Jornal Visão Edição 74

Page 1

VisãoAnápolis Anápolis

Ministério da Justiça pede à PF abertura de inquérito sobre atuação dos institutos de pesquisa

O ministro da Justiça, Anderson Torres, encaminhou à Polícia Federal (PF) um pedido de abertura de inquérito sobre a atuação dos institutos de pesquisas eleitorais. Em publicação nas redes sociais, Torres afirma que o pedido atende à representação

recebida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) que aponta “condutas que, em tese, caracterizam a prática de crimes perpetrados” por algunsdosinstitutos.

VETOR POLÍTICO

Página 2 Outubro 2022 Ano 8 - Edição 74 R$ 0,50
TELEFONES
ÚTEIS
Marcos Delson ressalta que que Hitler tentou na metade do século XX, com o uso
das
armas, se faz hoje, silenciosamen te, com
o uso das
ideias e de algumas manifestações que jogam
“bananas”
que,
neste caso, não
representa
uma fruta, mas uma ideologia
de extermino. Marcos Delson lembra que na redemocratização do Brasil, entre 1985 e 2022, oito presidentes da República (sem contar Tancredo Neves que morreu antes de assumir) dois impedidos (Collor e Dilma),
um
preso
(Lula) e me
diga qual desses governos
não teve
casos de corrupção? FilosofiaMeio EditorialAmbiente
Página 2 Página 5Página 2
Últimas notícias com Eliane Rodrigues Caderno especial Página
5
José Augusto Paralovo destaca que neste país de Lewis Carroll, o que prevalece são as ideologias familiares, onde o sofrido trabalhador brasileiro não tem e não recebe nenhuma vantagem, ficando sempre, como
massa
de manobra
de uma elite
política! Geovaine Oliveira
“Sejamos como a primavera que renasce cada dia mais bela… Exatamente porque nunca são as mesmas flores.”  Clarice Lispector
Página 3

HITLER E A “BANANA ETNOCÊNTRICA”

Embora pareça obvio afirmar a necessidade de respeito às múltiplas linguagens culturais dos povos que compõe as sociedades inseridas neste Planeta, em outras épocas não foi bem assim. No sec. XIX, por exemplo, o Imperialismo, tanto europeu como norte-americano, usou de estratégias políticas, culturais, artísticas e militares para sufocar a identidade cultural dos povosquecompunhamospaísesquese tornaramcolônias.

A política imperialista sob a égide da mentira ideológica sustentava a premissa de que os europeus tinham por missão melhorar as condições de existência dos povos não civilizados. Afirmavam, sob uma capa de altruísmo, que as nações industrializadas e, portanto, “civilizadas” - os europeus e os povos da América do norte - deveriam conduzir as nações “silvícolas” à civilização. Em nome da “missão civilizadora,” os povos que compunham a “cultura civilizada,” a única digna de se apreender - ou estar submisso - mataram, esquartejaram, roubaram, torturaram, mutilaram, escravizaram destruindo povos e todo um acervo cultural que os acompanhava. Para os colonizadores, devido à inferioridade de uma cultura para com a outra, era lícito escalonar as culturas dentro de padrões estabelecidos por meio de comparações e juízos de valor, assim criando uma hierarquia que os favorecia.

Avisãoetnocêntricaimperialistafoi transmitida de inúmeras formas. Na arte temos com um dos exemplos a figura de Tarzan. Após o naufrágio do Navio onde estavam os pais, aristocratas, Tarzan é criado por macacos na África (Veja: ele é criado por macacos).

Com valores nobres, incapaz de praticar qualquer forma de violência (Perspectiva de superioridade moral sobre os macacos africanos), Tarzan aprendeualersozinhoaoencontrarum livro em uma cabana. O humano e nobre Tarzan era “civilizado” e superior aos “macacos” africanos. O imaginário sob essa história é imperialista (e racista) e buscava justificar a dominação sobre os países colonizados. Tarzan (Europa) fazia muitíssimo bem a África (Silvícolas).

ComoTarzaneracivilizado(europeu)e os africanos não (selvagens), torna-se uma nobre tarefa levar a cultura europeia a esses povos inferiores tornando-os melhores e, portanto, aniquilando as diferenças. Perceba que “torná-los melhores” equivale, no jogo simbólico, a educá-los conforme os padrões europeus, isto é, convertê-los aos modelos comportamentais europeus. Porém, não era isso o que

acontecia.

Contemporaneamente, o etnocentrismo pulsa nas veias sociais. Não sou adepto do relativismo cultural de Frans Boas, mas é possível, sem muito esforço, perceber que cultura é cultura e os povos que vivem determinados padrões culturais naturalizam valores tornando-os cristais que o cursodahistóriademoraanospara estilhaçar. Respeitar uma cultura não é sinônimo de consentir com os erros cometidos em suas práticas, mas é ponderar certos traços que são insignificantes do ponto de vista da dignidade humana. Sei bem que ainda hoje somos“macacos”eelessuperiores, daí uma banana jogada em um campo de futebol para um jogador da Seleção brasileira, seja na Europa, nos Estados Unidos ou mesmo aqui no Brasil. Interessante é que essas pessoas que jogam bananas e imitam macacos com o intento de ofender outras pessoas se acham superiores por algum motivo, a mesma mania de Adolf Hitler. Os campos de concentração não são nos dias de hoje estruturas físicas,masestãoemfuncionamento nas estruturas mentais dos indivíduos. Hitler não foi só um homem, ele foi o ápice de uma ideia viva dentro de cada indivíduo que se considera superior aos demais, sabe-se lá fundamentado no quê. Esse parágrafo não é uma generalização dos europeus e dos estadunidenses, mas só daqueles “deuses” no auge de seu poder dominador que traçam estratégias para um novo imperialismo, seja do meio ambiente ou do globalismo e, evidentemente, com o consentimento dos “macacos” que não pensam que a internacionalização da Amazônia é dividi-la em fatias,comoforafeitocomaÁfrica do século XIX. Vivemos uma “mutaçãodovírusdaeugênica”no séculoXXI,sóoquenãomudaéo ser humano que idolatra líderes ditatoriais, seja de uma linha política (progressista ou chamada esquerda)oudeoutra(conservadora-neoliberal ou chamada direita).

Aquilo que Hitler tentou na metade do século XX, com o uso das armas, se faz hoje, silenciosamente, com o uso das ideias e de algumas manifestações que jogam “bananas” que, neste caso, não representa uma fruta, mas uma ideologia de extermino. Pare e pense! Viva a monarquia e Maranata.

Eugenia é um termo criado em 1883 por Francis Galton (1822-1911), significando "bem nascido". Galton definiu eugenia como "o estudo dos agentes sob o controle social que podem melhorar ou empobrecer as qualidades raciais das futuras gerações seja física ou mentalmente". O tema é bastante controverso, particularmente após o surgimento da eugenia nazista, que veio a ser parte fundamental da ideologia de "pureza racial", a qual culminou no Holocausto. Mesmo com a cada vez maior utilização de técnicas de melhoramento genético usadas atualmente em plantas e animais, ainda existem questionamentos éticos quanto a seu uso com seres humanos, chegando até o ponto de alguns cientistas declararem que é de fato impossível mudar a natureza humana. [Fonte: Wikipédia] “Fecundação in vitro é eugenia?”

PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA OU GOLPE DA REPÚBLICA?

A semente do saudoso Império brasileiro firmou-se no século XIX, quando a família real se instalou no Rio de Janeiro. Essa semente cresceu, frutificou e deu vigor ímpar aos rumos da monarquia constitucional brasileira: a Coroa, o Parlamento e a Justiça eram instituições sólidas e alicerçadas no Estado de Direito, nos princípios constitucionais e nas práticas democráticas. Realidade bem diferente dos outros países sulamericanos que, sob o jugo da República, achafundaram-se em sucessivos golpes e conviveram com ditadores guerreando pelo poder.

Não obstante, em certo momento da história, a semente fértil brasileira foi roubada/usurpada por um golpe militar: a monarquia caiu. As insatisfações do contexto em tela, oriundas da religião (Questão religiosa), dos militares (insatisfação militar) e das oligarquias (principalmente pelo fim da escravidão) não seriam suficientes para a queda da monarquia. Neste contexto, interesses escusos aproveitaram-se da fragilidade provinda deste momento de insatisfações e cometeram um atentado contra a vontade do povo. Falo dos republicanos, impregnados pela mentalidade

É a chuva que traz a primavera ou a primavera que marca o início das chuvas? Começam as primeiras chuvas. É a transição entre o longo período de seca e o começo do tempo de chuvas. O clima seco vai cedendo e o ar rarefeito vai se tornando mais úmido e mais denso. Fica mais fácil respirar. Já passamos bem da metade do ano e encaminhamos para o final. Já enfrentamos muitas batalhas. Alguns se foram. Outros estão feridos. Muitos se perderam. Já choramos muito. É hora de uma nova canção. Uma canção de amor e paz. É hora da boa nova. Sonhar, semear e perdoar. Abrir as janelas e dar boas-vindas para este novo sol de primavera.

Por todos os lugares eu sempre vejo flores. As flores são sempre belas, mas delicadas. Assim como a vida. Há de se cuidar da vida acima de tudo. A beleza das flores passa, a vida também. Amanhã seremos apenas retratos do passado, mas a memória daqueles que semearam o bem permanecerá.

positivista, buscavam meios de disseminar as suas ideias a qualquer custo, porém, sem sucesso. Os ideais republicanos, simplesmente, não eram aceitos pela população brasileira [candidatos dos partidos republicanos, raramente, se elegiam para algum cargo]. Os republicanos, sem apoio popular, apelaram ao golpe militar. Uma vez que a Marinha do Império do Brasil era extremamente fiel a D. Pedro II, a esperança dos republicanos centrava-se na personalidade do militar Marechal Deodoro da Fonseca (1827-1892) – herói da Guerra do Paraguai (1964-1870), mas insatisfeito com o desprestígio em relação ao Exército.

