N.º 30
Sebastián Coates
“Temos um grupo muito forte, unido e que se apoia bastante esse é um dos grandes segredos do nosso sucesso. Somos como uma família”
Wendell
“A equipa está bem, temos jogado de uma forma muito compacta, estamos a atravessar um bom momento”
28 Janeiro 2023 - 19:45 Bimestral Janeiro 2023
Estádio Municipal de Leiria Dr. Magalhães Pessoa
Obrigado, Leiria!
Janeiro arranca com mais uma edição da Final Four da Allianz Cup. A 16.ª edição de uma prova, a sétima com final disputada a quatro, que se estabeleceu no calendário nacional e é cada vez mais valorizada pelos Clubes e atrativa para Adeptos e Patrocinadores. Todas as edições da Final Four são especiais, mas a de 2022-23 é vivida com um sentimento muito particular. Voltamos à magnífica cidade de Leiria, Capital Europeia do Desporto em 2022, desta vez sem constrangimentos provocados por uma pandemia que afastou Adeptos das bancadas, mas que não afastou o interesse do público por esta prova.
Os três jogos que organizámos nestes dias foram os últimos de uma maratona de 63 encontros que principiou em novembro, durante a realização do Campeonato do Mundo, no Catar. A Allianz Cup foi uma das poucas provas a serem jogadas nesse período em toda a Europa, permitindo a manutenção do ritmo competitivo aos clubes, em mais uma demonstração de evolução de uma competição que se foi adaptando aos tempos, até chegar às decisões num formato Final Four, em mais um objetivo concretizado por esta Direção da Liga Portugal.
Dirigentes, treinadores, jogadores, árbitros, delegados, todos os agentes envolvidos nesta verdadeira epopeia, fizeram desta edição mais um momento de festa e de paixão. A entrega de todos, o espírito de conquista ficou bem evidente ao longo deste processo, sendo as presenças inéditas de FC Arouca e Académico de Viseu exemplos claros da competitividade do nosso Futebol Profissional.
Aqui chegados, importa realçar que não conseguiríamos erguer mais uma edição da Final Four sem o apoio dos nossos parceiros, a quem devemos um agradecimento sincero.
Em primeiro lugar à Allianz, que sempre acreditou neste projeto e que nos dá a honra de podermos chamar Allianz Cup à Taça da Liga. Também a toda a cidade de Leiria, representada dignamente pela sua Câmara Municipal, bem como a todas as associações e coletividades que contribuíram para fazer desta uma semana diferente.
E por fim, mas não esquecendo que representam a alma e a paixão que nos move, destaco o papel dos Adeptos, que voltaram a viver uma semana diferente, repleta de experiências e atividades, com tudo a que têm direito. Demonstraram, mais uma vez, que o jogo é muito mais do que 90 minutos.
O futuro da Allianz Cup pode levar-nos a outras latitudes e longitudes, mas ficaremos para sempre nos nossos corações com a hospitalidade e o conforto de Leiria, em mais uma Final Four inesquecível.
Obrigado, Leiria!
Pedro Proença, Presidente da Liga Portugal
www.ligaportugal.pt | www.zerozero.pt 3 Programa oficial da finalSporting CP vs FC Porto A Mensagem do Presidente
6
Apresentação do Estádio
Visita guiada ao Estádio Municipal de LeiriaDr. Magalhães Pessoa
8 Presidente Dr. Gonçalo Lopes Câmara Municipal de Leiria
9 Presidente Manuel Mendes Nunes Associação de Futebol de Leiria
10 Entrevista a Helton Embaixador da final four Allianz CUP
42 O resumo das duas meias-finais da final four Meias-finais da Final Four
48
Apresentação FC Arouca
Reportagem, plantel e histórico do clube na Allianz CUP
56
Apresentação Ac. Viseu
Reportagem, plantel e histórico do clube na Allianz CUP
AF Lisboa e AF Aveiro
64 Entrevistas com as Associações de Futebol dos clubes presentes na meia-final 1
Allianz
12 José Francisco Neves - Comité Executivo da Allianz Portugal
Playmaker Stats - zerozero
13 Curiosidades sobre a competição
Histórico confrontos
14 Todos números sobre os jogos e finais entre as duas equipas
16 Sebastián Coates - Sporting CP
18
20
28
36
Antevisão Sporting CP
Wendell - FC Porto Antevisão FC Porto
Apresentação SPorting CP
Reportagem, plantel e histórico do clube na Allianz CUP
Apresentação FC Porto
Reportagem, plantel e histórico do clube na Allianz CUP
Todos os resultados e estatísticas da edição Allianz CUP 2022/23
68
69
AF Porto e AF Aveiro
66 Entrevistas com as Associações de Futebol dos clubes presentes na meia-final 2
Lista dos vencedores e finalistas vencidos Palmarés da Allianz CUP
As finais da Allianz CUP
O resumo das 15 finais das edições anteriores
84 Curiosidades e estatísticas da história de todas as finais da competição
86
Estatísticas e tops da Allianz CUP
Balneários
Apresentação dos balneários das quatro equipas presentes na final four
90 Fan zone
102 Diretores executivos da Liga Portugal
98 Embaixadores Liga Portugal vs Rádio Comercial www.ligaportugal.pt | www.zerozero.pt
Tiago Madureira e Helena Pires
4 Programa oficial da finalSporting
Índice
CP vs FC Porto
Liga-te
Revista Oficial Liga Portugal
Tiragem
1 000 Exemplares
Registo na ERC
N.º 127671
Propriedade
Edição/Redação: Rua da Constituição, 2555 4250 -173 Porto Tel: 228348740
E-Mail ligate@ligaportugal.pt
Estatuto Editorial disponível em: https://www.ligaportugal.pt/ media/36575/estatuto-editorialrevista-liga-te.pdf
Diretor
Tiago Madureira
Editor
Vanda Cipriano
Textos
Daniel Sousa , Orlando Fernandes, Tiago Nogueira, Tiago Sá Pereira
Edição
ZEROZERO - www.zerozero.pt
Design
Adriano Carvalho
Sérgio Oliveira
Fotografia
Pedro Trindade e Jorge Amaral
Impressão
Oficinas São José Rua do Raio, 47-75, 4711-914 Braga
Assinaturas, críticas, sugestões e elogios: ligate@ligaportugal.pt
www.ligaportugal.pt | www.zerozero.pt 5 Programa oficial da finalSporting CP vs FC Porto
técnica
Ficha
Estádio Municipal de Leiria - Dr. Magalhães Pessoa
Projetado por Tomás Taveira para receber o Euro 2004, o Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, foi oficialmente inaugurado no dia 19 de novembro de 2003, com um jogo particular entre Portugal e Kuwait, onde a seleção das quinas venceu, por 8-0, com quatro golos de Pedro Pauleta, um hat-trick de Nuno Gomes e ainda um golo apontado por Luís Figo.
O Estádio possui uma capacidade para 23 888 adeptos, tendo sido criada uma bancada provisória para o Euro 2004 com mais 5 478
lugares. Importa também realçar que foi criada uma pista de atletismo, algo que potencializou ainda mais o desporto em Leiria.
A designação do Estádio Dr. Magalhães Pessoa presta homenagem a Manuel de Magalhães Pessoa, que foi governador civil de Beja e Portalegre e deputado à Assembleia Nacional.
www.ligaportugal.pt | www.zerozero.pt 6 Programa oficial da finalSporting CP vs FC Porto Palco Final Four
Estádio
Lotação oficial do estádio
21 786
Medidas do Relvado
68 X 105
Primeiro jogo oficial
Após a Remodelação para o Euro 2004
UD Leiria 3
Luís Filipe 19’ Douala 42’, 83’
3
SL Benfica
Sokota 29’
Nuno Gomes 58’, 80’
Helton GR Moreira
Bilro, Gabriel ▮, Edson, Luís Filipe D Armando, Luisão, Hélder, Fyssas ▮ Tiago ▮, João Manuel, P. Gomes ▮ M Petit ▮, Tiago ▮, João Pereira, Simão Douala, Hugo Almeida, João Paulo A Nuno Gomes, Sokota
jogador que marcou o Primeiro golo
Luís Filipe
UD Leiria
www.ligaportugal.pt | www.zerozero.pt 7 Programa oficial da finalSporting CP vs FC Porto Palco Final Four
Leiria recebe Final Four Allianz Cup - Liga Portugal em clima de festa
Durante o mês de janeiro, Leiria volta a ser palco uma das provas mais emblemáticas do desporto nacional, a Final Four Allianz Cup - Liga Portugal, em que pretendemos receber, em clima de festa, os milhares de adeptos que virão apoiar as suas equipas na decisão do Campeão de Inverno.
Estamos a trabalhar de forma muito empenhada, em colaboração com a Liga Portugal, para garantir as melhores condições para uma realização que, uma vez mais, afirme Leiria como um território acolhedor para os visitantes, e igualmente um concelho que se destaca pela capacidade de acolhimento de grandes eventos desportivos.
Aproveito para agradecer à Liga Portugal este voto de confiança que deposita em Leiria e deixo um repto aos amantes do desporto para que
participem num evento que, este ano, felizmente, se realiza sem as condicionantes impostas pela pandemia, permitindo-nos uma vivência plena desta fantástica prova desportiva.
Por fim, endereço votos de felicidade a todas as equipas participantes, estando certo que vamos, uma vez mais, assistir a grandes jogos e mostrar de novo a excelência e elevação do futebol português, dentro e fora de campo.
Sejam muito bem-vindos a Leiria.
Dr. Gonçalo Lopes
Presidente da Câmara Municipal de Leiria
Leiria
www.ligaportugal.pt | www.zerozero.pt 8 Programa oficial da finalSporting CP vs FC Porto Presidente da Câmara Municipal de Leiria
A Festa do futebol em Leiria
Leiria
Em boa hora o Executivo Municipal de Leiria liderado pelo Dr. Gonçalo Lopes possibilitou a realização da Fase Final da Allianz CUP, por um período de três anos, no bonito e funcional Estádio Municipal, Dr. Magalhães Pessoa, e permitir, desta forma, que as melhores equipas profissionais que disputam a Liga Portugal façam o apuramento de Campeão.
À semelhança de anos anteriores, não podemos deixar de realçar a previsível qualidade de todos os jogos, onde se verificará uma grande e salutar competitividade desportiva, que proporcionará certamente um bom espetáculo e que evidenciará, ainda mais o local da sua realização.
Durante uma semana, para além do frenesim que emana dos jogos em disputa, também se irá realizar um conjunto variado de atividades de grande interesse na FAN ZONE, onde a animação, a inovação e a evolução tecnológica se associam ao Futebol, e se combina uma constante agitação e dinamização do Concelho de Leiria com a atração em segurança, de mais adeptos para fazer desta competição uma festa.
Manuel Mendes Nunes
Presidente da AF Leiria
Desejo que a realização de mais uma edição deste importante evento, seja um excelente contributo, para que todos os amantes do Futebol possam satisfazer as suas preferências e façam de Leiria, neste período, o palco principal do Futebol Português, e simultaneamente se dê a conhecer, mais uma vez, as boas condições existentes para a realização de competições profissionais do mais elevado nível.
Neste momento de ansiedade pré-competitiva provocada pela incerteza dos resultados, só posso desejar uma boa prestação desportiva a todos os intervenientes nos jogos, com especial referência aos Jogadores, porque são os elementos essenciais das equipas, que atraem centenas de adeptos aos estádios, para apreciarem as suas habilidades futebolísticas que são contabilizadas em golos que dão vitórias.
Felicito a Liga Portugal e o Sr. Presidente, Dr. Pedro Proença pela excelente coordenação dos destinos do Futebol profissional ao longo dos anos, que muito tem orgulhado todos os portugueses, apesar das naturais diferenças clubistas e das imprevistas adversidades que por vezes se tem de enfrentar.
Por fim, em nome da Direção da Associação de Futebol de Leiria felicito a Câmara Municipal e a Liga Portugal, pela organização deste importante acontecimento desportivo nacional realizado em Leiria, esperando que seja mais um excelente marco para a dignificação do Futebol Português em todas as suas componentes.
www.ligaportugal.pt | www.zerozero.pt 9 Programa oficial da finalSporting CP vs FC Porto Presidente
da Associação de Futebol de Leiria
“A Allianz CUP é cada vez mais importante”
Embaixador Oficial da prova cresceu para o futebol português em Leiria, cidade que acolhe, pelo terceiro ano consecutivo, a Final Four desta competição.
Um coração, um amor, dois sentimentos
www.ligaportugal.pt | www.zerozero.pt Helton
10 Programa oficial da finalSporting CP vs FC Porto
Helton Embaixador Final Four Allianz CUP
Qual o significado de ser o Embaixador Oficial da Allianz CUP?
Desde logo devo dizer que é um motivo de orgulho ser escolhido como um dos Embaixadores da Liga Portugal. E, depois, sê-lo desta prova em específico… não tenho como descrever o grau da minha satisfação e orgulho em desempenhar este papel.
Qual a análise que faz ao crescimento desta competição?
Nota-se de forma clara que a Allianz CUP é cada vez mais importante para os clubes. Todos querem levantar este troféu. Como costumo dizer, quem não quer não se dedica, e nós temos assistido a vários exemplos de como todos os clubes querem vencer esta competição.
Em 2002 chegou à União de Leiria vindo do Vasco da Gama. Esta será sempre uma cidade especial?
Eu cheguei do Brasil e vim parar a esta cidade, onde fui muito bem recebido, não me esqueço. Joguei aqui dois anos e meio e, atualmente, representar a Liga Portugal na cidade que me recebeu, sendo o Embaixador da Final Four, é uma alegria enorme.
A Final Four da Allianz CUP representa muito mais do que três jogos de futebol. Sente-se o ambiente desta grande semana na cidade?
Eu vou acompanhando em alguns espaços e sinto que as pessoas aderem muito bem a todas as atividades da Liga Portugal. Tem existido sempre um crescimento. Infelizmente, tivemos um ano sem Fan Zone por causa da pandemia, mas eu noto o crescente interesse das pessoas em estarem presentes nesta grande semana do
Época equipa JGS 2020/21 UD Leiria 7 2016/17 FC Porto 0 2015/16 FC Porto 12 2014/15 FC Porto 11 2013/14 FC Porto 33 2012/13 FC Porto 40 2011/12 FC Porto 39 2010/11 FC Porto 44 2009/10 FC Porto 33 2008/09 FC Porto 37 2007/08 FC Porto 33 2006/07 FC Porto 39 2005/06 FC Porto 13 2004/05 UD Leiria 36 2003/04 UD Leiria 34 2002/03 UD Leiria 12 2002 Vasco 37 2001 Vasco 56 2000 Vasco 42 1999 Vasco 8 Nome Helton da Silva Arruda Idade Naturalidade 44 anos São Gonçalo (RJ) Posição Internacional Guarda-redes Brasil (4 jogos) www.ligaportugal.pt | www.zerozero.pt 11 Programa oficial da finalSporting CP vs FC Porto
futebol.
Helton Embaixador Final Four Allianz CUP
Esta é a quinta temporada como Naming Sponsor oficial da competição, tendo coincidido com o período COVID-19. Como vê a evolução da prova, sendo que hoje é uma certeza no Futebol Profissional?
Foi em 2018 que tomámos a decisão de nos tornamos naming sponsor da Taça da Liga e assumimos de alma e coração a Allianz CUP.
Como todos sabemos, existe uma enorme resistência na conquista de um naming e esta caminhada não tem sido fácil. No entanto, temos a certeza que já conquistámos o nosso lugar no futebol português e que somos reconhecidos por todos como a seguradora do desporto, a seguradora que dá nome à AllianzCUP. Tem sido um percurso em que apostamos na promoção do desporto rei no nosso país e em que nos aproximamos dos adeptos das mais diversas formas.
Durante a pandemia, essa foi uma das principais lições que retivemos. Conquistámos valores records de audiência nas transmissões televisivas durante esse período e registámos, com enorme satisfação, que demos também aqui o nosso contributo para estarmos com todos aqueles a quem o futebol toca, num momento particularmente difícil em todo o mundo.
Qual o impacto que esta parceria com a Liga Portugal teve para a Allianz e que vantagens trouxe?
Na Allianz acreditamos que as parcerias nos permitem chegar mais facilmente às pessoas, aproximando-nos dos nossos clientes, parceiros e público em geral. No fundo, de todas as pessoas. Como marca, este posicionalmente é fundamental.
Vamos para a quinta época em que colaboramos com a Liga Portugal, com quem temos vindo a construir uma relação win-win muito sólida, em que beneficiamos mutuamente do posicionamento e força de ambas as marcas. Acreditamos que a marca Allianz ganha vida, gerando também notoriedade e likeability, com esta parceria.
Quando nos associamos ao desporto nacional estamos presentes onde os portugueses estão e, nestes casos, ligados de uma forma mais lúdica e descontraída, derrubando assim algumas barreiras ainda muitas vezes associadas à atividade seguradora.
É um facto que o crescimento da notoriedade da Allianz tem sido reconhecido nestas épocas, mas também gostamos de pensar que a nossa marca traz muito ao futebol, à Liga e nomeadamente à Allianz CUP.
A Final Four é algo único no panorama futebolístico. Uma semana repleta de atividades e de entretenimento e onde se fomenta o convívio entre todos os amantes do futebol e do desporto. Vê este evento como algo de positivo, não só para os adeptos, mas para própria sociedade?
Não temos qualquer dúvida que a semana da Final Four já se posicionou como a Semana do Futebol em Portugal. Durante a última semana de janeiro, Leiria é agora a capital do futebol nacional.
Como já é costume, o coração da cidade transforma-se no o ponto de encontro dos adeptos, não só da região como de várias outras zonas, que vêm visitar a Fan Zone onde acontecem inúmeras atividades para todos os gostos e idades, ligadas ao futebol e não só.
Ao apostarmos no futebol chegamos a milhões de pessoas de todo o país. Temos aqui uma oportunidade extraordinária de nos envolvermos na sociedade e de sensibilizarmos todos estes adeptos para questões que nos implicam a todos, e que através do desporto também podem concretizar a diferença. A Responsabilidade Social é então um fator essencial subjacente a esta semana, que desenvolvemos em colaboração com a Fundação da Liga e com a Rede de Emergência Alimentar.
Este ano, por exemplo, voltamos a desenvolver campanhas de sensibilização que convertem golos em toneladas de alimentos. Apelamos ainda ao envolvimento dos visitantes da fan zone com uma campanha de recolha de alimentos que irá decorrer no stand da Fundação do Futebol. Com os alimentos entregues vamos fazer Hope Boxes, a distribuir por famílias carenciadas. Em ambas as situações, a Rede de Emergência Alimentar vai ajudar-nos a atribuir os bens conseguidos, na região de Leiria.
Com o desenvolvimento deste tipo de ações acreditamos que contribuímos para o envolvimento da sociedade em algo que nos preocupa a todos, ao mesmo tempo que também impactamos de forma positiva as novas gerações que acompanham a semana do futebol. Gerações estas que são os líderes do futuro e que têm, portanto, um papel importantíssimo no mundo de amanhã.
Esta parceria com a Liga e com a própria competição é uma aposta ganha?
