais.


O Símbolo do Parque Natural da Ria Formosa O Parque Natural da Ria Formosa escolheu o Caimão-Comum como símbolo porque é um dos pássaros que lá existe e está em vias de extinção; é uma espécie rara que vive em sítios húmidos e, em Portugal, existe e reproduz-se exclusivamente nestes lagos algarvios.

Salinas Donde provém a palavra salário? Vem de sal. Sim, isso mesmo, do popular cloreto de sódio, o indispensável sal de cozinha. Originalmente, do vocábulo latino “salarium”. Os soldados romanos recebiam o seu pagamento em sal. Por essa razão, com o tempo, “salarium” passou a significar soldo, ordenado, salário. A importância da produção de sal na Ria Formosa? As salinas da Ria Formosa têm uma grande importância. Como é uma área de descanso e/ou de alimentação para um grande número de limícolas, há uma grande necessidade de conservação deste habitat, numa área de passagem e ponto de apoio de inúmeras populações de aves.

Também vimos os antigos…

Tanques Romanos Os tanques são da época romana (século II d.C.). Os tanques romanos eram impermeabilizados com “opussigninum”, que é uma massa constituída por cal, areia, e tijolo triturado. Havia ainda uma cobertura de proteção a todo o conjunto.


O que se produzia nesses tanques? Foram especialmente construídos para salgar peixe e assim aumentar o período de conservação. Também se produzia uma pasta de peixe (o garum) produzida com peixe, ervas aromáticas, azeite e sal. O garum era um género de condimento muito utilizado na Antiguidade, especialmente na Roma Antiga. O garum ibericum era famoso. Em Roma, o garum chegou a ser um produto de luxo. É importante preservar o património arqueológico. O património arqueológico assume um valor inestimável pois através dele podemos descobrir e interpretar as vivências da nossa cultura. É extremamente importante preservar o património arqueológico para ficarmos a saber o sucedido num determinado sítio e numa determinada época.

Ao longo do todo o percurso vêem-se muitas aves… Podem observar-se neste parque natural 214 espécies de aves. Alguns exemplos…

Piadeira Anas Penélope

Marrequinho-comum Anas crecca

Pato-real Anas platyrhynchos

Maçarico-de-bico-direito Limosa limosa

Pato-trombeteiro Anas clypeata

Borrelho-grande-decoleira Charadrius hiaticulao


É importante preservar os habitats naturais, porque é preciso conservar as espécies. Cada espécie vive com determinados factores bióticos e abióticos, ou seja, cada espécie tem o seu habitat natural onde se pode desenvolver. A perda de habitats leva á extinção de muitas espécies (perda de biodiversidade). Quando se perde uma espécie, as consequências são difíceis de prever, pois essa espécie poderia ter um papel importante num ecossistema, ou poderia ter uma cura para uma doença, ser a solução para um problema, ou até mesmo uma matéria prima.

Os sapais São plataformas onde se instala uma compacta cobertura de uma vegetação muito característica que está submersa durante a maré alta e fica descoberta na maré baixa. Estes localizam-se em locais abrigados da costa, estuários, lagunas ou baías protegidas do impacto das ondas do mar, ao nível das marés. Os sapais estão entre as zonas mais produtivas da biosfera. O sapal por vezes é mais fértil para a produção de biomassa do que campos de trigo, visto que estes necessitam de adubos e fertilizantes e os sapais não. O sapal também tem uma grande atividade fotossintética devido à sua pequena profundidade, temperatura favorável e permite uma boa penetração da luz.


O sapal ajuda a limpar a água A sua vegetação tem uma forte atuação depuradora pela grande capacidade de absorção e fixação de metais pesados, muitos dos quais são tóxicos para outros seres vivos e os vários microrganismos lá existentes metabolizam e convertem em nutrientes, materiais que, de outra maneira, poluiriam as suas águas.

Por este motivo o sapal pode ajudar na redução da poluição. As condições de sobrevivência no sapal

são

extremamente

difíceis

para plantas que não estejam convenientemente adaptadas. Constitui um bom local de abrigo e permanência para várias espécies animais pois são águas calmas; funciona como viveiro para estas espécies, muitas delas com interesse para a nossa alimentação. ( Textos e fotos por Erica e Samantha, 8D Rute e Vanessa, 8C Rui, 8C Alexandra e Catarina Ferreira, 8D Maria e Márcio, 8C; Catarina Vasconcelos e Cátia, 8D Daniela, Adriana Pires e César; Maria e Joana, 8D Cristiana e Adriana canário, Rafael e Pedro Beiçudo, 8D; Beatriz e Bernardo, 8C

Para uma apresentação em prezi desta visita: http://prezi.com/cieaejuvza77/visita-pn-ria-formosa-trilhos/

Camaleão Online - 6ª Edição  

Jornal Escolar Online do Agrupamento de Escolas de Montenegro - Faro