
1 minute read
Figura 14 – Grupo Nabak – Clube Sírio e Libanês de Juiz de Fora
from Monografia - Fundamentação para a concepção de um Complexo Gastronômico e Cultural
by Ríchard Lima
(KARAM, 2009, p. 226). Nesse momento, em Juiz de Fora, destacam-se a atuação do Grupo Nabak (Grupo de dança árabe criado pelo imigrante libanês Tufic Nabak em 2001), como representante da dança árabe, e os restaurantes árabes, como representantes de sua culinária.
Figura 14: Grupo Nabak – Clube Sírio e Libanês de Juiz de Fora (2018)
Advertisement
Disponível em: https://www.facebook.com/gruponabak, Acesso em: 29/09/2019
2.4. A Gastronomia em Juiz de Fora
Juiz de Fora influencia diretamente um vasto número de municípios a sua volta, abrigando uma diversidade de atividades econômicas, seja pelo fato das indústrias existentes, seja pela prestação de serviços (hospitais, universidades, feiras, restaurantes, etc). Como mencionado no capítulo anterior, no Brasil, o mercado da alimentação fora do lar é um dos que mais cresce ultimamente, fato este que implica na busca por cozinheiros e gastrônomos para trabalharem nas várias divisões que compõe este mercado. Isso impacta no surgimento de cursos superiores de gastronomia no País e consequentemente em cidades que possuem maior dinâmica de atividades, como Juiz de Fora. Na cidade existem cerca de 9 cursos superiores de gastronomia, sendo, 2 cursos presenciais, 3 semipresenciais e 4 a distância (EAD).
Além dos cursos de ensino superior, a cidade abriga eventos gastronômicos importantes para valorização da cultura e culinária local, e também para a