Page 1

N° 18

REVIEWS, RETRO REVIEWS, OLD SCHOOL E MAIS


ÍNDICE EDITORIAL

Mais um mês, mais um Revista. Muita gente me pergunta o motivo de eu continuar fazendo essa Revista, pois “o povo hoje me dia não lê muito, poucas pessoas vão acompanhar” e tal. A resposta é bem simples: É a realização de um sonho de um cara que passou praticamente a vida toda cercado por Revistas de Games (Ação Games, SuperGamePower, Gamers e tantas outras). E enquanto eu tiver prazer em continuar escrevendo sobre o que eu amo, ela vai continuar existindo. E na Edição desse mês, eu mudei o layout das matérias, para tentar trazer para a Revista um ar mais Old School. Gostaria de saber de vocês o que acharam dessa mudança. Agradeço de coração a vocês, Carvalho, Jarrão, Elinewton, Lucas, Ygor Freire Fabio Santana, Renato Almeida e ao Marcelo Tavares e ao @asegavoltou por mais essa edição !! Luciano

- QUACKSHOT (MEGA DRIVE) ......................................... PÁG. 04 - FIFA SOCCER 95 (MEGA DRIVE) ................................. PÁG. 08 - OLD SCHOOL: NOVA GERAÇÃO X ANTIGA ................ PÁG. 12 - H.E.R.O. (ATARI) ................................................................ PÁG. 13 - HISTÓRIAS DO LEITOR: MEU PS2 .............................. PÁG. 16 - CADILLACS AND DINOSAURS ..................................... PÁG. 20 - ALTERED BEAST (ARCADE) ........................................... PÁG. 24 - SEÇÃO FLASHBACK ........................................................ PÁG. 28

ENVIEM SEUS REVIEWS PARA REVISTA.SUSSUWORLD@GMAIL.COM


´ UMA DE INDIANA JONES E

DONALD

DA

SEGA

A

E

MELHORES

DISNEY JOGOS

ENTREGAM DO

mEGA

UM

DOS

DRIVE. POR: LUCIANO COELHO

Eis que em um belo dia, Donald está mexendo na biblioteca do Tio Patinhas e se depara com um livro sobre o Grande Tesouro do Rei Garuzia. Esse Livro fala sobre um Tesouro que foi deixado por esse Rei. E junto a esse livro foi deixado um mapa com dicas em relação a localização desse tesouro. Donald fica empolgado, pois acha que se encontrar esse tesouro, ele ficará mais rico que o Tio Patinhas. Só que João Bafo de Onça estava observando e passa a perseguir Donald atrás do mapa. Ele consegue fugir em um primeiro momento, mas o Bafo de Onça não vai desistir tão fácil. Então ele chama Huguinho, Zezinho e Luizinho para ir com ele nessa aventura. Isso não antes de Margarida aparecer furiosa por Donald ter furado um jantar. Ele promete trazer uma surpresa e parte para a aventura. E essa é história de um dos melhores jogos da Sega e da Disney para o Mega Drive. Depois de Castle of Illusion, Quackshot nos mostrou que a Sega ainda tinha surpresas na manga para o Mega Drive. Quackshot é um jogo no estilo da série animada Ducktales, em que os personagens estão atrás de tesouros ao redor do mundo. E também com várias referências a Indiana Jones, com a mais célebre sendo o chapéu. O jogo é um primor em tudo que se propôe a fazer, tanto graficamente, quanto em gameplay. E na minha opinião, acho ele melhor que Castle of Illusion.

Quackshot tem gráficos mais bonitos e muito mais coloridos que Castle of Illusion. Ele é o segundo jogo da Disney que chega ao Mega Drive, mostrando qua a parceria da Sega com a Disney estava dando ótimos frutos. Quackshot não foi lançado por aqui traduzido, o que depois do que foi feito com Phantasy Star no Master System surpreendeu muita gente na época, pois nós achávamos que isso ia abrir um caminho para os jogos virem traduzidos, só que não foi isso que aconteceu. Então não era muito raro em muitas pessoas terem terminado o jogo sem saber sobre o que se tratava a história do jogo. O lado bom é que isso não influi em nada na diversão.

QUACKSHOT Console: Mega Drive Desenvolvedora: Sega Lançamento: 1991 5


REVIEW

Quackshot Acho que a primeira vez que eu vi alguma coisa sobre Quackshot, foi na Supergame N.6. O jogo também teve uma ótima divulgação por aqui, com comerciais em outras revistas além da Supergame.