Contudo, uma vez amigo pessoal de Dom Pedro II, convencer Deodoro da Fonseca seria tarefa hercúlea. Sabendo desse fato, Sólon Ribeiro, para cooptar o Marechal Deodoro, fez circular uma história inverídica de que o governo havia dado ordem de prisão contra Deodoro, contra Benjamin Constant (1836-1891) e contra ele (Sólon). Esses boatos mentirosos fez com que as tropas militares se rebelassem nos quarteis. Visconde de Outro Preto [uma espécie de 1º Ministro] conversou com os chefes militares para acalmar os ânimos, mas sem sucesso.

No dia seguinte, Marechal Deodoro marchou com suas tropas em direção ao quartel general onde se encontrava Visconde de Ouro Preto expulsando-o sob forte ameaça. Mesmo destituindo o Ministério, Marechal Deodoro não se pronunciou sobre o fim da monarquia. Sendo amigo próximo de Dom Pedro II, os republicanos temiam que Marechal Deodoro se entendesse com o Imperador formando um novo

No dia que destituiu Visconde de Ouro Preto do cargo de Ministro, Deodoro da Fonseca, adoentado, em vez de ir em direção ao Palácio Imperial em Petrópolis, dirigiu-se à sua residência. Observando as fraquezas de Deodoro, os republicanos se apressaram em aplicar o golpe: redigiram, então, um documento de Proclamação da República onde constava Deodoro como chefe provisório do governo. Os revolucionários dirigiram-se a casa do Marechal Deodoro da Fonseca com o intuito de convencê-lo a assinar o documento. Neste interim, para garantir a assinatura que foram buscar, os republicanos inventaram outra mentira: contaram ao Marechal Deodoro que o Imperador havia chamado Silveira Martins para ocupar o lugar de Visconde de Ouro Preto. Quando Deodoro foi comandante da Praça de Porto Alegre, disputou a atenção da filha do Barão de Triunfo, Adelaide, com Silveira Martins e perdeu a disputa. Quando escutou o nome de Silveira Martins disse: “esse não.” Foi nesse contexto que assinou o documento de Proclamação da República. Neste dia, 15 de Novembro de 1889, os republicanos se dirigiram a Câmara Municipal e proclamaram a república.

EXPEDIENTE

VISÃO ANÁPOLIS

uma bandeira que imitava a dos Estados Unidos, mas substituindo as cores originais por verde e amarelo. Em Petrópolis, Dom Pedro II recebeu um telegrama de Visconde de Ouro Preto relatando os acontecimentos. No dia seguinte, os republicanos, com medo de uma revolta popular, decretam a expulsão da família real do Brasil em um prazo de 24 horas. Porém, muito temerosos com o povo, os republicanos exigiram a saída da família real o mais rápido possível do Brasil, sendo colocada no Navio em direção a Europa às 03 horas da manhã.

Nascia assim o regime republicano: às pressas, escondido, com trapaças, mentiras e sem nenhum apoio popular. Na noite do dia 15 de Novembro de 1889, Benjamin Constant declarou que em ocasião oportuna a Nação brasileira seria consultada sobre a troca de regime. Essa consulta prometida em 1889 aconteceu 103 anos depois, em Abril de 1993. Tempo suficiente para a sociedade brasileira esquecer os traços da família real que aos poucos quase despareceu do imaginário social hodierno. Quanto ao período de república: primeiro as espadas, depois as oligarquias seguidas de um golpe em 1930. Entre 1946 e 1961 a tentativa de redemocratização. Com João Goulart quase o país foi entregue ao comunismo. Entre 1964 e 1985 um regime miliar, ditadura. Na redemocratização do Brasil, entre 1985 e 2022, oito presidentes da República (sem contar Tancredo Neves que morreu antes de assumir) dois impedidos (Collor e Dilma), um preso (Lula) e me diga qual desses governos não teve casos de corrupção? Eis a República! Viva a monarquia e Maranata.

GERAL02 Anápolis, outubro 2022 Visão
Coluna fotográfica: Geovaine de Oliveira (e-mail: geovainedeoliveira@hotmail.com) Departamento Comercial: Eliane Rodrigues (62) 99227-1651 Editor-chefe: Eliane Rodrigues da Silva - DRT 0004021/GO Projeto Gráfico: Samuel Santana Tiragem: 3.000 exemplares Cidades: Anápolis, Goiânia, Abadiânia, Alexânia. Articulistas: Marcos Delson, Samuel Santana, José Augusto Paralovo, Eliane Rodrigues da Silva Departº Jurídico: Dr. Carlos Alberto de Lima OAB/GO 8394 Distribuição dirigida: Vitória Panfletos O jornal não se responsabiliza por opiniões de seus articulistas, sendo destes a responsabilidade com o conteúdo e correspondentes observações emitidas pelos mesmos.Redação: Av. Miguel João nº 400, Vila Jussara / Fone: (62) 99477-0123- Anápolis/GO End: R. Brasil Caiado, Qd. L2 - Lt. 17 - V. N. Shª D´Abadia Fone: (62) 3701-0677 - Anápolis - Cep: 75.120-430 CNPJ 40.650.907/0001-10 - email: conceitovisual1@hotmail.com
EDITORIAL
MARCOS DELSON Na cerimônia de Proclamação da Republica foi executado o Hino Nacional da França e foi hasteada gabinete para substituir Visconde de Ouro Preto. Se esse temor republicano se confirmasse, seria o fim do ideal republicano, mesmo porque aos poucos os chamados ideais republicanos se dissolviam, uma vez que a escravidão fora abolida em 1888 e o Brasil caminhava em direção ao federalismo. MARCOS DELSON ESTUDANTE DE FILOSOFIA
Geovaine

Ministério da Justiça pede à PF abertura de inquérito sobre atuação dos institutos de pesquisa

Em publicação nas redes sociais, Anderson Torres afirma que pedido atende à representação recebida pelo MJSP que aponta "condutas que, em tese, caracterizam a prática de crimes perpetrados" por alguns dos institutos

O ministro da Justiça, Anderson Torres, encaminhou à Polícia Federal (PF) um pedido de abertura de inquérito sobre a atuação dos institutosdepesquisaseleitorais.

Empublicaçãonasredessociais, Torresafirmaqueopedidoatendeà representação recebida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) que aponta “condutas que, em tese, caracterizam a prática de crimes perpetrados” por algunsdosinstitutos.

Logo que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciou o segundo turno das eleições presidenciais — a ser disputado por Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) — os aliados do atual presidente começaram a questionar as pesquisaseleitoraisquesubestimavam o desempenho do segundo colocado.

Na última projeção realizada pelo instituto Ipec, por exemplo, divulgada no dia anterior às eleições, Bolsonaro tinha 37% das intenções de voto. No levantamento feito pelo Datafolha na mesma data, o mandatário tinha 36% das intenções. Em ambos os casos, a margem de erro era de dois pontos percentuais.Nasurnas,ocandidato doPLrecebeu43,2%dosvotos.

Um dos pontos pode explicar a divergência, de acordo com especialistas, é o conceito de “voto útil” — segundo o qual o eleitor vota de forma estratégica em um candidato que não necessariamenteéasuaprimeiraopção.

Outra possibilidade levantada é dequeadivergêncianosresultados

tenha sido provocada por questões demetodologia.

O Datafolha afirmou que se manifestará somente quando o pedido de abertura de inquérito for oficializado. O instituto RealTime Big Data informou que não tem um posicionamentosobreoassunto.

Já o Ipespe citou o artigo “Sobre pesquisas e resultados ou quem errouoquê”,publicadonestaterçafeira (4) pelo cientista político Antônio Lavareda, que defende a

credibilidadedosinstitutosecritica a exploração dos “votos válidos” empesquisaseleitorais.

Em nota, o Ipec afirmou que “vê com muita tranquilidade qualquer procedimentoquevisedartransparênciasobreseutrabalho,poisatua com valores e princípios éticos que pautam sua conduta empresarial e profissional, adotando padrões internacionalmente reconhecidos nos métodos utilizados em suas pesquisas”.

Erros grosseiros de pesquisas eleitorais detonam credibilidade de institutos

As diferenças abissais entre os resultados reais da eleição deste ano e aqueles projetados pelos maiores institutos de pesquisas eleitorais se tornaram um dos assuntos mais discutidos no país à medida que a apuração era totalizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em muitos casos, empresas com tradição no mercado, como Datafolha e Ipec, errarampormaisde10pontos,levando principalmente os políticos e militantes do campo conservador a questionar as metodologiasusadas.

Adistorção começapelo cargomais importante, o de presidente da República. Datafolha e Ipec apontavam diferença de 14 pontos percentuais entre os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL). O atual mandatário, no entanto, terminou bem acima do esperado, com 43,3% dos votos computados, enquanto os dois institutosoprojetavamcom37%e36%, respectivamente.

“OTSEsóregistraaspesquisas, não tem nenhum envolvimento. Se houve discrepância entre as pesquisas e os resultados, são os institutos de pesquisa, não o TSE. Com relação às investigações, o Ministério Público Eleitoralvaiapuraroqueforquestionado”, disse Moraes, quando indagado sobre as discrepância nos levantamentos.