Sem dúvida. É uma aposta vencedora, de muito sucesso. A AllianzCUP evoluiu muito, e a Marca Allianz beneficiou muito também. Ver o que se passou ao longo destas 5 épocas e termos esta Final Four com a atual dinâmica a acontecer, são prova disso.
| www.zerozero.pt
www.ligaportugal.pt
José Francisco Neves
12 Programa oficial da finalSporting CP vs FC Porto
Membro do comité da Allianz Portugal
José Francisco Neves - Comité Executivo da Allianz Portugal
Playmaker Stats
Competição
Allianz CUP
Números das finais
4 das 14 finais da Allianz CUP foram decididas no desempate por grandes penalidades
Allianz CUP
Números das finais
Só uma das 15 finais não teve golos – logo a primeira, em 2008 (Vitória FC x Sporting CP)
Allianz CUP
Números das finais
Maxi Pereira e Luisão são os jogadores com mais finais da Allianz CUP realizadas (6)
Allianz CUP
Números das finais
O Marítimo M. x SL Benfica, de 2016, foi a final da Allianz CUP com mais golos: 8 (2-6).
Allianz CUP
Números das finais
É a 5.ª final da prova entre os três grandes do futebol português, o segundo FC Porto x Sporting CP
Jogadores
Gonçalo Inácio
Jogador do Sporting
Gonçalo Inácio é o mais jovem de sempre a marcar numa final da Allianz CUP, com 20 anos e 5 meses.
Ex-jogador do SL Benfica Mitroglou
Kostas Mitroglou é o único jogador a bisar na final, em 2016, frente ao Marítimo M.
Pizzi
Jogador do SL Benfica
Pizzi é o único jogador a fazer duas assistências numa final: foi em 2016, frente ao Marítimo M.
Nuno Mendes
Ex-jogador do Sporting CP
Nuno Mendes é o jogador mais jovem a jogar numa final da Allianz CUP com 18 anos, 7 meses e 4 dias.
Quim
Ex-jogador do SC Braga, SL Benfica e CD Aves
Com 37 anos e 5 meses, Quim é o jogador mais velho a jogar numa final da Allianz CUP.
Treinadores
Rúben Amorim
Treinador do Sporting
Rúben Amorim é o único a vencer a Allianz CUP como jogador e treinador
Equipas
FC Porto
Números das finais
O FC Porto disputa a 5.ª final da competição: passa a ser a 3.ª equipa com mais finais disputadas na prova
FC Porto
Números das finais
O FC Porto só marcou um golo nas 4 finais que disputou (Fernando Andrade, em 2019)
Sporting CP
Números das finais
O Sporting tem uma média de um golo por jogo nas 6 finais disputadas
Sporting CP
Números das finais
67% dos golos do Sporting nas finais foram através de lances de bola parada
Programa oficial da finalSporting CP vs FC Porto
13
www.ligaportugal.pt | www.zerozero.pt
Powered by
Playmaker Stats
Sporting CP Histórico Totais dos confrontos 0 2 Vitórias 0 1 Vitória nas grandes penalidades 3 7 Golos Allianz CUP (5J) 4 6 Vitórias 4 10 Títulos 18 23 Golos Finais (14J) 244 Jogos 34% 83 36% 89 30% 72 V E V Golos 342 Golos 327 Recordes dos confrontos históricos www.ligaportugal.pt | www.zerozero.pt 14 Programa oficial da finalSporting CP vs FC Porto Confronto Histórico Maior vitória em casa Liga Portuguesa 36/37 Sporting CP 9 1 FC Porto Maior vitória fora Taça de Portugal 44/45 FC Porto 1 4 Sporting CP Liga Portuguesa 59/60 FC Porto 1 4 Sporting CP Maior vitória em casa Liga Portuguesa 35/36 FC Porto 10 1 Sporting CP Maior vitória fora Liga Portuguesa 72/73 Sporting CP 0 3 FC Porto Maior vitória (neutro) Supertaça 1995 FC Porto 0 3 Sporting CP Maior vitória (neutro) Taça de Portugal 99/00 Sporting CP 0 2 FC Porto Resultado típico SCPxFCP (14 jogos) Sporting CP 1 1 FC Porto Resultado típico FCPxSCP (15 jogos) FC Porto 2 1 Sporting CP
Paulinho
Porro Def FC Porto Danny Namaso AVA
5 5 Jogos 4 5 Vitórias 1 0 Empates 0 0 Derrotas 13 20 Golos Marcados 2 1 Golos sofridos
CUP + João Mário 3 3 8 www.ligaportugal.pt | www.zerozero.pt 15 Programa oficial da finalSporting CP vs FC Porto Confronto Histórico Otávio MED 2
Pedro
Mais Assistências - Allianz CUP 2022/23 Mais Golos - Allianz CUP 2022/23
Estatísticas 2022/23 Allianz
Sebastián Coates “Queremos é ganhar”
Capitão do Sporting CP respeita o adversário, mas assume vontade do clube em conquistar a terceira edição da Taça da Liga consecutiva para enriquecer o Museu
Um coração, um amor, dois sentimentos
www.ligaportugal.pt | www.zerozero.pt
16 Programa oficial da finalSporting CP vs FC Porto Antevisão Sporting CP
O Sporting CP tem a oportunidade de se tornar tricampeão da Allianz CUP no próximo sábado. Qual a importância desta possível conquista, para si e para a equipa?
Temos a ambição de vencer a terceira Taça da Liga consecutiva. Conseguimos nos dois últimos anos e seria especial fazê-lo novamente. Continuamos com a mesma fome de vitórias... O objetivo está bem definido: conquistar mais uma Taça da Liga para o nosso Museu.
O Coates venceu todas as finais da Allianz CUP que disputou pelo Sporting CP. Qual o segredo para o sucesso recente do clube nestes jogos decisivos?
O nosso balneário. Temos um grupo muito forte, unido e que se apoia bastante uns nos outros. Creio que esse é um dos grandes segredos do nosso sucesso. Somos como uma família, temos um ambiente de trabalho muito bom e isso reflete-se nos troféus que temos conquistado para o Clube.
A final será frente a um adversário que os jogadores do Sporting conhecem muito bem. A mesma ganha mais emoção por ser contra o FC Porto?
Independentemente do adversário, o que queremos é ganhar. O FC Porto está a fazer um bom percurso na Taça da Liga e conseguiram como nós chegar à Final desta competição. Nós vamos entrar em campo como sempre fazemos: com respeito pelo adversário, mas conscientes do nosso valor e do que temos que fazer para alcançar a vitória. Estamos a preparar muito bem este jogo e queremos dar mais uma alegria aos sportinguistas.
www.ligaportugal.pt | www.zerozero.pt 17 Programa oficial da finalSporting CP vs FC Porto Antevisão Sporting CP
“Temos um grupo muito forte, unido e que se apoia bastante uns nos outros. Creio que esse é um dos grandes segredos do nosso sucesso. Somos como uma família”
“Queremos vencer o jogo”
Portista frisa que esta final é um momento importante da época e acredita que, no final, a Taça vai para o Dragão
Um coração, um amor, dois sentimentos
www.ligaportugal.pt | www.zerozero.pt Wendell
18 Programa oficial da finalSporting CP vs FC Porto Antevisão FC Porto
Quais são as expectativas para esta final frente ao Sporting?
Espero um bom jogo diante de um rival histórico. São desafios que qualquer jogador gosta de disputar, uma final e um clássico entre duas grandes equipas e dois clubes com tradição. Espero que os adeptos possam desfrutar e essencialmente que o FC Porto saia vitorioso. Quando disputamos uma final sabemos que é apenas um jogo e que iremos fazer tudo o que está ao nosso alcance para fechar esta competição com a vitória final.
Como descreve o momento coletivo e pessoal que atravessa?
jogado de uma forma muito compacta, estamos a atravessar um bom momento. Pessoalmente, quando se joga num clube como o FC Porto a motivação tem de ser sempre máxima. Disputar uma final frente a um rival histórico é sempre especial para qualquer jogador e um momento importante da temporada.
De que forma a equipa encara a possibilidade de poder vencer este trofeu pela primeira vez?
Desde que cheguei ao FC Porto sinto que encaramos todos os jogos como autênticas finais. No FC Porto o objetivo é a vitória independentemente da prova ou adversário que disputamos. A equipa, os jogadores e o staff estão alinhados num forte espírito e dinâmica de vitória, o sentimento para esta final não foge à regra: queremos vencer o jogo e levantar a Taça da Liga.
www.ligaportugal.pt | www.zerozero.pt 19 Programa oficial da finalSporting CP vs FC Porto Antevisão FC Porto
“Gosto particularmente da forma como estamos a jogar. A equipa está bem, temos jogado de uma forma muito compacta, estamos a atravessar um bom momento”
Leão em busca do “tri” www.ligaportugal.pt | www.zerozero.pt 20 Programa oficial da finalSporting CP vs FC Porto Reportagem SPorting CP
Naquela que é a sexta participação consecutiva do Sporting CP na Final Four da Allianz CUP, Paulinho, avançado dos leões, recebeu a Liga TV na Academia Cristiano Ronaldo e foi o porta-voz das ambições leoninas para uma semana que pode consagrar o Sporting CP como tricampeão da competição.
Com 18 golos marcados na prova ao longo da carreira, seis deles alcançados na presente edição da competição, o dianteiro do Sporting CP é atualmente o melhor marcador da história da Allianz CUP, tendo ultrapassado o antigo recordista, Tozé Marreco, atual treinador do CD Tondela, que era líder com 12 golos marcados. Porém, para Paulinho o sucesso coletivo é o mais importante.
“Claro que fico feliz por ser o melhor marcador, mas muito sinceramente a felicidade só chega quando somos campeões. E não estou a dizer isto porque é o discurso correto, é mesmo sinceridade. A felicidade chega quando ganhamos o troféu, porque quando isso acontece o nosso nome fica marcado para sempre na história”, afirmou, antes de reforçar que “é muito importante para um jogador ser o melhor marcador, mas ganhar um troféu é o auge da felicidade”.
Naquela que é a sua quinta participação na semana que coroa o Campeão de Inverno, o experiente avançado português abordou o formato da prova que, na sua ótica, foi uma escolha muito acertada por parte da Liga Portugal.
www.ligaportugal.pt | www.zerozero.pt 21 Programa oficial da finalSporting CP vs FC Porto Reportagem Sporting CP
Paulinho, melhor marcador da história da competição, falou à Liga TV na antecâmara daquela que pode ser a terceira conquista consecutiva dos leões na Allianz CUP, caso consiga derrotar o FC Porto no jogo decisivo
“Esta ideia da Final Four é muito boa, pois todas as equipas podem contar com apoio das bancadas. Não há jogos em casa nem fora, todos contam com o apoio dos seus adeptos e acaba muito por recair na forma atual da equipa e na entrega da mesma no jogo, sendo que é o que muitas vezes faz a diferença”, referiu.
Sobre aquilo que, na sua opinião, pode fazer a diferença em competições com o formato da Allianz CUP, Paulinho não teve dúvidas. “No final de contas é um jogo de futebol. Acima de tudo é importante ter uma boa equipa e bons jogadores”, revelou.
Tal como Paulinho, o técnico dos leões, Rúben Amorim, conta já com muita experiência na Allianz CUP, tendo conquistado a mesma por três ocasiões como treinador. Porém, o goleador do Sporting CP revelou que a pressão colocada pelo treinador nesta semana em nada difere das restantes.
“Acreditem ou não, a pressão que ele nos coloca nessa semana é igual às outras todas. Ele nunca nos deixa abrandar, independentemente do jogo ou da competição. Respeita todos os adversários da mesma maneira, seja na Liga dos Campeões, seja na Allianz CUP e esse acaba por ser o segredo. Se tu treinas sempre bem, independentemente do adversário, vais jogar sempre bem. Claro que há dias em que as coisas não correm como queremos, mas se estás preparado para jogar é muito mais fácil chegares a uma Final Four e venceres o troféu”, confessou.
Após superar o FC Arouca na meia-final da prova, o Sporting CP defrontará agora o FC Porto, naquela que será a reedição da final disputada na temporada 20182019, disputada no Estádio Municipal de Braga, com a formação lisboeta a sair vencedora desse duelo, conquistando na altura a segunda Allianz CUP da sua história.
www.ligaportugal.pt | www.zerozero.pt 22 Programa oficial da finalSporting CP vs FC Porto Reportagem Sporting CP
“É muito importante para um jogador ser o melhor marcador, mas ganhar um troféu é o auge da felicidade.”
Quatro edições depois, os leões procuram adicionar a sua quinta Allianz CUP ao museu do clube e para tal acontecer Paulinho garantiu “muita dedicação e entrega” da sua parte e dos companheiros.
“De nós podem esperar muita dedicação e entrega. Acho que aquelas quatro palavras do Sporting CP - Esforço, Dedicação, Devoção e Glória - vão ter de significar muito para nós e vamos ter de as demonstrar dentro das quatro linhas para conquistarmos novamente a Allianz CUP, que é o nosso desejo”, concluiu.
De recordar que para chegar à fase decisiva da Allianz CUP o Sporting CP teve de ultrapassar um grupo composto por Marítimo M., SC Farense e Rio Ave FC, conquistando três vitórias em três jogos, sem sofrer qualquer golo.
Já nos quartos de final houve jogo grande, com a formação de Rúben Amorim a derrotar categoricamente o SC Braga, no Estádio José Alvalade, por 5-0, garantindo dessa maneira a sexta presença consecutiva na Final Four da Allianz CUP, onde bateu o FC Arouca na meia-final para alcançar o jogo decisivo.
www.ligaportugal.pt | www.zerozero.pt 23 Programa oficial da finalSporting CP vs FC Porto Reportagem Sporting CP
“Esta ideia da Final Four é muito boa. Todas as equipas podem contar com apoio das bancadas e não há jogos em casa nem fora.”