Outra coisa que achei muito legal em Quackshot era o fato de que o jogo não te indicava o que você deveria fazer. Ele te dá um mapa e você que corra atrás para descobrir aonde ir e o que fazer. Não era muito raro você ira a um lugar, ver que não tinha para onde ir e voltar ao mapa para tentar descobrir qual seria o lugar certo que se deveria ir. Digno de um caçador de tesouros

6

A quantidade de desafios também é grande e alguns vão fazer você suar um bocado, como o labirinto do Marajá, onde só passando pela ordem certa de portas chegamos ao chefe, o Tigre do Marajá, que quando derrotado nos dá o Sphinx Tear.

O jogo também não te indica o que fazer quando você consegue os itens especiais, por exemplo: o que se faz com o Cetro de Rá ? Depois de um tempo e de muitas tentativas, vocês descobre que ele serve para derreter o gelo que guarda a Chave do Navio Viking. O jogo era muita tentativa e erro , mas nunca deixa de ser divertido.


E O MASTER SYSTEM ?

Segundo a Supergame 6, existiu um rumor de que Quackshot poderia estar chegando ao Master System. O que não seria muito difícil de acreditar, pois tivemos o port de Castle of Illusion para o console, que foi muito bom. Mas isso não aconteceu e no lugar tivemos o divertido Lucky Dime Caper. E a história e a seguinte: Maga Patalógica finalmente roubou a moedinha número 1 do Tio Patinhas e de quebra, ainda sequestrou Huguinho, Zezinho e Luizinho. Agora cabe a Donald recuperar a moedinha e os sobrinhos. Nós temos ótimos gráficos para o console, uma jogabildade bem balanceada e muita diversão.

Donald tinha ao seu dispor um arsenal que incluía uma pistola que disparava desentupidores de pia, que tinha 3 versões: o amarelo, que paralisava os inimigos, tinha também o vermelho, que além de paralisar, era útil para alcancar lugares antes inatingíveis subindo nele, e para finalizar o verde, que faz tudo que os anteriores e além disso permite que se voe grudando ele em pássaros. E finalizando o arsenal, temos o lançador de milho e o de chiclete, que é útil para se destruir paredes e para achar plataformas escondidas.

1

3

2

Quackshot é aquele jogo atemporal, aquele jogo que vão se passar 20, 30 anos e sempre que você pegar para jogar, você vai se perder no labirinto, vai rodar o mundo e vai se divertir muito com ele. Pode acreditar.

7


O MELHOR FUTEBOL DO MEGA DRIVE SEGUE VIVO; CONFIRAM A NOVIDADE FIFA International Soccer foi a melhor franquia de futebol do Mega Drive, com vários jogos lançados para o console. Mas na minha opinião, e é muito importante eu frisar isso, só duas versões do jogo me agradaram entre todas essas versões: O FIFA International Soccer e FIFA 95. FIFA International Soccer foi lançado no ano de 1993, produzido pela Extended Play Productions e a Electronic Arts. O jogo nos trazia 48 seleções além de um Time EA All Star. Ele foi um jogo que impressionou bastante por trazer várias novidades interessantes, como uma câmera isomêtrica, que dava uma outra perspectiva as partidas. E Vale lembrar que naquela época, os jogos só traziam visões de cima, por trás do gol ou visão lateral. Além disso, tínhamos jogadores que ficavam em campo respeitando o esquema tático que você escolheu antes do jogo, uma torcida que cantava o tempo todo, com um som tão caprichado que nos impressionava. A gente gostava de ligar o som do jogo em um aparelho de som para ouvir o canto da galera sair pelas caixas de som, e isso dava uma impressão de estádio cheio incrível. Também tínhamos o juiz ativo em campo, além de poder ver os replays a qualquer hora da partida. E tínhamos diferentes climas, que nos impressionava pelo fato de mudar as condicões das partidas.


