
1 minute read
O Polvo Octopus Vulgaris ……………………………………………................................................13
O Polvo Octopus Vulgaris
Figura 15- Octopus vulgaris , Praia das Avencas
Advertisement
A espécie Octopus vulgaris (Fig.15) tem um habitat vasto, desde água temperadas a águas subtropicais e tropicais, porém é mais abundante em águas temperadas (Mar Mediterrâneo). Este polvo tem uma estrutura globular de corpo mole, 8 tentáculos com ventosas, concha interna reduzida e simetria bilateral. O corpo está dividido em 2 partes: anterior - tentáculos, sifão e cabeça; posterior - manto, brânquias e vísceras.
Esta espécie apresenta características morfológicas que despistam os seus predadores. Uma dessas características é as protuberâncias na pele semelhantes a cor das algas permitindo um eficiente mimetismo.
O mimetismo é um mecanismo adaptativo em que os organismos têm a sua morfologia alterada para serem confundidos com o meio ou com outros organismos permitindo afastar os predadores e outros perigos.

O que é o MIMETISMO?
Para além do mimetismo, os polvos são predadores fortes e a excelente visão destes organismos ajuda a caçar desde caranguejos a lagostas, peixes, gastrópodes e poliquetas. Pode ainda ocorrer canibalismo em certas situações. Possui um bico que lhe permite fraturar conchas de bivalves e carapaças de crustáceos para se alimentar. Quando não é possível quebrar com bico, a rádula compensa-o furando as conchas mecanicamente.
A desova é um processo que acontece várias vezes ao longo de toda a vida dos polvos. Os polvos machos possuem hectocótilos, braços que permitem que ocorra a fecundação transferindo os espermatóforos para o manto da fêmea.
Tanto os machos como as fêmeas podem acasalar com mais do que um parceiro ao longo da vida. No período de incubação as fêmeas deixam de se alimentar corretamente, podendo levar à morte após a eclosão dos ovos pois já não têm capacidade de recuperar essas reservas.
Após a eclosão dos ovos surgem novos organismos denominados de paralarvas. Nas primeiras semanas de vida, as paralarvas são seres planctônicos e ficam neste estágio durante tempo indefinido dependendo da temperatura da água do habitat em que se encontra.

Reprodução e Ciclo da Vida (Fig.16):

Figura 16 - Ciclo da vida da espécie Octopus vulgaris