Sporting CP J SUP GLS 22/23 1 1 Chico Lamba DEF 73 J SUP GLS 22/23 6 4 Flávio Nazinho DEF 71 J SUP GLS 22/23 7 2 1 2 1 José Marsà DEF 63 J SUP GLS 22/23 18 10 6 4 3 Ricardo Esgaio DEF 47 J SUP GLS 22/23 Gonçalo Esteves DEF 46 J SUP GLS 22/23 28 2 2 4 5 1 2 Gonçalo Inácio DEF 25 J SUP GLS 22/23 25 4 3 7 1 5 1 1 2 Pedro Porro DEF 24 J SUP GLS 22/23 6 2 1 Luís Neto DEF 13 J SUP GLS 22/23 25 4 6 5 4 Nuno Santos DEF 11 J SUP GLS 22/23 23 5 3 Sebastián Coates DEF 4 J SUP GLS 22/23 18 11 1 3 1 Jeremiah St. Juste DEF 3 J SUP GLS 22/23 29 3 5 5 Matheus Reis DEF 2 J SUP GLS 22/23 André Paulo GR 22 J SUP GLS 22/23 5 1 2 Franco Israel GR 12 J SUP GLS 22/23 25 2 1 3 Antonio Adán GR 1 www.ligaportugal.pt | www.zerozero.pt 24 Programa oficial da finalSporting CP vs FC Porto Plantel Sporting CP
J SUP GLS 22/23 9 8 4 3 2 Jovane Cabral AVA 77 J SUP GLS 22/23 17 12 3 5 4 1 Arthur Gomes AVA 33 J SUP GLS 22/23 27 2 11 8 5 1 2 Pedro Gonçalves AVA 28 J SUP GLS 22/23 23 6 11 4 5 8 Paulinho AVA 20 J SUP GLS 22/23 7 7 1 1 1 Fatawu Issahaku AVA 18 J SUP GLS 22/23 28 3 6 3 4 1 Francisco Trincão AVA 17 J SUP GLS 22/23 16 13 1 3 2 2 Rochinha AVA 16 J SUP GLS 22/23 28 5 9 3 4 2 Marcus Edwards AVA 10 J SUP GLS 22/23 Renato Veiga MED 95 J SUP GLS 22/23 6 2 3 1 3 1 3 Dário Essugo MED 84 J SUP GLS 22/23 6 4 1 1 2 1 1 1 Mateus Fernandes MED 82 J SUP GLS 22/23 2 2 1 1 2 Mateo Tanlongo MED 32 J SUP GLS 22/23 27 5 8 4 1 Manuel Ugarte MED 15 J SUP GLS 22/23 14 13 3 4 4 2 Sotiris MED 6 J SUP GLS 22/23 20 3 3 5 1 Hidemasa Morita MED 5 J SUP GLS 22/23 3 3 2 1 1 Youssef Chermiti AVA 79 J SUP GLS 22/23 2 2 Rodrigo Ribeiro AVA 91 Jogadores que saíram em 2022/23 J Sup GLS Matheus Nunes 2 1 1 J JOGOS, SUP SUPLENTE UTILIZADO, GLS GOLOS, ▮ AMARELOS, ▮ VERMELHOS www.ligaportugal.pt | www.zerozero.pt 25 Programa oficial da finalSporting CP vs FC Porto Plantel Sporting CP J V E D 22/23 29 17 3 9 5 5 0 0 Rúben Amorim TR
Caminho até à final
Meias-finais
FC Arouca
Oday Dabbagh 58’
1
2
Sporting CP
Paulinho 45’+7, 82’
Thiago Rodrigues ▮ GR Antonio Adán Tiago Esgaio, Basso, Opoku ▮, Weverton (Mateus Quaresma ▮) D Matheus Reis, Coates, St. Juste (Gonçalo Inácio)
Uri Busquets (Arsénio), Alan Ruiz ▮, David Simão ▮ M Nuno Santos, Ugarte (Tanlongo), Morita (Arthur Gomes), R. Esgaio (Porro ▮) Antony, Sylla ▮, Dabbagh (Benji Michel) A Pedro Gonçalves, Marcus Edwards (Chermiti), Paulinho
Quartos-de-final
Sporting CP 5
Gonçalo Inácio 4’, Paulinho 7’, Pedro Gonçalves 20’ (gp), Trincão 41’, Marcus Edwards 45’+4 (Gp)
0
Adán GR Matheus Magalhães
SC Braga
Gonçalo Inácio, Coates, Matheus Reis, Porro ▮ (Esgaio), Nuno Santos D Sequeira, Paulo Oliveira, Tormena ▮, Fabiano ▮ (V. Gómez) Ugarte (Essugo ▮), Pedro Gonçalves M Infande (Rodrigo Gomes), Castro (A. Horta), Al Musrati ▮, Ricardo Horta Trincão (Arthur). Marcus Edwards (Sotiris ▮), Paulinho (Jovane) A Vitinha (Abel Ruiz), Banza (A. Djaló)
Sporting CP
Paulinho 1’, 15’, 31’, Porro 73’, Miguel Silva 86’ (ag)
Grupo B - 3.ª jornada
5
Marítimo M. 0
Adán GR Miguel Silva
Gonçalo Inácio, Coates, Matheus Reis, Porro (Esgaio), Arthur D Matheus Costa, Zainadine, Winck, Paulinho (Pablo Moreno), Vitor Costa ▮ Ugarte (Sotiris), Mateus Fernandes M João Afonso ▮, Rafael Brito (Diogo Mendes / André Cardoso)
Jovane (Rochinha), Trincão (Pedro Gonçalves), Paulinho (Fatawu) A André Vidigal, Xadas ▮ (Francisco Gomes), Percy Liza ▮ (Tagueu)
Grupo B - 2.ª jornada
Sporting CP 2 Rio Ave FC 0
Gonçalo Inácio 62’, Emmanuel Boateng 73’ (AG)
Jhonatan Luiz GR Adán
Aderllan, Patrick, Pantalon, João Ferreira (Costinha), Paulo Vítor ▮ (F. Ronaldo) D Gonçalo Inácio, Marsà ▮, Matheus Reis, Porro, Nuno Santos Baeza (Vítor Gomes), Guga, Samaris (André Pereira) M Essugo ▮, Pedro Gonçalves Leonardo Ruiz (Ukra), Emmanuel Boateng ▮ A Trincão, Marcus Edwards, Paulinho (Sotiris ▮)
Grupo B - 1.ª jornada
Sporting CP
Paulinho 20’, 22’, Marcus Edwards 39’ Pedro Gonçalves 48’, Arthur 75’, Mateus Fernandes 84’ (GP)
SC Farense 0
Franco Israel GR Ricardo Velho
Gonçalo Inácio, Marsà, Matheus Reis, Porro (Esgaio), Nuno Santos (Arthur) D Abner, Cláudio Falcão, Muscat, Talocha (Bandarra) Essugo ▮ (Sotiris), Pedro Gonçalves M M. Matias, Vitor Gonçalves ▮, Marcos Paulo (Isidoro), Ponde (Pedro Henrique) Marcus Edwards (Mateus Fernandes ▮), Trincão (Jovane Cabral), Paulinho A Rui Costa (Elves Baldé), Jhon Velásquez (Gonçalo Silva)
| www.zerozero.pt 26 Programa oficial da finalSporting CP vs FC Porto Caminho até à final Sporting CP
www.ligaportugal.pt
6
Resumo na Allianz CUP
Jogadores www.ligaportugal.pt | www.zerozero.pt 27 Programa oficial da finalSporting CP vs FC Porto Histórico Sporting CP na Allianz CUP Totais
Top 5 -
palmarés J V E D GM GS 2022/23 Finalista 5 5 0 0 20 1 2021/22 Vencedor 4 4 0 0 7 3 2020/21 Vencedor 3 3 0 0 5 1 2019/20 Meias-finais 4 2 0 2 8 6 2018/19 Vencedor 5 2 2 1 10 6 2017/18 Vencedor 5 1 4 0 8 2 2016/17 Fase de grupos 3 2 0 1 3 2 2015/16 Fase de grupos 3 2 0 1 4 3 2014/15 3.ª fase 4 2 1 1 6 4 2013/14 2.ª fase de grupos 3 2 1 0 6 1 2012/13 2.ª fase de grupos 3 1 1 1 3 5 2011/12 2.ª fase de grupos 3 0 2 1 2 3 2010/11 Meias-finais 4 2 0 2 8 4 2009/10 Meias-finais 4 3 0 1 6 6 2008/09 Finalista 5 4 1 0 14 3 2007/08 Finalista 7 3 2 2 10 6 J JOGOS V VITÓRIAS E EMPATES D DERROTAS GM GOLOS MARCADOS GS GOLOS SOFRIDOS ■ RECORDE POSITIVO, ■ RECORDE NEGATIVO Como foram os golos? Golos na Sequência de... Cabeça Outro Esquerdo Direito 16 1 34 64 Penálti fora da área Na área 13 15 100 Bola corrida Bola parada Autogolos a favor 89 31 5 Canto Livre direto Livre indireto 7 3 8 Golos Marcados 120 Golos Sofridos 56 65 Jogos 22% 14 58% 38 20% 13 V E D Mais Jogos 1 Sebastián Coates 19 2 Ricardo Esgaio 18 3 Adrien Silva 17 4 João Moutinho 16 Simon Vukcevic 16 Marat Izmailov 16 Mais Golos 1 Liedson 11 2 Paulinho 8 3 Bruno Fernandes 5 Simon Vukcevic 5 5 Leandro Romagnoli 4 Mais Penãltis 1 Bas Dost 3 2 Leandro Romagnoli 2 3 Bruno Fernandes 1 Junya Tanaka 1 Adrien Silva 1 Jaime Valdés 1 Pablo Sarabia 1 Mateus Fernandes 1 Pedro Gonçalves 1 Marcus Edwards 1 Mais Minutos 1 Sebastián Coates 1710 2 João Moutinho 1380 3 Ricardo Esgaio 1281 4 Anderson Polga 1271 5 Marcelo Boeck 1260 Mais Assistências 1 Bruno Fernandes 6 2 Marat Izmailov 4 Pedro Porro 4 4 Bruno Pereirinha 3 Bas Dost 3
Allianz CUP www.ligaportugal.pt | www.zerozero.pt 28 Programa oficial da finalSporting CP vs FC Porto Reportagem FC Porto
Dragão solidário de olhos postos na
Na antecâmara da Final Four da Allianz CUP, o FC Porto abriu as portas à Obra de Nossa Senhora das Candeias, uma Instituição Particular de Solidariedade Social que desenvolve, particularmente, apoio a crianças e jovens em risco nas suas seis casas de acolhimento. Com efeito, foram cerca de duas dezenas que tiveram a oportunidade de conhecer os cantos ao Estádio do Dragão, numa visita que contou com passagens pelo relvado, bancadas, Tribuna Presidencial, Sala de Imprensa e balneários.
“Foi um dia inesquecível para estas 22 crianças e jovens que participaram neste evento. Despoletou o rasgar de sinceros sorrisos de felicidade intensa, pela vivência de um dia
diferente e maravilhoso. ‘Foi a melhor coisa que me aconteceu!’, ‘Nunca mais vou esquecer’ ou ‘Foi o dia mais feliz da minha vida’ foram algumas das expressões de plena felicidade que ouvimos”, confessou Maria Inês Santos, Presidente da Direção da Obra de Nossa Senhora das Candeias.
E se uma visita ao Estádio do Dragão já era bom, o que dizer se ainda fosse possível confraternizar com Diogo Costa e Otávio? Para surpresa de todos, os craques surgiram no tapete verde da casa azul e branca e o êxtase tomou conta dos mais pequenos. A alegria foi geral e os jogadores receberam-nos (literalmente) de braços abertos, distribuindo sorrisos e postais autografados.
www.ligaportugal.pt | www.zerozero.pt 29 Programa oficial da finalSporting CP vs FC Porto Reportagem FC Porto
Numa ação conjunta com a Liga Portugal, Diogo Costa e Otávio distribuíram bilhetes para o jogo da meia-final, numa iniciativa de cariz social que encheu o coração a dezenas de crianças e jovens
“É muito bom estar aqui. As crianças têm o sonho de conhecer os seus ídolos e é sempre bom participar nestas ações. Fico feliz por poder realizar esses sonhos. Todos temos de evoluir no mundo do Futebol e, de forma conjunta, estamos sempre mais perto de o alcançar. Sempre com alegria e boa disposição, tem tudo para dar certo”, revelou o médio internacional português, num sentimento igualmente partilhado pelo jovem guardião: “Sinto-me muito feliz por poder contribuir para a felicidade destas crianças, porque faz parte da nossa maneira de ser. São pessoas que nos apoiam e nós também estamos cá para os apoiar. É uma motivação extra para nós, jogadores, porque não somos só 11 a jogar dentro de campo. Quanto mais energia nos passarem, melhor também vai ser a nossa exibição.”
Para além disso, a dupla azul e branca foi também protagonista, numa ação conjunta com a Liga Portugal, de um momento muito especial: a distribuição de bilhetes para o encontro da segunda meia-final da Allianz CUP, que colocou frente a frente FC Porto e Ac. Viseu.
www.ligaportugal.pt | www.zerozero.pt 30 Programa oficial da finalSporting CP vs FC Porto Reportagem FC Porto
“Queremos conquistar todos os títulos, entrar na história do FC Porto e vencer a Allianz CUP pela primeira vez.”
- Otávio
- Diogo Costa
Otávio não escondeu a ambição do FC Porto para uma prova que os dragões encaram de um modo muito especial.
“Queremos conquistar todos os títulos e este não é diferente. Para além disso, queremos entrar na história do FC Porto e vencer a Allianz CUP pela primeira vez.”
Um discurso corroborado por Diogo Costa, ele que ainda procura a estreia na prova esta temporada. “Acima de tudo, é
um título que queremos muito conquistar e mais uma taça que queremos colocar no nosso museu. Só por isso, já não nos falta motivação”, começou por dizer.
“Encaramos todos os jogos como finais. Acreditamos muito em nós e na nossa equipa técnica e sabemos da qualidade que compõe este grupo, por isso vamos dar tudo em campo com ambição de conquistar o troféu”, concluiu.
“Encaramos todos os jogos como finais. Acreditamos muito em nós e sabemos da qualidade que compõe este grupo.”
www.ligaportugal.pt | www.zerozero.pt 31 Programa oficial da finalSporting CP vs FC Porto Reportagem FC Porto
www.ligaportugal.pt | www.zerozero.pt 32 Programa oficial da finalSporting CP vs FC Porto Plantel FC Porto J SUP GLS 22/23 26 4 3 1 3 1 Otávio MED 25 J SUP GLS 22/23 7 5 1 1 3 2 André Franco MED 20 J SUP GLS 22/23 21 8 6 3 2 Marko Grujic MED 16 J SUP GLS 22/23 30 1 2 9 5 3 Matheus Uribe MED 8 J SUP GLS 22/23 23 4 1 5 5 1 João Mário DEF 23 J SUP GLS 22/23 24 5 1 4 5 1 1 Wendell DEF 22 J SUP GLS 22/23 1 1 Wilson Manafá DEF 18 J SUP GLS 22/23 17 11 1 4 3 Rodrigo Conceição DEF 17 J SUP GLS 22/23 16 3 1 1 5 1 1 Zaidu Sanusi DEF 12 J SUP GLS 22/23 20 1 4 4 5 Iván Marcano DEF 5 J SUP GLS 22/23 13 4 David Carmo DEF 4 J SUP GLS 22/23 15 3 2 1 Pepe DEF 3 J SUP GLS 22/23 20 2 5 4 Fábio Cardoso DEF 2 J SUP GLS 22/23 23 1 Diogo Costa GR 99 J SUP GLS 22/23 Samuel Portugal GR 94 J SUP GLS 22/23 8 1 5 Cláudio Ramos GR 14 Treinador J V E D 22/23 32 24 4 4 5 4 1 0 Sérgio Conceição TR Jogadores que saíram em 2022/23 J Sup GLS Agustín Marchesín 1 J JOGOS, SUP SUPLENTE UTILIZADO, GLS GOLOS, ▮ AMARELOS, ▮ VERMELHOS
FC Porto www.ligaportugal.pt | www.zerozero.pt 33 Programa oficial da finalSporting CP vs FC Porto Plantel FC Porto J SUP GLS 22/23 25 7 8 3 3 3 2 Evanilson AVA 30 J SUP GLS 22/23 Abraham Marcus AVA 98 J SUP GLS 22/23 30 21 9 1 4 2 1 Toni Martínez AVA 29 J SUP GLS 22/23 13 13 3 3 Gonçalo Borges AVA 70 J SUP GLS 22/23 20 12 4 1 4 1 3 Danny Namaso AVA 19 J SUP GLS 22/23 1 1 1 1 Wendel Silva AVA 50 J SUP GLS 22/23 31 11 13 3 5 1 2 1 Wenderson Galeno AVA 13 J SUP GLS 22/23 31 7 3 2 5 1 1 1 Pepê AVA 11 J SUP GLS 22/23 28 3 19 6 4 3 2 1 Mehdi Taremi AVA 9 J SUP GLS 22/23 19 14 1 1 2 1 Gabriel Veron AVA 7 J SUP GLS 22/23 6 6 1 3 3 1 Bernardo FOlha MED 87 J SUP GLS 22/23 Vasco Sousa MED 67 J SUP GLS 22/23 25 8 6 4 1 1 1 Stephen Eustáquio MED 46 J SUP GLS 22/23 13 6 1 1 Bruno Costa MED 28
Como foram os golos?
Resumo na Allianz CUP
- Jogadores Totais www.ligaportugal.pt | www.zerozero.pt 34 Programa oficial da finalSporting CP vs FC Porto Histórico FC Porto na Allianz CUP Mais Jogos 1 Jesús Corona 20 Iván Marcano 20 3 Maicon 19 4 Silvestre Varela 16 5 Sérgio Oliveira 15 Mais Golos 1 Soares 7 2 Jackson Martínez 6 3 Moussa Marega 5 4 Vincent Aboubakar 4 Evandro 4 Mais Penãltis 1 Evandro 3 2 Hulk 2 3 Mehdi Taremi 1 James Rodríguez 1 Vincent Aboubakar 1 Josué 1 João Moutinho 1 Mais Minutos 1 Iván Marcano 1781 2 Maicon 1543 3 Jesús Corona 1207 4 Silvestre Varela 1176 5 Eliaquim Mangala 1170 Mais Assistências 1 Jesús Corona 5 2 Josué 3 3 Tomás Costa 2 Fredy Guarín 2 James Rodríguez 2 Héctor Herrera 2 Yacine Brahimi 2 Alex Telles 2 Sérgio Oliveira 2 Shoya Nakajima 2 Otávio 2 João Mário 2
Top 5
palmarés J V E D GM GS 2022/23 Finalista 5 4 1 0 13 2 2021/22 Fase de grupos 2 1 0 1 2 3 2020/21 Meias-finais 2 1 0 1 3 3 2019/20 Finalista 5 4 0 1 10 4 2018/19 Finalista 5 3 2 0 11 6 2017/18 Meias-finais 4 2 2 0 6 2 2016/17 Fase de grupos 3 0 2 1 1 2 2015/16 Fase de grupos 3 0 0 3 1 6 2014/15 Meias-finais 5 3 1 1 10 5 2013/14 Meias-finais 4 2 2 0 7 2 2012/13 Finalista 5 3 1 1 9 3 2011/12 Meias-finais 4 3 0 1 7 4 2010/11 2.ª fase de grupos 3 1 1 1 6 4 2009/10 Finalista 5 3 1 1 4 3 2008/09 Meias-finais 4 2 0 2 5 7 2007/08 3.ª eliminatória 1 0 1 0 0 0 J JOGOS V VITÓRIAS E EMPATES D DERROTAS GM GOLOS MARCADOS GS GOLOS SOFRIDOS ■ RECORDE POSITIVO, ■ RECORDE NEGATIVO
Golos na Sequência de... Cabeça Outro Esquerdo Direito 22 1 30 40 Penálti fora da área Na área 10 12 81 Bola corrida Bola parada Autogolos a favor 66 28 2 Canto Livre direto Livre indireto 6 0 8 Golos Marcados 95 Golos Sofridos 56 60 Jogos 23% 14 54% 32 23% 14 V E D Lançamento Lateral Recarga Penálti 2 1
Caminho até à final
Meias-finais
Stephen Eustáquio 7’, Danny Namaso 66’, Bernardo Folha 79’
FC Porto 3
Cláudio Ramos GR Domen Gril
Ac. Viseu
João Mário (Rodrigo Conceição), Pepe, Marcano, Wendell D R. Bandeira ▮ (T. Mesquita), André Almeida, Arthur Chaves (Ícaro), Milioransa ▮
Otávio, Matheus Uribe, Stephen Eustáquio ▮ (Galeno) M Messeguem ▮, Nduwarugira, Quizera (Yuri Araújo) Veron (Bernardo Folha), Pepê (Gonçalo Borges), Danny Namaso (Taremi) A Jonathan Toro ▮, Ott (Ricardo Ramírez), André Clóvis ▮
Quartos-de-final
Wenderson Galeno 3’, Mehdi Taremi 67’
FC Porto 2
Cláudio Ramos GR Stanislav Kritciuk
Gil