Já em Junho de 1994, a EA lançou FIFA Soccer 95, uma versão melhorada do jogo anterior e a minha versão favorita do jogo. Ele melhorou várias coisas que deixaram o jogo bem melhor, e só para eu citar algumas: a melhoria nas jogadas aéreas, e claro, a inclusão de vários clubes, incluindo times do Brasil. FIFA 95 traz 8 Campeonatos: 6 Europeus e outros 2 das Américas. O número de Times subiu para 58 e o número dos All Stars aumentou para 5. E para mim essa versão foi a melhor. Pelo fato de que o FIFA 94 já era um ótimo jogo, então a EA não quis inventar muito no jogo. Ela deu uma polida no jogo e lançou uma nova versão caprichada da anterior. Depois da versão de 1995, a EA meio que perdeu a mão do jogo e ele ficou rápido demais e impreciso demais em todos os aspectos. Eles acrescentaram novidades como o modo indoor em versões futuras mas mesmo assim o jogo não me agradou e ficou tudo muito na base da sorte. Parecia que ganhava quem fosse o mais rápido no apertar dos botões. Mas nesse review, eu vim falar do FIFA 95, e sobre essa novidade que praticamente confirmou a minha opinião de que ele é sim, a melhor versão do Mega Drive. Vou falar da ATUALIZAÇÃO do FIFA 95.


É isso mesmo que você está vendo FIFA 95 foi totalmente atualizado e temos todos os times com as suas escalações originais da temporada 2019/2020. Além das escalações, temos as numerações e todos os uniformes o mais fiel possível.

Além disso, temos também várias ligas para jogar, com campeonatos completos, como o Brasileirão, a Premier League, a Bundesliga... Mas além de atualizar totalmente o jogo, o gameplay foi melhorado e revisto com várias novidades em campo e fora dele. Agora temos partidas na neve, temos torcidas mais cantantes, com novos gritos e com faixas que diferenciam os times em todos os jogos. Também temos um placar da Globo quando se faz um gol e a comemoração com o grito de Galvão Bueno.

Só uma coisa: Todas as seleções foram retiradas. Esse “FIFA 20” só tem clubes. Mas nós temos muitos clubes e com vários dos melhores campeonatos do mundo para se jogar. É escolher o seu time, a sua liga preferida e se divertir.

Além disso, as dividas são mais duras e as roubadas de bola já não são mais tão fáceis. Agora um pouco mais de força é um pouco necessária. Mas claro, que isso pode ocasionar em uma falta.

Mas o mais incrível é o gameplay. O que muita gente poderia achar que não seria mexido, foi, e muito. O jogo agora traz mais jogadas aéreas, como cabeçadas, voleios e bicicletas e os goleiros, que não eram tão bons, agora agem de forma mais realista.

A verdade é que o céu é o limite para os verdadeiros fãs e esses mods são a prova de que jogos clássicos não irão morrer. Não enquanto existirem pessoas que vão continuar a mexer nesses jogos e traze-los para o tempo atual.


Conclusão: FIFA 95 já era o meu preferido do Mega Drive. Agora então com essas atualizações e melhorias, ele ficou ainda mais divertido e além disso, ele trouxe mais coisas para se jogar nele. O mais legal é o fato de poder ter certeza de que essa não vai ser a última atualização que esse jogo vai receber. E assim, essa minha vontade de continuar jogando só se renova. E se antes eu já me divertia nele, agora então...


OLD SCHOOL SEGA

Por Luciano Coelho

Com a nova geração chegando, muitos me perguntam porque eu ainda estou jogando jogos de 20, 30, 40 anos atrás e a resposta é muito simples: Amor. Eu sou um cara apaixonado por games e eu não preciso nem me esforçar para continuar jogando jogos de Atari, NES, Master System, Mega Drive, Arcades, Super Nintendo e os tantos outros que passaram pela minha vida.

Mas isso é uma coisa que eu não consigo explicar, e francamente eu nem tento.

O interessante é que as pessoas as vezes parece que confundem o que eu falo. Não é o fato de eu adorar jogos antigos que ogbrigatóriamente vai me fazer odiar ou não querer jogar coisas novas. A nova geração para mim vem com o intuito de acrescentar, não substituir. E não é o fato de uma nova geração de consoles estar chegando com gráficos melhores que vai me fazer abandonar os jogos que carrego comigo a muito tempo. Isso nunca acontecerá.

