Issuu on Google+

Dezembro 2016

O CamaleĂŁo

A vida aos

quadradinhos


Página 2

Editorial Devemos continuar a ter esperança na humanidade? Basta assistir regularmente aos telejornais e facilmente nos damos conta de que a humanidade enfrenta diariamente muitos problemas, alguns de uma dimensão apenas regional, outros que afetam todo o planeta...

A crise económica mundial, a intolerância social, manifestada no surgimento de radicalismos e movimentos fundamentalistas, os problemas ambientais e a fome que grassa em muitas regiões do planeta, as guerras que não vislumbram um fim e que não diferenciam, na sua sede, mulheres, homens ou crianças… o capitalismo desenfreado que a todos empobrece (menos aos seus mentores...), enfim, o rol seria imenso…

para rança e p s e há ainda , s a t n d os de to il de co a r n a i f s a e u , ap Mas, local m idade? a-nos que m n u a é m ca a hu mostr je o mundo á umas dé a i r ó h t A his oblemas, ho e que era e, apesar de pr cia viver d bemos hoj a estes r a ganân p a a r S e o . h a s l i to me éculos atrá r a econom iedade mul s ho soc is das ou frentar mel numa nte e ma s o m n e a e en; viv oler tudo, giotas temente t ritualm da i a p s s u e e ega icien a ou d os s l, suf ofrem físic da nossa p a r u ao t l ticu que s nsciência síveis u n s e o s a ais nde atenta os mais co uito m idade apre de m m s e t an amo os te; a; est paz. A Hum os exempl c i g ó l eco s e r da muito e valo d e n d a r g s s erro com o . alguns

Equipa Técnica Professores Helena Ramos Correia João Paulo Matos

Cabe então, a nós, a cada um dos leitores, a afirmação dos valores que achamos fundamentais, ensinados pelos mais velhos, para a construção do futuro da humanidade. Basta ensinar a ler e a usar o computador? Claro que isso não é suficiente! É preciso que cada um de nós esteja preparado para cuidar melhor dos outros e do planeta. A construção começa em ti, leitor, já hoje! Quando tu começares a fazer a diferença, o mundo já está no caminho certo, porque outros olharão para ti e te seguirão. Então, tu iniciarás o futuro! Afinal, há esperança, porque ela começa em ti!

levar vemos enas e d s o não n al somos ap nabém m fin rso a a t , os pe cujo ério Mas s m e a s s o fô iad hada, demas s, como se desen beste a a o d n n a hum a ba (perce as em de um nhecemos ágin gens árias p esco v d s o r o m criad ual te pela q razão ..) B. D?. o! ç Abra


Página 3

Dia Nacional da Cultura Científica O Dia Nacional da Cultura Científica, comemora-se a 24 de novembro e foi instituído em 1997, para comemorar o nascimento de Rómulo de Carvalho e divulgar o seu trabalho na promoção da cultura científica e no ensino da ciência. O nosso Agrupamento associou-se a esta comemoração ao longo da semana de 21 a 25 de novembro, através de um conjunto de atividades promovidas pelo grupo de Físico-Química e em articulação com a Biblioteca Escolar. Os alunos tiveram a oportunidade de participar em concursos, assistir a palestras ou simplesmente a disfrutar de poesia "científica" da autoria de António Gedeão. Mês Internacional das bibliotecas Escolares No âmbito das comemorações do Mês Internacional das bibliotecas Escolares desenvolveram-se várias atividades de dinamização e promoção da leitura, onde se procurou envolver toda a comunidade educativa. Da visita ao "Castelo dos Livros" à "caça" aos códigos QR na escola e no comércio local, passando pelo Concurso de slogans, Hora do Conto ( para as turmas do 1º Ciclo) e pelas sessões de formação de utilizadores...foi um mês rico em momentos especiais, que aqui mostramos em algumas fotos... Slogans Vencedores do concurso: 2º Ciclo—"Vem à Biblioteca Escolar que vais adorar" - Beatriz Pereira (6ºA); "Na Biblioteca Escolar, o tédio vais derrotar" José Pedro Bagagem (6ºC). 3º Ciclo -"Precisa de um livro espetacular? Venha à Biblioteca Escolar!" João Peres (8ºE) ; "Para aprender, ler e estudar...vou à Biblioteca Escolar" André Filipe Morgadinho (PCA).