No Distrito Federal, pesquisa Globo/Ipec sobre os votos válidos para o governo divulgada na véspera da eleição mostrou Ibaneis Rocha (MDB), atualgovernador,àfrente,com46%.Na sequência, Leandro Grass (PV), com 20% dos votos válidos, e Izalci Lucas (PSDB) reunia 16% dos votos. Otucano,

porém, teve 4,26%, ficando na sexta colocação.Ibaneisvenceucom50,3%,e Grassveioemseguida,com26,25%.

Outra surpresa foi o total de votos que o Coronel Moreno (PTB) teve nestas eleições. Ele reuniu 5,68% dos votos, mais do que Leila do Vôlei (PDT), queobteve4,81%dosvotos.

Coronel Moreno, que na última pesquisa Ipec estava na sexta colocação,atrásdeLeila, terminou aseleições naquartaposiçãodoranking.

Eleições para o governo de São Paulo

Em São Paulo, a eleição para o governo vai para o segundo turno, conforme previam as principais pesquisas. A ordem dos concorrentes, porém, foi invertida pelos votos: quando 99,39% das urnas haviam sido apuradas no estado, na noite de domingo (2/10), Tarcísio Freitas (Republicanos)tinhaficadonafrentede Fernando Haddad (PT), por 42,35% a 35,66%. Rodrigo Garcia (PSDB), que chegouemterceiro,teve18,40%.

Em sondagem do Instituto Datafolha divulgada na véspera da eleição, com margem de erro calculada em dois pontos percentuais, Haddad aparecia na frente, com 39% das intenções de votos válidos, e Tarcísio marcava 31%, mais de 10 pontos percentuaisamenosdoqueoresultado alcançadoporele.Garciasomava23%.

Já o Ipec previu Haddad com 41%; Tarcísio com 31%; e Garcia com 22%. A margem de erro anunciada pelo instituto também foi de dois pontos percentuais,paramaisouparamenos.

As consultas também erraram no levantamento para o Senado em São Paulo. Segundo o Datafolha, Márcio França(PSB)tinha45%dasintençõesde

voto, contra 31% de Marcos Pontes (PL). O resultado aferido pelo Ipec, na véspera da votação, foi parecido: Françacom43%ePontescom31%.

Quando as urnas foram apuradas, porém, o eleito foi o ex-ministro da Ciência e Tecnologia — e com mais votos até do que os institutos de pesquisa projetavam para França: 49,71% para o vencedor e 36,23% para osocialista.

Senado e governo no RS

Na disputa para o governo do Rio Grande do Sul, pesquisa Ipec divulgada na sexta-feira (30/9) apontava Eduardo Leite (PSDB) na liderança, com 40% dos votos válidos, seguido de Onyx Lorenzoni (PL), com 30%, e Edegar Pretto(PT),com20%.

Ex-ministro de Jair Bolsonaro (PL), Lorenzoni, contudo, ficou com 37,5% dos votos válidos. Ele vai disputar o segundo turno com Leite, atual governador do estado, que ficou com 26,8%.

No Rio Grande do Sul, houve novidades também na corrida para o Senado.Ovice-presidentedaRepública Hamilton Mourão (Republicanos) foi eleito com 44% dos votos. A última sondagemIpec indicavaocandidatodo PT, Olívio Dutra, na liderança, com 36% dos votos válidos. Mourão aparecia com28%.

Na Bahia, os levantamentos Ipec e Datafolha apontavam vitória de ACM Neto (União) em primeiro turno, com 51% das intenções de voto válido. Com 96,7% das urnas apuradas, ACM Neto ficou com 41%. O candidato petista, Jerônimo, ficou com 49% – e, por pouco, não foi eleito em primeiro turno.

“Além disso, o processo de execução das pesquisas realizadas pelo Ipec, incluindo as de intenção de voto, é rastreável, registrado eletronicamente da coleta do dado ao seu processamento, visando à integridade do dado coletado”,

complementaanota.

A CNN também entrou em contato com o Quaest, AtlasIntel, PoderData, Ideia, MDA, Paraná PesquisaseFSB,alémdaAssociação BrasileiradasEmpresasdePesquisa (Abep).

Em Goiás, reviravolta na disputa ao Senado De acordo com a última pesquisa Ipec para a corrida ao Senado por Goiás, o candidato Wilder Morais (PL) iria amargar a quarta colocação, com 12% das intenções de votos válidos. Na realidade, ele acabou eleito, com 25,5%dosvotos.

Na consulta, a disputa era liderada por Marconi Perillo (PSDB), que tinha 31% das intenções. Mas ele ficou em segundo,com19,80%,eperdeu.

JáoDelegadoWaldir(UniãoBrasil), que aparecia em segundo lugar no levantamento do Ipec, com 22%, ficou emterceiro,com17,04%.

De 4º para 2º em SantaCatarina

Em Santa Catarina, Jorginho Mello (PL) e Décio Lima (PT) disputarão o segundo turno das eleições para o governo. Até a véspera da eleição, o nome do petista jamais havia aparecidobemcolocadonaspesquisas.

De acordo com levantamento do Ipec divulgado em 30 de setembro, a intençãodevotosparaoestadoera,em votos válidos: Jorginho Mello, com 29%; Carlos Moisés (Republicanos), com23%;GeanLoureiro(UniãoBrasil), com 16%; e Décio Lima, com 15%. A margem de erro divulgada era de três pontos percentuais para mais ou para menos.

O petista, no entanto, surpreendeu. Com 99,86% das seções totaliza-

das, Décio tinha 17,41%, e Jorginho Mello,38,64%.JáCarlosMoiséschegou emterceiro,com16,99%,eLoureiroem quarto,com13,61%.

Favorito, Alvaro Dias termina em 3º

Já na disputa pelo Senado do Paraná,ofavoritodaspesquisas,Alvaro Dias (Podemos), terminou na terceira colocação. O levantamento Ipec divulgado no sábado apontava o atual senador com 41% das intenções de voto válido, mas ele terminou com apenas23,9%,conformedadosdoTSE.

Ex-juiz federal e ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro (União) foi eleito para o Senado, por sua vez, com 33,5% dos votos. A mesmapesquisaocolocavanasegunda posição do ranking, com 35%. Paulo Martins (PL), que estava com 14% das intenções de voto, surpreendeu e terminou em segundo lugar, com 29,1%.

EspíritoSanto

No Espírito Santo, Magno Malta (PL) foi eleito senador com mais de 820 mil votos, o equivalente a 41,9%. Rose de Freitas (MDB) ficou com cerca de 38%, segundo dados da Justiça Eleitoral.

Pesquisa Ipec divulgada no sábado (1º/10) previa resultados inversos. A candidata emedebista tinha 44% das intenções de voto, enquanto Malta somava37%.

POLÍTICA / GERAL 03Anápolis, outubro 2022 Visão
Pesquisas nas vésperas da eleição de 2022 / Arte CNN
Votação para o Governo do DF
Reprodução
:
Metropoles.com

o real e o abstrato”

A mutilação genital feminina é uma prática cultural em alguns países. Neste procedimento, sem anestesia e com uma gilete convencional, extraí parte do órgão genital feminino: o clitóris e os grandes lábios. Esse procedimento, mesmo enraizado nos padrões culturais de um povo, deve ser ignorado em nome do Relativismo cultural? Creio que não. É inconcebível que a “tortura cultural” seja naturalizada em nome da diversidade –palavra mal utilizada. Esse hábito medonho fere a dignidade humana, mas percebe-se um silêncio sepulcral por parte dos órgãos de imprensa e, pasmem, de muitos defensores de Direitos Humanos. Vivemos um momento escuso nos rumos políticos mundiais: movimentos sociais militam exigindo aborto, descriminalização das drogas, penas mais brandas para crimes hediondos, ideologia de gênero, divórcio, promiscuidade, o fim da família... mas quando são convocados em momentos sérios como esse supracitado ou para se pronunciarem sobre os campos de doutrinação cultural (concentração) na China para a minoria muçulmana de Xinjiang ou mesmo para reprimir verbalmente o desastre ambiental promovido no Mar do Sul da China pelas Ilhas artificias... muitos se omitem. Sabe, por quê? Muitos movimentos que se dizem de Direitos Humanos e os consagrados, democraticamente, movimentos sociais, inúmeros, não estão preocupados com Direitos Humanos, eles seguem uma agenda “globalista” de destruição antropológica e axiológica da sociedade ocidental. O principal inimigo sãoosvalorescristãosetodosàquelesque alicerçamanaturezahumana.

Sabe, meu ceticismo em relação aos movimentos sociais dar-se em virtude das palavras do Salvador: “conhecereis a árvore pelo frutos”. Infelizmente os frutos não são bons. Na inobservância da verdade torna-se impossível a construção de uma política íntegra no que tange os valores humanos. Uma política séria de Direitos humanos se constrói – não para um homem idílico – para o homem real. As políticas para o “homem imaginado” –para esse novo homem que desejam construir – revive antigos demônios que

tendem a usurpar o lugar do Sagrado. Demônios que retiram do homem a sua dimensão de filho de Deus depositando-o no calabouço da amargura, da depressão, do engano, do ódio, da mentira, da ideologia... enfim, de Satanás. Precisamos urgentemente que o projeto político do país brilhe a luz da verdade – que é Jesus Cristo – e que se distancie de nós àqueles que buscam o poder a qualquer custo... o custodaperdiçãodasalmas.

