2 minute read

ponto de vista

eduardo prugner @eduardoprugner

Carvalhinho Um Eterno Presidente

Advertisement

Um pedaço de terra! Terra ruim, em meio a tantas pedras, mas seu Antônio insistia em cultivar! Afinal tinha comprado aquele meio alqueire, fruto de tantas economias e um punhado de dinheiro que seu pai havia deixado ao falecer.

Futuro? Sem ser otimista, mas até que podia melhorar. Afinal nasceu seu filho, ao mesmo tempo perdeu sua esposa e tinha que se esforçar para dar conta do recado. Sua filha ajudava nos afazeres domésticos, mas ainda era criança e acabara de fazer 11 anos.

Como nuvens que passam ao soprar dos ventos, a vida também se vai... JOSE CARLOS GOMES DE CARVALHO foi presidente da FIEP (Federação da Industia do Estado do Paraná, que foi presidente por dois mandatos e antes de terminar sua presidência, morreu. E esta é a história do Carvalhinho!

Já jovem, acabara de terminar o “ginásio” (1) e se preparava para ir à alguma cidade que tivesse um curso para garantir um futuro melhor. Escolheu a mais próxima!

Não se deu por satisfeito. Era um sonhador e seus sonhos talvez fossem além da imaginação dos jovens da mesma idade. Estudava para ser um “contador”, profissão que lhe permitia ter uma boa ascensão na carreira escolhida. Abriu até um escritório.

Tinha uma boa clientela, morava bem e desfrutava de um certo respeito naquela cidade.

Mas era pouco... pensava. Queria mais. Imaginou-se na política, mas não lhe atraía tanto. Acabou fazendo parte da Associação Comercial que abrangia algumas pequenas cidades próximas.

Seus olhos brilhavam quando assumiu a presidência daquela entidade. Porém aguçou ainda mais os seus planos e num piscar de olhos era o representante da Região na capital do Estado. Arranjou um bom emprego numa loja revendedora de equipamentos agrícolas.

Vendia bem e com isso permitia que fizesse uma boa economia.

Sempre bem trajado, procurava conhecer profundamente cada atividade que conquistava e logo passou a ser conhecido nos meios dos negócios em que atuava. Não demorou muito para ser convidado a assumir a gerência da loja.

A cidade crescia e as oportunidades de negócios se multiplicavam! José olhava o futuro de uma maneira diferente: o futuro era já e ele sempre estava no futuro!

Da gerência da loja a um cargo diretivo de uma empresa revendedora de veículos foi num estalar de dedos. Mas ele precisava também de uma posição que o tornasse conhecido. Assim foi associar-se a uma entidade representativa empresarial. E logo o nosso herói se transformou em diretor.

Passado pouco tempo se fez presidente da entidade. Mudou seus estatutos e assim pode presidi-la por duas gestões.

Não podia alterar mais os Estatutos e seu cargo de presidente se extinguiria dentro de um mês.

Adoeceu! E a transmissão do cargo teve que ser postergada.

Morreu como Presidente!

PARA OS MAIS NOVOS:. O QUE ERA O GINÁSIO?

Ginásio: curso 1º. Grau/ Científico ou que dava acesso aos cursos de II Grau (Medicina, Direito, Ciências Contábeis, etc)

[EDUARDO PRUGNER é Consultor em Marketing pessoal e empresarial para pequenas empresas, com especialização em Copywriting e Empreendedorismo. Escritor, Editorialista e Palestrante. Consultor e sócio na Prugner’s Digital Marketing.-- Informações sobre o tema: E-mail: eprugner@gmail.com.]