Halloween No rescaldo do mês de Outubro, o Castelo dos livros transformou-se em castelo assombrado para assinalar o Halloween, propondo leituras assombrosas e momentos divertidos. Nesta exposição passaram muitos alunos e professores, para registar a transformação em personagem fantástica.


Página 4

Corta-Mato Escolar No dia 16 de novembro realizou-se mais uma edição do Corta-Mato Escolar do Agrupamento de Escolas de Montenegro - Faro. Este ano, esta atividade voltou a ter lugar no magnífico espaço do Vale das Almas e contou com a participação de alunos dos 1º, 2º e 3º ciclos, do nosso Agrupamento. Aqui ficam as imagens que ilustram alguns momentos deste evento, que incentiva todos os jovens e crianças para a prática desportiva e estilos de vida saudáveis.

Olimpíadas da Matemática No passado dia nove de novembro realizou-se, na nossa escola, a Prova das XXXV Olimpíadas de Matemática. Nesta atividade participaram trinta e oito alunos, que competiram em três categorias diferentes: préolimpíadas (5º ano), juniores (6º e 7º anos) e categoria A ( 8º e 9º anos). Esta iniciativa, segundo a opinião dos alunos, é muito importante porque lhes relembra o valor da matemática e os incentiva ao seu estudo. A disciplina, que tantas dores de cabeça causa, é neste dia vista com outros olhos e dá um novo alento a todos para que, com esforço, mas também com alegria, percebam o bicho papão que afinal não o é quando nos esforçamos...


Página 5

ERASMUS+ No passado mês de outubro realizou-se mais uma mobilidade no âmbito do projeto ERASMUS+, desta vez realizada no Reino Unido, mais concretamente a Wallasey. O nosso agrupamento fez-se representar com um grupo de quatro alunos e duas professoras. Ficam aqui algumas das fotos que ilustram os bons momentos partilhados e a excelente experiência para todos os alunos envolvidos.

Os “Rapazes de Liverpool” com a comitiva portuguesa

Com as mãos na massa… de scones.

Junto dos placards com os trabalhos / pesquisas desenvolvidos para a mobilidade, na biblioteca da Mosslands School.

Visita à cidade e ao museu de Liverpool

No recreio da “Mosslands School”, a nossa escola anfitriã em Wallasey Village.

Visita a Manchester e ao estádio e aos balneários da famosa equipa de futebol …

Quem resiste ao Ronaldo?

Os alunos puderam experimentar as camisolas de atuais e antigos jogadores do clube

E a “despedida” ao Reino Unido junto ao famoso “Yellow submarine”


Página 6

´

´

´ ´ ´

´

^

´ ´ ´

´ ~ ´

^

~ ~


Pรกgina 7


Pรกgina 8


Página 9

Extraído de Wikipedia.com


Pรกgina 10

Estou em linha...


PASSATEMPOS

Página 11

DESAFIO DE LÓGICA O casal Silva tem vários filhos. Cada filha tem o mesmo número de irmãos e irmãs, e cada filho tem duas vezes mais irmãs do que irmãos. Quantos filhos e filhas existem na família?

O esquilo é que diz a verdade!

ê


Página 12

R. Goscinny (Autor) MEY ERS, BERNARD (Auto r) A. Uderzo (D esenhador) L em outubro d ançado e 2016 Edição em Português .

As Aventuras de Blake e Mortimer - Livro 34: O Testamento de William S. Yves Sente (Autor) André Juillard (Autor) Edição em Português, com pré-venda a partir de 13 de dezembro.


Jornal "O Camaleão" EBM 2016 2017 edição de dezembro