Page 1

PLANO ELEITORAL

Lista candidata Direção do NAMecUM


Este é o Plano Eleitoral da Lista B – Consolida o Sucesso!, candidata à Direção do NAMecUM - Núcleo de Alunos de Engenharia Mecânica da Universidade do Minho. As medidas apresentadas foram pensadas por alunos para alunos, tendo em vista, sempre, as necessidades dos alunos do curso, assim como, a viabilidade e exequibilidade das mesmas. A Lista B – Consolida o Sucesso! apresenta uma equipa coesa e competente, capaz de cumprir os compromissos aos quais se propõe. As provas estão dadas! No dia 20 de fevereiro, sê consciente e Consolida o Sucesso!

DIA 20 DE FEVEREIRO, VOTA


PRESIDÊNCIA Projeto Mentor Experiência é conhecimento. Com os passar dos anos, o estudante vai desenvolvendo conhecimentos, que devem ser transmitidos a quem deles

necessita. A Lista B propõe-se a criar um programa de mentoria, através de inscrição prévia, tanto dos mentores, como dos novos alunos que pretenderem aderir. Desta forma, permite-se aos novos alunos um acompanhamento mais aprofundado. A cada mentor seria entregue um manual de orientação, no qual encontrariam informações elucidativas a serem transmitidas aos novos alunos, contemplando, uma breve descrição das várias Unidades Curriculares do curso, a bibliografia a ter em consideração nas mesmas e os softwares a obter.


PRESIDÊNCIA Estabelecimento de mais e novas parcerias Com a criação do sistema de associados, o NAMecUM estabeleceu parcerias

de grande relevo para o quotidiano de um universitário, uma vez que vão de encontro ao que um estudantes pretende. Foram elas com a VideoNorte, a Jetta, os Farias, a Escola de Condução de S. Gualter, a QuickWash e o Double Caffe. O alargamento do número de parcerias, assim como a sua diversidade são um dos grandes objetivos da Lista B.

Proposta à Direção de Curso para a entrada do NAMecUM para a Comissão de Curso A Comissão de Curso é constituída pela Direção de Curso e os delegados

de cada ano e é onde são discutidos os assuntos de maior interesse para os alunos. A Lista B pretende propor à Direção de Curso, uma entrada do NAMecUM para a Comissão de Curso, de forma a estar presentes nas tomadas de decisão que mais diretamente afetam os colegas, uma vez que o órgão máximo representativos dos alunos e eleitos pelos alunos, deve ter a possibilidade de garantir o melhor para os mesmos.


PRESIDÊNCIA Redação de um Regulamento Interno Os estatutos do NAMecUM não são suficientemente claros para a organização em questão. As várias lacunas devem ser ultrapassadas através da redação de um regulamento interno, que preveja alguns aspetos capitais para um bom funcionamento da coletividade. A Lista B propõe-se à redação de um regulamento interno, onde seja contemplado o sistema de associados, assim como as eleições e os colaboradores do NAMecUM, sujeito a

aprovação em RGA.

Compra de ferramentas úteis para requisição temporária e responsável por parte dos alunos interessados Uma vez que a criação do Kit Mecânica acarreta custos muito elevados para a sua obtenção, a Lista B propõe-se a comprar algumas ferramentas que

estarão disponíveis para requisição, sujeitas a uma caução, para que o processo se torne mais responsável. Desta forma, os alunos poderão proceder à utilização de uma chave de fendas ou até de um paquímetro, sem qualquer problema, não excluindo outras ferramentas de elevada importância.


DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO Dar continuidade ao desenvolvimento do Banco de Apontamentos O Banco de Apontamentos foi uma das grandes bandeiras do mandato da atual direção, que se tornou essencial para o estudo e sucessos dos alunos de Engenharia Mecânica. A Lista B propõe-se a dar continuidade ao alargamento dos conteúdos presentes na plataforma, que tem permitido aos alunos um estudo mais coeso e eficaz. Este alargamento pressupõe uma prévia análise minuciosa a todos os conteúdos passíveis de ser adicionados, de forma a garantir apenas informação fidedigna na plataforma.

Sessão de Esclarecimentos acerca dos Mestrados A escolha de um mestrado é uma das decisões mais importantes do percurso académico. Portanto, é necessário haver um esclarecimento daquilo que é cada mestrado, levando testemunhos reais a uma mesa redonda, para que todos os alunos tenham a oportunidade de estar um pouco mais ligados aos mestrados imediatamente antes de tomar a sua decisão. A Lista B propõe-se a criar uma atividade independente da sessão da Direção de Curso, com uma maior intervenção dos alunos.


DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO Reformulação e dinamização das Jornadas de Engenharia Mecânica Dada a pouca adesão às Jornadas de Engenharia Mecânica '17, a Lista B propõe-se a alterar a data de realização, tendo o cuidado de averiguar a época em que os testes não são um problema, permitindo a todos os alunos a participação no momento alto do ano para o curso de Engenharia Mecânica. Dado o sucesso dos workshops levados a cabo nesta edição do evento, a Lista B tem pretensões de os manter, trabalhando na sua otimização. A fim de definir a temática central das Jornadas de Engenharia Mecânica '18, a Lista B propõe-se a lançar o repto aos alunos, permitindo aos colegas, assim, ter influência nas tomadas de decisão do evento que mais os deve marcar o seu ano letivo.

Colaboração com o DEM e Direção de Curso na organização das demais atividades Depois das colaborações bem sucedidas com entidades superiores ao NAMecUM, nomeadamente, o Departamento de Engenharia Mecânica, a Direção de Curso e a Escola de Engenharia da Universidade do Minho, a Lista B propõe-se a dar continuidade à participação ativa na Semana da EEUM, Open Weekend, Verão no Campus, receção aos novos alunos, sessão de esclarecimentos acerca dos mestrados.


DEPARTAMENTO RELAÇÕES EXTERNAS Programa Verão+ A formação de um bom profissional inicia desde cedo, mostrando vontade de aprender e alargando conhecimentos na área laboral. Os estágios de Verão são exemplos perfeitos do que é trabalhar para se desenvolver a nível profissional e ganhar bases para o futuro. A Lista B propõe-se a fazer pesquisa e divulgação de estágios de Verão, através de empresas da área, que se mostram disponíveis para receber estudantes que procuram ocupar as suas férias com valorização pessoal e profissional.

Dia do Voluntariado O voluntariado é uma forma de inclusão social e, portanto, a Lista B propõe-se a criar um Dia do Voluntariado, com sessões de esclarecimento de várias

organizações da área, permitindo aos alunos uma valorização da vertente social, uma vez que lhe é permitida a participação na mesma.


DEPARTAMENTO RELAÇÕES EXTERNAS Formações em softwares benéficos a um Engenheiro Mecânico Após a realização da Formação no software Microsoft Excel, há uma gama de programas informáticos que serão benéficos à formação de um Engenheiro Mecânico. A Lista B propõe-se a organizar essas mesmas formações e workshops, não só com formadores habilitados, mas, também, apostando em alunos com vontade de partilhar os vastos conhecimentos, à imagem do que foi feito pela atual direção.

Sessão de Esclarecimento acerca do ERASMUS Muitos são os alunos de Engenharia Mecânica que optam pela inscrição no Programa ERASMUS e passar um semestre longe do país, a estudar integrado

numa cultura diferente em todos os aspetos. Para isso, é necessária alguma preparação. Dado o sucesso da edição realizada no ano passado, a Lista B propõe-se à realização da Sessão de Esclarecimentos acerca do ERASMUS, através de um conceito de mesa redonda onde os grupos são divididos por país de destino e se juntam à conversa com quem já passou pelo mesmo, nas mesmas paragens.


DEPARTAMENTO RELAÇÕES EXTERNAS Parcerias com outros núcleos de alunos da UMinho Todos os núcleos apresentam dificuldades e a entreajuda pode colmatar as falhas que cada um apresenta. A atual direção manteve contacto com os seus homólogos e a Lista B propõe-se a aliar-se a outros núcleos de alunos da Universidade do Minho, mantendo a proximidade, para a realização de atividades

conjuntas,

em

prol

do

dinamismo

estudantil

e

no

estabelecimento de parcerias conjuntas com o comércio local.

Parceria com a Câmara Municipal de Guimarães para divulgação de atividades para jovens A Câmara Municipal de Guimarães apresenta atividades destinadas à faixa etária mais jovem, na qual se enquadram os alunos do nosso curso. Muitos destes eventos passam ao lado do público alvo. A Lista B propõe-se a estabelecer uma parceria

com a Câmara Municipal de Guimarães, de forma a que o NAMecUM seja informado das mesmas atividades para proceder à partilha junto dos colegas.


DEPARTAMENTO RECREATIVO II Gala de Engenharia Mecânica Pela primeira vez na longa história do curso, os alunos de Engenharia Mecânica puderam festejar em grande o final do ano letivo, na I Gala de Mecânica. O testemunho positivo dos 67 presentes, contando com alunos e professores, levou a uma demonstração de interesse por parte daqueles que não tiveram a oportunidade de participar. Dado o sucesso da primeira edição, a lista B propõe-se a dar continuidade àquela que pode vir a tornar-se uma tradição no curso de Engenharia Mecânica, levando aos alunos e professores, a II Gala de Engenharia Mecânica.


