
3 minute read
CENTRO EDUCAÇÃO INFANTIL MUNDO MÁGICO
CEI Mundo Mágico
Frei Damião, Palhoça – 6 de outubro de 2022
Advertisement

Artista Convidada Bbel, natural da cidade de Rio Claro no interior de São Paulo, é artista visual e instrutora de yoga. Desde criança gostava de desenhar. De uma criação pautada na cultura e educação, é formada em Biologia pela UNESPAR e pós-graduada em educação ambiental pela USP. Seu reconhecimento como artista veio através da sala de aula, da maternidade e da perda de seu marido, período o qual passou a entender que a arte, além de prazer, podia ser algo que também “A arte e a sensibilidade salvam a gente virasse trabalho. de uma existência que nem sempre é linda e fácil, ela vem como vida e amor.” @belbellucci

34

O Centro de Educação Infantil Mundo Mágico localiza-se no Bairro Frei Damião desde outubro de 2015, ano de sua inauguração. O CEI Mundo Mágico foi construído pela Caixa Econômica Federal para ofertar cursos profissionalizantes para os moradores locais. A comunidade Frei Damião é a maior e mais carente do estado, onde a vulnerabilidade, em muito dos seus aspectos, se faz presente. Seus moradores convivem diuturnamente com saneamento básico precário, problemas relativos à saúde, educação, transporte, moradia, além de muitas outras demandas não atendidas. A Frei Damião está lá, é uma comunidade gigante com mais de 10.000 moradores, mas, contraditoriamente, coberta sob o manto da invisibilidade social. Para que esta situação se modifique, as alternativas perpassam, necessariamente, pela educação.
A Unidade Infantil do CEI Mundo Mágico procura oportunizar uma base educacional para que as crianças se desenvolvam dignamente. Com uma formação pedagógica pautada na responsabilidade coletiva, o CEI Mundo Mágico atende, atualmente, cerca de 180 crianças de 02 a 05 anos de idade.
Com um olhar criterioso sobre as necessidades locais, a parceria da comunidade com o Ministério Público é de longa data. Através do Programa Bem Viver do MPF/SC, a partir do ano de 2015, foram desenvolvidas ações de responsabilidade social como cursos de geração de empregos, construção de áreas de lazer, instalação de hortas comunitárias, colaboração em ações de saúde e doação de material escolar para as crianças. Nada mais prazeroso para o Projeto Livroteca MPF do que revisitar a comunidade, percebendo aspectos de transformação social na Frei Damião de então, incentivando novos avanços que formarão a Frei Damião do futuro. A entrega da Livroteca compartilhou arte, cultura, conversas, afetos, além dos muitos livros deixados por lá. O evento contou com uma roda de contação de história onde a doutora em informação pela UFSC Felícia Fleck divertiu a criançada instigando a imaginação através de gestos e sons de instrumentos musicais que contextualizaram o enredo. Os pequenos olhavam atentos observando cada palavra que Felícia falava e por vezes cantava.
A arte da geladeira foi produzida pela artista visual Bel Belucci, a Bbel. Inspirada nos personagens do folclore do Boi de Mamão, deu vida a geladeira que recebeu mais de cem livros infantis de histórias variadas que irão compor o imaginário dos pequenos. Bbel ficou extremamente feliz em participar do projeto, pois beneficiar crianças com sua arte é algo prazeroso e emocionante.
“Fiquei muito feliz em participar desse projeto, pra mim é muito gostoso quando consigo alinhar o que eu gosto de fazer com o tema que me pedem, eu amo pintar o Boi de Mamão e adoro a interação com as crianças.”
O Projeto Livroteca MPF fecha mais um elo tecido com responsabilidade social, educação e inclusão junto a comunidade Frei Damião, consolidando laços firmados há anos. Povoar o mundo de livros é ter a certeza de que inspiração e boas ideias estão sendo lançadas na comunidade e, em um futuro próximo, terão sido motivos de empoderamento para transformação social, aquisição de novas habilidades e formação da cidadania.
36