Eu até já dei um exemplo aqui, mas vou relembrar: a cada vez que eu jogo Seaquest, sempre me vem a lembrança do meu Eu ainda tenho a mesma vontade, padrinho, que me apresentou a a mesma alegria e claro, a mesma esse mundo e a esse jogo, que satisfação de jogar os jogos como ele adorava. eu tinha na época em que eles foram lançados. Jogos antigos são pilares para uma coisa que eu acho que os Só que agora eles vem com uma jogadores de hoje estão se coisa extra, que só quem é um esquecendo: Um jogo tem que jogador das antigas vai saber do ser divertido. Não importa se que eu estou falando. A cada vez graficamente ele não enche os que nós jogamos os jogos antigos seus olhos. Ele vai compensar ele vem carregado com muitas e com outra coisa. Pois Fall Guys várias sensações daquela época e Among Us estão mostrando em que juntávamos uma galera para essa galera de hoje o que na sala de casa e a diversão era o nós das antigas já sabemos : ponto alto da festa. Para nós, não que o que importa é se divertir é só jogar. e não o gráfico.

8


ESPECIAL

H.E.R.O. PEGUE SUA MOCHILA, SEU LASER E VAMOS AO RESGATE Em “H.E.R.O.” o jogador assume o controle de Roderick Hero, que tem a missão de salvar vários mineiros que estão presos em uma montanha cheia de labirintos subterrâneos e vários perigos, equipado só com a sua mochila com hélice de helicóptero, uma arma laser grudada no seu capacete e com várias dinamites, que são capazes destruir paredes. “H.E.R.O.”, sigla que em inglês significa “Helicopter Emergency Rescue Operation” e pode ser traduzido como “Operação de Resgate de Emergência com Helicóptero” foi lançado pela Activision em 1983 para o Atari. Ele é considerado pelos donos do Atari como um dos melhores jogos que foram lançados para o console. “H.E.R.O.” é um dos jogos mais divertidos do saudoso Atari. Eu me lembro que na época, eu e meus amigos fazíamos várias disputas, só para podermos ver quem chegava mais longe ou quem fazia mais pontos.

Era para ser uma aranha, mas para mim sempre foi uma banana...

H.E.R.O. foi desenvolvido por John Van Ryzin, que falou um pouco sobre o desenvolvimento do jogo:

E ele conseguiu, porque o jogo realmente diverte. São 20 fases com dificuldade progressiva. Ao se passar por todas elas, o jogo recomeça com um pouco mais “A ideia para H.E.R.O. foi toda de velocidade, e aumentando minha, embora o departamento assim o desafio, e o jogo segue de marketing da Activision tenha até que as suas vidas acabem batizado o jogo e o personagem. ou até chegar na pontuação de 1 A ideia surgiu quando eu estava milhão, que é quando a imagem visitando as cavernas de Howe simplesmente trava. Sim, essa é Caverns em Nova York. Essa a maneira de se poder dizer que caverna tem um rio subterrâneo você “terminou” o jogo. e ela parecia um ambiente muito interessante para um jogo. Eu gostava de super-heróis quando criança, então comecei a criar. Imaginei que ele iria resgatar um mineiro que tinha ficado preso. Eu o fiz voar, e lhe dei um laser e dinamite. Então eu adicionei várias outras coisas que podiam estar em uma caverna. Eu criei níveis mais fáceis e mais difíceis para o jogador poder progredir. Adicionei também mais recursos e ajustes. Meus colegas lá no trabalho experimentavam o jogo e me davam feedback, ideias e coisas para melhorar o jogo.“

Conclusão: H.E.R.O. é um jogo que diverte até os dias de hoje e é um jogo que com certeza merece uma reimaginação ou um relançamento, nem que fosse por um estúdio indie. Mas podem jogar o original, que vocês não vão se arrepender.


Por Luciano Coelho

Pรกg. 6


ESPECIAL

por MOYSES FRAZAO

HISTÓRIAS DO LEITOR

COMO FOI A COMPRA DO MEU PLAYSTATION 2

Em nossa infância existem momentos inesquecíveis que são proporcionados por nossos pais. É aquele momento que ganhamos um presente que queremos muito. Esses momentos mágicos são marcados de muita nostalgia. No meu caso eu ficava ansioso para ter em casa aquele vídeogame da geração que eu vivia.

E essas conquistas foram possíveis graças a meu querido pai que pode me proporcionar a oportunidade de ganhar de presente o Atari 2600(na década de 80), Master System II (década de 90), Super Nintendo (em 1994) e o Nintendo 64 (em 1996).

O primeiro console que eu efetivamente comprei com meu suado dinheiro foi o inesquecível PlayStation 2. O ano era 2001. Eu já estava trabalhando com meu pai nessa época e eu era sempre muito ligado nas revistas da época.