Vicente FC
João Mário (Rodrigo Conceição), Fábio Cardoso, Marcano, Wendell D Adrián Marín, Tomás Araújo, Lucas Cunha ▮ (Né Lopes), Danilo Veiga ▮ ▮ ▮
Otávio (André Franco), Marko Grujic ▮, Matheus Uribe ▮, Wenderson Galeno M Vitor Carvalho, Fujimoto (Aouacheria), Aburjania ▮ (Hackman) Mehdi Taremi, Toni Martínez ▮ (Evanilson ▮/ Pepê / Gonçalo Borges) A Ali Alipour (K. Medina), Boselli ▮ (M. Bueno), Fran Navarro
Grupo A - 3.ª jornada
FC Porto 4
Toni Martínez 1’, Wenderson Galeno 48’, Wendell 58’, Mehdi Taremi 67’ (gp)
FC Vizela
Cláudio Ramos GR Buntic
João Mário (Otávio), Fábio Cardoso, Marcano, Wendell ▮ D Kiki Afonso ▮ (Matheus Pereira), Ivanildo, Bruno Wilson, Igor Julião ▮ (C. Isaac)
Pepê (Veron), Matheus Uribe ▮, Marko Grujic ▮, Galeno ▮ (Rodrigo Conceição) M Claudemir ▮ (Tomás Silva), Guzzo ▮, Alex Méndez
Danny Namaso (Evanilson ▮), Toni Martínez (Mehdi Taremi) A Nuno Moreira, Kiki Bondoso (Zohi), Schmidt (Osmajic)
Grupo A - 2.ª jornada
GD Chaves 0
Paulo Vítor GR Cláudio Ramos
FC Porto
Danny Namaso 56’, 59’
João Correia, Steven Vitória ▮, João Queirós, Sandro Cruz (Bruno Langa) D Wendell, Marcano, Fábio Cardoso, João Mário
Ricardo Guima ▮, Obiora (Juninho Vieira), João Teixeira M Galeno (Evanilson), Marko Grujic, M. Uribe (B. Folha), Pepê (Gonçalo Borges)
Euller ▮ (Jonny Arriba), Luther Singh ▮ (Abass), Héctor ▮ A Danny Namaso (Mehdi Taremi), Toni Martínez (André Franco)
Grupo A - 1.ª jornada
FC Porto 2
2 pepê 48’, Toni Martínez 70’
CD Mafra
Ença Fati 15’, Gui Ferreira 41’ (GP)
Cláudio Ramos GR Samú Silva ▮ R. Conceição (João Mário), Fábio Cardoso, Marcano, Wendell (Wendel Silva) D P. Barcelos, Diomandé, P. Pacheco ▮, Gui Ferreira ▮ (J. Goulart), Lucas Silva André Franco (B. Folha), M. Uribe ▮, Bruno Costa (D. Namaso), Galeno M Léo Cordeiro (Hosine Bility), Leandrinho (Mattheus Oliveira ▮ ▮ ▮) Pepê ▮, Toni Martínez A Ença Fati (E. Banguera), Pedro Lucas (Pité), Diogo Almeida ▮
www.ligaportugal.pt | www.zerozero.pt 35 Programa oficial da finalSporting CP vs FC Porto Caminho até à final FC Porto
2
0
0
0
FINAL FOUR 36 Programa oficial da finalSporting CP vs FC Porto FC Porto Sporting CP Estádio Dr. Magalhães Pessoa 28 Janeiro 2023 Sporting CP FC Arouca 1-2 Estádio Municipal de Leiria Dr. Magalhães Pessoa 24 Janeiro 2023 Ac. Viseu FC Porto 3-0 Estádio Municipal de Leiria Dr. Magalhães Pessoa 25 Janeiro 2023 www.ligaportugal.pt | www.zerozero.pt Allianz Cup 2022/23 - Final Four
Allianz Cup 2022/23 - Quartos de final
Quartos de final
19 Dezembro 2022
Sporting CP 5
Gonçalo Inácio 4’, Paulinho 7’, Pedro Gonçalves 20’ (GP), Francisco Trincão 41’, Marcus Edwards 45’+4 (GP)
SC Braga 0
Adán GR Matheus Magalhães
Gonçalo Inácio, Coates, Matheus Reis D Sequeira, Paulo Oliveira, Tormena ▮, Fabiano ▮ (Víctor Gómez)
Porro ▮ (R. Esgaio), Ugarte (Dário Essugo ▮), Pedro Gonçalves, Nuno Santos M Ricardo Horta, Al Musrati ▮, André Castro (André Horta), Infande (R. Gomes)
Trincão (Arthur Gomes), Edwards (Sotiris ▮), Paulinho (Jovane Cabral) A Vitinha (Abel Ruiz), Banza (Álvaro Djaló)
20 Dezembro 2022
Nduwarugira 56’, Rafael Bandeira 62’
Ac. Viseu 2
Boavista FC 1
Onyemaechi 90’+6
Domen Gril GR João Gonçalves
Rafael Bandeira, André Almeida, Arthur Chaves, Milioransa ▮ D Malheiro ▮, Cannon ▮, Abascal ▮, Onyemaechi Messeguem ▮ (Capela), Nduwarugira, Ricardo Ramírez (Yuri Araújo), Ott M Camará (Makouta), S. Pérez (Sasso), Agra (Yusupha),Mangas (Joel Silva)
Jonathan Toro (Paná), André Clóvis A Bruno Lourenço (Luís Santos), Bozenik
21 Dezembro 2022
Wenderson Galeno 3’, Mehdi Taremi 67’
FC Porto 2
0
Cláudio Ramos GR Kritciuk
Gil Vicente FC
João Mário (Rodrigo Conceição), Fábio Cardoso, Marcano, Wendell D Danilo Veiga ▮ ▮ ▮, Lucas Cunha ▮ (Né Lopes), Tomás Araújo, Marín Otávio (André Franco), Matheus Uribe ▮, Grujic ▮, Wenderson Galeno M V. Carvalho, Aburjania ▮ (Hackman), Fujimoto (Bilel), Boselli ▮ (Matheus Bueno)
Mehdi Taremi, Toni Martínez ▮ (Evanilson ▮ /Pepê/Gonçalo Borges) A Fran Navarro, Ali Alipour (Kevin Medina)
22 Dezembro 2022
Moreirense FC 1
André Luís 44’ (GP)
2
Pasinato GR João Valido
FC Arouca
Tiago Esgaio 70’, Rafa Mujica 79’
David Bruno (Hugo Gomes), Rafael Santos, Luís Rocha ▮ (Platiny), P. Amador D Tiago Esgaio, Basso ▮, Galovic, Mateus Quaresma
Fábio Pacheco (Petkov), Ofori, Gonçalo Franco, Camacho (Madson) M Soro (Dabbagh), Sylla ▮, Alan Ruiz ▮ (Yaw Moses) André Luís, Alan Guimarães (Walterson) A Bukia (Milovanov), Antony, Mujica (Uri Busquets)
38 Programa oficial da finalSporting CP vs FC Porto
www.ligaportugal.pt | www.zerozero.pt
Grupo a
Fase de Grupos
Grupo B
Grupo C
Grupo D
Grupo E
Grupo F
Grupo G
Grupo H
equipa V E D Dif Pts 1 FC Porto 2 1 0 +6 7 2-2 4-0 2 CD Mafra 1 2 0 +1 5 1-1 3 FC Vizela 0 2 1 -4 2 2-2 4 GD Chaves 0 1 2 -3 1 0-2 1-2 V VITÓRIA, E EMPATE, D DERROTA, DIF DIFERENÇA DE GOLOS, PTS PONTOS
equipa V E D Dif Pts 1 Gil Vicente FC 2 1 0 +5 7 2-0 2 CD Nacional 2 0 1 -1 6 2-0 3 Portimonense SC 1 0 2 -3 3 0-3 2-0 4 SC Covilhã 0 1 2 -3 1 2-2 1-2 V VITÓRIA, E EMPATE, D
DIF DIFERENÇA DE GOLOS, PTS PONTOS
DERROTA,
equipa V E D Dif Pts 1 Moreirense FC 2 1 0 +3 7 1-1 4-2 2 SL Benfica 2 1 0 +3 7 2-0 3 Estrela Amadora 0 1 2 -3 1 2-3 1-1 4 FC Penafiel 0 1 2 -3 1 1-2 V VITÓRIA, E EMPATE, D DERROTA, DIF DIFERENÇA DE
PONTOS
GOLOS, PTS
equipa V E D Dif Pts 1 FC Arouca 2 2 0 +4 8 1-1 1-1 2 CD Feirense 2 2 0 +2 8 2-1 4-3 3 Leixões SC 2 1 1 +1 7 2-1 2-1 4 UD Oliveirense 0 2 2 -4 2 0-3 0-0 5 Santa Clara 0 1 3 -3 1 1-2 1-1 V VITÓRIA, E EMPATE, D
DIF DIFERENÇA DE GOLOS, PTS PONTOS
DERROTA,
equipa V E D Dif Pts 1 Sporting CP 3 0 0 +13 9 6-0 5-0 2 Rio Ave FC 2 0 1 0 6 0-2 2-1 3 SC Farense 1 0 2 -5 3 2-0 4 Marítimo M. 0 0 3 -8 0 0-1 V VITÓRIA, E EMPATE, D DERROTA, DIF DIFERENÇA DE GOLOS, PTS PONTOS
equipa V E D Dif Pts 1 Boavista FC 2 1 0 +2 7 0-0 1-0 2 Vitória SC 0 3 0 0 3 2-2 3 B SAD 0 2 1 -1 2 2-3 4 Vilafranquense 0 2 1 -1 2 0-0 0-0 V VITÓRIA, E EMPATE, D DERROTA, DIF DIFERENÇA DE GOLOS, PTS PONTOS
equipa V E D Dif Pts 1 SC Braga 3 0 0 +6 9 2-0 3-0 2 Casa Pia AC 1 1 1 0 4 0-1 1-0 3 FC Paços Ferreira 0 2 1 -2 2 1-1 4 CD Trofense 0 1 2 -4 1 1-1 V VITÓRIA,
PTS PONTOS
E EMPATE, D DERROTA, DIF DIFERENÇA DE GOLOS,
equipa V E D Dif Pts 1 Ac. Viseu 2 2 0 +4 8 4-1 3-2 2 SCU Torreense 1 3 0 +1 6 1-1 1-0 3 FC Famalicão 1 2 1 0 5 1-1 0-0 4 CD Tondela 0 3 1 -3 3 1-1 0-0 5 Estoril Praia 0 2 2 -2 2 2-2 0-1 V VITÓRIA, E EMPATE, D
DIF DIFERENÇA DE GOLOS, PTS PONTOS
DERROTA,
www.ligaportugal.pt | www.zerozero.pt 39 Programa oficial da finalSporting CP vs FC Porto
Allianz Cup 2022/23 - Fase de Grupos
Mais Golos 1 Paulinho 8 2 André Luís 3 Oday Dabbagh 3 Danny Namaso 3 Rafa Mujica 3 Mais Assistências 1 Jonathan Toro 4 2 Pedro Porro 3 3 + 12 jogadores 2 Mais Minutos 1 Igor Milioransa 540 2 Gauthier Ott 523 3 Alan Ruiz 519 4 Jonathan Toro 487 5 Morlaye Sylla 468 Estatísticas
2022/23
5 - Jogadores Totais Como foram os golos? Golos na Sequência de... Cabeça Esquerdo Direito 16 45 80 Penálti fora da área Na área 17 13 131 Bola corrida Bola parada Autogolos 102 29 4 Canto Livre direto Livre indireto 17 1 9 Golos Marcados 164 Média de golos 2,7 62 Jogos 22% 14 39% 24 36% 22 V - Casa Empates V - fora Resultado típico (11J) 1-1 3% 2 V - Neutro Canto direto Lançamento Lateral 1 1 Outro 2 www.ligaportugal.pt | www.zerozero.pt 40 Programa oficial da finalSporting CP vs FC Porto Allianz Cup 2022/23 - Fase de Grupos
Allianz Cup
Top
SPORTING CP 2 FC AROUCA 1 Estádio Dr. Magalhães Pessoa Terça, 24 Janeiro 2023 FÁBIO VERÍSSIMO 1 Adán 3 Jeremiah St. Juste ↘ 64’ 4 Sebastián Coates 2 Matheus Reis 47 Ricardo Esgaio ↘ 77’ 5 Hidemasa Morita ↘ 77’ 15 Manuel Ugarte ↘ 85’ 11 Nuno Santos 10 Marcus Edwards ↘ 85’ 20 Paulinho 28 Pedro Gonçalves 12 Franco Israel 24 Pedro Porro ↗ 77’ ▮ 88’ 25 Gonçalo Inácio ↗ 64’ 63 José Marsà 32 Mateo Tanlongo ↗ 85’ 82 Mateus Fernandes 79 Youssef Chermiti ↗ 85’ 33 Arthur Gomes ↗ 77’ 77 Jovane Cabral TR Rúben Amorim ▮ 61’ Thiago Rodrigues 16 Tiago Esgaio 28 ▮ 38’ Jerome Opoku 3 João Basso 13 ↘ 19’ Weverton Costa 25 ↘ 85’ Uri Busquets 14 ▮ 90’+4’ David Simão 5 ▮ 88’ Alan Ruiz 10 Antony Alves 11 ↘ 78’ Oday Dabbagh 15 ▮ 62’ Morlaye Sylla 2 João Valido 92 Nino Galovic 44 ▮ 44’ ↗ 19’ Mateus Quaresma 6 Pedro Moreira 20 Ismaila Soro 23 Yaw Moses 17 ↗ 85’ Arsénio Nunes 8 Bruno Marques 9 ↗ 78’ Benji Michel 18 Armando Evangelista TR Man of the match Paulinho AVA Números no jogo Golos Remates Minutos 2 7 106’ Oportunidades Recuperações 3 2 42 Programa oficial da finalSporting CP vs FC Porto Meia-final 1 - FC Arouca vs Sporting CP www.ligaportugal.pt | www.zerozero.pt
www.ligaportugal.pt | www.zerozero.pt 43 Programa oficial da finalSporting CP vs FC Porto Meia-final 1 - FC Arouca vs Sporting CP
AC. Viseu 0 FC Porto 3
75 Domen Gril 25 Rafael Bandeira ↘ 84’ ▮ 72’ 4 André Almeida 5 Arthur Chaves ↘ 84’ 66 Igor Milioransa ▮ 89’ 6 Soufiane Messeguem ▮ 59’ 22 Nduwarugira 10 Famana Quizera ↘ 73’ 8 Jonathan Toro ▮ 35’ 11 Gauthier Ott ↘ 73’ 33 André Clóvis ▮ 74’ 51 Momo Mbaye 28 Tiago Mesquita ↗ 84’ 2 Ícaro Silva ↗ 84’ 13 Capela 88 Paná 55 Tomás Silva 7 Yuri Araújo ↗ 73’ 30 Daniel Labila 12 Ricardo Ramírez ↗ 73’ TR Jorge Costa ▮ 73’ Cláudio Ramos 14 ↘ 81’ João Mário 23 Pepe 3 Iván Marcano 5 Wendell 22 Otávio 25 Matheus Uribe 8 ▮ 50’ ↘ 61’ Stephen Eustáquio 46 ↘ 61’ Gabriel Veron 7 ↘ 81’ Pepê 11 ↘ 81’ Danny Namaso 19 Diogo Costa 99 ↗ 81’ Rodrigo Conceição 17 Fábio Cardoso 2 Zaidu Sanusi 12 ↗ 61’ Bernardo Folha 87 ↗ 81’ Gonçalo Borges 70 ↗ 81’ Mehdi Taremi 9 Toni Martínez 29 ↗ 61’ Wenderson Galeno 13 Sérgio Conceição TR
Estádio Dr. Magalhães Pessoa Quarta, 25 Janeiro 2023 Rui COsta Man
João Mário DEF Números no jogo Assistência Ataques Minutos 1 8 81’ Recuperações Cruzamentos 4 4 44 Programa oficial da finalSporting CP vs FC Porto Meia-final 2 - FC Porto vs Ac. Viseu www.ligaportugal.pt | www.zerozero.pt
of the match
www.ligaportugal.pt | www.zerozero.pt 45 Programa oficial da finalSporting CP vs FC Porto Meia-final 2 - FC Porto vs Ac. Viseu
1 2 22 DEZ 2022 MOREIRENSE FC FC Arouca 5 0 19 DEZ 2022 SPORTING CP SC BRAGA GRUPO B GRUPO C GRUPO G GRUPO D SC 46 Programa oficial da finalSporting CP vs FC Porto O Caminho até à final Four www.ligaportugal.pt | www.zerozero.pt
2 0 21 DEZ 2022 FC PORTo GIL VICENTE FC 2 1 20 DEZ 2022 AC. VISEU BOAVISTA FC GRUPO F GRUPO E GRUPO A GRUPO h www.ligaportugal.pt | www.zerozero.pt 47 Programa oficial da finalSporting CP vs FC Porto O Caminho até à final Four
Arouca em
de ouro na Allianz CUP www.ligaportugal.pt | www.zerozero.pt 48 Programa oficial da finalSporting CP vs FC Porto Reportagem FC Arouca
página
A Ponte 516 Arouca, a maior ponte pedonal suspensa do mundo, foi o palco escolhido para uma conversa descontraída com dois futebolistas do FC Arouca que têm dado cartas esta temporada. Rafa Mujica, avançado espanhol de 24 anos, e Jerome Opoku, defesacentral dos arouquenses, assumiram o papel principal num cenário de cortar a respiração. “Já queria vir aqui há muito tempo. Estou realmente impressionado, é um sítio muito bonito”, começou por dizer Mujica, enquanto o seu companheiro de equipa descreveu Arouca como uma “cidade muito tranquila”. “A comida é ótima e tem muita natureza. É uma mistura boa. É um bom lugar para relaxar e poder estar concentrado apenas no futebol”, enalteceu o defesa de 24 anos que já passou pelo futebol inglês e dinamarquês.
Importa realçar que, esta temporada, o FC Arouca ficou em primeiro lugar no Grupo G da Allianz CUP, com oito pontos, depois das vitórias frente a UD Oliveirense e Santa Clara e dos empates diante do CD Feirense e do Leixões SC. Seguiu-se o Moreirense FC, atual líder isolado da Liga Portugal SABSEG, nos quartos de final da prova, onde Rafa Mujica apontou o golo decisivo frente aos cónegos que colocou os arouquenses na Final Four da Allianz CUP pela primeira vez na história. “Sei que foi um golo importante, deu-nos o apuramento para a Final Four. Mas todos os golos são muito importantes para mim, quero marcar em todos os jogos”, realçou o dianteiro espanhol, que anda com um instinto apurado para balançar as redes. Importa destacar que Rafa Mujica anotou o seu nome na lista de marcadores em três partidas da Allianz CUP.
www.ligaportugal.pt | www.zerozero.pt 49 Programa oficial da finalSporting CP vs FC Porto Reportagem FC Arouca
Rafa Mujica e Opoku à conversa sobre a primeira Final Four da história do FC Arouca na maior ponte pedonal suspensa do mundo
No empate a uma bola diante do CD Feirense, no triunfo por três bolas a zero perante a formação de Oliveira de Azeméis, onde também fez uma assistência para golo, e no jogo decisivo frente ao Moreirense FC. O futebolista espanhol, natural de Las Palmas, realçou também que aproveita cada momento ao limite. “Celebro cada golo como se fosse o último”, embora a prioridade seja sempre o coletivo. “Nós fizemos história e isso é o mais importante”, disse.
De notar que o encontro disputado entre Moreirense FC e FC Arouca não só foi histórico, foi também muito emocionante. A partida foi extremamente disputada e mudou completamente de figura em apenas nove minutos. Os arouquenses estavam a perder ao intervalo em Moreira de Cónegos, mas com uma atitude intensa e com os golos de Tiago Esgaio e Mujica tudo mudou.
Com efeito, Jerome Opoku, defesa-central inglês, destacou o “enorme orgulho” que tem na equipa atualmente orientada por Armando Evangelista. “Acho que esta época há um grande espírito no FC Arouca. Temos um bom grupo de pessoas, todas positivas perante aquilo que fazemos diariamente, e um bom grupo faz sempre a diferença”, revelou Opoku.
www.ligaportugal.pt | www.zerozero.pt 50 Programa oficial da finalSporting CP vs FC Porto Reportagem FC Arouca
“Há um grande espírito no FC Arouca e um bom grupo faz sempre a diferença” - JEROME
OPOKU
O central que chegou este ano ao futebol português marcou o seu único golo da temporada até ao momento na fase de grupos da Allianz CUP, numa partida frente ao Santa Clara que terminou em vitória para os arouquenses. Mas Jerome Opoku não quer ficar por aqui. “Gostava de continuar a marcar golos. Só preciso de um canto [risos]. Mas o mais importante é o coletivo. Se for eu, o João Basso ou outro qualquer jogador através de uma bola parada… O que interessa é que seja golo”, enalteceu.
Rafa Mujica deixou ainda palavras de agradecimento aos adeptos arouquenses. “Muito obrigado pelo apoio ao longo desta época, continuem a confiar em nós. Nos bons e nos maus momentos. E nós vamos lutar para vos dar mais alegrias”, rematou o avançado espanhol, enquanto Jerome Opoku soltou no seu tímido português um “Força Arouca”.