DEPARTAMENTO RECREATIVO Organização do Churrasco de Engenharia Mecânica De forma a dar as boas vindas aos novos alunos da melhor forma, a lista B propõe-se à organização do Churrasco de Engenharia Mecânica, com atividades dinâmicas para a confraternização dos novos alunos, dando-lhes a conhecer o espírito académico do qual estão prestes a fazer parte, não esquecendo, claro está, os restantes colegas, que manterão contacto com as mais recentes aquisições do curso. A esta atividade, ficam aliadas as Olimpíadas de Engenharia Mecânica. Já têm saudades do jogo da malha, do

jogo da corda e da corrida de sacos? As Olimpíadas de Mecânica prometem recordar esses jogos e muitos mais! A lista B propõe-se a realizar um torneio repleto de jogos tradicionais.

Colaboração com a Comissão de Festas de Engenharia Mecânica Uma vez que as várias entidades do curso, formais e informais, devem manter o contacto e colaborar na medida do possível, a lista B propõe-se a colaborar com a Comissão de Festas de Engenharia Mecânica na organização das suas atividades de angariação de fundos, levando a uma melhor e maior dinamização das mesmas.


DEPARTAMENTO DESPORTIVO Driving Day O desporto automóvel é uma modalidade muito apreciada por vários alunos. De forma a proporcionar uma experiência única de adrenalina, a Lista B propõe-se a criar o Driving Day, onde os alunos poderão vivenciar o espírito competitivo. Nesta atividade, pretende-se uma colaboração com uma empresa especializada no ramo de lazer motorizado, organizando-se um campeonato de Karting.

Realização de Torneios de eSports Os eSports são uma modalidade em ascensão. Cada vez ganha mais seguidores! Depois do sucesso do Torneio de FIFA para dar entrada nas Monumentais Festas do Enterro da Gata '17, a lista B propõe-se a organizar mais torneios de eSports, com atividades dinâmicas à mistura, tornando-se atrativos, não só para quem é amante desta arte, mas para todos.


DEPARTAMENTO DESPORTIVO Organização do V Torneio de Mecânica Os torneios de Mecânica são já tradição de curso. A aposta na vertente desportiva é importante, levando ao bem estar dos alunos nos seus tempos livres, dada a atividade física e disputa saudável. A atual direção do NAMecUM

acrescentou à habitual taça, o valor de metade da inscrição no Troféu do Reitor, considerando que a representação de Mecânica é legitimada pela vitória no torneio intra-curso. A lista B propõe-se a dar continuidade à organização do Torneio de Futsal de Engenharia Mecânica, que caminha já para a sua 5ª edição, assim como implementar a disputa numa outra modalidade.

Participação na AzurémCup Como referido anteriormente, o contacto com outros núcleos de alunos é crucial. A AzurémCup é o torneio intercursos que se realiza anualmente e cuja organização já foi constituída pelo NAMecUM. Dada a impossibilidade da colaboração no presentes mandato, a lista B propõe-se a juntar-se, novamente, à organização da AzurémCup.


DEPARTAMENTO COMUNICAÇÃO E IMAGEM Dar continuidade ao desenvolvimento da Plataforma de Emprego Um recém-licenciado não deixa de ser um filho da casa e, portanto, tem de ser, também este, um dos alvos do trabalho de um núcleo de alunos. O NAMecUM é uma das pontes entre o mercado de trabalho e os estudantes. Depois da criação da Plataforma de Emprego, presente na página web do NAMecUM, a lista B propõe-se a dar-lhe continuidade, alargando a entrada de propostas de emprego e permitindo, até, um contacto direto com as empresas que endereçam as propostas.

Criação de Inquéritos de satisfação e Caixa de Sugestões O NAMecUM é um trabalho de alunos para alunos, portanto, as suas opiniões são válidas e devem ser tidas em conta. A lista B propõe-se a permitir

aos

colegas

a

demonstração

do

seu

contentamento

ou

descontentamento através de inquéritos online ou dar sugestões para o funcionamento do NAMecUM através de uma caixa de sugestões.


DIA 20 DE FEVEREIRO, VOTA

@listab.consolidaosucesso

Plano Eleitoral: Lista B - Consolida o Sucesso!  

A Lista B apresenta um Plano Eleitoral que se mostra ambicioso, mas completamente exequível. Mas o nosso plano não acaba aqui! Estamos aber...

Plano Eleitoral: Lista B - Consolida o Sucesso!  

A Lista B apresenta um Plano Eleitoral que se mostra ambicioso, mas completamente exequível. Mas o nosso plano não acaba aqui! Estamos aber...

Advertisement