No ano anterior (2000) aconteceu o lançamento do PlayStation 2 no Japão. Lembro bem da matéria de capa da revista Gamers que cobriu o evento de apresentação do console. E como no ano Esse são momentos inesquecíveis que seguinte eu comecei a trabalhar decidi-me a comprar este console nós vivemos de ansiedade e surpresa com meu dinheiro. E quando eu coloco uma coisa na cabeça, eu quando somos presenteados por aquele consigo. console naquele aniversário ou no natal. Mas hoje, eu gostaria falar de quando Comecei a pesquisar em revistas que eu tinha na época e vi que nós passamos pela expectativa de com existia uma loja que vendia o aparelho importado. O nome da loja a maioridade, podermos comprar com o DirectShoping. Tinha um telefone de contato. Era Novembro do ano dinheiro do nosso primeiro trabalho. de 2001 quando liguei. 12


Durante a ligação que fiz pra loja a moça que me atendeu me disse que o console não viria com nenhum jogo incluso. Eu achei estranho pois todos os consoles que eu tive vinham com pelo menos um jogo. Então pedi que ela me dissesse os games que tinha para incluir no pacote e ela foi falando vários títulos. Quando ela disse o nome de um jogo em específico eu dei um grito no telefone: PARA!!!! Você disse METAL GEAR SOLID 2 SONS OF LIBERTY????

Ela disse que sim e que ele acabara de ser lançado naquele mesmo mês (o que eu nem sabia) e ela inclusive disse que era um “Super Lançamento” e que por isso sairia bem caro (R$ 375,00 reais valor já com juros inclusos). Eu demonstrei inclinação em desistir de incluir o game no pacote mas ela imediatamente me seduziu em seguida dizendo que incluir esse game só aumentaria "apenas" 20 reais em cada parcela.

Como a compra foi por telefone foi definido o pagamento em 18 parcelas por meio de cheque pré datado. Os cheques peguei emprestado de minha mãe e fui dando o dinheiro a ela que eu ia recebendo do pagamento. Eu trabalhava com meu pai que me ajudou a preencher todos os 18 cheques cruzando todos eles e colocando a data de vencimento com o dizer "BOM PARA" abaixo da assinatura da minha mãe, para que só fossem depositados nas datas específicas e impedidos de serem sacados na boca do caixa pela empresa. E eles respeitaram todas as 18 datas. Eu ia depositando na conta de minha mãe o valor antes do vencimento todos os meses. Eu consegui comprar naquele mágico Novembro de 2001 (um ano após ter sido lançado no EUA).

Eu não resisti e pedi para incluir. Ela disse para que eu incluísse ainda um Memory Card no pacote (R$ 165,00 com juros também) Novamente o mesmo argumento de somente 9 reais em cada parcela. Lembro bem que foram 18 parcelas de 130 reais totalizando R$ 2.340,00 Reais. Hoje em dia nem acredito que tive essa coragem! A espera foi longa. Foram vários dias de ansiedade e vale lembrar que não existia código de rastreio como hoje em dia. Imaginem a ansiedade, de ter que esperar pelo aparelho sem ter nem mesmo uma previsão de quando ele iria chegar. 13


O rapaz da transportadora levou ao meu trabalho e lá eu dei a ele os 18 cheques pré-datados e recebi aquela caixa AZUL MÁGICA! Absolutamente absurdo aquele console. Era difícil encontrar alguém que o tivesse. Então eu pude mostrar pela primeira vez a vários amigos.

Certa vez conversando com Luciano eu disse a ele que eu tinha comprado o PlayStation 2. Ele me disse pra levar na casa dele. Eu disse que ele veria o console sim, mas isso teria que ser na minha casa. Ele foi e quando viu pela primeira vez o console e o Metal Gear Solid 2 rodando com aquela abertura fenomenal, ele ficou paralisado e ficou repetindo que ele tinha que ter aquele aparelho e aquele jogo. Então foi para casa, vendeu seu computador e meses depois comprou um PlayStation 2. Eu fiquei com meu console por 4 anos bloqueado e só comprando os games originais. Todos a minha volta tinham o desbloqueio e eu tendo comprado com tanto sacrifício o meu console, eu não tinha coragem de mexer nele nem para desbloquear. Eu fui adquirindo vários games originais e eu tenho a maioria deles até hoje. Após um tempo, resolvi desbloquear (por volta de 2005) mas o meu canhão já estava cansado e os games piratas não pegavam. Foi então que uns 2 anos depois do desbloqueio (2007) eu resolvi vender meu aparelho cansado pela metade de um novo e inteirei o resto para comprar um outro PlayStation 2, e dessa vez, um Slim. Esse já veio desbloqueado mas com um chip pirata. Então fui a uma cidade perto da minha e lá eu instalei um Chip Original Matrix nele.