“Celebro cada golo como se fosse o último, mas nós fizemos história e isso é o mais importante”
www.ligaportugal.pt | www.zerozero.pt 51 Programa oficial da finalSporting CP vs FC Porto Reportagem FC Arouca
- Rafa Mujica
FC Arouca 52 Programa oficial da finalSporting CP vs FC Porto Plantel FC Arouca J SUP GLS 22/23 16 3 1 2 1 DE Arruabarrena GR 12 J SUP GLS 22/23 1 1 1 1 Thiago Rodrigues GR 16 J SUP GLS 22/23 19 1 6 3 3 1 2 1 Jerome Opoku DEF 3 J SUP GLS 22/23 3 2 1 1 1 Sema Velázquez DEF 4 J SUP GLS 22/23 7 1 4 1 João Valido GR 92 J SUP GLS 22/23 26 1 3 2 6 1 1 João Basso DEF 13 J SUP GLS 22/23 14 7 2 5 2 Bogdan Milovanov DEF 21 J SUP GLS 22/23 25 4 1 6 1 6 2 2 Mateus Quaresma DEF 6 J SUP GLS 22/23 24 2 1 6 6 2 1 Tiago Esgaio DEF 28 J SUP GLS 22/23 11 5 1 4 1 1 Nino Galovic DEF 44 J SUP GLS 22/23 4 2 1 Weverton Costa DEF 25 J SUP GLS 22/23 25 12 1 4 6 1 3 Morlaye Sylla MED 2 J SUP GLS 22/23 22 2 11 5 1 4 David Simão MED 5 J SUP GLS 22/23 3 2 1 1 1 Rafael Fernandes DEF 64 www.ligaportugal.pt | www.zerozero.pt
Jogadores que saíram em 2022/23 J Sup GLS Emilijus Zubas 3 -4 1 Mustafa Kizza - - - -André Bukia 21 4 3 2 J JOGOS, SUP SUPLENTE UTILIZADO, GLS GOLOS, ▮ AMARELOS, ▮ VERMELHOS www.ligaportugal.pt | www.zerozero.pt 53 Programa oficial da finalSporting CP vs FC Porto Plantel FC Arouca J V E D 22/23 26 12 7 7 6 3 2 1 Armando Evangelista TR J SUP GLS 22/23 17 10 1 3 1 Uri Busquets MED 14 J SUP GLS 22/23 11 8 3 2 Yaw Moses MED 17 J SUP GLS 22/23 5 5 2 2 Pedro Moreira MED 20 J SUP GLS 22/23 24 2 12 6 1 3 Alan Ruiz MED 10 J SUP GLS 22/23 10 8 1 Vitinho Moura MED 43 J SUP GLS 22/23 20 11 2 2 Arsénio Nunes AVA 8 J SUP GLS 22/23 13 13 2 2 2 2 Bruno Marques AVA 9 J SUP GLS 22/23 20 2 5 1 3 1 Ismaila Soro MED 23 J SUP GLS 22/23 17 6 10 1 5 3 3 1 Oday Dabbagh AVA 15 J SUP GLS 22/23 3 3 1 1 1 Benji Michel AVA 18 J SUP GLS 22/23 18 3 9 4 4 3 Rafa Mujica AVA 19 J SUP GLS 22/23 25 8 3 3 6 1 1 Antony Alves AVA 11 Treinador
Caminho até à final four FC Arouca
Caminho até à final Four
Meias-finais
FC Arouca 1
Oday Dabbagh 58’
Sporting CP 2
Thiago Rodrigues ▮ GR Antonio Adán
Paulinho 45’+7, 82’
Tiago Esgaio, Basso, Opoku ▮, Weverton (Mateus Quaresma ▮) D Matheus Reis, Coates, St. Juste (Gonçalo Inácio)
Uri Busquets (Arsénio), Alan Ruiz ▮, David Simão ▮ M Nuno Santos, Ugarte (Tanlongo), Morita (Arthur Gomes), R. Esgaio (Porro ▮) Antony, Sylla ▮, Dabbagh (Benji Michel) A Pedro Gonçalves, Marcus Edwards (Chermiti), Paulinho
Quartos-de-final
Moreirense FC 1
André Luís 44’ (GP)
FC Arouca 2
Tiago Esgaio 70’, Rafa Mujica 79’
Pasinato GR João Valido
David Bruno (Hugo Gomes), Rafael Santos, Luís Rocha ▮ (Platiny), P. Amador D Mateus Quaresma, Galovic, Basso ▮, Tiago Esgaio Fábio Pacheco (Petkov), Gonçalo Franco, Ofori M Soro (Dabbagh), Alan Ruiz ▮ (Yaw Moses), Sylla ▮ Camacho (Madson), Alanzinho (Walterson), André Luís A Antony, Bukia (Milovanov), Mujica (Uri Busquets)
Grupo g - 5.ª jornada
Santa Clara 1
Matheus Babi 56’
FC Arouca 2
Jerome Opoku 30’, Oday Dabbagh 87’
Gabriel Batista GR de Arruabarrena Sagna, Boateng, Ítalo (A. Firmino ▮), Xavi Quintillà D Milivanov, Opoku ▮ ▮, Basso, Mateus Quaresma (Pedro Moreira)
MT (Andrezinho), Bobsin (João Marcos), Ricardinho, Bicalho ▮ (R. Valente) M Soro (Galovic), Alan Ruiz, Sylla (Tiago Esgaio), David Simão ▮ Matheus Babi ▮, Rildo (Gabriel Silva) A Bukia (Antony), Mujica (Dabbagh)
FC Arouca 3 UD Oliveirense 0
Alan Ruiz 5’, Rafa Mujica 69’, André Bukia 82’
Nuno Silva GR João Valido
Maga, Volnei ▮, Rodrigo Borges, Kazu ▮ (Lamine) D Mateus Quaresma ▮ (Milovanov), Galovic, Basso, Tiago Esgaio
Serginho (Vitor Pisco ▮), Guirassy (Gonçalo Pimenta), Duarte Duarte (Zé Pedro) M Uri Busquets (David Simão), Soro ▮ (Y. Moses), Sylla Jaime Pinto ▮, Michel Lima, Marcelo Marques ▮ (Lessinho) A Antony (Bukia), Alan Ruiz, Mujica (Bruno Marques)
Grupo g - 3.ª jornada
FC Arouca 1
Oday Dabbagh 8’
Grupo g - 4.ª jornada de Arruabarrena ▮ GR Stefanovic
Leixões SC 1
Miguel Silva 76’
Milovanov, Opoku (Basso), Galovic ▮, Tiago Esgaio (Mateus Quaresma) D João Amorim, Calasan, Brunão, Joel Ferreira ▮ (Miguel Silva)
Sylla ▮ (João Valido - GR), David Simão ▮, Alan Ruiz (Pedro Moreira) M Zag ▮ (Paulinho), Fabinho, Thalis (Erivaldo) Bukia, Antony, Dabbagh (Bruno Marques) A João Oliveira (Ben Traoré), Ricardo Valente (Zé Eduardo), Kiki
FC Arouca
CD Feirense 1
João Valido
54 Programa oficial da finalSporting CP vs FC Porto
Cláudio
Pinto,
Alan Ruiz ▮, David Simão ▮, Yaw Moses (Sylla) M Lucas Silva (T. Dias), Ochowechi (J. Paulo), João Tavares
Samuel Bukia
Antony ▮, Mujica (Dabbagh) A Fábio Espinho, André Rodrigues ▮ (Jorge Teixeira), João Paredes ▮
GR Igor Rodrigues Milovanov (Tiago Esgaio), Basso, Sema (Rafael Fernandes, Mateus Quaresma D
Silva, João
Sidney
(Washington),
(Arsénio),
Samuel Teles 48’
Mujica 34’
Rafa
1 Grupo G - 1.ª jornada
www.ligaportugal.pt | www.zerozero.pt
Resumo na Allianz CUP
www.ligaportugal.pt | www.zerozero.pt 55 Programa oficial da finalSporting CP vs FC Porto Histórico FC Arouca na Allianz CUP Totais
Top 5 - Jogadores
palmarés J V E D GM GS 2022/23 Meias-finais 6 3 2 1 10 6 2021/22 2.ª fase 2 1 0 1 3 1 2018/19 2.ª fase 2 0 2 0 1 1 2017/18 2.ª fase 2 0 1 1 1 2 2016/17 Fase de grupos 4 2 0 2 5 3 2015/16 Fase de grupos 4 0 2 2 2 6 2014/15 3.ª fase 5 2 1 2 3 7 2013/14 1.ª eliminatória 2 1 0 1 2 2 2012/13 1.ª fase de grupos 3 1 1 1 4 5 2011/12 1.ª fase de grupos 3 0 1 2 1 4 2010/11 2.ª fase de grupos 8 1 4 3 8 13 J JOGOS V VITÓRIAS E EMPATES D DERROTAS GM GOLOS MARCADOS GS GOLOS SOFRIDOS ■ RECORDE POSITIVO, ■ RECORDE NEGATIVO
Golos na Sequência de... Cabeça Outro Esquerdo Direito1 5 7 Penálti fora da área Na área 5 4 9 Bola corrida Bola parada Autogolos a favor 8 5 1 Golos Marcados 40 Golos Sofridos 50 41 Jogos 34% 14 27% 11 38% 16 V E D Mais Jogos 1 Hugo Monteiro 14 2 Rui Sacramento 13 3 Nuno Coelho 12 4 Bruninho 10 André Claro 10 David Simão 10 Nené 10 Mais Golos 1 Rafa Mújica 3 Oday Dabbagh 3 3 Kuca 2 Joeano 2 Diogo 2 Mais Penãltis 1 Joeano 2 2 João Basso 1 Thiago Carleto 1 Kiko 1 Mais Minutos 1 Rui Sacramento 1170 2 Nuno Coelho 896 3 David Simão 817 4 Jorge Leitão 744 5 Hugo Monteiro 689 Golos do FC Arouca na Taça da Liga catalogados desde 2019/20 Canto Livre direto Livre indireto 1 2Canto Direto Recarga Penálti 1 -
Como foram os golos?
www.ligaportugal.pt | www.zerozero.pt 56 Programa oficial da finalSporting CP vs FC Porto Reportagem Ac. Viseu
Viriatos entram na história
A maior sensação desta edição da Allianz CUP mora em Viseu. Os viriatos, atualmente a disputar a Liga Portugal SABSEG, agigantaramse frente a vários adversários do escalão máximo do Futebol Profissional e garantiram a primeira presença da sua história na Final Four que coroa o Campeão de Inverno. “Caíram” diante do FC Porto, mas, mesmo assim, o marco de terem estado em Leiria ninguém lhes tira.
Domen Gril, guarda-redes esloveno da equipa comandada por Jorge Costa, recebeu a Liga TV em Viseu e foi o porta-voz das aspirações viseenses para a primeira Final Four da história do clube, numa entrevista em que também foram abordados temas como a sua formação na Europa e o seu primeiro ano e meio no clube e na cidade do interior.
Oriundo da Eslovénia, o jovem guardião começou por falar do seu processo formativo no país do leste da Europa.
“O estilo do treino de guarda-redes na Eslovénia é mais parecido com o italiano. Exige muita concentração no treino, mais repetições, e também muita análise tática”, explicou. Com 18 anos, Domen Gril abandonou o seu país natal e rumou à Alemanha, para ingressar no Hoffenheim, numa experiência que, segundo o mesmo, foi muito benéfica para a sua evolução: “O estilo alemão de guarda-redes é um pouco diferente do estilo esloveno ou italiano. Depende mais de elementos técnicos que táticos, na minha opinião. Aprendi muitas técnicas novas. Ganhei uma noção diferente sobre como parar os remates adversários, como me posicionar, como reagir”.
www.ligaportugal.pt | www.zerozero.pt 57 Programa oficial da finalSporting CP vs FC Porto Reportagem Ac. Viseu
Domen Gril foi o porta-voz da formação de Jorge Costa, a “outsider” desta Final Four, que “caiu” apenas diante do FC Porto. O guarda-redes, que está há um ano e meio em Portugal, está a adorar Viseu e o nosso país
Há um ano e meio no Ac. Viseu, o guarda-redes esloveno não hesitou em classificar o tempo passado no clube como muito positivo.
“Para mim, este ano e meio tem sido incrível. Fui muito bem aceite na cidade e as pessoas do clube ajudaramme muito com o alojamento, a comida e coisas do género. Eu diria que tem sido um começo muito positivo”. Relativamente à cidade de Viseu, o jovem de 21 anos demonstrou sentimentos positivos em relação à mesma, descrevendo-a como “pacífica e tranquila”.
“A minha adaptação foi muito fácil. A cidade é pacífica, tranquila e não requer muita atenção. Gosto muito de Viseu. Sou um rapaz muito calmo, por isso é um lugar agradável para mim”, disse, afirmando ainda que a cidade do interior é um local com as condições perfeitas para a adaptação de jovens jogadores como ele, que se enquadram na nova política de contratações do clube.
No que toca à sua visão relativamente ao futebol português, o esloveno admitiu que enquanto residia na Eslovénia e na Alemanha possuía um conhecimento reduzido da realidade portuguesa, mas atualmente mostra-se impressionado com aquilo a que tem assistido no último ano e meio, com destaque para a Liga Portugal SABSEG.
“A Liga Portugal SABSEG é uma janela de oportunidade para muitos jogadores jovens. Mesmo para os mais velhos, para reavivar as suas carreiras. Na minha opinião, é uma liga incrível, com muita luta, tensão, onde todas as equipas possuem quase o mesmo valor. Nunca se sabe o que vai acontecer em qualquer jogo. É uma grande liga para o desenvolvimento dos jogadores”, revelou, afirmando ainda que todos sabem a qualidade presente na Liga Portugal bwin, que “conta com grandes equipas”.
“A minha adaptação foi muito fácil. A cidade é tranquila e gosto muito de Viseu. Sou um rapaz muito calmo, por isso é um lugar agradável para mim.”
58 Programa oficial da finalSporting CP vs FC Porto Reportagem Ac. Viseu
www.ligaportugal.pt | www.zerozero.pt
Em relação àquela que foi a primeira Final Four da história do Ac.Viseu, Domen Gril usou um “infelizmente” para caracterizar o nome do adversário, que impediu a equipa de Jorge Costa de alcançar a final, depois de ter enfrentado um grupo composto por duas formações da Liga Portugal bwin, no caso o FC Famalicão e o Estoril Praia, juntamente com o CD Tondela e o SCU SCU Torreense, da Liga Portugal SABSEG.
Recorde-se que, longe de serem considerados favoritos à passagem, os comandados de Jorge Costa conquistaram a qualificação para os quartos de final
com distinção, conquistando oito pontos e permanecendo invictos, fruto de duas vitórias e duas igualdades registadas. Após deixar um par de adversários do escalão maior pelo caminho, o último obstáculo até Leiria foi o Boavista FC onde, mais uma vez, o Ac. Viseu vestiu o fato de “tomba-gigantes” e saiu vitorioso, por 2-1, eliminando, pela terceira vez nesta edição da prova, uma equipa da Liga Portugal bwin e garantindo a presença na primeira Final Four da história do clube.
www.ligaportugal.pt | www.zerozero.pt 59 Programa oficial da finalSporting CP vs FC Porto Reportagem Ac. Viseu
“A Liga Portugal SABSEG é incrível. Nunca se sabe o que vai acontecer em qualquer jogo. É uma grande liga para o desenvolvimento dos jogadores.”
www.ligaportugal.pt | www.zerozero.pt 60 Programa oficial da finalSporting CP vs FC Porto Plantel Ac. Viseu J SUP GLS 22/23 2 Ricardo Janota GR 1 J SUP GLS 22/23 3 1 2 1 Momo Mbaye GR 51 J SUP GLS 22/23 22 4 4 1 Domen Gril GR 75 J SUP GLS 22/23 João Monteiro GR 99 J SUP GLS 22/23 15 4 1 5 4 2 1 Ícaro Silva DEF 2 J SUP GLS 22/23 21 1 2 1 6 1 1 André Almeida DEF 4 J SUP GLS 22/23 22 1 8 5 2 Arthur Chaves DEF 5 J SUP GLS 22/23 Kauã Oliveira DEF 14 J SUP GLS 22/23 Kayque Ryann DEF 21 J SUP GLS 22/23 22 7 2 6 6 1 2 1 Rafael Bandeira DEF 25 J SUP GLS 22/23 19 7 2 3 2 Tiago Mesquita DEF 28 J SUP GLS 22/23 25 3 12 6 3 Igor Milioransa DEF 66 J SUP GLS 22/23 4 1 1 2 Vítor Bruno DEF 90 J SUP GLS 22/23 19 3 2 9 5 2 4 Soufiane Messeguem MED 6 J SUP GLS 22/23 20 12 4 5 4 Capela MED 13 J SUP GLS 22/23 23 1 1 4 1 5 1 1 Nduwarugira MED 22 Treinador J V E D 22/23 22 14 6 2 6 3 2 1 Jorge Costa TR Jogadores que saíram em 2022/23 J Sup GLS Miguel Sena Cheikh Niang J JOGOS, SUP SUPLENTE UTILIZADO, GLS GOLOS, ▮ AMARELOS, ▮ VERMELHOS
Ac. Viseu www.ligaportugal.pt | www.zerozero.pt 61 Programa oficial da finalSporting CP vs FC Porto Plantel Ac. Viseu J SUP GLS 22/23 2 2 Javier Currás MED 27 J SUP GLS 22/23 6 3 1 2 1 1 Tomás Silva MED 55 J SUP GLS 22/23 Jovani Welch MED 80 J SUP GLS 22/23 22 15 3 5 5 Paná MED 88 J SUP GLS 22/23 18 11 3 4 3 1 Yuri Araújo AVA 7 J SUP GLS 22/23 26 3 4 9 6 1 2 Jonathan Toro AVA 8 J SUP GLS 22/23 3 3 Daniel Nussbaumer AVA 9 J SUP GLS 22/23 25 5 9 2 4 1 2 Famana Quizera AVA 10 J SUP GLS 22/23 25 2 4 3 6 Gauthier Ott AVA 11 J SUP GLS 22/23 23 18 5 6 3 1 Ricardo Ramírez AVA 12 J SUP GLS 22/23 2 2 1 Daniel Labila AVA 30 J SUP GLS 22/23 25 17 3 5 2 1 André Clóvis AVA 33 J SUP GLS 22/23 10 4 3 2 Roberto Massimo AVA 73 J SUP GLS 22/23 1 1 Luisinho AVA 77
Como foram os golos?
Resumo na Allianz CUP
Top 5 - Jogadores Totais www.ligaportugal.pt | www.zerozero.pt 62 Programa oficial da finalSporting CP vs FC Porto HistóricoAc. Viseu na Allianz CUP Mais Jogos 1 Luisinho 11 2 Capela 10 3 Paná 8 4 Tiago Gonçalves 7 Tomé 7 Tiago Borges 7 Yuri Araújo 7 Mais Golos 1 Soufiane Messeguem 2 André Clóvis 2 Bruno Carvalho 2 Famana Quizera 2 Rafael Bandeira 2 Capela 2 Mais Penãltis 1 Luisinho 1 2 Bruno Carvalho 1 Mais Minutos 1 Luisinho 700 2 Tiago Borges 548 3 Igor Milioransa 540 4 Tiago Gonçalves 535 5 Gauthier Ott 523
palmarés J V E D GM GS 2022/23 Meias-finais 6 3 2 1 11 9 2021/22 1.ª fase 1 0 0 1 1 4 2019/20 1.ª fase 1 0 0 1 0 1 2018/19 2.ª fase 1 0 0 1 2 3 2017/18 1.ª fase 1 0 0 1 0 2 2016/17 2.ª fase 1 0 0 1 0 2 2015/16 2.ª fase 2 0 2 0 2 2 2014/15 2.ª fase 5 2 1 2 7 5 2013/14 1.ª fase de grupos 3 1 0 2 2 3 J JOGOS V VITÓRIAS E EMPATES D DERROTAS GM GOLOS MARCADOS GS GOLOS SOFRIDOS ■ RECORDE POSITIVO, ■ RECORDE NEGATIVO
Golos na Sequência de... Cabeça Outro Esquerdo Direito2 6 Penálti fora da área Na área 2 3 5 Bola corrida Bola parada Autogolos a favor 6 2 1 Canto Livre direto Livre indireto - - 1 Golos Marcados 25 Golos Sofridos 31 21 Jogos 24% 5 28% 6 48% 10 V E D Lançamento Lateral Recarga Penálti 1Golos do Ac. Viseu na Taça da Liga catalogados desde 2019/20
Caminho até à final Four
Meias-finais
Stephen Eustáquio 7’, Danny Namaso 66’, Bernardo Folha 79’
FC Porto 3
Ac. Viseu 0
Cláudio Ramos GR Domen Gril
João Mário (Rodrigo Conceição), Pepe, Marcano, Wendell D R. Bandeira ▮ (T. Mesquita), André Almeida, Arthur Chaves (Ícaro), Milioransa ▮ Otávio, Matheus Uribe, Stephen Eustáquio ▮ (Galeno) M Messeguem ▮, Nduwarugira, Quizera (Yuri Araújo) Veron (Bernardo Folha), Pepê (Gonçalo Borges), Danny Namaso (Taremi) A Jonathan Toro ▮, Ott (Ricardo Ramírez), André Clóvis ▮
Nduwarugira 56’, Rafael Bandeira 62’
Quartos-de-final
AC. Viseu 2
Boavista FC 1
Domen Gril GR João Gonçalves
Onyemaechi 90’+6
Rafael Bandeira, André Almeida, Arthur Chaves, Milioransa ▮ D Malheiro ▮, Abascal ▮, Cannon ▮, Onyemachi Messeguem ▮ (Capela), Nduwarugira, Ricardo Ramírez (Yuri Araújo), Ott M Seba Pérez (Saso), Camará (Makouta), Mangas (Joel Silva), Agra (Yusupha) Jonathan Toro (Paná), André Clóvis A Bruno Lourenço (Luís Santos), Bozeník
Grupo h - 5.ª jornada
Ac. Viseu 4
Soufiane Messeguem 21’, 45’, Rafael Bandeira 73’, André Clóvis 83’
CD Tondela 1
Domen Gril GR Babacar Niasse
Bebeto 77’
Rafael Bandeira, André Almeida, Arthur Chaves ▮, Milioransa D Bebeto (Valésio ▮), Dário Miranda (Rúben Fonseca), Tiago Almeida, Jota
Nduwarugira (Paná), Ott, Messeguem (Tomás Silva), Ricardo Ramírez (Capela) M Hernando ▮ (Rodrigo Cascavel), Marcelo Alves, Ricardo Alves, Khacef
Jonathan Toro (Yuri Araújo), André Clóvis (Ícaro Silva) A Pedro Augusto, Lacava (Simão Duarte)
Grupo h - 3.ª jornada
Famana Quizera 31’, 76’ Jonathan Toro 69’
Ac. Viseu 3
Mbaye ▮ GR Pedro Silva
Alejandro Marqués 8’, 42’ (GP)
Estoril Praia 2
Rafael Bandeira, Ícaro Silva ▮, André Almeida, Milioransa ▮ D Tiago Araújo, Pedro Álvaro, Lucas Áfrico ▮, Delos Nduwarugira, Messeguem ▮ (Tiago Mesquita), Ott, Quizera M Rosier, Mor Ndiaye, João Carvalho (Serginho)
Jonathan Toro (Paná), Ricardo Ramírez ▮ (Capela) A Rodrigo Martins (Erison), Dele Yusuf, Alejandro Marqués (Benchimol ▮)
Grupo h - 2.ª jornada
FC Famalicão 1
Jhonder Cádiz 60’
Ac. Viseu 1
Luiz Júnior GR Domen Gril ▮
André Clóvis 17’
Aguirregabiria (de la Fuente), Enea Mihaj, Riccieli, Francisco Moura D Tiago Mesquita (R. Bandeira), André Almeida ▮, Arthur Chaves, Milioransa Iván Jaime (Pablo Felipe), Youssouf (Pelé), Colombatto (André Simões) M Nduwarugira ▮, Ott, Messeguem ▮ (Capela)
Jhonder Cádiz, Kadile ▮ (Álex Millán), Puma Rodríguez A Jonathan Toro ▮ (Paná), Quizera (Ricardo Ramírez), André Clóvis
Grupo h - 1.ª jornada
SCU Torreense 1
Simão Rocha 46’
Yuri Arújo 15’ Ac. Viseu 1
Vágner GR Mbaye Nuno Campos, João Paulo, Gustavo Marques, Simão Rocha D Rafael Bandeira, Ícaro Silva (André Almeida), Arthur Chaves ▮, Milioransa Lameira, João Cardoso (Diego Raposo), Cícero Alves (Guilherme Morais ▮ ▮ ▮) M Capela, Tomás Silva ▮ (Paná), Yuri Araújo (Quizera)
Mateus (Picas), João Vieira (Keffel), Juan Balanta ▮ (João Oliveira) A Jonathan Toro (Ricardo Ramírez), Ott, André Clóvis
www.ligaportugal.pt | www.zerozero.pt 63 Programa oficial da finalSporting CP vs FC Porto
Four Ac.
Caminho até à final
Viseu
AF Lisboa
Depois do pontapé de saída ter sido dado em 2007, a Taça da Liga, atualmente designada Allianz Cup, vai cumprir este ano a sua décima sexta edição. Uma competição cujo domínio dos clubes filiados na Associação de Futebol de Lisboa tem sido patenteado de forma categórica, com onze conquistas em quinze possíveis.
Tão importante como os números é o sucesso de uma iniciativa que tem vindo a afirmarse no calendário do futebol nacional, não só dentro das quatro linhas, mas também naquilo que têm sido as organizações paralelas ao jogo propriamente dito, dando oportunidade a todos quantos das mesmas têm desfrutado, de vivenciar novas experiências inerentes a um fenómeno transversal a toda a sociedade, repleto de emoções e acima de tudo carregado de muita paixão. Com a particularidade de levar a festa do futebol a vários pontos do nosso país, desde o Algarve, passando pelo Minho, Coimbra, fixando-se desde 2021 na cidade de Leiria.
A Taça da Liga já tem uma história. Um caminho que vem sendo percorrido, justificando a aposta e todo o investimento e apoio que para a mesma tem sido canalizado, pese embora em termos de reconhecimento e valorização enquanto prova que dê acesso a uma competição europeia ainda não aconteça.
Por tudo isso, a Taça da Liga é motivo de regozijo para todos quantos amam o futebol. Apesar da conjuntura atual, marcada por dificuldades acrescidas, têm sido encontrados mecanismos de forma a não comprometer a sua realização.
A todos os intervenientes nesta Final Four da Allianz Cup, formulo votos de uma excelente jornada desportiva, em que o Fair-Play prevaleça de forma inequívoca, antes, durante e depois dos jogos.
NUNO LOBO
Presidente da Associação de futebol DE LISBOA
Um coração, um amor, dois sentimentos
64 Programa oficial da finalSporting CP vs FC Porto Associação de Futebol de Lisboa
www.ligaportugal.pt | www.zerozero.pt
AF Aveiro
A Allianz Cup conquistou um papel de grande importância e carismático no Futebol português. De destacar a forma como é trabalhada a competição, com uma Final Four totalmente dedicada aos finalistas e geograficamente trabalhada para que todo o país se desloque a Leiria para assistir a uma verdadeira festa do Futebol que, aliado ao conceito de Campeão de Inverno, transformou positivamente a agenda futebolística dos principais escalões em Portugal.
Com um calendário tão preenchido e rico de emoções no Futebol profissional é, sem dúvida, uma grande responsabilidade potenciar esta competição ao mais alto nível. Quanto ao histórico dos clubes de Aveiro, não é novidade a chegada a esta fase adiantada da competição e no passado a digna prestação de outro dos nossos clubes fez-nos acreditar que poderia ser possível chegar à final da Taça da Liga. Infelizmente não foi esse o desfecho.
Agora construímos outra página da nossa história e a presença do F. C. Arouca, na Final Four em Leiria, é demonstrativa do seu valor,
acrescentando mais um patamar na sua afirmação nacional e demonstrando toda a sua força inspirada no sucesso de anos anteriores.
É um momento que nos orgulha e servirá de exemplo a toda uma região e aos clubes do nosso Distrito. Nesta fase, tudo é possível e acreditamos plenamente que o F. C. Arouca poderá continuar a surpreender com uma excelente prestação e, quiçá, trazer o título de Campeão de Inverno para a Vila de Arouca.
Parabéns à Liga Portugal por mais uma edição com um padrão competitivo altíssimo de Allianz Cup e também por novamente proporcionar, tanto aos que se deslocam a Leiria, como aqueles que ficam em casa, um belíssimo espectáculo dentro e fora do campo. São dias especiais e iremos vivê-los com a paixão que o futebol merece. Votos de uma Final Four recheada de grandes momentos de futebol e fair-play.
José Neves COELHO
Presidente da Associação de futebol DE AVEIRO
www.ligaportugal.pt | www.zerozero.pt 65 Programa oficial da finalSporting CP vs FC Porto Associação de Futebol de Aveiro
AF Porto
A cidade de Leiria vai-se vestir de gala para receber uma vez mais a Final Four da Taça da Liga, uma competição que ao longo dos anos se tem revestido de um prestígio cada vez maior e que, por isso, todos querem jogar e ganhar.
Para a Associação de Futebol do Porto é, pois, um motivo de orgulho ver que o seu filiado e fundador FC Porto é um dos clubes que parte em busca deste objetivo, certamente com ambições reforçadas, de dar continuidade ao atual ciclo vitorioso.
Na pessoa do seu Presidente, Jorge Nuno Pinto da Costa, desejo por isso a melhor sorte ao FC Porto, fazendo votos para que possa sair a sorrir no final de uma semana que se espera de emoções fortes, mas sobretudo de festa e de muito e bom futebol.
Não posso deixar de referir que estes vão também ser dias de encontros, reencontros e de troca de experiências. No dia 28, precisamente
o dia da final, vai realizar-se nova edição do Fórum das Associações, que se traduz em nova e importante oportunidade para o futebol profissional estreitar os laços com a sua base, isto é, com as entidades de gerem o futebol não profissional em Portugal – As Associações Distritais e Regionais de Futebol.
É por isso com expectativas redobradas que anseio que deste novo encontro saiam propostas concretas que possam contribuir para o crescimento de todos os intervenientes do jogo.
Termino, desejando as maiores felicidades à Liga Portugal para a realização da Final Four, fazendo votos para que todos os objetivos previstos sejam cumpridos.
José Neves
www.ligaportugal.pt | www.zerozero.pt 66 Programa oficial da finalSporting CP vs FC Porto
Presidente da Associação de futebol Do Porto
Associação de Futebol do Porto
AF Viseu
A Allianz Cup é uma referência para o desporto e para o futebol nacional e é uma oportunidade para dar a conhecer o potencial que o nosso distrito representa.
O crescimento da Associação de Futebol de Viseu revela-se no aumento de clubes afiliados, contando com 95 clubes inscritos e ultrapassando as 7200 inscrições na última época. O compromisso é de continuar a alargar a base de praticantes, desde os traquinas e petizes aos seniores, bem como fomentar a formação de árbitros, dos quais já contamos com cerca de 150.
Outro dos objetivos da instituição é incutir a prática desportiva nos mais novos, no âmbito do projeto “Há Bola na Escola”, e potenciar iniciativas como os “Jogos + Vida”, cujo objetivo é afastar jovens de comportamentos de risco através de práticas desportivas saudáveis.
A Academia Distrital de Futebol, inaugurada em março de 2022, é uma mais-valia para toda a atividade desportiva. Foram criadas as condições para desenvolver o futebol na vertente das seleções distritais, da formação de treinadores e de árbitros, bem como
disponibilizar aos filiados esta infraestrutura.
O crescimento da Associação de Futebol de Viseu tem permitido que cada vez mais atletas consigam chegar a patamares de excelência, fruto do trabalho dos clubes e dos seus respetivos agentes, assim como, da própria associação e a Final Four é o palco ideal para o Académico de Viseu FC, representar o distrito de Viseu como tão dignamente o tem feito, sendo uma das únicas equipas a estar em todas as frentes das competições nacionais.
É com imenso orgulho que a instituição se vê representada na fase final desta competição nacional de renome, que dará visibilidade não só ao Académico de Viseu FC, como à modalidade de futebol e a todo o distrito de Viseu.
Desejamos ao Académico de Viseu FC votos de maior sucesso para a Final Four, um patamar que demonstra o mérito da caminhada histórica, fruto do trabalho e dedicação, boa sorte a todos os finalistas e o melhor desempenho nesta fase final.
José Carlos Lopes
www.ligaportugal.pt | www.zerozero.pt 67 Programa oficial da finalSporting CP vs FC Porto Associação de Futebol de Viseu
Presidente da Associação de futebol De Viseu
Finalistas vencidos Vencedores Palmarés Allianz Cup
SL Benfica
CP
1 Vitória FC 1 Moreirense FC FC Porto 4 FC P. Ferreira 1 SC Braga 2 Gil Vicente FC 1 Sporting CP 2 Rio Ave FC 1 Marítimo M. 2 Vitória FC 1 SL Benfica 1 www.ligaportugal.pt | www.zerozero.pt 68 Programa oficial da finalSporting CP vs FC Porto Todos os vencedores da Allianz Cup
7
4 Sporting
2 SC Braga
Resumo da final Vitória FC 0 Sporting CP 0 Estádio do Algarve Sábado, 22 Março 2008 Pedro Proença Penáltis 5 4 3 2 1 1 2 3 4 5 2008 2007 77 Eduardo 14 Janício 4 Robson 15 Auri 16 Ricardo Chaves 17 Jorginho 6 Sandro ▮ 69’ 8 Elias 19 Leandro ↘ 79’ 7 Bruno Gama ↘ 67’ 87 Cláudio Pitbull 25 Milojevic 18 Paulinho Teles ↗ 67’ 3 Hugo 13 Adalto 10 Filipe Gonçalves ↗ 78’ 11 Bruno Ribeiro 28 Bruno Severino TR Carlos Carvalhal Rui Patrício 1 ↘ 64’ Abel 78 ▮ 41’ Anderson Polga 4 Tonel 13 Grimi 18 ▮ 49’ ↘ 79’ Miguel Veloso 24 Izmailov 7 Romagnoli 30 João Moutinho 28 Vukcevic 10 Liedson 31 Stojkovic 34 ↗ 64’ Pereirinha 25 Gladstone 26 ↗ 79’ Adrien Silva 6 Pontus Farnerud 21 Yannick Djaló 20 Rodrigo Tiuí 22 Paulo Bento TR ● GOLO, ■ ASSISTÊNCIA, ● AUTOGOLO, ↗ ENTROU, ↘ SAIU, ◆ PENÁLTI DEFENDIDO, ◆ PENÁLTI FALHADO, ▮ CARTÃO AMARELO, ▮ CARTÃO VERMELHO www.ligaportugal.pt | www.zerozero.pt 69 Programa oficial da finalSporting CP vs FC Porto Resumo da Allianz cup 2007/08