Perceba que a mutilação feminina e a mentiraqueconstróio“novohomem”são torturas culturais: uma na carne e a outra na alma. Interessante é que os erros se repetem: Hitler almejava a construção de um novo homem dotado da pureza da raçãoeStalin,também,almejouessenovo homem, mas fruto do comunismo. Hoje a ideia de um novo homem está imerso na ideologia de gênero que nega a Biologia, isto é, a ciência. Uma coisa é o respeito à liberdade infundida na dignidade humana e outra é consentir com os erros: uma pessoa não é o que pensa ou senti, a pessoa é o que é. Esse “ser” pessoa passa inevitavelmente pelos atributos biológicos epsicológicos.Abiologiadeterminaosexo – masculino e feminino – e as consequências físicas disto. O aspecto psicológico caminha com a dimensão sexual e cultural. Daí a necessidade da cultura expressarobemeomalcomoverdadeiramente são e se apresentam a reta razão. Não sou um ditador e nem um moralista, mas a verdade existe e deve influenciar todas as dimensões da vida humana. Sem a verdade não há liberdade. O Homem verdadeiramente livre aspira ao bem, busca a sabedoria e não se entrega aos vícios, ao instinto animal e aos prazeres. Essas políticas hodiernas e a construção do “novo homem” distancia-se da dimensão virtuosa, racional humana imergindo-o no instinto, no irracional e inebriando-o do vício. Dizem que “cada um faça de sua vida o que quiser”, que faça, mas o resplendor da verdade que conduz o homem almejante do Bem, não me permite concordar com tal imperativo. Veja: se cada um pode fazer de sua vida o que quiser, eu farei da minha o que eu quero: seguir a verdade. E se eu estiver errado,queaVerdademeilumine.

É GENTE NOSSA

PASTOR JOSÉ CLARIMUNDO CÉSAR ANUCIANDO O EVANGELHO

O início dos trabalhos da IEADA – Igreja Evangélica Assembléia de Deus Ministério de Anápolis dera-se aos cinco dias do mês de março do ano de 1940. Durante todas estas décadas, inúmeras atividades teológicas e sociais foram realizadas para o engrandecimento e proclamação do evangelho salvífico de Jesus Cristo, bem como variados trabalhos assistenciais na sociedade Anapolina e em outras Regiões do Brasil e fora dele. Pr. José Clarimundo César é filho primogênito do casal Pr. Diolino Ferreira César e sua mãe pastora Eva, é natural do município de Goianésia no estado deGoiás,nascidonodia31demarçode1949.

Casado com a Prª Maria Odete César, os quais foram agraciados com três filhos. Na sua denominação religiosa que preside conta com mais de quarenta mil membros somente em Anápolis, o ministério possui um grandioso templo matriz localizado na Praça da Bíblia, Jardim Bandeirantes e uma suntuosa igreja sede na Avenida Tiradentes. O ministério assembleiano congrega várias convenções espalhadas por todo o Brasil e em outros países, a exemplo dos EUA, Angola, China, Índia, Argentina, Itália, pretendendo anunciar o evangelho de salvação nos cincos continentes atendendo o IDE de Jesus Cristo na evangelização através de váriosmissionários,inclusiveformadospelopróprio Instituto Bíblico Teológico de Anápolis IBA que oferece cursos teológicos, básico, médio e bacharelado. Todos os anos tem a realização do COMEPE Congresso de Mocidades Evangélicas Pentecostais reconhecido em todo o território nacional, sendo este congresso de jovens um dos primeiros do Brasil surgidonosidosde60.

Pr. José Clarimundo César além de ser teólogo, possui inúmeros cursos superiores em diversas áreas, odontologia, direito, também professor universitário com notório saber. Homem culto, credenciado para o comando pastoreio de milhares de ovelhas nos apriscos espalhados em diversas Regiões. Lidera as igrejas, convenções, institutos,

Copa do Mundo – um fenômeno chamado futebol

Ao longo de sua história o futebol se tornou muito mais do que um esporte. Além de ser o esporte mais popular e mais praticado do mundo o futebol se transformou em um grande fenômeno social, artístico, cultural e econômico. O futebol conquistou um poder mágico de despertar intensamente o interesse e a paixãodomundo.EaCopadoMundoéo grande momento de expressão desse fenômeno. As melhores seleções com seus melhores jogadores faz o mundo pararparaassistiroespetáculo.Entre208 naçõesapenas32sãoclassificadasenum universo de 270 milhões de praticantes apenas 832 são escolhidos. Os melhores dosmelhoresestarãonaCopa.

Copa do Mundo, o maior evento esportivo e midiático do mundo

Entre os dias 20 de novembro e 18 de dezembro de 2022 o Qatar será o centro do mundo. A estimativa de visitantes no paísduranteaCopaédemaisde1milhão depessoas eaquantidadedeespectadoresaoredordomundopodechegaraos5 bilhões. A Copa do Mundo é considerada o maior evento esportivo do mundo e vai acontecer pela primeira vez no oriente médio em um país árabe. Já é considerada a copa mais cara da história com investimentos que ultrapassam 200 bilhões de dólares. Boa parte do orçamento será usada em tecnologias tanto nos estádios como nos jogos. Inteligência artificial, internet das coisas, camisetas inteligentes, conexão 5G, sistema de resfriamento à agua nos estádios, ar condicionado nos assentos, supervisão de drones e transmissão em 4K serão algumas das novidades tecnológicasdacopanoQatar.

COPA DO MUNDO DO QATAR - MUITO ALÉM DO FUTEBOL

Além dos jogos, serão mais de 90 atrações fora dos estádios durante a Copa. Festivais de música, concertos, exposições culturais, apresentações de rua, espetáculos de circo, parques temáticos, artes visuais, artesanato, moda, design, exibição de filmes e até patinação no gelo fazem parte das milhares de programações nas proximidades dos estádios. Patinação no gelo no deserto.Dápraacreditar?

Doha é a capital do Qatar e uma das 5 cidades da Copa. Situada na costa do GolfoPérsicoacidadesetransformouem um dos grandes centros financeiros do

GEOVAINE DE OLIVEIRA é bacharel em esporte, fotógrafo e produtor cultural. Com 35 anos de experiência especializou-se em fotografia esportiva sempre dando um enfoque especial aos aspectos culturais e artísticos do esporte. Já fotografou 5 Copas do Mundo FIFA de Futebol e agora está com o projeto Qatar 2022, Uma Copa das Arábias. O objetivo é a realização de uma exposição fotográfica em 2023 na cidade de Anápolis. As fotografias vão englobar os estádios, os jogos, os atletas, a torcida, os bastidores, os eventos artísticos, os festivais, além da cultura do Qatar e as cidades dos jogos. O propósito do projeto é não deixar escapar nada e registrar tudo que fizer parte do espetáculo para realizar uma exposição fotográfica de encher os olhos.

Para a realização do projeto o fotógrafo está buscando patrocínio. Se você quiser participar entre em contato para saber os detalhes. Telefone: 62 9 9210-2090

SINDICATO DOS EMPREGADOS EM ESTABELECIMENTOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE DE ANÁPOLIS - SEESSA

Extensão de base nos municípios: Abadiânia, Alexânia, Barro Alto, Campos Belos de Goiás, Carmo do Rio Verde, Catalão, Ceres, Corumbá de Goiás, Cristalina, Crixás, Formosa, Goianápolis, Goiandira, Goianésia, Hidrolina, Ipameri, Itapaci, Jaraguá, Leopoldo de Bulhões, Mara Rosa, Minaçu, Mundo Novo de Goiás, Nerópolis, Niquelândia, Nova Glória, Orizona, Padre Bernardo, Pilar de Goiás, Pirenópolis, Pires do Rio, Planaltina, Porangatu, Rialma, Rianápolis, Rubiataba, Santa Terezinha de Goiás, São Miguel do Araguaia, Silvânia, Uruaçu, Uruana, Urutaí, Valparaíso de Goiás e Vianópolis

NOTA DO SEESSACEB

Neste ano de 2022 o Sindicato dos Empregados em Estabelecimento de Serviços de Saúde de Anápolis com Extensão de Base, representante dos empregados da área de Saúde Privada e Filantrópica no Município de Anápolis e Cidades pertencentes a base territorial do Sindicato , através de seu Presidente João Ribeiro Neto e da Assessora Jurídica e Administrativa Dra Sunaika Indiamara Caetano Mouranegociaramreajustessalariais.

Foram firmados Acordos Coletivos de Trabalho e Termos Aditivos a estes entre Empresas e Instituições, destacamos:SantaCasadeAnápolis,SantaCasadeCatalão, APAE, Hospital e Materno Infantil de Anápolis, Maternidade Dr. Adalberto. Entre outros em todas as negociações foi possível garantir a reposição integral do índice da inflação. Além disso, foram mantidos os benefíciosjáconquistadosaolongodosanos.

A negociação junto aos laboratórios além de garantir a reposição do índice, e os benefícios já conquistados, conseguiu inovar com as cláusulas de assiduidade (além do prêmioincentivojáexistente)bemcomoovalemercado.

Apesar de todas as dificuldades que os sindicatos vêm enfrentando nos últimos anos, o SEESSACEB continua atuanteembuscadosdireitosdeseusrepresentados.

oriente médio e passou a receber grandes eventos esportivos, principalmente campeonatos de futebol. Em 2019 e 2020 o Qatar sediou o mundial de clubes sendo Doha o palco das finais. A grande expectativa agora é a Copa do Mundo de Futebol 2022 e eles prometem realizar um grande espetáculo.

O Qatar é um dos países mais ricos do mundoeseráopalcodomaiorespetáculo do planeta em 2022. O País investiu muito na preparação do mundial. Foram construídas novas estradas, um novo

metrô, mais de 100 novos hotéis, 7 novos estádios e até uma nova cidade. Sim uma cidade foi construída em pleno deserto a partir do nada para a Copa. Lusail é o nome da nova cidade planejada à beira-mar com prioridade em soluções sustentáveis de infraestrutura e mobilidade urbana. Tem capacidadeparaumapopulaçãodeaté450mil habitantes. Mais do que a população de Anápolis. A cidade foi preparada para receber a abertura e a final da Copa do Mundo.