O curioso é que meu console comprado na Direct Shopping queimou 1 semana depois de eu ter vendido (Sorte a minha!!). Ainda tenho a caixa dele que tem adesivos da DirectShoping e ainda com o nome da minha mãe colado nela! Tenho a maioria dos jogos originais que adquiri sendo que alguns eu presenteei amigos e outros guardei. E cada um desses jogos tenho uma história legal para contar. Eu também tenho uma pasta cheia de jogos piratinhas que de vez em quando eu jogo um ou outro. O mais curioso é que meu console, mesmo 13 anos depois de comprado, ainda pega qualquer game de PS2 ou mesmo PS1 de primeira. As vezes me lembro do meu console antigo que desfiz para comprar esse novo. Na época que saiu o modelo slim passaram a chamar ele de Tijolão. Ele me proporcionou muitas aventuras e ele valeu cada centavo investido. Engraçado que quando escuto aquela música da abertura me lembro de muitos momentos dos quais eu passei várias madrugadas a fio com meus amigos e primos zerando games como Silent Hill 2, Metal Gear Solid 2, God of War, Gran Turismo 3, Ace Combat, Resident Evil 4, Final Fantasy X e muitos outros games. E foram tantos jogos bons que não é a toa que este foi o console mais vendido da história.


15


ESPECIAL por LUCIANO

Carros, Dinossauros e muita pancadaria marcam esse clássico dos Arcades

Se pedirem para um jogador da antigas te indicar um jogo de Beat’n up inesquecível e que joga até hoje, a maioria vai dizer o nome Cadillacs and Dinosaurs. Ele foi lançado em 1993 pela Capcom, e então se tornou um daqueles jogos atemporais, que vão viver na lista da galera sendo jogado para sempre. Mas vamos a história de onde srugiu a franquia: Cadillacs and Dinosaurs veio da HQ Xenozoic Tales, do Roteirista e Desenhista Mark Schultz. A primeira edicão foi lançada em 1986 e 14 edições foram lançadas até 1996 esporadicamente, e teve um certo sucesso, e foi o que fez com que elas acabassem sendo relançadas com o nome atual. Mas nada disso chegou ao Brasil.Então, como esse jogo conseguiu atrair tantos fãs aqui no Brasil? Simples: Em cada fliperama daqui, existia pelo menos uma máquina de Cadillacs and Dinosaurs, e ela quase sempre estava ocupada. 16


CADILLACS AND DINOSAURS Plataforma: Arcade Desenvolvedora: Capcom

A história da HQ é a seguinte: Devido a poluição e as destruições que o ser humano vem causando na natureza, o Planeta revidou com várias catástrofes e muita destruição, onde milhões de seres humanos morreram. E isso forçou os sobreviventes a criarem cidades subterrâneas para poder sobreviver e evitar a extinção completa da humanidade. E eis que 600 anos depois, os humanos decidem que é hora de voltar para a superfície. E aí eles tiveram uma bela surpresa: Eles descobriram que os Dinossauros regressaram a vida e que agora estão vagando pela Terra. E os humanos terão que aprender a conviver um com o outro. Os Dinossauros agora não são mais tão agressivos como antes, o que facilitou a convivência. Mas o ser humano, continuou tão preverso como antes, e já pensaram em tirar proveito dos bichos.

Lançamento: 1993

POR LUCIANO

É aí que entram Jack, Hanna, Mustapha e Mess, que irão lutar contra esses caçadores e contra o Doutor Simon Fessenden, que está usando os bichos em experiências genéticas.