Resumo da final SL Benfica 1 Sporting CP 1 Estádio do algarve Sábado, 21 Março 2009 Lucilio Baptista Penáltis 5 4 3 2 1 1 2 3 4 5 2009 2008 12 Quim 14 Maxi Pereira 4 Luisão 23 David Luiz 28 Miguel Vitor ▮ 68’ 8 Katsouranis 10 Aimar 15 Rúben Amorim ↘ 79’ 6 Reyes ↘ 88’ ▮ 40’ ● 75’ (gp) 21 Nuno Gomes ↘ 64’ 30 David Suazo 1 Moreira 27 Sidnei 25 Jorge Ribeiro 26 Yebda 24 Carlos Martins ↗ 79’ 20 Di Maria ↗ 64’ 7 Cardozo ↗ 88’ TR Quique Flores Tiago 16 ▮ 73’ ▮ 22’ 73’ Pedro Silva 5 Marco Caneira 12 ● 49’ ↘ 90’ Pereirinha 25 Carriço 3 ▮ 62’ Anderson Polga 4 Rochemback 26 ▮ 72’ João Moutinho 28 ↘ 76’ Vukcevic 10 Derlei 11 ↘ 90’ Liedson 31 Rui Patrício 1 ↗ 76’ Abel 78 Tonel 13 ↗ 90’ Romagnoli 30 Adrien Silva 6 Yannick Djaló 20 ↗ 90’ Hélder Postiga 23 Paulo Bento TR 49’ - Sporting CP Pereirinha 1-0 75’ (GP) - SL Benfica Reyes 1-1 ● GOLO, ■ ASSISTÊNCIA, ● AUTOGOLO, ↗ ENTROU, ↘ SAIU, ◆ PENÁLTI DEFENDIDO, ◆ PENÁLTI FALHADO, ▮ CARTÃO AMARELO, ▮ CARTÃO VERMELHO www.ligaportugal.pt | www.zerozero.pt 70 Programa oficial da finalSporting CP vs FC Porto Resumo da Allianz cup 2008/09
Resumo da final
Benfica
FC Porto 0 Estádio do Algarve Domingo, 21 Março 2010 Jorge Sousa 2010 2009 12 Quim 14 Maxi Pereira ▮ 39’ 4 Luisão 23 David Luiz 18 Fábio Coentrão ▮ 86’ 10 Aimar ↘ 62’ 5 Rúben Amorim ● 10’ 17 Carlos Martins ↘ 67’ ● 45’ 2 Airton 20 Di Maria 31 Alan Kardec ↘ 77’ 1 Moreira 27 Sidnei 6 Javi García 8 Ramires ↗ 67’ 30 Saviola ↗ 62’ 7 Cardozo ↗ 77’ ● 90’ 21 Nuno Gomes TR Jorge Jesus Nuno Espírito Santo 33 ▮ 11’ ↘ 46’ Miguel Lopes 22 Bruno Alves 2 Rolando 14 Álvaro Pereira 15 Fernando 25 ↘ 46’ Rúben Micael 28 ▮ 51’ Raúl Meireles 3 ▮ 38’ ↘ 71’ Belluschi 7 Cristián Rodrigez 10 Falcao 9 Beto 24 ↗ 46’ Fucile 13 Maicon 16 Fredy Guarín 6 ↗ 46’ Diego Valeri 8 Tomás Costa 20 ↗ 71’ Orlando Sá 29 Jesualdo Ferreira TR 10’ - SL Benfica Rúben Amorim 0-1 45’ - SL Benfica Carlos Martins 0-2 90’ - SL Benfica Cardozo 0-3 ● GOLO, ■ ASSISTÊNCIA, ● AUTOGOLO, ↗ ENTROU, ↘ SAIU, ◆ PENÁLTI DEFENDIDO, ◆ PENÁLTI FALHADO, ▮ CARTÃO AMARELO, ▮ CARTÃO VERMELHO www.ligaportugal.pt | www.zerozero.pt 71 Programa oficial da finalSporting CP vs FC Porto Resumo da Allianz cup 2009/10
SL
3
Resumo da final
Benfica
FC
Estádio Cidade de Coimbra Sábado, 23 Abril 2011 Pedro Proença 2011 2010 1 Moreira ◆ 31’ (gp) 14 Maxi Pereira ▮ 30’ 4 Luisão ▮ 49’ ● 51’ (pb) ■ 43’ 33 Jardel 18 Fábio Coentrão ■ 17’ 6 Javi García ● 43’ 10 Aimar ↘ 90’+2 17 Carlos Martins ↘ 61’ 30 Saviola ↘ 68’ 7 Cardozo 11 Franco Jara ● 43’ 12 Roberto Jiménez 27 Sidnei 25 César Peixoto ↗ 61’ 2 Airton ↗ 68’ 16 Felipe Menezes ↗ 90’+2 19 Weldon 31 Alan Kardec TR Jorge Jesus ▮ 90’+2 Cássio 1 Baiano 15 Ozéia 2 Cohene 5 ▮ 26’ Maykon 7 ↘ 79’ André Leão 8 ▮ 33’ Leonel Olímpio 16 Pizzi 31 ↘ 75’ David Simão 10 ◆ 31’ (gp) ↘ 71’ Manuel José 81 Mário Rondón 19 António Filipe 45 Bura 13 ↗ 79’ Filipe Anunciação 96 Pádraig Amond 21 ↗ 75’ Nélson Oliveira 24 ↗ 71’ Caetano 11 Nuno Santos 17 Rui Vitória TR 17’
Franco Jara
43’
51’
M. Luisão
www.ligaportugal.pt | www.zerozero.pt 72 Programa oficial da finalSporting CP vs FC Porto Resumo da Allianz cup 2010/11
SL
2
P. Ferreira 1
- SL Benfica
0-1
- SL Benfica Javi García 0-2
(PB) - Marítimo
1-2 ● GOLO, ■ ASSISTÊNCIA, ● AUTOGOLO, ↗ ENTROU, ↘ SAIU, ◆ PENÁLTI DEFENDIDO, ◆ PENÁLTI FALHADO, ▮ CARTÃO AMARELO, ▮ CARTÃO VERMELHO
Resumo da final Gil Vicente FC 1 SL Benfica 2 Estádio Cidade de Coimbra Sábado, 14 abril 2021 Jorge Sousa 2012 2011 1 Adriano 2 Rodrigo Galo 80 Júnior Caiçara 44 Cláudio ▮ 86’ 54 Halisson 25 César Peixoto 89 Richard ↘ 76’ 66 Luís Manuel ↘ 35’ ▮ 50’ 10 André Cunha 70 Hugo Vieira 58 Luís Carlos ↘ 68’ 21 Jorge Baptista 20 Éder Sciola 16 Paulão 77 João Vilela ↗ 78’ ■ 78’ 40 Guilherme ↗ 68’ 9 Tó Barbosa 99 Zé Luís ↗ 35’ ● 78’ TR Paulo Alves Eduardo 47 Maxi Pereira 14 Garay 24 Jardel 33 Capdevila 38 Nemanja Matic 21 ↘ 61’ Aimar 10 Witsel 28 ■ 30’ ▮ 86’ Bruno César 8 ● 30’ ↘ 80’ Rodrigo 19 ↘ 45’ Nélson Oliveira 16 Artur Moraes 1 Emerson 3 Javi García 6 ▮ 81’ ↗ 45’ Nico Gaitán 20 ● 84’ ▮ 86’ ↗ 80’ Saviola 30 ↗ 61’ Cardozo 7 Nolito 9 Jorge Jesus TR 30’ - SL Benfica Rodrigo 1-0 78’ - Gil Vicente FC Zé Luís 1-1 84’ - SL Benfica Saviola 2-1 ● GOLO, ■ ASSISTÊNCIA, ● AUTOGOLO, ↗ ENTROU, ↘ SAIU, ◆ PENÁLTI DEFENDIDO, ◆ PENÁLTI FALHADO, ▮ CARTÃO AMARELO, ▮ CARTÃO VERMELHO www.ligaportugal.pt | www.zerozero.pt 73 Programa oficial da finalSporting CP vs FC Porto Resumo da Allianz cup 2011/12
Resumo da final FC Porto 0 SC Braga 1 Estádio cidade de Coimbra Sábado, 13 Abril 2013 João Capela 2013 2012 24 Fabiano 2 Danilo 22 Mangala 23 Abdoulaye Ba ▮ 17’ 45’ ▮ 45’ 26 Alex Sandro 25 Fernando 35 Defour ↘ 59’ 3 Lucho González ↘ 45’ 10 James Rodríguez ↘ 74’ 8 João Moutinho 9 Jackson Martínez 1 Helton 30 Otamendi ↗ 45’ 6 André Castro 15 Izmailov 27 Cristian Atsu ↗ 74’ 28 Kelvin ↗ 59’ 19 Liedson TR Vítor Pereira ▮ 90’+4 Quim 1 ▮ 48’ Baiano 15 Nuno André Coelho 4 Aderllan 75 ▮ 36’ Elderson 20 ▮ 80’ Custódio 27 ▮ 67’ ↘ 90’ Mossoró 8 ↘ 73’ Rúben Micael 14 Hugo Viana 45 ● 45’+2 (gp) Alan 30 ↘ 77’ Carlão 83 Kritciuk 24 ↗ 90’ Douglão 44 Mauro 63 Rúben Amorim 5 ↗ 73’ João Pedro 7 ↗ 77’ Zé Luís 29 Hélder Babosa 10 José Peseiro TR 45’ (GP) - SC Braga Alan 1-0 ● GOLO, ■ ASSISTÊNCIA, ● AUTOGOLO, ↗ ENTROU, ↘ SAIU, ◆ PENÁLTI DEFENDIDO, ◆ PENÁLTI FALHADO, ▮ CARTÃO AMARELO, ▮ CARTÃO VERMELHO www.ligaportugal.pt | www.zerozero.pt 74 Programa oficial da finalSporting CP vs FC Porto Resumo da Allianz cup 2012/13
Resumo da final SL Benfica 2 Rio Ave FC 0 Estádio Dr. Magalhães Pessoa Quarta, 7 Maio 2014 Hugo Miguel 2014 2013 41 Oblak 14 Maxi Pereira 4 Luisão ● 78’ 24 Garay 16 Siqueira 6 Rúben Amorim ↘ 84’ ▮ 35’ ■ 41’ 35 Enzo Pérez ■ 78’ 20 Nico Gaitán ↘ 69’ 19 Rodrigo ● 41’ 50 Markovic 11 Lima ↘ 90’+1 1 Artur Moraes 34 André Almeida ↗ 84’ 33 Jardel 30 André Gomes ↗ 90’+1 18 Toto Salvio ↗ 69’ ▮ 88’ 90 Ivan Cavaleiro 7 Cardozo TR Jorge Jesus Hugo Ventura 1 Lionn 12 Alberto Rodríguez 2 Marcelo 46 Edimar 26 ↘ 68’ Rúben Ribeiro 77 Filipe Augusto 7 ▮ 77’ Tarantini 8 Ukra 17 ↘ 80’ Pedro Santos 23 ↘ 68’ Ahmed Hassan 9 Ederson 93 Nuno Lopes 16 Tiago Pinto 15 André Vilas Boas 14 ↗ 80’ Diego Lopes 10 ↗ 68’ Braga 11 ▮ 70’ ↗ 68’ Sandro Lima 20 Nuno Espírito Santo TR 41’ - SL Benfica Rodrigo 0-1 78’ - SL Benfica Luisão 0-2 ● GOLO, ■ ASSISTÊNCIA, ● AUTOGOLO, ↗ ENTROU, ↘ SAIU, ◆ PENÁLTI DEFENDIDO, ◆ PENÁLTI FALHADO, ▮ CARTÃO AMARELO, ▮ CARTÃO VERMELHO www.ligaportugal.pt | www.zerozero.pt 75 Programa oficial da finalSporting CP vs FC Porto Resumo da Allianz cup 2013/14
Resumo da final SL Benfica 2 Marítimo M. 1 Estádio cidade de coimbra Sexta, 29 Maio 2015 Carlos Xistra 2015 2014 20 Júlio César 14 Maxi Pereira ▮ 85’ 4 Luisão ▮ 90’+3 33 Jardel ■ 37’ 19 Eliseu 7 Samaris 21 Pizzi ↘ 69’ 8 Sulejmani ↘ 73’ 10 Nico Gaitán 11 Lima ↘ 83’ 17 Jonas ▮ 86’ ● 37’ ■ 80’ 13 Paulo Lopes 28 Sílvio 2 Lisandro López 5 Fejsa ↗ 83’ 30 Talisca ↗ 69’ 15 Ola John ↗ 73’ ▮ 81’ ● 80’ 9 Derley TR Jorge Jesus Salin 78 ● 56’ João Diogo 2 ▮ 32’ Briguel 21 Patrick Bauer 5 ▮ 47’ ▮ 32’ 47’ Raul Silva 34 ▮ 67’ Rúben Ferreira 41 Danilo Pereira 8 ↘ 51’ Alex Soares 7 ▮ 59’ Bruno Gallo 20 ↘ 62’ Xavier 50 ▮ 35’ ↘ 75’ Marega 32 Welligton 1 ↗ 75’ Igor Rossi 4 Cristian Alex 37 ■ 56’ ▮ 76’ ↗ 51’ Fransérgio 35 ▮ 85’ ↗ 62’ Éber Bessa 92 Ebinho 57 Fábio Abreu 93 Ivo Vieira TR 37’ - SL Benfica Jonas 0-1 56’ - Marítimo M. João Diogo 1-1 80’ - SL Benfica Ola John 1-2 ● GOLO, ■ ASSISTÊNCIA, ● AUTOGOLO, ↗ ENTROU, ↘ SAIU, ◆ PENÁLTI DEFENDIDO, ◆ PENÁLTI FALHADO, ▮ CARTÃO AMARELO, ▮ CARTÃO VERMELHO www.ligaportugal.pt | www.zerozero.pt 76 Programa oficial da finalSporting CP vs FC Porto Resumo da Allianz cup 2014/15
Resumo da final
Benfica
Marítimo
2 Estádio Cidade de Coimbra Sexta, 20 Maio 2016 Fábio Veríssimo 2016 2015 1 Ederson 34 André Almeida 4 Luisão 33 Jardel ● 90’ 3 Álex Grimaldo 7 Samaris 21 Pizzi ■ 18’ 90’ 85 Renato Sanches 10 Nico Gaitán ↘ 78’ ● 77’ ■ 38’ 11 Mitroglou ↘ 67’ ● 18’ 38’ 17 Jonas ↘ 87’ ● 11’ ■ 77’ 13 Paulo Lopes 14 Lindelof 19 Eliseu 30 Talisca ↗ 67’ 20 Gonçalo Guedes ↗ 78’ 39 Mehdi Carcela 9 Raúl Jiménez ↗ 87’ ● 90’+3 (gp) TR Rui Vitória Alireza Haghighi 80 ● 45’+1 João Diogo 2 ↘ 68’ Briguel 21 Patrick Vieira 91 ↘ 73’ Dirceu 5 Maurício Antônio 62 Damien Plessis 23 Éber Bessa 11 ■ 45’+1 ● 83’ (gp) Fransérgio 35 ↘ 23’ Edgar Costa 12 Dyego Sousa 9 Salin 78 Deyvison 4 ↗ 68’ Alex Soares 7 ↗ 23’ Djoussé 60 Babá Diawara 90 ↗ 73’ Ghazaryan 10 Nepomuceno 17 Nelo Vingada TR 11’ - SL Benfica Jonas 0-1 45’+1 - Marítimo M. João Diogo 1-3 18’ - SL Benfica Mitroglou 0-2 77’ - SL Benfica Nico Gaitán 1-4 90’ - SL Benfica Jardel 2-5 38’ - SL Benfica Mitroglou 0-3 83’ (GP) - Marítimo M. Fransérgio 2-4 90’+3 (GP) - SL Benfica Raúl Jiménez 2-6 ● GOLO, ■ ASSISTÊNCIA, ● AUTOGOLO, ↗ ENTROU, ↘ SAIU, ◆ PENÁLTI DEFENDIDO, ◆ PENÁLTI FALHADO, ▮ CARTÃO AMARELO, ▮ CARTÃO VERMELHO www.ligaportugal.pt | www.zerozero.pt 77 Programa oficial da finalSporting CP vs FC Porto Resumo da Allianz cup 2015/16
SL
6
M.
Resumo da final Moreirense FC 1 SC Braga 0 Estádio do Algarve Domingo, 29 Janeiro 2017 Artur Soares Dias 2017 2016 1 Makaridze ▮ 63’ 95 Sagna ▮ 90’ 3 André Micael 44 Diego Galo 5 Rebocho 18 Cauê ● 45’+2 (gp) 65 Fernando Alexandre 8 Francisco Geraldes ▮ 28’ 56 Daniel Podence 93 Ousmane Dramé ↘ 61’ 9 Roberto ↘ 61’ 99 Taborda 14 Diego Ivo 6 Jander 20 Tiago Morgado 16 Nildo Petrolina ↗ 61’ 21 David Ramirez 29 Emmanuel Boateng ↗ 61’ TR Augusto Inácio Matheus 92 Baiano 15 Paulinho 22 Emiliano Velázquez 2 ▮ 25’ ↘ 79’ Artur Jorge 44 Battaglia 5 ↘ 46’ Xeka 80 ↘ 65’ Ricardo Horta 21 Pedro Santos 23 Stojilijkovic 19 ▮ 90’+5 Rui Fonte 17 Marafona 28 D’Alberto 82 Lazar Rosic 3 Rafael Assis 14 ▮ 84’ ↗ 46’ Vukecevic 35 ↗ 79’ Alan 30 ↗ 65’ Rodrigo Pinho 13 Jorge Simão TR 45’+2 (GP) - Moreirense FC Caué 0-1 ● GOLO, ■ ASSISTÊNCIA, ● AUTOGOLO, ↗ ENTROU, ↘ SAIU, ◆ PENÁLTI DEFENDIDO, ◆ PENÁLTI FALHADO, ▮ CARTÃO AMARELO, ▮ CARTÃO VERMELHO www.ligaportugal.pt | www.zerozero.pt 78 Programa oficial da finalSporting CP vs FC Porto Resumo da Allianz cup 2016/17
Resumo da final Sporting CP 1 Vitória FC 1 Estádio Municipal de Braga sábado, 27 Janeiro 2018 Rui Costa Penáltis 5 4 3 2 1 1 2 3 4 5 2018 2017 1 Rui Patrício 92 Picini 4 Sebastián Coates ▮ 30’ 22 Mathieu 14 William Carvalho ▮ 51’ 7 Rúben Ribeiro ↘ 46’ 8 Bruno Fernandes 20 Bryan Ruiz ↘ 46’ 5 Fábio Coentrão 28 Bas Dost ● 80’ 40 Fredy Montero ↘ 64’ 18 Salin 13 Ristovski 6 André Pinto 9 Marcos Acuña ↗ 46’ ▮ 72’ 16 Battaglia ↗ 46’ 11 Bruno César 88 Doumbia ↗ 64’ TR Jorge Jesus ▮ 68’ Pedro Trigueira 88 ▮ 88’ Vasco Fernandes 13 Pedro Pinto 14 Nuno Pinto 21 ▮ 90’+5 Arnold Issoko 7 ▮ 18’ José Semedo 29 ↘ 83’ João Teixeira 10 ↘ 88’ Costinha 11 ↘ 90’+2 João Amaral 24 ▮ 79’ Podstawski 6 ● 4’ Gonçalo Paciência 9 Cristiano 1 ↗ 88’ Patrick Vieira 91 André Sousa 16 ↗ 83’ André Pedrosa 27 Adebanjo 86 Alief 33 ▮ ↗ 90’+2 Edinho 36 José Couceiro TR 4’ - Vitória FC G. Paciência 1-0 80’ - Sporting CP Bas Dost 1-1 ● GOLO, ■ ASSISTÊNCIA, ● AUTOGOLO, ↗ ENTROU, ↘ SAIU, ◆ PENÁLTI DEFENDIDO, ◆ PENÁLTI FALHADO, ▮ CARTÃO AMARELO, ▮ CARTÃO VERMELHO www.ligaportugal.pt | www.zerozero.pt 79 Programa oficial da finalSporting CP vs FC Porto Resumo da Allianz cup 2017/18
Resumo da final Sporting CP 1 FC Porto 1 Estádio Municipal de Braga Sábado, 26 Janeiro 2019 João Pinheiro Penáltis 5 4 3 2 1 1 2 3 4 5 2019 2018 40 Renan Ribeiro ▮ 90’+6 13 Ristovski ▮ 65’ 4 Sebastián Coates 6 André Pinto ↘ 53’ ▮ 29’ 9 Marcos Acuña ↘ 46’ ▮ 35’ 86 Gudelj ↘ 83’ 8 Bruno Fernandes 37 Wendel 21 Raphinha 28 Bas Dost ● 90’+2 (gp) 17 Nani ▮ 45’ 19 Salin 5 Jefferson ↗ 46’ 25 Petrovic ↗ 53’ ▮ 86’ 90 Miguel Luís 23 Abdoulay Diaby ↗ 83’ 77 Jovane Cabral 29 Luiz Phellype TR Marcel Keizer Vaná Alves 26 Éder Militão 3 ▮ 45’+1 Felipe 28 Pepe 33 Alex Telles 13 ▮ 68’ ↘ 90’+4 Óliver Torres 10 Héctor Herrera 16 ▮ 25’ ↘ 82’ Jesús Corona 17 ▮ 90’+3 Marega 11 ↘ 64’ André Pereira 21 Brahimi 8 Casillas 1 Mbemba 19 Manafá 12 ↗ 82’ Danilo Pereira 22 Bruno Costa 6 ↗ 90’+4 Hernâni 7 ● 79’ ↗ 64’ Fernando Andrade 37 Sérgio Conceição TR 79’ - FC Porto Fernando 1-0 90’+2 (GP) - Sporting CP Bas Dost 1-1 ● GOLO, ■ ASSISTÊNCIA, ● AUTOGOLO, ↗ ENTROU, ↘ SAIU, ◆ PENÁLTI DEFENDIDO, ◆ PENÁLTI FALHADO, ▮ CARTÃO AMARELO, ▮ CARTÃO VERMELHO www.ligaportugal.pt | www.zerozero.pt 80 Programa oficial da finalSporting CP vs FC Porto Resumo da Allianz cup 2018/19
Resumo da final
Estádio Municipal de Braga Sábado, 25 Janeiro 2020 Luís Godinho 2020 2019 31 Diogo Costa 5 Marcano 19 Mbemba 13 Alex Telles 22 Danilo Pereira ↘ 74’ 25 Otávio ▮ 30’ 27 Sérgio Oliveira ↘ 72’ ▮ 19’ 17 Jesús Corona ▮ 73’ 11 Marega ↘ 78’ 29 Tiquinho Soares 7 Luis Díaz 32 Marchesín 18 Manafá ↗ 78’ 4 Diogo Leite 8 Romário Baró ↗ 72’ ▮ 80’ 16 Matheus Uribe ↗ 74’ ▮ 90’+3 77 Vitinha 9 Aboubakar TR Sérgio Conceição Matheus 1 Ricardo Esgaio 47 ↘ 56’ Tormena 3 ▮ 67’ Raul Silva 34 ▮ 81’ Bruno Viana 36 Sequeira 5 ▮ 64’ ↘ 90’ Palhinha 60 Fransérgio 27 Paulinho 20 ● 90’+5 Ricardo Horta 21 ↘ 50’ Galeno 90 Tiago Sá 12 Diogo Viana 11 ↗ 56’ Wallace 13 ↗ 90’ João Novais 17 ↗ 50’ Francisco Trincão 77 Rui Fonte 18 Wilson Eduardo 7 Rúben Amorim TR 90’+5 - SC Braga Ricardo Horta 1-0 ● GOLO, ■ ASSISTÊNCIA, ● AUTOGOLO, ↗ ENTROU, ↘ SAIU, ◆ PENÁLTI DEFENDIDO, ◆ PENÁLTI FALHADO, ▮ CARTÃO AMARELO, ▮ CARTÃO VERMELHO www.ligaportugal.pt | www.zerozero.pt 81 Programa oficial da finalSporting CP vs FC Porto Resumo da Allianz cup 2019/20
FC Porto 0 SC Braga 1
1 Matheus 47 Ricardo Esgaio 3 Tormena 16 David Carmo 5 Sequeira ▮ 33’ 8 Al Musrati ▮ 90’+4 27 Fransérgio ↘ 73’ 88 André Castro ↘ 62’ 9 Abel Ruiz ↘ 46’ 21 Ricardo Horta 90 Galeno 12 Tiago Sá 34 Raul Silva 36 Bruno Viana 7 João Novais ↗ 73’ 15 André Horta 11 Lucas Piazón 45 Iuri Medeiros ↗ 62’ 20 Paulinho ↗ 46’ 95 Schettine TR Carlos Carvalhal ▮ Antonio Adán 1 ● 41’ ▮ 81’ Pedro Porro 24 Feddal 3 Sebastián Coates 4 ■ 41’ ↘ 89’ Gonçalo Inácio 52 ▮ 76’ Nuno Mendes 5 Palhinha 6 João Mário 17 ▮ 90’+6 ▮ 90’+5 Pedro Gonçalves 28 Tiago Tomás 19 ▮ 24’ Jovane Cabral 77 Luís Maximiano 81 ▮ 90’+6 ↗ 89’ Luís Neto 13 Cristián Borja 26 Antunes 55 Daniel Bragança 68 ▮ 88’ ↗ 68’ Matheus Nunes 8 Gonzalo Plata 20 ↗ 59’ Andraz Sporar 9 ↗ 46’ Nuno Santos 11 ▮ Rúben Amorim TR ● GOLO, ■ ASSISTÊNCIA, ● AUTOGOLO, ↗ ENTROU, ↘ SAIU, ◆ PENÁLTI DEFENDIDO, ◆ PENÁLTI FALHADO, ▮ CARTÃO AMARELO, ▮ CARTÃO VERMELHO
Estádio Dr. Magalhães Pessoa Sábado, 23 Janeiro 2021 Tiago Martins 2021 2020 Resumo da final 41’ - Sporting CP Porro 1-0 www.ligaportugal.pt | www.zerozero.pt 82 Programa oficial da finalSporting CP vs FC Porto Resumo da Allianz cup 2020/21
SC Braga 0 Sporting CP 1
Sporting
Estádio Dr. Magalhães Pessoa Sábado, 29 Janeiro 2022 Manuel Mota 2022 2021 1 Antonio Adán 13 Luís Neto ↘ 66’ ▮ 31’ 25 Gonçalo Inácio ● 49’ 3 Zouhair Feddal 47 Ricardo Esgaio ▮ 77’ 6 João Palhinha 8 matheus Nunes ↘ 85’ ▮ 59’ 2 Matheus Reis 28 Pedro Gonçalves 21 Paulinho ↘ 88’ ▮ 53’ 17 Pablo Sarabia ↘ 88’ ● 78’ ■ 49’ 31 João Virgínia 24 Pedro Porro ↗ 66’ ■ 78’ 15 Manuel Ugarte ↗ 85’ 68 Daniel Bragança 7 Bruno Tabata 10 Jovane Cabral 11 Nuno Santos ↗ 88’ 57 Geny Catamo 19 Tiago Tomás ↗ 88’ TR Rúben Amorim Vlachodimos 99 Valentino Lázaro 22 ▮ 53’ Jan Vertonghen 5 ↘ 83’ Morato 91 ■ 23’ Álex Grimaldo 3 Julian Weigl 28 ▮ 64’ ↘ 83’ Soualiho Meité 11 ▮ 90’+2 João Mário 20 ↘ 74’ Diogo Gonçalves 17 ↘ 61’ Roman Yaremchuk 15 ● 23’ ▮ 58’ ↘ 83’ Everton 7 Hélton Leite 77 André Almeida 34 Ferro 97 Paulo Bernardo 55 ↗ 83’ Pizzi 21 ↗ 83’ Adel Taarabt 49 ↗ 83’ Henrique Araújo 39 ↗ 61’ Gonçalo Ramos 88 ↗ 74’ Gil Dias 31 Nélson Veríssimo TR ● GOLO, ■ ASSISTÊNCIA, ● AUTOGOLO, ↗ ENTROU, ↘ SAIU, ◆ PENÁLTI DEFENDIDO, ◆ PENÁLTI FALHADO, ▮ CARTÃO AMARELO, ▮ CARTÃO VERMELHO 23’ - SL Benfica Everton 1-0 49’ - Sporting CP Gonçalo Inácio 1-1 78’ - Sporting CP Pablo Sarabia 1-2 Resumo da final Resumo da Allianz cup 2021/22 83 Programa oficial da finalSporting CP vs FC Porto
CP 2 SL Benfica 1
Estatísticas das finais da Allianz Cup
Números Globais Curiosidades 1 Final Em 2022 houve o primeiro vencedor com reviravolta no marcador. 15 finais Reviravoltas 4 Finais 29% das finais são resolvidas nas Grandes penalidades 15 finais Desempate de penáltis 15 Jogos 53% 8 13% 2 6% 1 Vitórias2 golos diferença desempate grandes penalidades Vitóriasmargem mínima 27% 4 10 4 finais Finalistas Golos Resultado típico Golos por jogo Golos 2.33 35 1-0 / 2-1 Mapa de golos Como foram os golos? Golos na Sequência de... Cabeça Esquerdo Direito 6 11 17 Penálti fora da área Na área 7 3 31 Bola corrida Bola parada Autogolo 21 14 1 Canto Livre direto Livre indireto 2 1 4 O Sporting CP participou em todas, duas vezes frente ao Vitória FC, SL Benfica e FC Porto O Sporting derrotou o Benfica, depois de Gonçalo Inácio e Sarabia responderem ao golo de Everton. VitóriasGoleadas www.ligaportugal.pt | www.zerozero.pt 84 Programa oficial da finalSporting CP vs FC Porto Histórico das finais da Allianz Cup
Tops das finais da
Mais Títulos
Mais Jogos Jorge Jesus 6 Rúben Amorim 3 Paulo Bento 2 Rui Vitória 2 Sérgio Conceição 2 Carlos Carvalhal 2 Mais Títulos Jorge Jesus 6 Rúben Amorim 3 Carlos Carvalhal 1 Quique Flores 1 José Peseiro 1 Rui Vitória 1 Marcel Keizer 1 Augusto Inácio 1 Mais Golos João Diogo 2 Jonas 2 Rodrigo 2 Mitroglou 2 Bas Dost 2 + 25 jogadores 1 Mais Minutos Luisão 540 Maxi Pereira 540 Jardel 360 Aimar 303 Fransérgio 292 Mais Assistências Jonas 2 Pizzi 2 Fransérgio 2 + 11 jogadores 1 Mais Jogos Luisão 6 Maxi Pereira 6 Cardozo 4 Jardel 4 Nico Gaitán 4 Aimar 4 Pizzi 4 Fransérgio 4
Luisão 7 Rúben Amorim 6 Maxi Pereira 6 Óscar Cardozo 5 Jardel 5 Nico Gaitán 5 Pablo Aimar 4 André Almeida 4 Toto Salvio 4 Sebastián Coates 4 + 9 jogadores 3 Mais Finais SL Benfica 9 Sporting CP 7 SC Braga 4 FC Porto 4 Vitória FC 2 Marítimo M. 2 Gil Vicente FC 1 FC P. Ferreira 1 Moreirense FC 1 Rio Ave FC 1 Mais Títulos SL Benfica 7 Sporting CP 4 SC Braga 2 Moreirense FC 1 Vitória FC 1 Mais Golos SL Benfica 19 Sporting CP 6 Marítimo M. 3 SC Braga 2 FC P. Ferreira 1 Gil Vicente FC 1 FC Porto 1 Moreirense FC 1 Vitória FC 1 Equipas Treinadores Jogadores
www.ligaportugal.pt | www.zerozero.pt 85 Programa oficial da finalSporting CP vs FC Porto Histórico das finais da Allianz Cup
Allianz CUP
Final four Balneários
Todos os pormenores contam na Final Four da Allianz CUP e os balneários não são exceção. Durante os duelos das meias-finais, assim como no encontro onde se define o Campeão de Inverno, a Liga Portugal garante total personalização dos espaços onde jogadores e equipas técnicas se equipam. São horas de preparação e montagem, com pouco tempo de intervalo, para que na altura de cada jogo, tudo esteja preparado.
Dos corredores e túneis de acesso ao relvado, passando pelas entradas dos balneários, até aos cacifos de cada atleta, podemos encontrar brandização respetiva a cada clube, tornando os espaços mais atrativos e, até, mais familiares, para que cada equipa sinta o maior comodismo possível. Naturalmente, estes pormenores acabam por se tornar pormaiores, ajudando, também a elevar o nível da competição.
86 Programa oficial da finalSporting CP vs FC Porto Balneários Final Four www.ligaportugal.pt | www.zerozero.pt
www.ligaportugal.pt | www.zerozero.pt 87 Programa oficial da finalSporting CP vs FC Porto Balneários Final Four
www.ligaportugal.pt | www.zerozero.pt 88 Programa oficial da finalSporting CP vs FC Porto Balneários Final Four
www.ligaportugal.pt | www.zerozero.pt 89 Programa oficial da finalSporting CP vs FC Porto Balneários Final Four
Final four FAn Zone
Pelo terceiro ano consecutivo, Leiria foi a anfitriã da Final Four da Allianz CUP, com a Fan Zone instalada no coração da cidade a proporcionar, tal como nos anos anteriores, diversos momentos de animação aos milhares de visitantes que por lá passaram.
Naquela que é considerada a semana da festa do Futebol, adeptos de todos os clubes tiveram a oportunidade de participar em várias atividades promovidas pela Liga Portugal e pelos seus parceiros.
Ativações como o Digital Spot, o Mini Estádio e a Tenda do Adepto foram um sucesso tremendo, com aqueles que se deslocaram ao centro de Leiria a serem brindados com um conjunto de experiências únicas.
Nota ainda para a presença de diversos Influenciadores e dos Embaixadores da Liga Portugal que, ao longo dos vários dias, contribuíram para o clima de festa, divertimento e fair-play que se viveu em Leiria.
90 Programa oficial da finalSporting CP vs FC Porto Fan Zone Final Four
www.ligaportugal.pt | www.zerozero.pt
www.ligaportugal.pt | www.zerozero.pt 91 Programa oficial da finalSporting CP vs FC Porto Fan Zone Final Four
92 Programa oficial da finalSporting CP vs FC Porto Fan Zone Final Four www.ligaportugal.pt | www.zerozero.pt
www.ligaportugal.pt | www.zerozero.pt 93 Programa oficial da finalSporting CP vs FC Porto Fan zone Final Four
94 Programa oficial da finalSporting CP vs FC Porto Fan Zone Final Four www.ligaportugal.pt | www.zerozero.pt
www.ligaportugal.pt | www.zerozero.pt 95 Programa oficial da finalSporting CP vs FC Porto Fan zone Final Four
96 Programa oficial da finalSporting CP vs FC Porto Fan Zone Final Four www.ligaportugal.pt | www.zerozero.pt
www.ligaportugal.pt | www.zerozero.pt 97 Programa oficial da finalSporting CP vs FC Porto Fan zone Final Four
Embaixadores Liga Portugal VS www.ligaportugal.pt | www.zerozero.pt 98 Programa oficial da finalSporting CP vs FC Porto Embaixadores Liga Portugal vs Rádio Comercial
Embaixadores da Liga Portugal e Rádio Comercial continuam tradição
Momentos de magia e diversão no Jogo das Estrelas abrilhantaram final da manhã do primeiro dia da Fan Zone
O Miniestádio da Fan Zone foi palco do Jogo das Estrelas, onde uma equipa de Embaixadores da Liga Portugal e outra composta por figuras ligadas à Rádio Comercial protagonizaram um empolgante duelo.
O conjunto que representou as cores da Casa do Futebol Profissional foi composta por: Beto, Chainho, Fernando Meira, Helton, João Pinto, Marco Caneira, Nélson Pereira, Nuno Gomes, Oceano e Ricardo Rocha.
www.ligaportugal.pt | www.zerozero.pt 99 Programa oficial da finalSporting
FC
CP vs
Porto
Embaixadores Liga Portugal vs Rádio Comercial
A equipa da Rádio Comercial, por sua vez, alinhou com: Dengaz, Diogo Piçarra, Fernando Daniel, Gilmário Vemba, Moreira, Paulo Castanheiro, Paulo Miranda, Paulo Rico, Pedro Ribeiro, Tatanka e Tiago Pais Dias.
Nestes jogos, em que reina um clima de enorme festa e fair play, o resultado é o que menos interessa, mas a vitória acabou por sorrir aos Embaixadores da Liga Portugal, por 12-1, com golos
www.ligaportugal.pt | www.zerozero.pt 100 Programa oficial da finalSporting CP vs FC Porto
de Nuno Gomes (5), Fernando Meira (2), Beto (2), Ricado Rocha, Chainho e João Pinto, com Paulo Rico a reduzir a desvantagem no marcador.
Jogo das Estrelas vs Rádio Comercial
Tiago Madureira
A Allianz Cup entrou, este ano, na 16.ª edição. Em jeito de brincadeira dizemos que já é uma adolescente, perto da maioridade e a dar sinais de maturidade edição após edição. A desta época foi particularmente exigente, com a reformulação da prova a dar resposta a um desafio até aqui inédito, a de um Campeonato do Mundo realizado a meio de uma temporada.
Superado esse desafio, que levou a Liga Portugal a organizar quase o dobro dos jogos, encontramo-nos em mais uma Final Four, a sétima desta prova, e de novo com Leiria a viver a Semana do Adepto, uma semana completamente diferente no que à experiência dos fãs diz respeito. A revitalização da Taça da Liga foi um dos objetivos desta Direção da Liga Portugal, sempre respaldada pelos Clubes. Era preciso torná-la apelativa para Clubes e patrocinadores, e este novo posicionamento foi erguido em torno do público e do interesse destes.
Para essa evolução em muito contribuiu este novo conceito em torno dos Adeptos, o de proporcionar uma experiência que não principiasse e terminasse nos 90 minutos. A Fan Zone tem sido um sucesso e enche-nos de orgulho ver a alegria de todos os Adeptos a conviverem com craques e a usufruírem de todas as ativações, seja um jogo no Mini Estádio, Bubble Football ou em torneios de eSports
Helena Pires
edição da Final Four da Allianz Cup marca mais uma etapa na afirmação de uma prova que hoje, por direito próprio, se estabeleceu no nosso calendário. Uma competição cada vez mais valorizada pelos Clubes, e que todos querem conquistar para enriquecer o palmarés. Um dos objetivos propostos e alcançados por esta Direção da Liga Portugal, em articulação com as Sociedades Desportivas, era a revitalização da Taça da Liga, com evolução do formato. Esta edição foi um dos melhores exemplos.
2022-23 foi uma temporada especial, devido à realização do Campeonato do Mundo, no Catar. Passámos do formato de 37 jogos para 63, perto do dobro de encontros organizados, e fomos uma das poucas ligas no Mundo que não parou por completo. Transformámos a desafio em oportunidade e os elogios dos treinadores mostram-nos que foi uma decisão correta.
Leiria recebe pela terceira vez a Final Four e cada edição da Allianz Cup enche-nos de orgulho. Não podia deixar de destacar as presenças inéditas de FC Arouca e Académico de Viseu, duas equipas que chegaram às decisões com todo o mérito e demonstraram a competitividade do Futebol Profissional. No caso do Académico, foi o segundo representante da Liga Portugal SABSEG a chegar a esta fase. Para a Allianz Cup foi mais um ano de afirmação e valorização, como se vê pela presença do VAR em todos os jogos, ou a tecnologia da linha de golo (GLT) nestes três encontros. O futuro poderá ditar um novo formato da Allianz Cup, mas que não restem dúvidas que esta prova está para ficar no nosso calendário.
| www.zerozero.pt
www.ligaportugal.pt
Diretor Executivo da Liga Portugal
102 Programa oficial da finalSporting CP vs FC Porto
Diretora Executiva da Liga Portugal
Diretores executivos da Liga Portugal
Sporting CP
FC Porto
Fernandes 82
Essugo 84
Veiga 95
Edwards 10 Rochinha 16
17
20
Gonçalves 28
Gomes 33 Jovane Cabral 77
Ribeiro 91
14 Cláudio Ramos 94 Samuel Portugal 99 Diogo Costa 2 Fábio Cardoso 3 Pepe 4 David Carmo 5 Iván Marcano 12 Zaidu Sanusi 17 Rodrigo Conceição 18 Wilson Manafá 22 Wendell 23 João Mário 8 Matheus Uribe 16 Marko Grujic 20 André Franco 25 Otávio 28 Bruno Costa 46 Stephen Eustáquio 67 Vasco Sousa 87 Bernardo Folha 7 Gabriel Veron 9 Mehdi Taremi 11 Pepê 13 Wenderson Galeno 19 Danny Namaso 29 Toni Martínez 30 Evanilson 50 Wendel Silva 70 Gonçalo Borges 98 Abraham marcus Antonio Adán 1 Franco Israel 12 André Paulo 22 Matheus Reis 2 Jeremiah St. Juste 3 Sebastián Coates 4 Nuno Santos 11 Luís Neto 13 Pedro Porro 24 Gonçalo Inácio
Gonçalo Esteves
Ricardo Esgaio
José Marsà
Flávio
Chico
Hidemasa
Sotiris Alexandropoulos
Manuel
Mateo
Mateus
Dário
Renato
Marcus
Francisco
Paulinho
Golos Golos Penáltis 5 4 3 2 1
25
46
47
63
Nazinho 71
Lamba 73
Morita 5
6
Ugarte 15
Tanlongo 32
Trincão
Fatawu Issahaku 18
Pedro
Arthur
Rodrigo
1 3 4 2 5