E para que este trabalho não deixe de existir pedimos o apoiodetodacategoria.

O sindicato é a casa do trabalhador e precisamos nos fortalecerparaprosseguirmosemnossaLuta!

trabalhador procure

04 Anápolis, outubro 2022 VisãoGERAL
QATAR, O PAÍS DA COPA DO MUNDO DE 2022
creche, escola e tantas outras instituições sociais. Em seu vantajoso currículo destaca vários livros, conferencista, cidadão honorário Anapolino, homenageado com comendas, diplomas e outros tantos títulos honoríficos, que sem dúvida nenhuma o que maisprezaéostentarapalavradeDeuscomoregradefé.
MANOEL
Pr. José Clarimundo César e esposa Prª Maria Odete César PRESIDENTE DA ASSEMBLÉIA DE DEUS MINISTÉRIO DE ANÁPOLIS
Trav. Francisco da Luz Bastos, 85 Centro Cx. Postal 145 Telefax (62) 3321.0953/4948 e-mail seessaceb@uol.com.br Você
o Sindicato e Sindicalize-se! SAMUEL SANTANA “Entre
PIXSITE

Vetor Político

ELIANE RODRIGUES

Fundo Partidário Eleitoral - Na sessão§ ordinária desta segunda-feira (3.out) o vereador Jean Carlos (União) disse que é “um absurdo” a forma de distribuição dos recursos do Fundo Partidário Eleitoral. “É inadmissível destinar R$ 1 milhão a um candidato e R$ 70 mil a outro. Uma disparidade inadmissível. Neste formato está se escolhendo quem deve ser eleito. Tem que ser regulamentado ou extinto. É um dificultador”, reclamou. Jean Carlos também agradeceu a todos que participaram de sua campanha e que, em Anápolis, recebeu 5 mil votos de amigos, além de outros mil votos em outras cidades. “Foi uma honra disputar a eleição, mesmo em meio à dificuldades”, disse. Quem tem coragem, afirmou Jean Carlos, “merece respeito”. Disse que não se acovarda, “também não cedo a pressões, nem a interesses particulares”. Ressaltou ainda a importância da cidade aumentar seu número de representantes na Assembleia Legislativa.

Reeleição - O vereador Professor Marcos Carvalho (PT) agradeceu aos anapolinos e goianos pela reeleição do deputado estadual Antônio Gomide e do deputado federal Rubens Otoni. Lembrou que a bancada do PT foi ampliada tanto na Assembleia Legislativa quanto na Câmara Federal. Professor Marcos ressaltou que Antônio Gomide ampliou sua votação, com mais der 45 mil votos, “um reconhecimento do povo anapolino a seu legado, sua história”. Destacou ainda as eleições de Bia de Lima e Mauro Rubem a deputado estadual, e ascensão der Kátia Maria à Câmara de Goiânia. Sobre a reeleição do deputado federal Rubens Otoni, que chega ao 6º mandato, Professor Marcos analisa que é uma consolida-

ção do trabalho do parlamentar em benefício dos anapolinos e dos goianos. Lembrou que Otoni foi responsável pela criação da UEG, defesa da UFG, apoia à Apae Anápolis, defesa dos trabalhadores e trabalhadoras “que constroem o estado”.

Andreia Rezende faz agradecimento - A§ vereadora Andreia Rezende (SD) usou a tribuna para agradecer pela reeleição do deputado estadual Amilton Filho (MDB), com mais de 46 mil votos. Falou sobre a mudança der partido do parlamentar goiano, “e por isso recebeu ataques e que não teria votos suficientes para se eleger, mas agora, depois de muito trabalho e dedicação, agradecemos a população anapolina e goiana pelo reconhecimento do trabalho”. Andreia Rezende disse que essa foi a vitória de um time que trabalhou sol a sol e da força do trabalho. “Quero também parabenizar os colegas vereadores que foram candidatos, a votação expressiva do presidente desta Casa Leandro Ribeiro, o desempenho dos demais vereadores.

Projeto de Lei - A Comissão de Direitos do§ Servidor Público e Trabalho se reuniu na manhã desta quarta-feira (5.out), para aprovação de parecer favorável a projeto de lei que veda o acesso ao serviço público à pessoa que tenha praticado crime contra idosos, crianças e deficientes, ou aqueles tipificados na Lei Maria da Penha. O colegiado se reuniu sob a presidência de Jean Carlos (União), com as presenças dos titulares Lisieux José Borges (PT) e Cabo Fred Caixeta (Avante). O texto, de autoria do vereador Professor Marcos Carvalho (PT), foi relatado

Sessão Solene marca entrega da Comenda Sueli Elizabeth de Oliveira Coimbra Batista

pelo Policial Federal Suender (PRTB). Suender apresentou uma emenda modificativa. Ao invés da vedação ao emprego público “desde que ocorrido o trânsito em julgado da sentença condenatória”, o texto passaria a ser “desde a ocorrência do trânsito em julgado da sentença condenatória até o cumprimento integral da pena”. O projeto de lei será analisado agora na Comissão dos Direitos Humanos e Cidadania.

VEREADOR LISIEUX APRESENTA PROPOSTA PARA NOVO HOSPITAL MUNICIPAL DA MULHER E MELHORIAS PARA UBS

Pela primeira vez a Câmara Municipal de Anápolis realizou sessão solene para entrega da comenda Sueli Elizabeth de Oliveira Coimbra Batista. O evento aconteceu na noite de quarta-feira (28/09).Ahomenagemreconhecepessoas ou entidades que prestam relevantes serviços em defesa das pessoas com deficiência. Nesta primeira solenidade foram18homenageados.

Estiveram presentes os vereadores Reamilton Espíndola (Republicanos); Jakson Charles (PSB), líder e representante do prefeito no evento; Thaís Souza (PP) e Lisieux José Borges (PT). “A entrega dessa homenagem é muito importante para reconhecer e valorizar o que esses, agora comendadores, fazem voluntariamente para ajudar as pessoas com deficiência”, disseReamilton.

O vereador agradeceu a presença de cada um e colocou seu mandato a disposição dos homenageados para que juntos continuem fazendo diferença na vida das pessoas que são assistidas por instituições ou por trabalhos individuais deajudaaopróximo.

“A luta é muito grande. A busca por políticas públicas que contemplem os deficientes é grande. Mas podem contar com nosso mandato”. Frisou. O advogado Hélio Lopes foi um dos homenageados com a comenda. O seu trabalho foi reconhecido por conta de sua história de

colaboração com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Anápolis (Apae). “Faz parte da minha vida. Sou muito feliz em ter contribuído para o avanço da entidade aqui em Anápolis a qual presidi por duas oportunidades. Agradeço imensamente esse reconhecimento, mas sempre digo, que quem contribui com minha história é a Apae e os seus assistidos. As famílias quefazempartedaentidade”,concluiu.

HOMENAGEADOS

- Adriano Barbo Ferreira (Domingos Paula)

- Alcilena do Carmo Silva (Eli Rosa)

- Amanda Roberta Schmidlin Diniz Vulcano (Thaís Souza)

- Asilo São Vicente de Paula (Lisieux José Borges)

- Cristiano Neres da Silva (Hélio Araújo)

- Eduarda Lyssa Ribeiro Silva (Cleide Hilário)

- Hélio José Lopes (Professor Marcos)

- Janaina Doralice Damasio de Athayde (Edivaldo Reis)

- Juliana Maria José Francis Martins (Dra. Trícia Barreto)

- Marco Aurélio Bernardes Braz (Seliane da SOS)

- Maurício Gomes da Silva (João da Luz)

- Mônica Eulália Pacheco Veloso Ferreira (Policial Federal Suender)

- Nilse Tereza Fleury Leite (Edimilson Mercado Serve Bem)

- Pollyana Dias da Silva (Reamilton Espíndola)

- Regina Maria Barbosa Spósito (João Feitosa)

- Teles Dilvo de Araújo Constantino (Odenilton de Oliveira)

- Valdileya Prado Rezende (Fred Caixeta)

- William Sabino Rodrigues (Jakson Charles)

Mentira...

Em plena pandemia, ex-presidentes custaram mais de R$ 4,2 milhões de reais!

Pensandonasaúdedamulher,overeadorLisieux

JoséBorgesencaminhouàprefeituraindicaçãopara que o antigo Hospital Municipal Jamel Cecílio seja adaptado para se tornar referência como o novo HOSPITAL MUNICIPAL DA MULHER. O vereador conversou sobre o indicação com o prefeito que gostoudapropostaesinalizoupositivamente.

Lisieux acredita que a reforma do amplo espaço físico do antigo hospital possibilitará adaptação para oferecer atendimentos primários e ambulatoriais, indo além da ginecologia, estruturando um Centro Obstetrício. Além disso, segundo Lisieux o prédio está em uma localização centralizada, facilitandooacessoàsmulheresdetodasasregiões dacidade.

“A adaptação das instalações do Hospital MunicipalJamelCecíliocomoHospitalMunicipalda Mulher possibilitará um espaço confortável e digno para acolher as mulheres em um momento muito especial na vida delas.” A intenção é que o novo espaço ofereça atendimento de qualidade também na área preventiva, garantindo mais bem-estar a todas.

O vereador Lisieux também destinou R$ 800 mil

de verba municipal para a reforma e ampliação da UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE (UBS) do Setor Industrial Munir Calixto. Segundo Lisieux, faz tempo que os moradores do bairro e proximidades reclamam da estrutura da atual UBS que apresenta diversos problemas e não comporta a demanda de uma região que tem crescido muito. ''A UBS precisa de reforma e ampliação e agora isso será possível. Com os serviços da Secretaria de Obras vamos proporcionar estrutura adequada para um atendimento de qualidade que leve respeito à vida e saúde atodos'',disseovereador.

Entre outras conquistas do vereador na área da saúde,conseguiuaprovarleiqueliberaleitosnarede pública para quem realmente precisa ao possibilitar que as pessoas atendidas pelo SAMU, que tiverem plano de saúde, possam optar por serem encaminhadas diretamente a hospitais privados, não necessitando mais passar obrigatoriamente pela rede conveniada. Lisieux também conseguiu levar UBS aos bairros, destacando sua luta pela implantação da Unidade Básica de Saúde do Bairro São José e Jardim Petrópolis em um amplo e bem estruturado prédiopróprio.

Bemquepoderia(pode)ser.Deveriaserum conto de fadas, mas infelizmente, não é mentira. O nosso sofrido contribuinte, se quiser, pode reverter tal situação. Aaahhh, lamentavelmente preferem o comodismo e deixarcomoestá,inacreditável!

O referido problema que iremos abordar, custa a bagatela de mais de 6 milhões de reais/ano, com um detalhe, benefícios vitalícios, conseguidos dentro de uma vergonhosa legalidade, ufa! Passagens aéreas, diárias em hotéis 5 estrelas, carros oficiais, segurança, assessores e alguns “puxa sacos”, são alguns itens pagos pelo contribuinte brasileiroaos ex-presidentesdarepública,por lei e prerrogativas, e, pasmem, recebem mensalmente um “irrisório salário” próximo dos 30 mil reais. José Sarney, Collor deMelo,FernandoHenriqueCardoso,Dilma, Lula,MichelTemer,e,vemaíBolsonaro.

Meuqueridocarapálida,imaginavocêque está parado no senado brasileiro, desde 2018 umProjetodeLeidoSenado,parapassaruma

maquiagem nas regalias dos ex-presidentes da república, vão, mais uma vez, enganar os eleitores, e, como sempre, a votação será lacrada e na calada da noite. Meu feroz bicho homem, de acordo com especialistas, a “dinheirama” gasta com esse pessoal, daria para atender milhares de pessoas em estado vulnerabilidade, afinal de contas, são apenas 6 milhõesdereais,umvexamedemocrático!

O interessante Homo sapiens, isso deveria ser noticiado pela mídia elitista, como se faz com a previsão do tempo, ou seja várias vezes ao dia. Como diz Luiz Fernando Veríssimo “Brasil: esse estranho país de corruptos sem corruptores”. Vale lembrar, que neste país de Lewis Carroll, o que prevalece são as ideologias familiares, onde o sofrido trabalhador brasileiro não tem e não recebe nenhuma vantagem, ficando sempre, como massa de manobra de uma elite política! Verdadeiramente precisamos rever esse modelo“democrático”.Issoé VERDADE! Ooohhh...meuJesuzinho,ajudanóis!

POLÍTICA / MEIO AMBIENTE 05Anápolis, outubro 2022 Visão
JOSÉ AUGUSTO PARALOVO Biólogo e ambientalista DA REDAÇÃO
ESPORTE06 Anápolis, outubro 2022 Visão EsporteJOSÉ AUGUSTO PARALOVO LIBERTADORES FINAL 29/10 - Guayaquil / Equador X VISÃO DO ESPORTE JOSÉ AUGUSTO PARALOVO 23º edição do veterano Chácara do Elizeu 25/09/22 Organizado pelo competente Miguel Dário A equipe da Milene Calçados sagrou-se bi campeã A equipe vice-campeã Lusa FC Miguel Dário com o treinador Murilo do Milene Calçados Miguel Dário com capitão do Campo Limpo Valdeci (Chocolate) 3º Colocado Arbitros: Josailton e Tiago FlamengoAthletico-PR INDEPENDIENTE DEL VALLE CAMPEÃO DA SULAMERICANA Atletas do Corinthians Feminino erguem a taça do Brasileirão Feminino Palmeiras é campeão Brasileirão sub-20 Artilheiro Rubens (12 gols) da equipe de Campo Limpo Goleiro menos vazado: André do Milene Calçados (15 gols)

GenteFatos &

Sala Vip

Anápolis, outubro 2022 Visão
Deus é Fiel!
Carlos Antônio Pereira de Souza, aniversariante do dia 21/10. Parabéns! Parabéns ao Frei Flávio aniversariante do mês de setembro. Parabéns para Alan Ferreira aniversariante do dia 09/09. O Empresário Flávio comemorou seu aniversário ao lado da esposa Caroline de Barros neste dia 29/09. Felicidades ao casal. Sebastião Alves do Nascimento e sua esposa Flávia Batista do Nascimento comemorou dia 24/09 seu aniversário de casamento, são 18 anos de união com muito amor e fidelidade. Parabéns ao casal! Jaqueline Lima completa no dia 23/10 mais uma Primavera. Parabéns! Felicidades a Miguelina Maria aniversariante do dia 04/10. Julya Maria aniversariante do próximo dia 27/10. Kaique Pereira de Souza aniversariante do dia 15/10. Parabéns! Ellen Nakao Vilela aniversariante do dia 8 de outubro. Ela é Veterinária filha de Edno Vilela e Márcia Vilela. O renomado e brilhante causídico advogado Dr. Ronivan Peixoto de Morais Júnior, aniversariante do dia 30/10. Parabéns! A princesinha da família Maria Fernanda, aniversariante do dia 17/10, segurando o principezinho Roberto. Parabéns e felicidades! A qualificada secretária de educação de Abadiânia-GO, profª Divina Nascimento, aniversariou dia 20/09. Sucesso! O eficiente e carismático Wesley, funcionário da S.Sáude de Abadiânia-GO, aniversariou dia 01/09. Parabéns
Anápolis, outubro 2022 Visão ( 62) 9934 9 2642 Seb ast iã o Jun ior(62) 99349-2642 - Sebastião Junior Um grupo de mulheres empreendedoras de Anápolis são comumente vista como inovadoras fontes de oportunidades. Como não tinha condições de montar uma loja física. Um grupo de mulheres empreendedoras uniram-se as forças formando um grupo entre elas, cada uma na sua área especifica e resolveu expor seus produtos em igrejas, faculdades, empresas, associação e outros eventos, e os convites vem crescendo a cada dia Mulheres empreendedoras de Anápolis são vista como fonte de novas idéias! A U TO R E FO R MA D O R A S A MPA I OAUTO REFORMADORA SAMPAIO LANTERNAGEM E PINTURA Cabines à pronta entrega Prestamos Serviços para Seguradoras Av. JK, 646 - Bairro Jundiaí (62) 3321-3030 - Anápolis - GO Fones: (62) 99974-8969 / 99151-3221 “A educação é um dos mais lindos gestos de amor, capaz de transformas vidas e mudar o futuro.” TOLDOS A NÁ POLISTOLDOS ANÁPOLIS DON IZE T I DONIZETI 62 99132.8264RuaBrasilXavier,Qd.27-Lt.43-Filostro-Anápolis-GO NO EXERCÍCIO DANO DA ADVOC ACIA ADVOCACIA ESTAMOS EM NOVO ENDEREÇO COM SEDE PRÓPRIA DÍDIMO DE OLIVEIRA COSTA OAB/GO 4.738 (62) 3324-8111 (62) 99211-1662 didimoocosta@terra.com.br @didimodeoliveira Dídimo de Oliveira Costa Advogado Didimo de Oliveria Costa www.didimooliveira.com.br Rua Cônego Ramiro, Qd 46 Lt 12 Esquina com Travessa José de Alencar Espaço Pedro Sardinha da Costa - Jundiaí - Anápolis/GO Toda profissão tem grandes mestres, que nos ensinam e inspiram, fazendo do conhecimento uma experiência a ser compartilhada. FELIZ DIA DOS PROFESSORES Saboaria Alessandra Semi jóias e prataSemi e prata Karol Pacheco Lingeries An a e l z e Anaelize Mesa postaMesa posta Sandra Moraes Aromatizantes Cát a RobertaCátia Roupas femininas femininas Érika Artesanatos Produtos eróticos Kei a Keila Vasos Heniamar Tapetes frufru frufru Ana Maria Bazar Márc a Márcia Crochê Andréa Óculos Cr st na Cristina Louças Sheyla Buffet / lanches rápidosBuffet / lanches S r ene Sirlene No dia 09 e 10 setembro associação Pestalozzi que tem como presidente Professora Geli cedeu o espaço onde foi realizada a exposição de vários produtos, onde a população anapolina teve a oportunidade conhecer o trabalho de cada empreendedora que estava no local expondo o seu trabalho. E hoje o grupo conta com 16 expositoras, sãoelas... paraexporsuamercadoria. Quem tiver interesse de convidar para expor os produtos é só ligar (62) 99326 9441

Ser professor é...

Ser professor é professar a fé

e a certeza de que tudo terá valido a pena

com você e pelo que ele lhe ensinou...

Ser professor é consumir horas e horas pensando em cada detalhe daquela aula,

se o aluno se sentir feliz pelo que aprendeu que mesmo ocorrendo todos os dias, é sempre única e original...

transformar o cansaço numa aventura

maravilhosa de ensinar e aprender...

Ser professor é entrar cansado numa sala de aula e, diante da reação da turma, numa dimensão de quem cultiva de atenção, amor e cuidado.

Ser professor é ter a capacidade de Ser professor é apontar caminhos, mas deixar que o aluno caminhe

"sair de cena, sem sair do espetáculo".

Ser professor é importar-se com o outro uma planta muito rara que necessita com seus próprios pés...

dia dos Professores!

Poucas profissões são tão nobres ou contribuem tanto para a sociedade como a de professor.

Por isso, seja qual for a especialidade, todo mestre deve se sentir orgulhoso da sua arte. Neste Dia dos Professores queremos agradecer e parabenizar a todos os professores que diariamente lutam pelo aperfeiçoamento de seus alunos!

Anápolis, outubro 2022 Visão
J o ã o R b e r o N e t oJoão Ribeiro Neto P r e s d e n t e Presidente Dra Su n a k a I n d a ma ra C M o u raSunaika Indiamara C. Moura As s e s s o ra J u ríd i caAssessora Jurídica M a r c o s A n t o n i o F o n s e c aMarcosAntonio Fonseca D r e t o r Te s o u r e roDiretor Tesoureiro
Mã o d e O b r a Es p ec ia liz a daMão de Obra Especializada Fa ze m os t o d os o s t ip os d e Re st a ur aç ã o!o s to o s
tip o s sta u r a ç o Fa! !
F o rro L i so
Forro Liso
San ca Sanca Ro d a
Tet oRoda Teto
G
esso Co rri d oGesso Corrido Divi sórias
d e :
Divisórias de Blo co e Acarto n ad oBloco Acartonado Gesso Acart on ad o Acartonado
Ru a 1 0, Q d 2 6, L t 4 7 Res i d en c i a l M o ru mb i An áp o l i s G O10, 26, 47 Resid cial M lis-G 9 9304 8594 / 9 9328 12639304-8594 9328-1263 K ai q u ea i g e s s o m o r u m b i @ h o t m a i l c o messo mo mb i@h ma il co Transmitir conhecimento não é apenas falar o que sabe, mas inspirar novas atitudes! 15 de outubro Dia do professores Os professores precisam ser valorizados, amados e respeitados. Bons profissionais nascem de bons professores! 15 DE OUTUBRO DIA DO PROFESSORES PARABÉNS Ri me t Rimet Um Fraterno abraço Feliz
Izaura Ingried

Microrrobôs varrem pneumonia do pulmão de ratos

A volta do “carro voador”

inventou

110 quilos que ele usava

Saiba como ela funcionava.

Os cientistas usaram robôs microscópicos para limpar os micro-organismos causadores de pneumonia nos pulmões de camundongos. A técnica inovadora aumenta as esperanças de que umtratamentosimilar possa seraplicado paratratar a pneumonia bacteriana mortal em humanos. Nos experimentos, todos os roedores que foram tratados com os robôs ficaram completamente livres da infecção em uma semana e sobreviveram; enquanto aqueles que não receberam o tratamento morreram dentro de três dias. “Com base nestes dados dos ratos, vemos que os micro robôs poderiam melhorar a penetração de antibióticos para matar patógenos bacterianos e salvar a vida de mais pacientes”, diz Victor Nizet, um dos autores do estudo, realizado pela Universidade da California emSanDiego.

Os robôs foram feitos com células de algas, e foram adicionadas nanopartículas cheias de antibióticos em suas superfícies. As algas possibilitam movimento e deixam os micro robôs entregarem os antibióticos diretamente às bactérias nos pulmões. As nanopartículas com antibióticos são esferas também minúsculas de polímero biodegradável revestidas com as mesmas membranas celulares de neutrófilos, um tipo de glóbulo branco. A grande sacada dessas membranas celulares é que elas absorvem e neutralizam moléculas inflamatórias produzidas pelas bactérias e pelo sistema imunológico, o que dá aos robôs a capacidade de

reduzir a inflamação prejudicial e os torna melhores emcombaterainfecçãopulmonar.

Fornecer o tratamento exatamente onde é necessário torna essa abordagem mais eficaz. Os pesquisadores relatam que o tratamento com os robôs foi mais eficiente do que uma injeção intravenosa de antibióticos – para obter o mesmo efeito, a dose deinjeção teria deser 3.000 vezesmaior doque acarregada pelos robôs. Segundo os cientistas, esses resultados mostram como a precisão na ação do medicamento combinada ao movimento ativo das algasmelhoraaeficáciadotratamento.

A bactéria utilizada no estudo foi a Pseudomonas aeruginosa. Em humanos, ela ocorre após os pacientes serem colocados em ventilação mecânica durante terapia intensiva. Os pacientes que contraem a infecção acabam passando mais tempo no hospital, e têm um aumento significativo em seu riscodemorte.Ospesquisadoresestãoconfiantesde que seu novo método seria relativamente simples de administrar nos pulmões de pacientes graves, que estão conectados a respiradores artificiais – com os roedores, eles implantaram os robôs através de um tubo natraqueia. Aequipe planeja prosseguir comas pesquisas. Os próximos passos incluem estudos das minúcias da relação entre os robôs e o sistema imune, a fim de validar o tratamento e, eventualmente, ampliá-lo para outras cobaias. Eles almejam testar sua técnica em animais maiores e, por fim, em humanos. (Fonte: https://super.abril.com.br/)

Carros voadores não são novidade. Santos Dumont tinha um em 1909: o Demoiselle – um aviãozinho com o comprimento de carro e peso de libélula (que é o outro significado da palavra demoiselle). Eram só 110 quilos, basicamente nada para algo equipado com um motor. E tudo numa estrutura tão mirrada que o piloto não se sentava no avião. Vestia o avião. Dumont usava o Demoiselle como carro mesmo: costumava voar para a casa de amigos, pousando nos jardins das mansões deles para tomar um chá. A primeira viagem foi um trajeto de 8 km nos arredores de Paris – algo como ir do centro de São Paulo ao Tatuapé, na Zona Leste; ou do Aeroporto Santos Dumont, no Rio, até Copacabana.

Em cinco minutos. Claro: “carro voador” é uma figura de linguagem. Estamos falando das origens da aviação, uma aventura da humanidade que começou no século 19, teve seu marco principal em 1903, com o voo dos irmãos Wright, e chegava ao final da primeira década do século 20 em vias de se tornar uma indústria, graças ao trabalho de pioneiros como Dumont, Bleriot (discípulo do brasileiro) e Roland Garros (que aprendeu a voar num Demoiselle).

Só que essa indústria nasceu igual à dos automóveis. O próprio Demoiselle passou a ser vendido ao público por uma montadora de carros, a francesa ClémentBayard. Tinha preço de carro também (7,5 mil francos em 1909 – o equivalente a R$ 210 mil de hoje). E você nem precisava de um brevê de piloto para “dirigir”, pois tais licenças não existiam – seriam criadas pelo aeroclube da França só um ano depois, em 1910. Não

parou por aí. Como o jornalista Salvador Nogueira contou nesta mesma Super, em 2006: “O fervor do Demoiselle logo tomaria de assalto a terra dos irmãos Wright. Em 1910, a revista Popular Mechanics publicou as plantas do projeto nos EUA. 'Milhares de pessoas estão interessadas no assunto do vôo aéreo (…). É com grande satisfação que tornamos acessíveis os desenhos de trabalho do maravilhoso aeroplano inventado pelo senhor Santos Dumont', escreveu o editor da publicação. 'Ele é melhor que qualquer outro jamais construído para os que quiserem obter resultados com um custo baixo e o mínimo de experiência.' Vários fabricantes, então, passaram a construir versões do aparelho”.

Corta para 2022. O mundo da aviação agora passa por um momento equivalente àquele do início do século 20. Temos uma corrida global entre pioneiros de uma nova tecnologia: a dos eVTOLs – basicamente drones gigantes que podem fazer dos deslocamentos aéreos de curta distância algo tão barato e cotidiano quanto uma corrida de Uber. Ou seja: algo mais parecido com um “carro voador”, ou com o Demoiselle de Dumont, do que aquilo que os aviões e helicópteros se tornaram. Tudo com uma coincidência agradável. Da mesma forma que Santos Dumont foi um dos protagonistas daquela era, também temos mentes brasileiras na linha de frente dessa nova revolução: o pessoal da Embraer, que desenvolve a passos firmes sua versão de eVTOL. Veja melhor na reportagem de Alexandre Carvalho. E tenha um bom voo (Fonte: https://super.abril.com.br/)

Anápolis, outubro 2022 Visão Rua JP3 nº 125 - Jd. Primavera - Anápolis/GO
www.polymeccomponentes.com.br / polymec@hotmail.com R. Frutuoso Maia de Oliveira, N° 140 - Vila Industrial, Anápolis - GO
Ferramentas Pneumáticas Equipamentos Itens de Fixação Produtos Químicos p/ Manutenção Ferramentas em Geral EPI´s
(62) 99157-0374 / 3701-4675 Xerox em geral Plastificação Impressão Encadernação Cópia colorida Espiral e capa dura O gosto pela aprendizagem é a inspiração que o mundo precisa para evoluir. Feliz Dia do Professor! 3318-1680 / 3318-7135 / 99156-0066 Mini Poço Artesiano Pe rfu ra ç ã o , L im p e za e Ma n u te n ç ã oPerfuração, Limpeza e Manutenção C asas C hácaras C ond om í n i os H otel Po sto de G a sol i naCasas - Chácaras - Condomínios - Hotel - Posto Gasolina Lavand eri as E m presa s L avaj ato sLavanderias - Empresas - Lavajatos (62) 99227-8356 99227-8356 M IN I POÇ O A R TESIA N OMINI POÇO ARTESIANO EM ATÉ 1 0 XEM 10X NO C AR TÃONO CARTÃO Sócio Proprietário: Adilson Lima Nascen te d a s Ág u a sNascente das Águas Sob nova direção: Wanessa e Mônica Novo End.: Rua Estrela do Sul, 120 - Vila Jussara - Anápolis/GO Fones: 3324-7839 / 99252-7297 Av. Brasil Sul, 1.186 - Fones: 3313-1170 / 99254-5737 Ser professor é ser um condutor de almas e sonhos. É lapidar diamantes! Feliz Dia do Professor. Transmitir conhecimento não é apenas falar o que sabe, mas inspirar novas atitudes! Daise Castro Muito antes dos modernos eVTOLs, Santos Dumont
o Demoseille, uma engenhoca de
para visitar os amigos.

Benefícios

Algumasárvoresencontradas na natureza produzem um tipo de resina com propriedades antibacterianas e antifúngicas que protegem o vegetal do ataquedeinsetosefungos.

Ao coletarem essa resina, as abelhas a levam para a colmeia. Lá ela será misturada à cera e também a outras secreções das abelhas, formando a própolis, uma substância rica em aminoácidos, vitaminas e bioflavonoides. Essa substância éumpoderosoantioxidante.

Na colmeia, a própolis é utilizada no preenchimento de espaços,comofalhaserachaduras, que podem servir de entrada ao frio e também a predadores; para embalsamar insetos ou outras abelhas intrusasqueporventuraentrem na colmeia; e também para recobrir as células que guardarão os ovos colocados pela rainha. A própolis tem uma função muito importante na colmeia, pois ela elimina microorganismos e outros agentes infecciosos da colmeia, mantendo os favos e toda a colmeia sempre limpa. Por ano, uma colmeia pode produzir entre100gre300grdeprópolis.

Aspropriedadesbiológicasda própolis estão diretamente ligadas à sua composição química, que pode variar conforme o ambiente no qual a colmeia está inserida, como temperatura, clima, tipo de vegetação circundante, época e técnica utilizada na colheita, assimcomoaespéciedaabelha, mas em sua totalidade ela é composta basicamente por material resinoso e balsâmico coletado pelas abelhas dos ramos, flores, brotos e pólen, além de cera e secreções

Não é de hoje que a humanidade conhece e utiliza a própolis. Registros históricos mostram que ela era utilizada pelos egípcios e gregos como antisséptico e também para embalsamar seus mortos, livrando-os dos decompositores. Os incas a utilizavam em situações de febre; e os legionários do Império Romano a utilizavam para curar suas feridas. Os gregos, dentre eles Hipócrates,adotaramaprópolis como cicatrizante interno e externo;ePlínio,umhistoriador romano, refere-se a ela como um medicamento capaz de reduzirinchaçosealiviardores.

Muitos estudos feitos com a própolis comprovam sua ação antibacteriana e por esse motivo ela é classificada como um poderoso antibiótico natural. Sua grande vantagem em relação aos antibióticos comuns é que a própolis, ao contrário dos antibióticos comuns, só destrói as bactérias prejudiciais à saúde, preservando as outras, como, por exemplo, as bactérias da flora intestinal. Outro fator muito importante é que as bactérias

como a H. pylori, Salmonella, além de combater fungos como a Candidaalbicansevíruscomoo do herpes e da gripe, sendo por isso muito utilizada nas épocas frias e também contra doenças respiratórias. A própolis, além defortalecerosistemaimunológico, ainda combate os radicais livres, compostos agressivos que prejudicam o nosso organismo.

Por conter uma grande quantidade de flavonoides, a própolis é um excelente antiinflamatório e por isso pode ser utilizada para tratar e prevenir infecções como bronquite, resfrіаdo comum, infecções ur іn ár іаs , infecções intestinais, inchaçoseúlcerasgástricas.Seu uso tópico garante a rápida cicatrização de feridas e queimaduras.

Aprópolispodeserencontrada no mercado sob várias formas e todas elas têm o mesmoefeitonoorganismo.

(fonte: mundoeducacao.uol.com.br/

Controle biológico do mosquito-da-dengue

controle biológico do mosquito-da-dengue é uma nova arma de combate à doença. Nessa técnica, mosquitos modificados são soltos para transmitirem um gene letal.

A dengue é responsável por um grande número de mortes todos os anos no nosso país. Causada por um vírus e transmitida por um mosquito chamado Aedes aegypti, a doençaécaracterizada,emsua forma clássica, por febre alta, doresnocorpo,dornacabeçae manchas na pele. Ela não possui um tratamento específico, sendo indicados apenas repouso, ingestão de líquidos e controledafebre.

Paraaprevençãodadengue, recomenda-se que os focos do mosquito sejam reduzidos através da eliminação de água parada, limpeza de calhas e lajes, além de manter caixas d'água e cisternas tampadas. Além da redução dos locais de reproduçãodoAedesaegypti,é feito também o controle químico do mosquito com a eliminação das larvas e uso de “fumacê” (inseticida) para eliminaraformaadulta.

Apesar dos esforços no combateaessadoença,muitos casos são registrados todos os anos, como já apontado. Por essa razão, diversas pesquisas tentam procurar métodos mais efetivos de prevenção. Dentre esses estudos, destacou-se o método de controle biológico do mosquito-da-dengue (Aedesaegypti).

O projeto conhecido por Projeto Aedes Transgênico (PAT), uma parceria entre a Moscamed e a USP (Universi-

dade de São Paulo), estudou a liberação de mosquitos modificados geneticamente e seu impacto no ambiente.

Foram liberados mosquitos machos transgênicos em municípios da Bahia para que eles se reproduzissem com as fêmeas.

OAedesaegyptitransgênico, diferentemente dos encontrados na natureza, possui um gene que é transmitido aos seus descendentes que os impededechegaràfaseadulta. Com isso, ocorre uma diminuição no número desses insetos na natureza. Vale destacar que apenas a fêmea do mosquito é capaz de picar e transmitir a doença.

Os resultados do projeto foram muito satisfatórios, chegando a uma diminuição em média de 80% do número de mosquitos nas regiões

estudadas. Isso mostra que o controle biológico pode ser uma grande alternativa para a diminuição dos casos de denguenopaís.

Em julho de 2014 foi inaugurada, em Campinas (SP), aprimeirafábricaprodutorade Aedes aegypti transgênicos no nosso país. Entretanto, a fábrica ainda não está liberada para comercializar os mosquitos, que podem apenas ser usados para estudos em campo, como os já realizados nointeriordaBahia.

Espera-se que, com o uso dessanovaarmabiológica,haja diminuiçãodasmortesporessa doença no país. Enquanto isso não acontece, continue fazendo sua parte na luta contraadengue.

(fonte: mundoeducacao.uol.com.br/

Anápolis, outubro 2022 Visão gifaer_estofados 98581-5395 99303-3521 99152-7641 Av. Goiás, 784 - Centro - Anápolis / GO JÓIAS - RELÓGIOS - SEMI-JOIAS FÁBIO MARTINS (62) 99277-9212 98461-5269 Av. Belo Horizonte, 152 - Vila Góis Anápolis/GO Rogério Irenildes Preço baixo todo dia (62) 3311-5595 Anápolis e Região Fones: (62) 99232-1590 99232-1543 DISK FRETE E MUDANÇA EMERSON LIMA FRETE ANÁPOLIS
da própolis
salivaresdasabelhas.
(62) 99218-5945 / 3318-3244 Av.SenadorNereuRamosQd.38-Lt.05-BoaVista-Anápolis-GO Mercearia RO DR I G O L E ME SRODRIGO LEMESL E ME S LEMES Educar é investir em um futuro melhor para a nossa sociedade. Parabéns a todos os professores Rua RA 04 Esq. com a RA 10 Qd. 14 Lt. 25 - Residencial Araguaia - Anápolis/GO 99227-4250 99806-3770 Sílvio SERVIÇOS GERAIS DE RADIADORES AV. BRASIL SUL Nº 1000 - ANÁPOLIS / GO 62 99100-2802 / 62 98501-1213 A própolis tem uma ação efetiva contra bactérias
nãocriamresistênciaàprópolis, como ocorre com os antibióticossintéticos.
Anápolis, outubro 2022 Visão (62) 3314-5542 / 99861-3381 (62) 99298-9002 / 99967-5785 PAULO ANADIESEL Serviços e Peças em Geral Av. Brasil Sul, nº 6503 - Bairro São João - Anápolis/GO SETE CAPITAL ESPECIALISTA EM REDUÇÃO DE DÍVIDAS Ellany Nogueira (62) 982181-0011 /setecapitalanapolis @setecapitalanapolis anapolis@ setecapital .com.br www.setecapital .cm.br Rua Melchiades Crispim, 308 - Santa Maria de Nazareth - Anápois/GO CONSUTORA FINANCEIRA ASSESSORIA Fone: 3311-6930 / 99416-9090 R. Cristovão Campos esq. c/ Rua Amazonas Centro - Anápolis/GO TODA SEGUNDA E QUARTA DE PIZZAS E MASSASRESTAURANTE E PIZZARIA ( 62) 99179- 2322(62) 99179-2322 Av. Pres. José Sarney nº 150 - Box 21 e 22 - CEASA - Anápolis/GO Avenida Contorno, Qd.04 Lt.12 - São João, Anápolis-GO (62) 3313-7987 / 3313-6646 (62) 98121-9719 / 99433-7684 Serviços de Guincho Locação de Munck Locação de Guindaste Plataformas Truck Prancha Carrega Tudo 3 Eixos Descarga em Geralautosocorrobrasil@hotmail.com MATERIAIS PARA CONSTRUÇÃO

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.