17


REVIEW

Cadillacs and Dinosaurs é um dos jogos Beat’n up mais adorados por jogadores de todo o mundo. Mas é bem compreensível e muito fácil de entender o motivo. O jogo tem uma jogabilidade simplesmente perfeita, deliciosa de se jogar, além de uma trilha sonora realmente empolgante. O jogo nos trazia uma alta gama de diferentes inimigos e muitos itens para nos ajudar na aventura, com várias armas de fogo, como a Uzi, a Carabina, o lança mísseis, além de várias armas brancas. Fica tudo ao gosto do freguês. E parece que tudo nesse jogo foi feito milimétricamente pensado. O jogo tem número certo de inimigos a ponto de ter uma dificuldade bem balanceada, diversão a rodo tanto sozinho quanto com os amigos e o jogo termina com o tempo certo de não ficar chato e cansativo. E por isso não é a toa que Cadillac and Dinosaurs é um dos jogos mais pedidos pelos fãs para um retorno. E nem que seja um relançamento sem novidades, do mesmo jeito que foi feito com Final Fight. Só um modo online já satisfaria. Mas... 18


Se eu fosse vocês, esperava sentado pois a licença não é só da Capcom. Eu explico:

Lorem ipsum

A licença de uso do personagens é do criador Mark Schultz, e o nome do jogo é de propriedade da General Motors, fabricante do Cadillac (dãã), Claro que a esperança é a última que morre, e sempre poderemos esperar uma reviravolta, mas eu sinceramente não creio que isso vá acontecer. O que é realmente uma pena, pois com certeza os fãs ficariam bem satisfeitos com um relançamento. Cadillac and Dinosaurs também teve direito a um desenho animado com 14 episódios que estreou na CBS em 1993 e que acabou chegando aqui no ano 2000 pela Bandeirantes e passou no programa Band Kids. Não é dificil de se encontrar na internet e Youtube. Resumindo: Cadillac and Dinosaurs é aquele jogo que você vai jogar, você vai terminar e mesmo assim, você não vai conseguir enjoar. Ele está na lista de todo jogador que viveu aquela época de Ouro dos Arcades. E pode passar o tempo que for, os fãs vão continuar mantendo o jogo vivo. Pode acreditar. Palavra de fã.

19


REVIEW

Rise from Your Grave !! Vamos relembrar e conferir algumas curiosidades desse Clรกssico da Sega POR LUCIANO

20


ALTERED BEAST Plataforma: Arcade Desenvolvedora: Sega Lançamento: 1988

Um guerreiro morto é revivido por Zeus. Sua missão é resgatar a sua filha, Athena, dos braços de Neff, o Deus do Submundo. Essa é a história de um dos jogos mais conhecidos da Sega para o Arcade, que depois saiu para várias plataformas, sendo a mais famosa o Mega Drive. Lançado em 1988, é mais um dos jogos atemporais da Sega e que permanece na memória e na lista de praticamente todos os jogadores das antigas. O jogo (conhecido como Juoohki no Japão) foi dirigido por Makoto Uchida, que logo depois também iria dirigir outros jogos da Sega, e entre eles, outro clássico da Sega: Golden Axe. Então junte-se a mim, e vamos relembrar mais esse jogo da Sega. 21


Vale a pena lembrar que a maioria da galera do Brasil conheceu o jogo no Mega Drive, pois ele vinha junto com o console por aqui e nos EUA. Tanto que ele estava na parte da frente da caixa, e com uma imagem bastante chamativa.

Infelizmente, isso acabou se confirmando alguns anos depois...

Como muitos não jogaram a versão do Arcade acabaram perdendo um dos easter eggs mais tristes para os fãs da Sega. Até quem jogou perdeu, para ser mais exato. Pois se você falhasse eu pegar as 3 esferas na primeira tentativa, o jogo seguia com outra chance. E assim, olhos atentos perceberam em uma das lápides o nome “ALEX” . E ao lado estava o nome “STELLA” Eles se referem a Alex Kidd e a sua namorada, Stella, de Alex Kidd in the Lost Stars. Uma premonição, talvez ?

24

E se por curiosidade, ou falta de jeito mesmo você perder essa segunda tentativa de pegar as esferas de transformação, você terá que encarar o Chefão na sua forma humana mesmo. E aí meu amigo, as chances de você tomar uma surra é muito certa. Mas conseguindo pegar as três esferas você vai ver a primeira tranformação do jogo: O Lobo, com direito a cena especial.

Ao todo, nós temos um total de cinco transformações durante o jogo: Em ordem de fases, nós temos o Lobo, o Dragão, o Urso, o Tigre e o Lobo Dourado. Esse é uma versão mais forte do Lobo da primeira fase, para se poder encarar Neff, na última fase, em sua forma de Rinoceronte. Mas mesmo nessa forma, a luta não vai ser nada fácil...


O FINAL DA VERSÃO ARCADE E DO NES Sim, os finais da versão Arcade e do NES (isso mesmo, o jogo saiu para o Famicom, no Japão, e ficou por lá) são bem diferentes da versão do Mega Drive. No Arcade, logo depois de tudo acabar, o jogo nos revela que tudo era uma peça de teatro. Isso mesmo que você leu. Vemos até uma confraternização com direito a cervejada. Já na versão do Famicom, depois dos créditos finais, nós podemos ver as cortinas se fechando e o Herói e Athena estão sentados na platéia do teatro. Mesmo para quem, como eu, não teve o Mega Drive na época, o grito “Rise from You Grave” era amplamente conhecido. Mas não como ele realmente era, pois dá para imaginar quantas versões existiam desse grito, criados pela galera que não entendia inglês ? Eu discordo muito de algumas pessoas que dizem que o jogo envelheceu mal. Já vi algumas pessoas dizendo que o gameplay é travado, o jogo é puro tédio e que a dificuldade é brutal. Mas isso eu chamo simplesmente de falta de habilidade do jogador. Eu ainda jogo Altered Beast, e ainda me divirto com ele. Acho que o erro dessas pessoas e ter parado de jogar os clássicos. Existem jogos que envelhecem mal? Sim, mas esse não é o caso aqui.

A verdade é que Altered Beast é mais um clássico atemporal da Sega que os fãs de um boa jogatina Old School mantêm smpre a mão para mais uma partida. Algumas tentativas de reviver a série foram feitas, como Altered Beast: Guardian of Realms, do Gameboy Advance e o Project Altered Beast, do PlayStation 2. Esse segundo ficou restrito a Japão e Europa, e nunca foi lançado nos EUA. Esse eu até achei interessante. Mas essa é uma outra história...

23


FLASHBACK ________________ POR LUCIANO COELHO

Na Ação Games de 1991, eles falaram sobre o lançamento do Super Nintendo qur tinha chegado aos EUA no mês de Setembro por 200 dólares. O console vinha com um controle e Super Mario World. Eles também falaram do design diferente além do nome, é claro. E o Super Famicom Japonês foi muito bem no lançamento por lá, com 1,5 milhão de unidades vendidas em seis meses.

Eles falaram sobre o processador do console, sobre o Mode 7 e detalharam vários jogos do console, com F-Zero, o próprio Super Mario World, e Pilot Wings. O Super Nintendo chegou em uma época que a Nintendo estava perdendo a sua hegemonia no mercado para a Sega, com o Mega Drive. Estávamos no meio da Guerra dos Consoles, uma das melhores épocas da história dos games. Quem viveu, concorda.

________________ Na Dicas e Truques para PlayStation de 1999, Eles nos traziam uma matéria sobre o anúncio oficial do PlayStation 2 no Japão. E eles se empolgaram pelo fato de o console vir com a capacidade de rodar os jogos do PS1 e de se poder até usar o controle do console anterior. Mas o que realmente empolgou foram os jogos. Na Tokyo Game Show foram mostrados vários jogos e entre eles, os destaques: Tekken Tag Tournament e Gran Turismo 2000, que acabaria se transformando em Gran Turismo 3. A outra informação falada pela Revista foi sobre a possível data do lançamento do console. Foi dito que a Sony iria lançar o PlayStation 2 no dia 4 de Março por 39,000 Yen. E esse foi o ínicio da vida de um dos melhores consoles da história que segue vivo até hoje, graças aos fãs.


WWW.SUSSUWORLD.COM O MUNDO DOS GAMES GIRA AQUI !!

Profile for SussuWorld

Revista SussuWorld N. 18 - Outubro 2020  

Revista SussuWorld N. 18 - Edição de Outubro 2020 DOWNLOAD - http://www.mediafire.com/file/oavtbtxtrmfuzpq/Revista+Sussuworld+Outubro+2020.p...

Revista SussuWorld N. 18 - Outubro 2020  

Revista SussuWorld N. 18 - Edição de Outubro 2020 DOWNLOAD - http://www.mediafire.com/file/oavtbtxtrmfuzpq/Revista+Sussuworld+Outubro+2020.p...

Advertisement

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded